Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Como é que nós podemos ser misericordiosos? Não há modo de ser misericordioso senão reconhecermos que todos somos miseráveis, todos somos pecadores.
É exatamente esse o fio condutor da oração do Profeta Daniel, uma oração intercessória que ele faz por todo o povo de Israel que está no exílio em Babilônia. Ele diz: "Temos pecado, temos praticado a injustiça e impiedade, temos sido rebeldes. " Diz, em outras palavras, que nós precisamos reconhecer a realidade de que somos pecadores.
A nossa geração não faz isso com facilidade; todo mundo se acha muito bom, muito do bem. A palavra "pecado", lamentavelmente, causa dores nos ouvidos dos nossos contemporâneos, e eles querem, de algum modo, afastar de si qualquer suspeita de serem pecadores. Mesmo as pessoas, quando se convertem, quando elas vêm à igreja, no fundo elas vêm à igreja pensando que vão se melhorar.
Não: "Eu sou bom, eu já sou uma pessoa boa, mas Jesus vai dar uma melhorada em mim. " Esta é a grande mentira que impede a nossa geração de produzir frutos de arrependimento. A nossa geração precisa ser confrontada com a verdade da Palavra, e nós precisamos entender que somos pecadores e temos que bater no peito, reconhecendo os nossos pecados, confessando os nossos.
Mas a grande maravilha de podermos fazer isso no Evangelho é o fato de nós termos alguém que nos justifica. Em outras palavras, eu posso me dar o luxo de confessar os meus pecados e de me apresentar culpado diante de Deus. Houve um Cordeiro que deu a vida em meu lugar, e é esse mesmo Cordeiro que morreu por mim, aquele que me justifica.
Eu não preciso me justificar; eu não preciso estar certo; eu não preciso, de nenhum modo, me apresentar como imaculado, como sempre não necessitado de correção, porque este assunto, os meus pecados, já não pertencem mais a mim. Eles pertencem àquele que levou os meus pecados sobre o madeiro e dali derramou cada gota do seu preciosíssimo sangue. O sangue de Jesus é o remédio de Deus para o nosso pecado; o sangue de Jesus é o remédio que Deus nos dá para nos lavar de cada uma das nossas faltas, para nos purificar de todos os nossos pecados.
Eu separei alguns versículos que, de alguma maneira, falam disso: "O sangue vos servirá de sinal nas casas em que estiverdes; ao ver o sangue, passarei adiante, e não haverá entre vós praga destruidora. " Essa leitura é do Êxodo, e o Anjo da Morte não toca os primogênitos de Israel. Por quê?
Porque eles sacrificaram o primogênito dos seus cordeiros. O sangue derramado é a senha nas portas; alguém morreu no lugar daquela gente como uma prefiguração, como uma imagem do que um dia o verdadeiro Cordeiro iria fazer por todos nós. Levítico 17:11: "É o sangue que faz expiação em virtude da vida.
" O sangue faz expiação; é o sangue que nos lava, que nos limpa, que nos purifica. Isaías 53:5: "Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas chagas somos sarados. " O sangue que escorreu das chagas do Salvador é o que nos lava.
Mateus 26:28, na Instituição da Eucaristia: "Este é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados. " João 1:29: "Eis o Cordeiro de Deus, o Cordeiro que tira o pecado do mundo. " Romanos 3:23: "Todos pecaram e estão privados da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção realizada em Cristo Jesus.
" Deus o apresentou como sacrifício de expiação pelo seu sangue, mediante a fé. Ou seja, eu tenho que crer no poder redentor do sangue de Jesus que perdoa os meus pecados. Efésios 1:7: "Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.
" Colossenses 1:20: "Por meio dele reconcilia todas as coisas, estabelecendo a paz pelo sangue da sua cruz. " Hebreus 9:12: "Cristo entrou uma vez por todas no santuário, não com sangue de bodes e novilhos, mas com seu próprio sangue, obtendo uma redenção eterna. " Hebreus 9:22: "Sem derramamento de sangue, não há remissão dos pecados.
" Hebreus 10:19 seguintes: "Tendo, pois, irmãos, plena confiança para entrar nos santos dos santos pelo sangue de Jesus, aproximemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de toda má consciência. " 1 Pedro 1:18: "Fostes resgatados, não por bens perecíveis como ouro ou prata, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha. " 1 João 1:7: "O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
" Apocalipse 1:5: "Aquele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados com o seu sangue. " Apocalipse 7:14: "Estes são os que vieram da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. " Apocalipse 12:11: "Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram.
" A Escritura, de ponta a ponta, testemunha que o remédio de Deus para os nossos pecados é o sangue de Cristo derramado por nós no alto da cruz. Qual é o problema? É que tudo isso se dá mediante a fé.
Você tem que crer. Para quem não crê, o sangue de Jesus não opera nada. É por isso que, na Instituição da Eucaristia, ele diz: "O meu sangue derramado em favor de muitos.
