queridos Vamos seguir então com a nossa nosso exame aí da vida de do nós fizemos Então a primeira parte a os antecedentes a juventude até aquele ponto em que dod e tem ess esse Insight em 1922 quando ele tem a a ideia de como construir Esse sistema de Filosofia e no finalzinho eu procurei destacar Qual é o ponto de do qual era a preocupação de do que era eh elaborar esse ferramental eu usei como ilustração o telescópio né E que foi essa invenção que Galileu eh adaptou para fazer observações eh celestes e assim desenvolver astronomia
e a gente você tem então um salto na ciência da época Por meio dessa peça técnica né Desse artefato então aí eu me referia esse termo organom que é é utilizado por Aristóteles para falar sobre esse ferramental para o pensar depois a gente mencionei bacon ele também escreveu o novum organum eh apresentando o método da ciência empírica como mais adequado para a reforma do saberes e então eu tô usando isso como ilustração o do não usa o termo organom para se referir a isso mas a ideia é essa a ideia é de você ter um
ferramental para pensar criticamente a respeito da estrutura da realidade e a respeito do próprio pensamento secular tendo como ponto de referência o o ponto de partida à fé cristã e esse esse estilo de pensamento que não é o estudo de objetos da realidade mas a compreensão eh do da estrutura como um todo não dos fragmentos mas da experiência eh temporal como um todo e da nossa relação com esse todo e então isso é próprio da filosofia Então esse é a importância da filosofia eh para o Cristão e a importância de uma filosofia Cristã é que
a gente tenha esse ferramental para fazer a conversa transdisciplinar para colocar eh em em conversação a teologia Cristã com outros Campos do saber para examinar as estruturas do pensamento secular e assim por diante eh como cristãos a gente nós precisamos ser bons mordomos do do pensamento da Razão da vida intelectual e como bons mordomos nós precisamos de boas ferramentas e a filosofia crítica é exatamente isso é um conjunto de ferramentas pra gente lidar criticamente com ideias então irmãos percebam que esse tipo de atividade ele é um pouco diferente da teologia que na teologia a gente
faz um estudo mais científico das verdades trazidas pela Revelação e é claro que ess conhecimento aprofundado da Revelação é essencial para todo o resto do do nosso trabalho agora o ferramental para pensar criticamente é uma outra coisa é algo diferente se a gente fosse fazer uma ilustração e você pode usar ol você deve usar uma série de ferramentas para preparar a terra pro plantio você tem vários recursos hoje técnicos para trabalhar na agricultura né além das Ferramentas ali para preparar a terra você tem insumo você tem adubos você tem muita coisa mas é claro que
a vida e a produtividade a fertilidade estão dadas na criação OK Elas estão dadas ali na terra no potencial das sementes nas estações na chuva e assim por diante então irmãos Digamos que a teologia pertence a esse universo das coisas que Deus nos deu para que nós conheçamos e que nós temos que con ser paraa nossa vida eh fazer sentido para nós sermos salvos e assim por diante agora o ferramental intelectual para lidar com ideias de vários Campos relacionar essas ideias com os ensinos da Revelação é algo que a gente precisa desenvolver nós vamos desenvolver
a partir inclusive da Revelação Mas ele tem que ser feito isso não é a tarefa da teologia a tarefa da teologia não é a construção de mecanismos ou de ferramental para crítica teórica para crítica do pensamento para análise das ideias a teologia nos dá é a própria verdade ou melhor dizendo a revelação bíblica que por meio da teologia a gente estuda nos dá a própria verdade a respeito de Deus e da sua relação com o mundo a como pensar o estudo da lógica a ontologia isso é um um ferramental que a gente desenvolve e a
gente Esse é o problema que que que DV está enfrentando é que o carp fez muita coisa o neocalvinismo se desenvolveu bastante trouxe muitos frutos uma universidade foi fundada na Holanda com base nesses princípios mas ainda não tinha sido desenvolvido um organom para o pensamento neocalvinismo como um todo gente então dorv em 1922 ele começou a ter um Insight a respeito do desse sistema de pensamento isso acontece ele segundo o relato de de isso acontece quando ele tá fazendo uma caminhada em em Raia eh den haag né que eles falam então em Raia e ele
para onde ele vai a partir e na década de 20 e vai desenvolver vai vai ter o que ele chama depois de os seus o seu período mais frutífero então certa ele diz que aqueles 4 anos que ele ficou em em Raia foram os mais frutíferos de toda sua vida intelectual da sua carreira e tudo indica realmente que sua se suas ideias centrais seus insights centrais emergiram todos nessa época demorou um tempo para eles serem articulados envolvidos Mas eles a maioria eh surgiu aí bom o que acontece gente em 1920 Abraham Kuiper morre ele tinha
eh tido uma influência imensa na cultura holandesa foi primeiro ministro 1904 1900 2005 se não tô enganado da Holanda teve um impacto Fantástico mas naturalmente sua saúde foi declinando ele falece em 1920 e dois líderes políticos assumem o seu lugar na coordenação do partido antirrevolucionário e do movimento que é o Alexander edenberg e o coline henr Colin eles assumem então o partido antirrevolucionário eu não expliquei isso né gente por que que chama antirrevolucionário aí o o o pessoal aqui que já for mais eh de mais Progressista Já pensou assim ó então é o pessoal é
é reacionário né coxinha antirrevolucionário Não exatamente antirrevolucionário o próprio kaier deixou claro que antirrevolucionário não seria o mesmo que contra revolucionário Kiper considerava o a postura contra revolucionária que quer simplesmente paralisar o processo histórico como reacionário mas antirrevolucionário tem outro sentido tem um sentido de de de uma alternativa Essa é a ideia de anti não é contra-revolucionário mas antirrevolucionário é de uma alternativa claro que é uma alternativa que se opõe à soluções revolucionárias mas ela apresenta um outro caminho paraa frente um outro caminho de de progresso e desenvolvimento histórico então antirrevolucionário tem esse sentido de
rejeitar os ideais da Revolução Francesa mas não rejeitar a a necessidade de uma progressão em vários sentidos Mas enfim o que acontece com a morte de ker e esses dois novos líderes surge a ideia de aprofundar a fundamentação teórica e científica do movimento e trazer um pouco mais de articulação nas ideias desse movimento então em 1921 é criado é criada a fundação kyer edenberg coline e outros líderes políticos importantes eh eh fundam eh esses eh criam essa Fundação que seria o centro de pesquisas do partido antirrevolucionário e eles vão atrás de um líder e alguém
sugere outros nomes foram sugeridos mas não um cara rejeitou a indicação e eh consultando daqui para ali emergiu o nome de deivd como o nome mais adequado para eh a função por quê Porque o dot já vinha eh apresentando palestras em congressos e escrevendo alguns artigos muito interessantes e a sua dissertação tinha sido muito bem recebida ela foi publicada eh então ele já tinha criado a essa altura uma reputação de um estudioso que era capaz de tomar um assunto e ficar muito tempo estudando aquele assunto até vir com alguma resposta substancial então ele não era
