Cícero diz que a história é luz da Verdade é mera é mestra da vida e por vezes a história nos conta fatos que podem em determinados momentos gerar tristeza gerar desespero mas o nosso objetivo aqui não é causar nem tristeza e nem desespero mas apresentar a vocês como as coisas se der sem escamas sem ocultamentos uma apresentação panorâmica da suplantação do ocidente católico por outro ocidente sem esconder certos elementos essenciais necessários para compreensão uma coisa que eu gostaria de de ressaltar aqui no início dessa quarta e última aula talvez vocês estejam talvez alguns eu espero
que a nossa explicação na última aula não tenha sido o suficiente para que não se tenha essa impressão mas quando nós utilizamos essa expressão ocidente moderno e colocamos em contraposição ao ocidente católico alguém pode pensar que não sei estou fazendo uma crítica ao ocidente moderno por ele ser moderno ou seja por ele ser por ele não ser o antigo Não não é essa questão questão é que o ocidente dito moderno ele está alicerçado em princípios ruins é esse o ponto não é o fato dele ser velho ou novo não é o fato deles vir Anes
ou vir depois isso isso não é relevante para essa avaliação valorativa ele é moderno porque está situado na época que se convencionou chamar modernidade e depois contemporaneidade mas nós o apresentamos contra uma como uma contrafação ao ocidente [Música] católico por estar alicerçado em princípios contrários diametralmente opostos ao da civilização católica anterior então gostaria de fazer essa ressalva Logo no início desta aula e nós vimos até aqui um processo de um processo que remonta há 20 séculos de formação de um de uma civilização autenticamente católica que foi a cristandade um processo que demorou 1000 anos até
alcançar Aquele momento que é sempre bom enfatizar porque as pessoas elas podem se equivocar bastante quanto a isso para bem ou para mal eh quando nós falamos da cristandade enquanto a civilização católica não estamos querendo chamar de o paraíso terrestre não é isso mas aquela civilização que podia a partir de princípios bastante elevados alicerçados na doutrina Católica na doutrina da igreja na própria realidade eh uma civilização que podia se medir se se julgar os princípios eram retos o que acontece a partir do século X E isso nós vimos na última aula é uma subversão dessa
ordem um da ordem medieval que tinha Deus como centro para o centro se tornar o próprio homem como um ídolo que é colocado [Música] como como a própria razão de ser da da sociedade da sociedade política do pensamento da filosofia da de tudo E se nós quisermos uma a esse processo que adquire contornos bastante dramáticos a partir do século X com o protestantismo esse processo se chama revolução Esse é o conceito inclusive o conceito de revolução conceito bastante caro ao pensamento tradicional francês do século X nós vemos lá não se eu de seguir um livrinho
que eu recomendo bastante na Revolução explicada aos jovens Ele explica o que é a própria revolução porque frequentemente nós estamos nós utilizamos a a expressão revolução no sentido concreto para se referir a esta ou aquela revolução mas aqui não que nós estamos tratando no sentido mais abstrato a aquela revolução na qual estão incluídas todas as pequenas revoluções não sei poderia se chamar eh gênero com com várias espécies diferentes mas um um próprio movimento nos seus primeiros momentos obviamente bastante eh implícito não Expresso se nós viermos na no Renascimento que já é sim uma uma uma
revolução contra a antiga ordem católica Ah isso não está explícito com o protestantismo as coisas já adquirem um contorno de contestação bem mais bem mais claro por isso que se chama o protestantismo frequentemente a primeira revolução a primeira das três grandes revoluções e lá mon senhor de seguro explica o que é a própria ideia de revolução que é no final das contas um grito da da humanidade que como um dia Lúcifer diz não servirei a revolução é isso Daniel ropes até menciona uma uma coisa bastante interessante quando ele vai analisar a cristandade a civilização medieval
ele fala bom tudo que havia de de Pecado como próprio da da condição humana estava lá tinha nós vemos são Bernardo nos seus sermões lançar imprecações terríveis contra os cristãos do seu tempo nós vemos Santo eh o Papa Inocêncio io afirmar categoricamente que a culpa da difusão do catarismo no sul da França era dos maus bispos havia tudo isso havia desordem havia Luxúria havia violência mas e isso é eu sempre enfatizo isso eu falo isso bastante PR os meus alunos eles que eles sabem o que eu estou dizendo porque lá na escola de história da
