6. A cor dos faraós | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero

15.76k views8257 WordsCopy TextShare
Rádio Novelo
"Ficará a cor morena / De coroa e cetro na mão". Podcast do projeto Querino. A série mostra como a ...
Video Transcript:
e [Música] em 1789 mais de 30 anos antes da independência do Brasil os escravizados de um Engenho no sul da Bahia mataram o mestre de Açúcar eu até falei sobre essa função no Episódio Passado basicamente era o responsável por supervisionar a parte do beneficiamento do Açúcar da transformação do melaço em açúcar refinado depois de matar o mestre de Açúcar os escravizados foram até o dono do Engenho e apresentaram um documento a gente já falou disso também mas era muito raro que qualquer pessoa soubesse ler e escrever no Brasil naquela época menos ainda pessoas escravizadas por
causa das proibições interdições mas não era impossível e os trabalhadores se inscreveram assim ver o senhor nós queremos paz e não queremos guerra E se o meu senhor quiser passa a descer nessa conformidade Ou seja a paz teria que ser nos termos deles Daí eles fizeram uma série de exigências por melhores condições de trabalho queriam ter Livres tanto as sextas-feiras quantos sábados para que pudessem cultivar as próprias rosas e diziam que não aceitavam Os feitores Atuais do Engenho feitor era uma outra função né era o supervisor Geral de toda a operação os trabalhadores exigiam que
fosse feita uma eleição para escolher os novos leitores e eles terminavam assim o documento poderemos brincar folgar e cantar em todos os tempos que quisermos sem que nos impeçam e nem que seja preciso pedir licença e se brincar e cantar tem mais significado do que parece e daqui a pouco a gente chega lá isso tudo foi no engenho de Santana que ficava em ilh o sul da Bahia e por causa disso documento ficou conhecido como o Tratado do Engenho de Santana Olha só o terreiro matamba tombenci Neto ele é fundado em 1285 em uma localidade
que fica numa zona rural da cidade de Ilhéus no engenho de Santana onde houve uma revolução escrava que se constitui um documento dizem né que é o primeiro tratado trabalhista aí entre patrão e empregado onde esses escravos eles pontuaram nessa carta algumas das suas reivindicações é o dono do Engenho acabou pedindo ajuda para o juiz do distrito que enviou mais de 80 homens armados para conter a revolta Aí lá pela época da guerra da Independência A Fazenda já tava na mão de outro Senhor e teve uma outra revolta dos escravisados do Engenho de Santana os
trabalhadores mantiveram o controle por mais três anos só em 24 que as autoridades conseguiram retomar o engenho e os revoltosos montaram Quilombos nas matas ali por perto foi a partir dos remanescentes desses Quilombos aqui nasceu esse terreiro que a gente ouviu a pouco lá em Ilhéus aqui também minha mãe é a sala da consulta dela onde ela recebe os clientes dela também aí aqui é camarinha onde recolhe o seja de Santo aqui o quarto do estátuas das makota aí nós temos aqui a calhar meu nome é Gilmar Rodrigues Santos Esse é o nome que eu
fui batizado na igreja a cólica mais eu faço parte também da religião do Candomblé sou membro do terreiro matamba tombenci Neto o qual eu recebi o nome de Tatá Luanda encosto se eu sou tá tá kambondo aqui do terreiro matamba tombenci neto na cidade de Ilhéus no estado da Bahia no sul da Bahia e o terreiro matamba tombenci Neto é referência na cidade por ser um dos terreiros mais velhos então quando acontece algum tipo de casos desse de intolerância religiosa de respeito essas pessoas procura a gente naturalmente que nós tivemos vários casos aqui em Ilhéus
vários casos um desses casos acabou sendo com parentes dele e meu tio que é casado com um dia Lê nelzira filha de santo da minha avó boa parte desses meus primos que não é daqui da comunidade boa parte deles são evangélicos que a mãe desses primos a mãe com sanguínea deles é uma yalorixá é uma mãe de santo E aí meu tio faleceu ele não era iniciado mas ele ajudava anelzinho também B ali nas obrigações e tudo e aí a gente foi para o funeral dele chegou lá tinha muitos evangélico lá pessoal da igreja dos
filhos tudo quando chegou Nossa tratamento o encosto né algum de nelzir emberley que era a esposa do meu tio se manifestou nela Na hora de arriar o caixão na Cova ou algum virou pegou ela uma lixada nelzira se manifestou né Ela queria se despedir do marido Daniel Zira que tinha falecido e aí esses evangélicos começou tentando pegar um sai satanás sai sai diabo tira ele tá repreendido foi o que gerou aquela confusão esse tipo de confusão tem acontecido cada vez mais no Brasil a gente volta falando de um pastor evangélico que foi autuado por intolerância
