O Medo do Desconhecido nos Videogames (feat. Nerd Crônico)

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Pompano
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e esse é um dos Monstros considerados mais assustadores pelos jogadores de Amnesia the dark descent é Tudo graças a sua imagem ou a falta dela ele é completamente invisível isso Funciona porque ele toca e um tipo muito específico de medo o mesmo medo que impedia os nossos ancestrais de dar uma caminhada na floresta no meio da noite porque afinal você nunca sabe os perigos que se escondem na escuridão é um medo que garantiu a sobrevivência da nossa espécie e por isso ele continua dentro de todos nós até os dias de hoje o medo do desconhecido
e E aí e agora Existem algumas vantagens que o jogo te dá para começar você pode ouvir e ver os passos e monstros na água então você tem como saber se o localização ele é atraído pelo som e você pode planejar sua abordagem de acordo com essa informação e claro contando que você não esteja encostando na água você está completamente segura e assim que amnésia introduz o seu horripilante Monstro Invisível um ambiente mais ou menos seguro com leves e se desenrolam mais como sessões de paz onde você usa essas caixas para ir do ponto a
até o ponto b mas existe uma sensação perturbadora em saber que a todo momento mais alguém ou alguma coisa cá na mesma sala que você só esperando silenciosamente por uma oportunidade que não significa que não seria assustador se fosse um demônio ou um cachorro gigante mas essas são imagens que criam para uma gama de possibilidades ilimitadas E é isso que torna o desconhecido tão Poderoso o limite do desconhecido é a nossa imaginação e claro não existe nada a dor do que aquilo que a nossa própria mente é capaz de criar e sim nada de teu
novo filmes livros e claro jogos se aproveitam Desse nosso medo primitivo toda hora Especialmente porque a partir do momento que eles mostram a sua grande assombração a gente começa a se acostumar com ela quer dizer claro que é somar assustadora mas olha o suficiente para ela e você começa a ver que aquele ela é tão feio assim eu tô dizendo que eu pegava Mas eu também acho que eu não pegava é por isso que nas primeiras horas de jogos de terror e você quase nunca vê aquilo que você tem que ter mesmo invés disso o
jogo faz uns experimentos sociais com você móveis flutuantes câmera escondida eu fiz a luz queimar com telecinese e você não vai acreditar no que aconteceu eu fiz um sons esquisitos no outro quarto e a minha namorada terminou comigo mais 18 qualquer coisa que sirva para construir aquela atmosfera mas sem revelar sua mão tá valendo é claro que uma hora ou outra você vai precisar revelar o seu monstro e quanto mais tempo você passar nesse striptizi além de encher o saco mais e cada vez mais difícil a relação seja satisfatória mas se você também foi precoce
demais acabo com a graça E é isso que torna a solução que amnésia encontrou tão simples e genial o jogo nunca precisa revelar o seu monstro ele tá sempre ali e você nunca vai se acostumar com aparência dele porque bom ele não tem uma atenção é construída em momentos curtos quando você cai de uma caixa e ouvir o som daquela coisa correndo na sua direção do vento que acabou de sair de vocês junto com a sua dignidade Só para conseguir pular de volta no último segundo então ele ainda aplica essa estrutura de strip-tease não na
sua imagem mais da atenção que a falta dela trás e é claro que no clímax da coisa ao invés de tirar o seu sutiã o jogo tira as caixas e e agora essa é a primeira coisa que vem à mente quando a gente fala do desconhecido a imagem em 2019 900 essa ideia de uma forma diferente mas igualmente poderosa a premissa do jogo é extremamente simples Você está no seu apartamento minúsculo no livro Diário de alguém que não porque alguém um admirador secreto tá bom não despertador secreto no Stalker e as coisas vão de desconfortável
por um modo pânico bem rápido quando você vira a página e ver isso G1 E aí E aí e não é a melhor sensação do mundo saber que tem alguém te observando mas não tem a menor ideia de onde é desse medo da presença desconhecida específico e terror de López M gira em torno com quantos jogos como o clássico Slender já usavam essa ideia onde você sabe que o monstro tá na floresta mas nunca sabe quando o longe ele vai aparecer logo e sem faz duas coisas que amplificam essa sensação ruim para um novo patamar