igreja nós temos um um módulo só sobre a cristandade que já está indo lá paraa sua tá se aproximando da sua aula 40 e alguma coisa e eh eles sabem havia muita coisa ruim mas e isso é muito importante até do ponto de vista espiritual principalmente do ponto de vista espiritual que no final das contas é o que conta né o homem medieval ele pecava mas ele se reconhecia pecador e procurava se endar ele dobrava o seu joelho diante de Deus para pedir perdão e se corrigia ele não transformava o seu vício em virtude se
ele agia mal ele sabia que está agindo mal aquele aquela mudança que se dá uma uma uma das coisas mais características dessa inversão dessa desse deslocamento da ordem que se dá a partir do século X é o que antes o que que antes não o que objetivamente é Malu passa a ser chamado de bem É a o que um um Pensador contemporâneo uma expressão que ele utiliza bastante é Michael Jones ele chama de racionalização do vício modernidade é toda a racionalização do vício desde Lutero você vê algo os homens eles vem algo em si mesmos
que se afasta daquele ideal elevado vejam um exemplo de Lutero era um homem que tinha diante de si um elevado um um ideal elevadíssimo chamado santidade mas ele não se via capaz de alcançar então o que que ele faz ele desenvolve uma doutrina olgica para na prática não tô falando que foi a intenção dele eu acho que foi antes de tudo um recurso psicológico desenvolveu toda uma doutrina teológica para fundamentar que no final das contas ser bom ou ser mau é irrelevante o que importa é crer na salvação Isso é uma racionalização do vício até
nós nos aproximamos a esses pensadores contemporâneos esses pensadores terríveis da ideologia de gênero e que racionalizam as suas próprias ordens Morais transformando em algo bom ou pelo menos moralmente eh neutro algo que é objetivamente Malu e desenvolvendo toda uma doutrina um pensamento filosófico profundíssima para fazer isso é impensável na Idade Média Então é isso que diferencia muito o o pecador da idade média do pecador moderno o pecador da civilização católica ele se reconhecia como tal e se conhecer como t a primeira coisa para adquirir o perdão é óbvio o homem moderno não ele vai progressivamente
invertendo a própria ordem das coisas para chamar eh no final das contas isso é um grito luciferino é uma desordem da própria inteligência que é muito pior é o orgulho é o orgulho mesmo é o orgulho na na na sua na sua atuação e aqui né para utilizar a expressão que temos usado é um orgulho civilizacional a revolução é isso o não servirei de satanás por parte da própria sociedade outrora Cristã e nós vimos isso na aula passada nós vimos o desenvolvimento de ISS a partir do final da idade média até cheg e até eh
chegarmos a na nas vésperas deste século que é de fato a aquele no qual Tudo Está Consumado e a revolução já é como que um monstro irrefreável poderíamos chamar assim o séculos a partir desde o século X a revolução vai amadurecendo e avançando no século XVII a revolução ela irrompe Furiosa ela dá as caras de modo e ostensivo o século 19 é o século de luta entre a antiga ordem e a ordem revolucionária e o século XX obviamente o século da vitória da revolução no século XVII que é como a que é a consumação desse
longo processo está a chave é no século XVII que acontecem aquelas duas revoluções que dão o tom do ocidente moderno que é Revolução Americana e a Revolução Francesa Quais são os princípios que alicerçaram essas duas revoluções e aqui não precisamos ao menos como como enunciação sumária que é o que estamos tentando fazer aqui né na escola de história da igreja há 145 aos somente até o século XII eh que estamos fazendo uma enunciação sumária mas o que el dissera essas duas revoluções é aquele pensamento que por sua vez é a consequência desse longo processo chamado
iluminismo o Iluminismo é toda todo esse desenvolvimento que remonta a crise da Idade Média a crise da cristandade passando pelo renascimento pela pelo amadurecimento até de laicidade eh a humanismo o próprio protestantismo a a a a filosofia moderna com com os seus os novos padrões chega-se ao iluminismo que não é um movimento fácil de se compreender porque bom as pessoas elas têm um aquela ideia ainda bastante escolar da daquilo que Nós aprendemos mesmo na na escola de iluminismo Enquanto alguns pensadores bastante eh eh engajados nas lutas sociais e que estão simplesmente contestando a ordem do
