Salve rapaziada, aqui é o Raia Santos, direto de Barcelona e hoje eu vou compartilhar com vocês o exato modelo mental que me fez chegar aos 35 anos e sentir assim: "Caralho, eu venci na vida". Tipo, eu não preciso me preocupar mais com nada porque eu me sinto um cara pleno que dei certo na vida, apesar de todas as circunstâncias. Beleza?
Então, cara, presta muita atenção esse vídeo no dia de hoje, especialmente se você tá aí perdido com 18, 20, 23 anos pensando no curto prazo e ficar milionário do dia paraa noite. Isso não vai acontecer. Antes de entrar no assunto, eu quero avisar para vocês que este canal finalmente tem um patrocinador.
Centenas de milhares de empresas Brasil afora e uma empresa confiou aqui no trabalho do sociólogo, sabendo que nós temos aqui o o público mais qualificado da internet. E essa empresa é a #treinamentos. #Treinamentos é o Netflix do mercado de trabalho.
Vou pegar a minha colinha aqui, ó. você, tipo, antes eles vendiam cursos avulsos de Excel, VBA e Power BI. E eu já fiz públo para eles em 2017, 2018.
E eles faziam só esses cursos profissionalizantes pra pessoa passar no processo seletivo de uma grande empresa e passar aquele teste de Excel. Só que ao invés de vender cursos pontuais, eles vendem tudo de uma vez. Então, no caso, eles dizem assim, ó, cara, é, você vai comprar uma vez e nunca mais ã se preocupar com cursos de mercado de trabalho, porque ali tem tudo.
Vou pegar minha colinha aqui, ó. Excel, Power BI, Python, JavaScript, negociação, Cientista de Dados, N8N, Vibe Coding e A. Os caras têm mais de 150.
000 alunos. Eles já são uma das maiores empresas de educação do Brasil. Estão avaliados aí na casa de centenas de milhares de não, centenas de milhões de reais de valuation.
Já veio grande empresa tentar comprar. Eles falaram que não. E assim, eh, são pessoas muito sérias.
Eu conheço o João e o Lira pessoalmente, frequento a minha casa, são pessoas muito sérias e especialmente para vocês aí que [ __ ] tem eh trabalham em empresa e querem se dar bem no mercado de trabalho, tipo, não tem esse perfil aí de empreender. Cara, isso aqui é importante para [ __ ] Eu já fui aluno dessa [ __ ] Eu fiz curso de VBA, fiz Excel, 27 anos. Bom, vamos, vamos pro assunto do vídeo, rapaziada.
Eu quero explicar para vocês o conceito da apuração do carnaval, que é o seguinte: não adianta você ter a melhor bateria e o melhor samba. Só estoura champanhe na quarta-feira de cinzas. quem zerou todos os quesitos.
OK? Essa é a alegoria que eu uso, a metáfora que eu uso para trazer à tona algo, esse modelo mental que funcionou para mim e talvez funcione para você. Eu tô aqui para compartilhar ele contigo.
Então não importa. Por exemplo, eu lembro que a mocidade sempre teve a melhor bateria do carnaval, mas passou uns 20 anos sem ganhar. Por quê?
Porque para ganhar o carnaval você tem que ter uma bateria [ __ ] mas tem que ter um samba [ __ ] Tem que fazer com que todos os seus componentes cantem esse samba, que é harmonia. Tem que passar na avenida sem deixar buraco entre o carro alegórico e ala, que é evolução. Tem que ter um casal de mestre sala e porta bandeira que dance absolutamente bem.
Tem que ter uma comissão de frente que apresente a escola e os carros alegóricos perfeitos e as fantasias perfeitas. Só com o samba. E com a bateria você não ganha carnaval.
E eu digo mais, se você só tiver samba, você vai pro segundo grupo. Beleza? Vamos parar aqui a explicação do carnaval.
Vamos levar isso aqui pra vida, rapaziada. Ter dinheiro é a bateria, ok? Só com dinheiro você não não zera o jogo, você não vence o carnaval.
O dinheiro é a bateria, é o que mantém a escola viva, é o samb, é o negócio rolando. Mas tem outros aspectos da sua vida que se você cercar bem eles, você no longo prazo, eu tô falando no longo prazo, não tô falando no curto prazo, eu tô falando no longo prazo, porque eu tenho 35 anos e esse modelo mental aqui eu faço desde os 14 anos de idade. Então são 21 anos aplicando aquilo ali pouco a pouco para chegar aos 35 anos.
Eu chegar, olhar essa vista aqui em Barcelona, olhar, [ __ ] tudo que eu conquistei na minha vida, eu falo assim: "Caralho, eu vou lotar esse caderno aqui só com coisas pelas quais eu sou grato, porque eu só tenho coisa maravilhosa para agradecer a minha vida". Beleza? Então, eh, vamos lá.
