Oi Carolina da Fonseca Ribeiro e realizada a mãe e para Branca quase bride with blond Florida no médico tomar mal e não é o significado emocional conotação subjetiva que possa ser por um indivíduo esse segundo tipo significado né que fica vai chamar de sentido ademais da do primeiro que a referência o petróleo Tom o segundo sentido o Finn em alemão é uma característica objetiva da palavras é uma característica objetiva um significado objetivo porque significado no sentido subjetivo emocional cada um tem o seu dá certo a cada um o nome Marco Rufino é o a referência
está aqui é um indivíduo de carne e osso tá falando é o significado subjetivo desse nome para as diferentes pessoas que tiveram diferentes experiências comigo vão ter diferentes conotações subjetivas né uns gostam outros detestam outros amam outros odeiam outros admiram outros desprezam os outros rirem e assim por diante ela conotação subjetiva é uma para cada pessoa tá certo mas o sentido o que freio chamava de sentido é uma forma uma perspectiva para referência que é o mesmo para todas as pessoas então um exemplo clássico que ele em todos na no sobre o sentido a referência
desse ensaio sobre o sentido referência à é o de duas designações para o planeta Vênus tá no na antiguidade as pessoas não tinham ideia de que na antiguidade o que eu tô falando 1000 2000 a marca dos babilônios foi no primeiro se preocuparam as primeiras astronomia surgiram pelo menos da forma como nós conhecemos a história talvez na China na Índia tem autonomia as mais antigas mas fake tá usando o exemplo da Babilônia Então os primeiros que notaram a presença de vemos no céu a notaram a presença nas últimas horas da tarde você vê nas últimas
horas da tarde e começo da noite vermos é algo um ponto muito brilhante o ponto mais brilhante do céu Tá certo nas primeiras horas do ano quando Vênus está visível na época que ele está visível nas primeiras horas da noite ele é o ponto mais brilhante do céu fora a lua evidentemente tá então as pessoas na antiguidade designaram aquele planeta como a estrela da noite tá sempre a Mais também quando vemos está visível no céu quando ela é visível na parte da manhã ele é a o ponto mais brilhante do céu nas primeiras horas da
manhã sim um pouquinho antes do sol nascer Vênus presta atenção no céu quando um pouquinho antes do sol nascer acorde amanhã amanhã um domingo pega um domingo acorda 5 horas da manhã e fica esperando o sol nascer para você fazer se esse teste a maça um pouquinho mais o sol nascer o Vênus também é o ponto mais brilhante no céu então é também chamaram Vênus EA Estrela da Manhã Tá certo a estrela da manhã assim seu nome depois esses nomes virão ásperos e ásperos é um dos nomes né e fósforos dá certo dois nomes diferentes
para na época eles acreditavam que vemos era uma estrela como as outras estrelas tá então ele foi chamado da estrela da manhã e daí se for chamada da estrela da tarde só que eles não sabiam astronomia da época não tinha ainda condições se identificar aquele corpo celeste como sendo mesmo porque eles não sabiam que era o mesmo corpo celeste que era visível nas primeiras horas da noite em algumas épocas do ano ou do mês e e era o mesmo corpo celeste que era visível nas primeiras horas da manhã porque intuitivamente se um corpo celeste é
visível nas primeiras horas da noite ele depois A noite acabou ele foi dormir ele saiu do céu tá certo ah então eles não tinham dado a astronomia da época eles não tinham ideia que estavam falando tu mesmo objeto quer dizer a expressão a estrela da manhã e a expressão a estrela da tarde ou da noite tá a eram duas expressões para o mesmo objeto só que eram expressões então aqui tá outro exemplo de algo que você não tá costumo talvez não esteja acostumado a chamar de nome próprio é mas do ponto de vista a semântico
do ponto de vista agora é a função dessa expressão é se referir a um objeto particular que era o planeta menos tá naquela quando alguém falou aquilo lá nós vamos chamada Estrela da tarde ou estrela da noite ele em todos os expressão para falar daquele objeto e quando essa mesma pessoa ou algum outro astrônomo pode ter sido séculos depois em todos os pressão aquilo nós vamos introduzir a expressão a estrela da manhã para falar daquele objeto ele introduziu uma expressão também para falar de um objeto particular então foram dois nomes no nome uma expressão é
