e a gente tem a honra máxima que até Preciso das palavras porque é um dos maiores brasileiros que temos é um Imortal poeta nosso grande artista Que honra que é poder ouvir o sábio mestre Gilberto Gil E aí [Aplausos] E aí ao vivo ágil obrigado boa tarde boa noite e Obrigada minha princesa cuidado nas Obrigado a todos que fazem a programação daqui da da biblioteca e pelo convite para estar aqui com vocês Vim falar um pouco dessas uma coisa tão é importante tão Ampla na vida da gente que a literatura naquel o livro enfim eu
trouxe alguns foram eu escolhi a proposta era que se escolhesse teste cliente das livros que tivessem de alguma forma é do enfiado impactado seja lá a palavra que for de qualquer maneira te tivessem tido destaque de alguma espécie não é na minha leitura do meu modo de ler o que foi já uma proposição é muito Ampla sim e a qual eu tentei de uma certa forma escapar da qual eu tentei um pouco escapado no sentido de não não me prender propriamente a uma ao exercício de a percepção não é que pode ser difícil né especialmente
pela questão da memória pela questão eu então que pague pessoalmente não Tenho boa memória nunca tive nenhum dos aspectos da memória mas especialmente agora já aos 80 anos de idade e nesse sentido né de especificar aquele tal livro aquela tá obra literária foi marcante porque eu acho que tudo que eu lido a verdade acabou tendo um impacto a influência na minha vida mesmas coisas menos destacadas e etc sem qualquer coisa a laçada jornais velhos jornais revistas tudo teve pois lê é uma o Ato da Leitura é esse já o ato de entrega profunda que o
cê faz a si mesmo aos outros aos que a todos que relatam sobre os e fazem o relato dos e nas obras literárias nos escritos nos ensaios etc etc então eu não tive não não quis a propriamente me prender a esse critério eu disse assim bom é livro Vamos ler o que que é aqui o abdome o técnicas que eu tenho uma biblioteca da memória onde lembram-se as coisas vem as lembranças e a Bíblia a biblioteca física propriamente aquela que tem em casa que tem no meu caso cobre uma gama de uns de 500 a
2.000 livros aqui na minha casa no rio mas em Salvador e aí sou eu então eu disse eu vou pegar dessa biblioteca da da memória dessa biblioteca da casa da física da casa eu vou pegar algumas coisas enfim meio aleatoriamente assim nem tanto porque as impressões em relação alguns livros ficam na marcam e isso em uma hora dessa de uma de uma decisão como essa prevalecem mas de todo modo é só para dizer a vocês que foi uma coisa assim escolhi assim mei o não é eu adoro acaso e aleatoriamente que você fez uma observação
quando mandou a lista que é uma escolha circunstancial ligada ao momento é exatamente essas duas palavras porque enfim São muitos os livros podem [Música] e se manifestasse a assinalar realmente uma presença destacada na nossa lembrança na nossa memória Nosso Sentimento né então era isso que queria dar essa explicação inicial para dizer que a gente vai falar aqui muito assim não é sim sobrevoos muito o abertos muito amplos sobre alguns livros que eu trouxe de casa é feito dessa biblioteca que modesta que eu tenho casa modesta tanto na no físico quanto na na memória a física
EA espiritual Então é isso Márcio vamos ser tarde eu e eu adorei a sua seleção estava muito ansioso porque eu tava com essa responsabilidade eu falei que tem que ler o que o Gil vai indicar e comprar essa conversa eu tinha que ler mesmo ai hoje o ideal né Eu quero ver tudo que ele tá indicando se não der tempo não deu E aí que é uma outra coisa que a respeito dos livros é que nem sempre Nós lemos em todos nem sempre porém quase sempre não por inteiro e muitos casos completamente a gente Às
vezes tem a livros da minha biblioteca que eu nunca li Sim eu gosto de comprar pelo mesmo acaba não lembro e ainda no meu caso Então a partir de um certo momento da vida onde os livros começaram a chegar espontaneamente por vontade deles próprios e seus autores enfim me mandando os livros e presenteando com os livros e tal então muitas vezes e ficam lá litros pela metade do dia dos em partes litros parcialmente em vários períodos diferentes da vida do tempo mas tem esse porque o nessa nesse nervosismo de achar que eu tinha que ler
eu fiquei tentando fazer uma espécie de bingo o que que será que o Gil Vai sugerir para eu ir antecipar e ficava pensando ele falou da macrobiótica quando esteve preso falou do composto me xingue compôs casinha feliz de adoring diadorim e fiquei nesse exercício e foi bom que você me driblou não tava nada disso na lista bem presente nesse momento e eu queria começar na verdade pela sua formação como leitor como que se constituísse na sua casa na infância eu vi você controle com sua mãe era professora que guia seus primeiros versos com minha voz
de corrigir de te orientar minha mãe professora e minha avó é que ficou acabou incumbida da da minha da minha educação básica porque minha mãe tava na escola meu pai no consultório ele médico e vi minha avó é esse professora professora aposentada foi quem ficou encarregada de me alfabetizar de uma introduziu no mundo literário não é primeiro daquele daquele primeiro nível da infância a e tal e foram a dois duas obras que me que permanece é muito forte na minha lembrança daquela época da época de menino mesmo pequeno uma é o tesouro da juventude que
era uma espécie de enciclopédia com sim sim é de literatura de pintura de filosofia enfim um meio simples com uma uma direção direcionado mesmo para a formação de jovens crianças e etc e certa portanto sem sem aquele peso com peso mesmo de uma de uma coletânea arrasa e simples a respeito de muitos assuntos e muitos temas um outro outro trabalho literário que me marcou muito foi de Monteiro Lobato porque aí então já com uma uma coisa assim vários livros todos os quase toda obra literária do Monteiro Lobato dedicada à infância é o Sítio do Picapau
