oi gente eu sou chef batista galdino aqui do serviço social para concursos e na aula de hoje nós vamos estudar sobre fundamentos históricos e teóricos metodológicos do serviço social nessa aula a gente vai estudar sobre o processo de génese ou seja ou seja do surgimento do serviço social no brasil a gente também vai ver o processo de institucionalização da profissão a gente vai estudar sobre o movimento de reconciliação depois a gente vai adentrar no processo de ruptura com o conservadorismo até a gente chegar no processo é de diálogo com a teoria crítica marxista com as
contribuições de hamamoto então a gente tem como objetivo passar por tudo e isso eu quero chamar a atenção pra vocês que nesse tema quando a gente fala em fundamentos a gente não fala só da história a gente não está falando da linha do tempo da profissão a gente está falando das teorias que influenciaram a profissão bem com as metodologias no curso da história então vamos começar pela genius de serviço social serviço social ele surge na sociedade brasileira na década de 1930 para atender as demandas que existia na sociedade naquele período com o processo de industrialização
a gente sabe que no século 18 para o 19 a gente vive ainda um período da agre da agricultura e é no início do século 20 que a gente tem né o desenvolvimento da chamada sociedade capitalista então quando começa o desenvolvimento da sociedade capitalista nesse processo aumenta se a industrialização aumenta a população bem como a classe trabalhadora então todo esse processo gera uma série de contradições na sociedade e esse processo dessas contradições é que surge com resposta né a questão social e serviço social é então a gente tem um processo de industrialização que a gente
nada mais o que a gente chama que dá base concreta as expressões da questão social certo questão social que as desigualdades econômicas e políticas existentes no capitalismo a gente obviamente vamos ter uma aula só sobre questão social esse tema é tão importante pra gente por ser o nosso objeto de trabalho que é preciso ter um módulo específico pra ele aqui eu vou dar uma passada bastante rápida por ele mas é importante que você saiba que a gente vai aprofundar a discussão de questão social e uma outra aula está certo então o serviço social surge para
responder a essas expressões da questão social com uma articulação e aqui é muito importante você ter clareza que é uma articulação desses três enchentes aqui que é o estado o estado o mercado ea igreja católica então quando a gente pensa o surgimento do serviço social nós temos que pensar essas três entidades essas três instituições articuladas para dar resposta à questão social não existe só o serviço social ligado à igreja nem só o estado nem só o mercado é uma articulação dessas três instituições que dá base para responder às questões sociais que surge o serviço social
no brasil naquela época chamada né de problemas sociais que é só que como vocês sabem o serviço social passou por um processo de reconcentração ea gente é renomeou essa questão social a gente aprendeu ela de forma crítica a perspectiva que a gente adota é a perspectiva de mário de hamamoto até trouxe aqui umas taças pra que vocês possam ver que aquela resume bem o que é questão social que é o que é o nosso não esqueçam vou colocar aqui o nosso o nosso objeto de trabalho e por isso ela é central na discussão serviço social
praia hamamoto a questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do estado é a manifestação no cotidiano da vida social da contradição entre o proletariado ea burguesia a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e da repressão então essa simples de hamamoto é bastante cobrado em concursos não cais despenca em concurso público porque vejam aqui tá base do significado social da profissão na sociedade brasileira
o estado é existe um desenvolvimento do estado em contrapartida também das classes sociais e aquelas medidas paliativas da caridade da filantropia de forma não sistemática não dava mais conta de responder essas expressões na sociedade brasileira então o estado o mercado ea igreja se articulam para responder essas questões institucionalizando né esse atendimento então é sai do que a gente chama de um caso de caridade de um caso de polícia para um caso de política e isso se trata algo não só da vida do indivíduo mais ao que é responsabilidade pública de toda a sociedade então é