simplesmente um reprodutor de ideias ele era criativo e tinha uma capacidade de estudo concentrado muito grande então o pessoal eh concluiu que ele seria o sujeito mais indicado para essa função Isso foi uma honra muito grande porque o coline gente depois ele próprio vai ser primeiro-ministro ele vai ser muito influente durante eh essa década e a década seguinte na na na Holanda então o dovid é convidado em 1922 ele aceita ser diretor assistente do desse da fundação kaip sob a condição de que ela tivesse três departamentos um departamento de questões legais um departamento de pesquisa
política de de estudos políticos e um departamento só de pesquisa o que que cada departamento ia fazer o legal ia o departamento legal EA oferecer uma espécie de consultoria jurídica pro partido e o a a divisão de política era de estratégia mas o do pediu para ter uma divisão só de pesquisa naturalmente porque ele queria ficar lá né por conta da pesquisa então ele colocou isso como condição e Houve alguma discussão mas o pessoal aceitou desde que ele oferecesse também ajuda paraa consultoria jurídica e para a discussão estratégica no partido então aí ele topou E
esses são os caras que convidaram né o hendricus coline eh Alexander edenberg e o cornélius Van dyk é um um cara também muito influente era um era um era do exército inclusive esse o Van dak foi quem pessoalmente fez o escreveu e depois conversou com o do para ele encarar eh a liderança do desse centro então isso é interessante né que o e por isso que o do é muito importante apesar de ser um líder muito diferente o ker é um cara de ação Se a gente fosse contar a biografia do kyer ela ia ser
certamente bem mais aventuresca e interessante que a do DF que a biografia do dovid é basicamente como suas ideias se desenvolveram mas o doid aparece no momento crítico em que o ker faleceu e é necessário uma articulação das ideias do movimento então o dov apareceu exatamente nesse momento e ofereceu o aprofundamento científico e crítico que o movimento neocalvinismo né uma série de artigos sobre a diferença e os pontos de contato do pensamento político antirrevolucionário que é do do partido né e outras linhas políticas então ele escreve textos comparando essa posição com a posição dos liberais
com a posição do dos católicos Romanos com a a posição chamada Cristã histórica né que era os cristãos mais eh politicamente mais conservadores e E nisso ele começa a apresentar as suas ideias seus insights filosóficos principais né então ele enfim o nesse nesse primeira série de artigos que ele eh publica surgem pela primeira vez algumas ideias centrais que a gente vai tratar Amanhã eu vou citar aqui algumas a primeira a ideia de eh Norma heteronômica isso é muito importante doed é um jurista então ele tá preocupado com leis mas ao mesmo tempo ele é um
calvinista e na tradição calvinista a ideia de Deus como legislador e como soberano do universo é muito importante muito proeminente é um traço da tradição reformada então isso e outras influências levam e doed a pensar sobre a relação de Deus com o mundo como legislador aquele que por meio da sua palavra ordena estrutura o universo através do seu comando então se você lê o livrinho do Albert w a criação eh restaurada você vai ver ele falar sobre isso sobre eh bem nessa tradição mesmo sobre como os atos criativos de Deus são atos são são comandos
haja luz é interessante pensar que Deus crie eh legislando Então esse é um Insight que o pessoal nessa tradição reformacion capta na escritura é que os atos criativos de Deus são comandos ao mesmo tempo a a estruturação do mundo não é apenas fazer o mundo existir mas criar um sistema ordenado o mundo é um sistema ordenado e a ideia então é que esse ordenamento que existe no Cosmo que existe no mundo que a gente encontra nas leis do pensamento nas leis éticas nas leis da natureza e assim por diante esse ordenamento todo eh ele não
é uma projeção da da do sujeito né do indivíduo não é a gente que projeta um ideal de leis no mundo e enxerga uma ordem que não está lá ou a gente organiza o universo a partir eh da nossa da da nossa própria eh racionalidade o universo se apresenta para nós ordenado a ordem cósmica a ordem Que estrutura a nossa experiência do Cosmo eh não é projetada por nós nem é meramente construída ela é dada com a experiência Então nesse sentido a norma ou a ordem cósmica não é e digamos assim ela é heterônoma né
não é autônoma aqui há uma polêmica com o pensamento moderno que eh enfatiza a autonomia do indivíduo então na na visão moderna o universo não tem não se impõe com uma ordem para o ser humano eh e e na verdade o próprio homem é que na sua liberdade estrutura suas relações com o mundo então o homem é constrói a sua relação com o mundo de algum modo e a visão que eh dovid defende aí seguindo a tradição eh calvinista então a ideia de Por que heteronômica gente eh de onde vem de onde vem a palavra
autonomia só para ilustrar eh ou esclarecer melhor dizendo E autó é o próprio né em grego e o que diz respeito a ao próprio ente ou no caso a nós mesmos e nomos significa lei héteros é o que é diferente e n significa lei então a autonomia tem o sentido de que a lei é é é dada pelo pelo próprio ente a norma é dada pelo próprio ente e o que significa heteronomia é que a norma vem de fora A Norma vem de outro ente a norma que domina um certo ente vem de outra fonte
Então qual é a ideia é que a ordenação cósmica e a ordenação da vida humana é heteronômica porque ela vem de Deus ela não é projetada no mundo por nós então isso é muito importante esse é um ponto crítico de conflito de choque mesmo do pensamento reformacion né o pensamento do dov com o pensamento secular moderno que enfatiza a autonomia o termo que D usou para descrever a a visão Cristã de lei e da do ordenamento cósmico é esse termo VSD eh ou ideia de lei é isso que significa é uma uma uma das traduções
que aparece pouco mas eu acho interessante é que o próprio do d é ideia leges ideia leges a ideia de lei então cada visão e de mundo envolve uma ideia de lei ou seja uma ideia de sobre o que é o ordenamento cósmico e de onde ele veio inclusive as que negam que exista um é uma ideia de lei então diz dot que o cristianismo apresenta uma ideia de lei uma VD e a vd do cristianismo é de que a lei é heteronômica por quê Porque existe um Deus que impõe a ordem no Cosmo a
lei não vem nem da natureza e nem da subjetividade humana ela não vem nem dos objetos que são conhecidos e nem do sujeito conhecedor ela vem de Deus e Deus é que estrutura a relação entre o sujeito e os objetos Então isso é muito importante esse Insight de do tá por trás de toda a sua crítica do pensamento secular e vem diretamente da tradição Cristã reformada ele também fala sobre esfera de soberania que é um conceito de ker né que a gente vai tratar ainda eu vou fazer aqui uma citação desse artigo de 1923 em
