e aí os irmãos na última semana nós iniciamos uma série de sermões no livro de ester se você não ouvir o sermão da semana passada eu sugiro que você procure aí no nosso canal no youtube ele deve estar disponível ainda por lá para você acompanhar a partir daqui na semana passada nossa fizemos uma uma rápida introdução ao livro de ester nos esforçando para incentivar os irmãos assim engajar conosco nesse esforço por compreender a história e a mensagem deste livro da palavra de deus hoje nós vamos entrar então no texto no capítulo primeiro e vamos fazer
uma exposição do capítulo primeiro do livro de ester eu recomendo então você que abra sua bíblia e acompanha comigo a leitura que farei de ester capítulo primeiro oi ester capítulo primeiro eu vou fazer a leitura de todo o capítulo peço a você que acompanha aí comigo a leitura aqui farei desta passagem e ela diz assim e nos dias de assuero o assuero que reinou desde a índia até a etiópia sobre cento e vinte e sete províncias naqueles dias assentando-se o rei assuero no trono do seu reino está na cidadela de susã no terceiro ano de
seu reinado deu um banquete a todos os seus príncipes e seus servos no qual se representou o escol da pérsia e media e os nobres e príncipes das províncias estavam perante ele então mostrou as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza por muitos dias por cento e oitenta dias passados esses dias de um rei um banquete a todo o povo que se achava na a tabela de susan tanto para os maiores como para os menores por sete dias no pátio do jardim do palácio real havia tecido branco linho fino
e estufas de púrpura atados com cordões de linho cd pura argolas de prata ea colunas de alabastro armação dos leitos era de ouro e de prata sobre um pavimento de porfírio de pórfiro de mármore de alabastro e de pedras preciosas dava-se liso de beber em vasos de ouro vasos de várias espécies e havia muito vinho real graças a generosidade do rei bebiam sem constrangimento como estava prescrito pois o rei a a de nardo a todos os oficiais da sua casa que fiz se fizesse o que quisessem segundo a vontade de cavalo também a rainha vasti
deu um banquete as mulheres na casa real do rei assuero ao sétimo dia estando já o coração do rei alegre do vinho mandou a meu marambi pista are gonna be guitar habilitar zetar e cargas o sete eunucos que serviam na presença do rei assuero que introduzissem à presença do rei a rainha vasti com a coroa real para mostrar aos povos e aos príncipes a formosura dela pois era em extremo formosa porém a rainha vasti recusou vir por intermédio dos eunucos o segundo a palavra do rei pelo que o rei muito se enfureceu e se inflamou
de ira o então rei consultou os sábios que entendiam dos tempos porque assim se tratavam os interesses do rei na presença de todos os que sabiam a lei e o direito e os mais chegados a ele eram car cena setar a de mata tarsis meris marsena e memucã os sete príncipes dos persas e dos medos que se avistavam pessoalmente com o rei e se assentavam como principais no reino sobre o que se devia fazer segundo a lei a rainha vasti por não haver ela cumprido o mandato do rei assuero por intermédio do se eunucos bom
então disse memucã na presença do rei e dos príncipes ai levaste não somente ofendeu ao rei mas também a todos os príncipes ea todos os povos que a em todas as províncias do rei assuero porque a notícia do que fez a rainha chegará a todas as mulheres de modo que desprezaram a seu marido quando ouvirem dizer mandou o rei assuero que introduzissem a sua presença a rainha vasti porém ela não foi hoje mesmo as princesas da pérsia e da média ao ouvirem o que fez a rainha viram o mesmo a todos os príncipes do rei
e haverá daí muito desprezo e indignação se bem parecer ao rei promunck de sua parte um edito real e que se inscreva nas leis a fazer os medos e não se rebogue que vasti não entre jamais na presença do rei assuero e o rei de um reino dela a outra que seja melhor do que ela quando for ouvido o mandado que o rei decretar em todo o seu reino vasto que é todas as mulheres darão honra a seu marido tanto ao mais importante quanto ao menos importa o conselho pareceu bem tanto ao rei como aos
príncipes e fez o rei segundo a palavra de memucã então enviou cartas a todas as províncias do rei a cada província segundo o seu modo de escrever ea cada povo segundo a sua língua que cada homem fosse senhor em sua casa e se falasse a língua do seu povo vamos orar mais uma vez aí não se pedir ao senhor a graça da iluminação eu fui lá nós estamos diante da tua palavra aí queremos ouvir a tua voz nesta manhã nós pedimos de portanto fala conosco por meio do teu santo espírito nos ajudando a compreender a
