O FILHO PRÓDIGO | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP

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Igreja Presbiteriana de Pinheiros
O Reverendo Hernandes Dias Lopes nos traz, através da palavra do filho pródigo, nos traz o chamado q...
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[Música] meus amados irmãos nós vamos abrir a palavra de Deus o texto de Lucas Capítulo 15 Lucas Capítulo 15 leremos os versos 11 ao verso 24 Lucas 15 de 11 a 24 diz assim continuou certo homem tinha dois filhos o mais moço deles disse ao pai pai dá-me a parte dos bens que me cabe E Ele lhe repartiu os averes passados não muitos dias o filho mais moço ajuntando tudo o que é era seu Partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens vivendo dissolutamente depois de ter consumido tudo sobreveio à aquele
país uma grande fome e ele começou a passar necessidade então ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra e este o mandou para os seus Campos a guardar porcos a ali desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam mas ninguém lhe dava nada então caindo em si disse Quantos trabalhadores de meu pai tê pão com fartura e eu aqui morro de fome levantar-me Ei irei ter com o meu pai e lhe direi pai pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho trata-me como
um dos teus trabalhadores e levantando-se foi para seu pai vinha ele ainda longe quando seu pai o avistou e compadecido dele correndo o abraçou e beijou e o filho lhe disse pai pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho o pai Porém disse aos seus servos trazei depressa a melhor roupa vestio ponde-lhe um anel no dedo e sandália nos pés trazei também matai o novilho cevado comamos e regozijemo-nos Porque este meu filho estava morto e reviveu estava perdido e foi achado e começaram a regozijar-se Amém bom
eu quero conversar um pouco com vocês hoje sobre o tema filho volta para casa filho volta para casa este texto é o centro emocional e teológico do Evangelho de Lucas essas três parábolas contadas no capítulo 15 de Lucas a parábola da ovelha perdida da dráma perdida e dos dois filhos perdidos é uma obra prima deste evangelho e esta parábola em particular é a mais conhecida a mais amada a mais terna parábola que Jesus contou o que levou Jesus contar essa parábola é que os fariseus e os escribas do Alto da sua alto Justiça estavam murmurando
contra Jesus porque ele comia com pecadores e publicanos na verdade Jesus atraía os pecadores a si enquanto eles os escribas e fariseus expeliam de si os chamados pecadores E publicanos essas três parábolas da ovelha perdida da Dracma Perdida e dos dois filhos perdidos um fora de casa outro dentro de casa tem a mesma natureza tem a mesma lição central essas parábolas retratam para nós o amor de Deus que procura o perdido se perceberam há uma progressão no texto a primeira parábola da ovelha perdida uma progressão de 100 para um a da dráma perdida proporção de
10 para um e aqui a proporção de 2is por um quando na verdade os dois estão perdidos um dentro de casa outro fora de casa há uma ênfase em todas elas e qual é a grande ênfase em todas elas a alegria de Deus de ver os perdidos sendo encontrados confira comigo aí por favor capítulo 15 versículo 6 e indo para casa reúne os amigos e vizinhos dizendo-lhes alegrai-vos comigo porque já achei a minha ovelha perdida confira comigo o Versículo 9 por gentileza e tendo-a achado reúne as amigas e vizinhas dizendo alegrai-vos comigo porque achei a
dráma que eu tinha perdido confira comigo os versos 23 e 24 a parte B do verso 23 comamos e regozijemo-nos Porque este meu filho estava morto e reviveu estava perdido e foi achado e começaram a regozijar-se a tônica é a mesma Deus tem muita alegria quando o Pródigo volta para casa Deus tem muita alegria quando o pecador se arrepende e se volta para ele Jesus na sua perícia pedagógica usa nessas três parábolas um ser racional o filho usa um ser irracional A Ovelha e usa um objeto inanimado a moeda A Ovelha perdeu-se por displicência a
moeda fo por descuido e o filho está perdido por deliberação dito ISO a guisa de introdução vamos examinar a parábola do texto que Lemos e Me permita contar algo eu era seminarista em Campinas em 1978 calouro primeiro ano naquele ano eu não trabalhava em nenhuma igreja ainda então todo domingo eu ia em algum lugar diferente e eu fui para uma igreja em Campinas e confesso que cometi um grande pecado quando eu vi o pregador um homem baixinho desculpa da expressão franzininho e eu pensei meu Deus perdi a vinda o homem não tinha nenhuma beleza nenhuma
