o Olá bem-vindo bem-vindo a aula 32 metafísica contemporânea Eu Sou o Victor e o professor de hoje de sempre e bom coloca aqui embaixo é você com a hora que você tá assistindo da onde é que você vem como de costume e vamos à aula de hoje só lembrando do seguinte vamos lá vamos lá ó e Jurema a Jurema é a hashtag do nosso curso e pensamento crítico chamada do nessa nessa nessa ocasião aqui lançamento da turma 4 Pensa como um filósofo é gratuito e online tem três aulas a acontecer hoje no dia que essa
aula vai ao ar e bom para quem se interessa por organizar seus pensamentos para quem se interessa por argumentar melhor e para quem se interessa por expressar os pensamentos bom aqui no curso gratuito você aprende o que os filósofos pensaram para você que ia pensar por conta própria o curso é para você então o link está aqui embaixo não vermelho comentário você tiver interessado se inscreve se inscreve e não vai ficar disponível para sempre não tá bom é isso o seu marido aula de hoje vai ser o seguinte eu quero falar sobre três momentos aqui
quero falar em três momentos sobre metafísica contemporânea melhor dizendo primeiro momento um Palácio sobre a ideia de com tempo em um segundo momento eu quero falar sobre os ataques contemporâneos a metafísica e no terceiro momento eu quero dar um vídeo número para você de como a metafísica é investigada pelos filósofos hoje vamos ver o momento então é o de ideia de contemporaneidade eu quero que você per corra esse raciocínio é em quatro etapas eu quero que você pense comigo na crise do pensamento moderno no século 19 na crítica à subjetividade na ênfase na linguagem e
na crítica ao antropocentrismo Vamos Lá crítica ao pensamento moderno do século 20 Victor O que que a pensamento moderno em Século 21 é o século 19 o conhecimento moderno nas palavras de um filósofo que eu adoto sempre para introduzir o pensamento filosófico Danilo Marcondes é o seguinte presta atenção em busca da fundamentação da possibilidade do conhecimento lembra aí do rio me do Cândido de kart e das teorias científicas na análise da subjetividade e objetividade não no sentido de vale para mim lá no vale para todo mundo né então subjetividade é aquele conceito que Abarca o
modo como nós conhecemos lembra o sujeito do conhecimento do indivíduo considerado como sujeito pensante como dotado de uma mente ou consciência caracterizada por uma determinada estrutura cognitiva tem como por uma capacidade de ter experiências empíricas sobre o real tal como encontramos no racionalismo eo empirismo e embora indiferente bisonte com a situação é longa mas eu eu reitero a primeira parte o pensamento moderno em linhas Gerais é a busca da fundamentação da possibilidade do conhecimento Bom dia do estudo da subjetividade enquanto subjetividade do sujeito do conhecimento isso é o pensamento moderno em Minas Gerais porque ele
entra em crise em suma são assim os dois grandes eixos tá dois grandes eixos é de crítica vão pegar esse pensamento aqui moderno o primeiro deles bem do rei meu e do Marx e o rei e o Marques são conhecidos por historicizar os conceitos filosóficos que supostamente são a históricos no sentido de eles estão presentes em qualquer etapa do momento histórico e o rei e o Marques São filósofos conhecidos por dizer ou por defender a inevitabilidade de considerar os conceitos na história mas é tapas históricas em que eles são produzidos horrível para uma pegada mais
Idealista e o Marcos como a pegada mais materialista a ênfase do Marcos é muito mais as relações sociais de produção e portanto as relações econômicas que o reino mas ambos enfatizam um conceito de História na produção de sentido dos conceitos metafísicos clássico substância Essência acidente e por aí vai então o rei e o Marques São dois filósofos modernos que abalam o necessidade da história essa concepção metafísica clássica concepção da metafísica moderna é a segunda vertente de Abalo é que bom Marques e Rio ainda tem uma tentativa de descrever a realidade como um todo estabelecer uma