a primeira coisa que esses não são eventos aleatórios mas magistralmente roteirizados alguém bate na sua porta que convenientemente tá localizada nas suas costas só para você olhar pelo olho mágico e não vem ninguém no corredor é o desenho de um vulto que a cada página chega mais perto de Deus e ele de alguém sentado na cadeira do Flash e uma foto tirada debaixo da cama é como todos esses momentos são feitos para fazer com que você se sinta constantemente observado que nos leva para o segundo elemento é o fato de 900 se passa quase que
exclusivamente dentro do seu claustrofóbico apartamento Não é uma floresta extensão já qualquer momento o Slenderman pode estar do outro lado dela tão perdido quanto você aqui você sabe que ela tá aqui observando você sabe que ela tá em algum lugar do quarto Você só não sabe onde agora Me responde uma coisa por que você senti tanto medo a precisar levantar da cama para cá das três horas da manhã é que é de suma importância você levar o ursinho Pooh com você é o medo de dar ruim é o medo de cruzar o corredor e apareceu
uma velha pelada no canto do cômodo é aquela sensação de que a situação está fora do seu controle e que você não tem ideia de quando algo pode acontecer e que não pode fazer nada para impedir a velha e lá você goste ou na Claro o truque mais comum para se conseguir isso é com o bom e velho ficar seja depois de uma música atenção corredor escuro uma luz piscando ou só do nada mesmo todo santo o jogo de terror vai achar um jeito de jogar um monstro na sua cara um efeito sonoro científicamente projetado
para te dar um ataque cardíaco estatisticamente a cada 47 segundos os desenvolvedores em algum lugar do mundo coloca com temos que eram seu jogo de terror existe um bom motivo para isso ame ou odeie ele funciona e se você junto a gente quer com uma cabra você consegue resultados bem interessantes para chamar não cadastrado negócio é E aí e a cada vez por dia e e já do serviço não mano não e é louco mano amando certo é e obrigado pela demonstração cabra E nada e Aqui vai um dos dentes que as mais bem feitos
que você vai ver na sua vida e foi colocado dentro desse jogo criado no inferno chamado Visa que eu nunca na minha vida vou tentar jogar talvez a cabra tente Mas só se você pagar esse jeito que é foi tão bem feito que ele não acontece no mesmo momento para todas as pessoas que vão jogar esse jogo ele é totalmente aleatório pode aparecer em qualquer lugar EA qualquer momento durante a sua Gameplay e quando você menos esperar tem que tomar memória de um ser humano privilegiado para jogar essa porcaria cara ai meu Deus isso é
horrível Nossa Senhora velho nossa sem falta velho eu não tava pronto para isso cara ai que horror que eu não sei vocês viram um ano vocês viram eu não importo quem você é nem um vidente conseguiria prever aqui do nada essa velha estaria olhando para você detrás da parede isso não acontece porque a sua sanidade está baixa ou depois de uma luz que começou a PIS Esse é um de você sabe foi um evento completamente aleatório o fato decidimos que era não ter sido acompanhado de um efeito sonoro um pulo repentino torna a sensação de
iminência de conhecida muito mais poderosa foi você quem notou ela e não ela que se revelou a você isso aí já buscar que acontece e traz o que você antes via como desconhecido agora viram a figura conhecida e essa informação que é trazida para você de uma forma tão rápida de uma só vez é o que chamamos de choque e vou te falar viu um dia antes quer nesse nível faz você achar que não tem mais um anjo da guarda e de que até ele te abandonou e que a partir de agora você tá sozinho
sobre ameaça e que nada vai impedir de atacar você esse momento funciona não só por ser inesperado Mas por que brasileiras que já foram estabelecidas o jogador para causar uma empresa repentina é um recurso conhecido ia ficar utilizado desde sempre no entretenimento e que pode ser por exemplo Sei lá uma voz nova introduzidas sem motivo algum e que é diferente aquela se você já está o áudio nesse canal seria esse um novo elemento adicionado na narrativa desse vídeo ou então você tá com tanto medo de compras ouvir coisas aí o Olá pessoas que habitam os
confins a internet aqui quem fala é o Lucas e apesar da minha participação nesse vídeo ter quebrado as regras já estabelecidas e eu prometo que ela não vai ser vaga né não Lucas Lucas você tá aqui justamente para falar sobre o medo do vácuo é volta Nesse caso a construção do Medo com uma pequena parcela entre o que é conhecido e desconhecido é chamado de vago nenhum monstro fantasma ou inimigo no jogo vai conseguir ser tão perturbador e de causar tanto medo quanto aquilo que a sua mente vai imaginar sobre ele até que finalmente seja
