em poucas palavras um olhar sobre o mundo a vida ea sociedade à luz da palavra de deus com augustus nicodemus é bom contar com a sua audiência em mais uma edição do em poucas palavras um programa da primeira igreja presbiteriana de goiânia tendo como comentarista o nosso querido pastor augustus nicodemus e os soldados não apresentando o programa e junto com você também aprendendo muita coisa passou querido 20 a nossa oração no programa de hoje é que ele seja usado por deus para abençoar sua vida esclareceu entendimento fortalecer a sua fé renovar a sua esperança e
firmá lo ainda mais nos caminhos do senhor jesus [Música] o programa continua com a série ditos difíceis de jesus e hoje a gente vai falar de moda e bebida bem a brincadeirinha de na verdade tem a ver com isso e se você você você foi bem engraçado né mas é o a gente tem aqui uma dúvida do filipe khogyani de jardim américa rio de janeiro diz paz do senhor aos irmãos após pra você e ele diz a minha dúvida a respeito do significado da passagem de lucas 5 36 a 39 a passagem que ele cita
vou deixar o senhor lê tá bom pastor e ele tá então fazendo alusão a tentar entender melhor esta metáfora que jesus está usando com relação a um pedaço de roupa nova para a cozinha velha e cobre os velhos enfim o novo ele quer saber qual é a diferença porque o melhor é o novo uma ocasião parece que o novo é melhor certo vamos ler a passagem é para benefício de todos os nossos ouvintes é a passagem bem conhecida está aqui nem vamos começar do vez 33 nem em lucas lucas capítulo 5 os fariseus disseram a
jesus os discípulos de joão bem assim os dos fariseus freqüentemente jejum e fazem orações os teus dos discípulos entretanto comem e bebem jesus por eles diz podeis fazer junto aos convidados para o casamento enquanto está com eles o noivo dias virão com tudo em que lhe será tirado noivo naqueles dias sim jejuaram também lhes disse uma parábola e essa aqui que o nosso 20 encontram dificuldade ninguém tira um pedaço de verso de nova e opõe investe velha pois rasgar a nova e o remendo da nova não se ajustar à velha e ninguém põe vinho novo
em odres velhos pois o vinho novo romperá os odres em tornar-se ao vinho e os odres se estragaram pelo contrário viu novo deve ser posto em outros novos e ambos se conserva é bem tem vários pontos aqui da passagem que precisam de esclarecimento porque estão bem ligados aos costumes naquela época então começando aqui no verso 33 quando disseram pra jesus fizeram menção dos freqüentes jejum e orações é feitos pelos discípulos de joão e bem como os fariseus a um jejum justamente com o coração estavam prescritos na lei de moisés em caso de calamidade pública de
grande necessidade clamor levantado pela nação a deus os fariseus fizeram daquilo uma regra ea tradição oral que não está no antigo testamento mas a tradição oral a interpretação dos rabinos a respeito da lei trazia a obrigatoriedade de se jogar algumas vezes durante a semana a gente encontra essa figura não encontramos uma demonstração disso naquela outra parábola de jesus contou do publicano e do fariseu que subiram ao templo para orar e lá o fariseu se glorie avaí diante de deus e que ele jogava duas vezes por semana então era um hábito que estava instalado na vida
religiosa dos fariseus de que eles jejuavam duas vezes por semana e se vangloriava o início achava que isso era alguma marca de espiritualidade e piedade quem sabe até contribuir para a salvação e os discípulos de joão batista tinham também começado a praticar isso aí mas só que os discípulos de jesus não nós estamos pensando aqui não somente nos doze apóstolos mas também os discípulos mais chegados eles não não tinha e não tinha essa prática de jó pode até ser que eles tinham essa prática de jejuar antes de conhecer a jesus mas quando conheceram jesus eles
pararam de ter aquela obrigação de orar é duas vezes o três vezes por semana como era costume dos fariseus então quando algumas pessoas perceberam essa diferença entre os discípulos de jesus e os discípulos dos fariseus levantar essa questão não é partindo do pressuposto de que o certo era que os discípulos de jesus também deveriam jejuar naqueles dias marcados e deixar bem claro que estão jejuando sabem que a desfigurar o rosto anunciar tocar a trombeta e tal como os fariseus costumavam fazer e na verdade diz assim em vez de jeju aos seus discípulos comem e bebem
quer dizer ah não é que eles eram beberrões né mas que eles seguiam uma vida normal se alimentar normalmente o judeu bebia vinho é como parte da sua alimentação também motivo de alegria de alimentação também eo discípulo de jesus seguiu a rotina normal todo dia como eu bebi o normalmente como era de costume bom a resposta de jesus quando perguntaram para ele não é porque é que os discípulos não te joá vão com aquela regularidade jesus respondeu com uma pergunta a partir de uma ilustração de uma situação que também nós precisamos entender jesus usou a
figura do casamento os casamentos naquela época durava 17 dias que eram marcados por muita festa muita comida havia vinho em abundância onde o noivo ea noiva se alegravam com seus convidados e era o momento de de festa de felicitação de grande alegria agora imagine se você resolve jejuar exatamente durante a festa de casa vencer vai para a festa de casamento são sete dias de festividade vocês viram aqui eu vou jejuar então não há registos pegou jesus pergunta a pergunta dele foi as podem jejuar os convidados para o casamento enquanto noivo está com eles vocês na
festa com a presença do noivo que convidou todo mundo mandou matar os animais e tudo mais você vai lá joaquim é que faz isso o que jesus quis dizer com isso a figura é óbvio né é o noivo e os discípulos são os convidados então aquele tempo em que jesus estava ali os três anos em que ele esteve entre nós encarnado como um de nós deus feito homem o verbo feito carne era esse momento é um momento de alegria né é um momento de regozijo para os seus discípulos porque eles estavam na presença do senhor
