olá nesta segunda aula de programação com arduino eu vou falar sobre variáveis praticamente qualquer programa em qualquer linguagem de programação utiliza variáveis e as variáveis usadas corretamente garante o bom funcionamento do programa você quer que o seu programa funcione corretamente então assista esse vídeo para começarmos eu vou explicar sobre o que é variável e pra isso é importante entender que qualquer computador assim como também o arduino ou qualquer microprocessador ele é baseado em dois componentes principais o processador ea memória o processador executa executo que o nosso programa quer que seja feito mas pra esse programa
será executado ele precisa utilizar informações que são guardadas na memória então usar variável no nosso programa do arduino de qualquer computador significa utilizar a memória então imagine o seguinte imagine que nós temos um armário cheio de gavetas e escada gaveta tem uma identificação um endereço então usar uma variável como se fosse usar essas gavetas a gente vai ter uma informação eu pego uma gaveta guarda informação lá dentro e ela fica lá enquanto o meu programa está funcionando durante o funcionamento do meu programa eu vou até essas gavetas e resgata a informação que está lá e
pra fazermos um programa no arduino que utiliza variáveis nós vamos precisar desses componentes aqui vamos precisar de uma proto board para facilitar a montagem pra gente não tem que ficar ameaçando aqui o terminal dos componentes como na primeira aula vamos utilizar basicamente dois leds de cores diferentes dois resistores de 220 homens nas cores vermelho vermelho marrom lan para ligar os leds vamos também utilizar cinco filhos de ligação e agora nós vamos montar o circuito da seguinte forma eu vou pegar aqui é protocolar de um led com até na maior para a esquerda e outro led
também com a perna maior para a esquerda pior se conecta ao positivo ou seja vamos conectá la a porta do arduino e aporta menor a gente vai conectar ao negativo ou seja ao terra do arduino cada um dos registradores nós vamos conectar na perna menor que está do lado direito e no nessa trilha da pro amor de que onde onde iremos conectar o terra repare que na prática o board eu ligo o resistor no terminal negativo do led seguindo aqui essa linha de conexões e outro terminal do resistor aqui na linha de terra da proton
morde vou primeiramente ligar um fio de conexão no terminal maior do led no terminal positivo onde iremos ligar na porta do arduino e um segundo cabo de conexão também são chamados de jantar esses cabos de conexão chegamos aqui na perna do maior perna do led verde um fio preto será utilizado para conectar aqui no terra ou seja iremos conectar o terra no arduino esse terra da conexão a todos os dois resistores aqui no nosso circuito e depois de montar a protocolo verde nós vamos agora fazer as conexões no arduino irei conectar um fio verde na
porta 10 e o fio vermelho na porta 9 e o fio preto gnd ou seja o terra do arduino vamos agora o programa primeiro lugar eu vou abrir o software do arduino e aqui no software sempre ele inicia com um programa novo e com as duas partes principais a cetap e luke bom agora nós vamos fazer um programa simples só pra piscar oled antes de começar a mexer com variáveis estão aqui eu vou colocar no setup a instrução pinball de para que a porta 10 seja usada como saída de corrente elétrica ou seja ao tipo
ç vou repetir afirmou de para a porta 9 a mesma forma como ao tipo ç e aqui no loop do programa nós vamos controlar o estado de cada led ligado ou desligado então primeiro vamos ligar o led da porta 10 com a instrução raio que vamos desligar o led da porta nova em construção logo vamos fazer uma pequena pausa de meio segundo e vamos repetir essas instruções por isso eu copiei e colei mas vamos inverter aqui aporta 10 agora estará desligado ea porta nova estará ligado vamos então carregar esse programa salvá lo e vamos ver
o que vai acontecer aqui com o nosso arduino ele está compilando programa e agora carregou o programa e pronto arduino já está funcionando ligando e desligando os leds na forma que nós programamos com esse pisca bom e agora que entra a variável o que nós queremos fazer aqui em vez de controlar limpo entre os piscas do entre cada piscada dos leds nós vamos utilizar variável para isso estão aqui no início do programa antes de qualquer instrução nós vamos colocar a instrução int e eu vou dar um nome para essa variável que eu vou utilizá lo
utilizando agora ela vai se chamar intervalo risco e em seguida eu vou jogar um valor nela ou seja criando a variável significa para o arduino guardar um espaço na memória dele e identificar esse espaço pelo nome dessa variável e agora nós vamos pedir para o arduino guardar um valor na memória por exemplo vamos pedir que ele guarde o valor 200 repar então primeiro nós criamos a variável isso podemos dizer também que declaramos a variável para que o arduíno saiba o que ele vai fazer com essa variável e também para que reserve um espaço na memória
