e aí pessoal não eu não vou apresentar o antropólogo eu só tô aqui pra dar um recado pra vocês como vocês sabem tudo o que envolve a palavra gênero hoje em dia o que conseguem discussões políticas e acadêmicas sempre dá muita polêmica o pessoal sempre fica muito exaltado que xingando fica brigando às vezes de uma forma bastante infantilóide internet está aí pra você vê isso você não precisa nem procurar muito só que como vocês sabem pelo menos aqueles de vocês que acompanhe nosso canal aqui a gente tenta manter um pouco de ordem civilidade nos comentários
e nas interações entre as pessoas se você tem algum problema com a palavra gênero se você não consegue ouvir essa palavra sem ficar com raiva quero te pedir uma coisa assim esse vídeo de cabeça aberta não fica ouvindo como se fosse um podcast presta atenção nas anotações que vão aparecer esteja um pouco aberto a pelo menos ouvir o que vai ser dito se você não concordar tudo bem mas faz um comentário educado ou então vai embora não precisa nem comentar se não quiser agora não vem despejar óleo aqui em muito menos ofender quem está produzindo
esse vídeo pra você nossa política de comentários é bastante restrita e falta de educação ciência e outros tipos de comportamentos problemáticos nós não toleramos aqui enfim foi um vídeo preparado com muito carinho é um vídeo bongo tem bastante informação e eu espero que vocês gostem se você não concordar com vídeo e não mudar de ideia tudo bem eu espero que esse vídeo esclareça algumas coisas para as pessoas que estão em dúvida sobre todo esse debate que tem sido tão intenso no mundo contemporâneo bom por enquanto é isso aí fique com o vídeo oi gente tô
bom com vocês nós fizemos uma votação apoia-se para decidir qual seria a falta desse vídeo e vocês escolheram o tema estudos de gênero e como antropologia trabalha com ele tem com a gente e vamos saber mais sobre esse assunto é tão polêmico atualmente [Música] mas afinal porque a gente precisa falar de gênero vamos falar sobre o conceito mas antes eu acho legal falar o motivo por que ele é tão estudado e porque tem recebido tanta importância na academia nos últimos anos quando a gente realiza um levantamento bibliográfico na área das ciências humanas ea isso envolve
antropologia história sociologia a gente percebe que a palavra subjetividade pode ser compreendida a partir de diversas chaves significado subjetividade então desrespeito aquilo que somos mas por que é importante pensar o conceito de subjetividade para discutir gênero sexualidade e diversidade porque é também através da nossa identidade de gênero e da nossa orientação sexual que elaboramos a nossa subjetividade nos relacionamos com as pessoas a gente não nasce pronto ou determinado é por meio da educação seja ela familiar na escola o social que nós vamos nos formando e uma das coisas que nós aprendemos é o que é
ser mulher e o que é ser homem como mulheres e homens devem se relacionar entre si quais são os diferentes lugares que homens e mulheres ocupam na sociedade e o que eles significam também no meio social uma vez que o processo de aprendizado e formação do sujeito está ligado aos valores vigentes na nossa sociedade classificando diferenciando o que é bom o que é ruim o que é positivo que negativo que é correto que é errado é preciso que esse sujeito estejam atentos para não reforçar legitimar diferenças supostamente naturais a naturalização nos processos de formação dos
homens e das mulheres pode tornar-se bastante perigosa quando elas são usadas para justificar uma série de violências e preconceitos as violências de gênero e os preconceitos agem de maneira silenciosa por isso é preciso que estejamos atentos para identificá los e capacitados para enfrentá los alguns exemplos de violência de gênero são facilmente encontrados no cotidiano meninos e homens que usam roupas cor-de-rosa podem ser chamados de mocinhas ou de mulherzinhas aqueles que ajudam as mães nas tarefas domésticas também viram mulherzinhas já os que choram ou são mais sensíveis ou vem né dos homens mais velhos homem não
chora ou são chamados de frouxos assim por outro lado os meninos também sofre essas violências de gênero por exemplo mulheres e meninas que jogam bolas são apontadas como maria macho como sapatão algumas das mulheres que são bem sucedidas nas carreiras profissionais por exemplo elas são apontadas como lésbicas ou frígidas porque elas supostamente teriam deixado a vida afetiva de lado para focar só no trabalho e por aí vai a gente tem uma série de exemplos que a gente poderia passar aqui podia inteiro falando com vocês então esse grupo social que é majoritário usa essas idéias consideradas
machistas misóginas e homofóbicas para exercer um controle sobre essas pessoas que são considerados desviantes ou anormais o que fortalece então vários mecanismos de exclusão e de negação exclusão do convívio social negação da família dificuldade de inserção no mercado de trabalho infelizmente esse tipo de violência não permanece apenas nas ofensas verbais e pressão psicológica social em alguns casos existe agressão física que pode inclusive levar à morte quando a gente fala em estudos de gênero ou desconstrução isso não quer dizer que todo mundo tem que desconstruir mudar ou inverter as coisas o modo de ser ou qualquer
