Você sabia que a Igreja Batista do Sul dos Estados Unidos a Mesmo que enviou o missionários para fundar a Igreja Batista no Brasil apoiou E apoiava a escravidão hoje eu vou contar para vocês esta história mas antes de mais nada se inscreve aqui no canal deixe que seu like e você pode também se tornar um apoiador e um apoiador do nosso canal a partir de um real você pode colaborar para que nossas pesquisas continuem acontecendo eu vou deixar aqui o link do apoia esse na tela e também na descrição do vídeo o passado não é
para ser esquecido mas lembrado e que sirva de aprendizado para as futuras gerações agora vamos a nossa caçada de hoje nossa história começa hoje na cidade de Greenville na Carolina do Sul nos Estados Unidos e é bem aqui no cruzamento entre assalto e vai no Street e a macbe evening que se encontra do outro lado um Marco muito interessante nesse local aqui foi fundado ou fundada a primeira Igreja Batista do Sul dos Estados Unidos ou pelo menos aqui é o que o relato histórico nos traz e foi aqui que no ano de 1859 também foi
fundado o dessalter ou simplesmente seminário teológico batista do Sul o seminário foi criado pela convenção Batista do Sul que havia sido fundada apenas nove anos antes em 1845 na cidade de Augusta no estado de Georgia no sul dos Estados Unidos é importante entender e compreender que a convenção Batista do Sul a maior denominação protestante nos Estados Unidos surgiu em 1845 com uma igreja do Senhor e de escravizados do Sul de onde eu tirei essa informação pessoal qualquer Historiador iniciante sabe que pesquisa histórica precisa de fontes que eu vou apresentar lá para vocês e agora em
2023 mais de 170 anos depois os líderes Batistas do Sul não estão apenas reconhecendo sua história sombria eles também a estão documentando e isso é muito importante em dezembro de 2018 o seminário teológico batista do Sul principal Instituição da denominação ele divulgou um relatório de 71 páginas sobre o papel que o racismo e o apoio a escravidão tiveram na origem do crescimento da Igreja Batista [Música] Então antes que os haters venham atacar o canal saiba que neste caso foi o próprio seminário da Igreja Batista do Sul dos Estados Unidos que divulgou este relatório e também
as suas fontes o Reverendo Albert moller Júnior Então Dean acadêmico o presidente em uma carta que acompanha o relatório ele afirmava ou afirma que os pais fundadores desta escola todos os quatro estavam profundamente envolvidos na escravidão e profundamente cúmplices na defesa da escravidão no final da década de 90 a conversão Batista do Sul já tinha admitido a sua participação na escravidão isso que é importante entender e na virada dos anos 2000 o seminário sua mais importante instituição é ver o que precisava ser dado um passo Além disso encarar essas realidades por mais duras e ruins
que pudessem parecer cruéis mais vítimas Mas neste caso especificamente eles instituíram uma comissão de pesquisadores do próprio seminário e historiadores e produziram este relatório e esse relatório foi divulgado pelo seu presidente no ano de 2018 e este relatório que o objeto deste vídeo e nesta pesquisa de hoje mas em que de fato baseia esse relatório este relatório se baseia fortemente nos arquivos do seminário incluindo as correspondências que foram trocadas entre Os Quatros fundadores pois entre eles entre os quatro fundadores eles mantiveram cerca de 50 pessoas escravizadas Exatamente isso você já sabia dessa história deixa aqui
nos comentários quero saber se você já conhecia essa história o relatório faz O importante reconhecimento ele reconhece que a única razão pela qual a Igreja Batista do Sul convenção Batista do Sul foi separada do norte da Igreja Batista do Norte foi porque os Batistas do Norte os Batistas do Norte se recusaram a nomear senhores de escravizados como missionários a convenção Batista do Sul dos Estados Unidos e o seminário Batista do Sul nos Estados Unidos tinham interesse na manutenção da escravidão mas o que foi que descobriu a equipe dos historiadores do seminário teológico batista do Sul
é muito importante vou apresentar para vocês são três importantes descobertas a primeira delas todo o corpo docente fundador todo ele era escravista [Música] estes quatro juntos possuíam mais de 50 escravizados e eles investiram Capital em escravizados que poderiam render para os seus proprietários um retorno anual em dinheiro sobre esse tal investimento uma segunda importante os primeiros professores e curadores do seminário defenderam a legalidade da posse de escravos vários curadores proeminentes do seminário apresentaram defesas públicas da escravidão James Reynolds ele argumentou que a escravidão era de interesse dos próprios escravizados Joseph Brown argumentou que a escravidão
