Oi Oi gente tudo bem com vocês eu sou a Karen sejam muito bem-vindos ao certamente Hoje eu tô aqui para bater um papo com você e sobre a ciência da música porque a música é algo que tem despertado né um fazendo as pessoas desde muito tempo eu mesmo sou declaradamente uma dessas pessoas fascinadas pela música e deixe os povos antigos a esse fascínio não sei se vocês lembram lá do mito grego de Orfeu havia uma concepção de que a música Ela poderia até mesmo acalmar a natureza só que quando nós falamos de música raramente Nós
pensamos né na análise científica por trás do detalhes né Por trás da apreciação artística Então hoje eu tô aqui para mostrar a relação entre a ciência EA música vamos lá certamente essa ligação há nada entre a música EA ciência está associada a escola pitagórica do século 6 antes de Cristo Pitágoras assim como morreu compõem o tocava Lira desde muito jovem e a relação entre comprimento das cordas de uma Lira e as notas musicais que percepção que cordas mais curtas emitiam sons mais Agudos se tornaram um ponto de partida para os estudos pitagóricos acerca da matemática
e física da música Ao que tudo indica um dos principais interesses de Pitágoras era entender aquilo que hoje nós denominamos por Harmonia eu estudo das combinações de sons tocados simultaneamente em outras palavras Pitágoras estava engatada na descoberta das combinações de sons que eram agradáveis aos ouvidos Pitágoras então descobriu com seus estudos que as notas musicais eram obtidas fazendo as cordas vibrarem a diferentes comprimentos mas isso nós entendemos bem hoje porque você temos uma corda esticada com extremidades fixas a novela do seu estado de repouso com o movimento harmônico simples né são produzidos padrões de ondas
estacionárias e quando uma onda estacionária se forma alguns pontos do espaço permanece em repouso durante todo o tempo esses pontos nós chamamos de nós e nós chamamos de comprimento de onda a distância entre três nós consecutivos então se nós tocamos cordas de diferentes comprimentos nós seremos diferentes limitações de espaço e por isso diferentes comprimentos de onda e diferentes comprimentos de onda nós sabemos que implicam diferentes frequências e as notas dos diferenciadas justamente os seus frequências bem específicas Além disso que tá grosso percebeu que as notas suavam e mais Harmonia quando estamos relacionadas por razões entre
os números inteiros Como assim ele percebeu que pressionando a corda de uma linha em sua metade a nota que ele percebia era um oi em cima do som da corda solta e quando acorda era pressionada né em dois terços do seu cumprimento o intervalo suave Uma quinta acima assim por diante descobrindo então a formação da série harmônica aí Pitágoras resolveu extrapolar suas descobertas de razões entre números inteiros da música para natureza e como Lou que havia entre as órbitas dos planetas razões numéricas Assim como as relações entre os intervalos musicais de modo que o giro
dos planetas da esfera Celeste original se música A Chamada música das esferas e olha só que bacana vamos lembrar aqui que do mundo antigo até o renascimento enquanto a teoria geocêntrica de Aristóteles era vigente os planetas conhecidos eram sete lua Mercúrio Vênus sol Marte Júpiter e Saturno portanto escolha de uma escala musical de sete sons em harmonia coincide com conceito de harmonia e era celestes criado por Pitágoras e o que isso representa representa que as esferas celestes aparecem dispostos no céu em ordem equilíbrio tal como uma escala musical Pitágoras continuou seus experimentos né investigando a
relação entre o comprimento de corda vibrante eu tô musical produzido por ela e para isso inventou o monocórdio instrumento musical composto por uma corda presa entre dois cavaletes fixados a uma tábua ele dividiu e Simone essa código de cima no corda em dois espaços iguais e Vale ressaltar que o monocórdio foi caracterizada como o primeiro experimento registrados na história da ciência isso no sentido de isolar um dispositivo para observar fenômenos de forma artificial que foi observado que o monocórdio ao ser tocada na modalidade corda solta e quando acorda tá presa apenas por suas extremidades produziam