religiosa em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense depois de gravar um vídeo mostrando Que destruiu imagens sagradas integrantes da rede de articulação da caminhada dos terreiros fizeram protesto hoje à tarde no Recife a manifestação foi contra um pastor evangélico que divulgou um vídeo nas redes sociais com agressões as religiões de matrizes africanas Bahia Meio Dia Regional começa falando sobre uma denúncia de intolerância religiosa Bom dia em Vitória da Conquista uma mãe-de-santo acusa um pastor evangélico de agressão e intolerância o caso foi parar na polícia nos últimos anos os casos de intolerância religiosa o mesmo de terrorismo
contra religiões de matriz africana têm aumentado tem escalado quando a gente vê esse tipo de caso hoje em dia tem um grupo bem específico que costuma estar por trás um grupo de Bíblia na mão uma menina de 11 anos foi atingida na cabeça por uma pedra caminho para um culto de Candomblé no Rio de Janeiro segundo testemunhas dois homens que estavam naquele ponto de ônibus do outro lado da rua começaram então a ofender o grupo que preferiu não reagir às provocações eles estavam bem vestidos com bíblias na mão aí a primeira pergunta que eu faço
para o senhor nesse sentido é existe liberdade religiosa no Brasil hoje o defende para quem Este é o Ivanir dos Santos que é professor o e ativista na luta contra a intolerância religiosa ele também é babalaô o processo de entender a liberdade religiosa no Brasil tem que entender o processo histórico do país né nele nós temos um país que durante a colônia eo Império a Igreja Católica fez parte do estado e tá aqui uma questão bem importante é inegável que boa parte dos ataques a religião de matriz africana hoje sejam cometidos por alguns evangélicos principalmente
os neopentecostais e a gente vai tratar de isso em detalhes com toda a complexidade que o assunto exige Mas se a gente pegar a história do Brasil todos os anos desde a colonização passando pelo Império EA república na maior parte desses anos desses séculos teve um outro grupo promovendo esses ataques da espera eu não tinha para ninguém a não ser a Igreja Católica as estações naquele primeiro momento dos escravisados e também dos indígenas não tinham liberdade que tinha era conversão a catequese não é forçada desde Globo a Igreja Católica foi a principal sócia de Portugal
na empreitada da colonização na empreitada da escravidão da exploração de mentes e corpos negros por mais de três séculos do genocídio desse povo a principal sócia E durante todos esses anos a Igreja Católica foi a principal responsável por perseguir qualquer manifestação religiosa que não fosse a do catolicismo E aí E aí e a Igreja Católica desenvolveu uma justificativa ideológica e teológica para barbáries que foi a escravidão algumas dessas ideias permanecem até hoje e dão base não só para intolerância religiosa para o terrorismo contra religiões de matriz africana mas não base para o próprio racismo eu
sou o Tiago rogero esse o podcast do projeto Quirino produzido pela rádio novelo Episódio 6 acordos faraós e [Música] e até onde se sabe a primeira viagem de tráfico negreiro de escravizadas foi lá por volta de 1.440 quando um português a mando da coroa portuguesa foi até a região do Rio do Ouro no continente africano para comprar azeite e pele de leão marinho da isso português sequestrou 12 africanos e levou para Portugal uns três anos depois teve o primeiro leilão de escravizadas em Portugal e aí já eram mais de 200 pessoas entre elas crianças e
é sempre bom lembrar que não foi nesse momento que a escravidão começou ela foi inventada a escravidão já existia e há muito tempo tinha escravizados na Grécia antiga por exemplo a própria palavra escravo e fica mais fácil quando a gente pensa nela em inglês leivi vem do latim flavus que é uma referência aos eslavos que por muito tempo foram escravizados e o povo eslavo é branco é que havia muitos motivos para se escravizar uma pessoa podia ser como resultado de uma guerra por exemplo ou pude vida mas não se escravizar alguém só por ser de
determinada raça muito menos só por ser negro e até porque esse ideia de quem é negro que não é é uma ideia criada depois justamente para justificar essa nova forma de escravidão que surge a partir do momento em que Portugal começa a expandir o seu império uma forma Mercantil em que a pessoa escravizada se transforma em mercadoria e na mais oleosa e lucrativa mercadoria de todas em começa com isso é Portugal Portugal EA igreja católica é porque a igreja é quem dá autorização para isso a igreja deu subsídio moral e ideológico para que a coroa
