Como abrir uma MIC empresa de forma simples e fácil? Olha, eu vou ser bem transparente com você: não existe forma simples e fácil. Afinal, para abrir uma MIC empresa, você vai precisar de um contador.
Mas, para facilitar sua vida, eu fiz um checklist aqui de tudo que você precisa para abrir uma MIC empresa. Independente de com quem você vai abrir, seguindo esse checklist aqui, você terá mais orientação, mais visão e mais conhecimento, para você que pretende abrir uma MIC empresa. Então, você pretende abrir uma MIC empresa?
Então fica comigo nesse vídeo até o final, você não pode perder, beleza? Fala pessoal! Para quem não me conhece, meu nome é Lázaro Marcos, sou contador e administrador.
Estou sempre aqui no canal do YouTube, ensinando, educando e passando informações para quem tem uma MIC empresa. Se você já tem ou pretende abrir, não pode deixar de se inscrever neste canal. Então, se inscreva aqui no canal, deixe seu like e faça um comentário neste vídeo se faltou alguma coisa.
Se faltou algum detalhe, eu faço questão de responder todo mundo. Vamos lá! Eu vou entrar aqui na tela do meu computador e vou mostrar esse checklist aqui para vocês: como que você vai abrir essa MIC empresa sua.
Como que você vai acompanhar, de fato, quem está abrindo a sua MIC empresa? Vamos lá! Esse aqui é um checklist.
Já que você quer abrir uma MIC empresa, a gente sabe que, né, porque eu faço isso aqui por atividade, tá? Então a gente sabe que não pode ser MEI. Você que é a MIC empresa, ok?
Meu amigo e minha amiga, você vai abrir essa empresa sozinho ou com sócio? A sua empresa PJ vai ser assim, então você vai marcando aqui. Lembrando que você tem que ir marcando porque vai refletir aqui em algumas coisas, ok?
Não, eu quero abrir sozinho. Beleza, mas se você quiser com sócio, também não tem problema, você escolhe aqui. Tá, desmarca um, escolhe o outro.
Não, mas eu vou abrir essa MIC empresa sozinho. Um detalhe aqui que ninguém fala: eu sou funcionário público. Se você é funcionário público, ó, cuidado!
Não são todos os órgãos que aceitam um funcionário público ser sócio ou administrador de uma empresa. Ah, eu não posso ter uma empresa? Não pode, pode.
O que você não pode é ser sócio ou administrador. Então, se eu estou sozinho aqui nessa empresa, quer dizer que eu vou ser sócio e administrador da empresa. Então você tem que arrumar um sócio para abrir essa empresa, você que é funcionário público, ok?
Continuando, vou abrir essa empresa sozinho. Não sou funcionário público. Aonde você vai abrir a sua MIC empresa?
Na sua residência? Olha aqui, ó. Se você abrir na sua residência, o IPTU pode aumentar.
Não, Lázaro, eu quero abrir em uma sede virtual! Beleza, mas essa sede virtual pode te cobrar. Aqui na transparência contábil, quem presta serviço à empresa prestadora de serviços, a gente deixa abrir aqui na nossa sede virtual e a gente não cobra nada.
Bacana, né? Lázaro, eu tenho um local fixo. Melhor ainda!
Beleza! Então vamos aqui, eu vou abrir aqui na sede virtual, né? E o próximo passo que eu gosto de falar aqui é sobre o nome, pessoal.
Quando você vai abrir uma empresa, você tem que consultar se já não existe uma empresa com esse nome, porque se você abrir essa empresa, botar um nome legal, fazer logomarca, colocar a placa e futuramente vier uma outra empresa com um processo pedindo para você tirar essa marca… Pessoal, a sua marca vale dinheiro, tá? Seu nome, sua marca têm valor! Então, uma vez que você fez isso e não pesquisou antes de abrir a empresa, o seu nome, você vai levar prejuízo.
Então, aqui também estou deixando o link para você fazer uma consulta lá no NPI para ver se o seu nome já consta. E, qualquer dúvida também, pessoal, ó, Lázaro, não estou conseguindo, me chama aqui no comentário ou no nosso WhatsApp, que eu vou deixar aqui na descrição. Beleza?
Consultei aqui no NPI, ó, meu nome pode utilizar, ok? Uma coisa muito importante aqui é a atividade. É aqui que você tem que escolher, saber escolher a atividade correta ou você saber escolher um profissional que estude, de fato, a sua atividade para você pagar menos imposto dentro da lei.
É o que nós fazemos aqui no escritório. Esse checklist aqui, pessoal, geralmente a gente faz para empresas, tá? Então, dependendo da empresa e da atividade que você vai exercer, a gente faz um documento desse aqui.