Vamos lá, então. O que que eu lá atrás olhei? Beleza.
O que faz um homem muito respeitado? Antes disso, eu quero lembrar você que isso aqui se se aplica ainda mais para as pessoas que ahã por algum motivo sofrem da tal. Se você, [ __ ] é nordestino, se você é negro, se você tem cara de pobre, nome de pobre, você automaticamente você cai na lei do cachorro.
Não importa o quanto você é bom, vão tentar te desqualificar. Por quê? Porque no subcociente deles você tem o valor social de um cachorro.
É isso. Então, a maneira, a melhor maneira para driblar essa desqualificação sistêmica das suas conquistas, é você aplicando esse framework aqui do carnaval na sua vida. Então, vamos lá.
O dinheiro é a bateria, OK? É outras coisas que [ __ ] que a sociedade ou tudo você faz é para comer alguém, as mulheres dão valor. Cara, esses dias eu vi uma pesquisa que mostrava que o skill número um que as mulheres apreciavam no homem não era o o dinheiro, era idiomas.
Bum. Fui lá, aprendi um idioma, 2 3 4 5 idiomas. Se você contar montenegrino, sérvio, croata, eh, como mesmo como idiomas diferentes, coloca mais três aí.
Em tese, é um idioma só, mas oficialmente no papel são três idiomas diferentes. Então, bom, bum. Falo muitos idiomas.
Eh, na juventude eu entendi que as pessoas mais respeitadas são aquelas que são bons em um esporte. Eu fiquei muito bom em o esporte, ganhei bolsa nos Estados Unidos, cheguei à seleção de seleção brasileira desse meu esporte. Esse do esporte, ele na juventude funciona assim.
Quando você é adulto, é mais botar o shape. [ __ ] eu vou à academia quatro, cinco vezes por semana, tem um shape legalzinho, dead body. Beleza.
O que mais as pessoas respeitam hoje em dia? Respeitam o poder social. Eu tenho 1 milhão de seguidores aqui no YouTube, 1.
ão1 no Instagram, tenho, [ __ ] 1 bilhão de views no TikTok, então no poder social, [ __ ] eu tô ali coberto. Seis network, [ __ ] a minha rede de contatos foi desenvolvida ao longo dos anos, mas eu também tô coberto aí. Eh, sete, [ __ ] as pessoas valorizam quem é muito inteligente.
E, [ __ ] você pode não ser inteligente geneticamente, mas você pode ler muitos livros. E livros são relativamente baratos comparado com o benefício que ele traz pra tua vida. Então eu sabendo disso, a partir dos 20 anos, eu comecei a ler muitos livros, em média uns 100 livros por ano.
Então são 10 anos, não são 15, tinha 20 quando eu comecei, então são 15 anos lendo 100 livros por ano. Então dá 100 livros. Fora os livros que eu li quando eu quando eu era criança, quando eu tava na faculdade, por aí vai.
Então, eh, claro, teve anos que eu li menos de 100, teve, teve anos que eu li mais de 200, foi do ano de 2000 15, eu só lia livros na época do blog, eu lia um livro e resumia ele no blog, lia um livro, resumia ele no blog. E a minha média era um por dia, era tudo que eu fazia na vida. Mais um, [ __ ] eu vejo que as pessoas respeitam o cara que, [ __ ] foi para uma faculdade top.
Eu fui pra faculdade 01 do mundo. OK. Olha só tudo que eu falei aqui.
Eh, ah, tem mais uma. Ah, não, mas as pessoas não respeitam só quem tem dinheiro, respeitam quem deu exitem empresa, quem vendeu empresa para fundo de investimento, quem fez IPO. Eu fui lá e fiz, porque antes eu era só um cara com dinheiro que era vendedor de curso.
Aí depois eu matei a objeção, [ __ ] não. Meu dinheiro não veio só de vender curso. A maior parte do meu dinheiro veio por vender uma empresa de pagamentos, um banco digital.
Entendeu? Por que que eu tô dizendo tudo isso aqui? Eu vou te falar daqui a pouco.
Quero lembrar a você que aqui embaixo está o link da #treinamentos. Se você se interessou por esse Netflix do mercado de trabalho, clica aqui no link e vê lá que os caras têm oferecer. Eu realmente sou fã do trabalho da hashag investimentos #treinamentos.
Eles têm 150. 000 alunos. Eles vendiam cursos avulsos.
Agora, tipo, você paga uma vez e tem acesso à [ __ ] toda. Inclusive o que está por vir no mercado, por exemplo, eles não tinham coisa de N8N, de vibe coding e de IA, agora tem. Entendeu?
Por que isso? Porque e eles viram uma necessidade no mercado, se muniram das pessoas certas para ensinar isso e já jogaram lá, tudo incluso. Então o link tá aqui embaixo.