" Ele não diz de todos, no Novo Testamento, porque nem todos creem. A crença na realidade de que o sangue de Jesus nos purificou de todo o pecado nos purifica quando nós nos arrependemos, porque o arrependimento é obra da graça, mas ele é necessário. Claro, alguém poderia dizer: "Ué, por que eu preciso me arrepender se Jesus já morreu pelos meus pecados?
" Não. . .
O problema é que, se Jesus morresse pelos seus pecados, e você — aliás, se Jesus não tivesse morrido pelos seus pecados e você se arrependesse — o seu arrependimento seria ineficaz. O nosso arrependimento só tem eficácia porque ele é movido pelo sangue, e ele é efetivado pelo sangue derramado de Jesus Cristo. É por isso que o nosso arrependimento é eficaz.
Mas alguém pode dizer: "Tudo bem, pelo sangue de Jesus, eu estou liberto dos meus pecados, desde que eu me arrependa. Porém, eu tenho um monte de outras coisas para resolver na minha vida. O pecado não é o único problema que eu tenho.
Eu tenho muitas consequências do pecado que eu preciso administrar ao longo da vida. Eu tenho doenças, eu tenho pobreza, eu tenho miséria, eu tenho dificuldades de relacionamento, eu tenho áreas da minha vida que ficam bloqueadas. Eu tenho uma série de situações que não vão para a frente.
O pecado é o item mais importante dessa lista, porque senão eu vou para o inferno, mas ele não é o único item dessa lista. " Então, qual é a boa notícia? Quando eu digo que o sangue de Jesus é remédio para os nossos pecados, a boa notícia, meus queridos, é muito boa.
Em primeiro lugar, o sangue de Jesus nos lava dos nossos pecados. Isto significa que a barreira que existe entre nós e a graça está derrubada pela força do sangue de Jesus. Em Isaías, capítulo 59, o profeta diz, da parte de Deus: "Não, não é a mão do Senhor que está mudada; são os vossos pecados que criaram uma barreira entre vós e vosso Deus.
" Os nossos pecados nos impedem de receber aquilo que o Senhor tem para nos dar. Mas se você sabe que, uma vez que você confessa o seu pecado, é arrependido, te purifica, te lava, porque você não está apresentando o seu arrependimento pelos seus méritos apenas; você está apresentando o seu arrependimento na força do sangue, com o argumento do sangue, com a realidade do sangue do Deus encarnado. Isso significa que já não existe mais barreira entre você e Deus.
Portanto, a graça pode fluir, Deus pode operar, as coisas podem andar, os outros itens da lista podem ser resolvidos, porque o principal item da lista é cancelado. Pelo sangue de Jesus, o sangue de Jesus nos purifica dos nossos pecados. Segundo lugar, porque o sangue de Jesus nos purifica dos nossos pecados, Satanás não tem de que nos acusar e não tem bases legais para se estabelecer em nossa vida.
No capítulo 12 do Apocalipse, falando sobre o demônio, o evangelista diz: "Ele é o acusador dos nossos irmãos, que os acusa dia e noite diante do trono de Deus. " Ele é o acusador que nos acusou lá diante de Jó; aliás, nos acusou Jó diante do trono de Deus. E o mesmo faz com todos nós.
Ele procura uma brecha, ele procura uma culpa. Por isso, você precisa crer, crer que o sangue de Jesus resolveu o problema dos teus pecados, resolve o problema dos teus pecados, e resolverá o problema dos teus pecados para sempre. Quantas vezes Deus quer te dar uma graça, mas você começa a duvidar, olhando para os seus pecados e dizendo: "Ai, mas eu fiz tanta coisa errada.
Ai, mas eu cometi isso. Ah, mas eu fiz aquilo. Ah, mas meu passado.
Eu fiz escolhas erradas. " Você não é fruto das suas escolhas; você é fruto do sangue de Jesus. Pela sua incredulidade, você fica dando argumentos ao diabo, você se deixa envolver por um espírito de culpa, introjeta no seu coração uma desconfiança naquilo que Deus pode fazer, simplesmente porque você está olhando para você.
O diabo se serve disso para continuar operando na tua vida. Mas isso acabou. Hoje, cada vez que o diabo te apresentar o seu pecado, você vai apresentar para ele o sangue de Jesus.
Você não vai se justificar, dizendo: "Não, eu sou bom, eu sou. . .
" Não, não. "Eu não presto mesmo; eu sou pecador. Mas esse problema está resolvido na força do sangue de Jesus.
O sangue de Jesus é a minha bandeira, o sangue de Jesus é a minha garantia, o sangue de Jesus é o meu remédio, o sangue de Jesus é o preço, e ele já foi derramado uma vez por todas. " Em terceiro lugar, o fato de que o sangue de Jesus resolve o problema dos teus pecados é o que te permite entrar no Santo dos Santos. O autor da carta aos hebreus diz que ele preparou para nós um novo e vivo caminho, através do seu sangue derramado.