antigo regime princialmente a monarquia e se identifica especialmente iluminismo com com França sendo que o Iluminismo na verdade se desenvolveu onde ele foi onde as ideias iluministas foram gestadas foram sobretudo em foi sobretudo em países protestantes principalmente a grã-bretanha e a Alemanha ali as ideias iluministas foram foram gestadas até chegarem na França e e realmente alcançar ali aqueles grandes nomes que que dariam o seu o seu tom para paraas épocas futuras e o Iluminismo é difícil de se compreender por um lado porque ele não é como as pessoas pensam P um movimento coeso uma escola
de pensamento não havia de tudo ali havia inclusive pensadores que que eh discordavam em elementos essenciais houve um iluminismo literário um iluminismo eh filosófico um iluminismo político um um iluminismo historiográfico se manifesta em toda todas as formas de pensamento todas as áreas de pensamento relevantes na naquele naquele século XVI e e bom não há como fugir porque o o se o a esse ocidente moderno que é a tal civilização ocidental que as pessoas dizem hoje e que algun chama até de civilização judaico cristã é um termo bem apropriado uma coisa é cristandade outra coisa é
tal civilização judaico cristã perfeito eu não eu não acho ruim a expressão civilização judaico-cristã não ela é bem adequado mas não para se referir a civilização católica mas para essa outra coisa nascida lá nos Estados Unidos tudo bem Se souber se nós soubermos colocar as coisas no seu devido lugar os termos nas suas devidas aplicações tudo bem Não chama de civilização judaico cristã algo que tem que ver com a Igreja Católica isso não mas as raízes estão no Iluminismo enquanto uma uma todo um ambiente cultural porque o Iluminismo é antes de mais nado uma mudança
de Cosmo visão no qual tudo estava implicado agora se foi um movimento tão difuso com manifestações em lugares muito distantes com até bastante divergência entre os grandes pensadores como a gente pode não sei eh classificar esse esse movimento como um todo a ponto de dizer que dali Surgiu uma nova forma de pensamento eu acho que existe uma eu acho que quem deu a explicação mais eh ao mesmo tempo suscinta e precisa do que foi o ilum é Kant que é Inclusive a morte dele em 1804 é considerado por alguns até como fim da época luminista
Kant que já viveu que assistiu a Revolução Francesa morreu né na na no ano da coroação Imperial de Napoleão ele num num opúsculo que Ele publicou chamado o que é o esclarecimento e aqui esclarecimento cuja expressão alemã e eh serve também pr pra ideia de iluminismo de iluminação enfim logo nas primeiras palavras ele define o Iluminismo ele fala algo assim nesse opusculo o o esclarecimento é a saída do homem do Estado de menoridade pela qual é ele mesmo responsável que que significa significa que para aquele para aquela nova forma de pensar que despontava antes o
homem ocidental era conduzido diziam para ele como ele deveria pensar agora o homem ocidental ele se emancipa e ele pensa por si mesmo essa é vejam não estou dizendo que é assim sou dizendo como eles se viam como aqueles que estavam emancipando o pensamento humano e assim emancipando o homem como um todo possibilitando que com a a a que cada homem exercesse e vivesse exercesse as suas faculdades vivesse de acordo com o que ele acha adequado essa ideia de esclarecimento de iluminismo relacionada com a ideia com que o próprio c faz de saída da menoridade
para que o homem se guie pela sua própria razão dá o Tom dessa nova cosmovisão e que talvez você mesmo esteja infectado por ela final da contas essa é a cosmovisão Liberal o mundo dessa civilização ocidental eh moderna que se desenvolveu a partir da desse longo processo e que é clode ali no século X naquelas revoluções é a Revolução Liberal Ah mas e o comunismo não comunismo é uma consequência nem precisamos falar dele porque os os os ditos Defensores da civilização ocidental vem o comunismo como ameaça aos seus padrões de vida então ocidente não mas
o que nós estamos querendo fazer aqui pessoal é deixar as coisas as claras o Papa Pio X disse muito adequadamente e não e não precisa invocar autoridade papal para porque é isso que ele disse é verdade assim constatável na história ele fala que o comunismo é consequência do liberalismo e Isso é óbvio porque os pressupostos colocados pelo liberalismo levam ao comunismo nós não vamos desenvolver isso aqui não não é nosso objetivo a tal civilização ocidental que não é a civilização católica e que as pessoas muitos pensam ser é a civilização Liberal construída pela revolução ela