portuguesa escravizar-se os africanos um pouco depois desse primeiro leilão de escravizadas o Papa publicou uma bula que os historiadores chamam de a carta Régia do imperialismo português e lá ele autorizavam a escravização dos africanos é a Desculpa era a escravidão serviria para salvar a alma deles o que quem sequestrava estaria convertendo aquelas pessoas para o cristianismo Ah mas eu queria que a gente tentasse pensar no continente africano antes de tudo isso bom meu nome é Fernando tô mais sua professora de história da África da Universidade Federal de Juiz de Fora pensar o continente Africano antes
do tráfico Transatlântico que eu sou em diversidade porque é um pouco diferente não é melhor irmãos sabe esse papel Nossa os irmãos a idade África nem existia É verdade aquela possuída pelos europeus exatamente com esse contato ao longo do tráfico de candidatos depois que o colonialismo que aí sim definir o outro como continente Africano mas identidade se achar ficando não caramba Congo o outro é o segundo sei lá outra macua maconde e alçar e veja não temos culturais não só falam de um continente com mais de 30 milhões de quilômetros quadrados continente com dimensões gigantescas
que hoje tem cerca de dois mil pobres mesmo sabendo da complexidade que é tentar pensar em definir uma religiosidade no continente tão diverso com povos tão distintos E eu perguntei para Fernanda se haveria elementos em comum entre boa parte dessas diferentes culturas uma coisa Tiago é a gente relação de que é muito da nossa sociedade separar sagrado e profano e eu não sei nem se eu tenho religião daí a conta para pensar essas práticas espirituais do continente ficando as sociedades africanas pedaço primeiro. A pensar é que nova separação o cotidiano ele tá mergulhado e espiritualidade
[Música] e eu tô na linha do deserto do Saara para baixo é muito comum culto aos ancestrais na grande maioria das sociedades africanas assim culto aos ancestrais eu tô falando sociedades em que o pertencimento histórico pertencimento no território tem a ver com as suas heranças na relação de parentesco as heranças da linhagem né Ou seja é quem na verdade cuidou de você é quem trouxe você para o mundo É que na verdade um dia ele vai ser o mais velho e um dia ele vai ser ancestral E era uma relação não só com quem veio
antes mas com o território também é um caso era um Jornalista conhecido no total Independência de Moçambique enfim e que não tem um Digno teu pai na concepção dele e enterrou no cemitério da cidade passaram-se vinte anos ele teve uma de ser parte problemas profissionais ele procurou todos os meios Né desde cuidado físico né e ao médico enfim mas outras coisas acontecendo que não se explica só e aí ele procurou um curandeiro seu pai vai falar com você precisa jogar o sol ao saber que seu pai quer falar com você é isso ele vai pedir
toda que se o nome da ciência Vou pensar nisso [Música] E aí que descobri o pai dele e a filha enterrado no cemitério da cidade e ele queria ser enterrado na terra onde estava os avós vão ter passado não fez trás dele e aí ele faz uma ação das ossadas transporta tudo para inhambane lava a terra onde estamos nos traz E aí deve todo mundo ritual enfim né após o ritual a vida dele voltou à normalidade entendi tudo voltou à normalidade tem uma palavra de origem banto Kalunga ela quer dizer um monte de coisa o
significado bem comum é o de morte além daí eu já tinha lido que para muitos povos africanos que foram escravizados a travessia pelo mar aqueles dias todos no porão de um navio negreiro Aquilo é encarado como uma morte mesmo o porquê o mar era chamado de calunga Grande é mas eu entendi errado a morte e muitas sociedades Africanas a figura 11 mostra coisa a morte não é com problema sabe a morte não é obscura a morte é simplesmente uma passagem do existência o mundo vivo depende do mundo dos mortos e vice-versa sabe porque o mundo
de nós apelidar sentido sabe assim para minha existência a morte ela simboliza uma passagem que é para ir para esse outro a travessia no navio negreiro não era morte atravessei era algo pior [Música] a gravidade corta seu eixo com seu território o mar simboliza se tempo de ida que não tem volta não e esse mar é o que corta sua relação com a sua linhagem ou seu território de onde você veio e corta sua relação com a sua história que ainda que você leve suas necessidades contigo a relação não é mesmo do lugar em que
