oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui hoje é dia de aula de filosofia para gente seguir e concluir o nosso estudo de obra de vigiar e punir de michel fuco a gente já fez a na semana passada a primeira parte falando sobre os conceitos de suplício e punição né e michel ficou hoje a gente vai fazer a segunda parte falando dos dois outros temas que é disciplina e prisão certo então já se inscreve no canal se ainda não for inscrito e curta esse
vídeo estamos chegando aí perto dos 400 mil inscritos se você tiver vendo em abril de 2020 em pleno o isolamento social para algumas pessoas mas a gente tá aqui estudando para caramba a gente não para e tem vídeo de sódio geral história do brasil filosofia sociologia assim como esse disso de obra nós temos de outros autores em e também para você que está chegando agora tanto na sociologia quanto a filosofia certo e último recado o meu podcast semanal o canal dialético eu vou deixar aqui na descrição que é sobre educação sobre a dois profissionais da
educação dois professores educadores e o meu irmão tiago a gente tava toda semana falando de algum tema de sua educação livro didático a educação de fato no sistema do brasil como que é funciona ou não funciona vestibular psicologia na educação isso é muito importante sigam lá tá agora já enrolei para caramba né enrolei não falei vamos lá então falar de michel ficou esses vídeos eles são mais complexos e sabem disso mas eles também são didáticos tá hoje a gente vai usar e os dois dois próximos pontos então que seria a disciplina e a prisão no
consegui michel foucault primeira coisa é o michel foucault a gente utiliza situações aqui logicamente e vai falar que a disciplina ela ela tem puro objetivo né a gente tá falando no sistema penitenciário logicamente mas a gente tem que abrir isso é o que eu michel foucault é que a gente passa ela tem por objetivo tornar os corpos dóceis e o que que é isso daqui a pouco a gente até vai ver isso numa situação né o conceito desses corpos dóceis são praticamente corpos as pessoas que estão sendo disciplinadas elas têm a esses corpos eles são
de fácil aprendizado são corpos que obedecem é muito importante porque uma palavrinha que o cocô sempre utiliza em sua obra não só no objeto bonito é poder ou relação de poder e ele tá falando para gente que tornarão cortou os corpos dóceis é significa que há um algum exercendo o poder em cima desses corpos vão pensar no sistema e a gente tá falando do sistema prisional logicamente a gente tá falando dos detentos que estão ali em constante vigia e eles precisam ter os corpos seus corpos né eles estão exercendo a estão na verdade sobre pressão
né de um poder que está se exercendo sobre eles né que está exercendo sobre eles então cada movimento do corpo a cada cada processo né de movimento desse corpo é extremamente viciado e aquilo a obra dele se chama a vigiar e punir e o objetivo é fazer com que os corpos das pessoas se tornem fáceis para o aprendizado se torna em corpos da verdade até de certa forma alienáveis né em alguns momentos como a gente pode definir bom e como eu já falei para vocês a obra do objeto vigiar e punir do ficou assim como
toda obra do ficou ela não se restringe apenas ao campo específico como nesse caso a gente tá falando do sistema judicial a gente precisa essa é a proposta que o cocô sempre traz o que eu acho muito interessante levar isso de maneira geral como assim e eu não estou a preso eu não estou cumprindo pena eu estou livre apesar de estar aqui no isolamento social que ele até os exemplos de quarentena mas não é esse o caso o isolamento social é bem diferente mas eu que certa forma estou no processo de tornar o meu corpo
dócil em que sentido a o pocoyo e sempre vai falar para gente que a gente não consegue ser 100 porcento o que você de repente gostaria tem até uma obra que é o primeiro primeira obra do futebol que eu li que é a ordem do discurso que na verdade ele não escreveu essa obra isso aí é foi transcrita de uma aula inaugural dele se eu não me engano na universidade de lyon ele deu essa aula pegar essa aula e fizeram livro aí ficou um livro do fucou de certa forma ele fala para gente o que
