quando você busca uma religião a religião vou falar da religião de matriz africana que é a qual me pertence quando você busca a religião de matriz africana você procura para se cuidar para melhorar algo na sua vida ou para por um autoconhecimento e assim vai quando você Raj pra cabeça aquele momento você tá adentrando a religião Então vamos lá a gente tem que separar o que é se cuidar e do que é se iniciar quando você se inicia você você absorve Você aceita Você assina lá um contrato que a partir daquele momento Você vai respeitar
e entender e buscar os dogmas também daquela religião Você tem o bônus mas você também tem o ônus né tudo tudo tem o bônus e o ônus e a gente por ser de matriz africana a gente traz dogmas africanos Então a gente tem que entender que dia de sexta-feira dentro do Candomblé não se usa outra cor a não ser Branco dia de de eh existe o dia específico do seu santo Existem os dias que você vai ter que estar no barracão existem coisas que você não vai poder comer coisas que você vai e assim vai
se você for pro ifá né e no ifá existe uma V chamar de ó que que é oó quando você se inicia no ifá você recebe um odu que a gente chama de odu ipim que é o odu do destino e a partir daquele momento o seu odu vão vão ter coisas que você não vai poder mais fazer né Eh eu não posso fazer nada que eu não esteja preparado O Bel O Bel não pode beber ficar bêbado ele não ele pode beber Ele só não pode ficar bêbado tem um irmão de Santo meu que
ele não que que ele não pode nem beber então assim vão ter vários dogmas e a gente tem que entender que esses dogmas trazem responsabilidade porque or lá eif disse que aquele eó não vai ser bom pra sua vida e você vai lá e faz a tendência sua vida D errada porque a gente tá falando de destino dentro do do do Candomblé eh eu não posso comer abóbora porque me tira o dinheiro então é um um dogma que eu vou ter que respeitar e assim qual é a necessidade de se iniciar para mim 99% das
vezes é palhaçada não precisa porque você tem ebó você tem Bori você tem ferramentas para que aquela pessoa possa seguir a vida dela só que o que que acontece tem babal chque que quer ganhar o dinheiro do teu e o da mensalidade todo mês por isso que lá em casa eu não cobro mensalidade porque eu não cobro também de ninguém se iniciar se inicia quem quer quem não quer problema é deles e Graças a Deus eu não preciso porque por causa de R 70 R 100 da mensalidade babol do chat tá falando se inicia se
inicia se inicia precisa se iniciar só que por que se iniciar gente se iniciar é só adentrar a religião você pode fazer parte do culto sem se iniciar você pode estar ali você pode estar presente sde tomar ebol você pode tomar bor e melhorar a sua vida sem se iniciar só que qual é a parada você se iniciar você vai tomar Bó você vai tomar Bori você vai dar de comer orixá você vai dar de comer Exu Então você vai fazer tudo aquilo que você pode fazer sem se iniciar então o ato de raspar a
cabeça é para quem quer não para quem precisa porque tudo aquilo que você precisa a gente consegue fazer sem raspar a cabeça interessante isso é um isso é um uma polêmica Dan nada porque todo mundo quer filho de Santo as pessoas querem quantidade eu quero qualidade é é você sintetizou bem e é uma maneira que faz refletir e é muito pessoal de cada um sim eh eu vou te fazer uma pergunta vamos lá que vai levar para uma outra mas antes eu vou fazer uma outra Opa e a história de padê sim ou seja você
fazer uma oferenda é oferenda que fala eh que ali tem diversos ingredientes pergunta como define-se quais ingredientes vou colocar para quem vou fazer e por que farei aquele padê vamos lá pessoal da Umbanda vamos entender o porqu que se dá pad farinha e dender qual é qual é a lógica de D farinha e dender n a o padê é para o orix isu não para o trancar ru e a Maria Padilha o padê foi feito para o orixa isu por quê Ele é do mar e Deus né E ele criou a morte ele precisou criar
a morte a terra tá ficando super populosa então ele criou a morte só que a morte começou a levar todo mundo porque a morte começou a ser o juiz o juro e o acusador Então ela começou a matar todo mundo e Deus falou meu Deus todo mundo que errava a morte já lá e seifa Deus falou não pelo amor de Deus tirou arrancou a cabeça da Morte fora para que ela não pudesse mais raciocinar Exu um dia tava andando pela Floresta o orixá Exu tava andando um dia pela floresta e ele encontrou com a morte
e falou assim pra morte meu Deus tanto vi uma pessoa sem cabeça e tal ele pegou tirou uma uma mandioca né do chão desenhou um nariz um olho uma boca e colocou no pescoço da Morte e Exu se vangloria por ter dado cabeça a morte então é por isso que se merece mandioca para Exu A Farinha da Mandioca para que Exu lembre o quanto ele é grande porque Exu gosta de se vangloriar ele lembre o quanto ele é grande Ele deu cabeça morte então é o padê é uma homenagem que se faz exu e por