Estrela da Manhã outra expressão estelionatário dois nomes introduzidos para falar do mesmo objeto só que evidentemente tá eles estão falando do mesmo objeto Tá certo só que uma dessas expressões Está apresentando vem o segundo uma certa perspectiva a gente poderia talvez escrever essa pessoa que o dessa maneira o ponto o corpo celeste mais brilhante visível nas primeiras horas da manhã é isso que essa expressão com nota digamos o essa a mensagem ou essa informação que essa expressão tá carregando com ela além do próprio vento Então essa expressão tá apontando para o Vênus mas era como
se ela tivesse dizendo Olha lá a estrela mais brilhante visível no céu nas primeiras horas da manhã e a outra expressão a estrela da noite ela tá apontando para Vênus mas segundo uma outra perspectiva segundo uma outra que Freud chamava segundo um outro modo de apresentação Ela tá dizendo Olha a estrela no céu eles achavam que vemos é uma estrela nós sabemos que não é que vivemos em um planeta a mais a ao a estrela no céu mais brilhante visível nas primeiras horas da noite né as duas expressões Elas têm o que a mesma referência
a referência Qual é o planeta menos é tão apontando para a mesma referência tá só que estão apontando de maneira diferente ou estão apontando segundo um aspecto um conteúdo cognitivo diferente certo então Esse aspecto o conteúdo cognitivo ou forma de apresentação aqui é a mesma para todo mundo quer dizer às pessoas que acompanham o primeiro astrônomo e usam a expressão a Estrela da Manhã elas estão apontando para o planeta Vênus segundo a mesma forma de apresentação segundo o mesmo conteúdo cognitivo e assim por diante tá e as pessoas que acompanham o segundo astrônomo estão apontando
para vemos para mesma referência só que segundo uma outra forma de apresentação mas essa segunda forma de apresentação também é a mesma para todo mundo e olha que coisa curiosa Possivelmente as pessoas viviam na que a cidade usavam as duas designações do planeta Vênus na época sem saber que eles estavam falando da mesma referência tá Eles vieram descobri isso depois que estão falando da mesma referência só que usavam duas designações pelo menos os planetas só que segundo dois sentidos diferentes duas formas de apresentação diferente a vou dar um outro exemplo a eu posso falar de
várias maneiras possíveis do número sete e eu posso falar do número 7 como o eu posso me referir ao número 7 de várias maneiras diferentes aí eu posso falar do número 7 como o número de dias da semana tá Quando eu disser eu tô pensando número que é o número de dias da semana você vai falar ele tá pensando número 7 Ok eu posso falar do número 7 como o número Favorito o número da sorte da Serra o Pelo menos quando eu cresci se considerava o sétimo você número da sorte né Não sei se de
lá para cá mudou mas a então a eu eu eu eu eu gosto do número da sorte eu tô falando número 7 o número Favorito de do meu tio fulano de tal Quero o número 7 eu tô falando do mesmo objeto eu tô falando e com o número de gols que a Alemanha fez contra o Brasil na famosa goleada de 2014 tô falando o número 7 Olha só eu estou falando da mesma referência é o mesmo número só que segundo o que em uma perspectiva É eu estou apresentando número 7 como o número de dias
da semana tá é uma perspectiva que eu uso essa perspectiva para organizar a minha semana por exemplo outra eu tô apresentando número 7 segundo uma outra perspectiva o número da sorte tá eu tô olhando para ele é como se tivesse várias pontos de observação do número sete um ponto de observação é o número sete da perspectiva de dias da semana Outro ponto de observação é olhar para o número sete da perspectiva do número da sorte por posição o número do azar Outro ponto de observação olhar para o número 7 como sendo um número favorito do
meu tio foram digital e finalmente uma perspectiva particularmente trágica desagradável é olhar para o número 7 como sendo o número de gols que a Alemanha fez contra o Brasil em 2014 São perspectivas diferentes para uma mesma referência E essas perspectivas ou como frango e coloca formas de apresentação Tá certo são a O que é isso que que essa perspectiva a forma de apresentação e A 160 bom é isso que ele quer designar como sendo o sentido de uma expressão então a expressão o número de gols a expressão o número de gols que a Alemanha fez