Amarelo Todo ele com todos os personagens e tal mas uma coisa que me marcou muito porque ali que eu descobri a narrativa alma e a narrativa é e com a e o relacionamento relativamente complexo entre os personagens as diferencie ações de caráter de índole no é de perfis psicológicos enfim ainda que do mundo da fantasia ainda que também de um certo reducionismo infantil não é característico da obra de índio feita para crianças Então essas duas esses dois momentos de literatura digamos assim chegaram lá em casa o tesouro da Juventude era uma obra com 12 16
livros e não me lembro agora era um vários tomos EA obra do Monteiro Lobato também eram 8 10 livros ou coisas assim e foi a meu eu atribuo a esses dois pro e literários a minha a minha iniciação ah e hoje que o livro chega espontaneamente na sua casa como que é o seu hábito de leitura é mais fragmentado você é uma pessoa do livro digital a sempre do livro físico eu continuo lendo livro físico basicamente eu ganhei agora um Kindle ganha agora no meu aniversário de 80 anos mas eu tava na viagem eu tava
no na Europa e não não tive tempo ainda nem de abastecer porque aquilo ali você tem que e abasteceu Kindle né buscar os livros baixá-los não é quais são bem Onde estão e tal para passar para lhe para dentro daquela daquela daquele papel eletrônico né e dali então poder então eu não eu continuo Além do fato de eu gostar mesmo continuar gostando muito de manusear sim o livro não é as páginas a o tato contato com o papel a sequência uma das páginas enfim a volumetria às várias volumétricas você essa coisa tem um papel importantíssimo
na no jogo da Atração em relação ao livro é o livro é mais grosso é mais fino São 50 60 70 páginas são 200 ou são aqueles de 500 ou 600 mil páginas agora mesmo eu tenho lido no São vários volumes pelo menos 8 10 volumes da história história da África enfim e cada cada um desses volumes tem 800 mil páginas Então essa questão definir muito também não é questão da grossura do livro definir muito também o a capacidade deles de nos atrair mais o b os dinos dinos é de obter de nós a concentração
maior ou menor para lê-los e tal tem todas essas coisas você começou a sua lista com o livro bem volumoso também e eu tentando entender um pouco se você tinha conhecido João Ubaldo Qual é a relação que vocês tinham eu me deparei com uma pesquisa com o Instituto Tom Jobim de um manuscrito o teu de você escrevendo um possível roteiro audiovisual por último capítulo do livro você lembra disso Olha só colocou a a Bela a flora E aí tá escrito off Jorge que eu imaginei que fosse o mal time fazendo alguma off e eu achei
maravilhoso que era uma uma um olhar audivisual vivo povo brasileiro que foi o primeiro que veio na lista do Gil diz arquivo vocês conhece O livro é um livro de ficção a saga de uma nação imaginária e real a história que eu vou contar poderia constar do capítulo final a imaginária ou real ele assim maravilhoso descobrir mais vem depois a imagem do novo os cartões postais e nem o Zé dico jornais fotos eu não me lembrava disso não do Instituto Eu já vi esse livro Gilson é de 84 você chegou até bastante contato com João
Bauru somente bastante ele João Paulo chegou a ser meu professor é quando eu estudava administração de empresas na universidade da Bahia na escola de administração da Universidade da Bahia ele tinha foram quatro anos não é no no quarto ano quando eu estava no quarto ano ele tinha voltado ele havia voltado de um trabalho de um vídeo uma graduação o que ele fez nos Estados Unidos enfim e voltou como professor na escola de administração e eu cheguei até algumas aulas com ele a cadeira que ele tava era uma coisa que a literatura mesmo era literatura com
português literatura literatura brasileira e não sei se havia alguma alguma ramificação com outro qualquer campo de conhecimento mas era basicamente ela literatura brasileira e esse esse romance histórico né do século 17 tipos de tocou muito como foi sua relação com ele se lembra ele foi esse o canções uma certa maneira ficou sendo para mim e o romance o exemplo o exemplar do romance para mim grandemente que eu li muitos outros alguns outros romances mesmo alguns famosos né de autores brasileiros de outros autores e fiz e autores europeus dos russos e tal já li Dostoiévski de
café já rir coisas variadas mais eu acabei elegendo Viva o povo brasileiro como o exemplo básico da da Bela confecção de um romance de um autoralidade profunda invejável impactante enfim é isso é esse livro para mim tem esse esses e esses adjetivos todos que vão vou pela ordem aqui pela sorte que tá o seu todas as letras Reunidas que é uma 550 letras mais de 550 litros Nadir quando a gente junta tudo que a gente vai ver o tamanho da obra e é já na sua terceira Edição na tem e esta edição tem a vantagem
de que acharam novas letras suas né anteriores o primeiro disco interiores o primeiro disco e se ativamente posteriores as duas edições anteriores e eu trouxe esse livro mais no sentido de exemplifi car uma literatura mais ligeira o a literatura é é mas prática não é mais pragmática mas a serviço em dedicada a uma a um desvendar da certos Recantos da literatura porque as letras de música Na verdade eu as consideram há portanto muitas outras maneiras de considerá-las mas eu eu considero as letras de música como Recantos assim da da não é da atividade literária na
atividade poética como poesia EA literatura da atividade literária também então eu trouxe o livro para enfim exemplifi Car esse tipo de mais nesse sentido de dar o exemplo de uma literatura circunstância é obrigada a isso na verdade é um pouco porque foi é devido a isso devido ao fato de os e letrista de canções de ser confeccionista de a Poesia Cantada né aqui me deu a possibilidade de ser o Ju o membro da Academia Brasileira de ver o primeiro músico meio depois Academia Brasileira de Letras não é e na verdade em termos práticos reais poderia