muito importante que você aprenda aqui ó essa parte aqui da contradição entre capital e trabalho isso aqui é o que a moto chama em outras palavras da lei geral de acumulação capitalista na mesma medida em que se produz mais riqueza que se produz mais pobreza então é um aumento da desigualdade do fosso porque vejam antigamente a gente sempre teve pobreza certo mas aprova a pobreza existia porque não existia riqueza para todos é a as forças produtivas elas eram insuficientes não eram completamente desenvolvidos mas com o capitalismo nós aumentamos aumentamos a nossa capacidade produtiva a gente
aumenta a nossa capacidade de produzir riqueza mas é o que a gente tá colocando aqui é que na medida em que a gente aumenta a nossa capacidade de produzir riqueza a gente não distribuir essa riqueza ela fica apropriada pela classe que possui os meios de produção que aqui a burguesia então vejo essa contradição que ela está falando a contradição de acesso à riqueza socialmente produzindo então quando essa desigualdade do acesso à riqueza é que surge a questão social é nestas expressões da questão social que atuam no serviço social nessa redistribuição da riqueza transformada em benefícios
em serviços a primeira escola de serviço social gente surgiu em 1936 em são paulo na que hoje é conhecida porque são paulo a pontifícia universidade católica de são paulo então essa pergunta cai bastante o concurso você precisa saber que a primeira escola surgiu em 1936 então a gente pega também esse marco com primeira escola para colocar essa data precisamente com o surgimento dos serviços vejam se perguntar há décadas na sua prova você vai colocar a década de 30 mas perguntar o ano aí você vai especificar o ano de 1936 então nessa época quando sempre social
surge mesmo como uma forma de ultrapassar a caridade ea repressão ele ainda surge nos marcos do que a gente chama de humanismo conservador e o que é o mesmo conservador esse pensamento que tem sob influência o neo tome smo o próprio tomou mesmo que são as idéias de tomar mais de aqui então nesse processo de uma mesmo conservador que influencia o serviço social a gente tem aqui uma foto ligação com a igreja católica nem que é como se o serviço social fosse um braço da igreja na atuação da caridade nas instituições que surgiram naquela época
esse manejo conservador ele trata a questão social não uma perspectiva crítica como trouxe hamamoto como a gente viu poema mundo ele trata a questão social ainda é certo como um problema moral então nessa época a questão social existe a mais não por uma questão de compreender isso com parte do processo o movimento capitalista mas com algo que é da ordem natural das coisas e de inadequação do indivíduo ao meio ainda sobre isso você já deve ter visto na sua prova que algumas provas não trazem essa nomenclatura humanista conservador o autonomismo nelton mesmo às vezes elas
trazem isso aqui o que a influência franco-belga franco-belga na frança e da bélgica é essa influência é a mesma coisa gente de humanismo conservador desse pensamento tomista enel tomista então isso aqui é igual ao que a gente chama de uma maneira conservador certo é a mesma coisa e é isso que está presente no início de serviço social então o que eu quero destacar pra vocês é que esse manejo conservador essa influência franco-belga ela não é uma perspectiva teórica e científica é uma perspectiva doutrinária ou seja ela tem como base a fé e o dogma não
a ciência não há discussão teórica e metodológica a quer mais na fé do que você acredita do que você acha que é certo é uma questão bem de dogma certo doutrinar dogma abordagem que se tentam da questão social a partir dessa influência franco-belga uma lixa conservadora doutrinária é da questão social como um problema moral e religioso ou seja se um indivíduo ou sujeito está naquela situação de pobreza ou de risco ele está porque é um problema individual dele de que ele não conseguiu se ajustar a ordem é uma perspectiva bem conservadora que então a resposta
não são políticas sociais não é aumentar os direitos mas se integrar você tem que integrar esse indivíduo ao meio principalmente a partir das ações socioeducativas e com caráter psicológico então a lógica é de comportamentos de adequar os comportamentos ajustar condutas porque eles são considerados inadequados essa perspectiva bem de ordem programa progresso de você ajustar o individual meio porque ele é o problema e não o sistema não há estrutura então essa perspectiva é bem de culpabilização do indivíduo e de ajustamento de mudar o comportamento ea conduta dele