e aí gente também sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou pedro menor professor hoje a aula de filosofia e nós vamos estudar então filosofia vai embora embora sem enrolar vocês o filósofo de hoje vai ser desde rio a última aula a gente falou de um filósofo importante que é o francis bacon hoje a gente vai falar do tempo de rio porque desde rio depois do francis bacon porque são filósofos que estão seguindo uma linha muito próxima de raciocínio mas tem suas divergências ao dele remo vem depois o francis bacon que
é a linha e do empirismo tá a gente vai ver hoje nessa aula as diferenças e semelhanças o que que é o imperialismo do dvd reúne comparado a filosofia do francis bacon eu convido vocês a me seguirem nas redes sociais no twitter no facebook e no instagram e também se inscrever no canal curte esse vídeo no final se ele foi interessante para vocês e se inscrever se você ainda não foi inscrito a gente tem muito conteúdo de história e filosofia aqui no canal que só cresce a cada dia está muito bacana certo gente vamos lá
então o derrame é ele é um filósofo do século 18 e ele é um filósofo que nasceu edimburgo na escócia por que estou falando isso olha o século que ele pertence ele é do século 18 significa que ele é do século das luzes então ele é um filósofo que é um dos nomes um dos grandes nomes que a gente tem do iluminismo pra você que não sabe eu acho que tem que ter a certeza que você sabe todo mundo sabe disso o menino é muito famoso iluminismo é a corrente filosófica do século 18 que fazia
altas críticas sociais aos reis absolutistas a as religiões é a centralização do poder pelo pelo pelo estado aquela coisa toda eo iluminismo valorizavam muito mais a ciência a busca pelas verdades através da razão ao invés da super tição certo o desvio me reuni ele é um desses nomes é uma das pessoas que vai buscar isso só que eu falei a introdução de vídeo pra vocês que ele é um filósofo empirista e vocês sabem quem pirista também não tenho certeza mas pra quem está chegando agora não sabe ainda não estudou sobre isso imperialismo é uma forma
um método de se buscar verdades de se poder conhecer através da questão sensorial através da experiência através da observação certo então o desde filme é um cara que acredita muito mais na questão da experiência da vivência conhecer através da vida do que de qualquer outro método certo então essa é a base para entender e derrame por isso que ele é um dos grandes nomes do hipismo e contribuiu muito para a ciência em seu período à ciência moderna certo agora vamos entender agora o que o derrame fala pra gente a primeira coisa que a gente precisa
saber é que ele é considerado um imperialista basicamente radical o que significa ser um pires na radical significa que ele é basicamente cético mesmo ele acredita tudo no que ele pode presenciar ele acredita apenas não significa que ele diz desmerece tudo mas ele acredita que a verdadeira busca pelo conhecimento é aquela mais segura na verdade é aquela que é feita através da experiência certo essa é a base para entender o pensamento desde rio então pra ele o fundamento da nossa experiência num tá na razão não está na razão está no nosso hábito está nos nossos
costumes da nossa vivência na nossa experiência certo então a razão ela é importante eu sei que a razão é importante mas conhecer mesmo você conhece vivendo e é esse é um ponto importante porque é aí que ele vai por exemplo de verde de um outro filósofo importante de sua época que é o género de carro e até um pouquinho mais antigo que ele na verdade o de carro a gente tem aula aqui de cara eu vou deixar aqui a no card pra vocês o de cá ele é um filósofo racionalista o que é imposição ao
imperialismo certo desde então faz críticas ao de carro porque o de kara kennedy é muito na sua razão e olha que o rio está falando pra gente a base é da vida né da experiência não está na razão e sim na sua vivência na sua experiência o de cá falava pra gente que a gente tinha que duvidar de tudo menos da própria dúvida a gente consegue ter consciência aquela ideia que ele falava do solipsismo que o famoso penso logo existo eu tenho certeza que eu existo porque eu penso o desde ringue ele não quer te
dar certeza o derrame se opõe ao declarar nesse sentido ele fala a única a única certeza há certezas mais concretas que nós temos não é mesmo que não sejam certezas absolutas vem da nossa experiência então eles se opõem ao racionalismo dedecca criticando essas idéias e natas é porque protecar que são idéias renata são idéias que você já nasce com ela o regime não ele fala que você você aprende vivendo não existem idéias e natas que você nasce com ela uma frase muito interessante que explica essa essa busca é pelo conhecimento através do método empírico é
o hábito é o grande guia da vida humana é o hábito que te faz viver é o hábito que faz conhecer então vamos dar exemplos aqui é eu exemplo aquele básico exemplo de de colégio nem sempre dão suponhamos que uma pessoa vem aqui e me belisca parar de buscar dar um tapa na cara eu vou lá e me sinto docente e me sinto do eu sinto dor pela estava na cara então a minha vivência a minha experiência me fez sentir a dor me senti a dor então descobri que eu sinto dor em cima disso então
era um filósofo e se opõe que opõe as experiências as idéias então ele fala pra gente que existem pressões existem idéias o que são impressões são esses sentidos essas questões são os pontos que fazem a gente sentir que faz a gente viver mais e as idéias são a pensa bem que é uma ideia são pontos que fazem a gente lembrar das impressões eu tomei um tapa na cara certo eu senti a dor que eu senti a dor do tapa na cara que eu certo então eu aprendi eu tive nesse sentido eu passei por isso eu