de certa forma é a gente não consegue falar tudo que a gente quer a gente tá sempre sendo vigiada de fato ou tudo que você quiser falar aqui por exemplo nesse espaço eu considero palavras assim como eu puder palavras a conversar com as pessoas só pensa nisso agora da relação de corpos pensa nisso eu não chegaria aqui para lecionar essa aula para vocês para dar essa aula da maneira com que simplesmente eu me sentiria mais à vontade você sabe que eu sofro muito por calor eu tenho problema de ter muito suor suor excessivo ainda mais
depois que eu sair do banho né eu tenho duas duas luzes gigantes aqui dos meus lados aqui que faz essa é a melhor só que somente atenção ficar com muita sombra a poderia vir aqui agora sem camisa por exemplo mas seria uma aula interessante seria uma aula que interessante não me sentindo conteúdo mas e eu seria visto né nós teremos olhares aí em cima do que que eu tô fazendo e a gente tem que pensar que nesse caso o meu corpo ele tá sendo domesticar também assim como você então a gente tá sempre os nossos
corpos e sempre quer me tornar os nossos passar por um processo de disciplina sabe dos nossos corpos ou foi com ele fala isso sobre a postura ele fala isso inclusive nas instituições numa sala de aula rígida por exemplo você não vai se jogar ali o seu corpo está sendo certa forma domesticado nesse sentido um exemplo muito grande que ele fala inclusive né aí a gente tá falando já de instituições não do geral da vida ele fala por exemplo dos quartéis-generais até a forma do soldado marchar é uma disciplina que o torna a pau no seu
corpo dócil é uma disciplina que faz existe um jeito certo de marchar que é percebido logo é rapidinho pelo general pelo tenente pelo que eu sei lá o que é que está ali observando né passando as instruções é percebido se há algum soldado por exemplo marchando fazendo alguma coisa que seja diferente então há sempre uma disciplina nos nossos corpos e aí a gente chega na nossa primeira citação que vai falar justamente isso enfocou prestem bem atenção a disciplina fábrica assim corpos submissos olha isso exercitados corpos dóceis a disciplina aumenta a força as forças do corpo
em termos económicos de utilidade pensa numa operário da fábrica por exemplo a sua disciplina o seu corpo fazendo no mesmo movimento todos os dias o e diminui essas mesmas forças em termos políticos de obediência ao mesmo tempo você tá ali você está diminuindo a sua força política certo o seu corpo está se sujeitando às produzir e se alienar praticamente nesse sentido em uma palavra ela dissocia o poder do corpo faz dele por um lado uma aptidão é uma capacidade que ele procura aumentar e inverte por outro lado a energia a potência que poderia resultar disso
e faz dela uma relação de sujeição estrita então é isso que ele tá falando a ideia da disciplina do corpo é fazer esse corpo é o corpo dócil aquele corpo que aprende com facilidade e segue as orientações com facilidade isso acontece dentro de uma prisão e só acontece dentro de uma escola isso acontece dentro no batalhão militar isso acontece na nossa vida e aí 1785 o jurista jeremy benthan tomar uma aqui e ele vai elaborar um sistema que é o que é um ponto de muito debate é um ponto central na obra do folclorista do
vídeo aí podia que é o sistema panóptico o que é o simplesmente um sistema de prisão lembre-se que a gente vai expandir sistema tá mas é um sistema de prisão onde o único vigia é uma sistema de prisão circular onde apenas um único vigia no ponto central dessa prisão que ela consegue observar o comportamento ea disciplina essas seguimos que a gente tá falando de todos os presos é uma forma inclusive de poupar de ter uma economia inclusive em relação a isso economia financeira nesse sentido mesmo e ter uma exatidão na forma de vigiar então o