todo aquele longo processo que nós apontamos o humanismo e o protestantismo como como pontos bastante relevantes no deslocamento da antiga ordem de Deus para o homem se consuma no Iluminismo aquela máxima de Protágoras que eu falei agora ela é invocada de modo peremptório o homem é a medida de todas as coisas o homem o homem o homem o homem os Direitos do Homem e o primeiro destes direitos é justamente A Tal Liberdade a liberdade em relação ao pecado não a liberdade para o exercício do bem não a liberdade para a consecução da própria finalidade humana
não a liberdade para qu bom para se auto exercer de acordo com a autonomia da vontade eu falei quando falei da da da da ordenação própria da civilização Católica Eu disse que existi uma ordenação do homem ordenação do homem é vejam a sua causa final aquilo para que ele existe e que tanto a revelação quanto a razão mostram para quê E a liberdade é um instrumento pelo qual que Deus nos dá para a consecução a realização dessa nossa finalidade que é o bem e a verdade mas depois este longo processo a ideia de bem E
de verdade se decompõe totalmente e o senhor Martinho Lutero ele é um elemento sinequanon dessa história mas enfim toda aquela ordem integrada própria da cosmovisão católica que até então existia dissolve e passa-se a ver apenas indivíduos que hão de exercer a sua liberdade e se realizarão enquanto seres humanos a exercendo a liberdade se transforma de meio como ela é a fim Ah eu sou livre livre de quê E para quê nós devemos desejar ser livres do pecado do erro da mentira do vício porque eles escravizam os doutores místicos todos sempre ensinaram isso e o que
essa nova mentalidade medieval que é clode depois de tão longo processo quer ela quer que o homem seja livre de qualquer coisa fora del que o diga como agir e como viver é a revolução Evidente contra a autoridade a autoridade de Deus autoridade da Igreja autoridade dos governantes a autoridade da tradição a autoridade dos Pais autoridade da família autoridade da própria verdade do bem e da própria natureza humana a liberdade em relação a tudo para a consecução do fim escolhido por cada ser humano erguia catedrais catedrais apontadas para cima o ocidente católico construía igrejas cujas
toes lembravam os homens que a sua finalidade está Além Deste Mundo o ocidente moderno constrói estátuas à liberdade o farol desta nova civilização que tem a tal terra da Liberdade como grande referência o farol não é a cruz no topo das igrejas mas o fogo de prometeu que a que o ídolo chamado Liberdade porque isso é um ídolo não é autêntica Liberdade dada por Deus é um ídolo ergue e não podemos obviamente eh ignorar nessa história o papel até desempenhado pela pela classe econômica ascendente ao longo desde o final da idade média que é a
classe Mercantil Vejam Só a numa civilização autenticamente católica e basta ver duas coisas tanto a forma como as coisas funcionavam economicamente na idade média quanto nas doutrinas eh quanto na doutrina social da igreja eh mais recente digamos uma Encíclica como a famosa Heron novar on de leão 13 existem ali balizas e limites bem claros para exercício da atividade econômica limites aqui pessoal vejam quando eu falo limite eu não estou querendo dizer limitação no sentido de impedimento não mas de orientação por quê Porque tudo deve estar ordenado ao fim último do homem e não aos egoísmos
humanos bom a igreja ela sempre foi desde a o surgimento de uma de uma burguesia sólida é muito incômoda principalmente em relação à principalmente em razão das condenações que ela sempre fez a usura ela sempre foi inimiga dos banqueiros na prática sempre foi inclusive questões econômicas contribuíram bastante paraa adoção de certas por parte de certos estados do protestantismo esse mundo moderno assim essa civilização moderna está muito alicerçada na na idolatria ao dinheiro muito alicerçada inclusive até criticam né eles esse esse pessoal bem bem alicerçado nessa nessas doutrinas americanistas eles criticam o catolicismo por eh incentivar
a pobreza obviamente a igreja não condena a riqueza per s mas eu creio que essas críticas que geralmente se faz é Porque de fato a Igreja Católica historicamente ela sempre repetiu a lição de Cristo a respeito do Desapego sempre bom eh E isso não foi vejam isso não foi de modo algum entrave para Talvez um os séculos da cristandade os séculos 11 e 1 foram séculos de uma explosão Econômica no ocidente Então os limites colocados pela igreja não for impeditivos disso então é falso dizer ah países católicos são sinônimo de países pobres não não outras