e depois nós jogamos um valor na dentro guardamos o valor 200 lá dentro já quem temos esse valor na dentro então aqui em baixo em vez de informar um valor para a função de lei nós podemos diretamente utilizar o valor no pisca então vamos compilar agora o programa e repare que ele vai continuar buscando os leves só que repare que ele já tá piscando mais rapidamente porque o pisca ele está pegando o valor que tentou instalar dentro da variável repare agora que nós podemos fazer o uso de uma segunda variável podemos usar quanto variáveis queremos
sempre declarando a variável no início do programa então vou colocar aqui intervalo 2 física e outra é outra variável vamos trocar o nome para o intervalo com 1 no intervalo um do pisca nós vamos manter 200 e no intervalo 2 do pisca vamos colocar agora 500 aqui embaixo no intervalo 1 no primeiro de lei usamos intervalo 1 e no segundo de lei usamos o intervalo 2 vamos compilar e carregar o programa no arduino reparar o que aconteceu agora um intervalo do país que está mais rápido do que o outro se queremos mudar esses intervalos basta
configurar mussak então os valores nas variadas por exemplo eu quero que o intervalo mais rápido fica ainda mais rápido e mais lento um pouco mais lento ok bom algumas características importantes para você saber sobre variável a primeira é que o nome da variável tem sempre que começar por uma letra repare que nós usamos número nome na variável não tem problema mas a primeira o primo início do nome da variável tem que ser uma letra não podemos ter espaços não poderia ter usado a variável por exemplo assim intervalo um pisca tá tudo tem que estar 100
espaços e também não podemos usar símbolos como por exemplo um ponto um asterisco uma barra um traço nada disso é utilizado o nome de uma variável a única exceção de símbolo é um berlini no golden score nessa barra que podemos utilizar ela é considerada também como uma letra podemos usar também o underline no início na variável sem nenhum problema outro cuidado no arduino as letras minúsculas e maiúsculas são diferenciadas se eu colocar aqui por exemplo o intervalo com um maiúsculo e aqui embaixo eu estou querendo usar a variável intervalo isso não vai funcionar repare que
eu vou compilar aqui o programa e ele deu um erro aqui dizendo que essa variável que eu estou tentando utilizar a não foi declarada ela não foi criada então repare que justamente o i maiúsculo e minúsculo fizeram diferença aqui esse é um cuidado que a gente precisa tomar uma outra questão também é importante sobre variáveis é aonde nós declaramos essa variável o tempo de vida da variável ela será determinada pela blue pelo local onde nós declaramos eu disse que sempre temos que declarar no início do programa mas o programa ele tem várias partes eu poderia
em vez ter declarado no início da parte do lupi poderia ter declarado no início da cetap ou mesmo no início de tudo então por exemplo se eu colocar a variável aqui no início de tudo o programa vai funcionar da mesma forma porém entenda que ao declarar no início de tudo essa variável ela existirá estará acessível durante todo o programa não importa se estamos executando o setap ou o lupi a variável vai continuar existindo aquela gaveta lá dentro da memória ela continua aguardando a informação que nós colocamos lá então por exemplo se nós colocamos a declaração
lá em cima e colocamos o valor da variável aqui na função cetap reparem que o programa vai funcionar corretamente estamos compilando só pra gente é verificar que o programa foi carregado eu vou mudar aqui o tempo de intervalo vamos colocar aqui os dois intervalos piscando a cada meio segundo então ele carregou e vejam que está funcionando ou seja eu declarei uma variável lá em cima no início de tudo e essas variáveis são consideradas como variáveis globais ou seja elas são elas existiram durante toda a execução do nosso programa agora como eu tinha feito antes declarando
a variável aqui embaixo ela não vai existir durante todo o programa existe só durante a execução do lupi esse tipo de variável se chama local é uma variável que funciona apenas naquela função naquela parte do programa então já que ela só funciona aqui repare que aqui se eu tentar compilar o arduino vai emendar um erro porque aqui cima essas variáveis elas ainda não existem ela só existiram na função lupi quando estou executando o setap elas não existem bom é isso pessoal basicamente o que a gente tem para essa aula aguarde a aula 3 que vem
muitas outras novidades mais coisas bacanas pra você aprender a programar com arduino mais importante de tudo é você exercitar para aprender então pega o celular do hino faça uns programas que eu fiz e veja que funciona faça com que funciona da mesma forma e também depois mude o circuito mude o programa para fazer coisas diferentes por exemplo coloque mais leves aqui em vez de dois leds como eu usei coloque 5 leds ligados às cinco portas diferentes sempre lembrando que cada led tem que ter o seu próprio resistor ligado aqui no terra e faço o programa
com várias variáveis cinco variáveis pega essa variável e coloca lá em cima criando ela com um escopo global ou coloque essas variáveis lá na função lupi enfim exercite que aí sim você vai aprender ok foi muito bacana ter você aqui de novo espero vê lo aqui na terceira aula siga assistindo os nossos vídeos do brincando com a idéia e é isso um grande abraço e até o próximo vídeo online e se inscreva no canal brincando a idéia é bom ó ó ó