na goleada contra o Brasil em 2014 certo e a expressão o número favorito do meu tio fulano de tal essas duas expressões têm a mesma referência que o número 7 mas tem sentidos diferentes e esse sentidos para todo mundo que fala a mesma língua que eu esse sentido seriam o mesmo para todo mundo tá pelo menos em tese pelo menos em teoria na prática Não é bem assim o sentido muda um pouquinho de pessoa para pessoa tem certas nossas mais estamos falando em tese funcionando de maneira abstrata ainda e se você for ler sobre o
sentido a referência na ordem que foi que está apresentando ele começa a falar eu design identidade sempre desafiou sempre constitui um problema exceto etc então é o que ele tá falando aqui de identidade significa Não não é uma a identidade de um indivíduo Nossa identidade quanto cultural exceto ter uma identidade ele tem em vários sentidos várias referências também diferentes o termo identidade o que ele está se referindo aqui o que fritar quer discutir no comecinho do ensaio é são enunciados de identidade que denunciar as identidades são iniciados o tipo X = Y né onde tem
o símbolo de igualdade no meio tá ou o verbo ser né ué a westeros é fósforos Pelé é Edson Arantes do Nascimento Tu tá onde eu tô eu tenho um nome de um lado por um objeto e do outro lá e tem o verbo que é o verbo ser ou o símbolo da identidade e do outro lado do verbo ser eu tenho outro nome para o mesmo né no caso de identidade se verdadeira a por quê Porque têm identidades falsas evidentemente tá a se eu digo a Pelé é idêntico a Maradona Pelé Maradona eu tô
afirmando uma identidade falsa mas eu disser Pelé é Edson Arantes do Nascimento eu estou afirmando uma identidade verdadeira então ou a forma como frango introduz a necessidade para a o reconhecimento da noção de sentido é uma forma muito peculiar dele manter cuidados dele enquanto o filósofo alemão protestante etc que é a seguinte porque vamos fazer a coisa simples e intuitiva se a gente pode fazer um pouco complicado é complicado né então ele tá fazendo ele tá dando uma complicada ali é porque ele tá cozido na coisa num plano muito mais geral muito mais em envolvido
com ontologia mas eu espero que pelo menos nesse vídeo aqui tenha ficado um pouquinho mais claro para vocês a motivação em Curitiba para noção de sentido né fizemos somos sentido vem basicamente desse reconhecimento de que as diferentes designações de um mesmo objeto que seria referência cada uma delas parece carregar uma forma de apresentação parece carregar uma um modo de apresentação ou parece dar uma perspectiva para aquele objeto A então a noção intuitiva de sentido pelo menos de uma maneira intuitiva é muito natural Mas você você pode falar de uma pessoa sobre uma pessoa é a
mesma pessoa quem gosta dela vai usar um tipo de é aquela pessoa quem não gosta dela vai usar outro tipo de designação nós sabemos que estão falando da mesma pessoa só que uma delas vai dar um sentido positivo outra vai dar um sentido negativo né uma vai pegar aquela pessoa segundo um aspecto positivo uma coisa que umas certas propriedades interessantes bacanas a pessoa outra vai pegar aquela pessoa vai falar daquela pessoa segundos as propriedades negativos né Nós vamos aprofundar esse nos próximos vídeos e nos próximos vídeos eu vou tentar reconstruir um pouquinho com vocês a
o caminho propriamente que freio e faz nesse ensaio sobre o sentido a referência para você ter um guia para ler esse ensaio também então vamos continuar a nossa reflexão sobre as a motivação e os elementos fundamentais para a introdução da semântica existente entre como nós uma semântica de sentidos diferentes e no trabalho de Freire particularmente nesse ensaio que eu saio mais importante o que ele faz issos o ensaio sobre o sentido a diferença de 1892 não em alemão Urbana sendo um herói Tom você pode acostumar já ouvido com esses termos em alemão Por que nove
de cada dez textos que você leia sobre freig as pessoas nem se dão ao trabalho de produzir isso já virou um termo diário Mazzini mais ou menos tô respondendo aquilo que nós chamamos de sentido na sequência de vídeos anteriores e dói não é correspondendo aquilo que nós tomamos vi referência nos vídeos anteriores o mesmo o o que eu quero fazer nesse vídeo é dá para você alguns elementos como eu sou Suponho que isso aqui é uma sequência uma introdução muito alimentar a a filosofia da linguagem de freio e para poder apenas os elementos que vão