circunstâncias colaboram eventualmente para isso mas essa é uma afirmação tola e uma generalização bastante inadequada Eh agora é evidente que a igreja sempre reconheceu limites que estão na própria finalidade do homem e na na lei divina e Essa sociedade e essa e esse ocidente aí da da da das estátuas à liberdade tem a busca pelo lucro como princípio essencial e bom então o Iluminismo voltando o Iluminismo Ele foi ao longo de todo o século alguns consideram que ele a gente pode procurar origens imediatas dele no século 1 ainda mas é indiscutível que o Iluminismo ele
ele é algo bem próprio do século XVII nãoé do CCL de lumier o século das luzes como chamam os franceses ele se tornou a moda ele se tornou a a o pensa as novas ideias do os filósofos como esses iluministas franceses se chamavam volta Rous suíço né nesse caso daber os enciclopedistas como um todo os filósofos eles se tornaram a a novidade aquilo que a a a que todos queriam discutir que todos queriam aderir eh como se fosse a literatura de Vanguarda da época que todo mundo precisava conhecer todo mundo queria conhecer e a ideia
que está por de trás ali é justamente ente a a destruição de todas as tradições a destruição de toda a de tudo aquilo que a humanidade ocidental há 18 séculos considerava sagrado então todos aqueles resquícios porque vejam nesse longo processo que nós vimos desde o século X nos países católicos pelo menos ainda havia resquícios de uma civilização católica ainda havia resquícios da cristandade vejam a cristandade foi uma realidade tão forte Professor Orlando fedeli que falava isso as três revoluções elas são a destruição das três ordens feudais a revolução protestante foi a O Ataque ao clero
a Revolução Francesa a nobreza a revolução comunista ao próprio povo então a o as os resquícios civilizacionais do ocidente católico eram tão sólidos que foram necessários séculos para pô-los no chão a ponto de ja kleg ele até falar ele fala da da da é aquela sua famosa ideia de de uma longa Idade Média ele fala que na verdade a a própria ideia medieval e Aquila os últimos substratos os últimos resquícios da civilização medieval duraram até os anos 60 do século passado ele fala que que 68 é o fim da idade média de algum modo o
fim definitivo então vejam quando os iluministas estavam lá escrevendo difundindo as suas ideias nos salões literários nas lojas maçônicas das sociedades secretas nos jornais enfim ainda havia pelo menos na França Vejam a França a França ela como um ela ela foi [Música] um um lugar no qual as ideias mais radicais de iluminismo puderam ser postas em prática ela lá a e lá a a a igreja ainda era suficientemente forte Ela é bastante fragilizada É verdade principalmente F da monarquia absoluta mas a igreja ainda era um poder social ainda muito relevante por isso por isso que
na França a o pensamento Iluminista adquiriria uma uma um furor anticatólico bem eh acentuado mas ainda havia resquícios portanto do que era próprio do ocidente católico da Antiga cristandade é contra isso que ele se precipita é contra isso o o ataque isso um exame um exame razoavelmente sério das coisas eh isso isso fica claro o ataque que se faz a monarquia absoluta e o próprio um Pensador Poder chamar de conservador que é toqueville ele reconhece lá no seu antigo regime e a revolução né No final das contas o o o ataque à à monarquia absoluta
foi muito mais pretexto do que com contexto muito mais a monarquia absoluta francesa ela já era bastante decadência decadente muito afastada do que é o ideal de uma de uma monarquia católica muito afastada mas ainda assim simbolicamente representava a antiga ordem anciã regime o antigo regime mas o que se queria ali de fato pôr no chão é a era a autoridade social e moral que a igreja desempenhava e a Revolução Francesa cujas origens imediatas estão justamente ali na convocação dos estados gerais pel x que começou Vejam só com uma procissão do com o santíssimo sacramento
do Palácio de Versales até a Catedral de São Luís em Versales em questão de de poucos meses se mostrava de fato como uma eh como um Ariete potente disposto a derrubar as últimas portas da influência civilizacional que a igreja ainda desempenhar e alicerçaram o mundo novo a partir de novos princípios destruir uma ordem antiga e substituir pela Nova vocês devem saber que os termos esquerda e direita para se referir aos espectros políticos eles se desenvolveram no bojo da Revolução Francesa vocês sabem disso agora a expressão direita era utilizada para se referir aos contrarrevolucionários ou seja
