Pierre Bourdieu | A dominação masculina

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Video Transcript:
salve galera tudo bem com vocês professora renata esteves de sociologia ea nossa aula de hoje vai ser muito interessante porque nós vamos ver um sociólogo muito importante chamado pierre bourdieu e vamos tentar compreender a sua obra que é uma obra de 1995 chamada a dominação masculina vamos lá ele [Música] [Aplausos] agora então vamos tentar analisar a obra sociológica do pld por dia que é a dominação masculina uma obra relativamente recente é de 1995 eo pierre bourdieu também filósofo contemporâneo que nasceu em 1930 e faleceu em 2002 eu que pierre bourdieu traz para nós então ele
quer tentar investigar qual é a dimensão simbólica da dominação masculina ou seja ele está tentando investigar a dominação masculina mas como que ela se dá na sua forma simbólica simbólica vem de signo de significado ou seja está relacionado às nossas estruturas de pensamentos mais profundas aquela que a gente acha que é natural que não tem que investigar quem não tem o que questionar e o pierre bordieu é mostrar que não que essa estrutura mais sedimentada aquela que a gente nem questiona ela teria uma origem ea dominação masculina pode ser compreendida a partir desta origem tão
pierre bourdieu ao tratar dessa dimensão simbólica ele vai explicar que o que ocorre é uma violência simbólica ou seja a dominação masculina ela se dá também por meio de uma violência simbólica o que seria violência simbólica é uma violência mais suave suave porque ela é imperceptível a gente não sente a gente não vê porque ela está dentro das nossas categorias de entendimento da forma como a gente consegue o mundo ela escala comunicação ela está em formas quase imperceptíveis a estrutura do nosso pensamento muitas vezes ela impensada gente toma aquilo como natural como certo então parece
que essa violência é algo muito natural a violência no campo simbólico ela termina legitimando a violência que vai acontecer nas práticas ela legítimas fã as práticas na verdade o que acontece é que a gente tem certos tipos de práticas que definem alguns símbolos dos significados para as coisas ea gente incorpora esse significado bem aumente e termina aceitando aquilo como lógico como natural mas como que hurd e vai enfrentar esta difícil tarefa como ele vai tentar responder isso então ele faz aí um trabalho quase de antropólogos lembrando que o gordinho é um sociólogo mas ele também
é um antropólogo e ele teve uma formação também em filosofia então nas obras do board é possível notar aspectos tanto de filosofia como de antropologia e como de sociologia assim ele vai ficar um tempo ali na região da argélia exclusivamente em uma região chamada cabia que é nas regiões montanhosas montanhosas da argélia e lá ele vai desenvolver vários trabalhos de sociologia e antropologia entre estes trabalhos está a dominação masculina e justamente porque entre os trabalhos dele ele começa a perceber que aquela região da argélia denominada cabília é uma região extremamente androcêntrica o que ele quer
dizer quando cêntrica é uma região que onde há perspectiva de tudo é sempre masculina ou seja androcentrismo significa que o homem o masculino é tomado como medida para todas as coisas então vamos pensar como que ocorre sempre o centrismo a partir do que quando que começa o homem a ser tomado como medida de todas as coisas então já dá pra montar é uma coisa muito importante no pensamento do bird é que a idéia de estores izar aquilo que nos parece natural tanto as estruturas do pensamento parece natural quanto muitas das nossas práticas parece natural e
também a própria dominação masculina muitas vezes ela é vista como algo natural algo normal algo comum e por isso muitas vezes ela não é contestada assim até mesmo pelas próprias mulheres mulheres acham a dominação masculina muitas vezes algo natural normal que não deve ser contestado e word e propõe que a gente estou e xx essas coisas que a gente julga que é natural mas na verdade não é natural na verdade tem um começo tem um princípio e é por isso que na cabília ele vai tentar compreender da onde que vem este princípio mas porque ali
naquela região da argélia é chamada cabin ilha além de ser um lugar que ele conhece bastante que ele já estudou bastante é um local muito tradicional é um local em que a raiz das tradições ainda estão muito presentes então ali ele vai conseguir compreender da onde que surgem os símbolos os signos que vão dar uma primazia ao masculino além do que esta sociedade da cabília funcionaria mais ou menos como paradigma para poder compreender as redes as sociedades das regiões do mediterrâneo então ali na cabília é existir um processo simbólico de desenvolvimento de conhecimento de rituais