que tem o Insight central da filosofia do de se tudo que existe é significado firmemente estabelecido o é apenas em virtude da Divina doação de sentido nada existe de si mesmo nada existe aposta bom O que que significa essa declaração misteriosa gente do diz isso você encontra na abertura do livro principal dele a nova crítica do pensamento teórico Mas ele já dizia em 1923 que o ser das coisas criadas é significado o ser das coisas criadas é significado que que do quer dizer com isso que nada no mundo tem subsistência o que que seria Algum
objeto ter uma subsistência significa que o objeto poderia ter a sua estrutura independentemente da relação dele com Deus ele poderia ter e possuir a sua estrutura o que o entendeu como um Pensador Cristão é que nada possui nenhum objeto criado possui a si mesmo nenhum objeto criado tem uma essência ou uma substância que exista ou subsista independentemente de Deus olha se tudo que existe existe a partir da sua relação com Deus então a a a realidade mais íntima sobre qualquer objeto ou processo no mundo criado é essa relação isso é a realidade mais íntima quando
a gente pensa na Essência por exemplo a gente pensa Sei lá aqui tem um gazofilácio talvez você pense na madeira do gofil pensando de forma ordinária do jeito que a gente tá acostumado a a imaginar isso e você pensa assim não existe uma substância que é a madeira e aí você pode tentar fuçar isso mais mais mais e mais a fundo para descrever a estrutura da matéria tentando encontrar aí essa Essência mas o que acontece segundo do você não vai encontrar quando você entrar no âmago por assim dizer das coisas O que que você encontra
lá você não encontra uma matéria ou uma substância que existe lá independentemente de Deus o que você encontra é a palavra de Deus que deu existência aquilo então o ser das coisas eh a gente pode dizer que o ser das coisas é significado por essa razão é porque a a realidade mais íntima ou a verdade mais íntima sobre todas as coisas é a a relação delas com Deus é o fato delas apontarem para Deus então o ser de todas as coisas é significado isso é assim tem uma uma revolução de com muitas implicações para o
pensamento eh teórico se a gente fosse eh usar aqui alguma coisa de Colossenses que eu citei no início da nossa nosso estudo eu poderia lembrar aqui que o o o Paulo diz que todas as coisas foram feitas eh por meio de Cristo e para Cristo isso é interessante você imaginar que todas as coisas foram feitas por meio dele e para ele o que que significa que a realidade final sobr tudo o que descrev e ú análise a natureza das coisas é uma realidade que está além do mundo temporal que é a relação de Deus pai
com seu filho Jesus essa relação é a verdadeira fonte e a a razão de existir de todas as coisas criadas então gente as coisas criadas não apenas têm significado elas são significado porque nada existe em si mesmo tudo existe nessa relação com o Deus e com seus propósitos outra declaração importante do do por meio da Graça especial da Redenção por meio de Jesus nossa intuição e pensamento são novamente direcionados à Divina doação de sentido e novamente intuímos o mundo subespécie eternites à luz da eternidade isso é um é como do entende que a gente deve
ver o mundo a partir da Revelação que veio por meio Jesus Cristo sobre a relação de Deus com o Cosmo a gente tem que olhar o mundo com esse ponto de referência sempre se você não olhar com esse ponto de referência você não está vendo a realidade na sua eh de forma integral sobre a norma heteronômica veja só para Calvino entre o criador e suas criaturas Racionais está a lei dada por Deus como soberano sobre todas as suas criaturas em cada área Deus apenas é autônomo O legislador ele não está sujeito a qualquer Norma a
lei a norma heteronômica é o limite estabelecido por Deus entre ele e o que ele fez essa é a visão da Norma heteronômica de de daí que a filosofia de D é chamada de filosofia da ideia cosmica Isso é uma tradução da do do termo VD que o no fim ele preferia essa tradução pro inglês né cosm então ou Cosmic philosophy então aí a gente traduz dessa forma a filosofia da ideia cosmonauta o mundo que é a lei para esse universo Então você tem que pensar o mundo assim a partir dessa perspectiva e nesse A
partir dessa perspectiva naturalmente o mundo é significado ele não é uma substância sem sentido que a gente tenta atribuir a ela um sentido ela ela ela é significado porque ela surgiu dessa relação com Deus eh bom eh do escreveu vários textos nesse período não só sobre temas de Filosofia mas sobre os temas que tinha que escrever na na Fundação ker né sobre participação de trabalhador na indústria desemprego vacinação compulsória pena de morte cremação teve escrever sobre tudo quanto é assunto a partir dos princípios do partido né E por um tempo editaram esse jornal mensal eh
Holanda e eh Orange que é no caso é uma referência à rainha né a casa de Orange eh participou da fundação da associação de juristas calvinistas em 1923 e 1924 participou da fundação de um uma revista e é muito importante antir Revolution static tat kund que era uma revista eh do partido né o órgão oficial da da fundação ker e do próprio partido eh o essa expressão holandesa significa política antirrevolucionária isso era o nome do Jornal A política antirrevolucionária e o d escreveu artigos para esse livro então aí tá uma uma cópia aí do do
primeiro número órgão da associação ou da fundação Dr Abraham Abraham ker e entre os editores iniciais estavam esses nomes todos nomes muito importantes da época como anem o coline que eu já mencionei o Shen Então esse era a revista que foi lançada essa revista é muito importante para nós hoje claro que historicamente teve seu Impacto mas porque uma série de artigos que foi publicados pelo foram publicados pelo nessa revista viraram um livro que agora tá em português aí eu vou citar aí já já tem um elemento irônico aqui nessa história no editorial do política antirrevolucionária
o coline escreveu que ninguém deveria ver o novo periódico como uma fonte de novas ideias surpreendentes mas esse Era exatamente o plano do Dot para a revista então Eh imediatamente quando a revista foi lançada Ela já foi trazendo artigos do dot com ideias inovadoras sobre o a política antirrevolucionária e sobre como ão deve trabalhar na sociedade atual Então isso é uma nota irônica mas na verdade o coline gostava muito do que o d produzia então ele não ficou incomodado quando ele eventualmente descobriu isso né mas é que o que o doed produzia era era muito
genial e tinha a ver mesmo com com o projeto do partido antirrevolucionário eh bom de 1924 a 27 Ele publicou uma série de artigos sobre o problema da política Cristã deu umas 300 páginas e virou um livro depois Em 1927 a revista Foi dividida em duas e a parte acadêmica foi separada da parte de discussões mais populares vocês podem imaginar por né o pessoal a revista era para munir os eleitores e os militantes do movimento antirrevolucionário com ideias essa essa era a proposta mas eh o deivd era muito difícil os textos do deed eram muito
difíceis de entender então eles começou a Gerar problema e tiveram que dividir a revista em duas depois ela foi jun os dois eh eh duas revistas foram Unidas novamente na verdade era a mesma Revista Mas é que ela tinha dois tipos de publicação Então tinha a publicação popular e de tempos em tempos saiu um caderno científico que aí vinha essas publicações do do gente em 1924 depois que já tava aí na ativa é que o do se casa com e a Tina fernhout E o casamento foi celebrado pelo Dr vollenhoven que era o cunhado se