senti a dor suponhamos que daqui cinco meses eu eu voltar vou lá e tomou um tapa na cara né uma pessoa fala que vai dar um outro tapa na cara a minha ideia me faz lembrar que doeu a primeira vez essa idéia me faz lembrar que do então não vou querer tomar outro tapa na cara só que a ideia de que dói ela não é certa porque um tapa na cara às vezes ele pode doer às vezes ele não pode doer então a impressão é muito mais a concreta do que a ideia porque a pressão
é quando eu tomo a ideia é uma lembrança que eu tenho da dor mas ela não é certa a idéia não é certa a ideia ela tenta fazer uma representação da impressão por isso que desde rime é o filósofo empirista radical porque os dados que ele consegue trazer pra gente que tem mais precisam são os dados da impressão o dado sensorial dado da vivência não o dado da razão o dado da ideia que o dado da lembrança então ele valoriza muito mais isso do que a metafísica tudo que você não pode ver tudo que você
de fato não pode sentir para o deivid rio me está a no outro lado o mais importante para ele é o sensorial é um lado da impressão por isso a razão ela não é o guia da vida humana o dia da vida humana é o cotidiano é a tua vida é a tua né é a tua relação com convivência com experiência tá isso é muito importante e um exemplo que ele gosta muito de usar o exemplo do nascer do sol que mostra pra gente bem essa ideia essa essa questão da impressão e da idéia vamos
pensar no nascer do sol todos os dias o sol se nasce o sol nasce do leste certo o som da sudoeste né se põe no oeste geografia não é comigo geografia física do sudoeste você vai lá e todos os dias observa né você acorda cedo observa o sol nascendo lei todos os dias então você está tendo aquela experiência você sente os primeiros raios solares batendo em você olha que bonito olha poético e aí você chega à conclusão de que todo dia você vai acordar mais cedo para poder sentir esse sol esses raios solares novamente só
que o que você tem por que te faz acordar mais cedo não é necessariamente a impressão é a ideia porque se você já viu esses raios solares na sendo 200 vezes nesses raios horas batendo em você nasce no nascer do sol 200 vezes você meio que chega a uma uma ideia é uma indução você fez um experimento redução de que ele vai chegar mais vezes então amanhã ele vai aparecer de novo só que o desde reúne fala que isso é uma idéia a gente não confia tanto nas idéias as idéias relação como eu falei pra
vocês representações as experiências então a gente só vai saber se o sol de fato vai nascer novamente se ele nascer se a gente presenciar ele por isso que ele é radical vocês entendem nada garante que o sol vai nascer novamente nada garante que só através da indução através da indução da experiência ele vai nascer novamente e é por isso que ele vai se opôr que é um ponto muito importante nessa aula as idéias do francis bacon porque o francis bacon antes ali do derrame ele era um filósofo empirista também só que ele usava o método
empírico indutivo que é você promover você é fazer experiências para chegar há comprovações mas em que sentido eu falei na nossa aula de francis bacon que você pega exemplos pequenos de experiências pequeno eu na época eu acho que não é quando eu fiz o vídeo usei o exemplo da galinha que você percebe que a galinha tem asas o pato tem asas galinha e o pato são aves o avestruz tem asas e também é uma ave aí você chega a uma conclusão geral de que as aves têm asas é você chega a essa conclusão jó você
pega exemplos específicos galinha pato a instrução aves e tem asas e você joga projetam aves têm asas o dem devilme ele não parte desse princípio porque ele critica o método do francis bacon dizendo ninguém garante porque você vê a galinha mas teve um caso específico você ver o papa teve um caso específico você vê avestruz é um caso específico quem garante que todas as aves serão asa será que a gente não vai achar uma ave que não tem asas por exemplo então quente garante você viu o sol nascendo uma vez se viu 2003 recebeu 300
vezes o sol nascendo você presenciou sol nascendo então você chega a uma conclusão geral do mínimo para geral dizendo que o sol então nasce todos os dias mas pode acontecer alguma coisa não te dá a certeza então ele critica o método empírico indutivo de induziram uma experiência do francis bacon ele não te dar certezas por isso o dvd reúne ele é um empresário está radical é o famoso eu só acreditava eu só acredito vendo eu só acredito vivendo eu só acredito participando o cotidiano é o guia da vida humana nunca se esqueçam disso então ele
traz uma nova tona e ele faz a crítica só lembrando e faz a crítica ou de carro porque ele diz que acreditar na razão não é a questão o de cara um racionalista ele só tem que acreditar na experiência mas dentro da experiência ele também faz a crítica o francis bacon por conta do método empírico indutivo certo gente bom foi uma aula ou de dilma é um filósofo muito fácil de se entender mas é importante fazer a sua posição que eu fiz aqui pra vocês em relação ao de khar sobre a razão de kaká eo
imperialismo e do team motivo do francis bacon certo eu vou ficando por aqui foi um grande prazer a sala foi mais rápido que derruba um fluxo mais rápido mesmo foi um grande prazer a gente grande beijo fui