tua palavra com a mente com coração em oração que fazemos em nome de jesus amém os irmãos ao longo da nossa vida com deus por mais que nós nos esforcemos pela santidade nós não estamos livres de experimentar certa inveja daquelas pessoas que escolheram viver a vida no mundo tem algum momento todos nós já nos perguntamos como seria ter o dinheiro que eles é verdade lugar conhecer as pessoas que eles conhecem e monte as coisas que ele pô o que acontece é compatível com o isaac eu quero ver as conversas que nós vemos com os nossos
poetas o que nós ouvimos assemelha-se ao filme que nós assistimos na tv tudo isso propagandeia em alto e bom som que se nós queremos nos dar bem se nós queremos ser pessoas verdadeiramente realizadas nós precisamos participar da festa oi e para piorar a vida às vezes parece atestar que a propaganda tem razão frequentemente são os mais pervertidos que se tornam os mais populares são as vezes os mais desonestos os primeiros a serem promovidos e não deixa de ser engraçado interessante que são exatamente esses que já tem tudo que recebem os convites vip para as festas
na verdade exatamente quem não precisa dos convites que os recebem se você já enfrentou ou enfrenta essa tentação eu quero dizer para você que ester é um livro escrito para você não espero que você encontre neste livro de ester boas razões para questionar o seu e sempre que ele estiver ameaçado pela sedução do mundo a começar pelo primeiro capítulo que é esse capítulo que nós acabamos de ler o propósito do do capítulo 1 da narrativa ester é um propósito contextual esse capítulo está aqui para nos introduziram os fatos que aconteceram e nos apresentar o pano
de fundo da trama que nós vamos encontrar ao longo de todo o livro e eu gostaria de analisar esse capítulo com vocês nessa manhã com o objetivo de encorajar a você a lidar com esta tentação da sedução do mundo mostrando o que e aqui vai a lição desta manhã se você gosta de anotar tomem nota disso mostrando os reinos do mundo parecem generosos mas eles são enganadores e culex essa é a primeira lição de hoje os reinos do mundo parecem generosos mas eles são enganadores e cruéis apesar disso essa é a segunda lição nós não
precisamos temer os porque o seu poder ea sua inteligência são tão aparentes quanto a sua generosidade ficou claro que nós vamos aprender hoje os reinos do mundo parecem generosos mas na verdade eles são enganadores e cruéis mas fica tranquilo você não precisa ter menos porque o poder ea inteligência desses reinos são tão aparentes quanto a sua generosidade é a passar mostrando a suposta generosidade do reino da pérsia ester começa com festa existe algo que seja mais revelador da opulência dos reinos do mundo do que as festas que ele promove por falta de uma o capítulo
primeiro tem três festas diferentes uma longa para alta sociedade da pérsia outra mais curta para todo o povo da cidadela de susã e outra exclusivamente para as mulheres promovida pela rainha vasp quem é uma fruta com a criam dessas festas é um homem chamado assuero também conhecido na história como chefes primeiro o rei da pérsia nesta ocasião e qual o objetivo dessas festas está aí no verso de número quatro é mostrar as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza de fato a pérsia era um reino poderoso até se havia
derrotado o grande império babilônico e o texto diz que a essa altura as suas fronteiras se estendiam da índia até a etiópia constando ao todo de 127 províncias nós estamos falando de um reino aparentemente poderoso e nas festas absolutamente tudo comune cavar essa grandeza do reino da pérsia a começar pelos convidados quem eram os convidados da primeira festa aquela que durou 180 dias isso não for uma hipérbole do narrador apenas para mostrar que foi uma festa longa eram as pessoas mais importantes do império os militares os políticos os nobres sabe aquele tipo de festa para
mostrar qualidade da população pois então essa primeira festa tinha esse objetivo mostrar a qualidade da população da peça naquela ocasião na segunda festa estavam prontas as pessoas da cidadela de susã os maiores e os menores para mostrar que o império tinha tanto dinheiro que não precisava fazer miséria porque podia da festa para todo mundo se quiser então os convidados apontam para grandeza para opulência desse império depois e olha a duração a primeira diz aí durou 180 dias 180 dias de festa a vários estudiosos que entendem que essa é na verdade uma hipérbole é um artifício