Porque a gente tem um processo, né? A gente cria um processo de planejamento tributário. A gente analisa quais são as atividades que recolhem menos imposto, tá?
Então, a atividade é muito importante! Você saber escolher para você pagar menos imposto. Se você não escolher ou se você escolher errado, isso vai te prejudicar lá na frente também.
Olha aqui, a gente vai falar também sobre a natureza jurídica. Uma vez que eu coloquei lá que eu trabalho sozinho, que eu não sou funcionário público, aqui também já preenche automático. Se você é sozinho, olha aqui, ó: sociedade unipessoal.
A melhor opção! Não, Lázaro, eu trabalho aqui, eu tenho sócio. Ah, então beleza.
Então vamos de sociedade limitada, tá? Então vou deixar aqui sozinho só pra gente fazer o teste. Dando continuidade, aqui a gente tem que saber quanto vamos faturar, por quê?
Para ver se compensa ficar no Simples ou não. Por exemplo, essa atividade que eu estava lendo aqui agora, de psicólogo, quando a psicóloga começa a faturar acima de 50. 000, já não compensa ficar mais no Simples, compensa ser presumido.
Uma vez que você, empresário que está querendo abrir essa empresa, já estudou isso… Aqui já tem isso aqui, poxa! Esse checklist aqui me ajudou demais. Já tem aqui a clareza.
Aí você vai contratar um contador para fazer essa abertura da sua empresa, que é o caso que nós, da Transparência, fazemos essas aberturas aqui. Você vai fazer o seguinte: acompanhamento. Quando você contratar um profissional nessa área, você vai enviar os documentos para ele.
Ele vai te pedir essa lista de documentos, né? Que são os documentos pessoais, seu IPTU, essas informações. Ele tem que fazer isso aqui para você.
Ó, você vai abrir sozinho? Você tem sócio? Não.
A gente tem uma página aqui só de abertura de empresa. Então pergunta pra gente, pergunta tudo, porque a gente evita problemas lá na frente, tá? Então, uma vez que eu fiz isso aqui, eu enviei o documento.
Eu vou enviar o documento pro contador, e depois que enviar o documento pro contador, ele vai fazer um documento chamado viabilidade. Ele vai entrar dentro da Junta Comercial do seu estado e vai perguntar assim: "Estado, eu posso abrir a empresa com esse nome, com esse sócio, com esse capital, com essa atividade? " Aí o estado fala sim ou não.
Aí você pode perguntar pra ele: "Como que anda minha viabilidade? " Aí ele vai falar: "Não foi aprovada. " Ok, mas cadê o documento pra eu assinar, pra sair o CNPJ?
Aí depois que a viabilidade sai, ele tem que te enviar um documento pra você assinar de forma online, né? Com o certificado digital ou com o Gov. br.
Ok, fez isso, pessoal! Uma vez que você assinou o contrato, ele vai protocolar o seu CNPJ. Ele tem que sair, né?
Se não der exigência, ele vai sair. Uma vez que ele sair, se a sua empresa for uma prestadora de serviço, vai ter que fazer inscrição municipal; se for um comércio, né, uma microempresa comércio, vai ter que fazer inscrição estadual. E uma vez que as inscrições saem, também a gente vai ter que pedir a liberação para emissão de nota de produto ou serviço.
Aí você tira, que também é uma palavra antiga, né? Mas muita gente usava e eu gosto de usar, acho legal também. E no final, liberou a nota fiscal.
Aí o que você vai fazer? Você vai, pum! Emitir a nota.
Aí você já tem que estar apto a emitir nota. Olha, eu tô apto a emitir nota! Aí sim, pessoal, a sua microempresa ela tá aberta e você pode trabalhar.
E são outras coisas que você vai olhar. São outras coisas que a gente sempre fala aqui no nosso canal também do YouTube. Por isso, a importância de você ser inscrito.
Aí você vai cuidar do seu financeiro, vai mexer com outras coisas. Essa parte da sua empresa, de abertura do CNPJ e a opção dela, né, ela tá apta para emitir nota, já está pronta. Então, é isso que você tem que tomar cuidado.
Esse checklist aqui eu vou disponibilizar, vou deixar aqui na descrição. E se quiser entrar em contato, entra em contato que eu mando esse checklist pra vocês aqui. Beleza!
Eu espero que você tenha gostado desse vídeo. Eu fiz esse vídeo com bastante carinho, pensando no que eu poderia fazer para você, dona de uma M empresa que pretende abrir uma M empresa. Beleza?
Um forte abraço! Até mais!