não era um mal necessário mas sim uma instituição ordenada por Deus a ser perpetuada E desde o mês Júnior que quando jovem era contra a escravidão ele acabou se tornando um dos seus mais ardentes defensores Patrick Mel afirmou que a escravidão era essencial para a sociedade civil Airton Brooks sugeriu que a escravidão era uma instituição do céu todos eles compartilhavam argumento teológico comum em defesa da escravidão primeiro que a posse de escravizados era justa porque a inferioridade dos negros indicava a vontade providencial de Deus para sua escravização corroborado ainda com a maldição Profética de Noé
sobrekan sobre essa maldição Profética veja bem nós estamos no final do século 19 falando desta teoria absurda mas que foi utilizada por diversos grupos cristãos e católicos sobre a inferioridade dos negros e que os negros eram amaldiçoados e recentemente inclusive um deputado um certo deputado federal aqui do Brasil algum tempo atrás utilizou este argumento para dizer que a África é um continente amaldiçoado Então esse argumento Ele é bem antigo e tem um sentido desumanizar os povos africanos mas vamos continuar a terceira descoberta é que após a eleição de abre um Lincoln o corpo docente do
seminário procurou preservar a escravidão eles acreditavam que a eleição de Lincoln ameaçava a extinção da escravidão Boy se o James Boys ele acredita desastrosa e que a negociação com os republicanos acabaria produzindo garantias de proteção à escravidão já Amém e Williams eles pareciam vir a secessão a guerra como a única esperança para preservar a escravidão uma quarta importante descoberta o seminário apoiou a causa da Confederação para preservar a escravidão não são palavras minhas estão um relatório professores curadores alunos eles uniram esforços para defender a independência da Confederação James Boys inclusive serviu no Exército no início
e no final da guerra e ele também serviu na legislatura da Carolina do Norte durante toda a guerra na reunião de 1863 da convenção Batista do Sul blogs redigiu e apresentou resoluções prometendo apoio Batista para Confederação Uma quinta importante descoberta após a emancipação fim da guerra civil o corpo docente do seminário se opôs a igualdade racial o corpo docente ele pediu a justiça e Simpatia pelos negros E apoiava os Ministérios das igrejas e escolas negras inclusive as defendia o governo branco e a cassação de direitos dos negros com base na doutrina da supremacia Branca continuando
uma cesta descoberta na era da reconstrução o corpo docente apoiou a restauração do governo branco no sul eles apoiaram também a restrição legal dos direitos civis dos negros que essas vitórias acabavam prometendo tão importante nós entendermos eles apoiavam um retorno do governo branco e eram contra qualquer tipo de Direito Civil garantido a pessoas negras isso também está no relatório uma sétima Revelação a descoberta dos historiadores Joseph mais importante do seminário e presidente do seu conselho de curadores entre 1880 e 1894 ele ganhou grande fortuna ou grande parte de sua fortuna com a exploração dos trabalhadores
arrendatários condenados que em sua maioria eram negros Em 1880 inclusive ele fez uma doação de 50 mil dólares e foi fundamental para salvar o seminário teológico batista do Sul do colapso financeiro em sua morte o seminário homenageou por seu serviço como curador pelo Generoso apoio financeiro que ele forneceu uma oitava Revelação foi que contraditariamente o corpo docente do seminário seus professores pediram tratamento justo e humano para as pessoas negras o corpo docente do seminário ensinou a igualdade de humanidade entre negros e brancos uma nona descoberta reveladora com provas documentais é que antes da década de
40 de 1940 o corpo docente do seminário geralmente ainda aprovava a ideia da causa perdida do Sul dos Estados Unidos eles interpretavam o sul dos Estados Unidos o velho Sul como um lugar dos sonhos para escravizados e senhores como lá no filme E o Vento Levou [Música] eles alegaram inclusive que o sul foi a guerra para defender sua honra em vez da escravidão e culparam os males do pós-guerra por erros da política republicana radical quais erros o erro de conceder igualdade legal e voto às pessoas negras uma décima descoberta que até a década de 1940
o corpo docente do seminário apoiava a educação Negra e a segregação nas escolas e na sociedade Pois é eles apoiaram a educação teológica Negra desde que fosse racialmente segregados separado escola para negros escola parabenos muitos membros do corpo docente ensinaram pregadores negros em institutos intensivos em coordenação por exemplo com a Simons University e em aulas particulares ele se recusaram regularmente admitir candidatos negros qualificados para os programas de graduação do seminário realmente apoiaram a segregação racial em toda a sociedade o seminário ainda insistia na ideia absurda da hierarquia racial da superioridade branca na cultura americana uma