um som uma nota musical que serviria de referência para e as outras altas e essas novas notas eram encontradas né a partir de proporções numéricas bem definidas a tônica tinha razão um por um Ou seja eu obtive a tônica tocando a corda em com seu comprimento Total já 8º obedecer a razão um por dois então se eu queria ou estava daquela nota que eu toquei né com a corda solta eu deveria dividir essa corda em dois espaços iguais prendê-la no início do seu segundo espaço que tocou acorda aí você consegue oitava da nota que você
tinha tocando a corda solta já quando eu quero a quinta dessa nota eu tenho que dividir essa corda em três espaços e no início do segundo espaço na imagina uma fração aí três paciência aí eu prendo ou essa corda no início do seu segundo espaço e toco o motive o que a quinta da nota da corda solta já quando eu quero né a quarta eu obedeço a proporção de três quartos A partir dessa descoberta se formou Então a primeira escala musical que a mais elementar que serviu de base para a música grega a escala formada
por quatro sons descoberto por Pitágoras que hoje eu sabemos que representam a primeira a quarta a quinta que eu estava na escala atual consequentemente surgiu o tetracórdio que é uma espécie de lírio com 4 cordas e cada uma continha a nota daquela escala as demais notas podem ser determinados com um procedimento denominado ciclo das Quintas como visto anteriormente a quinta pode ser obtida multiplicando o comprimento da corda por dois terços mas antes nós vamos partir de dois resultados já conhecidos que define o intervalo de um oitavo a o dó é sol na mesma oitavo e
a quinta de fa é o dono da próxima oitava agora nós vamos começar a fazer nossos cálculos para descobrirmos as mais notas da escala musical que eu sei que aqui entre de dó é sol Isso significa que se eu pegar essa corda solta que equivale a dó e começar a tocá-la apenas em dois terços do seu comprimento eu vou achar a nota sol e a partir de se eu consigo achar as demais notas pelo ciclo das Quintas eu posso fazer a quinta de sol que é dois terços de dois terços ou seja dois terços vezes
dois terços eu acho 4 dividido por 9 que equivale ao ré no oitavo seguinte Mas o que eu estou procurando é o ré na mesma oitava do dó que eu estou analisando e do Sol que eu estou analisando e a gente sabe um monte de vídeo comprimento de uma corda por dois nós achamos a mesma mesma nota em uma próxima oitava então para eu achar o ré nessa oitava eu devo apenas multiplicar quase dividido por 9 por dois chegando a 8:00 9:00 Aí está a posição do meu rei na mesma oitava dó e na mesma
oitava do Sol agora eu vou fazer a quinta de ré eu vou fazer dois terços G8 nonos chegando a 16 27 anos que equivale ao lá agora eu vou fazer a quinta de lá ou seja dois terços vezes 16 27 anos chegando a 32 de 80 em Lagos que é que vale Almir na próxima oitava e eu quero achar o me dessa oitava então vou fazer 3271 lápis fez os dois chegando a 64 81 anos então eu consegui achar a posição desde mais notas a partir das quatro para determinadas certo até Idade Média o modelo
matemático de escala criado por Protágoras foi o mais aceito pela comunidade musical no acidente mas outros modelos estavam sendo desenvolvidos para tentar corrigir as falhas no modelo grego como a escala temperada né mas aí já é um assunto para um próximo vídeo Então é isso gente espero que vocês tenham gostado desse vídeo Se vocês tenham gostado dessa introdução à Ciência na música e qualquer dúvida podem deixar aí nos comentários e não se esqueçam de curtir sim e compartilhar com os amigos para que a gente possa te fazer o maior número possível de dúvidas e continuar
aqui compartilhando informações sobre a física e sobre outras ciências muito interessante muito obrigada a E aí [Música]