ser essenciais para entender depois a filosofia da linguagem crime Então eu queria dar pra vocês alguns elementos alguns alimentos a terminologia EA tradução que se você não tiver ciente desses elementos você pode eventualmente ter mais dificuldade assim BA na hora de ler o texto de freio a primeira letra da primeira palavra que ocorre na tradução em português né A primeira palavra que ocorre a igualdade é uma causa de problemas de dores de cabeça para filosofia para Platão o outro o tradutor traduziu por como igualdade o termo alemão play hide and a Glass em alemão significa
igual ou idêntico àquele te ligou Dante o intensidade eu disse se fosse uma espécie traduzido eu traduziria por identidade identidade porque Freak está tratando aqui o que ele quer falar versão das sentenças ou enunciados a que afirmam a identidade entre dois objetos na verdade a gente dá quando fosse uma identidade é verdadeira se o enunciado de identidade verdadeiro o projeto foi no mesmo que se você tem dois objetos o enunciado de identidade é um anunciado falso que esse quadro seja idêntico a esse quadro até um anunciado falsa identidade no sentido filosófico não significa simplesmente uma
semelhança muito grande é nós algumas das antides aqui um irmão gêmeo idêntico luta ou fulaninho é idêntico ao Pai a sua linha é Idêntica Mãe você é Idêntica a uma prima que eu tenho afeta Esse é o uso não ser o zoológico de identidade identidade estritamente falando é só existe entre um objeto e o próprio objeto tão identidade Cristo se você tá falando de dois objetos então o enunciado de identidade é preciso os objetos eram forçosamente falso toda entidade é Idêntica no sentido filosófica a a própria identidade a própria identidade programa tá então esta esta
garrafa de água ela Idêntica a si mesma EA mais nada no mundo não existe outra garrafa de água por mais parecido possível com essa daqui que seja Idêntica no sentido filosófico a essa garrafa de ar ela só é Idêntica à ela mesmo não interessa que apareça uma imagem do espelho aqui que seja absolutamente Idêntica no sentido não filosófico a essa garrafa que tem a mesma cor mas o peso a mesma temperatura mesma forma mas todos os detalhes mesmo que eu não consiga distinguir uma da outra Oi e a capacidade de extinção é muito limitada mesmo
que eu não consigo distinguir uma da outra a elas não são e deles né uma gota de arma colocar duas gotas de água são indistinguíveis para mim do que elas têm as mesmas propriedades no entanto elas são duas entidades diferenças seja anunciado a identidade que afirmaram que uma gota Idêntica outra é um enunciado Fausto tão identidade ou como vou o tradutor colocou aí igualdade diz respeito anunciados o as sentenças que afirmam que o objeto é idêntico no sentido filosófico a o a um outro objeto se for outro objeto o enunciado é falso se for o
mesmo objeto o enunciado da agravante que Então essa é o primeiro Alerta tecnológico pra vocês igualdade aqui não diz respeito a questão social igualdade social não diz respeito à identidade enquanto a pessoa enquanto a identidade no sentido cultural diz respeito a uma relação metafísica ou lógica que um objeto só tem com ele mesmo a um objeto só idêntico a ele mesmo a esse objeto uma entidade qualquer só Idêntica a esta própria entidade essa mesma entidade qualquer outra entidade por mais indistinguível que seja é outra entidade é diferente se você colocar aquela símbolo de identidade entre
as duas coisas você tá afirmando uma coisa falsa eu identidade no ponto de vista filosófico é uma coisa muito especial mas como eu falei que diz dá muita dor de cabeça por filósofos na muita dor de cabeça e ele começa o ensaio fazendo essa reflexão do sobre a natureza da identidade Olá eu sou a primeira a primeira observação criminológica segunda observação terminar lógica é a respeito da forma de um enunciado de identidade tá ouro igualdade eu vou eu vou eu gosto mais a palavra identidade eu acho que ela ela é mais ela segue mais de