décima primeira Revelação é que no final do século XIX início do século 20 o corpo docente do seminário Apelou para ciência Para apoiar sua crença na superioridade racial Branca a faculdade acreditava que a ciência havia demonstrado em inferioridade Negra eles estavam convencidos da superioridade da civilização branca e isso justificava a desigualdade racial escrevendo em 1882 brodos Ele desenvolveu esse tipo de pensamento concluindo que a suposta inferioridade moral Negra estava ligada a inferioridade biológica jamiles sim ele colocou a questão com muita firmeza ele dizia é imoral e errado exigir que a civilização Negra seja equiparada Branca
Esta é fundamentalmente a questão Em sua opinião a participação política Negra era a principal culpada no problema racial já Charles Gardner concluiu que a ciência já havia estabelecido em inferioridade dos negros apelando ali para estudos pseudocientíficos que concluíam que os brancos eram produtos de processos revolucionários mais avançados e que o negro deveria de alguma forma ser levado ao Franco reconhecimento e sua inferioridade racial uma décima segunda descoberta é que o seminário na verdade admitiu negros nos seus programas de graduação a partir de 1940 e ele integrou suas salas em 1951 o presidente do seminário de
um sample naquela época e o corpo docente os professores eles estavam convencidos de teriam admitir candidatos qualificados e começaram a fazer a partir da década de 40 mas no estado do kentuck havia uma dessas leis de jimm Crawl uma dessas leis absurdas segregacionistas que era uma lei conhecido como lei de urna ela proibia a educação integral portanto por 11 anos estudantes negros receberam instrução fora do campus ou apenas na sala dos professores a maioria deles se reuniam em centros comunitários no centro de Luiz Ville o primeiro graduado Negro do seminário foi garland of Foot ele
conseguiu o seu mestrado em 1944 e posteriormente foi admitido até para o phd nessa mesma Universidade no entanto sobre orientação legal o seminário não permitiu que garra do furto recebesse o seu diploma na cerimônia de formatura Mas em vez disso foi dado diploma para ele no culto no final do ano uma décima terceira descoberta reveladora o corpo docente do seminário apoiou o direitos civis dos negros com ressalvas mas teve avaliações mistas sobre o movimento dos direitos civis muito embora o corpo docente do seminário geralmente exigisse o cumprimento de uma decisão de integração que é uma
decisão do Suprema corte americana de 1954 eles defendiam que essa lei devia ser cumprida mas como abordagem mais moderada para promover os direitos civis dos negros e ele se sentiam tanto quanto desconfortáveis com as táticas de ação direto do Dr Martin Luther King mas mesmo assim seminário convidou o Dr Martin Luther King para palestrar em 1961 e passou a apoiar cada vez mais movimentos dos direitos civis dos negros após isto o seminário convidou outros líderes dos direitos civis para ministrar palestras E também nomeou o seu primeiro acadêmico negro para o corpo docente já tardiamente em
1986 os detalhes desta descoberta estão no relatório que eu deixo aqui na descrição do vídeo para vocês mas é importante compreender uma coisa anacronismo anacronismo talvez seja uma palavra que devemos analisar que anacronismo na história é como se você olhar para o passado com os valores do presente mas o que é importante entender que a escravidão e o racismo eram imorais no passado e a escravidão e o racismo continuam sendo imorais no presente e ilegais e isso é importante entender trazer à tona essas questões foi necessário para tratar do problema a convenção Batista dos sul
dos Estados Unidos junto com seu seminário apoiou a escravidão e o discurso de supremacia branca e eram essencialmente racistas e foram missionários desta convenção que fundaram a primeira Igreja Batista no Brasil no ano de 1871 em Santa Bárbara do Oeste Mas esta é uma outra história gostou dessa história apoia nossos pesquisas eu vou deixar aqui para vocês o link do apoia-se para você nos dar aquela força para continuarmos nossa pesquisa desde também o pix na descrição do vídeo e lembre-se tudo tem história tudo é história o povo negro tem muita história e eu vim aqui
contar ela para vocês mas espera um pouquinho tem uma informação a mais para vocês sabe esse local aqui onde foi o lugar da Primeira Igreja Batista do primeiro seminário teológico batista do Sul Pois é alguns anos depois Esse seminário foi mudado ou transferido para cidade de Luiz Filho então tem algo interessante no seminário que eu quero mostrar para vocês vem comigo O que fazer com essas informações sobre o passado por aqui nós já Conseguimos ver algumas coisas bem interessantes Aqui Nós Temos um prédio que leva o nome de um escravista Se nós formos um pouco
mais atrás nesse lindo Gramado aqui atrás vamos procurar uma posição para poder contemplar melhor Quero mostrar algo para vocês Olha que lugar lindo e ali bem no canto existe uma biblioteca uma biblioteca James Boyce biblioteca que leva o nome de um escravista Eu Estou trazendo apenas os fatos O que você acha que deveria ser feito quando nós descobrimos e difícil que tem o nome de pessoas que foram escravizadores Eu tenho algumas opiniões sobre isso mas isso é outra história até mais [Música]