sistema panóptico então você geralmente você tem uma torre no meio e as células são entorno onde apenas dessa torre você consegue observar todas as células ao redor bom o popô ele vai além disso ele vai falar para gente que o sistema panóptico ele não se restringe apenas a prisão esse sistema para notebo ele acaba es bom então o termo parotico o pão ótico na verdade é pan visão né ótimo quer dizer ó tipo visão pan eu tenho visão de todos eu tenho visão de tudo a união das minhas visões eu consigo enxergar tudo o que
eu já vai utilizar um tempo para gente que é um padrão panoptismo que que é isso isso vai além dos muros da prisão é a ideia de que a gente está sendo sendo vigiado é ideia de que é o que eu falei aqui agora a questão de você se restringir a disciplina do seu corpo isso tá ligado logicamente é a ideia de que dentro de uma escola você está sempre sendo beijado o sistema dos muros da escola dentro do recreio a presença por exemplo de que foi cortado durante muito tempo também a a inspetora de
corredor né teve é que em muitos aspectos ela foi eliminada é tirado por uma questão econômica mas ainda assim existe em expectorante corredor as bolas com câmeras apontando para você o tempo todo olhando para o seu comportamento é um big brother né é uma rede social é o rede social não é um reality show a dentro do das instituições como eu falei para vocês tem uma questão que segurança mais alma observância do comportamento das pessoas é o sorria você está sendo filmado' sabe e não é só por olhares de câmeras mas pelos olhares dos outros
também como eu falei para vocês você não pode chegar no espaço não é que você não pode mas você não vai chegar no espaço e fazer tudo que você quiser tudo que você quiser porque a um processo né de até mesmo de julgamento do olhar do outro sobre você aí você acaba se disciplinando em relação ao vivo certo e aí ele fala para gente é uma relação de em cima disso logicamente e aí ele fala para gente que esse panoptismo ele vai allen ele tem objetivos maiores não só dentro da prisão ele vai além prestem
bem atenção nisso e o panóptico funciona como uma espécie de laboratório de poder tomar água aqui bom graças a seu a seus mecanismos de observação ganha em eficácia e incapacidade de penetração no comportamento dos homens um aumento de saber vem se implantar em todas as frentes do poder descobrindo objetos que podem ser conhecidos em todas as superfícies onde esses exerça atenção é polivalente em suas aplicações serve para emendar prisioneiros mas também para cuidar dos doentes instruir os escolares guardar os loucos fiscalizar os operários fazer trabalhar os mendigos e ociosos olha só eu tenho constante vigia
eu tô sempre te olhando e te olhando te vendo eu quero saber como que vai ser o seu comportamento e determinada situação o operário vai trabalhar ou não vai vai fazer aquele aquele mesmo movimento de disciplina do corpo ou não vai e aqui eu aqui no youtube como é que eu vou adicionar como é que eu vou chegar aqui e dar essa aula então vou dar um exemplo aqui pode parecer a maior bobeira do mundo mas isso faz muita diferença se vocês olharem vídeos meus mais antigos e eu já dei aula por exemplo de boné
pode usar boné ou tem alguns banesto eu gosto de usar boné os boné para trás boné de lado e os batentes talvez aí eu qualquer dia eu uso também eu uso ainda é é mas o que já recebi alguns comentários em alguns igual alguns é sacanagem falar vários comentários na verdade que não é maioria mas vários de que as pessoas quando chegam por exemplo abrir uma aula dessa vou falar de fucou uma coisa extremamente séria e vem meu pezinho de lá eu faço eu não vou dar moral e tocava que ver e eu já fui
julgado por um olhar é a gente olha a gente tem esses olhares que vão nos de certa forma nos do mexicano eu poderia falar assim casar mas eu vivo disso eu preciso ter uma disciplina eu preciso ter um um conceito aqui dentro com de eu não posso afastar os estudantes pela minha imagem entendendo como é que funciona e é isso que eu tô comentando com vocês eu não posso afastar os estudantes pela minha imagem e isso é de fato mostra o quanto que a gente nunca está livre sem por cento livre a gente sempre tem