retórico usado pelo narrador para dizer que a festa durou muito tempo mas ela não teria durado por 180 dias propriamente tem nós não há como saber exatamente é uma hipérbole ou se é uma afirmação de terra a segunda dura sete dias e provavelmente aqui nós temos uma afirmação literal porque esse era um tempo bem plausível para a duração de festas na antiguidade ea terceira que era a festa exclusiva das mulheres também provavelmente 7 dias porque ela é mencionado aqui no capítulo primeiro logo na sequência a segunda e meio relacionada com essa segunda festa então os
convidados apontam para a grandeza do reino da pérsia a duração das festas aponta para grandeza do reino da pérsia e agora o ambiente a ponta também tá grandeza do reino da pérsia o ambiente que a gente tem descrito aqui é um ambiente dessa segunda festa de sete dias que é uma festa da da para todo o povo veja um lugar a festa acontece no palácio do jardim no pátio do jardim do palácio real depois dá um google e você vai descobrir que os persas eram conhecidos ou ficaram conhecidos historicamente dentre outras coisas por essa habilidade
de construir belo jardim ladeando os seus palácios é ali um desse já que acontece essa grande festa olha a ornamentação do ambiente cortinas de linho brancas e azuis colunas de mármore e só faz de ouro e de prata tudo coisa nobre o chão sobre o qual os convidados pisavam naquela ocasião era feito de coisas que se eles tivessem em casa possivelmente eles manteriam trancadas em segurança como um verdadeiro tesouro mas ali no palácio eles pisavam nelas para mostrar a grandeza do reino naquela ocasião e olha o serviço o vinho real servido em taças de ouro
não idênticas as taças eram de decoradas de maneira diferente uma por uma e serviço ao e o quê texto diz que eles pediam sem restrições e do verso 8 pois o rei havia ordenado a todos os oficiais da sua casa que fizessem segundo a vontade de cada um quando a gente olha para esse ambiente nessa descrição da vontade de estar lá não dá como dá vontade na gente de participar dos casamentos de hollywood como a gente tem vontade de participar dos concursos de miss universo das posses presidenciais da entrega do oscar da bola de ouro
no final do ano essas coisas todas chamam a nossa atenção fascinam o nosso coração dentre outras razões porque elas revelam a opulência dos reinos deste mundo e sugere que aquelas pessoas que se submetem à vontade desses reinos só tem a ganhar a se beneficiar das coisas que esse reino tem a oferecer mas a pergunta é essa sensação que temos é verdadeira de que nós estivermos engajadas com os reinos do mundo tudo o que nós teremos são benefícios e coisas boas e eu quero mostrar para você que uma olhada mais cuidadosa em ester capítulo primeiro mostra
que não porque o texto sugere em vários lugares que a generosidade da pérsia é uma generosidade apenas aparente o reino da pérsia o reino de assuero parecem generoso mas ele na verdade é enganador e cruel e essa é a segunda coisa que eu quero mostrar para você nesta manhã o engano ea crueldade do e quando a gente leia essas palavras iniciais do texto com qual nós estamos trabalhando hoje além de ficar interessados em participar desse momento nós chegamos a nutrir certa admiração por esse homem chamado assuero na verdade assuero parece ser não apenas um rei
generoso mas ele também parece ser um rei inclusivo lá ele é do tipo de rei que faz festa e ele não faz festa só para as pessoas grandes do seu império ele faz festa para o povo ele faz festa para plebe não é apenas a elite que é convidada para a festa de assuero todas as pessoas são a gente tem que olhar para ele falar que rei bonzinho um rei conclui todas as pessoas na sua festa mais irmãos um pouquinho de perspicácia s e para percebermos que os reinos deste mundo simplificados aqui pela pérsia e
por assuero não são tão generosos quanto nós imaginamos que eles sejam vejo o texto não diz a que claramente quais eram os interesses de assuero com as suas peças veja ele disse qual era o objetivo pragmático qual era o objetivo pragmática exibir a grandeza do seu reino você vai pergunta é o que ele queria com isso ao exibir a grandeza do seu reino será que ele queria estimular o povo ao reconhecimento e adoração do senhor emagrecer se olha tudo isso que eu tenho foi deus que me deu portanto culpa em si diante do senhor que