ter sido Antônio Carlos Jobim chegou a se inscrever a propôs sua sua sua candidatura e mais depois retirou em benefício do Antonio Callado que era amigo dele e também se candidatou na vaga na cadeira que eles irão disputar e o Antônio Carlos Jobim Abriu mão da candidatura a favor do calado poderia TAM tecido primeiro música popular autor enfim compositor Popular a ocupar uma cadeira na academia mas o dom de acabou sobrando para mim né Tá certo o gostoso de ler o seu livro também das letras l sem a a a melodia como como poema e
e seguindo o texto apenas E aí às vezes Obviamente as melodias te abraça e te leve você começa a cantar a lendo mas também os seus comentários porque os comentários de várias épocas o caso desse livro A esse esse acréscimo Sim ficamos literário que são reflexões de formas variadas de aspectos variados da confecção das canções como elas foram feitas algumas delas pelo menos cento e tantas dessas Quinhentas e tantas 150 delas estão comentadas talvez até mais quais os 200 dela estão comentadas Como foram feitas em que em que se basear ão em que se inspiraram
E no caso de haver ver personagens que personagens eram esses e vim quais os Seus perfis nas músicas de amor como como era cantar para que era a musa amorável sim sim em outros casos a musa filosofante todos os outros tipos de inspirações enfim esse livro tem muito é um foi uma das razões também de eu tê-lo escolhido para trazer aqui nos comentários das músicas que estão neles Ele virou para mim nesse uma espécie de Matriz porque de acordo com seu comentário eu conseguir relacionar também com os livros que você sugeriu e curiosidades que eu
não sabia por exemplo é o Leminski que você selecionou a obra poética completa dele eu não sabia que estrela que você gravou nuconta havia sido composta Na década e ainda para filha do Leminski com a gente escolhe seu instinto exatamente aí eu queria lhe perguntar como era sua relação com ele foi um relação de amizade mesmo como interessado em no na introdução do desse livro Alice que faz a introdução do livro fala muito da da aproximação e pela qual ela foi responsável do Leminski e dos tropicalistas de mim de Caetano Ela ela diz aí que
filha quando conheceu Leminski já completamente dedicado uma vida literária de poeta e tudo mais e ela também interessada nisso e ele não conhecia ainda os tropicalistas que ela já tinha conhecido e foi ela então quê que apresentou os tropicalistas a ele com resultados muito importantes no sentido da do adensamento do afeto e se tornou realmente muito interessado nunca fez o adu ao trabalho dos tropicalistas e isso desencadeou como consequência uma amizade então toda vez que ia a Curitiba nos encontrávamos fosse na casa dele fosse no hotel fosse na casa de amigos dele Enfim então se
tornou uma pois ele passou EA Bahia e de vez em quando nos varões da Bahia pelo por duas ou três oportunidades ele foi passou mês inteiro lá comigo com Caetano enfim compartilhando ali aquela aquela aquela beleza da vida do verão da Bahia enfim se tornou portanto uma um amigo foi um amigo e dentro desse contexto de amizade quando eu fiz estrela eu pensava na estrela que hoje é uma já mulher tem 40 anos você foi parceiro de capinan e Torquato me você escolheu dois poetas para essa seleção momentânea o Cabral e oleniski o que que
na obra do Leminski te fascina mais que te ti puxa mais para essa seleção momentânea e olha G1 um espacinho básico pela e pelo artesania mesmo modo como ele o que ele além de poeta ela também um romancista oficial do catatau e o vários outros ensaios dele que não eram propriamente poéticos mas na na poesia ele tem ele tinha essa coisa da de esmero artesanal ele gostava de ao mesmo tempo e com uma uma certa Liberdade em relação aos cânones em relação aos modos já estabelecidos não é de poesia poesia tal o parnasianismo isso aquilo
aquilo outro poesia moderna mas afiliado que foi muito mais fortemente a poesia moderna a partir da influência dos Poetas concretos principalmente né de Augusto de Haroldo de 10 Pignatari os com o concretismo de um modo geral essa escola literária poética literária e ensaística que se manifestou fortemente no Brasil né Na década da década de 40 50 60 ele era a afiliado a basicamente a essa escola e por consequência a todos os que eram inspiradores o predecessores dessa escola os poetas é os europeus importantes em fios os poetas Russos importantes enfim As Várias escolas que tinham
sido importante para a formação dos Poetas concretos aqui no Brasil ele era filiado basicamente a essa eu diria do ponto de vista estilístico se é que pode se a gente pode isolar um circunscrever um um sistema estilístico para obra do Leme que eu diria que a a afiliação maior é ao concretize seria ao concretismo e tudo e todo o universo literário ao qual o concretismo estava associado vídeo se found o outro poeta que você trouxe o João Cabral de Melo Neto você a ele uma espécie de sarrafo assim para sua para sua escrita também né
Depois que você leu João Cabral ele botou um padrão ali que virou um Quase que o norte né de não poder ser menos que aquilo aquilo tá sempre imagina que função não poder ser menos que aquilo não mas é aquilo uma coisa que eu só poderia ser mesmo não havia como nem nem no meu e nem no meu repertório existencial Nem no meu mundo intelectual nada que pudesse me levar a minha ombrear mas tu não mais crítico em relação a si mesmo depois de Cabral acho que foi isso que eu quis dizer na verdade talvez
eu não diria nem mais crítico talvez mais exigente mesmo tá eu passei até na verdade ou uma exigência em relação ao ao fazer poético ou escrever poemas ao escrever poesias letras para músicas que já veio E desde um beijo Caetano e Vinícius EA bossa nova e os os os poetas poetas músicos que confeccionaram a Bossa Nova especialmente Caetano que ali já foi a o convívio mesmo e não é de ofício no convivendo no Ofício de fazer músicas com ele a essa essa essa exigência do sarrafo que você colocou já vem daí meus a Rafa foi