narrativa uma descrição uma teorização da realidade e estabelecendo a realidade como um todo no início era assim se desenvolve desse jeito e vai terminar assim será que vai terminar né mas tem início meio e fim a realidade como um todo nas investigações do Max do Rego é uma investigação que nós chamamos de sistemática porque ela Visa a estruturar e organizar o todo da realidade tô aqui na contemporaneidade a uma suspeita assim fundamental sobre a possibilidade de se fazer um sistema e Caracterize e que narre a realidade nesse sentido sistemático que o Marcos e o rei
deu fizeram isso começa com o romantismo mas todos os filósofos do nicho e para cá tem uma suspeita profundo da possibilidade de você se tem mais a natureza como tudo isso meio que se consolida com o desenvolvimento das ciências no século 19 as ciências vão se autonomiza dando em relação à e já tá aqui comigo tempo suficiente para saber que na origem antiga filosofia e ciência na mesma coisa a modernidade ocorre a revolução científica mas até o século 18 mais ou menos a filosofia as ciências eram chamadas de filosofia natural por exemplo é só no
século 19 que a Biologia vai ser mansipa química vai ser uma separar física vai ser uma Cepa psicologia vai ser um sipar antropologia vai ser um sipar não cada uma vai cuidar do seu objeto de estudo específico e a filosofia portanto não cabe mais investigar todos os campos porque esses campos são investigados pelas ciências específicos tão bom aqueles do pensamento moderno como um todo é abalada pela necessidade da história e pela incapacidade da filosofia da conta do tudo então é ser o primeiro era noção de ideia de contemporaneidade a segunda nação é a crítica A
subjetividade O bom de um lado vem a crítica do Marcos do rei que eu de novo ou seja não há sujeito independentemente da história em que você considera que ele está inserido Então essa um grande Abalo noção de sujeito transcendental e o outro Abalo é noção de que é composta ali pelo pelo cante de início e depois pelos filósofos que vem depois principalmente da tradição analítica e te mandar para você estudar a relação entre o sujeito do conhecimento eo objeto do conhecimento entre aquilo que tá na mente a representação e aquele que existe na realidade
se você não estudar antes antes a linguagem você descreve essa relação bom então tem uma bala histórico na noção de sujeito o sujeito transcendental do cante que existe independentemente do contexto é uma noção de história vai dizer que bom que você tem que considerar a história também e a noção de linguagem você tem que estabelecer como você fala sobre esse sujeito para saber se o seu discurso de verdade cada aquilo que você pretende Griffith Oi e a partir dessa última noção tem o terceiro terceiro a característica da contemporaneidade que a ênfase na linguagem no modo
como nós falamos sobre a realidade ou no modo como nós falamos sobre o conhecimento que temos da realidade agora a linguagem hora é vista na contemporaneidade como linguagem simbólica metafórica Olha como linguagem lógica unívoca sem a as as contingências os acidentes da linguagem como nós já usamos a comumente Então olha a linguagem na contemporaneidade vai ser tratado como símbolo é tá for a figura de linguagem é no uso cotidiano hora linguagem vai ser tratado como estrutura lógica e isso vai certo modo separar o modo como os filósofos contemporâneos filosofa por assim dizer né estabelecem assim
os cães e as respostas que os problemas que ele se propõe a resolver o coração em paz na linguagem é o terceiro aspecto da ideia de contemporaneidade na filosofia e último aspecto é a crítica ao antropocentrismo lembra que a medievalidade a idade média central da Natura de Deus eu te falei na aula passada aqui a modernidade é centrada na figura do Homem do humanismo lembra EA contemporaneidade por sua vez é centrado numa crítica ao homem como centro é porque essa crítica ao homem como centro bom principalmente porque nós vemos isso na aula sobre consciência e