que seria mais ou menos parecido com aqueles que ocorreram no próprio mediterrâneo mas já num tempo mais antigo porque agora na região mediterrânea não existe mais essa tradição então ele poderia por exemplo ter estudado a grécia que a grécia também traz essa visão eurocêntrica também é muito parecido o simbolismo a forma como a gente adquire conhecimento como a gente significa as coisas com a cabília também é um lugar um do cêntrico mas com por dia não vai buscar as respostas na grécia antiga porque ele necessitaria de documentos e documentos como vocês bem sabem é igual
ao telefone sem fio vai passando de pessoa para pessoa e aquilo vai sofrendo várias interpretações e pode ser que as interpretações modifiquem alguns fatos importantes assim ele resolve estudar uma sociedade ainda viveu e se apega muito em suas tradições para tentar compreender da onde que surgem esse simbolismo como que a gente estrutura o nosso pensamento de forma a eles e andou cêntrico de forma a gente colocar o masculino como medida de todas as coisas então o que ele investiga lá na cabília ela investiga que a organização de toda aquela sociedade de todo aquele universo da
cabília tanto do conhecimento quanto das práticas se dá por meio de uma organização binária ou seja de cotonou micaela praticada por meio das oposições assim o barbiere é o povo lá da camilla ele já organiza a sua a sua agricultura por meio dessas oposições por meio dessa dicotomia então compreendendo ali na agricultura o que é frio o que é quente que é úmido que é seco que é cheio que é vazio vai ser sempre dado pro forma dessas dicotomias a comida a culinária também então o que é temperado que em sons o dia quando é
claro quando é escuro enfim ele organiza todos copo cosmos tanto na prática também os seus rituais então no momento que ele vai acolher no momento que ele vai casar também se dá por meio dessas economias quanto na forma como ele pensa então vai coincidir a forma como ele pensa e as práticas e os rituais de modo que ele vai conceber o mundo como uma posição e uma dicotomia e é nessa posição e nessa dicotomia que ele vai inserir a categoria feminino ea categoria masculino assim mais ou menos como se fosse a idéia de positivo no
masculino e feminino negativo assim o feminino eo masculino seria uma posição então existia o masculino existiu feminino como se fosse a falta desse masculino então nessa sociedade a mulher é definido apenas como falta ou seja como uma entidade negativa e isso não está presente só na cabília isso vai estar presente em vários lugares tem até uma feminista a qual burd e cita que ela fala de que na idade média eles acharam alguns documentos falando sobre o órgão 6 o feminino e era um documento feito por médicos por pesquisadores por especialistas e ali estava colocado órgão
sexual feminino como se ele fosse o órgão masculino invertido então essa idéia da mulher como falta ele está dizendo que está presente na cabília mas ela vai se espalhar para outros lugares porque essa lógica de kotomitsuki de oposições ela estará presente em outros lugares inclusive na europa então como que vai reverberar isso na socialização das meninas as meninas serão vistas como aquelas que são falta é um homem é um masculino então elas vão ser criada dentro de limites dentro do que elas não podem fazer assim até as roupas femininas ela já causem algum ideal de
colocar as meninas em ordem nerd das meninas prestarem atenção pra colocar o corpo em ordem por exemplo uma sainha pequena então imagina uma criança a gente pode imaginar isso na nossa sociedade uma criança brincando no pula pula o menino vai estar toda a vontade vai estar com um shortinho vai brincar vai fazer vários malabarismos vai mexer o corpo de várias formas ea maneira como ela está com uma sainha ela vai pular de bamba devagarinho ela vai cuidar da saelpa vai cuidar o tempo todo o corpo podemos pensar isso também em relação ao salto alto o
que dificulta o andar da mulher então vamos ver em vários aspectos algumas roupas ou alguns costumes que limitam a movimentação da mulher para ela não ocupar o espaço inclusive diz o bird e que barry tudo que se refere ao feminino vem no diminutivo então é meio que uma forma de diminuir o espaço da mulher simbolicamente entende aqui então a dimensão do simbólico e não diminui o espaço porque você fala olha daqui pra cá você não pode passar mas por símbolos pela roupa que ela utiliza pela forma como um homem trata ela na rua então ela
sofre um assédio o que faz ela pensar que aquele não é o espaço dela enquanto que os meninos são educados para ocuparem os espaços por dia até cita a figura daqueles homens que têm é tem muita autoridade chefes que estão sempre sentados na cadeira conta em cima da mesa é ocupando bastante espaço e isso não é possível ver nas mulheres que elas estarão de saias alto de pernas cruzadas elas mesmo vão se colocar os limites esse simbolismo também será possível de ver no jornalismo na publicidade então anna cabília ele começa a perceber que é simboliza