subindo à medida que eu fui tomando contato com esses grandes criadores não é enfim se não se não fosse por eles e o meu meu artesanato poético eu deveria ter se mantido na dimensão do simplório da dimensão do mais é corriqueiro enfim o no Maximo das das apreensões feitas e no mundo do dos românticos e dos dos Poetas clássicos brasileiros como como Bilac como com uns aos dias como imprimir toda toda essa coisa da de interesse pela modernidade pelos poetas modernos incluindo o Andrade incluindo a bandeira incluindo todos esses tudo isso veio Depois que eu
fui esses Aqui foram enfim fazendo com os meus a Rafa fosse subindo tô subindo e eu me criasse novas eu lhe propusesse novas exigências enfim e aí eu fui expandindo fui entendendo o que é que era o mundo poético e João Cabral acabou combinando sendo o poeta mais importante nesse sentido de se estabelecer para mim uma uma exigência maior uns a rápido que nunca chegou nem perto de dar à altura dos saltos que lidar mas achei bonito você falar tio Caetano também compôs um pouco esse padrão poético que você queria porque no verdade Tropical que
é um dos livros que você indicou também ele fala uma coisa que eu achei muito bonita que ele diz assim nada eu poderia hoje em música Se Gil não reafirmar se essa sua fé a cada instante apesar de mim mesmo Gil tirou de mim muito mais música do que eu jamais poderia engendrar e em relação a Ele o envolve da evolução da poesia da palavra que eu não poderia jamais ter chegado a a capacidade da escrita poética musical sem que Caetano se tivesse se aproximado de mim e de forma alguma assim como eu fui importante
para música para o crescimento dele comer considera como compositor do ponto de vista musical ele foi o primeiro a estabelecer eu diria junto com Vinícius que era na quando eu conheci Caetano foi exatamente quando eu conhecia a canção de Vinícius tristeza não tem fim felicidade sim um dos poemas mais extraordinários da música popular no Brasil nessa época eu conheci os dois e eles foram Sem dúvida alguma responsáveis por essa esse esse fortalecimento da paixão não é pela pela Canção se você escolheu também o verdade Tropical que é um livro que tem assunto à beça para
gente até no último Roda Viva que você foi o Caetano participou e ele e ele faz uma brincadeira dizendo que agora vocês começam a vida mesma maneira o tropicalismo e eu queria perguntar sobre essa esse tempo essa distância do tempo aqui o que transformações ele traz para olhar para o movimento tropicalista e aí eu queria trazer Antes também uma frase do Rogério Duarte que o Caetano é se escreve no livro verdade tropical e Tailândia Gil é o profeta Caetano é apenas o apóstolo Rogério Duarte aí o Caetano segue isso gostava dessas tocadas provocativas especialmente com
Caetano Caetano Caetano essa frase diz isso me parecia verdade e sobretudo porque praticamente não houve nada de relevante que não fosse primeiro arriscado misteriosamente por Ele para depois de um tempo de elaboração ser transformado por mim em algo mais perceptivelmente coerente que ele quer dizer com isso aqui era eu chegava quando as maluquices com as ideias malucas o tropicalismo Na verdade nesse sentido é uma ideia minha eu eu tinha primeiro tinha me apaixonado logo pelos pela pelas pelas modernizações vitorianas os Beatles e tudo todo aquele conjunto de grupos americanos de artistas americanos que estavam enfim
avançando levando o rock and roll e a música Sou a música negra americana a níveis de a tendência de Nova excelência eu tava muito ligado naquilo tudo depois fiz uma visita ao nordeste encontrei a banda de pífanos de Caruaru em Pernambuco e ao lado de do encontro com outros artistas contemporâneos pernambucanos jovens que estavam começando também com ambições novas também etc e a reunião dessas coisas todas fez com que quando eu volto quando eu volto para São Paulo eu chego ao Caetano e aos outros meninos e falo de um sentimento novo que havia invadido no
sentido de uma de surgimento de um desejo profundo de intervenção inovadora eu achava que de alguma maneira é a nossa geração a nova geração e tinha a obrigação de propor-se a uma intervenção inovadora arrojada arriscada e etc etc e evidentemente teria que encontrar os elementos constituintes desse desse desse novo repertório aonde encontrar a o material para lançar a essa essa essa enviar para dar-se a essa atitude arrojada e então foi ali que eu junto com Caetano junto com capinan junto com por quatro que eram poetas também que já estavam convivente Cap não tinha vindo da
Bahia para São Paulo trabalhar em publicidade fugindo da da das perseguições da ditadura Torquato também tinha não tinha vindo lá do Piauí primeiro para Bahia depois para o Rio também para Enfim então éramos todos E aí nós estávamos todos disponíveis faltava Que nós tivéssemos uma é um sentimento comum de arrojo de interesse de fim de nos lançarmos naquilo e foi e É nesse sentido que eu acho que Caetano fala que eu e que Rogério fala que eu profetizava va&e Caetano se tornava Apóstolo e que ele próprio cai tanto reconhece como sendo digamos verdadeiro e mudas
de mudou muito tá percepção ao longo do tempo do que foi o movimento e quando você olha hoje em dia aos 80 anos por um movimento tropicalista se tem alguma mudança mais de estrutural que se percebe do que você vinha observando até então ou ainda tem o efeito que você imaginou ainda eu acho que sim eu acho que e apesar de tudo apesar da brevidade tropicalismo e nesse sentido não não é estranho porque e as manifestações no pós-modernismo e o na transição do moderno para o pós-moderno são quase todas elas muito Breves a brevidade das