ideologia Você se lembra e o homem passou a ser vista na contemporaneidade não mais como conseguindo Alcançar aquilo que os modernos prometeram que nós alcançaremos ou seja o homem foi visto na sua capacidade de conhecimento como sendo constituído de uma limitação estrutural ou seja o homem não conhece tudo aquilo que pretende porque a sua consciência não é só algo es que esteja totalmente claro parte do que é o homem esse sujeito que conhece também é formado de inconsciente e que portanto não está acessível mas mesmo assim influencia eu tô falando aqui da noção de inconsciente
da psicanálise de Freud por exemplo e isso é uma bala a noção de antropocentrismos ou trabalho a noção de antropocentrismo é a ideia de que o homem não é um ser apartado dos animais o homem é um animal com outro qualquer e também influenciada por aspectos físico-químicos biológicos o homem e faz parte do processo evolutivo em um corpo esse corpo influencia na sua no seu conhecimento a ideia do Charles Darwin a ideia de evolução essas duas ideias pode me que abalam a noção de que o homem é esse Quase Anjo que tem um corpo que
pode conhecer a realidade hoje a racionalidade tem em poderes de corresponder à realidade como ela é sem nenhuma influência ou com pouca influência khajuria exercício o suficiente essa crítica ao antropocentrismo também faz parte da contemporaneidade certo não só para enumerar aqui essa primeira parte da aula critica a a outra o centrismo a ênfase na linguagem hora lógica hora simbólica no sentido metafórico de figura de linguagem do uso cotidiano Não critica a subjetividade pela Perspectiva da história de um lado e pela Perspectiva da linguagem de outro e a crise do pensamento moderno como um todo que
há dúvida de que as investigações sobre o conhecimento são de fato a tal qual elas foram consideradas anteriormente Ou seja que elas são possíveis é possível falar sobre o conhecimento de verdades em que você antes análise aspectos outros como a linguagem como a História como as condições econômicas as relações de poder bom então a contemporaneidade É uma idade da suspeita as pretensões da modernidade que por sua vez era também uma crítica A medievalidade então a contemporaneidade é essa salada que pode ser resumida nesses quatro pontos de uma perspectiva que eu assumir aqui metodológica que é
seguir a perspectiva do Danilo Marcondes lá no livro é iniciação ao estudo da história da filosofia certo então essa primeira parte da aula é nesse contexto que nós vamos analisar a metafísica contemporânea a metafísica contemporânea ela é muito estudada a igreja perspectiva dos ataques a noção clássica de metafísica então é muito comum a ideia de que a metafísica morreu na contemporaneidade vamos analisar essa perspectiva sobre sobre a metafísica é pegando aqui ó deixa eu ver quatro momentos quatro grandes nomes que costumam ser citados tá um deles é Unity a outro deles é o rhay Gaga
outro deles é na verdade um conjunto de filósofos chamados de Círculo de Viena ou positivismo lógico porque eles vão pegar o vídeo hein tá bom cada um deles ataca o que eles chamam de metafísica Mas isso não significa que eles concordam mais premissas ou seja eles atacam a metafísica hora entendendo como metafísica uma coisa diferente do que os outros deve defendem hora utilizando instrumentos e armas é diferente também bonito é o heidegger se parecem mas são diferentes entre si mas são mais parecidos do que o círculo de Viena e o Vitor está em si parece
mas também divergem entre si eu peguei esses quatro porque eles são grandes fundadores da estilofix que se fazem hoje a última se dividir a filosofia eu falei sobre isso na aula sobre introdução à filosofia contemporânea lado do curso de história da filosofia vai aparecer aqui em algum local e eles a os historiadores dividem a filosofia contemporânea em filosofia analítica e filosofia Continental E é claro essa é uma perspectiva eurocêntrica na ocidental porque filosofia os filosofia a analítica vai corresponde a grã-bretanha e Estados Unidos mas se estende aos países de língua inglesa e a filosofia Continental