alguma coisa que restringe a nossa atitude que recende a nossa ação e aí a gente chega na prisão quando o sujeito está preso nesse sistema sempre vigiado com corpo sendo disciplinado a tentativa de formar corpos dóceis a prisão especificamente o enclausuramento vai fazer com que você é o objetivo e é punir é colocar o sujeito ali fazer ele refletir sobre as suas ações sobre a sua vida mas tem o princípio que é muito importante dentro da prisão eu falo das prisões já lá no final do século 18 chega no século dezenove até atualidade as previsões
que vão tratar com a ideia do isolamento de tira do mundo exterior e te coloca no isolamento que é muito importante desse conceito de prisão a prisão vai ter esse objetivo de isolar né ela tem como prática o isolamento do indivíduo para fazer e refletir sozinho sobre a o que que tá acontecendo o que aconteceu com a sua vida o que que ele fez para chegar até ali e isso não é o cocô que tá defendendo ele está afirmando de acordo com os sistemas tá quê que ele vai presenciar a iá também essa relação de
poder lembra-se vem nesse bem dessa desse conceito de poder que tudo que a gente tá fazendo algum poder sendo exercido o cocô ele fala isso no quando ele vai falar de história da loucura da sexualidade a uma pessoa de poder importante e que está exercendo sobre os nesse caso sobre os detentos sobre os prisioneiros que te isola que te faz refletir pelo isolamento sobre essa relação de poder bom e ali dentro você também tem uma questão de trabalho que a gente já falou inclusive quando a gente falou sobre punição vocês lembra que esse trabalho vai
tentar fazer esse indivíduo o prisioneiro eles e de certa forma útil acham acham uma utilidade para ele vai produzir de certa forma mas também alguma forma de exercer poder porque ele não vai ter a escolha de não trabalhar dentro da prisão é como se ele tivesse pagando ali a sua pena é a punição certo mas também é uma forma de exercer poder sobre a pessoa e aí a gente vai para situação que vai falar sobre isso e sobre o trabalho especificamente a utilidade do trabalho penal não é um lucro nem mesmo a formação de uma
habilidade útil olha só mas a constituição a ele ele tá fazendo a crítica tá mas a constituição de uma relação de poder de uma forma econômica vazia de um esquema da submissão individual e de seu ajustamento um aparelho de produção entendeu e aí fica aquela reflexão o michel focou ele vai perceber que tudo isso que a gente falou de ir ao longo do tempo a partir da reforma né dessa punição a reforma do sistema judiciário que se antes a gente tinha a questão do suplício né da pessoa que era torturado em praça pública mas aí
a gente passa por um processo de punição dentro de casa de detenção a disciplina dos corpos como a gente falou aqui oi e essa prisão esse enclausuramento que isola o sujeito e faz o trabalhar dentro mas disciplina no seu corpo a tirando a liberdade no seu próprio corpo o focou ele vai fazer o levantar alguns dados vindos lá do século 19 que continuar utilizando o sistema mesmo como os reformadores ali e vai ter receber que são muito pouco práticos né esse sistema de punição quando se fala em diminuir criminalidade como se fala em corrigir ações
e transformaram a sociedade ou melhorar uma sociedade e tu não está funcionando muito bem quer ver olha só a situação que ele vai trazer para gente até tensão provoca a reincidência reincidência você faz de novo olha só depois de sair da prisão e se tem mais chance que antes de voltar para ela olha só os condenados são em proporção considerável antigos detentos 38 por cento dos que saem das casas centrais são condenados novamente e trinta e três por cento são forçados esses dados ele tá falando já de um processo de reforma na frança tá no
período lá do século 19 tá quando a gente tá a frança estava vivendo um processo de inclusão de monarquia né a gente tava um período de napoleão terceiro exclusivo né ele tá usando esses dados mas que não são tão diferentes a atualidade que ele tava vivendo do século 20 olha só de 1828 a 1834 cerca de 35 mil condenados por crime perto de 7.400 eram reincidentes fazer um crime de novo ou seja um em cada 4,7 condenado e aí ele fala ó deveríamos então supor que a prisão e de uma maneira geral sem dúvida os
