a gente é esse a bruna esse é o canal 5 da educação literatura e no vídeo de hoje nós vamos conversar sobre anísio texeira bom pra todo mundo que é da área da educação nunes teixeira tem feitas em grandes coisas para nós graças a ele nós temos aí a uma iniciação da escola nova e antes de começar realmente o vídeo eu voltei pra vocês uma uma das coisas que dizia e que como uma pessoa muito sensata acho que nós temos que estudá lo e tê lo como uma referência só existirá democracia no brasil no dia
em que se montar no país a máquina que prepara democracias essa máquina é da escola pública educar é crescer por crescer é viver educação é assim a vida no sentido mais autêntico da palavra choca me ver o desdobramento nos recursos públicos para educação dispensada em subversões de total natureza e atividades educacionais sem nexo nem ordem puramente paternalista sou francamente eleitorais revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola apenas 450 mil conseguem chegar à quarta série e todos os demais ficamos frustrados mentalmente incapacitados para se integrarem uma civilização industrial e alcançarem um padrão de
vida de simples e uma simples decência humana somos condicionados pela propaganda para desejar o supérfluo para atender necessidades e inventadas antes de haver atendido as nossas reais necessidades então assim eles cheirar a a como já falei ele foi um dos percussores da escola nova e é por isso que eu fiz um resumo pra vocês sobre toda a grande importância dele não de uma forma bem resumida porque ele fez muita coisa mas acredito que no curso de pedagogia e letras ele não tem e uma voz tão forte como deveria ter um preço que eu estou trazendo
esse vídeo pra vocês a primeira coisa que tenho pra dizer que onde se chega ele veio a falecer com 70 anos ele nasceu em 1901 viveu até 1971 mas nenhuma tinha 70 anos ea grande questão aqui que já estava no período meio conturbado com relação à educação as coisas que o brasil estava enfrentando então em 1920 e 1930 ele acabou é tendo aí os principais é a principal voz para que a escola nova fosse em imposta é colocada no país onde acontecia a a educação não era para todos então ele já achava um absurdo e
por conta disso ele acreditava que o país é não não iria nunca se desenvolver que sem educação no país não tinha como se desenvolver então por conta disso que ele brigou tanto por uma escola gratuita por uma escola para todos e por uma escola diferente da escola tradicional então por isso que a gente tinha esse nome de escola nova com a gente vai falar dessa pedagogia de 1920 e 1930 35 porque a gente está falando de uma educação que vai preservar o intelectual e não é o meramente reprodutor então educação pra ele era uma educação
que fazia a pessoa refletir sobre estar numa sociedade só a gente fala essas coisas até parece ridículo porque a gente vive um conceito na educação que é claro nós temos que ser educado para viver em sociedade mas antigamente não era assim o nice teixeira ele foi um dos principais é representantes dessa luta por uma educação é intelectual então assim é que as pessoas não tivessem mais diferenças sociais dentro da escola então uma escola que fossem gratuita não me escola só para quem tinha condição de estudar e eram estudar é porque você é uma uma máquina
né a gente está falando eu tô falando disso mas é muito difícil a gente pensar numa escola dessa forma naquela época então ao dizer pra vocês que unisse cheirar ajudou esse tipo de implementação escolar estou falando para vocês que ele brigou por isso mas é eu acho que é muito complicado a gente rotular que a escola depois de netanyahu ter chegado depois escola nova todas as escolas do país se preocupavam como intelectual não isso não acontece demora muito tempo isso ainda demora né na minha visão então é não é tão simples assim pra começar também
o anízio ele reformou escola então da bahia e do rio de janeiro sistema educacional da bahia do rio de janeiro é ele foi também jornalista ele foi escritor ele foi educador então ele estava realmente no meio da das letras meio é a população no meio de sociedade essa é a maior preocupação dele foi por isso então que em 1932 ele participou do manifesto dos pioneiros para quem não sabe é se você é da área acadêmica por favor procure um manifesto dos pioneiros na internet é ele participou dessa revolta nessa luta e e por isso que
ele começou a realmente é perceber que a luta é um pouco maior que estava pensando então ele veio de 1920 até 1965 são 15 anos a gente 15 anos lutando por uma educação para todos hoje em dia a gente vê que as escolas estão praticamente abandonadas e eu parei pensa em nossa há pouco tempo atrás ainda tinham pessoas estavam gritando para que a gente pudesse ter um ensino regular o ensino laico ensino é público gratuito e hoje em dia a gente tem essas oportunidades e muitas escolas que elas estão praticamente abandonadas então assim a luta
vai continuar na o únicio teixeira deixou um legado e eu acho que a gente não fala muito de anísio teixeira porque justamente a o que ele fez já caiu meio que por senso comum sabe também que é igual a a à sociedade que a gente tem hoje mas assim é ele lutou muito para que as coisas fossem hoje que lançou hoje eu acredito que dá um certo uma certa tristeza pra gente que é da área pedagógica ver tantos educadores lutando tanto para educação pré escolas porque a gente chega às escolas hoje é tudo assim acabado
é parecida de filme sabe assim é o nível ele fez coisas que nós realmente precisamos voltar a fazer e é se importar com educação eu acho que essa é a principal arma que a gente tem para lutar por um país melhor para lutar por pessoas melhores provocação melhor com uma saúde melhor para todos é melhor a gente precisa educação falando um pouco da metodologia dele agora é o pragmatismo que ele inventa na metodologia dele vem por conta do dondi wassabi do escola psicologia ele foi aluno de 11 mil e na nos estados unidos ele foi