características desse dessa fragmentariedade né do mundo e fiz nesse sentido é a tudo aquilo que a gente fez naquela época era era imprescindível ter feito era o que que deveria ter sido feito a aquele aquela questão de uma convocação que nós fizemos Eu particularmente fiz a todo o campo da Ju dos jovens autores no rio de São Paulo para que todos nos juntássemos naquilo que viria ser a a operação tropicalista e a recusa natural de quase todos eles reduzindo o grupo a esses que eu se e a mim Caetano capinan tô quatro Rogério Duarte e
depois da associação com os paulistas Paulistas da música Rogério Duprat e todos os seus colegas estantes e Os Mutantes os meninos do rock and roll Paulista e etc enfim e foi foi o que deu para fazer a gravidade foi esse gente no sentido também de que nós nos dedicaremos a fazer fazer fazer fazer fazer tudo que fosse possível dentro daquele daquele pequeno prazo havia as pressões muito fortes da vida brasileira naquele momento não é a ditadura enfim o estímulo que a ditadura fazia ao certo conservadorismo da dos das elites dos setores de Elite de São
Paulo do Rio etc aquilo o exercia uma pressão muito grande para gente jovem com um desejo de inovação sentido Então vamos vamos inventar Vamos inventar coisa vamos lá vamos lá vamos fazer coisa porque as pessoal não queres pessoal tá de olho na gente porque acabou se confirmando né tavam de olho e nós acabaram nos prendendo e e nos exilando e etc mas e foi o que deu para ter sido feito eu queria contrapor o tropicalismo e toda a toda o vigor EA renovação com a escrita IX que você trouxe do vou Aventura de Souza Santos
que é um poeta sociólogo português professor da universidade Universidade de Coimbra e eles você escreveu abertura do livro dele desse livro E aí eu achei a provocação que ele chama de diz fácil né mais fácil abertura é fácil do livro dele ele deixou prefácio para mim eu acabei fazendo mesa prefácio ele fez intensas fácil e ele ele fez o Deus pai ele tem vários escreveu o prefácio desfaço já tava pronto ele começa o livro dele pelos 10 fácil que é uma coisa onde ele um dia ele manifesta um um certo sentimento e eu acrescento mais
um certo é por isso que eu falo da movezzi E aí é da do meu prefácio eu falo da má consciência né conserta má consciência que ele que ele tem ao colocar as coisas como ele coloca no Disfarce né um certo é eu eu separei o treino Disfarce aqui porque eu achei o posto do tropicalismo é eu queria trazer para você que ele fala assim a minha geração não produziu nada de novo no domínio das Artes Não vimos artistas prontos a morrer a minha geração não conheceu ninguém desse calibre eu achei uma loucura e você
fazendo abertura do livro e um me chamou também de pedagógico filosófico o livro dele né porque que te atraiu trazer esse livro também Gil e olha e na verdade eu fui eu eu fui como é que eu poderia dizer ela escreveu o livro depois me mandou o livro para ponto que eu escrevesse o prefácio de seu livro em fim pelo respeito profundo pela admiração profunda que eu já tinha naquele momento pelo trabalho geral pela postura Geral do Boaventura como intelectual eu achei irrecusável disse bom Por mais difícil que seja a tarefa e era muito difícil
e o Manifesto isso no no prefácio quando digo que com relação a Esse aspecto da do desencanto que ele tenha com relação à ao a geração a qualidade criativa da geração dele eu não teria muito e o que dizer porque era alguma coisa muito muito subjetiva muito pessoal dele e quanto ao segundo aspecto que ele ressalta no no posfácio que é a coisa de enfim não ter uma Me desculpe de ter uma poesia que era muito especial muito muito dele enfim eu também não tinha muito o que dizer porque não tô aparelhado não estaria aparelhado
para isso então não tive em relação a escrever esse prefácio nenhuma chance de escapar pada eu tive que escrever E aí pronto fui lá fiz na verdade foi feito uma homenagem que eu quis prestar mesmo que eu fui fui fui obrigado a prestar a um intelectual porque eu já tinha muita admiração cuja admiração cresceu muito muito muito cada vez mais a partir daí legal eu vi depois uma entrevista dele que ele fala contra contrapondo essa questão do tropicalismo e falam mas o Bom dia o que eu precisava fazer certas implosões para fazer este livro Valeu
então tá tudo eles entenderam alívio acho que ele tem sentiu sua compreensão do dessa frase que ele diz que é muito forte né e deu caracterizar essa frase como uma consciência sim que é uma coisa que eu faço no prefácio apesar da você que é na verdade que era um pouco é que é lá aquela é aquela assim e arrancou aquela coisa rancorosa com a minha geração não fez nada que fosse relevante é um pouco pelo amor de Deus é mesmo já diabo ele próprio já um grande criador com inovações importantíssimas no campo da especulação
sobre filosofia e economia filosofia da economia sem e coisas assim grande professor de Coimbra e de da Universidade de Boston né também nos Estados Unidos e grande enfim com o Brasil o relacionamento permanente com a vida intelectual política brasileira então acabei escrevendo prefácio para ele mas hoje tenho muito muito orgulho de tê-lo feito e foi bom você trouxe também o Deus da chuva e da morte do Malte te traiu entendeu grande amigo sem se conhecerem Londres né e eu trouxe um trechinho aqui não é do Deus da chuva e da Morte mas que é do
fim do holocausto que é o livro de Memórias dele porque ele fala da questão do amálgama né por maus e sempre a questão do potencial antropofágico do Brasil e de reconciliação E aí tem uma frase dele nesse livro que ele fala aqui as as diferenças não se hostilizam aqui as diferenças se atraem com Malícia sensual e esse livro nem é tão antigo assim do Malte dele eu acho que os hoje tão difícil no que a gente tá vivendo eu queria te perguntar sobre esse amálgama do Mal Será que a gente quer uma coisa que a