aqueles que queriam defender por exemplo a igreja que queriam defender a manutenção dos valores tradicionais da família da perpetuidade da tradição da ordenação da sociedade a Deus não o termo direita é er aplicado Aos aos revolucionários chamados mais moderados que desejavam a demolição da antiga ordem mas de modo não tão sangrento quanto a chamada esquerda que utilizava utilizava essa expressão justamente para se referir a eh à posição que os partidos assumiam na convenção nacional foi o segundo órgão eh parlamentar da história do Revolução Francesa houve primeiro a assembleia e depois a convenção é a fase
do terror é a fase de Robes Pier é a fase dos mais radicais enfim eh de muitos Martírios da maior parte da destruição das igrejas das profanações de Sandi n que nós já falamos aqui no canal enfim a partir dali com a demolição da antiga ordem Continuará a haver ainda a longamente ao longo do século século X uma uma contestação contra revolucionária forte eh mas o Tom que vai triunfar no final das contas é justamente o da direita e da esquerda revolucionárias com a diferença de que a direita quererá preservar os valores da revolução os
valores liberais tal como nós entendemos aqui eu expliquei o que é os valores liberais de liberdade no sentido revolucionário enquanto fim enquanto a esquerda quererá ir adiante radicalizar naquele segundo valor que a tal igualdade Vejam a direita a direita da Revolução Francesa também foi uma radical igualitária ela acabou com a antiga nobreza só que ela vai querer apenas uma igualdade chamada formal igualdade perante a lei a esquerda quererá ir adiante aigualdade a igualdade absoluta para alcançar a igualdade formal dizia-se a esquerda é necessário uma igualdade material aí a as lutas isso vai desembocar no comunismo
mas são duas faces de uma mesma moeda Como diz meu amigo professor Luciano Pires o católico ele não é nem conservador nem revolucionário nem de direita nem de esquerda ele é contra revolucionário porque a revolução é esse próprio motor que colocou fim a ordem católica então existente E por que vocês podem perguntar mas por que essa ordem católica era tão boa e Por que essa revolução é tão má nós poderíamos aqui elencar mil motivos mas um só basta porque a revolução destronou Jesus Cristo primeiro das Nações depois da sociedades depois das famílias e depois das
próprias Almas aquele mesmo Jesus que nós vimos no começo deste curso dizer todo poder me foi dado no cé e sobre a terra ide e faz discípulas todas as nações batiz em nome do pai do filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei o tá ocidente moderno tanto na sua linha Jacobina mais ostensivamente revolucionária quanto na sua nos seus países de liberdade dizem não não a este Cristo que que deve reinar e a revolução ela vai criando problemas para si mesma ela vai se engolindo a si mesma esse destronamento de
Cristo é o tal estado Laico Consumado obviamente porque as nuances são muito maiores mas o estado laico que é até mais é é mais do que o poder temporal não ordenasse ao espiritual é mais que isso é a separação com todas as suas consequências é uma forma de se dizer não Cristo não deve reinar Cristo é o Senhor das Almas mas não é o Senhor das sociedades enquanto ele disse a Pilatos Sou Rei enquanto um dos presentes que os reis magos lhe trouxeram era justamente ouro que os padres da igreja interpretam como alusão à sua
Realeza nas catedrais medievais os do século XI os artistas e os arquitetos quiseram colocar na frente na fachada de Muitas delas a sequência dos Reis de Judá por quê Porque para lembrar a todos que Cristo descendia de reis e que ele é rei não em vão que os próprios revolucionários arrancarão essas estátuas dos Reis de Judá da galeria dos Reis da catedral de nodame e as destruiram a revolução é isso e todas as consequências dela são isso todas as suas consequências todas os seus baluartes todas as suas as suas doutrinas políticas com esse constante jogo
com esse com esse com essa Conservação da revolução da semana passada a revolu avança cria-se novos Ídolos o ídolo da Democracia que ídolo tolo quanta tolice isso alicerçado como finalidade da sociedade não o bem comum as liberdades as liberdades Para quê Para tudo hoje nós vemos essa gente se descabelando a liberdade de expressão Ah mas a liberdade de expressão o que tá acontecendo com a liberdade de expressão é pois é é a consequência os gregos já sabiam que a consequência da Democracia é a tirania a liberdade de expressão tal como essa gente defende a 250