aparência como cantamos agora a pouco eu falei meu Deus não vai sair nada Daí pensei na verdade eu estava diante de uma das maiores mentes presbiterianas de todos os tempos Ademar Godoi um dos homens mais cultos que eu conheci e ele leu esse texto e quando ele pregou eu fiquei completamente tomado por uma emoção falei gente que Mente Brilhante porque os argumentos que ele usou eu nunca tinha visto e eu acho que jamais consegui ver outra vez EA dividiu esse texto em quatro partes o pródigo era feliz inconscientemente na casa do pai o Pródigo era
infeliz inconscientemente no país distante terceiro o Pródigo era infeliz conscientemente cuidando de porcos quarto o Pródigo era feliz conscientemente de volta à casa do pai falei que cabeça que que homilética que divisão extraordinária passados uns 15 anos lá em Vitória eu vou fazer uma visita tinha um livro naquela mesa de centro eu peguei o livro e comecei a foliar foliar foliar foliar lá pelas tantas o filho pródigo quatro fases na vida do pródigo feliz inconscientemente na casa do pai de um autor do século X infeliz conscientemente no país distante infeliz conscientemente cuidando de porcos feliz
conscientemente de volta à casa do pai felip até aquele intelectual querido irmão Godói bebeu de alguém então o esboço que eu vou apresentar hoje não é meu é daquele irmão do século 17 que nem o nome eu sei que o Godói pregou em 1978 eu que eu ouso repartir com vocês a mesma divisão as quatro fases na vida do pródigo vejam vocês que esse Pródigo filho mais novo chega pro pai e dizem o pai o negócio é o seguinte o senhor não morreu ainda e eu sei que só pode receber herança depois que o senhor
morrer mas eu não vou esperar o senhor morrer não eu quero meu eu quero a minha herança é agora e diz a Bíblia que o pai não discute O pai está silencioso e dá para ele herança e ele parte para um país distante a Bíblia faz questão de não dizer que país é esse e diz a bíblia que lá Ele viveu uma vida muito feliz por um tempo com muitos amigos com com muita festa com muita diversão com muitos banquetes e diz o texto que ele dissipou todos os seus bens vivendo dissolutamente e o irmão
mais velho vai dizer o seguinte gastou com meretrizes bom o dinheiro acabou os amigos foram embora e chegou aquele país uma grande fome ele começou a ter necessidades e ele então vai agregar-se um homem lá no campo cuidando de porcos que para um judeu é um animal imundo eh fundo do poço e ali maltrapilho faminto sem dinheiro sem lenço sem documento sem amigos quer comer a comida dos porcos as alfarrobas nem isso ele tinha quando então diz a bíblia que ele cai em si a ficha cai e ele lembrou da casa do pai e quando
ele lembrou da casa do pai a memória que veio a ele da casa do pai é de um pai Generoso que tinha uma mesa farta que nenhum trabalhador passava necessidade el diz eu tô aqui passando fome vou tomar uma decisão vou me levantar e vou ter com meu pai e ensaiou um discurso de pedir de perdão pai pequei contra o céu diante já não sou digno de ser chamado teu filho trata-me como um dos teus trabalhadores e ele então não só reconhece o erro não só toma uma decisão mas bota o pé na estrada diz
o texto que vinha ele ainda longe quando o seu pai compadecido dele correu na sua direção abraçou beijou e o filho então começa a fazer o discurso pai eu pequei diante do céu quando diante de ti já não sou di de chamar teu filho Não continua o discurso trata-me como dos teus trabalhadores o pai o interrompe Traz logo aí roupa nova para ele traz Aí o anel no dedo traz aí a sandália nos pés vá lá matar o bezerro cevado guardado lá no estábulo para uma hora muito especial disse vamos festejar vamos nos alegrar porque
esse meu filho estava perdido e foi achado e estava morto e reviveu bom então vamos olhar essas quatro fases na vida do pródigo a primeira fase ele era feliz inconscientemente na casa do pai ele tinha o pai ele tinha o irmão ele tinha a casa ele tinha a mesa farta ele tinha amigos ele tinha servos para servi-lo ele tinha tudo tudo e aqui entra um grande problema meus irmãos na vida do ser humano que chamado de insatisfação não tem nada mais perigoso que insatisfação de repente a sua família já não é uma família agradável de