gente acreditava tanto a dez anos atrás por exemplo você acha que ainda é possível essa esse animal começa tolerância essa consciência de integração da sociedade brasileira há diferenças ainda são tão toleráveis assim eu não acho nem que seja uma questão de é de possível e ainda é possível eu acho que é vigência é assim que é é assim que vem sendo é assim que continua sendo agora e não há nenhum indício de que deixe parar de ser daqui para frente até porque os elementos todos propiciatórios para para essa amalgamar gen cada vez maior essa fusão
e a um desses elementos todos da vida e contemporânea da sociedade moderna da sociedade contemporânea no mundo e neste cadinho de temperaturas elevadíssimas com o desenvolvimento me aprofundo dos meios de comunicação é o caso por exemplo da com o surgimento da internet etc essa malga margem é compulsória ela continua nós temos agora vivendo no Brasil e no mundo por exemplo há a necessidade de discutir para onde estamos indo para onde vamos ver o que é que fazemos com com essas é com esses antagonismos entre entre entre o Mundo Velho o Luciano regime os velhos sistemas
enfim de digestão da sociedade humana e a modernidade e o contemporâneo os impulsos inovadores renovadores enfim os riscos cada vez mais profundos que a que a a a sociedade contemporânea e quer te quer viver esses riscos o que fazemos com tudo isso então a crença no processo de amálgama Margem Não é nenhuma Questão de Fé no sentido aquilo que a gente acredita que pode ser é uma questão mesmo de constatação a gente é obrigado a constatar que as coisas caminham para uma malga uma cada vez maior na vida do mundo inteiro na sociedade mundial a
partir disso vim dos dos velhos valores que são postos à mesa dos Novos Valores que são reivindicados pelas juventudes todas os impulsos irrecusáveis que a tecnologia da a esse processo os empurrões e irrecusáveis e removíveis da tecnologia nesse processo todo Enfim então é o amálgama mesmo é é Física Quântica a pesado da física quântica até no fundo acrescentando mais um mistério a tudo mais do que desvendado os mistérios ela mais acrescentou mistérios ao mistério já existente mas a a proposição dela é essa é de que junto com os velhos mistérios os novos mistérios cheguem a
outros mistérios mas adiante isso é amálgama a coisa mediana de acima do bem e do mal não é todas essas essas coisas estão na pauta da pós-modernidade esse fragmentarismo exigente que nos obriga a considerar tudo a por tudo na mesa não é enfim o e almejar por um por isso por um homem novo por uma uma entidade humana nova associada profundamente a a sua criatura mais extraordinária que a máquina não é e assim por diante acho que esse amálgama tem mais do que o impossível é um é um e em construção está mesmo sendo assim
estamos caminhando para para essa produção de uma de uma de uma vida nova no planeta apesar dos pesares pesados dos conservadores dos reacionários tem algo mais que você queira destacada Deus da chuva e da Morte Por que que você escolheu especificamente esse livro esmalte inaugural nesse nesse trabalho na coisa do caos na introdução desse desse e desse modo e é alquímico de considerar as realizações humanas dos sentimentos humanos a as interfaces interativas necessárias entre o bem eo mal essas fronteiras perigosas entre o bem o mal EA necessidade de abordarmos essas fronteiras com isso com a
coragem inventiva com o risco da inventividade tudo isso é eu acho que não e não tem não tem jeito e não tem jeito e se trouxe nit também e fazendo uma ponte com teu livro de letras eu fiquei curioso com o super-homem a canção porque eu achava que era mais de ti ano e quando eu fui ler sobre a letra é é mais cotidiana porque foi Caetano chegando do cinema te contando sobre o filme super-homem [Música] com aquela verme narrativa extraordinária que ele tem pela paixão extraordinária que ele tem pelo cinema também não é e
a memória só ele chegou em casa eu tava Eu viajaria no dia seguinte para os Estados Unidos para fazer o meu disco night gay o que acabei fazendo lá e e eu tinha vindo de Salvador onde eu morava na época para pegar o avião no dia seguinte aqui no Rio foi dormir na casa do Caetano não fui para o hotel nem nada vou ficar na casa do Caetano e fui para lá ele saiu para cheguei a no final do dia no fim da tarde e instalei lá no num colchão qualquer lado dos quartos da casa
e ele foi para o cinema foi ver o super-homem The Movie o filme e ele chegou em casa volta da meia-noite assim mas da manhã entusiasmado eu tava no meu quarto já lá no meu colchão fazendo anotações assim sobre sim quer recusa de repertório para o disco que é que eu vou fazer talco povo chegar nos Estados Unidos como é que eu que eu a mulher me colocar em relação a fazer esse trabalho e de repente eu uso porque ele é o aos gritos é falando entusiasmado porque um Super Homem que quer fazer você leva
naquele momento em que ele ele repete ele vira o eixo ele botou o eixo da Terra para poder Enfim fazer com quilo o presente retrocesso ao passado é torcer das ao passado para ele poder salvar para menina enfiar namorada dele não morrer e etc e ser salva e tal e eu aí aí eu disse para ouvir e ele continuou Oi vários aspectos outros do filme que ele foi ressaltando que ele foi revivendo e etc etc resultado eu subi depois umas duas horas depois lá pelas três horas da manhã eu voltei para o quarto e aí
não tive a escrever o super-homem a canção i Eu adorei por causa por causa do super-homem salvando lá por causa da mulher da mulher a mulher dele né Eu adorei essa história outra história que eu li sua por causa do Face por causa do mau tempo de seu período em Londres é dos foi o seu Fascínio também pelo time acelere quando você descobriu o autor lá em Londres que você queria mandar exemplares para o Brasil mas de outro mundo e eu fui na eu fui numa livraria ou daquelas fora eu se eu não me engano