um aluno de pós graduação eo pragmatismo que está envolvendo a metodologia dele pragmatismo pragmática né envolve justamente a questão de é do da educação ser feita para uma pessoa que está inserida num contexto social né e então assim é você precisa ser educado intelectualmente então assim você não precisa só saber é que lá fora você precisa aplicar essas fórmulas no dia a dia e aí ele também tem uma visão de que o mundo ele se transforma a sociedade transforma ela vai é mudando de décadas e décadas de dia após dia então por conta disso ele
também se preocupa em criar seres o criar seres humanos na educação dos humanos capazes de entender trans no mundo até pra gente é se entender né eu acho que isso tem muito a ver hoje em dia com um é com a questão de psicologia nós temos adolescentes e nós temos crianças extremamente é com problemas emocionais mesmo porque justamente não entende as mudanças do mundo e ele já propunha isso muitos anos atrás por isso que a didática ele se preocupa em desenvolver um homem livre um homem capaz de s alto entender um homem capaz de ajudar
o próximo então tem tudo uma ligação às matérias de uma escola progressista que a qual ele propunha elas são assim o professor precisa ensinar alguma coisa de matemática ok então usá lo ele dá várias opções e os alunos escolhem e de qual forma eles vão gostar de aprender mais é claro que falando isso hoje a gente já conhecem outras teorias pedagógicas gente sabe que não funciona bem assim metal mas ainda assim a proposta é válida né não estamos falando de um contexto de 1920 gente faz muito tempo então ainda assim é válido mas há um
grande grande mensagem que a gente tem do do anísio é justamente a mensagem de que a escola precisa ser pra todos e hoje em dia até vejo alguns alunos meus brincando sem ai que cara quando eu falo você sabe por que vocês estão na escola eles fazem ai cara babaca não só que aqui não tem casa mas a gente está falando de uma sociedade que precisa ser educada justamente para não ter esse tipo de pensamento e é isso que ele fazia há naquela época e é isso que a gente está atento para ver até hoje
assim como eu fui pra vocês aquilo disponibilizado na minha página no facebook está aqui alguns nomes que apoiaram a escola nova e apoiaram principalmente o nome do anísio teixeira entre eles a nossa cecília meireles nem sempre clarense a onu lenço filho e fernando brasileiro então se nós tivermos aí ele teve um apoio e assim de grandes nomes ele não estava sozinho eu estava fazendo besteira e ele sabia disso o principal modelo de escolas do lixeira é baseado nas escolas é comunitárias americanas sabe então foi por conta dessa visão dele lá de fora que ele falou
não pára aí o meu país nem precisa disso gente precisa de uma educação tá me geral assim não dá pra só quem tenha renda ter noção de matemática português e essas coisas então foi por conta dele que a gente teve esse grande avanço nesse primeiro grande avanço porque ele foi só o pioneiro tudo isso poderá acontecer mas depois de várias outras pessoas lutaram para que realmente essas duas dezenas deles é se concretizassem então acredito que o tênis teixeira ele tem assim uma visão política das coisas né eu acho que hoje quando a gente hoje e
sempre quando a gente fala de educação está falando de política mas eu acredito também que o olhar dele é um olhar sensível ao ser humano é e é isso que acredito que te esteja faltando hoje a metodologia de ensino né a gente vê aí vários materiais pedagógicos que estão voltando à escola antes de 1920 que essa material só reprodutor a gente vê isso muito em escolas de idioma a gente vê isso muitas escolas poder aquisitivo então assim é complicado a gente falar dessas coisas porque já a gente já está calejado a gente na área pedagógica
já está calejado de ver que não funciona desse jeito que não é assim mas a gente continua fazendo então assim é complicado mas é falando de dessa questão política do dennis teixeira ele era um assim declarado alguém que estava na democracia tanto intelectual do ser humano quanto na sociedade então assim não estou puxando nenhum viés o autor realmente passando a mensagem para vocês mas é isso ou então a anísio espíndola teixeira reformou aí o sistema educacional da bahia do rio de janeiro ajudou a gente a tem um além do mais humano sobre o intelecto sobre
o ato de educar e ele é muito importante para que a gente possa é acredito que ter força hoje em dia para lutar por uma educação que realmente aconteça com ele e vários outros votaram por uma educação que realmente fosse laica pública integral é gratuita que não tivesse diferença que fosse um ambiente próspero e hoje em dia as coisas estão perdidas então eu acho que muito mais do que você como professor e educador e como eu como professor educadora acho muito mais que a gente ficar estudando essas pessoas é ver a obra delas nem enxergar
o que elas fizeram a une teixeira não teve apoio de todo mundo né muito pelo contrário o mundo inteiro ficou contra ele nós também como professores ainda vamos ter o mundo inteiro contra nós mas a principal mensagem que eu acredito que ele passa para a gente no dia de hoje não é nem a metodologia nenhuma forma de desenvolvimento é intelectual eu acredito que é justamente a forma de luta de não perder a vontade de não perder há brilho nos olhos pela educação então é isso eu espero que vocês tenham gostado do vídeo eu vou disponibilizar
insular no facebook deixar o link aqui embaixo é estudar anísio teixeira isso nem todos esses outros cândido catadores porque com certeza com eles a gente aprende bastante ea gente pode ser inventar também em sala de aula então é isso obrigado pela atenção e há também