perto a literatura filosófica ou a tradução de slide em inglês lá dentro de dor vou usar a palavra identidade embora como vocês podem ler o texto de emprego a da tradução brasileira está a igualdade o segundo segundo aspecto tecnológico detalhe é a forma de um enunciado de identidade é a frente está colocando a forma geral de um enunciado nos casos identidade como sendo o seguinte de um lado você tem o nome a e do outro lado você tem o nome dele e entre esses dois nomes você tem um símbolo da igualdade aquele símbolo que você
aprendeu usar na matemática e quando você tava fazendo é continhas de um lado você tinha por exemplo dois mais dois do outro lado quatro colocou o símbolo da identidade no meio 2 + 2 = 4 Você tem o que um enunciado de identidade aí eu disse da vez passada nos vídeos anteriores que você Possivelmente quando você estudou como como as aulas de matemática não é rodada junto com as aulas de portugueses então vocês não está acostumado a olhar para uma equação da aritmética como sendo um uma frase uma sentença mas é é uma frase é
uma sentença é uma coisa que pode ser verdadeiro ou falso se eu escrever 2 + 2 = 4 eu escrevi uma sentença que é verdadeira se eu escrevi 2 + 2 = 7 e eu também escrevi uma sentença só que eu peço a certeza que causa uma de outra operadora de certeza ali no outro tem a propriedade de ser falsa mas as duas são sentenças do ponto de vista gramatical As duas são sequências Ok e esfregue tá escrevendo as forma geral de um enunciado identidade dessa maneira de um lado você tem um ele imagine agora
vamos pegar essa símbolo da aritmética e exportar para outros outras áreas tá então você pode colocar de um lado da identidade um nome qualquer e do outro lado da identidade outro nome qualquer pode ser o mesmo nome inclusive e você está produzindo enunciados de identidade ou sentenças de identidade elas podem ser verdadeiras podem ser falsos se de um lado eu colocar o nome Maradona do outro lado a colocar o nome Pelé eu vou ter uma coisa do tipo Maradona a appelé que é falso se eu colocar de um lado por outro lado se eu colocar
de um lado a descrição reitor da Unicamp ou reitor da Unicamp em 2020 e do outro lado Professor alcançar o móvel e o produzir Reproduzir uma o enunciado a identidade ou a noção de identidade que diz que Marcelo Nobel é o reitor da Unicamp 2020 marcel9 é idêntico ao reitor da Unicamp 2020 que anunciado de identidade verdadeira da célula nós podemos Freire coloco dessa maneira esquemática um anunciado identidade como sendo de um lado o nome do outro lado um outro nome pode ser o mesmo nome do que é importante aqui dos dois lados apareçam normas
e no meio deles no meio dos nomes É pode ser o símbolo da identidade esse símbolo que vem da aritmética nós estamos dois os dois tracinhos papel mas pode ser também Se nós formos tratar a maneira mais usual no português pode ser o verbo ser tá então eu falei aqui eu tô falando português com vocês eu expressei as identidade dessa maneira Marcelo não abriu é que que é isso é possível é você na o tempo presente a terceira pessoa e você acrescenta passando no meu pé terceira pessoa do singular até o reitor da Unicamp 2020
usei o verbo ser então a gente pode usar na na nossa discussão técnica é a discussão de freio e vai ter nós podemos usar o símbolo de identidade que é uma mais digamos sintético algo mais rápido algumas simbólico é algo mais formal símbolo de identidade ou podemos usar o verbo ser que aquilo que ela forma mais próxima e como nós falamos como nós estamos nos comunicando em Portugueses e não no usando a simbologia aritmética e agora um território o verbo ser isso é outra coisa questão filosófica muito antiga muito interessante a escritura você não deve
ser centro chamou a atenção dos filósofos porque tem problemas interessantes de mental física social eo verbo ser o que ele significa ele certa mais: são salientes a respeito do vamos pegar o verbo ser na terceira pessoa do singular do presente tá o verbo da conjugação Então seria até o que que significa até É ué tem dois usos o que eu sou eu mesmo mas significa coisas completamente diferentes do ponto de vista Lógico tá cultivo essa parede é azul e eu não estou afirmando não que eu fico verdadeiro ou falso por isso é diferente é verdade