o nome o nome daquele dali das livrarias mais famosas assim de Londres eu e o Péricles Cavalcanti eu me lembro bem O Péricles foi comigo perde o será muitos brasileiros jovens que estava ali também e nós vamos lá e roubamos 12 livros e é do time out lyrics politics of ecstasy é o nome é o nome do Imortal que Roubava Livros né Roubei o bacon uma operação perigosa difícil numa livraria de Londres ali como é que bota tudo pega dois bota no saco volta para pegar mais três depois ou bota tudo de uma vez EAD
cetera você tem fim resultado Saímos de lá com 12 livros dos exemplares do mesmo livro do Timoteo livre e eu eu passei a mandar os livros todos os amigos mandei para alguns para para que o Brasil dei alguns para para os companheiros que estavam em Londres e etc mas foi fiz fizer essa operação ou roubar livros é feia e meu benefício pelo menos o fato de que eram E aí E aí e se vai roubar rouba coisas realmente valiosa é e não é gyoten você aqui também um sábio não tem ideia que se eu achei
o livro mais difícil que você propôs É isso que me disse é um livro difícil porque é uma um sábio não tem ideia é uma uma especulação feita por um autor francês um filósofo francês O françoar Julia sobre as relações entre a filosofia EA sabedoria filosofia atribuída ao acidente não é vindo desde a Grécia passando pela e pelos vários momentos da filosofia Especialmente na Alemanha e etc considerando já o mundo mundo moderno os grandes filósofos alemães os cantis da vida e etc e os Oi e a sabedoria dos orientais especialmente dos chineses não é e
ele toma Confúcio e os comentadores de Confúcio mêncio e vários outros que comentaram Confúcio Ele toma esses esses esses esses autores esses esses sábios esses chineses como referências para EA especulação sobre a sobre a sobre os aspectos intrínsecos digamos assim da sabedoria o que caracteriza propriamente a sabedoria é em comparação com a filosofia e [Música] e os aspectos da permanência do sentido é da da sabedoria EA efemeridade do sentido da filosofia filosofia como algo enfim que e não eu não sei não sei não se perfaz não se compraz não se interesa e não a capa
e não é e não termina continua sempre o campo da especulação não é a filosofia inaugura esse campo da especulação enquanto que a sabedoria não sabedoria é assentamento permanente não é é a é o a decantação não permanente do ser no seu próprio e o seu próprio terreno o terreno dos terrenos que ele ele ocupa através dos momentos do viver enfim a a sabedoria a como a cruz São permanente dos momentos da vida sem especulação sem finalidade e enquanto que a filosofia é isso Filosofia é a exigência de uma ideia inaugural de alguma coisa uma
ideia que inaugura alguma coisa que leva portanto ao campo da especulação no sentido de chegar eventualmente mais adiante alguma conclusão a Quanto que é sabedoria é o inconcluso porque já e já está ali ai que bom hoje eu entendi finalmente coloquei o que rodando lâmpada em casa com esse livro aqui que eu vou agora eu entendi o que ele quis dizer que acontece que acha que você conseguiu eu tenho lei eu vou seguindo sebo no sebo não conseguiu não sebo e o vídeo raro é eu fui hoje em dia já é o livro muito raro
e eu fiquei eu fiquei apertando você deixar deixar lá para a biblioteca não todos não não nos acusar ia fazer isso comigo mesmo todos que você indicou a gente conseguiu fazer minha Teca só acessa esse daí eu sei que era um livro mas esse livro é um livro que fica ele ele ele ele em cima é a minha montanha de livros Permanente no recife que fica no topo tem sempre ele tá ali toda vez que eu vou porque eu tenho assim no meu quarto além dos militantes livros que eu tenho lá na nas estantes etc
eu tenho ali no meu quarto aqueles 50 livros que ficam ali o tempo todo se tem que vão mudando com esses que eu tô que eu vou recebendo não aparecendo quanto que eu vou comprando Mas eu sempre quando chega um novo eu vou até embaixo ele fica sempre cima porque o que me deu esse livro foi Armando Evandro Viana é mano Viana e disse assim um dia tem um livro aqui que eu quero que você leia que eu sei que você vai gostar muito e ele se tornou depois o François Juliano teve aqui o Brasil
é uma nome de sódio frouxo a vem aí foi a São Paulo e eu fui ouvi-lo foi ele joga eles 1951 170 e poucos anos 70 e 71 anos mais novo do que eu fui eu fiquei curioso mais novo do que eu que bom é um sábio não tem ideia Esse é o nome do livro essa capa deixa baixar capa para eles que estão presos aqui um sábio não sábado não tem ideia eu fiquei eu fiquei em fase de lançar essa são se de aí eu pensei será que eles não sabe ajudar sem ideia ou
não tem eu fiquei também que esse livro foi mais difícil mas agora eu vou nem nesse sentido de que a sabedoria é não é um pouco dá um pouco aquela eu depois usar dessas coisas são gozadas eu lembrei depois da minha música barato total não é quando a gente está contente tanto faz o frio tanto faz o quente tanto faz não é que eu me esqueça do meu compromisso com isso aquilo que aconteceu dez minutos atrás 10 minutos atrás de uma ideia Já dão para uma teia de aranha crescer e prender sua vida na cadeia
do pensamento que de um momento para o outro começa E aí O que é um pouco sobre isso né sobre esse esse esse esse sentido que a sabedoria a sabedoria é a é o comprazer-se com e com o instante com o momento e ele e um dos um dos uma das maximas aí eu já diria filosófica é proposta por ele em relação à a esse livro é que o justo meio e ele faz uma análise a prolongada extensa sobre as características dessa ideia do justo meio e ele diz o justo meio e é igual possibilidade
dos extremos e o sábio e não e tem essa questão ele ó se ele pode auxilar entre o extremo bem o extremo mal extremo sim Extremo não o extremo dia o extremo noite eu vim com a como como como como um barco o que sobra sobre as ondas enfim suaves ou mais mais suaves de um rio ou mais embravecido as de um de um oceano enfurecido enfim é essa essa questão ele ele fez e ele propõe isso e é uma das máquinas que eu tenho usado se você pegar minhas entrevistas por aí ao longo dos