coisa desse jeito a questão é que todo mundo deveria sentir confortável sendo quem é você que homem que gosta de futebol ou o fc por exemplo que considera isso coisas de homem não precisa deixar de gostar isso é mais uma das muitas expressões de masculinidade existem outras formas de ser homem e outras formas de expressar essa masculinidade o mesmo serve para as mulheres então se você prestar bem atenção no vídeo para ver que a mensagem aqui é o respeito às diferenças então fica tranquilo respira fundo e vamos lá vamos explicar então como conceito de gênero
surgiu ao longo do tempo e como ele nos ajuda a pensar a sociedade atualmente vamos também falar sobre como o conceito de gênero aparecem algumas pesquisas na área de antropologia processo comum as condutas dos homens e das mulheres são visíveis nos corpos amparados em uma dimensão biológica é comum a gente encontrar em jornais e revistas explicações científicas para as diferenças de comportamento entre homens e mulheres fundamentada nos hormônios os homens por causa da testosterona seriam mais propensos a agressividade a violência teria mais força já as mulheres que possui estrogênio e progesterona circulando seus corpos estariam
sujeitas a sensibilidade ea emotividade sobretudo nos períodos de tensão pré menstrual ou atm da tpm por causa disso não é difícil perceber que a sociedade ocidental a sociedade que a gente vive e crê que as personalidades e os padrões de comportamento estão pré determinados de acordo com o sexo biológico do indivíduo e aqui aparece um conceito de sexo biológico [Música] logo se nasce uma fêmea várias características pré concebidas são levantadas para classificar os modos de ser e à subjetividade dessa pessoa o mesmo pensado para os seres humanos que nascem machos nesse campo de estudo se
entende que a biologia desempenha um papel questionável na determinação dos comportamentos é preciso ter claro que a espécie humana depende intrinsecamente da socialização entre os seus iguais para elaborar e construir as subjetividades ou seja é na sociedade e através das interações com os outros que aprendemos e vamos incorporando os significados do que é ser homem e do que essa mulher do que ser masculino e do que ser feminina existem algumas divergências entre as ciências humanas e sociais e mesmo biologia nesse assunto mas isso fica para um outro momento esse vídeo foca apenas nos estúdios da
primeira área o conceito de gênero compreendido na forma que é usado hoje surge então em meados da década de 1970 foi a partir do diálogo estabelecido entre o movimento feminista no começo do século 19 e as suas teóricas historiadora social da antropóloga e filósofos que as definições e concepções sobre o conceito foram se alterando nesse sentido a filósofa francesa simone de voar foi uma grande representante motivadora da discussão e 1941 ela escreveu um livro chamado segundo sexo disse aqui que se professa uma nova reflexão sobre as desigualdades entre homens e mulheres o vovô a questionar
os motivos pelos quais nos sistemas de relação de poder das sociedades ocidentais modernas as mulheres permaneciam sempre em posição de inferioridade agora a frase não se nasce mulher torna-se mulher que muita gente entende errado porque acha que ela está falando de biologia não era isso a autora argumentava que a determinação natural ou se já o sexo biológico não servia para explicar as diferenças hoje se gualdas diz entre as condutas e o comportamento feminino ea conduta eo comportamento masculino ou seja as relações sociais são mais determinantes no comportamento e nas condutas que o sexo biológico em
1986 a historiadora joana scott publicou artigo gênero na categoria útil de análise histórica na qual a fila da categoria de gênero expressa um campo de disputas teóricas e políticas ou seja o gênero não pode ser pensado apenas no âmbito privado das relações familiares e uma vez que vai para além do âmbito privado precisa ser compreendido dentro de um sistema político econômico e das estruturas de poder da sociedade da mesma forma como pra voar scott compreende gênero como uma categoria que medir a diferença biológica e as relações sociais historicamente construídas ela diz o seguinte o uso
do gênero põe ênfase sobre todo o sistema de relações que pode incluir o sexo mas ele não é diretamente determinada pelo sexo nem determina diretamente a sexualidade o gênero é um elemento constitutivo das relações sociais fundadas sobre as diferenças percebido entre os sexos e o gênero é o primeiro modo de dar significado as relações de poder na sociedade mas na antropologia como é que esse conceito e mobilizado antropologia uma disciplina que estuda a diversidade cultural das sociedades e por consequência os mecanismos que orientam e são determinantes para a construção dessa diversidade através dos estudos feitos
por antropólogos entre pólos que se pode constatar que homens e mulheres de diversas partes do mundo são muito diferentes entre si e é por esses mesmos estudos que percebemos que as diferenças não estão ancoradas em questões biológicas mas sim orientadas por particularidades culturais afinal se fosse o contrário homens e mulheres de todos os cantos do planeta tenham comportamentos e modos de ser iguais a disciplina de antropologia se apoia portanto no pressuposto de que a partir da cultura ea diversidade humana é constituída e elaborada foi no começo da década de 1930 que os primeiros estudos sobre