você vive o que você largou seu excitável esse indivíduo que tem tudo uma relação de coletividade ele passa a ser individualizado e eu acho que esses visualização é quando surgiu sou comprado na costa ele tá Travessa onde eles através eles estão entre emergindo em uma outra cultura e de uma outra posição social ele passei mercadoria ele passa a ser escravo amostra a cidade no processo EA no processo de travessia mais uma morte que ela é feita a partir dos dentes enraíza mento essa mostra a travessia é muito maior do que a morte física bom e
sabe quem também participava do tráfico negreiro a igreja em 1558 tinham mais de 10 mil pessoas escravizadas trabalhando em sítios e fazendas dos Jesuítas em Angola daí começaram as críticas dentro da própria igreja não escravidão mas a participação deles no tráfico e o Padre responsável pela missão respondeu que seria impossível sustentar a operação sem o tráfico negreiro tô pensando aqui no Brasil agora a igreja ganhava por cada escravizado que fosse batizado e ela lei todo escravizado deveria ser batizado e a igreja já tinha tentado justificar a escravidão com aquela desculpa de salvar almas para manter
de pé o regime escravocrata a coisa foi ficando ainda mais complexa a igreja criou toda uma justificativa ideológica e teológica tinha por exemplo a ideia de que os africanos deveriam ser escravizadas porque Eles teriam sido amaldiçoados e havia toda uma Pedagogia da escravidão a igreja pregava que os senhores tinham Nascido Para serem senhores e os escravizadas para serem escravizadas um dos principais nomes dessa pedagogia era o Padre António Vieira que até hoje dá nome é uma porção de coisa no Brasil eu já morei numa Rua Antônio Vieira por exemplo e ele dizia que o trabalho
no engenho era a cruz e que não há trabalho nem gênero de vida no mundo mais parecido com a Paixão de Cristo do que o trabalho escravo nos engenhos e a religião católica não era só oficial era a única permitida manifestações religiosas que não fossem católicas eram classificadas como heresia feitisaria coisa do demônio aí vem Independência o Brasil se separou da coroa portuguesa mas estava lá na Constituição de 24 que durou até o fim do Império a religião Católica Apostólica Romana Continuará a ser a religião do império e tinha mais esse trecho todas as outras
religiões serão permitidas e um Chama Atenção para isso com seu culto doméstico ou particular em casa para isso neste nada mas essa casa não poderia aparecer um tempo do lado de fora e a constituição também dizia que ninguém pode ser perseguido por religião uma vez que respeite a do Estado é o fim da a moral pública Ah e você sabe o que sempre foi uma ofensa à moral pública no Brasil né em qualquer traço de africanidade como as religiões de matriz africana e embora carregue em elemento seculares e até milenares as religiões de matriz africana
que nos conhecemos hoje São relativamente recentes a partir da segunda metade do século 19 é isso várias né tem as mais conhecidas Candomblé e Umbanda mas também tem o tambor de mina eo tereco no Maranhão o Xangô e o Xambá em Pernambuco e Alagoas a cábula no Espírito Santo o batuque no Rio Grande do Sul o babaçuê Pará aqui em banda no Rio e em São Paulo o omolocô em Minas no rio em São Paulo São religiões que nasceram aqui no Brasil com elementos de diferentes sociedades e culturas africanas mas que nasceram no Brasil são
afro-brasileiras e não é que não havia essa religiosidade aqui antes do século 19 apesar da religião oficial imposta pelo Estado pessoas negras Nunca deixaram de professar a própria fé eu tinha muito senhor que no interior das fazendas permite a isso para não provocar uma revolta lembra do tratado do Engenho de Santana quando escravizadas exigiram poder brincar folgar e cantar sempre de licença isso podia tanto significado porém simples lazer quanto religiosidade também chamar de brincadeira era uma forma de proteger esses ritos religiosos é uma forma de resistência com o passar dos anos até por causa do
número cada vez maior de pessoas negras que estavam conquistando a própria Liberdade foram surgindo mais casas mais terreiros bem Olha esse caso de 1849 em Porto Alegre no Rio Grande do Sul uma mulher negra fez um requerimento para o chefe de polícia ela fez um pedido quem vai contar aqui é o historiador e Professor Paulo Moreira bom então se apresenta para o delegado de uma determinada maneira se apresentando como Maria José preta forra Rainha Ginga carrinha Ginga nação Angola com predomínio sobre as outras Nações da Costa da África e ela reclama de que ela tinha