anos com cada um falando o que quer leva a um tirano que irá coibir a expressão da própria verdade de de acordo com as suas preferências porque desapareceu pulverizou se assumiu a adequada concepção de virtude política de um governante que à luz da virtude que Virtuoso e querendo o bem comum irá regular os discursos como os Papas do século XIX ensinaram mas não libera-se o discurso cada um Fale o que quiser pois bem surge um tirano que vem é calar a própria verdade porque nenhuma os gregos sabiam nenuma democracia dura muito a o governo das
massas o governo da da da que não esteja elado na virtude leva você a isso e Car nós achando que podemos jogar esse jogo pensar assim e que isso não terá consequências nas nossas almas graças a Deus graças a Deus os católicos do tempo das catacumbas não eram tão pragmáticos quanto nós somos graças a Deus obviamente eles tinham eles tinham muito mais virtude do que nós muito mais mas tinham fé e sabiam que é verdade sabiam que é o bem ao estudar a história da igreja nós conhecemos aquilo que foi acreditado sempre por todos e
em todo lugar para isso é preciso ter uma visão Ampla e ao mesmo tempo aprofundada da história que é justamente a proposta da nossa escola só em nosso curso principal já temos 145 aulas disponíveis até o momento abordando a história da igreja desde a sua Fundação toda a aula contém um material de apoio para ser consultado pelo aluno saia da superficialidade matricule-se na escola pelo link no card ou na descrição a nossa situação o que eu não estou fazendo aqui uma conclamação a político ou algo do gênero mas uma conclamação a estarmos bem alicerçados nos
princípios compreendendo de onde essas ideias falsas vieram para com esta sólida compreensão está ao lado do logos da Vontade Divina do sentido que Deus deu pra história sem ceder em nada em relação à verdade recusar esses Ídolos que os últimos séculos construíram e entender que este tal ocidente das estátuas da Liberdade um ocidente alicerçado em princípios falsos é a casa construída sobre areia enquanto existe um ideal civilizacional católico que tem como rocha fundamental aquela profissão de fé de São Pedro tu és o Messias o filho de Deus Vivo para o qual tudo deve estar ordenado
no final das contas é a luta que Santo Agostinho apontava na Cidade de Deus da cidade construída pelo amor a Deus e o desprezo a si mesmo contra eh a cidade construída pelo amor a si mesmo desprezo de Deus é isso é é a luta da religião de Deus que se fez homem contra a religião do homem que se faz Deus é como conhecer a civilização católica como conhecer antes de que é mais importante ainda como conhecer a fé que alçou essa civilização com a história da igreja como nós não Ader Não iremos aderir como
não aderirem a estes princípios falsos sem conhecer aquilo que sempre foi ensinado aquilo que sempre foi crido é o que vejam essas frase deve estar deve est eh escrita no nosso coração do comunitrio de São Vicente de leran ele escreveu isso vejam ele escreveu isso isso para nós aqui é bem interessante porque ele foi contemporâneo de Santo Agostinho escreveu mais ou menos na época em que Santo Agostinho escrevia a Cidade de Deus do outro lado do Mediterrâneo Sant Agostinho vivia na África São Vicente no sul da Gália sul da França aquilo que foi crido sempre
por todos e em todo lugar essa frase foi escrita como referência para orientar os católicos a Air em momentos de grande crise de fé porque vocês podem ver isso que eu estou dizendo aqui que é realmente aquilo que a igreja condenou que alicerçou que combateu a igreja que se opô à igreja tudo isso quantos na igreja sustentam defendem hoje porque isso tudo penetrou na igreja mas aí já é outra história as razões né Não dá para para tratarmos aqui mas eh as coisas estão tão confusas tão tão a gente tá como que na na escuridão
a zapar o Padela tentando entender cadê cadê a Verdade cadê o catolicismo de sempre São Vicente de leran diz sempre por todos em todo lugar agarremos essa verdade não terá erro e a história da igreja nos mostra esse sempre por todos e em todo lugar por vezes a gente vê essa história eh foi ocorreu o fim né deu tudo errado e e agora né Eh não tem volta Vejam a gente tem que ler as coisa sobre uma ótica espiritual também e e a igreja ela é uma realidade Sobrenatural que transcende este mundo e e e