mas eu não estou afirmando a identidade entre esta parede EA propriedade de ser azul não é isso que eu tô fazendo eu tô fazendo uma outra coisa que eu tô eu tô dizendo que esta parede esse objeto ele está subsumido ou ele tem uma certa propriedade que a propriedade de ser azul bom então ué nessa situação o verbo ser essa situação ele não é o mesmo deve ter certeza da identidade ou nós fizemos a mesma coisa mas o que nós estamos expressando do ponto de vista Lógico autológico é algo diferente da identidade que nós vamos
prestando é aquilo que os filósofos chamam da subsunção o da instanciação que eu quero Será que este objeto aqui Instância algo de uma categoria diferente que é a propriedade de ser azul a propriedade de serviço na Núbia ela não tem lugar nenhum então eu quero que eu quero dizer é que este objeto e Instância ou tem uma entidade de um outro nível que o outro tipo que é a propriedade ou Universal ser azul que é diferente de obter o reitor da Unicamp em 2020 é professor Marcelo Nobre neste caso Hoje eu tô aqui nesse caso
se é o é da identidade eu tô dizendo aqui um objeto que tá de um lado é o objeto aqui tá do outro então o é o verbo centro Especialmente na terceira pessoa ele pode ter essas duas leituras que são do ponto de vista lógico ou tô lógico completamente diferente ele pode toda a leitura da instanciação a ou da pregação ou significa um objeto caindo sobre o tendo Universal que é completamente diferente da leitura da identidade a identidade é uma relação do objeto com ele mesmo na ou dos dois lados a identidade nós temos entidades
no mesmo tive nós temos objetos e nós estamos a Fernando uma coisa completamente diferente já continuamos bom então quando nós fizemos a Eve A e B usando o verbo o terceira pessoa do singular a duas coisas completamente diferentes do ponto de vista lógico e ontológico que nós podemos querer está dizendo nós podemos querer estar afirmando que um objeto A cai sobre o Instância ou tem uma propriedade bebê mas aí nesse caso do ponto de vista ontológico A e B são coisas de níveis de categorias completamente diferentes né possível Imagino que vocês estejam familiarizados com esse
ideia de que essa divisão como metafísica entre o objeto ou particular e Universal tá se eu digo o ser humano eu tô falando desse objeto que tá aqui que ele tem uma propriedade que não é não objeto é uma propriedade que muitos outros é muitas outras entidades têm que a propriedade de ser humano tá então é nesse primeiro sentido o verbo ser está denotando-o notando ou expressando uma relação entre particulares e universais este uso do verbo ser é o que tradicionalmente se chama do uso do verbo como popular é ele está sendo usado para a
fazer a cópula entre um particular e Universal tá de qualquer maneira é a cópula entre entidades de níveis diferentes entidades de categorias diferentes em Ok e depois vocês forem se usar mais Freire na sua vida vocês vão ver que digamos assim se nós fomos imaginaram a antologia como sendo uma uma esticadinha de identidades então você pode imaginar que no primeiro livro de dados estão os objetos e particulares e no segundo livro de das entidades estão luz universais ou conselhos então o verbo ser nesse sentido de cópula ele serve para fazer a ligação entre entidades desse
nível e entidades desse nível que tá a Marcelo Nobel é um ser humano Marco Rufino é um ser humano a Pelé é jogador de futebol jogador de futebol ser humano hidratação universais são propriedades então o hélice sentido ele está sendo usado para fazer cueca no colo da Serra da quando você um pouquinho mas eu sei que vocês vão ver que também existe uma cópula de nível superior que eu possa afirmar ter um certo no céu tô Universal ou certo conceito ele por sua vez cai sobre o Universal um conceito de nível superior por exemplo o
conceito de ser humano é um conceito de fácil compreensão tão ser um conceito de fácil Compreensão é um conceito de nível superior que se aplica ao conceito de ser humano Tá certo então ué nesse sentido também tá servindo de cópula só que ao invés de ser da cópula entre um particular e um universal de primeiro Miro ele Tás fazendo o papel de cópula de Universal do primeiro nível ou Universal do segundo livro então a o conceito de infinito é de difícil compreensão tão conceito infinito é um Universal é difícil Compreensão é universal de segunda hora