tornou então o cunhado de do era irmão da da jantien fald eh então ele eh celebrou o casamento eh de considerou seu período de 4 anos em Como Eu mencionei o mais frutífero da sua da sua vida eh depois vou falar mais sobre volen roven daqui a pouco Gente o que acontece logo depois disso logo depois do casamento do estava feliz na vida casado morando em Raia trabalhando na Fundação kaier produzindo como ele disse foi um dos melhores períodos da vida dele mas o que acontece 1925 morre o zevenbergen que tinha um cargo importante como
professor na universidade livre de Amsterdã e o dod é convidado a ocupar uma cadeira né Para dar aula de filosofia do direito Enciclopédia do direito e o direito Holandês antigo ele ficou muito honrado mas na verdade ele não queria muito sair de raia não Realmente foi um período muito bom para ele tava ele podia se dedicar à pesquisa mas eh ninguém achava um nome melhor o outro nome que tinha sido indicado não foi aceito a pessoa não aceitou né eh a indicação na verdade os professores da da de direito da Universidade livre tinham um outro
nome em vista Eles não queriam muito do não só que o outro nome não deu certo e a curadoria da universidade e a liderança do partido antirrevolucionário estavam eh favorecendo o do já ele acabou sendo contratado e aí em 26 1926 entraram o ving que era um pedagogo o de como professor de direito e dir hoven que era o cunhado de dov como professor de filosofia da Universidade na departamento de Filosofia e letras e aí nesse em 1926 eh DV deu um fez um discurso muito importante o significado da ideia de lei da VSD lembra
dessa palavra para a ciência e a filosofia do direito e ali a gente tem a a versão mais amadurecida do pensamento do dovid antes dele lançar a a sua obra Magna e no final desse discurso de 1926 ele fez essa oração muito bonita que eu vou citar aqui que eu achei ela muito legal a ti então Senhor meu Deus volto minha oração nessa hora para agradecer-te Pelo maravilhoso direcionamento em minha vida para agradecer-te Por cada provação e cada castigo para agradecer a ti pois tu tens agora me chamado para servi-lo nessa Universidade um autêntico minista
não é isso cada provação e cada castigo inspira minha obra nessa universidade e faz com que tua força seja aperfeiçoada em minha fraqueza faz ó pai de todas as misericórdias com que o amor por ti e pela expansão do teu reino continue a queimar em meu coração e que meus passos nunca se desviem do caminho da verdade que tu tens revelado a nós em teu santo filho e quando nossas frágeis forças faltarem pois nossos corações sempre se inclinam para o pecado o mundanismo e a pulilan imid confirma pai santo o teu reino em nosso trabalho
científico e usa-o para romper também aqui o reino da mentira de modo que por teu espírito nosso trabalho como seres humanos seja santificado muito bonito então interessante né o do orando aqui para o rei Reino de Deus se manifestar no seu trabalho científico e esse trabalho ser usado para quebrar as obras das Trevas é uma forma curiosa de pensar sobre a filosofia não é isso imagina você estudando filosofia e pensando desse jeito ou qualquer ciência né Mas é interessante que depois fala muitas vezes sobre isso ele via o seu trabalho científico desse jeito a construção
desse organ crítico para que os cristãos tivessem uma ferramenta interagir com o pensamento secular e para interpretar a estrutura da realidade o dovid via isso como uma missão era uma vocação Era assunto de oração de buscar em Deus para não errar e assim por diante então ao mesmo tempo que era um cara altamente científico e abstrato Eh toda a motivação era a motivação espiritual mesmo que é típico do movimento aí que o KP lançou né que em todas as áreas da vida você entre como um representante de Jesus e buscando a Santificação daquela área que
que o do está buscando a Santificação do mundo filosófico a Santificação do mundo do pensamento crítico do pensamento teórico e não é Teologia Isso aqui é filosofia embora Claro as motivações sejam religiosas gente só uma palavrinha sobre vollenhoven a gente tem que falar sobre ele dir vollenhoven era amigo do deed desde o ginásio né como nós dissemos estudou também na universidade livre de Amsterdã eh estudou filosofia e também estudou teologia o seu doutorado Vejam o tema a filosofia da Matemática sob um ponto de vista teísta Esse era o tema da dissertação de doutorado do dirk
vollenhoven 1918 Então imagina só isso é uma forma de servir a Deus não é Você já pensou na filosofia da matemática sobre um ponto de vista teísta um bom assunto para você ocupar sua madrugada até amanhã em 1918 ele se casou com a irmã de doivent a hermina Maria a gente cometia um erro eh a hermina era a irmã do voley roven e doet casou com ela não a jantien eh foi pastor em oscap e em Raia em 1922 isso é interessante porque eh do diz que em 1922 o povo de 1922 ele teve aquele
Insight sobre a filosofia mas em outros lugares ele menciona que ele teve muitas conversas com volen roven Raia e que os dois chegaram a essas ideias filosóficas mais ao mesmo mais ou menos ao mesmo tempo embora o volen roven admitisse que muitos insites originais vieram do do mas parece que o volen roven ajudou em Pontos cruciais também então esse a filosofia cosmonov não embora ele tivesse um papel central e é então ele foi cofundador e a ênfase dele era a história da filosofia era a preferência de pesquisa do volley hoven se tornou professor na universidade
livre em 1926 eh fundou a associação paraa filosofia calvins em 1935 hoje ela chama Associação de eh eh para filosofia cristã mas chamava inicialmente paraa filosofia calvinista foi presidente da associação holandesa de filosofia até o 10º Congresso Mundial de filosofia que aconteceu em 1948 em Amsterdã então ele se tornou um filósofo muito influente na Holanda e ele teve um papel muito importante na criação da sociedade para cadeiras especiais em filosofia calvins isso é uma coisa que os holandeses inventaram que é o seguinte eles conseguiam financiamento e conseguiram Claro a a legislação permitisse isso para que
eh cadeiras de filosofia Cristã reformada fossem estabelecidas nas universidades da Holanda Então pensa aí por exemplo Universidade leiden não é uma universidade cristã ou não era eh então o que que eles conseguiram que eh se eles conseguissem o financiamento para tanto eles poderiam nomear um professor que ia ensinar filosofia reformada para os alunos da Universidade de leiden então em várias universidades holandesas você tem de filosofia Cristã financiadas por essa Associação É como se aqui no Brasil a gente tivesse uma associação que financiasse por exemplo cadeiras de teologia e filosofia nas universidades públicas por exemplo então
o governo tinha que pagar por isso nem a população mas a gente se a gente levantasse o recurso essa cadeira estaria disponível E aí Valeria créditos e assim por diante não imagina só seria uma forma muito interessante né de fazer o pensamento Cristão mais conhecido ele se aposentou em 1963 e faleceu em 78 aos 85 anos então é só um um pano de fundo aí rapidinho porque o volen rov foi importante e eh a gente não vai gastar muito tempo com ele no nosso curso mas é importante você saber gente os artigos do do da