revelada esse recurso é muito antigo e foi amplamente utilizado por filmes de terror uma época não existiam recursos de efeitos especiais para criar um monstro que realmente fosse como em frente do espectador Quando você vê só uma parte da criatura seja sua sombra sua silhueta a imagem desfocada que não te deixa entender exatamente como ela é a sua mente já está trabalhando para que há algo mais amedrontador do qualquer autor poderia criar Afinal dentro da sua mente estão as suas fobias pessoais mais eficaz as que mais te perturbar então com elemento vago a tendência é
que você projete o seu pior medo naquela figura que você não tenha precisão do que se trata essa artimanha é tão efetiva para construção do medo que mesmo com o cinema tendo recursos gráficos avançados atualmente segue sendo utilizada até hoje e como utilizar filmes A exemplo ficar esse alimento também é super utilizado nos games a ponta de compra desenvolvedora perfeita para unificar esses dois universos isso porque os seus jogos homenagem um tanto os filmes de slashers nos anos 80 e 90 quanto um estilo gráfico dos livros de terror da era do Playstation todos os títulos
constroem o medo através da imagem vaca os outros VHS Skyline que ao mesmo tempo que cria uma identidade visual do jogo dificulta o entendimento exato do que realmente está ameaçando jogador E aí É sim dos maiores sucessos recentes do gênero faz uma foto e chegou no final de 2020 e ficou em alta nos multiplayer da Twitter e apoiando totalmente em cima desse elemento para aterrorizar os seus jogadores Afinal o objetivo do jogo é caçar uma entidade Sobrenatural justamente através de pequenos indícios que confirmam a presença do nenê sem de fato mostrar eu jogador logo de
cara eu acredito inclusive que por esse jogo ser um multiplayer dividido em funções faz com que você liga além da sua própria ansiedade expectativa uma dos outros jogadores que estão a todo instante recebendo os feedbacks que antecipam a presença do perigo antes mesmos ele está presente sabia que algo vai acontecer mas não quando vai acontecer intensifica ainda mais a sua ansiedade e a sua projeção do período Essa é a inerência vaga que é utilizada muito bem em com vendo primo da ordem esse jogo Originalmente foi lançado em 2005 e foi meio que Rita coberto e
voltou a ficar em alta nos últimos anos aqui existem diversas partes que você precisa lidar com inimigos manequins e a informação para o João te dar é que algum ganham vida e tentam te matar e outros não e boa sorte para lidar com isso mesmo com você já tendo essa informação e sabendo que precisa ficar ligado quando você se concentra no objetivo do jogo e absorve essa mecânica a tendência é baixar a guarda e aí meu amigo Deus quer garantir a tô indo mais esse jogo tem alguns momentos que estão lá só para destruir seu
psicológico quebrando a própria regra por pura maldade E aí e É por essas e outras que deve spacements Norte lá no corpo de qualquer mulher eu não fui eu que matei mas agora se vocês não licença eu preciso resolver assuntos inacabados é com vocês galera é oi oi é o próximo passo naturalmente é quando aquele elemento se torna conhecido o que geralmente acontece nas últimas horas do jogo é o clímax da história quando tudo é revelado quando todas as informações são dadas e o desconhecido se perde para sempre ou até ele se tornar estranho apesar
de difícil de ser definido o estranho ou do inglês shan que ele é aquela sensação desconfortável que vende algo que logicamente não deveria representar ameaça alguma quer dizer essa é só uma mulher com proporções erradas mas se algum jeito que o meu cérebro fica me dizendo que agora que eu vi essa imagem eu vou morrer e é esse elemento que queria o termo clipe e Seria algo estranho algo que te deixa completamente confortável esse sentimento acontece simples situações que você sabe o que você tá olhando você conhece os elementos Mas sabe que no fundo alguma
coisa tá errada e quando você vê algo assim que extintivamente isso te incomoda ficar Os Estranhos é porque algo e sabe o que fazer com ação tomar então clipe é quase uma ameaça mas também pode não ser é como se o seu cérebro ficasse totalmente perdido e não soubesse o que fazer algumas partes podem poder comer enquanto outras não e elas nem sabem o porque esse é um tipo diferente de desconhecido não é sobre a falta de informação mas o conflito entre elas e muitas maneiras com aquele é tão poderoso não por ser só desconhecido
mas por pegar o conhecido e virar ele de ponta cabeça uso desse tipo de medo é muito usado Principalmente nos filmes de terror japoneses Com certeza você já deve ter visto assim aquela menininha no vestido branco vindo na sua direção quase no breu olhando e sorrindo para você e eu tenho certeza que você consegue imaginar você e pensando isso você sabe que ela é uma menininha mas ao mesmo tempo você sabe que ela não ela menininha que é esse o conflito de informações que acontece aqui porque em muitos filmes de terror na maioria são usados