uma licença para brincar com as pessoas da sua nação e ela pedir Então já elas a licença ela fosse renovado E aí é interessante pela forma como ela se apresenta e como ela tenta disfarçar aquela manifestação coletiva aquela manifestação Comunitária como brincadeiras e aí a polícia fica toda ressabiada porque evidentemente mesmo ela sendo forro a presença dessa mulher EA liderança que ela tinha nessa Comunitária atemoriza daquela sociedade branca de uma forma que essa sociedade lente muito tempo ficou pensando se renovaria sua licença a licença tinha sido cassada E aí então num determinado momento a licença
dela a Renovada desde que as manifestações as festas os brinquedos fossem feitas Extra Muros da Cidade ou naquilo que se chamava na época da Várzea de Porto Alegre lembra do nome que ela usou quando fez o requerimento para o chefe de polícia quando ela se apresenta como rainha gira não é uma coisa fortuita a coisa por acaso ela certamente escolheu aquilo ali talvez ali nesse momento ela estivesse dando uma intimada até no delegado como se ela estivesse dizendo olha veja bem com quem você está falando né eu sou Rainha Ginga Eu sou uma mulher que
representa várias Nações da Costa da África A Rainha Ginga como a gente sabe né uma mulher que realmente existiu se trata de nzinga bumbum de uma mulher que viveu ali de 1.582 a1663 nunca pisou no Brasil na foi uma rainha no reino do do ombro e Reino de matamba uma pessoa extremamente importante os anos em que ela esteve no poder a rainha Você já conseguiu barrar o avanço de Portugal sobre o reino dela e essa presença da rainha nessa região congo-angola marcou tanto a memória dessas pessoas que foram trazidas compulsoriamente para o Brasil porque Rainha
Ginga se tornou uma distinção na se tornou um elemento de prestígio quando a Maria José ela disse que ela é Rainha Ginga ela tava chamando para si uma certa Realeza mas também uma representa atividade ligada a sua ancestralidade ancestralidade no Rio Grande do Sul se a com Brasil em uma forma geral a gente tem uma série de territórios negros e nesses territórios é uma série de festividades que dialogam com essa memória da África e aí nessas manifestações atualmente nesses territórios negros a gente ainda tem a presença que a Rainha Ginga e do Rei Kombi tu
tem Rainha Ginga recongo dentro das irmandades e isso que a gente chama de aço e o catolicismo as irmandades negras dentro da igreja e as irmandades negras é considerada a primeira forma e associativismo negro que surge no Brasil este é o historiador e professor Petrônio Domingues associativismo negro ou as formas encontradas pela população negra de adaptação a este novo continente As Américas essa população no desenvolveu várias formas né várias estratégias de resistência e as irmandades negras eram se remontam ao período colonial criadas inicialmente uma iniciativa dessa população escravizada que buscou seu espaço na igreja católica
o lugar em que essa população escravizada por dessa e professar sua fé a igreja tolerava e até fomentava o surgimento dessas e mandar diz negras que precisavam de autorização para funcionar do ponto de vista da igreja não deixava de ser uma forma de controle e de catequização esse apelo lá da igreja católica tá porque do ponto de vista dois escravizadas as irmandades negras eram espaço de resistência era o espaço em que Eles se sentiram fortalecidos se sentiu Unidos e fortes e funciona essa união coletiva porque era o espaço e que você iria não só tem
um espaço de culto o espaço você professor é o espaço para você poder fazer sua prece você cultuar o seu santo mas também era um espaço em que você encontrar os seus seus irmãos seus irmãos fico era o espaço em que essa população de conci unia-se fortalecida ponto de vista da sua identidade e era um espaço em que também se articulava a luta pela conquista da liberdade então as irmandades negras foram responsáveis por comprar muitas alforrias as irmandades também construíram igrejas porque os negros mesmos que eram livres não eram bem aceitos nas igrejas dos brancos
os africanos e seus descendentes acabaram criando um catolicismo Popular muito permeado pelo sincretismo pela mistura de elementos com as religiões de matrizes indígena e africana e eu vi muitos casos de seguidores de religiões de matriz africana aqui também faziam parte de irmandades católicas e não só de seguidores Mas também de líderes dessas religiões a mãe Aninha uma das mais importantes mais de santo da nossa história que nasceu em 1869 em Salvador fez parte de duas irmandades católicas ó e além da compra de alforrias as irmandades garantiram também uma boa morte o enterro Digno com direito