me deu todas essas coisas esse era o objetivo de ação será que ele queria promover a consciência o bilhete estimular as pessoas a uma vida social mais ética a uma vida mais solidária será que será o objetivo de assuero ao realizar essas festas nessa ocasião seja o texto não diz mas você não tem nenhuma suspeita do que do porque alguém pararia uma nação durante vários dias para promover eventos exibicionistas quando você lê isso se você não tem nenhuma suspeita no seu coração do porque alguém pararia todo um país todo um território um monte de gente
durante vários dias meses talvez para ficar alardeando as suas grandes conquistas oi e para além das nossas suspeitas individuais texto nos apresenta uma imagem de assuero que naturalmente nos leva à conclusão de que os seus interesses não eram os mais nobres possíveis veja como é que o capítulo primeiro de ester apresenta assuero e primeiro lugar esse capítulo apresenta assuero como um legislador detalhista invasivo excesso ele aqui um legislador detalhista e invasivo fez o quê que houvesse oito o texto diz assim nas festas as pessoas bebiam sem restrições e presta atenção nesse aposto que tá aí
como estava prescrito e essa ponto extremamente importante porque ele não se informa aqui assuero havia baixado um decreto para determinar que as pessoas bebessem o quanto elas quisessem veja assegure-se que você compreendeu aquilo que eles tão dizendo um decreto a respeito de quando vinham as pessoas podiam beber para determinar aquelas podiam beber o quanto elas eu quisesse você percebeu assim beleza assuero não considerava a liberdade um direito natural e inalienável mais um direito que era garantido pelo decreto dele posso hero as pessoas eram livres não porque liberdade fosse a condição natural delas mas porque ele
o todo-poderoso da pérsia naquela ocasião havia decretado que elas fossem livres e ele era o legislador detalhista ele queria se assenhorar das pessoas em questões mínimas como a quantidade que elas deveriam beber qualquer semelhança com o estado moderno não é mera coincidência e isso que a gente vê nessa primeira cena da passagem aqui aqui ser visto a linha quem será visto de maneira clara e inequívoca na segunda quando assuero se mostra um líder sensível e controlado então além de ser um legislador detalhista e invasivo assuero é um líder insensível e controlador o preço disse algo
aconteceu no sétimo dia de festa a essa altura assuero já tinha apresentado as suas riquezas fosse hoje em dia ele já tinha projetado uma apresentação em canvas mostrando os limites geográficos do seu império cada convidada da festa já teria recebido em mãos a cópia de uma planilha de excel mostrando as principais aplicações financeiras do tesouro persa e eles já tinha aberto a exposição de arte que continham as obras de arte de cada um dos povos conquistados e caminhado com os convidados pelos diferentes palcos da festa onde os artistas da 127 províncias faziam o seu show
diz o texto no verso 10 que ele já tava alto de vinho quando ele lembra que uma de suas com que e ainda não tinha sido exibida atenção era uma pessoa mas para ele era só mais um objeto era só mais um troféu que ele queria mostrar como uma das suas grandes conquistas então ele envia eunucos para buscar a rainha vasti a fim de que ela exibe se a sua beleza as pessoas com a recomendação de que ela viesse isso tá aí no verso de número 11 com a coroa real alguns rabinos entendem que essa
expressão com a coroa real significa apenas com a coroa real veja não se pode ter certeza disso ok não se pode ter certeza disso e na realidade isso muda pouco o fato em si qual é o fato o faz de suero ver pessoas com objetos ele é um homem insensível e ele é um homem controlador o preço de esqui waste não tolera esse ato de assuero se rebela contra todas as expectativas do leitor do texto não atende à determinação do seu marido para ir no verso 12 e o texto diz que isso acende a ira
de assuero e desencadeia uma série de eventos que mostra que além de ser um legislador detalhista e invasivo além de ser um líder insensível e controlador passo é assuero era um governante obstinado e vingativo é o texto diz que a recusa de vasti de ir até ao lugar em que assuero havia mandado que ela fosse é interpretada aí pelo rei como uma ameaça à sua autoridade alguém resolveu não fazer o que ele havia dito que era para fazer então ele convoca uma reunião do conselho dos sábios da pérsia para pensar em uma solução está aí