sua mulher algo no diminutivo mulher como alguém dó se alguém pequena alguém mais infantilizada e isso a gente consegue ver nas nossas publicidades no nosso jornalismo tô falando no nosso porque hurd estava falando lá da frança de 95 mas vocês vão reconhecer que até hoje é possível identificar esses símbolos essas características então dizer que se você estiver assistindo um filme ou vendo alguma propaganda publicitária vai estar lá o homem sempre em local público enquanto as mulheres normalmente estarão âmbito privado do méxico dentro de uma casa o local que o homem estiver será sóbrio então ele
vai ter móveis de couro de madeira escura cores escuras cores que mostram sobriedade que mostram roubo de sá que mostram virilidade já no caso das mulheres a gente vai identificar cores suaves então provavelmente um rosinha uma cor mais infantil alguns bebê luz algumas rendas o que mostra um pouco da um pouco a impressão de um ambiente mais dócil mas fútil mas frívolo então só seriam as características que é que as mulheres estariam relacionadas então ao ver aquilo a gente já relaciona que aquele é um lugar de mulher então a gente já compreendi que todos aqueles
símbolos que denota o futilidade que denota uma infantilidade são relacionados às mulheres e aqueles que denotam sobriedade virilidade estão relacionadas ao homem a tela azul rosa por dia 11 cita isso no livro mas o azul e rosa são símbolos rosa está relacionado às emoções é uma cor quente o azul está relacionado à razão uma cor fria então desde que o menino nasce que você faz um quartinho azul pra ele você já está esperando deste menino uma racionalidade e quando a menina nasce ea gente faz um quartinho rosa com florzinha com enfeitinhos a gente já está
esperando dessa menina o que nós chamamos de feminilidade tem relação com a infantilidade com a futilidade enfim esses signos que denotam a dominação masculina eles vão reverberar aonde também por exemplo no trabalho então a gente também terá algumas economias por exemplo chefe secretária médico enfermeira compreendendo sempre a posição superior àquela que pertence aos homens ea posição de inferioridade aquelas que pertencem às mulheres é até normal as pessoas usarem a palavra secretária sempre no feminino faxineira sempre no feminino como se se essas posições mais subalternas pertence naturalmente as mulheres e isso também vai reverberar no momento
em que as mulheres estiverem lá na no trabalho né se elas estiverem exercendo seu trabalho e elas vão ser vistas com menos seriedade porque a mulher é simbolizada com menos seriedade e tudo aquilo que é caracterizado como masculino que lembra o masculino é visto com seriedade assim num debate numa reunião no trabalho elas vão lutar intensamente para poder falar para poder conseguir se expressar porque nenhum homem vai levar a sério então muitas vezes a mulher está lá falando alguma coisa dando alguma ideia e o homem ouve ela e depois puxou assunto pra alguma parte do
corpo dela então falando como você tá bonita hoje nossa que maquiagem legal que cabelo bonito é meio que desprezando aquilo que ela está falando outra forma também que os homens usados desprezar eo por dia e deixa claro que isso é muito inconsistente que até tem uma boa vontade é que eles vão tratar as mulheres de uma forma íntima de uma forma carinhosa então se tiver lá um monte de gente na reunião a hora que os homens falarem tudo com muita seriedade quando as mulheres falarem os homens se dirigirem a elas vão se dirigir gelando as
de lindinha querida eu lembrei das meninas super poderosas né docinho lindinha florzinha que é uma forma de é tratar as mulheres com menos e se com menos seriedade a gente pode lembrar aqueles símbolos é fabricam a mulher como um ser mais infantil mais frívolo mais fútil e o homem comum e mais sério mais viril pro disso tudo é que esses símbolos eles não está tão enraizado dentro da nossa forma de pensar e concebeu mundo que as próprias mulheres vão compreender esses símbolos dessa forma então elas vão meio que aceitar a dominação então uma das questões
que o board e se fazia é porque diante de situações intoleráveis de violência é por exemplo contra as mulheres a gente não tem tantas revoluções porque na história nós temos poucas revoluções e ele entende que a rainha está um pouco aqui porque parece ser tão natural porque as mulheres pensam também não é por meio dessa dessa dicotomia e ela vê que as práticas também não estão dentro dessa dicotomia então ao conhecer elas reconhecem esses símbolos e se colocam como submissas ela é como se elas reconhecessem a sua própria submissão vou trazer um exemplo aqui de