é a parte da Europa que não é a ilha a ilha da grã-bretanha é o continente da França Alemanha principalmente é um juiz analíticos são muito mais lógicos influenciados pelo vi quem está em pelo círculo de Viena por exemplo e os continentais são muito mais figurativos metafóricos literários influenciados pelo rádio ali pelo Ninja tá então vou pegar esses quatro aqui como representante para conter penalidade Por que aconteça unidade é uma salada Nós ainda estamos vivendo nela Então é sempre mais difícil você falar sobre o presente do que sobre o passado porque sobre o passado a
muito mais Literatura e muito mais consenso sobre como falar do que sobre como o presente mas bom tô assumindo aqui um risco metodológico eu vou deixar claro para você tá bom então quê que é o único na sua no seu ataque a metafísica o Unite a se considera que metafísica vamos lá em termos de muito simples é igual a a nossa isso duplicação de mundos a metafísica é na verdade o platonismo não que o Platão disse na verdade porque o Platão diz é muito mais complexo que isso você sabe que uma coisa que o filósofo
dia e na sua obra outra coisa que me interpretado e como ele a conhecido na história nessa acontece como quase todo mundo que fica muito famoso mas o platonismo é a ideia de duplicação de mundos a idade que existe esse mundo sensível no qual nós vivemos e que é o mundo da aparência existe o mundo inteligível que é acessado pelo intelecto e ao mundo das formas e nunca se modifica essa publicação de mundos que ficou presente também no cristianismo e em outras religiões é o que Unity entende por metafísica tá metafísica nunit é duplicação de
mundos até um trocadilhos página metafísica a venda física física sendo mundo sensível e portanto metafísicas estabelece a diferença entre mundo sensível física e aquilo que vai além do mundo sensível né a metafísica é sua interpretação da palavra não é a única e não não não vai saindo por aí repetindo que metafísica é além da física nem sempre nem sempre acho que não pode ser Oi gente critica isso na e essa crítica dele faz parte do projeto crítico do nit a vítima no sentido de identificar os limites identificar as falhas de estabelecer a origem desse pensamento
de duplicação de mundos bonito e pega uma via de análise da moralidade Luiz filósofos que produziram esse pensamento de duplicação de mundos a uma análise psicológico-moral Oi e a partir daí ele estabelece a base para sua proposição ele critica a depois ele propõe proposição bonit é como acabar com as dicotomias dicotomia são pares conceituais opostos por exemplo Unity que atacar as dicotomias de verdadeiro e falso certo errado bem e mal para estabelecer novas noções de bem e mal verdadeiro falso e certo e errado bom esse é o Projeto nitiano eu não vou falar sobre o
Unite aqui porque bom eu demorei 1 hora e 40 minutos para falar sobre Unity na aula sobre Unity que vai aparecer aqui em cima dá uma olhada lá nessa aula e lá tem mais completos sobre o que é Unity tá tanto no aspecto crítico contra um aspecto positivo Mas é isso primeiro a noção de metafísica duplicação de mundos nit a atacar esses como o último filósofo moderno e o primeiro filósofo contemporâneo realmente era localizada nessa Fronteira aqui o rei Gaga vai criticar metafísica como sendo metafísica como sendo a história da filosofia bom então o rei
daqui igual a metafísica a filosofia e nas suas palavras ele fala que a filosofia encontra metafísica foi a história do ex esquecimento do ser e se é uma noção Central no rádio da igreja tem todo um conceito especial ali mas ser e aqui no heidegger EA realidade ela mesma porque a filosofia pelo menos desde Platão essa essa é a descrição narrativa que o Rider propõe fala sobre a realidade cindo clicando mundos community falou Ah mas essa duplicação de mundos ela serve para falar dos dentes e não do ser o ser é a totalidade da realidade
com Mariah os dentes é a realidade segmentada bom então a filosofia E desde Platão falou da realidade segmentada em aspectos muito específicos a realidade sensível realidade inteligível as ciências na modernidade sedimentaram ainda mais com topologia fala sobre cultura psicologia fala sobre a alma o ambiente biologia fala sobre a vida EA sua formação a química fala sobre as substâncias e as suas transformações a física falar sobre as leis o conhecimento humano filosófico e científico eles segmento a realidade isso desde o plantão e esqueceu-se segundo raio a gente falar sobre a realidade na sua totalidade e nem