o signo de segundo grau da Manta você poderia estar fazendo essa copa então o verbo ser a nessa conotação de cópula ele dá sempre fazendo a ligação entre coisas de níveis diferentes é tá fazendo a conexão tá e depois de níveis diferentes E no caso da identidade É outra coisa completamente diferente no caso identidade o verbo ser como eu disse é a mesma palavra para aparentemente nós somos falando da mesma coisa parece que a mesma palavra para intuitivamente parece que estamos falando a mesma coisa mas funcionando algo completamente diferente porque a identidade é uma relação
que se dá entre coisas do mesmo nível tá então quando eu digo Pelé é Edson Arantes do Nascimento eu não tô atribuindo até alguma propriedade ou algum Universal e muito também lutou atribuindo a Edson Arantes Nascimento uma propriedade uma ligação que eu tô fazendo é pegando dois indivíduos do mesmo nível e afirmando a relação de identidade entre eles é claro que se a relação de identidade for verdadeira Se valer entre eles não são dois indivíduos assim um mesmo que vive acerta tão e a identidade no primeiro o sentido é o que nós temos e pouco
identidade no segundo o perdão o verbo ser no primeiro sentido é o que nós somos igual pula o verbo ser no segundo sentido é o relacionamos de identidade propriamente é o uso do verbo como sendo identidade Na expressão da identidade então sintam que é a mesma palavra da mesma língua nós usamos uma multiplicidade de ocasiões a mesma conjugação esse até ter mais nós podemos estar expressando relações lógicas relações odontológicas completamente diferentes isso alguns autores desde a idade medieval até até o próprio esfregue é acham que é um certo defeito da linguagem natural que é linguagem
natural acaba fazendo aparecer que relações lógicas ontológicas completamente diferentes a tem a mesma expressão e tem mesmo nessa expressão só que é uma expressão completamente amigo né quando eu digo a obtém Ou pelo menos que eu posso tá querendo dizer Posso apenas dizer que a tem a propriedade Billy por posso tá querendo dizer que um indivíduo a é o indivíduo dele são o mesmo devido são duas coisas completamente diferença uma das razões pelas quais fregue a escreveu a linguagem formal nos comentários os vídeos anteriores a igreja TV a escrita conceitual é inclusive para deixar Claras
as diferentes relações que podem ser expressados pode torcendo digamos assim confundidos pela linguagem natural então na na linguagem formal as coisas é só completamente diferente é você na linguagem formal não tem jeito que vocês precisarem da mesma maneira a é ver como sendo a identidade entre a e b e também a e b como dizendo que a tem a propriedade ainda não tem como na linguagem formal é cada relação tem um símbolo diferente e existe uma terceira que a gente nem vai falar disso mas eu já que apenas a título de curiosidade existe o terceiro
sentido uma terceira coisa que o diabo ser posso tá querendo expressar que é a existência Quando eu digo Sócrates É pode ser minha ao longo da história da filosofia algumas vezes foi entendido como sendo Sócrates existe dá certo a Sócrates é puro ele é a proposição a não ser tá ele então existe por Oposição a não existir então isso seria Isso é uma t e a conotação é uma terceiro terceiro tipo de propriedade ou aspecto Lógico né do ponto de vista lógico odontológico que nós podemos citar o querer me expressar através do verbo seria uma
espécie de quantificação existencial afirmação da existência de alguma coisa e isso só foi ficando Claro realmente com a evolução da filosofia revolução da loja que as pessoas foram percebendo que tinha confusão que alguns autores clássicos eles passam de uma conotação para outra passa da identidade do do da identidade para o existencial a e acaba acaba criando teorias mirabolantes que são completamente confusa então isso só fui ficando Claro e fato no século 19 quando lógicas como frio começou e não uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa vamos usar símbolo diferentes para falar dessas
relações que são relações diferenças tá Isso foi um longo preâmbulo para falar dos símbolos da identidade veja como um veja como foi que tem razão ele começa eu estava dizendo lá e a igualdade é identidade sempre foi uma fonte de dor de cabeça para os filósofos na sempre deu muitos problemas mas não é público exatamente por isso que ele tá falando que ela deu dor de cabeça não é pela minha coleção antiguidade então eu tô falando mais uma ambiguidade em torno do verbo cedo na manhã do verbo sendo português ou inglês ou alemão todas elas