a temática de gênero da sexualidade surgiram na antropologia vale lembrar que a palavra gênero não era utilizado nesses estudos de 1930 gênero não era conseguido ainda como uma categoria de análise como john scott falou na década de 80 se usavam outras palavras para definir o que era gênero por exemplo entre o pólo norte americana margaret mídia em sua pesquisa na nova guiné descobriu que não existe correlação entre sexo do corpo ea conduta social dos homens e mulheres então no livro chamado sexo temperamento eo temperamento aqui a gente pode ler na chave de gênero que foi
publicado em 35 hd media investiga os papéis sexuais como era chamado na época o conceito de gênero dos indivíduos entre as culturas diferentes nos dará pech nos mundo humor nos timburi para a autora o primeiro grupo poderia ser considerado de acordo com os critérios da cultura ocidental detentor de uma sociabilidade mais maternal homens e mulheres eram amáveis entre si e muito gentis com as suas crianças já no segundo grupo no mundo do humor todos eram igualmente agressivos nas duas sociedades os papéis sociais destinados a homens e mulheres eram semelhantes não haviam decisões por fim entre
os chamo lhe margareth presenciou a inversão dos papéis sexuais que a gente tem na nossa cultura ocidental os homens da tribo diferente dos homens da cultura ocidental eram ensinados a ser mais gentis dedicados e maternais eles cuidavam das crianças depois que elas nasciam já as mulheres eram fortes bravas e guerreiras autora nos mostrou nesse estudo que os papéis sexuais e que o gênero ou temperamento não eram determinados por questões biológicas inscritas nos corpos portanto não poderiam ser considerados supostamente naturais nascer com pênis ou como a vagina não definiria o comportamento social dos indivíduos pelo contrário
ficou claro que as concepções sobre gênero eram construídas de acordo com as expectativas e por intermédio das interações sociais que o sujeito travam entre si logo os gestos os modos de vestir de utilizar o corpo de comer de sentar andar sentido de falar de brincar de namorar de cuidar do outro de amar não são elaborados de forma igual em todas as sociedades eles variam e podem ser considerados mais femininos em alguns momentos ou mais masculinos em outros tudo depende do referencial o que na nossa sociedade é normal e padrão em outra sociedade pode ser estranho
como é o caso desses três grupos que acabei de citar é no processo de socialização desde a infância e por toda a adolescência que construímos a nossa identidade de gênero a coerção social começa ainda na infância ensina os nossos corpos a ocupar um determinado lugar no mundo dessa forma desde cedo não sendo demarcados os lugares socialmente aceitos para os homens e para as mulheres da mesma forma como para a antropóloga margaret mídia antropólogos a merryl lynch chattem também nos ajuda a pensar e aprofundar as questões de gênero em seu livro intitulado o gênero da idade
é muito bom completa ela nos mostra como os povos da melanésia possui a capacidade de adicionar mobilizar e modificar seu gênero sempre a partir da interação com o outro ou seja a identidade ou a subjetividade é fluida é mutável e torna-se consequência das interações ou seja as pessoas que não se encerra em categorias como homem masculino mulher feminino com tem múltiplas identidades e noções de masculinidade e feminilidade ser a melhor estratégia a simbolização estabelece o caráter masculino ou feminino de uma pessoa como um incidente em um evento um momento histórico criado no tempo tal caráter
não é inerente atributos de um tipo fixo aposta exclusiva de itens específicos nem mesmo após de genitais já que sua origem é ambígua resultando sempre de transações passadas então a gente sempre precisa ter perspectiva que tanto a margareth mídia quanto à mera estratégia ela fazem as suas pesquisas em outros povos né que não são os povos da sociedade ocidental para mostrar pra gente como conceito de gênero ele não tá dado ele não é fixo diferentes culturas e diferentes sociedades mobilizam que a gênero que o homem ea mulher que é masculino que é o feminino o
que é trabalho de homem que trabalha de mulher de maneiras diferentes além disso essas não são as únicas autoras de que trabalham com a temática dentro da antropologia claro mas elas são aquelas que nos mostram que o gênero é fluido é dinâmico e coloca em evidência como as relações de poder e só sabe idades se dão nas sociedades e como vocês podem ver isso não é uma ideologia é muito mais um diagnóstico das relações de gênero na história e no mundo enfim gente atualmente muitas pessoas algumas por não conhecerem e outras com intenções claramente políticas
abominam a palavra gênero como ela fizesse parte de uma grande conspiração feminista para acabar com a família a tal da ideologia de gênero que na prática é um conceito que não existe ele foi cunhado para criar um alarmismo com objetivos políticos de grupos que têm interesses muito específicos mas quando a gente estuda o assunto e passa a compreender gênero como a categoria analítica de percepção de mundo percebemos que esse diálogo se torna mais profundo mais complexo e mais enriquecedor das diversidades culturais e humanas afinal já diria o pepeu gomes na década de 80 ser um
homem feminino não fere o meu lado masculino se deus a menina e meninos ou masculino e feminino então é isso gente não se esqueçam de se inscrever aqui no nosso canal e dar uma olhada da página do apoia-se e não se esqueçam da mensagem desse vídeo respeito sejam legais os comentários muito obrigada por assistir e até a próxima desculpe a minha voz ficou rouca