tudo isso estava previsto essa apostasia das Nações que nós vimos eh isso estava isso tinha que acontecer ou melhor dizendo isso estava previsto agora nós que somos chamados a viver nessa época tão tremenda no qual tudo se dissolveu tudo se perdeu se nós pertencemos a esta igreja que é o corpo de Cristo participando tomando parte sendo parte deste corpo Nós tomamos parte desse imenso tesouro que é sobretudo espiritual com consequências grandes para as nossas próprias Almas o que aconteceu antes de bom e de ruim há de ser a direção a nos a nos guiar Vejam
a gente sempre fala é necessário conhecer a vida dos Santos para para saber como mas gente conhecer a vida dos Santos é conhecer a história da igreja ah precisa pramos estudar a doutrina sim conhecendo a história da igreja nós conhecemos a doutrina que sempre foi ensinada pela igreja pelos padres pelos doutores pelos Papas pelos concílios combatendo as heresias nessa época de confusão a história da igreja dá isso tudo e eu tenho me dedicado integralmente ao estudo da da história da igreja justamente para contribuir para Que tantas pessoas querem e mais ainda as que precisam conhecer
essa história com consequências espirituais intelectuais tremendas possam ter acesso a isso eu tenho me dedicado totalmente porque essa história não é brincadeira eu sempre fale isso com com com a minha equipe nós não estamos brincando aqui que nós não estamos tratando de uma história qualquer nós não estamos tratando sei lá da história de um um povo não nós estamos tratando de uma história Sagrada é necessário cuidado é necessário eh eh amar como uma história que é Nossa quando eu falo isso eu não tô usando uma força de expressão as pessoas podem pensar que é não
sei uma eh um slogam ou algo assim não mas é uma é uma é uma verdade que que que eu já havia assimilado muito antes de ter começado esse trabalho na internet é óbvio se nós nos integramos a este corpo Místico através do batismo e e e e e nós passamos a ser parte dele o que aconteceu nele antes de nós é também nossa história nossa vida espiritual na prá ela não começa quando nós somos batizados mas quando surgiu esse corpo a qual nós somos enxertados então conhecer essa história conhecer uma história sagrada da ação
de Deus ao longo do tempo para salvar as almas e a nossa própria história quando somos incluídos pelo batismo esse corpo então Eh vamos levar a sério essa história vamos conhecer essa história com com profundidade vamos dedicar eh um tempo relevante da nossa da da nossa do nosso dia da nossa semana do nosso mesa a ela só pode haver uma autêntica restauração cultural como discutivelmente está acontecendo no Brasil uma restauração cultural católica conhecendo história da igreja eh nesses tempos aqui obviamente eu não estou falando para para pessoas que que não sei eh que podem se
salvar T uma fé eh cândida eh de um camponês iletrado que crê conforme a igreja e para ele isso basta e eles e ele não hoje nós temos acesso a tanta coisa a tanta coisa errada todos nós hoje em dia somos obrigados a ter uma formação regular nas escolas oficiais então Todos Nós aprendemos muita coisa errada então é necessário esse esforço para corrigir o erro porque não se trata simplesmente de ignorância é mais é aprender errado muito pior que a ignorância então é necessário esse esforço para entender como as coisas de fato foram e amar
essa história que é Nossa e viver conforme ela viver conforme o exemplo daqueles que vieram Antes de nós que trilharam esse caminho Antes de nós e que estão esperando por nós no céu Então vamos se junte a a nós nessa nessa missão eu não vou explicar a escola de história da igreja aqui de novo porque eu já falei eh extensamente dela na na última aula está já e ela está explicada na na na página eh da matrícula Então fica o meu convite aqui nesse encerramento do curso os dois ocidentes que foi como eu disse um
curso antes de mais nada informativo que Visa dar um Panorama a vocês Panorama agora vamos nos formar de verdade mergulhar nessa história lançando né a rede em águas mais profundas dessa história grandiosa de 20 séculos de de Triunfo de combate de de santidade dúvida sobre a matrícula Chame o Mateus a nossa equipe no WhatsApp 38 9983 3031 se você tiver qualquer dificuldade do pagamento Eu também entre em contato com ele porque nós temos e formas de pagamento alternativa que senão que além do cartão de crédito então eu gostaria de agradecer imensamente pela participação de todos
vocês aqui neste nesse curso eh e enfatizar novamente o convite para você conhecer a história da santa igreja católica a igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo a nossa igreja a fundo na escola de história da igreja até mais m