revista política antirrevolucionária entre 1928 e 1930 discutiram vários temas novos que nunca tinha trado e foram fundamentais para desenvolver o sistema filosófico dele num artigo importante na comemoração de 50 anos da Universidade livre em 1930 o dov escreveu sobre eh escrevendo sobre princípi jurídicos e tal e e a questão da ideia de lei introduziu o seu conceito de tempo cósmico que é um outro conceito muito interessante a ideia de que toda a realidade cósmica é temporal e que o tempo tem várias modalidades então só para dar uma ilustração para vocês antes do número do vem
qual número gente número um não é isso e depois do número do vem o número 3 você não consegue reverter essa ordem não tem jeito de fazer o número TR vi antes do número do número do não dá certo então o que o que ele viu a naão todas as vezes você contra uma ordem Irreversível isso é tempo e o tempo tem várias manifestações Então o que significa o tempo por assim dizer no universo dos números é a ordem da quantidade discreta que é Irreversível você não tem de mudar então você tem várias manifestações do
tempo você tem o tempo numérico Você tem o tempo físico Mas você também tem o tempo psicológico tempo social tempo jurídico então em todas as áreas da vida quando você encontra uma determinada ordem que tem que ser seguida então o dod entende que isso é uma manifestação da temporalidade do mundo mas naquele naquela faixa e em outras palavras Toda a realidade cósmica é temporal em todos os níveis você encontra a temporalidade isso que significa então que você tem que distinguir a eternidade de Deus e o mundo na sua temporalidade então estudar a ordem cósmica é
estudar o tempo cósmico em outras palavras alguém já ouviu falar de heidegger ou algo do pensamento de heidegger sobre tempo não né enfim se alguém tiver curiosidade e Heider foi uma influência eh nessa visão do tempo né que o tempo não é só esse tempo físico que a gente conta tem várias dimensões eh bom eu não vou entrar em detalhes agora sobre o tempo cósmico a gente vai voltar nisso mais para frente quando a gente vi uma exposição mais sistemática gente então desde o final dos anos 20 do desenvolve veu com um outro trabalho muito
interessante ao mesmo tempo que ele tava aí filosofando escrevendo artigos eh e trabalhando como professor ele se envolveu no trabalho de inclusão de ex-detentos Olha que interessante e ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente da associação protestante de reabilitação para ess detentos e ele presidiu essa Associação de 1928 até 1953 eu não sei como que ele conseguiu arrumar tempo para isso mas ele conseguiu e Realmente foi um trabalho grande inclusive chegou a certa altura eh Havia três grandes associações que trabalhavam com ex-detentos e eh era o do dirigia uma tinha uma associação dos
católicos e tinha uma outra Associação secular e os líderes das três eram dominavam todo o trabalho de de Reintegração do pessoal na Holanda e o dovid era um deles e fez isso ali por um bom tempo eh em 1931 dorv foi eleito eh reitor da Universidade livre de Amsterdã e eh em outubro desse mesmo ano de 31 Ele publicou esse livro A crise na teoria humanista do estado que começou a a atrair ataques Então essa altura o dov já tá mais famoso E aí ele começou a receber eh ataques de alguns pensadores não cristãos e
alguns cristãos também que não conseguiam entender conseguiam entender muito bem seu pensamento out discordavam dele naturalmente para o pessoal secular o pensamento do do era muito desafiador porque ele propunha que você pode ter uma articulação Cristã por exemplo pra filosofia do direito e pra própria prática do direito e aí num contexto que tá em processo de secularização isso era quase um insulto né então gerou muito conflito eh bom isso aqui é um trechinho do discurso de de quando ele se tornou reitor da Universidade livre de Amsterdã se nossa universidade Continuará a se desenvolver de forma
harmoniosa enquanto estende seus Campos de atividade a primeira coisa necessária é uma viva consciência de que form formamos uma universita cenciar no sentido pleno da palavra descansando sobre fundamentos comuns o que nós precisamos é de pequenos grupos Atenção para isso pequenos grupos de estudiosos praticantes compostos de pessoas que depois terem seus estudos na nossa escola na universidade livre Estão dispostos e determinados a seguir adiante no domínio acadêmico enquanto permanecendo fiéis a ideia de nossa universidade interessante que o d propõe é que sei lá o pessoal se formou aí na área do direito ou posteriormente na
área da Medicina então o do entende que os profissionais e estudiosos da área tem que se articular depois que eles saem da universidade para desenvolverem juntos uma prática e um pensamento Cristão para aquela área então é interessante essa forma de pensar sobre a influência cultural dos cristãos né Então imagina cristãos de vários Campos do do Saber se organizando para discutir criticamente aqueles Campos e como o cristão pode ter uma presença naquele setor profissional então é uma isso isso seria a verdadeira Missão integral né seria esses cristãos se articulando profissionalmente dessa forma né gente agora a
gente chega numa etapa central da vida de dovid que é quando ele lança a sua obra Magna sua o Magnum Opus que é a filosofia da ideia de lei né Deb de veide a filosofia da ideia de lei o título dessa obra inglês vai ser diferente não é o mesmo título porque teve umas mudanças no pensamento do deiv e eu vou falar sobre isso já já mas essa obra gente é a obra crucial que o dov lançou e que aí realmente criou um movimento intelectual que até essa altura D ti vários simpatizantes mas o pessoal
tava meio que curioso tentando entender para onde é que ele tava indo quando ele lança essa obra que é uma obra sistemática com mais de 2000 páginas três volumes eh em que ele apresenta uma crítica de todo o pensamento filosófico moderno a partir de um de um ferramental cristão então é o o do alcança um outro nível de discussão nesse momento que aí de um autor inteligente que publica certos artigos ele passa a ser reconhecido como um filósofo sistemático então isso acontece entre 1935 e 1936 quando esse livro é publicado com um financiamento um apoio
da fundação kyer né o coline teve todo interesse em financiar eh a a primeira fase da publicação então o do vai se tornar um filósofo sistem temática e o seu pensamento amadurece bastante veja o que ele diz no prefácio dessa obra A precária e mutável apreciação de outros homens como nós conta pouco quando pesada contra alegria interior e a felicidade que o exercício da erudição confere aqueles que TM seu ponto de partida em Cristo que é o caminho a verdade e a vida então Eh Aqui nós temos então filósofo se apresentando como filósofo Cristão por
assim dizer desavergonhadamente né Eh o certamente para muitas pessoas isso ainda seria um insulto hoje mesmo seria um insulto Mas a qualidade da obra do doed era tão eh óbvia que muitos filósofos não cristãos eh pagaram suas honras e reconheceram que realmente era um trabalho de de Filosofia de ao nível apesar de discordarem por serem pensadores seculares e tal mas é interessante ele colocar isso logo no prefácio né a sua suas motivações espirituais nesse trabalho então houveram muitas resenhas né do gros que era um professor de teologia eh na universidade livre o schmid que era