nos versos 13 a 15 do capítulo primeiro e esse conselho de sábios não apenas confirma a interpretação de aço eram que aquilo havia sido um ato de desrespeito mas sugere que a coisa poderia se tornar um problema ainda maior o conselho de assuero torna um problema que era relativamente pequeno um negócio gigantesco e vai ter um grupo feminista resolve encantar política de vacina esse é o medo do conselho naquela ocasião vai que as mulheres do reino agora começa a joia se a rainha se rebelou contra assuero porque é que eu vou dar ouvidos a voz
do meu marido aqui em casa e as princesas todas em todas as províncias poderiam ser estimuladas pela ação debast a desobedecer o seu marido talvez esses homens estivessem preocupados mas com que aconteceria na casa dele o que que aconteceu em outro lugar então então eles aconselham assuero agir com mão de ferro qual é o conselho aqui de por a rainha o substituir a rainha por outra que fosse melhor o que significa melhor significa cegamente obediente depois a rainha escolha uma outra que seja melhor que a sua eu faço assuero segue o conselho de sábios e
baixa um decreto irrevogável que mais uma vez estabelece o óbvio lá no verso de número 22 que cada homem fosse senhor em sua casa e atenção olha como assuero novamente se a senhora da liberdade das pessoas ao determinar que elas falassem dentro de casa uma língua específica o ou seja disso e que em toda a casa a língua falada seja a língua do marido você começou a minha peça sem horário de todo mundo ou seja se o marido que tivesse uma esposa que tem uma língua diferente e ele quisesse por amor à esposa e aos
filhos falar a língua da esposa acho eles não pode dentro da casa a língua ser falada tem que ser a língua do pai suero o que é um governante obstinado e ficasse meus irmãos assuero nada mais é do que o retrato dos governantes de segundo eles parecem generosos os reinos deste mundo parecem generosos mais frequentemente mais frequentemente do que nós imaginamos eles são enganadores e cruéis presta atenção você que está me ouvindo nessa manhã no mundo não existe almoço grátis e ele oferece para ver a você mas frequentemente ele compromete por meio do prazer que
oferece a sua saúde física e a sua saúde emocional o mundo oferece riqueza a você mas frequentemente ele faz isso à custa dos seus relacionamentos mais profundos o mundo oferece liberdade a você mas ele exige que você se de volte aos ditames dele para que desfrute da liberdade que ele oferece ele parece o reino generoso mas no final das contas é na verdade um reino enganador e cruel e o que esse capítulo de externos mostra é que se você não estiver disposto a negociar pode esperar você se tornará a próxima vítima da obstinação a vingança
e são peculiares aos reinos do segundo olhando assim nós podemos imaginar então que o que nos resta a fazer é o temer os reinos deste mundo certo pastor nada errado porque o capítulo que nos mostra essa suposta grandeza desses reinos a crueldade o engano deles também nos mostra aqui o poder ea inteligência desses reinos são tão aparentes quanto a sua suposta generosidade e é isso que eu quero mostrar caminhando para o final da nossa mensagem nesta manhã a fraqueza ea tolice dos reinos deste mundo existem duas coisas muito irônicas em ester capítulo primeiro e a
primeira tela tem a ver com a autoridade assuero o assuero era um governante controlador eu mostrei isso para vocês ele era um cara que fazia pouquíssimo caso da constituição e do congresso e e eu morava uma medida provisória adorava controlar a vida de todo mundo dos seus súditos nos mínimos detalhes o quantas pessoas bebiam o idioma que elas tinham que estar lá na casa deles tudo dia que acontecer de acordo com a vontade de assuero e ironicamente contudo assuero não tinha autoridade na sua própria calma ele queria estender as suas asas sobre cada milímetro da
vida dos persas mas os limites da sua autoridade são demonstrados por sua própria mulher aqui em espectáculo primeiro porque autoridade preste atenção não é algo que se impõe autoridade é algo que se conquista e se conquista não por meio de violência de força mas por meio de serviço os reinos humanos eles são assim eles se apresentam poderosos mas eles na verdade são fracos como mostra a ester capítulo primeiro o homem que queria controlar a vida de todo mundo não tinha governo e controle sobre a sua própria e aí oi e a segunda ironia tem a