como que as mulheres aceitam essa dominação no casal as próprias mulheres entendem que elas devem fazer parte da dominada da parte dominada o casal e os homens da parte dominante de que forma isso a preferência sexual das mulheres elas vão preferir homens mais velhos porque dentro da relação ele tem mais idade elas vão preferir também homens mais altos então dentro da relação ele também representa alguma forma de superioridade e por fim elas também vão preferir aquele que é mais bem sucedido para que dentro da renda e da relação você também tenha essa dicotomia essa hierarquiza
são de homens e de mulheres é claro que nem todas vão é ter essas preferências mas o que o guardian observa que pelo menos na frança nessa época a maior parte das mulheres tem essas preferências e ainda que ela domina a relação em público ela gosta de mostrar que quem domina é o homem pra ela também constitui uma espécie de humilhação se o homem dentro da relação for inferior a ela então as mulheres terminam é trazendo também essa dominação dentro de si porque tá no esquema de pensamento na forma como ela pensa nas práticas dela
então realmente dá impressão que isso é tudo muito natural é difícil da gente conseguir perceber a dimensão histórica disso ela é tão enraizada que parece mesmo algo totalmente natural isso vai repercutir muito no trabalho feminino e masculino porque o feminino vai ser aquele tido como anti profissional o profissionalismo a competência está simbolizado no masculino para que a pessoa seja competente ela tem que ter aquelas características colocadas como masculino então burd irá dizer que o homem vai ser o mesmo que vai constituir uma espécie de nobreza a masculinidade corresponder a uma espécie de nobreza é como
se você fizesse parte mesmo de uma casta superior então tem alguns trabalhos por exemplo que só as mulheres podem fazer os homens não exemplo lavar louça o asa ainda que o homem tenha sujado aqui o trabalho de mulher e às vezes a gente vai ver isso na própria família então os meninos desde pequenininha tem que lá lavar louça enquanto os meninos ficam brincando isso demonstra bem que é uma espécie de nobreza mesmo menino não tem que fazer esse tipo de trabalho e quando os homens fazem aqueles trabalhos são tidos como femininos esses trabalhos são transfigurados
enobrecidos exemplo há alguma mulher é somente uma cozinheira um homem é um chef de cozinha aí você vai me dizer não mas tem mulheres chefes também mas então vamos pensar no brasil que o por dia não levou isso em consideração mas quem são os chefs mais valorizados os homens ou as mulheres os homens ea culinária não era algo tido como um trabalho feminino então quando for a mulher que exerce aquela atividade ela vai ser vista como uma atividade fácil uma atividade qualquer e quando o homem exercer aquela atividade ela vai se transfigura detida com uma
actividade nobre como uma atividade difícil isso também pode ser visto com as costureiras então as mulheres vão ser vistas com costureiras e os homens serão vistos como estilistas de novo após o que tem muito mais mulher no campo da moda do que homens mais os homens vão fazer muito mais sucesso é o mesmo trabalho mas quando feito por mulheres é colocado como alvo fácil quando feito por homens algo difícil e algum nobre para o blur dia as diferenças elas só surgem quando o dominante se coloca como universal e aquilo que não é ele coloca como
particular a gente pode reconhecer isso no caso das mulheres o homem se coloca como universal e as mulheres são colocadas num particular então por que que ocorre esse problema das mulheres no mercado de trabalho que os homens serão todos educados para terem com qualidades como características tudo aquilo que está relacionado a competente habilidades então ele vai ser criado para a liderança por exemplo que as mulheres vão ser criadas para serem não homens ou seja tudo isso é visto como característica masculina então se elas tiverem essa característica é como se elas fossem menos femininas e aí
chega na hora no mercado de trabalho essa feminilidade passa a trazer problemas pra ela porque é visto como incompetência então dá pra perceber que hurd e traçar e diversas questões para a gente pensar que são questões importantes é uma obra difícil de compreender porque realmente trabalhar com o campo simbólico é algo muito difícil já que a gente está usando o próprio se a própria significação para entender o significado então a gente está pensando pra poder entender como se dá o processo de conhecimento de pensamento então é difícil a gente conseguir saber o que a história
o que é natural o que tem relação com a nossa natureza eo que foi fabricado historicamente mas eu espero que vocês tenham entendido em um pouquinho da obra do bird e se vocês quiserem compreender profundamente seria bom de fato ler e estudar o livro que eu recomendo muito fico por aqui espero que vocês tenham gostado e até o próximo vídeo beijo [Música]
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