que o Dendê Porque por mais muito contrário do que muitas pessoas pensam o Dendê não esquenta o dendê apazigua o orixá e Exu precisa sempre ser apaziguado então se mistura farinha com Dendê para lembrar o exu quanto ele é grande e apaziguar A Ira de Exu pronto isso é o padê e a gente por uma corruptela a gente acabou trazendo isso pra parte da Umbanda pra parte do Exu e da pombogira por quê quando quando houve a Revolta dos Malês e etc que os negros e orubá desceram pro Sudeste sul do Brasil eles se depararam
com um culto ancestralidade que o povo banto já praticava aqui E esse culto veio da e esse culto Se misturou né E eles viram ali o A Entidade caindo de joelho A Entidade dando uma gargalhada e eles assimilaram essa entidade ao Exu ao Orixá Exu na nação ali na mistura dos povos E aí começar uma dar padê para exu e pombagira E por que o nome P Pombajira vende de um pambo um Dila né Eu vi até um podcast seu rapaz falando aqui sobre vanira não sei o que não é mais ou menos pambo und
Dila pambo onila é uma é é um inquice que é o inquice dos caminhos para a cultura banto né pra cultura do Congo luand e etc Então onde foi foi foi linkado ali aí ele fala até o seu podcast ele fala sobre as cores e tal as cores são por causa da bandeira de Angola preto e o vermelho por isso as cores Então é só por isso é por isso Exu carrega o o é o primeiro então ele carrega a bandeira Exu é o primeiro a tudo a ser cultuado e pamb unila também era o
primeiro a ser cultuado dentro da nação do con Angola então ele carrega a bandeira por isso ele se veste de preto e vermelho bacana por isso que a gente cultua Exu e Pomba Gira com preto e vermelho onde Na verdade não tem nada a ver eu vi a explicação que ele dá sangue não sei que e tal tal não é só por isso é cultural a gente tem que entender o que é liturgia e Fanta aia e o que que é a romantização porque tem muita romantização e o que que é a realidade cultural a
realidade cultural é porque Ichu carregou pamb unila carregou a bandeira de Angola que é preta e vermelha então ele vem com as cores preta e vermelha porque ele abre o candomblé de Angola tá então vou fazer uma pergunta PR sim por que que a bandeira de Angola é preta e vermelha Aí eu já não sei é histórico Será que de repente não tem alguma coisa a ver por causa do sangue Então po Sim pode ser pode ser aí consequentemente então o preto e vermelho não deixa de ser por causa do sangue pode ser pode ser
digo que às vezes a história não te contradizendo não sim sim mas eu entendo que o preto e vermelho é por conta do de quem carregava a bandeira de Angola porque o que acontece eu eu acabei me me eu eu era um cara que eu era especializado em cultura banto tá em cultura Congo Angola eu fui muitos anos especialista nisso estudei isso afinco só que o que que acontece chegou um momento que eu precisei vi pro Brasil né pra parte brasileira da coisa né que é o que a gente mais necessita esse tempo que eu
que eu perdi entre aspas e estudando a parte do Congo Angola Luanda eu tenho sacerdote em Luanda eu tenho sacerdote no Congo e até hoje eu pego informações com ele faço o meu culto aqui da parte banto específica lá aborigene tá eh mas eu precisei vir pra parte brasileira porque se eu sou um sacerdote eu preciso ir aonde você precisa né e as pessoas não precisavam dessa parte cultural elas precisavam mais da parte e prática da coisa uhum entendi o voltando a questão do padê você falou sobre a farinha de mandioca e o Dendê mas
coloca-se mais coisas ali então dentro do padê Pr Exu aí a gente vai colocar de acordo com que o oráculo mandado que o jogo de buzo mandar às vezes vai o acaçar às vezes vai vão outras coisas mas quando a gente dá exu e pomb gira que deve ser mais para isso que você tá falando a a Maria Padilha a trancar Rua quando a gente dá para D é por causa dessa corruptela só que por que vão mais coisas bom mais coisas porque são o que agradam o exu né você faz eu faço a carne
assada Eu faço algumas coisas para Exu tem algumas receitas para Exu que são específicas para paraas entidades você faz aquilo que a entidade pede porque quando você fala de Exu e Pombajira você tá lindando diretamente igual a gente tá conversando aqui você não tá incorporado com ele então eu minha pombagira tudo então festa da minha Pombajira é feijoada e ae Vou lá no pé dela e ofereço a feijoada que ela pediu Ah esse seria o pad esse seria o padê não precisa do padê a gente acaba colocando porque é uma corruptela é uma é uma
é uma assemelhação né é uma miseração de culto mas não precisa