castigos não se destinam a suprimir as infrações mais antes a distingui-las a distribuí-las a utilizá-las e visão não tanto tornar dóceis os que estão prontos a transgredir as leis mas que têm de organizar a transgressão das suas leis de uma tática geral das sugestões que essa disciplina não quer tornar dócil para depois o sujeito sair a pensando na sua vida vó eu não posso mais fazer isso eu te falo eu errei mas tá classificando-o crimes está quase ficando todos os processos ó você é reincidente você que crime que você cometeu em que artigo você é
muito é muito acaba se tornando raso nesse sentido entenderam e aí qual que vai ser a conclusão de tudo isso o fogo fala que a gente apesar do processo de reforma que ele tá trabalhando gente olha tá lá começou seus e no século 17 passando pelo século 18 chegando no século 19 e 20 ele vai falar para gente que a gente tá muito longe de resolver os problemas que a gente é de fato transformar essa essa sociedade de certa forma ele fala para gente que a gente tem que repensar esse sistema judicial se a prisão
é de fato a a gente vai continuar reformando ela ou a gente vai dar uma outra alternativa à prisão e logicamente que ele não vai falar o que é tá o espaço é aberto para discussões isso é muito importante as críticas são feitas as ações são feitas mas ele fala para gente a gente simplesmente através dos reformadores a gente pegou um problemaço né a gente pode pegar um problemas que eram qual é o relacionamento não a do suplício que muitas vezes se voltava contra o rei como eu falei para vocês na outra no outro vídeo
né que o condenado ele o cara que tava ali à beira da eu aguentava a chicotadas ele aguentava tortura a própria população começava a defendê-lo e começava a criticar o carrasco e o carrasco era o representante do reino então essa crítica nem ao rei era frágil né esse tipo de dessa forma e e aí os os reformadores foram estabelecendo prisão colocando o trabalho dentro da prisão enclausuramento a disciplina dos corpos é privado a pessoa de liberdade e ele tá falando para gente que muitas vezes a gente simplesmente está reformando mas não é tentando acabar com
alguns problemas de fato ou como a gente teve o fim do suplício mas a gente também está criando novos problemas e até mesmo muitas vezes que são maiores e mais complexos e aí a citação vamos lá então portanto ci aaaaal se a um desafio político em torno da prisão este não é saber se ela será não corretiva e o os juízes os psiquiatras ou sociólogos exerceram nela mais poder que os administradores e guardas na verdade ele está na alternativa prisão ou algo diferente de prisão a gente tem que pensar isso o problema atualmente está mais
no grande avanço desses dispositivos de normalização em toda a extensão dos efeitos do poder que eles trazem através da colocação de novas objetividades ou será que a gente tentar reformar ou continuar com isso resolve as questões resolve de diminui a criminalidade como dados que ele passou aqui que existe um um alto nível de reincidência será que a gente não tem que repensar do zero vendo as nossas experiências o que que levou para tentar de fato tem um processo de correção dessa sociedade então é isso eu espero que vocês tenham gostado espero que vocês tenham notado
os textos que eu coloquei a situações de cocô e é isso gostei muito de fazer a obra vigiar e punir esperem mais obras de fogo aqui talvez não no próximo vídeo porque são bem complexas eu tenho que ler de fato tem que fechar a ou muitas delas eu tenho que reler como por exemplo falar sobre sobre loucura sobre sexualidade mas acho que vocês entenderam bem o que que é a base qualquer um método de o que quer ser fofo cotiano né esse método dele que é extremamente complexo mas extremamente ah ah é cuidadoso né nos
tempos é pensar em história pensar em cada passo isso é muito interessante eu vou ficando por aqui amo vocês de coração e se inscreve no canal e deixa aquela curtida grande beijo fui