Ou seja, você e eu podemos entrar na presença de Deus, você e eu podemos adorar a Santíssima Trindade, você e eu podemos nos perder na adoração, estar completamente cheios da presença do Espírito Santo, pois você e eu estamos passando pelo rastro de sangue deixado por Jesus. Rastro de sangue que está do outro lado do véu. Exatamente assim: o véu que separava já não separa mais, e a luz que outrora estava apagada agora brilha, e a cada dia brilha mais.
Pelo sangue de Jesus, você pode ser íntimo de Deus. Você pode entrar em consórcio íntimo com a Santíssima Trindade. Não tem demônio que te possa resistir, não tem nada que se possa colocar no teu caminho.
Não deixe o diabo te acusar; não permita que ele venha apresentando nenhuma culpa contra você, porque o Cordeiro já derramou o seu sangue para que você pudesse arrepender-se, confessar, levantar as mãos para o céu e dizer: "Senhor, não é pelo que eu fiz, é porque é pelo que o teu filho fez por mim, e é por causa do que ele fez por mim que, na força desse sangue precioso, eu tenho segurança diante de ti. " Cada vez que você se confessa, você toma uma enxurrada do sangue de Jesus, que te lava e que reforça a vida da graça em você. Por isso, os sacramentos são tão importantes.
Cada vez que você comunga, você toma o sangue de Jesus. Alguns irmãos se perguntam: "Por que na Igreja Católica a gente não distribui também o cálice? " É claro!
Porque pode acontecer uma profanação, pode cair alguma gota. Mas, se na hora da consagração, pão e vinho separados, corpo e sangue separados, com a morte de Cristo, em cada Santa Missa, quando o sacerdote diz: "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" e mistura o corpo com o sangue, indicando a ressurreição do Senhor, pouco importa se você comunga da hóstia ou se você comunga do cálice. É Jesus inteiro que está te lavando com o seu ser inteiro.
Em cada comunhão, você fica cheio do Senhor, você fica cheio de Jesus, você fica completamente transbordando da presença de Jesus. Não tem como duvidar de que Jesus pode fazer por nós tudo aquilo que precisa ser feito. Se aquela mulher tocou na barra da veste de Jesus e foi instantaneamente curada, você, recebendo o corpo e o sangue de Jesus, pode receber milagres e milagres e milagres muito maiores, desde que você entenda que este sangue precioso passa a circular nas tuas veias, passa a estar no teu corpo, passa a estar dentro de você, te purificando de toda contaminação, te livrando de tudo aquilo que pode te fazer mal.
Todos os acusadores terão que fechar a boca porque o sangue de Jesus te justifica. O sangue de Jesus atrai sobre a tua vida misericórdia, o sangue de Jesus atrai sobre a tua vida libertação, cura, bênçãos plenas. É por causa do sangue, é por causa do sangue que eu posso ser misericordioso, porque eu sei que por mim mesmo só tem miséria, só tem pecado, só tem o que não presta.
Eu estou diante de Deus caído, eu não preciso ser bom, eu não tenho necessidade nenhuma de provar para Ele que eu sou bom, porque isso já está mais do que provado: todos pecaram e estão privados da glória de Deus. Mas a justificação se dá gratuitamente por causa do Seu sangue. É por isso que, diante d'Ele, eu sei que eu não sou nada e, portanto, minhas expectativas sobre as pessoas são cada dia menores, porque eu sei que a carne é como o feno, a carne é como a flor; ela se acaba.
Eu não posso esperar nada do homem. Do homem, eu só posso ter uma coisa: misericórdia, porque ninguém pode fazer nada. Todos pecaram, todos somos pecadores, ninguém é melhor do que ninguém.
Somos todos pecadores, mas lavados, cobertos, remidos pelo sangue precioso de Jesus. Você não pode ver com os seus olhos, mas todo o teu ser está impregnado do sangue de Jesus Cristo. E, por causa desse sangue, Deus olha para você e usa com você de misericórdia.
Não duvide nunca mais! Pare de olhar as coisas numa perspectiva humana e carnal. Comece a enxergar tudo na perspectiva correta: o sangue é o remédio para os nossos pecados.
Portanto, renovemos o nosso arrependimento, mas, sobretudo, renovemos a nossa fé, porque o Senhor Jesus está aqui, vivo. Ele não está aqui simplesmente de maneira espiritual no sacramento; Ele está vivo, é Ele mesmo, e basta fé no Seu sangue para que nós sejamos completamente lavados, curados, remidos, para que os nossos pecados sejam apagados e para que o Senhor, ao invés de nos imputar as nossas culpas, impute a nós a justiça do Seu Filho. Amém.
Vamos para o ofertório. Você pode apresentar suas oferendas a Deus. Enquanto isso, nós preparamos o altar do sacrifício.
[Música] Vus [Música] ZB Vas vos, pai, a espera tudo sem cele. Necessito amor que nos constrange, que nos faz tudo. Deaz en cantul, tudo que nos destes por amor.
Sem que será outro, te, ó Senhor, vem. Teu abraço, nossas vias de rep, onde o pecador encontra. Tudo o que de graça recebemos.
Eu v com o TR vi nest e debesis aum dses un D.