o Aristóteles é foge desse negócio o que ele querendo falar sobre a realidade na sua totalidade o ser enquanto ser como a gente falou ele acaba falando sobre a substância e na fundamentalmente não é a realidade como um todo mas é a cada objeto para o qual eu posso apontar na Lebes é tão bom Raider crítica a filosofia como metafísica queria considero como uma esquecimento do ser da noção de ser de totalidade a princípio na obra heideggeriana ele centra sua análise no ente Que pergunta sobre o sentido do ser ou seja na análise do ser
humano porque ele tem outra concepção porque a ser humano que ele chamou ser humano descer aí querendo conheço romper com a tradição humanista considera um homem como é uma noção da da específica e com a tradição da filosofia moderna considera o homem como sujeito do conhecimento a gente entrou numa análise que tá na aula do raio ele tá lá e depois de 1930 ele para de analisar o ente que se pergunta pelo ser né o homem úlcera aí e passa analisar o ser nele mesmo a tese fundamental do rádio que é que você é possível
de ser acessado só que não encontra objetos enquanto algo que nós enquadramos hein a mentais como dizer o que antes mas você se manifesta a partir desse mesmo você se comunica de alguma forma conosco sem que nós nele precisamos projetar alguma coisa a partir das nossas categorias Então é isso tudo se centra numa análise linguística mas não a linguagem lógica não linguagem do cotidiano você deixa o ser falar por ele mesmo se vocês entra em outro tipo de linguagem e o ar daqui vai chamar de poética bom é isso o rhay daqui crítica à metafísica
porque ele é um esquecimento do ser e se centra na análise do doente a doente ficou aqui uma uma cacofonia na parece que alguém está doente não é do preposição em substantivo Tá bom mas essa é a crítica à metafísica do Ryder essa criticamente todo raiva isso faz toda uma tradição O que é que influencia muito mais a filosofia Continental como nós dizemos antes em seguida vamos para a tradição que influencia a filosofia analítica na mesma época que o rádio que está vivendo em uma série de filósofos localizados em Viena e são conhecidos por basicamente
dois nomes o círculo de Viena na filósofos ali Rodolfo carne é o chilique a e mais outro e e também conhecido como positivismo lógico positivismo lógico segundo o círculo de Viena é um filósofos interessados majoritariamente em estabelecer e as bases para o discurso científico e o critério para dizer se um discurso é científico ou não é científico e Alice que importava para ele é o que eles chamavam de critério da verificabilidade então um enunciado eles vai científico se ele pode ser verificado empiricamente o Gustavo exemplo água ferve a 100 graus celsius Nas condições normais de
temperatura e pressão Esse é um enunciado científico não é se ele for verificável empiricamente então ele é um enunciado científico agora nos quatro anos de fato é agora olha essa outra afirmação o sujeito transcendental e é composto de formas a priori da sensibilidade e do entendimento Ei esse enunciado é passível de verificação empírica não não não é esse anunciado Como o próprio nunciado diz a priori ele não precisa de verificação empírica não sabe Mutantes o futuro círculo de Viena esse enunciado é metafísico e ele não podendo ser verificado Olha só ele é ausente de sentido
o enunciado que não podem ser verificados empiricamente são ausentes de sentido essa é uma defesa do Círculo de Viena e tudo aquilo que é ausente de sentido na verdade não é um problema é um pseudo problema pseudo é falso até um feudo problema metafísica portanto ela eu num Cia eu não Cia aquilo que não pode ser verificado empiricamente Mas isso não é um problema porque porque aquilo que não pode ser verificado empiricamente não é dotado de sentido e aquele que não é dotado de sentido não pode ser resolvido portanto abandonemos a metafísicas fiquem mostrar o
