pessoa tiver a sua formação intelectual na base greenite Nunca Serão capazes de fazer esclarecimento crítico de nenhum conceito que raiva vivem Tá certo de criar névoas o próprio uso abusivo de procedimentos poéticos em filosofia que a trecho de hadenite que são poéticamente maravilhosa que você não vai saber nunca o que eles querem dizer porque você pode interpretar em qualquer maneira isso aí então dissolve o senso de dever de esclarecimento crítico então funciona ao contrário do que tá falando do que tá dizendo o Gustavo Bueno aqueles a filosofia administrada ela incorpora os elementos caóticos da filosofia
mundana e os utilizam para os seus próprios fins políticos e esta impossibilidade do esclarecimento crítico Então chega o negócio do desconstrucionismo onde já não há mais referência a realidade e onde fazer a onipotência do discurso opera sem contestações e nós chegamos então aquele onde aquele expressão última desse processo é o livro do Ernesto laclau aqui eu me referir um tempo atrás os outros aqui de novo agora vai pegar pronto tá feito então se você se lembra hegemonia estratégia socialista no qual ele diz que o discurso revolucionário cria retroativamente né as classes que ele vai representar
nas exemplificada no Brasil no caso do PT o PT surge como um partido de estudante socialites naquela época todo mundo via o pessoal pobre vota nos candidatos ou da direita o candidato inox e a elite pensante vota no PT então naquela chegada de ser partido das pessoas inteligentes e curtas e os outros são a partir da massa ignorante manipulada a partir da Ascensão da Vitória Eleitoral do Lula em 2002 Então se cria o tal do Fome Zero que Aliás era um projeto do governo interior e espalhando o verbo pública milhões de pessoas se criam a
massa de interesses que agora estão vinculados ao destino do PT do partido do governo então isso foi claramente uma aplicação do processo quer dizer o partido revolucionário ele não expressa necessariamente os interesses de uma classe pré-existente ele pode criar essa classe retroativamente através do discurso da propaganda então quer dizer aí toda e qualquer todo e qualquer dever de objetividade de refletir a realidade porque trata-se de criar a realidade através do discurso que é quase o processo hipnótico você não cria propriamente a realidade você cria impressões coletivas então a conexão entre o programa de um partido
e os interesses entre aspas que ele deve representar viu agora uma questão de mágica publicitária e não a expressão do interesse primitivo então quando chegamos nesse ponto é evidente que a filosofia administrada atual em todo mundo e não só no Brasil se torna inadequada para fazer a expressão num esforço filosófico real porque o benefício que poderíamos tirar da filosofia administrada consiste justamente no fato de que ela consegue reunir um grupo de estudiosos profissionais e criar um intercâmbio entre eles e portanto consegue criar uma fiscalização crítica mútua que vai aprimorando os conceitos e criando com os
arrasto estudioram a ordem dos estudos claro que a aquisição dessa obra nos estudos e portanto aqui são da técnica filosófica é uma obrigação para nós Mas acontece que hoje a filosofia administrada já não é assim já não tem mais Rastro estudiosa que estão lá eles que podem ser eliminados progressivamente nos próximos anos Então o que nós podemos absorver Rastro estudioram é o que nós podemos absorver de outras épocas quer dizer a ordem de estudos que prevaleceu em certos momentos onde a filosofia administrada efetivamente ajudou aprimorar a técnica filosófica como acontece entre os colares como acontece
no idealismo alemão como acontece depois na escola fenomenológica etc etc ou como onde acontece hoje nesses pequenos círculos e estudiosos inspirados por grandes pensadores criadores como Fernandópolis mas que são exceções do conjunto mas ainda continua existindo uma raça estudiosa na área do ensino filosófico que está ligada à ciências e portanto a economia e a indústria que é justamente essa tradição da filosofia analítica Neo positivismo etc então ali a efetivamente uma raça estudiosa há uma uma consciência terminológica comum mas o conjunto reflete a ideia de tomar as medições fenomenicas como se fosse a única realidade acessível
a nós então o conceito que essa gente tem de realidade a realidade consiste de aparências fenomenicas Medidas com exatidão e fora disso não podemos conhecer mais nada é claro que esta posição ela é alta contraditória ela é absurda mas como ela é sustentada no poder econômico e na indústria então é difícil vencê-la porque ela expressa os interesses mais poderosos do momento veja mesmo dentro do campo marxista revolucionário etc existe a necessidade da formação dos técnicos habilitados para trabalhar no nos vários setores da pesquisa da ciência etc então quer dizer nem mesmo dentro de uma área
marxista você pode desistir totalmente dos preconceitos positivistas que orientam o que hoje nós chamamos de ciência claro que eu já expliquei para você que o simples uso da palavra ciência para designar este modo específico de abordar da realidade que é o fenomenismo é um abuso Esse é ocupação porque o fenomenismo por um lado ele se baseia na ideia de que nós nada podemos conhecer a não ser as relações entre fenômenos porém por outro lado as conclusões daquele chega nesse estudo das aparências ele as impõe como se fosse traduções da própria realidade né e proíbe qualquer
pergunta que vá além desse desse domínio uma das consequências disso é que dentro desta área de ensino moldada pelo fenomenismo os textos da filosofia antiga então daí uma certa tendência que surge nestes meios de apagar a história medieval e antiga e estudar como se tivesse surgido nada aqui nos Estados Unidos houve formalmente esta proposta não nós não temos mais que ensinar então é claro que aí é uma perspectiva completa da perspectiva histórica e a imposição de uma impossibilidade entender o processo histórico muito bem vamos fazer uma pausa daqui a pouco nós voltamos Então vamos lá
Aqui nós temos várias perguntas mas antes de entrar nas perguntas eu queria cumprimentar alguma coisa a respeito do que dissemos na primeira aula