o editor da revista de Filosofia e Psicologia eh o e belon que era e eh da Universidade Católica de nim e publicou nessa revista estudia católica o Robert era um padre Jesuíta e teólogo que teve um diálogo muito bom com o dovid inclusive se tornou um amigo mesmo assim apesar de divergir eles tiveram um diálogo muito interessante isso é isso é curioso gente perceber isso que houve pensadores seculares que ficaram amigos de dovid admiravam o sistema apesar de discordar e muitos pensadores católicos também teve um inclusive o Michel Marle que aparentemente teve uma influência inclusive
na visão do doed em alguns pontos então assim teve resenhas de vários eh autores o franken foi um cara que foi muito crítico ele desceu o lenho no do eh mas enfim outros como van djk o bortek que era um um filósofo de Viena austríaco que se tornou um fã Incondicional do de mas também era um cara genial hendrick Stoker era um filósofo da África do Sul também sistemata que estava desenvolvendo um sistema parecido com do doed E aí eles e tiveram um diálogo então muita gente resenhou o livro e ele ganhou bastante visibilidade depois
desse livro O choque por assim dizer com a qualidade do trabalho foi tão grande e de repente do ganhou tantos eh apoiadores e e pessoas estudando pensamento dele que um grupo de estudantes se aproximou de DF de volen hoven e propôs a criação de uma Associação de filosofia calvins Então essa a primeira reunião a reunião teve uma reunião eh Inicial Depois uma reunião Preparatória em 1935 aí em outubro de 35 no hotel krasna polsk em Amsterdam é um hotel que até hoje você vai lá tá a placona dele lá então lá eles fizeram essa reunião
de eh Preparatória e em dezembro de 35 foi feita a Assembleia de fundação da associação em amers for com 85 membros e volen roven foi eleito presidente no ano seguinte foi lançado o periódico Filosofia reformata é uma revista científica só de filosofia Cristã tomando as ideias desenvolvidas por doy vollenhoven e por vários outros eh filósofos que foram aderindo ao movimento em várias áreas gente então o pessoal começou a escrever sobre história da filosofia filosofia da física filosofia da tecnologia eh sobre linguística sobre psicologia eh sobre filosofia da Matemática o próprio volle roven tinha introduzido todo
tudo quanto é assunto que você imaginar era passava por uma discussão filosófica também diálogo com outros autores né e trabalhos assim de de história do do das ideias e então aqui você tem alguns números ali né uma imagem com alguns números da revista agora Vejam o corpo editorial editorial inicial da filosofia reformata o Borat que era de Viena Stoker que era da África do Sul Cornélio vantil era um dos editores da revista filosofia reformata quando ela foi lançada o vantil acompanhou todo o desenvolvimento do de e inicialmente deu a sua eh eh e deu seu
apoio pro movimento inclusive foi influenciado pelo de e muitas das suas ideias da sua crítica do pensamento moderno então é interessante que houve essa troca posteriormente eles vão ter uma divergência por conta da teologia do lugar da teologia então o fantil não concordava com a visão do deivd de que a teologia não deve controlar a filosofia Dover achava que a teologia e a filosofia Cristã são irmãos que t a mesma raiz mas não tá um submetido ao outro e o vantil já achava que teologia filosofia estão mais misturados e a teologia deve controlar a filosofia
Então por causa dessa divergência o o o vantil deixou de participar do corpo editorial da filosofia reformata e eles tiveram um debate aí bem quente eh e não sei se alguém já ouviu falar sobre isso mas vamos ver talvez a gente fale um pouquinho a respeito e claro dov de volen roven eram também editores da revista alguns conflitos aconteceram depois disso eh um teólogo muito influente chamado Valentine he entrou numa polêmica com eh volen roven e de porque ele achava que alguns conceitos filosóficos de iam trazer problemas teológicos um deles era era a crítica de
deed ao conceito de a ideia de substância A ideia aristotélica de substância e a implicação disso para trologia filosófica então Eh o deivd não acreditava que a alma e corpo seriam uma alma racional e o corpo material Essa visão que ele chamava a visão Escolástica né que tem origem em Aristóteles ela foi rejeitada por do que dizia que existe alma e corpo mas a alma a alma bíblica não é a alma aristotélica e o corpo no sentido bíblico não é a matéria no sentido da filosofia aristotélica isso o que do dizia então isso gerou uma
insegurança de muitos teólogos que usavam essa ideia de de substância de alma racional e corpo material para construir a antropologia teológica então houve um grande debate teológico por conta disso e o o r era influente porque ele era o sucessor do do Herman bavin na na universidade teológica lá em campen e eh isso levou a uma discussão interna dod e volen rov tiveram que responder a eh como se fosse a o colegiado direção né da da Universidade livre mas no final o pessoal da Universidade chegou à conclusão de que não tinha nada errado com com
deivd embora tivesse alguns pontos que não estavam Claros mais no volen rov do que no doet e o próprio rap depois deixou de continuar a discussão mas houve um uma grande discussão teológica nessa época em 36 dovit apresentou a palestra que se Torn tornaria o livreto a ideia cristã do estado que foi publicada em português como estado e soberania quem já viu esse livro Vida Nova Estado e soberania então foi isso em 1936 depois da obra principal dele eh deixa eu ver se eu não pus o livro aqui talvez lá na frente e em 1937
de explicou melhor a relação dele com ker isso é uma coisa interessante no início do falava do seu sistema e não se Ava muito o ker mas de 37 paraa frente ele começou a explicar melhor Qual a relação do seu pensamento com o do Kiper e ele aponta a visão do ker sobre o coração e além de outras ideias como o Ponto Central assim de convergência Ele fala também de esfera de soberania da ideia kerina de ciência mas a ideia principal que ele pegou do ker foi a ideia de coração mas ele rejeitou algumas ideias
eh filosóficas de Kiper voler e bavin eh isso aí quando a gente fori explicar o o sistema do dovid vai ficar mais claro bom o doves Como Eu mencionei foi muito atacado pelo franken e alguns outros autores que diziam que ele simplesmente apresentou o sistema dele pronto sem justificar por assim exatamente em termos Racionais Por que que o sistema dele é o verdadeiro então surgiu esse tipo de demanda apesar da sistema filosófico dele ser bem articulado e até tem uma Beleza Estética eu diria então o DV começou a desenvolver a sua crítica transcendental vocês lembam
que eu falei da crítica imanente lá atrás fiz uma citação então isso aqui é um desdobramento daquela crítica imanente quando o de decide que é necessário apresentar uma explicação mais clara de quais são as condições de ilidade do pensamento teórico e porque eh todo o pensamento teórico é dependente de pressuposições religiosas porque o d simplesmente apresentou o seu sistema filosófico com pressuposições cristãs isso foi levou a muita crítica então ele construiu um argumento para mostrar que todo o pensamento teórico tem pressuposições religiosas então ele desenvolveu uma uma resposta filosófica para essa questão e então aí