últimos 15 anos pelo menos muitos momentos em que eu volto a a essa essa afirmação essa proposição de que o justo meio está na igual possibilidade dos extremos Ou seja a mediação é a flutuação é uma boa ideia também que leva o remédio um pouco o próprio sentimento do caos né do Jorge mal e a posição nitiana e etc que é o a ordem é uma flutuação do Caos a ordem é o caos que flutua para lá e para cá uma hora dizendo sim outra hora dizendo não uma hora se afirmando o momento se afirmando
aqui outro outro momento se afirmando no mais distante possível daquele aqui não é enfim é um livro como santiago já fica lá ele fica em cima da é daqui da montanha temos também a realidade não é o que parece do Carlos Rogério e eu fiquei curioso eles 2014 esse livro porque o quanta like foi o disco que você mais estudou que você mais leu para fazer o quanto é esse aqui é você acha que é uma atualização do que você vinha estudando é um assunto que não te abandona não me abandona Agora mesmo eu tive
na viagem agora a Europa eu fui em Genebra eu fui visitar o cern o Centro Europeu de pesquisa nuclear é onde várias coisas curiosas foi lá por exemplo que o timbores lhe inventou a internet lá na lá nesse nesse nesse Centro de Estudos na Suíça e ir lá eu Visitei lá que coisa curiosa também uma curiosidade da lido daquele momento uma fábrica de antimatéria que é um laboratório que eles têm lá dentre tantos outros que eles têm um laboratório onde eles estão pesquisando exatamente exaustivamente a questão da antimatéria vim tirando conclusões novas fazendo relações novas
a respeito daquilo meditando na verdade a meditação científica permanente que eles fazem ali no sentido de dar a [Música] materialidade a antimatéria eles estão Então tem um lugar que a gente chega tá escrito assim fábrica de antimatéria que eu achei que era só um jogo poéticos erro eu tava preparada para gente mas não não é não não é não não é ele ele ele eles estão estão No Limiar de várias descobertas extraordinárias no sentido Por exemplo de que eles um dos cientistas que que nos recepcionou lá e conversou conosco ele dizia e nós estamos numa
situação em relação a essas pesquisas etc que se a gente chega à conclusão de que a antimatéria e desce Olá tudo vai permanecer como está é mas vamos ter essa materialidade que nós temos hoje essas relações entre o físico e entre as dimensões físicas do modo que nós temos hoje se a antimatéria subir se do laboratório acabar acontecendo dela subir aí tudo muda mas vamos voar e as coisas vão flutuar vamos ter uma outra flutuação do Caos o Jardim uma outra então é eu o disco conta foi resultado dessas especulações todas as quais eu não
me recusei e eu eu ia continua Não Me recusando eu esse livro é uma deve ser um desses livros de divulgar ização digamos assim dessas ideias esse menino Esse italiano aí ele tem se encarregado de vulgarizar essas essas idéias mais exigentes intensas que elas queimam a mufa a gente dizia na Bahia que elas de queimar a mufa mesmo né [Música] a sair fumaça Mas é isso essas ela se antimatéria subir a gente sobe com ela se ela descer a gente fica onde estar Gil acho que a gente conversou um pouquinho sobre cada um dos livros
eu fiquei com uma queria voltar para a gente encerrar só na todas as letras para fechar como a letra sua o mal curiosidade eu não sabia a paz que você compôs com João Donato ela também é influenciada por Guerra e Paz ela é ligada ao livro [Música] pessoal então como lembrança do livro naquele momento mas como ressonância digamos assim e não é da da lembrança do Guerra e Paz e de tanta e desse [Música] sentimento desse conflito né dessa dimensão conflituosa entre entre a guerra EA paz e ali foi enfim foi eu ali atendendo ao
pedido insistente do Donato no sentido de que eu fizesse a música eu tinha que vir para aqui para o centro da cidade fazer uma coisa Qualquer ele chegou lá em casa e disse tem uma música aqui para você fazer a letra se mais João Agora eu não posso ter um compromisso na cidade agora se lá em São Conrado onde eu morava ele fez não não não não não não vai é rápido e rápido como é rápido de João é rápido rapidinho rapidinho aí a música para tocar nele foi com cassete na verdade eu não 14
músicas e ele ainda tenha esse ainda tinha mais esse problema ele ele tinha E se ele queria que eu escolhesse uma delas para fazer a letra eram eram eram há 14 lei elas ele tinha uma namorada chamada Leila na ocasião para quem ele fez 14 músicas e ele queria que eu escolhesse uma delas eu escolhi a Leila 4K o q e ele gabigol assentar Aline Sentai e o mais interessante de tudo e enquanto eu ele se ele sentou-se no sofá me sentei numa cadeira junto da escrivaninha ouvir a canção e tal ele Cochilou cochilando no
sofá Ficou ali uma meia hora 40 minutos depois eu acordei a sacudisse sim Houve aqui ver se presta ele ele ouviu o rapaz e aprovou Leila 4K Ah [Aplausos] pois é Mano Gil muito obrigado por ter aceitado nosso convite por ter aqui compartilhar sua sabedoria sou seu amor pela literatura pela criação no seu decurso da BR você falou muito também da Necessidade das instituições posicionarem dos artistas da gente levar essa informação nessa era de pós-verdade de tanta maldizer do fazer artístico Então você tá aqui hoje numa biblioteca numa Casa de Cultura trazendo o teu conhecimento
É uma honra muito grande uma contribuição enorme a gente tá grato emocionado muito muito obrigado Jesus e lisonjas que eu vou dizer né Fico lisonjeado E aí sim mas mais mais do que eles ondeado fico com fico comprometido cada vez mais com essa necessidade profunda da relação permanente entre os nossos corações Muitíssimo obrigado a enorme muito muito é obrigado a vocês todos Obrigado gente boa noite obrigado por terem vindo e E aí