figuras humanas para criar esse cenário de medo porque algo que você conhece sabe o que é mas o tempo não sabe Silent Hill 2 pega essa noção e constrói com todo um jogo Em volta dela aqui vão alguns spoilers não são os monstros da cidade possuem uma imagem humana mas se cada um deles representa uma manifestação da mente perturbada do protagonista O final do jogo você descobre que a sua mulher não morreu por causa da sua doença terminal mas foi assassinada pelo próprio marido você que não aguentava mais o peso da responsabilidade de cuidar de
uma pessoa naquele estado e é essa informação que dá para esses Monstros e contexto muito mais perturbadora Nerf são manifestações da mente do James combinações das suas cidades em torno da doença terminal de sua esposa e a falta do sexo que consequentemente aconteceu Por isso as enfermeiras usavam roupas com saias curtas e decotes bem chamativos e também a falta de traços faciais As Enfermeiras que representam seus sentimentos incertos que relação a Maria que também pode estar relacionada a sua doença a sua própria mulher na sua forma do Chefe final do jogo representa o conflito de
emoções a moldura de metal mantém ela presa assim como ela estava presa na cama durante os seus últimos dias as mariposas seu ataque representam a morte na cultura japonesa e o tentáculo que ela usa para asfixiar o seu marido do mesmo jeito que ele fez com ela de rede é a manifestação da culpa por ter matado sua esposa que causou um profundo sentimento de dor a espada pesada que Ele carrega simboliza a culpa e o fardo que Ele carrega e também representa a sua frustração sexual visto que o personagem abusa dos Monstros femininos um jogo
claro que essa inversão do conhecido não precisa ser aplicada só a imagem uma sensação parecida pode ser conseguida por um simples truque de mágica Agora você vê agora não vai mais essa ideia de prevenção que ele passou a ser usado em jogos de várias maneiras o bicho passando no corredor a sua frente e no PT quando você fizer corredor uma figura te deixa completamente desamparado porque você não tem mais para onde ir não ser na direção dela com corredor totalmente escuro com ela se mexendo com uma o que está logo acima de sua cabeça e
quando você chegar mais perto ela some o que deveria ser inesperado mas se você já jogou um jogo de terror na sua vida com certeza você saberia que é exatamente isso que iria acontecer vários jogos de terror utilizam desse artifício para te assustar mas de tão famoso e se tornou de tanto que ela corre jogos em filmes acaba sendo comum então que antes era para ser inesperado acaba sendo esperado pela maioria das pessoas como por exemplo sabe quando em filmes de terror a pessoa Tá escovando os dentes e que ela vai ter a sua de
fechar o vidro e nada acontece hoje em dia os diretores dificilmente utilizam esse recurso aqui porque de tão famoso de tantos anos recursos que se tornou comum e aí que uma oportunidade se apresenta-se o inesperado Ou seja que o bicho não tá realmente ali se torna o esperado ele tá então tudo o que você precisa fazer é inverter os dois bom e quando é difícil usado é eminência jogos e filmes utilizam esse tipo para criar uma sensação de suspense em forma de que tem algo vindo na sua direção percorrido um longo caminho para te pegar
mas ele tava indo bem devagar como por exemplo no filme it follows Esse é o filme perfeito porque o bicho aqui ele sempre tá vindo na sua direção na mesma velocidade e você sabe que uma hora ele vai te alcançar eu que te deixa aflito aqui é mas por que que ele não vem correndo eu tô na frente dele porque ele vem tão devagar mesmo se eu tiver perto ou longe bom para ele não tem diferença Ele sempre tá andando até você essa ideia Mira em cheio nos nossos instintos de sobrevivência por espelhar o comportamento
de predadores não qualquer monstro que corre atrás de você mas o Predador frio e calculista ver seguindo lentamente a sua presença como quando inimigo chamado misterex que aparece no Resident Evil 2 vai atrás de você porque é diferente dos outros inimigos ele vem na manha no passinho do gatinho de forma lenta e com sempre uma trilha sonora E conforme ele tá mais próximo de você que seus passos que também vão ficando cada vez mais altos e isso eu queria uma atenção que é o desespero sempre que ele tá cada vez mais perto ele ele te
pegar de novo é E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí
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