paciência e o papel da filosofia agora é clarificar a linguagem da ciência é isso que é o papel da filosofia enquanto a enquanto qualificadora da ciência e aí os positivistas lógicos são vienenses europeus portanto as e são político eles eram de origem Judaica eles todos migraram para os Estados Unidos na década de 30 mais ou menos e lá eles se constituem enquanto professores universitários influenciam toda uma geração do século 20 e daí nasce a filosofia analítica de cunho mais voltar para lógica a linguagem mais enxuta Esses são gigantes fundadores junto com o vídeo Hein então
entendi o que que ele tá postando como meta física metafísica aqui para o círculo de Viena é um discurso com enunciado que não podem ser verificadas empiricamente eles atacam a solução cartão é outro Abalo a metafísica aqui na contemporaneidade é o quarto Abalo vem do próprio vídeo está ai que segundo historiografia tem duas fases muito diferentes e quase não se comunicam entre si mas dá para estabelecer uma espécie de comunicação o Vitor não está em também havia nesse e ele também propõe inicialmente que os problemas da filosofia em entendendo por filosofia também a metafísica como
um todo ou ao contrário entendeu na metafísica a filosofia como um todo ao qual heidegger os problemas da filosofia nada mais são do que problemas de linguagem o Vitor está em um dos principais fundadores da filosofia da linguagem o ou seja basta que você analise o modo como a linguagem se comporta para você analisar como é que os problemas na verdade são possível do problemas na primeira fase o biquinho está enfrentando uma análise lógica como os positivistas lógicos como círculo de Viena uma segunda fase é eles entra no uso da linguagem coloquial uso da linguagem
cotidiana porque ele abandona a ideia de que a linguagem lógica de fato reflete o modo como a linguagem como um todo se comporta bom então bom os problemas da filosofia os problemas sobre realidade foram sobre conhecimento pelo valor ou seja os problemas metafísicos epistemológicos dialéticos que tipo de coisas existem Qual o conhecimento que tem que qual como que temos conhecimento das coisas que existem é como devemos agir e viver a os conhecimentos nada mais pergunto nada mais são do que perguntas e são resolvidas quando nós analisamos a linguagem hora linguagem lógica vigente a primeira fase
hora a linguagem do uso cotidiano vídeo ainda segunda fase rápido me explica mais sobre o vídeo e sai caro não dá se eu for te pegar o vídeo está aqui eu vou ter que passar só a sua aula falando sobre isso mas eu já fiz isso vai aparecer aqui em cima é uma aula do vídeo e sai de uma hora e meia você pode alisar lá para quem tá no clube e na F também tem apostila se é que você pode baixar indo na aula de vi quem está em baixo do vídeo tem lá apostila
para baixar tá você pode fazer isso também o e bom esses são os quatro grandes abalos a metafísica da contemporaneidade não vejo o que que os dois fiquem está em ele se é podem ser alinhados o que que eu estou apostando nisso o que a ideia básica é que hora você parte da análise lógica Olha você parte da análise da linguagem cotidiana mas a ideia básica é que você parte da análise da linguística na análise da linguagem melhor dizendo para resolver os problemas filosóficos e essa ideia é a ideia é fundamental Então veja na a
contemporaneidade e chega anunciando um bombardeio a noção de filosofia encontra metafísica bombardeio bombardeio E é isso que inaugura a modernidade a ponto de muita gente quando vai estudar filosofia e z que a metafísica na mais possível a metafísica já morreu mas a terceira coisa do século 19 talvez você já tem escutado isso talvez você não tenha aí sabe que é muito comum e como é que a metafísica é feita hoje Se é que é uma borra a metafísica é feita hoje tá a metafísica é feita hoje como é que ela faz como é que ela
é feita melhor dizendo brincar eu quero que você se lembre da aula um dessa série sobre metafísica em que eu falo que a noção de metafísica Não é além da física é e não é duplicação de mundos como era lá por causa do nit aí do Ryder ela foi durante muito tempo isso mas hoje ela não é hoje ela é análise dos conceitos fundamentais mais abrangente da realidade lembro disso é isso que eu falei que é metafísica E é isso que eu falei que a metafísica é bom como é que ela foi evoluindo para poder