Vamos voltar lá para a lei da apuração, o o conceito aí do carnaval aplicado à minha vida. Olha só, rapaziada. Cara, eu entendi muito cedo que as pessoas não me levavam a sério.
As pessoas achavam que as minhas conquistas eram mentira, que eu era um mentiroso e tal e coisa e coisa e tal. Então eu entendi, beleza, não adianta ter só samba, não adianta eu ter só comissão de frente, não adianta eu ser sou ser bom em evolução e ter um excelente carnavalesco que faça as melhores fantasias, os melhores carros alegóricos. Eu tenho que ser um cara completo.
Quando você é um cara completo, sempre que tentarem te desqualificar em algo, você tá assim, ó. E olha só, já tentaram me desqualificar muitas vezes pela cor da minha pele, pela maneira que eu tenho de falar, carioque e e gíria, tentaram me desqualificar muitas e muitas vezes. O que me salva?
Me salva o fato de que eu sou um cara completo. Ah, Ryan, mas aquele cara ali, ele tem mais dinheiro que você. Ele fala nove idiomas.
Não. Ah, beleza. Opa, mas aquele cara ali tem, fala 12 idiomas.
Cadê as centenas de milhões na conta dele? Ele jogou na seleção brasileira? Ah, não.
Ah, aquele cara ali jogou na seleção brasileira. É, mas ele estudou em Orton. Ah, não.
Ok. [ __ ] aquele cara ali estudou em Orton. Ah, mas ele já leu 1500 livros.
Ele tem um ponto, ele tem milhões de seguidores aí. Ele é respeitado por uma geração inteira de homens brasileiros. O que eu quero dizer com isso para você aplicar na sua vida já agora todo esse conceito aí de carnaval, de apuração, de quesitos, eu desenvolvi quando eu tinha 14 anos.
Eu sabia que eu precisava disso, disso, disso, disso, disso. Ah, tem mais um aqui. É mulher, ó.
As pessoas ligam para dinheiro, línguas, esporte, shape, poder social, networking, pedigri, intelecto e quantas mulheres você já comeu. Infelizmente é assim que o homem mede a régua de outro homem. É assim que o homem ele coloca a credibilidade e o respeito em outro homem.
E eu não tinha esse negócio de mulher, só que eu me desenvolvi. Me desenvolvi como eu li The Game de New Trolls, eu li Mystery Method, eu fazia e [ __ ] eu sou um cara extremamente tímido. Eu saía da minha zona de conforto para puxar assunto com mulher na rua, essas porras de boot campado.
Eh, então eu acabei me desenvolvendo nesse bagulho aí. Então, olha só, a gente tá falando de uma lista de coisas que homens e seres humanos acabam respeitando. Você olha aquela lista e você se imune de todas as, tipo, é igual como se tivesse num cenário de GTA.
Você tem uma faquinha, você tem uma pistola, você tem uma semiautomática, você tem uma automática, você tem uma bazuca, você tem uma granada, você tem o taser, entendeu? E você tem também uma aquelas armas com tiro a laser. Você está com toda a sua ferramenta, todo o seu arsenal ali para que, [ __ ] o dia que tentam desqualificar, você não se sente mal e as pessoas não vão te tirar do sério.
Por quê? Porque você é [ __ ] e sabe que é [ __ ] Beleza? Então, cara, eu espero que você fixe esse conceito aí da lei da apuração na sua cabeça.
Lembrando que você não consegue ser um cara completo do dia pra noite em 6 meses, em um ano, mas você consegue ah dividir esse esse seu objetivo de se tornar um cara completo em pequenas fatias. Dinheiro é bateria. O cara que só tem dinheiro, ele não ganha o carnaval.
Beleza? [ __ ] o cara tem muito dinheiro, mas ele não pega mulher e não fala idiomas. Não leu muitos livros, não estudou no lugar [ __ ] não tem network, não tem seguidores, não está no shape, eu estou em todos.
Por quê? Porque quando eu tinha 14 anos, eu implantei isso na minha cabeça. E por que eu implantei isso na minha cabeça quando eu tinha 14 anos?
porque faziam questão de me desqualificar em tudo que eu fazia desde criança, entendeu? Então, se você é desses, OK, que você sabe que é [ __ ] só que a sociedade te desqualifica por algum jeito, seja porque você é negro, se você é nordestino, pardo, se você tá acima do peso, não sei, não sei. Lembre-se da lei da apuração.
Ganha o carnaval na quarta-feira de cinzas quem zera todos os quesitos. Não adianta ter só bateria, não adianta ter só mestre sala. Vou parar por aqui, rapaziada.
Aqui embaixo está o link da #treinamentos. Altamente recomendo o trabalho deles.