repente a casa que você mora já não presta mais de repente a empresa que você trabalha já não presta mais de repente a igreja que você frequenta já não tá legal mais de repente tudo que você tem já não faz mais sentido de repente Há um buraco na sua alma um vazio no seu coração e tudo a sua volta já perde o colorido e de repente você começa a flertar com aquilo que você não conhece que está pro lado de lá do Muro você a vida tá pulando é lá aqui nada mais faz sentido para
mim insatisfação não tem nada mais perigoso para um homem para uma mulher Fi ins satisfeito com o casamento meu casamento não é legal acho que aquele outro casamento é melhor que o meu se eu tiver com a outra pessoa F melhor do que a pessoa com quem eu vivo meus pais são chatos meu gç eu vou eu vou querer sair de casa vou querer uma outra experiência vou queria um outra realidade a insatisfação levou Adão e Eva a achar que o Jardim do Éden era um cubículo e que eles estavam muito injustiçados cuidado com essas
mas mais do que insatisfação esse jovem está demonstrando aqui ingratidão ele tem tudo e tudo que ele tem para ele não faz mais sentido eu pergunto a vocês por que que um jovem criado no Evangelho se afasta da igreja por que que uma pessoa abandona o lar para viver uma aventura Por que que uma pessoa que tem uma vida limpa linda vai flertar com maconha com cocaína com craque Por que que uma pessoa que tem uma vida linda vai mergulhar no alcoolismo Por que que uma pessoa que tem uma vida pura Santa vai viver uma
vida de promiscuidade porque de repente a insatisfação ou a ingratidão com tudo que tem com tudo que Deus dá já não faz mais sentido mas mais do que é isso esse moço enfrenta o problema da Injustiça porque ele chega pro pai diz eu quero a minha herança é antecipada sabe o que que tá dizendo pro pai ô pai para mim o senhor não significa mais nada para mim o senhor já morreu no meu coração então já que o senhor não morreu historicamente eu mato o senhor no meu coração e eu quero a minha herança é
agora ele era feliz na casa do pai e não sabia disso feliz inconscientemente se você perceber Jesus conta a parábola mostrando que esse pai é o pai calado esse pai não argumenta esse pai não fala não discursa esse pai não repreende o filho não vai sair não você vai ficar aqui aqui a sua casa o pai não fala nada disso o pai pega a herança Entrega na mão dele e agora vai ver a segunda fase no país distante infeliz inconscientemente Por que que vai para um país distante O que que significa esse país distante primeiro
lugar distante do pai distante dos valores distante dos princípios distante daquilo que ele aprendeu em casa distante cobranças é a liberdade que se transforma em libertinagem as facilidades da vida os banquetes do mundo as Taças dos Prazeres os amigos de boteco de rodadas de bebidas das festas onde se rasga a cara em ruidosas gargalhadas tudo é festa tudo é curtição tem dinheiro banca conta os bajalo adores se aproximam os os aproveitadores se aproximam os amigos de plantão se aproximam e ele tá curtindo a vida Talvez uma alegria etílica talvez mergulhado nas ondas caudalosas dos Prazeres
jogando para dentro de si todos os baldes e Prazeres não tem prazo nem para reflexão não tem prazo nem para avaliar as coisas ele tá curtindo a vida ele tá vivendo intensamente no país distante e aí talvez entre a experiência do Salomão que dá cata de felicidade também e ele vai buscar essa felicidade aonde nas festas tá lá em Eclesiastes do vai buscar essa felicidade aonde na bebida vai buscar essa felicidade aonde nas realizações na riqueza no sexo na fama ele ele ele está embriagado por tudo isso por esse glamur por esse colorido por essas
ofertas por essas aventuras Cada dia uma aventura diferente uma experiência diferente tá curtindo tudo mas diz o texto que um dia o dinheiro acabou e amigo de Boteco só é amigo quando você tem algo a oferecer os amigos de plantão que só querem explorar quando a crise bate na sua porta ele Vaza ele vai embora se não bastasse a escassez diz o texto que venha aquele país uma conjuntura Econômica de uma grande fome o resultado diz o texto é que ele começou a passar necessidades e agora ele precisa buscar um lugar pelo menos para sobreviver