a gente chegar no hoje né a pergunta fundamental da metafísica antiga era o que é o que é o foco importante era tudo na realidade é aquele que tá fora da mente humana certo e na filosofia moderna e ela essa pergunta para sua ser como conhecemos O que é então o que é metafísica antiga medieval moderna idade como conhecemos O que é aí fazer agora né mas na realidade aquilo que tá fora da mente humana aí fazer agora é no próprio conhecimento ou seja aquilo que acontece entra mentes a humana e o que é como
conhecemos O que é e na contemporaneidade gente ainda quiser ficar nesse esquema é pergunta passa de como conhecemos O que é a como falamos sobre o que é não é fazer tá no aspecto da linguagem aqui então antes de eu queria escrever a realidade eu tenho que escrever o conhecimento passagem da filosofia antiga filosofia moderna passagem para filosofia contemporânea antes eu queria descrever a realidade o conhecimento eu tenho que analisar como é que é linguagem funciona e vai fazer vai para linguagem o sexo isso em termos esquemáticos tá é claro que toda vez que você
pega o panorama você enxerga a floresta mas você não enxerga as árvores e quando você enxergar as árvores você não enxerga Floresta eu tô aqui fazendo a floresta tá bom Tá certo e essa pergunta metafísica e foi migrando de ênfase bem teses muito famosos mas de novo vamos chegar floresta no início as contraposições de respostas a essas perguntas eram dados por uma briga de um lado os realistas de outro lado idealistas os realistas defendiam a tese de que a realidade ela independe da mente humana e pode ser conhecida pela mente humana e os idealistas dizem
que a realidade só pode ser Concebida enquanto existente na medida em que a captada por um mamente né por um espírito por uma alma a hora essa mente é a mente dos seres humanos olha essa mente é uma mente é absoluta como no caso do rico né a realidade provei que eu não é um objeto a idade correio é um grande sujeito que se coloca e se conhece a si mesmo Realismo idealismo Essas são as duas teses contra apostas metafísicas e da Filosofia na contemporaneidade essas duas teses e eu parei aqui porque eu quero escolher
bem a palavra essas duas teses elas são desafiados elas são assim tentam ultrapassar as de um lado A fenomenologia nós já falamos sobre A fenomenologia em muitas aulas passadas mais de modo fragmentado a cronologia de um lado tenta atacar essa dicotomia e dizendo o partido de outra concepção de consciência uma noção de consciência não como uma substância algo que tá de um lado enquanto a realidade tá de outro há salvação de consciência enquanto algo que não é substancial mas é o que é sempre em movimento eu não tem como conceber consciência se você já não
preciso pô também que existe uma relação entre ela e o mundo a consciência é uma consciência intencional e para Suponha que ela captou o mundo de alguma forma é isso de um lado que vai acontecer o Ryder e de outro a filosofia da linguagem a música da linguagem que tem analisar logicamente essa relação linguística de um lado e de outro mas a linguagem natural a linguagem cotidiana bom nessa nesse Panorama tudo é de um lado na filosofia de tradição + Continental Oi gente for numerar assim uma série de conceitos que são investigados a gente pode
dizer que são os conceitos hoje né até hoje tá é a gente era da antiguidade da medievalidade modernidade mais filósofos investigam até hoje o conceito de ser o conceito de substância é Essência acidente São consentimento físicos e conceitos de Infinito infinito os conceitos de espírito matéria espaço tempo Vida morte alma corpo e mente consciência mundo existência natureza condição quando se referem à vida humana EA concepção de Deus também se a gente for nos manuais de filosofia analítica típicos dos manuais de filosofia analítica nós vamos ver os manuais de metafísica centradas em alguns problemas por exemplo