estava na presença do redentor do messias do esperado de israel então não tinha motivo nenhum para jejuar na verdade um motivo para se alegrar jesus disse então em seguida que viriam dias em que o noivo seria tirado então os discípulos haveriam de jejuar sim ele estava se referindo à sua morte e não é isso ea sua ressurreição e o traslado para o céu para a glória onde ele está hoje a sentar à direita de deus assim na ausência física de jesus ele não está mais conosco presencialmente fisicamente nós então devemos jejuar e hora a deus
para que sua vida se a breve porque nós queremos estar com o senhor jesus queremos vê-lo fácil fácil não é mas naquele momento ali os três anos o ministério de jesus não era motivo para disse estar em jejum ao contrário de motivo para se alegrar esse foi o ponto de jesus e aí ele conta uma parábola pra trazer um ensino as parábolas elas eram ilustrações inspiradas na vida real ou imaginadas que jesus usava para ilustrar uma verdade espiritual de um quilo que estão falando é só que agora ele está tirando uma lição daquilo ali o
que ele vai dizer é que o judaísmo aquela forma de religião que os judeus abraçavam e que achavam que era coisa certa com aqueles dias regulares de jejum e orações obrigatórias e todas as obras da lei aguarda daquelas tradições orais e tudo mais aquino não cabia era incompatível com essa nova realidade que jesus veio trazer o senhor jesus trouxe o reino de deus inaugurou o reino de deus ea presença dele a graça de deus que derramou através dele não cabia nas estruturas legalista do judaísmo era preciso haver uma mudança então essa necessidade de mudança é
então ilustrada por jesus com duas figuras da época a primeira é a questão do remendo do vestido então o que poderia acontecer uma pessoa que tinha uma roupa que gostava não é uma roupa que já usava muito tempo era seu vestido predileto e de repente rasgou aí a pessoa disse não mas eu tenho aqui um vestido novo da mesma cor então eu vou rasgar ou tirar um pedaço do vestido novo e vou remendar no velho que é o meu predileto e jesus disse ninguém faz isso porque o primeiro porque vai estragar o harvest nova não
é segundo porque o remendo novo ele não é mais então flexi no encaixe e não é tão flexível como é o a roupa velha então na hora de lavar os dois o pedaço de pano novo e um pedaço de pano velho eles reagem a água de maneira diferente né então provavelmente o remendo novo vai estragar ainda mais a roupa velha né você tem que colocar remendos que são compatíveis então essa é a primeira luta são casos que dizer com isso ele quer dizer que o cristianismo não cabia no judaísmo fossilizado legalista que era defendido e
vivido pelos fariseus naquela época os judeus aquela que ela precisa haver uma mudança para que o reino de deus pudesse acontecer no meio deles ea segunda ilustração também tirada da cultura daquela época o vinho não era guardado em garrafas como é hoje não é mas ele era guardado em sacos de couro isso e os sacos de couro eles tinham que ter uma certa elasticidade se você pegasse um saco de couro velho que já tinha sido usado muitas vezes e que já tinha perdido toda a elasticidade e você colocasse nele o vinho novo viu novo ele
vai fermentar ele vai expandir o resultado é que ele história o saco de couro velho nelza então você tiraria que colocar vinho novo em odres novos e com isso jesus está dizendo é o vinho novo é o cristianismo a fé em jesus cristo reino de deus e outro novo é a nova configuração né a nova estrutura que precisa ser assimilado e usada para caber o reino de deus o odres velhos judaísmo nunca havia mais não tinha que mudar tem que ser alterado e de fato isso aconteceu no dia de pentecostes não é quando a igreja
cristã inicia formalmente aqui é nesse mundo os discípulos que todos eram judeus né todos eles eram judeus em seguida já começa a mudar eles entendem que é pela graça não é já tinha entendido isso que a salvação é mediante jesus não é por obras da lei isso vai influenciar a maneira deles viver a maneira como eles olham as antigas obrigações a maneira como eles olham jejum como olham as orações e as contribuições à maneira de viver nesse mundo então essas figuras que jesus usa elas apenas ilustra a necessidade de mudança para que o reino de
deus venha na sua plenitude como jesus já havia começado a trazer o reino de deus e agora é com relação ao verso 39 que a pergunta do nosso ouvinte ninguém tendo bebido no velho prefere um novo porque diz o velho excelente tem que ser entendida à luz desse contexto ou seja ele tá jesus está usando a figura para dizer a dificuldade que aquelas pessoas do vinho velho no judaísmo né elas teriam em aceitar o novo porque é é normal que o vinho velho ele seja mais apreciado do que o novo só que no caso aqui
o que jesus está dizendo é que o costume ao antigo pode impedir a renovação daquilo que vem de deus ou seja o jesus está profetizando aquilo que mais adiante a gente vai ver no livro de atos né ou judeus apegados ao vinho velho nem não queriam aprovar o novo que jesus estava trazendo a redenção pela graça misericórdia de deus justificação pela fé e tudo mais é esse é o sentido que nós temos que dar ao resto 39 ótimo então tá aí o o nome dele é meio complicado que felipe o nome não sobrenome felipe cody
anne khogyani se te falando errado me perdoe né abraço pra você felipe obrigado pela sua pergunta então preciosa aqui no programa obrigado irmãos queridos amigos pela audiência nosso programa e até o próximo programa se deus quiser em poucas palavras um olhar sobre o mundo a vida ea sociedade à luz da palavra de deus a apresentação nas armadilhas comentário augustus nicodemus um programa da primeira igreja presbiteriana de goiânia o a 68 esquina com 71 centro visite o nosso site www.pr.gov.br apoio seminário presbiteriano brasil central o goiânia [Música]