Olá pessoal sejam bem vindos ao Mundo da Elétrica! No vídeo de hoje eu vou falar sobre ponte retificadora! Vamos lá pessoal!
O que é uma ponte retificadora de tensão? Uma ponte retificadora de tensão transforma uma tensão alternada em tensão contínua! Bem.
. . tem pelo menos cinco palavras aqui que são muito importantes para entender este conceito!
Com diz o Iberê do Manual do Mundo, a gente não pode deixar passar nenhuma palavra que a gente não entende! Pra começar, "tensão" é o que a gente vê as pessoas chamando popularmente de voltagem, que vem do inglês "voltagem". O mais correto é falar tensão mesmo!
Quando você diz que a tomada da sua casa é 127V, você está dizendo que a tensão na tomada é de 127V. Tensão alternada significa que o valor da tensão se alterna entre positivo e negativo o tempo todo. Num momento ele tem um valor maior que zero e em outro menor que zero.
A tensão na tomada muda entre negativo e positivo 60 vezes por segundo! O problema é que a maioria dos aparelhos eletrônicos precisa de tensão contínua para funcionar. e não alternada!
Tensão contínua significa uma tensão que fica o tempo todo positiva, sempre maior que zero. Não precisa ser necessariamente constante! Retificar significa "tornar reto", alinhar!
A ponte retificadora ajuda a tensão alternada ficar "reta", ou seja, tensão contínua! Então "retificar" você também já aprendeu? E talvez se chame ponte devido á ponte de Wheatstone, que é feita com resistores e não diodos, mas tem um desenho bem parecido!
Pronto! Agora tudo foi esclarecido e podemos continuar! Bom.
. . vamos pegar então uma fonte de tensão alternada para explicar o funcionamento da ponte retificadora.
A tensão alternada pode vir da tomada ou da saída de um transformador. Pode vir até mesmo de um motor de microondas, como foi o caso na lanterninha que o Iberê do Manual do Mundo mostrou neste vídeo aqui! Uma fonte de tensão alternada em um momento tem tensão positiva.
. . e em outro a tensão fica negativa.
. . Cada parte é um semiciclo.
A tensão alterna entre semiciclos positivos e negativos. Existem pontes retificadoras prontas para usar, mas a ponte retificadora também pode ser montada com 4 diodos, que é o que eu vou usar aqui para explicar. Diodos são componentes eletrônicos que somente conduzem eletricidade em um sentido.
Temos um outro vídeo inteiro só sobre diodos que você pode ver aqui! O interessante da ponte retificadora é forma como os diodos estão ligados entre si, cada um em uma posição estratégica! Você pode entender que a corrente elétrica passa pelo diodo no sentido da setinha do desenho no diodo.
A corrente vai do anodo para o catodo! E só vai haver corrente elétrica se a tensão no anodo foi maior que no catodo. Oh.
. . e não se esqueça desse macete!
O diodo só conduz se a tensão no anodo for maior que a do catodo! Então quando ligamos a tensão alternada na ponte retificadora, veja o que acontece! Quando a tensão fica positiva do lado de cima, a corrente elétrica gerada chega no ponto p1 e precisa se decidir entre D1 e D2.
Lembra do sentido permitido da corrente no diodo? Então o caminho permitido é através de D1, seguindo o sentido de corrente no diodo. Agora em p2 a corrente não pode fluir por D3, pois o sentido é proibido!
Sendo assim a corrente flui pelo resistor até chegar a p3. Agora em p3 tanto D2 quanto D4 estão no sentido correto para conduzir corrente. A energia poderia voltar por D2, mas isto não acontece por que do outro lado do D2 também está positivo.
Logo a corrente flui através de D4! Ao chegar em p4, a corrente poderia voltar por D3, mas isto não acontece por que do outro lado de D3 está positivo também! Assim a corrente flui de volta para a fonte, fechando o ciclo.
Observe que a corrente no resistor foi da esquerda para direita! Agora, quando a tensão alterna para o semiciclo negativo, temos um trajeto diferente da corrente! A corrente chega em p4 e precisa se decidir entre D3 e D4.
Como o sentido via D4 não é permitido, ela vai por D3. . .
lembra da setinha de novo? Chegando em p2, não há como fluir por D1 então a corrente passa pelo resistor até p3. Chegando em p3, não dá pra voltar via D4 pois D4 também tem positivo do outro lado.
. . então a corrente vai por D2 até p1.
Em p1, como do outro lado de D1 também está positivo, a corrente segue para o negativo da fonte! Você percebeu que a corrente no resistor foi no mesmo sentido tanto no ciclo negativo quanto no positivo? Assim, a energia que entrou alternada.
. . Aparece sempre positiva e no mesmo sentido na saída da ponte retificadora!
Mas e pra fazer a tensão ficar realmente contínua na saída? Aí que entra o capacitor, colocado em paralelo com o resistor! Colocando um capacitor ali, ele vai se carregar, se encher de energia toda vez que tensão subir.
E quando a tensão começar a descer é o capacitor que vai enviar a energia dele para alimentar o seu circuito, deixando a tensão na saída contínua ou muito próximo disto! Bom. .
. mas isso já não é parte da ponte retificadora! Se você quiser aprender mais sobre capacitores clica neste vídeo que aparece aqui em cima!
E pra ver isto tudo funcionando em um projeto real, dá uma olhada no vídeo que nós fizemos junto com o Iberê do Manual do Mundo! Bem. .
. então é isso que eu tinha para falar sobre pontes retificadoras! Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer alguma pergunta, se inscreva no canal e depois deixe sua pergunta aí nos comentários!
Visite também o site MundoDaEletrica. com. br e participe da nossa lista VIP de e-mails!
É isso aí pessoal, muito obrigado a até o próximo vídeo!