ver com a falta de sabedoria dos conselheiros e do rei nessa ocasião o preço disso que dando ouvidos a mesmo clã que era um dos sábio da pérsia assuero responde aqui a rebeldia debast por meio de um decreto que é espalhado da forma mais compreensível possível pelos quatro cantos do império presta atenção na sabedoria da pérsia esse édito visava o que resguardar a autoridade de assuero mas vezes vende o que ian tem sido meu companheiro na interpretação do livro de ester diz comentando essa passagem ele disse abre aspas o édito na verdade se desconstrói e
ele serve apenas para publicar por todo o vasto império e na língua de todos os grupos de pessoas a falta de autoridade de assuero na sua própria casa se o objetivo era inspirar respeito pelos maridos e por assuero o verdadeiro efeito foi exatamente o contrário se ele temia que a fofoca sobre a sua impotência se espalhassem o que fez o ele ele ligar todos ouvissem em sua própria língua a história do que se passara ajudar o reino aparentemente forte mas pouco o reino aparentemente inteligente aparentemente sábio mais um reino esse é o retrato dos reinos
do mundo que nos é oferecido por ester capítulo primeiro eles parecem generosos eles parecem fortes eles parecem sábios mas atenção apenas parece e na verdade eles são enganadores cruz mas ao mesmo tempo fraco muito a pergunta a ela o que isso tem a ver conosco vivendo aqui agora no século 21 no momento distante da pérsia em que espere os seus conterrâneos viveram naquela ocasião eu quero encerrar a nossa mensagem desta manhã com duas rápidas aplicações da primeira delas é eu creio que externo chama a atenção para o fato de que ester capítulo primeiro que vivendo
numa cultura pagã atenção que eu vou te dizer não convém levarmos a sério demais a cultura em que vivem web vivendo numa cultura pagã não convém levarmos a sério demais cultura é que nós e vamos talvez esse seja o ponto de partida de nossa dificuldade enfrentamento dos desafios nós temos na nossa vida cultural nós levamos a sério demais o mundo em que nós vivemos como se ele fosse capaz de satisfazer os anseios do nosso coração é independente da condição em que nós estamos todos nós temos a tendência de acreditar nisso alguns de nós pensa assim
dia você como assuero e eu quero ser o cara que promove os eventos e o dia que eu for o cara que promove os eventos ninguém me segura aí eu você plenamente satisfeita outros são mais comedidos dizem assim ah eu não preciso estar lá não eu só quero ser amigo de que esteja eu quero escola não eu só quero ser amigo de quem esteja aliás é até melhor porque sentar na cadeira dá muito trabalho agora se eu tiver aquele convite para festa e que eu possa participar e andar por esses corredores é o que tá
valendo a pergunta até que só um pouco mais humilde dizer assim olha só a festa foi transmitida na tv hoje eu não preciso para uma coisa eventos eu não preciso andar nos corredores se eu puder só ficar aqui vendo o que tá rolando eu sou feliz e não não interessa a condição em que nós estejamos se no meio do povo se entre os amigos do rei ou se assentados na cadeira e se nós estamos na expectativa de sermos satisfeitos pelos reinos deste mundo nós estamos alimentando uma esperança que mais cedo ou mais tarde nos confundir
ar a nos confundir a sabe por quê é porque experiências de prazer independentes do tipo dinheiro e bens independentes da quantidade autoridade sobre as pessoas muitas ou poucas nenhuma dessas coisas pode nos fazer experimentar a plenitude de humanidade que tanto desejamos buscar essas coisas como fins em si mesmos pode montar a sensação de liberdade a sensação de plenitude pode até nos tornar bendito entre as pessoas é mas no final a escravidão a vergonha a bolsa o que diz mais uma vez o império desse mundo é um holograma brilhante que não tem conteúdo algum para nos
defender do risco de sermos assimilados diz ele precisamos aprender a rir dele a rir das pessoas ao nosso redor que desperdiçam a vida em busca de tantos objetivos inúteis rir de nós mesmos quando vemos nosso próprio coração usando a escala de valores desse império de que vale ao homem poder dar festas de seis meses com sofás de ouro sobre um piso de madre pérola como nós somos ridículos então quando nós gastamos ainda mais tempo e energia desejando um carro novo um par de tênis no shopping ou mais recente utensílio doméstico no catálogo de encomendas como