surgiu a crítica transcendental que é esse método que o dov desenvolveu ele foi apresentado primeiro em alguns artigos espalhados primeiro nessa revista síntese em 1939 eh depois ele apareceu em outros lugares ele escreveu um livrinho chamado problemas transcendentais do pensamento filosófico e esse livrinho não saiu em em holandês Saiu em inglês eh um livrinho poucas páginas coisa de 60 70 páginas não nem nem 70 acho que é 60 páginas eh esse livrinho foi publicado em inglês eh em algum momento vai sair em português vou traduzir esse texto Zinho mas ele não foi publicado ainda eh
no momento a gente apresentando a crítica transcendental tá só no Crepúsculo do pensamento mas quem tem acesso à lista filosofia reformacion tem alguém aqui na lista filosofia reformacion não ninguém aqui então e essa tradução tá disponível lá desse livreto então gente o novo argumento transcendental que ele que o dov desenvolve aparece nesse livrinho e depois ele é ele é colocado na edição inglêsa da sua obra principal lembrando a obra principal é é a eh filosofia da ideia cosmonov a obra de 1935 e 36 quando Esse livro foi traduzido pro inglês o dov supervisionou a tradução
ele mesmo traduziu algumas partes mas ele expandiu e incluiu na introdução o argumento transcendental que não tinha na versão holandesa Então esse novo desdobramento da filosofia do do que é muito interessante nós vamos começar por ele amanhã eh ele foi desenvolvido depois que saiu essa obra Magna e depois que ele foi criticado então ele desenvolveu a sua tese de que não existe autonomia religiosa do pensamento teórico que tem uma série de implicações nós vamos falar sobre elas gente então a filosofia do dov se começou a se espalhar né então a essa altura tem representantes na
Áustria África do Sul França Alemanha Estados Unidos eh dovet foi na Suíça teve alguns debates lá com com os ne ortodoxos na Suíça então ele tinha eh algumas críticas né o pensamento ne ortodoxo bom aí entra a guerra né então no período da Guerra tudo ficou em fogo brando né era mais difícil desenvolver as coisas havia fome falta de alimentos na casa do dovid às vezes faltava água eles passaram muito aperto lá deived perdeu amigos o o eh acho que é o jemer era um biólogo e um e filósofo que o Dover tinha muita esperança
que ele ajudasse eh que ele o ajudasse a desenvolver as implicações da filosofia cosm nómica para a biologia e para paraas ciências biológicas de modo geral mas o jemer morreu o diemer morreu num campo de concentração e aí depois ficou muito tempo sem ninguém para d de discutir essa questão de como relacionar o seu sistema de filosofia com alguns aspectos da ciência moderna e posteriormente surgir alguns nomes eh em 41 do introduziu uma ideia nova que é o dos motivos base do pensamento ocidental que é discutido num livro eu vou mostrar ali depois um livro
dele que chama Raízes do pensamento ental da editora cultura Cristã bom eu ia perguntar quem conhece chefer chefer você sabe melhor né então lendo chefer vocês devem se lembrar por exemplo no livro A morte da razão o shefer fala do dualismo de natureza e graça e do dualismo de natureza e liberdade né vocês devem se lembrar disso do como viveremos ele também fala sobre isso bom o autor que articulou melhor essas ideias foi o deiv nesse momento quando ele aprofunda Essa visão sobre os os motivos base do pensamento ocidental essa tese foi apresentada no congresso
da associação em 1942 é muito importante e então eu recomendo muito o livro raízes da cultura ocidental para vocês entenderem isso mas se você ouvir as palestra sobre shefer você vai ver isso lá porque o shefer herdou através de vantil e de hck merer ele herdou essa análise da cultura ocidental que o do desenvolveu e ele popularizou essa análise então se você quiser entender deiv é uma boa entrada é shefer tá que o shefer herdou muitos conceitos eh depois a gente pode falar mais sobre isso em 42 saíram as 32 teses sobre a natureza do
homem que Lucas Freire traduziu também tá disponível a partir de 42 surgiu um projeto novo reforma escolasticismo na filosofia eh que na verdade como foi durante a guerra só em 1949 que ele ficou eh disponível o segundo volume foi concluído no final da Guerra o terceiro Volume nunca foi concluído em 1964 ele ainda achava que ia concluir mas não concluiu mas a os editores das obras completas do do decidiram publicar os manuscritos na forma como estão decidiram publicar assim mesmo então você encontra os três volumes dessa outra obra que é a segunda obra muito importante
de dot reforma escolasticismo na filosofia a terceiro conjunto de obras importante o terceiro importante de deivd é a enciclopédia da ciência do direito eh que e ele começou a reunir notas de aula então a partir de 1941 ele começou a pensar na publicação disso mas só em 67 que saiu o primeiro volume então o dov tem vários livros isolados gente e três conjuntos mais importantes a nova crítica do pensamento teórico reforma escolasticismo na filosofia e Enciclopédia da ciência do direito o primeira obra tá completa primeira trilogia as outras duas ficaram incompletas E além disso tem
vários outros textos que ele escreveu mais de 200 artigos científicos e assim por diante eh em 45 foi lançado uma um semanário cultural chamado Nova Holanda e o dvert se tornou editor e escreveu nele Até 1948 como depois da guerra Surgiu uma tendência de na Holanda de tentar vencer a divisão entre cristãos protestantes católicos eh eh humanistas e tentar fazer um movimento de reconstrução Nacional o pessoal começou a ficar antipático com a ideia de antítese dos cristãos serem uma postura radicalmente diferente de outras posturas Então nesse contexto deiv escreveu vários artigos enfatizando o princípio da
antítese e a importância da antítese dos artigos que foram escritos para essa revista surgiu um livro raízes da cultura ocidental que foi publicado em inglês em 1979 é uma colet de artigos desse semanário então é um livro da cultura Cristã aí para quem quisesse informar e ele resume várias ideias dele de uma forma mais fácil bom em 48 aconteceu o debate do deet com o Robert nós vamos falar depois sobre ele mas eh levou uma amizade entre o Roberts e o e o e o does que é muito interessante porque o does Era bastante crítico
do pensamento católico tomista em 48 ele foi eleito paraa Academia Real holandesa de ciências então is foi a mais alto honraria acadêmica eh recebida e ele foi muito reconhecido Nesse contexto por isso foi reitor novamente da Universidade livre entre 1950 e 1951 eh recebeu outras críticas nessa década de 50 foi muito criticado por um um professor da da Universidade livre o dipen host mas tem um crítico que vale a pena a gente mencionar aqui e William Harry jeman eh o o jeman era um filósofo que assim considerado um Historiador da filosofia genial era professor do