e o único lugar que ele encontrou foi um chiqueiro de porcos infeliz inconscientemente eu pergunto a vocês você que conhece São Paulo que roda por São Paulo de vez em quando você passa em alguns lugares onde tem pessoas na calçada queimando a pedra de craque você acha que ela tá feliz às vezes no domingo de manhã quando eu passo e eu passo às vezes perto de uma boate para dar acesso a Avenida Bandeirantes e eu vejo jovens vomitando na calçada a noite inteira bebendo com a cara amarrotada você acha que essas pessoas são felizes as
pessoas estão passando noitadas nos Prazeres nas Aventuras As mais loucas você acha que elas são felizes as pessoas que estão aí nos Happy Hours da vida bebendo todas jogando conversa fora você acha que el são felizes o problema irmãos é que o diabo ele é astuto e ele é um ele é um ele é um farrio O pecado é uma fralde promete mundos e Fundos e não entrega nada promete prazer e produz culpa promete liberdade e escraviza promete vida e mata essa é a história do ser humano se afasta de Deus que vira as costas
para Deus que acha que os os os os banquetes que o mundo oferece ou a a pílula Dourada que o diabo entrega é isso que vai dar sentido a vida é isso que vai dar prazer e as pessoas bebem a Largo sorvos e descobrem que isso seca a alma que isso amassa vida que se arrebenta com a história que isso traz destruição lá em Vitória a certa feita eu planejei alguma coisa maluca resolvemos ir evangelizar no carnaval quro Dias treinei 60 jovens uniformizados folheto na mão eu fiquei perplexo perplexo porque a gente vê lampejos lampejos
irmãos é um desespero pessoas com a garrafa de bebida alcoólica e vai até o fundo da garrafa e fica prostrada envolvida em vômito 30% das pessoas que estão pulando carnaval passaram por uma igreja evangélica 30% arruinados sucateados sujos urina vômito e propaganda Essa é a festa da alegria não sabe a desgraça que produz Esse é o mundo que oferece um brilho falso um engano mas vamos ver a terceira fase na vida dele agora ele está lá cuidando de porcos e agora ele é infeliz conscientemente porque duas desgraças acontecem na vida dele primeiro o dinheiro acabou
os recursos acabaram segundo uma conjuntura Econômica sobreveio fome ao país terceiro el começa a passar necessidade aquilo que achava que seria o sentido da vida não tem mais sentido a carência maior a fome começa aá aquilo que para ele era abominável cuidar de porcos pro judeu isso é é é irreconciliável ele vai cuidar de porcos O mais grave o que o porco Quer comer e precisa comer nem isso ele tem Jesus Conta essa parábola para retratar para nós o fundo do poço aonde o cidadão chega sem a graça de Deus o o que o ser
humano é capaz de viver quando ele se afasta de Deus e não tem meus irmãos não tem estratificação social para isso não o mais pobre o mais rico o mais culto o mais ignorante o mais isso o mais aquilo se o homem se afastar de Deus é para lá que ele vai é para lá que ele vai é para lá que ele vai agora louvado seja Deus a graça de Deus é maior que o nosso pecado louvado seja Deus o senhor não desiste de nós porque nas três parábolas o pastor vai buscar a ovelha que
se perdeu na Dracma a mulher acende a Candeia varre a casa e não desiste procurar a a moeda que se perdeu e no caso do pródigo o pai nunca desistiu do filho é maravilhoso o contexto que Jesus conta a parábola porque diz o texto que vinha o filho ainda longe quando o pai o avistou e o que Jesus quer deixar para nós é essa história o pai continua esperando a volta do filho O pai está antenado de olho na estrada aguardando a volta do filho eu quero dizer para você que o pai nunca perdeu você
de vista que o pai nunca desistiu de você então filho volta para casa volta para casa e o que que o filho faz primeiro lugar C em si Esse é o primeiro ponto é o ponto da reflexão não dá mais para continuar continuar nessa estrada aqui é caminhar rumo ao Abismo então para para para um pouquinho segundo esse moço lembra da casa do pai e quando ele lembra da casa do pai o que que vem a memória dele nem eu saí de casa porque eu não aguentava mais eu não saí de casa porque meu pai
é chato eu saí de casa porque lá eu passava necessidade eu saí de casa porque a minha casa era opressora não quando ele para para lembrar e diz na casa de meu pai tem pão com fartura a memória que ele tem do pai é de um pai bom de um pai Generoso de um pai bondoso de um pai que cuida até dos empregados quanto mais do filho mas não basta você reconhecer o erro não basta você saber que você tá na pior é preciso tomar uma decisão você não é o que você pensa você não