se isso pudesse satisfazer o nosso coração e aí e o que as pessoas fazem almoço no final um vazio e o que é realmente precioso e se encontra nos valores de um reino diferente ó e aqui está a segunda aplicação desta manhã e se por um lado mas não devemos levar a sério os reinos deste mundo pelo que eles são e como vem nós todos convém levar muito a sério o reino de deus e o livro de ester não apenas começa com festa você tem uma olhadinha depois do capítulo 10 você vai perceber que ele
termina com festa também numa clara e ilustração do ditado popular que diz que quem ri por último ri melhor o anfitrião dessa festa do capítulo 10 não é assuero e com isso sabe que o autor de ester quer deixar claro para nós que existe um outro reino existe um outro rei com o qual os reinos deste mundo resguardam certas similaridades lembra disso eles são simulacros desse reino mas que resguarda com eles profunda o profundas e radicais diferenças porque ao contrário dos e esse reino que faz festa do capítulo 10 ele é verdadeiramente sábio e poderoso
é tão poderoso que não precisa ficar lá dando o tempo inteiro o seu poder ea sua sabedoria ele cresce em silêncio diante dos olhos de todos sem que boa parte das pessoas o perceber ele não precisa ficar gritando e alargar o tempo inteiro eu sou grande porque ele tá crescendo tem que as pessoas percebam e vai chegar uma hora ele vai ter que ele vai descontar diante dos olhos de todas as pessoas e ao contrário desses reinos do mundo ele é autêntico e ele é verdadeiramente generoso você achou que 180 dias de festas era muito
o que você achou que era muito nesse outro reino a festa dura por toda a eternidade atenção ele também proclama a grandeza do seu rei e a festa o tempo inteiro que a gente tá fazendo aqui hoje é proclamar a grandeza do nosso rei mas nesse reino a glória do rei nunca é alcançada em detrimento do benefício dos convidados nesse reino novo não tem letra miúda no contrato os convidados recebem de graça os trajes para festa e desfrutam da verdadeira liberdade nesse reino não tem esse negócio de rei casar com mulher bonita para escola como
troféu é nesse reino o rei prepara a mulher que ele escolheu quando ela ainda não era tão bela na apresentar a perfeita sem rugas e sem mácula no dia do casamento e os valores são outros e esse é o reino no qual nós devemos investir o nosso coração e o seu súdito os ursos desse reino costumam a malu tanto de acordo com esses valores mesmo enquanto eles se encontram na posição de estrangeiro a elisama tanto o reino de deus que mesmo vivendo nas estradas dos reinos do mundo eles não vivem como vivem os que são
de rei dos mundanos se virem reverberando no mundo os valores do reino do nosso 5 é para você pensar durante o dia de hoje e aí e pelo estabelecimento de um reino você tem trabalhado olá tudo bem do seu próprio já voltei trabalhar pelo estabelecimento deste reino pelo qual vale a pena trabalhar que deus tenha misericórdia de nós nos faça todos investir a vida naquilo que vale a pena que é o reino de deus o governo de deus sobre a nossa realidade todas as dimensões da nossa existência agora é já chegou muito obrigado por este
capítulo do livro de ester e nos mostra aqui enquanto aqui estamos vivemos nessa condição muitas vezes cercados de reinos diferentes que são aparentemente fortes e sábios mas que na verdade são os o senhor no meio de tantos reinos assim e o nosso coração é presa após outra tende a ser seduzido pela opulência pela grandeza das festas desse reino hoje nós queremos pedir perdão por isso ao senhor e pedir ao senhor que tu tenha misericórdia de nós deus todas as vezes em que o nosso coração começar a ser seduzido pelas coisas desse mundo fazer riqueza projeção
pessoal que são as coisas que os reinos deste mundo e nós às vezes buscamos e o estabelecimento do nosso próprio reino não se lembra é de que os reinos deste mundo sabe o ensina nos o teu e a buscar em primeiro lugar o teu filho na certeza de que tudo aquilo que nós buscamos como se nós precisássemos tão profundamente nos outros reinos não são apenas uma consequência natural de buscarmos em primeiro lugar o reino do senhor porque tu és o nosso rei e tu és o nosso prazer tu és o nosso sustento e tu és
aquele em que nós temos senso de identidade portanto ó deu tem misericórdia do seu povo nos dá a graça nos da tua misericórdia e nos livra da sedução deste mundo mal é oração que nós fazemos em nome de jesus e