Calvin College na década de 50 mas ele não escreveu livros só que ele era ele influenciou dois filósofos muito importantes que vocês Talvez tenham ouvido falar Nicholas Walter storf e Alvin pler os dois foram alunos do gelem e os dois são unânimes em dizer que o jeman era um gênio era bom demais só que ele não ele não tem um lugar na história da filosofia americana assim exceto tendo sido professores desses caras né do wter storf do do pl e de outros caras agora um ponto é que o jellema era muito crítico do do e
Ele publicou umas críticas que o do Achou muito fracas ele na verdade achou tão ruins que ele ficou chateado não é possível que esse cara escreveu esse negócio e ele nem quis responder por causa disso porque ele achou muito ruins o o jeman falou que ele teria copiado Nicolai hartman que é um outro um fenomenologista e enfim ele foi ele banalizou o trabalho do deid né então isso talvez explique porque o o plantinga e o wst não não tem tanta influência do do Eles estudaram no Calvin College nessa época e foram para outras universidades recebeu
atenção então o do de outros pensadores então o outros eh pensadores católicos o alb e o Michel Marley Depois eu falo do Michel Marley mas ele fez uma dissertação de doutorado sobre o deivd que e em Munique que o do Achou muito boa e que ajudou do a repensar certos conceitos e o Michel Marle defendeu Vejam Só que haveria uma compatibilidade entre o pensamento tomista e a filosofia cosmica então isso imagina ninguém imaginar um negócio desse mas eu apareci um teólogo católico que um filósofo católico que defendeu isso gente em 53 o o doet fez
várias visitas na França posteriormente fez mais algumas deu palestras em seminários teológicos na França lá ele conheceu August lerf um dogmata eh reformado francês que foi professor do Pierre Marcel que eh que foi professor em Ian provance e eh escreveu também uma dissertação de doutorado sobre o do então foi o um houve uma grande influência de dov no calvinismo francês A partir dessa época em 53 foi publicada a tradução então para o inglês a nova crítica do pensamento teórico os outros volumes saíram em 55 e 57 estão fazend é muito caro para comprar mas estão
fazendo uma edição barata agora e vamos orar para eventualmente sair em português né e 55 ele foi eleito presidente da associação holandesa de filosofia do direito depois depois voltou a viajar em 56 Eu mencionei isso no Face outro dia ele passou por vários países e foi a Paris deu uma palestra em sorbone e quem fez a introdução da palestra dele foi o p rqu e até hoje todo mundo quer saber que que eles conversaram se é que eles conversaram mas ele não escreveu nada sobre o riquer praticamente o o riquer também não cita ele então
a gente não sabe se houve alguma conversa interessante ou não aconteceu nada mas eles se conheciam gente em 58 aconteceu um famoso uma famosa turnê de deivd no no Canadá e nos Estados Unidos durou 5 meses essa turnê logo depois né que a sua obra principal passou pro pra língua inglesa eh então ele foi financiado pela associação reformada de Grand rapids visitou várias cidades e eh instituições Calvin College whon College Universidade eh Eh desculpa o seminário de Westminster Universidade pennsylvania eh vocês vem aí o seminário de princeton Universidade de Toronto várias instituições e gente nessas
visitas é que dessas visitas surgiu esse livro no Crepúsculo do pensamento ocidental ele surgiu exatamente dessas visitas aqui tem uma foto dele com Evan Runner que foi um dos caras responsáveis por iniciar dá as condições para eventualmente começar o ICS né ele era um filósofo também reformacion esse livro aqui gente é necessário procurem aí no Crepúsculo pensamento ocidental pegem emprestados pague caro no CEO se se encontrar gente finalizando os últimos anos de deivd em 56 ele finalmente achou um parceiro para discutir a evolução disso saiu um texto dele que existe um projeto para ser traduzido
não é um livro mas é uma discussão interessante sobre teoria da evolução e teologia em 59 ele sofreu um ataque do coração e passou mal e alguns anos depois de 63 sua esposa morre Então esse a década de 60 já é uma década difícil para o deiv apesar disso ele continua produzindo ele teve um debate muito interessante com o filósofo Holandês famoso Van pien e entre 60 e 61 Eh agora um fato importante quando estava se aproximando 70 anos de dot foi publicado na revista troll um tributo talvez tenha ouvido falar do langem era presidente
da real academia holandesa de ciências e nesse tributo né um livro com vários artigos homenageando deiv pelos 70 anos esse o o Lang meer disse que dot foi o filósofo mais original de todos os filósofos proibidos perdão produzidos pela Holanda incluindo o próprio Espinoza interessante isso o mais original de todos os filósofos produzidos pela Holanda incluindo o próprio Espinoza então não foi qualquer um foi o presidente da academia holandesa de ciências falou isso em eh em 64 eh eu tenho uma historinha interessante também talvez vocês tenham ouvido falar quem conhece Jonas Madureira aqui então o
Jonas Madureira quando foi estudar em Colônia fazer o doutorado eh o parte do doutorado sanduí foi estudar no Instituto Tomás ja Aquino de colônia que é que é o assim o mais importante lá na Alemanha e lá ele teve aula com um cara que eu nem sabia que tava vivo que era o Yan aertsen e o aertsen é um teólogo católico teólogo e filósofo católico que teve muito diálogo com o dot e o o o o o Jonas perguntou para ele vem cá porque eu já eu tinha enviado assim a gente tinha discutido sobre do
eu tava atormentando o Jonas a respeito do do algum tempo e aí o Jonas resolveu perguntar e o do segundo ele oen ficou com os olhos marejados e disse que o do foi o o último e o maior dos filósofos que a Holanda produziu é um belo tributo né então vários filósofos importantes que conviveram com o dot eh deram testemunhos assim de que realmente Ele alcançou um nível muito avançado no seu pensamento em 65 gente o dot se aposentou e foi publicado esse F scrip com artigos em homenagem a ele eh em 71 aconteceu o
debate com vantil lembrem dessa data nós não vão entrar em detalhes agora mas esse essa discussão de vantil e dovid é importante eu vou me referir a ela no último dia quando a gente for falar de teologia e filosofia muitos seguidores do do do vantil São críticos de deivd por causa dessa questão então se você pesquisar aí por exemplo John Fry Van poes você vai ver que eles eh tem artigos que eles criticam o dovid bem na linha do eh vantil houve ainda alguns debates importantes depois disso em 73 houve um debate com o Denis
straus sobre a natureza da crítica transcendental que é importante porque o Denis straus inclusive em 2012 que eu acho que foi encontro da associação de filosofia reformada ele recebeu o prêmio doert por um dos livros dele ele tá em atividade hoje ainda um filósofo super criativo mas dovid ainda chegou a discutir com ele então esse é o panti não é os tross né em 76 a saúde do doves declina de fato ele deixa a posição de editor da revista filosofia reformada reformata e a eh Johan Van Der reven assume a revista passou suas últimas semanas
escrevendo lendo ouvindo música e faleceu em 12 de Fevereiro de 1977 com 83 anos no sábado faleceu na fé graças a Deus gente amanhã nós vamos entrar então nas ideias hoje não foram as ideias tá gente foram só as pinceladas não desistam por favor m