é o que você decide você não é o que você promete você é o que você faz e por isso ele levantou e botou o pé na estrada e voltou pra casa do pai o que é curioso é que ele ensaia um discurso e o que é curioso é que o pai não permite que ele termine o discurso a frase trata-me como um dos teus trabalhadores essa frase o pai não o permitiu proferir sabe por quê Porque a graça de Deus é maior que o nosso pecado o que eu acho maravilhoso é que quando o
pai o encontra diferente do irmão mais velho o pai não jogou na cara dele o erro dele você é um filho ingrato você me matou no coração agora resolve os seus problemas aqui não tem mais espaço para você o que era seu você já gastou de maneira desonesta de maneira dissoluta agora não tem mais porta aberta aqui para você não o pai não fez nada disso O pai não jogou na cara dele o pai não cobrou dele o pai o abraçou o pai o beijou o pai festejou o pai celebrou o pai restaurou a ele
a dignidade de filho e tá de volta paraa casa do pai e agora ele é feliz conscientemente de volta na casa do pai Talvez eu esteja falando para você e você é um Pródigo volta paraa casa do pai talvez você tá aqui hoje nesse culto mas você tá sendo um PR Tá na hora de você voltar e quando você voltar o que você vai encontrar é um pai de braços abertos o que você vai encontrar é a graça do Perdão de Deus o que você vai encontrar é o beijo da Reconciliação o que você vai
encontrar são as vestes de um príncipe as vestes de um filho o que você vai encontrar é o reconhecimento que você é filho porque tem um anel no dedo o que você vai encontrar é um banquete de celebração porque há mais júbilo diante de dos anjos de Deus lá no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 que acham que são bons que são justos que tudo eles têm para agradar a Deus em si mesmos O que é curioso é que Jesus contou essa parábola por uma razão os escribas e fariseus estavam
censurando Jesus porque ele comia com pecadores e publicanos E aí Jesus insere na parábola o filho mais velho se o Pródigo o mais novo era um símbolo dos pecadores e publicanos o filho mais velho era um símbolo dos escribas e dos fariseus e diz a Bíblia que o filho mais velho retorna pra casa do trabalho escuta o alarido a música as danças e quer saber o que tá acontecendo e disseram para ele o teu irmão chegou e o teu pai tá tão feliz que ele mandou matar o bezerro cevado e tá uma festa de aromba
aqui em casa hoje ele ficou muito irado muito irado e não quis entrar aí o pai sai lá fora ô meu filho Por que que você tá assim é o teu irmão que voltou Pois é pai eu tenho te servido todos estes anos eu nunca transgredi um mandamento teu nunca me deixa um cabrito sequer para eu me alegrar com os meus amigos vim deixe teu filho não é meu irmão não teu filho que que esedi sou todos os teus bens com diretrizes tu mandas matar o bezerro cevado para ele meu filho eu sempre estive contigo
tudo que eu tenho é teu você tá querendo um cabrito pois o rebanho todo pertence a você e esse filho mais velho cheio de auto Justiça não tem espaço na agenda dele para perdão Ele acha que ele é muito bom faz uma avaliação ultr dimensionada de si mesmo eu nunca transgredi um mandamento teu vive como escravo dentro de casa retrato de quem do Escriba do fariseu sabe o que é curioso que Jesus termina a parábola dizendo que o Pródigo voltou e tem festa o mais velho cheio de Justiça própria não consta o texto que ele
entrou na casa ficou do lado de fora sabe o que significa isso aqueles que olham para si mesmos confiando na sua própria Justiça seus próprios méritos podem ficar do lado de fora do banquete da Graça mas aquele que caiu que se sujou se enlou mas que se arrependeu e que voltou está festejando na grande festa da salvação do Grande Banquete da Graça eu não sei se você é o filho mais novo ou se você é o filho mais velho mas o pai está ainda ao encontro de ambos os filhos pro perdido dentro de casa pro
perdido fora de casa e a oferta da Graça é a mesma entra para casa volta filho volta volta para casa porque uma festa espera você não a festa falsa do mundo mas a festa verdadeira que só na presença de Deus tem plenitude e alegria só na destra de Deus há delícias perpetuamente amém Que Deus nos abençoe amém
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