como conceber os universais e os objetos abstratos como conceber a natureza mais básica da realidade é de modo física realista naturalista ou de modo não físico a lista em naturalista como descrever a mente humana dependendo do cérebro ou não dependendo do cérebro como como descrever exatamente a constituição material da realidade material e mesma coisa que sensível não é como é que eu consigo a identidade pessoal de alguém como é que eu sei que alguém a mesma pessoa da infância da adolescência na vida adulta e na velhice é a mesma pessoa ou não tem identidade é
noção de livre-arbítrio o mundo é determinado ou não é e a noção de Deus e qual é a noção de Deus mais adequada qual delas existe quando elas não existe você nada aqui as coisas conceitos e problemas eles são metafísicos porque eles se referem a estrutura conceitual mais básica e abrangente da realidade não isso é metafísica hoje na bibliografia o pessoal do clube não é que eu coloco lá os Livres todos que eu sinto aqui para ver se tá bem grande para onde você pode ir caso queira se especializar nessas nessas esse conceitos mais básicos
tá bom é isso eu quero fazer um resumo agora então vamos lá na hora de hoje você aprendeu a é o seguinte eu acho começamos falando sobre a ideia de contemporaneidade e na ideia de contemporaneidade eu te apresentei quatro grandes aspectos vão ver se você se lembra o primeiro deles era a crise do pensamento moderno centrado na figura os conceitos de subjetividade indivíduo homem isso é em crise isso entra em crise no final do século 19 e início do 20 e isso inaugura a filosofia contemporânea a crítica subjetividade o segundo aspecto que essa noção de
que é possível conceber um sujeito do conhecimento transcendente ou transcendental como dizer o cante e essa crítica vim pela via da história não é possível conceber um sujeito que conhece sem localiza aí no tempo essa crítica vem também pela nossa um linguagem de programação linguagem é a terceira o terceiro aspecto da contemporaneidade análise passa a ser linguística tanto do ponto de vista lógico contra o ponto de vista das figuras de linguagem do uso cotidiano e por fim a contemporaneidade se caracteriza por uma crítica ao antropocentrismo que a característica da modernidade três grandes conceitos são modernos
na indivíduo o homem indivíduo homem e sujeito o indivíduo o homem sujeito não é bom esse conceito sobre esse vocês estão já falamos em aulas anteriores soltou Resumindo aqui e essa ideia de contemporaneidade a ideia na qual a gente vive hoje né em seguida partir para os ataques a metafísica falei sobre o ataque do nit a contra a metafísica enquanto duplicação de Mundos em seguida fazer sobre o Rider do ataque a metafísica enquanto o esquecimento do ser esse que eu falei sobre o círculo de Viena do ataque a metafísica como sendo composta daqueles enunciados sem
possibilidade de verificação empírica e do Ritmo está em de um ataque a metafísica como a aquele aquele tipo de discurso que seca evoca ao falar sobre a realidade toma análise da linguagem é uma análise filosófica por Excelência a partir desses ataques a metafísica se constituem e enquanto possibilidade de análise da linguagem de um lado e enquanto uma perspectiva mais Continental enquanto fenomenologia encontro pressupondo que a consciência humana não é uma substância mas apenas uma intenção que se refere toda hora para fora de ser e que portanto já pressupõe uma relação com o outro então você
descreve a relação com o mundo partir dessa noção de consciência de um lado fenomenologia ou você parte da Nação da análise linguística hora lógica hora cotidiano Então esse foi o grande resumo da aula é claro que a aula é um resumo né ou seja não tem como eu falar aqui sobre todos os detalhes mas essa aula é uma grande árvore cujos Galhos vão se ramificando você pode organizar sua mente por aí nos galhos à medida que você quer investigar esse Ou aquele conceito tudo certo nós ficamos por aqui eu quero te desejar uma ótima semana
e bom se você está assistindo essa aula no dia em que ela é lançada seja Jurema e se inscreva aqui embaixo e assista a aula que vai ao ar daqui a pouco do curso Pense como um filósofo tudo bem é isso fica bem e até a próxima