têm a mesma aliança a origem tá lá no grelha no verbo ser no grego tem essa já tem essa ambiguidade também o OK mas então quando o nosso falamos a identidade ou do verbo ser na terceira pessoa é então você tem que ler o verbo ser com essa expressão dessa relação de identidade e não há relação de instanciação ou de subsunção de um objeto sobre um Universal que o objeto ela tem uma ligação a quando eu seguro a é devo quando o Freio escreve ah é ver a Zinho é bebezinho essa foto como escreve você
tem que ler que o objeto sozinho é idêntico objeto do pezinho e não ir asinha tem a propriedade bebezinho tá muito importantes porque senão senão não dá para entender o que ele tá dizendo OK outra coisa que eu queria chamar atenção de vocês antes de entrar no eu saio predito é que ele começa a falar da a identidade uma fonte de dor de cabeça e blablabla e vai usar o exemplo da identidade para acabar chegando à conclusão que existe o Além da referência além do objeto objeto significado pelos nomes esse também aquilo que ele vai
chamado sentido né os nomes têm além de ter a sua referência tem um sentido ele está considerando os enunciados identidade mas os enunciados identidades são um caso particular de um problema muito mais geral e a esse problema geral e é realmente está interessando por ele é que ele pegou a identidade não sei porque a como um caso particular a Possivelmente com que ele já tinha discutido Isso numa obra anterior ele deu uma versão uma teoria sobre o que significa é um anunciado identidade e eu acho que ele se sentiu na obrigação de retomar aquele. Mas
o que ele está introduzindo a problema afecta sendo considerado aqui sobre o sentido da referência para chegar a introduzir a noção dos Sentidos é uma problemática muito mais Geralda que vou tentar resolver da seguinte maneira o problema é aqui se você tem uma expressão linguística qualquer até ir lá dentro da expressão linguística ocorre o nome nome quer dizer o nome da na concepção que nós temos que nós iremos nos vídeos anteriores o nome como sendo uma expressão que está para um e apenas um objeto ou se você tem uma expressão linguística e lá dentro o
meu nome e se você trocar aquele nome por outro nome da mesma entidade por outro nome do mesmo objeto Você pode ter na maioria das vezes vai ter de fato uma diferença cognitiva entre a expressão original e a expressão final fica a troca de um nome por outro o mesmo sendo o nome da mesma entidade Vai resultar numa diferença cognitiva entre as duas expressões cognitiva no seguinte sentido Por exemplo se eu escrever a Edson Arantes do Nascimento jogou no Santos a maioria quase toda a sua carreira jogou no Santos você entende uma coisa tô falando
de Edson Arantes Nascimento agora se eu trocar de certa a o rei Pelé jogou no Santos a maior parte da sua cadeira é a mesma sentença que que eu fiz eu apenas tirei Edson Arantes do Nascimento coloquei a livre o rei Pelé eu tô falando de duas pessoas diferentes não tô falando da mesma pessoa eu tô usando dois nomes diferentes tô substituir um Lobby do do pessoa Pelé por outro nome da mesma pessoa que leva ele tanto aparece uma diferença cognitiva entre essas duas sentenças você me diz como é que eu sei que tem diferença
cognitiva Paulo Possivelmente você cansou de ler da sua a biografia do Pelé ou não sei é que Play Edson Nascimento a mesma pessoa mas no estrangeiro projeto de só ouviu falar do Pelé mas não durma lá de direcionamento do Nascimento Pode acreditar numa dessas sentenças Pousada do Pelé jogou no Santos a maior parte de sua carreira ele pode acreditar nisso e não acreditar na sentença Edson Arantes do Nascimento jogou no Santos a maior parte da sua carreira porque ele não faz ideia de quem seja Edson Arantes do Nascimento ele conhece a pessoa Pelé através do
nome pegar mas não conhece através do nome é Edson Arantes do Nascimento então o que que tá acontecendo aqui e trocar um nome por outro nome do mesmo objeto da mesma referência parece ter um impacto cognitivo parece ter uma fazer uma grande diferença objetiva então problema é como explicar essa diferença cognitiva se afinal de contas nós estamos falando do mesmo objeto o tempo todo já