a funeral missa quando João Cândido o Almirante negro foi julgado pela Marinha do Brasil por se revoltar contra os castigos corporais na revolta da Chibata ele e os outros marinheiros que sobreviveram os que me foram assassinados pela Marinha Eles foram defendidos por advogados contratados pela Irmandade do Rio o estudo foi já na República né porque depois da abolição e da República as irmandades continuaram a existir assim como continuou A Perseguição às religiões de matriz africana quando é proclamada a república é interessante observar que Abolição cidade 88 a república vem em 89 e em 90 nasce
primeiro código criminal aqui de novo o babalaô Ivanir dos Santos o que ele tá contando eck1890 depois do golpe que derrubou o império instituiu a república o governo provisório publicou um decreto que tornou o Brasil pela primeira vez o estado laico ao menos na teoria é mas ainda naquele ano veio o código penal eo Código Penal colocou como crime a saúde pública prática do Espiritismo da magia e dos seus sortilégios além do uso de talismãs e de cartomancia de maneira geral tudo que não fosse uma religião cristã entrava nessa categoria aí e a história do
país Teve sempre um grupo religioso que é perseguido pelo Estado na Colônia do império e não existe da República que perdurou para depois da República tanto que esses objetos sagrados hoje que estão no Museu da República Fundos é que é maior prova concreta e como estado Republicano nos tratou até hoje no começo do século passado a própria imprensa comemorava os ataques da polícia aos cultos de matriz africana o jornais chamavam de limpeza a polícia civil do Rio tinha uma delegacia só para lidar com esse tipo de caso durante décadas a polícia apreende a objetos religiosos
e por outras tantas décadas e até muito recentemente essas peças sagradas eram expostas no museu de magia negra Esse era o nome Até que a campanha liberte o nosso sagrado conseguiu que todo o material fosse transferido para o Museu da República em 2022 e vamos o estado deixou Ele diretamente de perseguir E aí surge os neopentecostais esse atenção tem desses grupos mais com a omissão do estado e aí a gente chega a este momento atual interior de São Paulo uma mãe chegou a perder a guarda da filha de 12 anos depois de denúncias de maus-tratos
e abusos um ritual de iniciação ao candomblé precisou levar em consideração acusações feitas pela avó materna da criança que não foram comprovadas o executivo e também boa passar o dia certo se omitir diante do combate sistemático que é feito encontra Os cultos afro-brasileiros sistemático e a coisa escalou a tal ponto que agora tá acontecendo isso aqui traficantes estão impedindo terreiros de umbanda e candomblé de funcionar os espaços são invadidos e depredadas pelos bandidos neste muro a inscrição Jesus é dono deste lugar e como chegou absurdo de você tem aquela das nossas não queimadas social O
Senado tráfico de droga evangelizado que uma coisa que nunca se pensou em ter que expulsa que obriga as pessoas a construir o seu próprio sagrado e tudo isso em silêncio eu não tenho duas fosse contra outro grupo que a Júlia mais rápido então essa liberdade para nós nunca existiu nessa perseguição recente as religiões de matriz africana Especialmente nos casos em que os ataques foram promovidos por evangélicos têm uma coisa que pega demais para mim a quantidade de gente negra que tá nas igrejas evangélicas E ai ai dizer evangélicos é uma forma de generalizar né são
muitas denominações diferentes e daqui a pouco a gente vai falar sobre elas inclusive muitas pessoas dessas religiões preferem usar o termo cristãos mas como IBGE usa evangélicos a gente vai manter essa denominação aqui só para ficar mais simples já que em cristão os entram também os católicos enfim e pensando nos evangélicos a maioria é negra pretos e pardos 59 por cento segundo uma pesquisa de 2020 do Datafolha e é mais do que a proporção Geral de negros na população brasileira que fica linha entre 54 e 56 por cento e tem um pastor negro o nome
dele é Marcos Davi de Oliveira bom deixa ele se apresentar eu sou o Marco Davi de Oliveira Sou pastor da denominação Batista seu pastor da nossa igreja brasileira Igreja Batista ele escreveu o livro A religião mais Negra Do Brasil Porque os negros fazem opção pelo pentecostalismo porque na verdade assim a gente pensar duas negros e negras religiosos é digestão as igrejas evangélicas é óbvio que a maioria é católica mas quando eu falo que a religião mais negra do Brasil eggs evangélica Eu não estou falando de simplesmente crentes nominais os católicos nominais as sou católico nunca
vou à igreja não participo de absolutamente nada mais sou católico na igreja a música não é isso Então nesse sentido que eu falo que é a religião mais negra do Brasil é a igreja evangélica [Música] o começo das igrejas evangélicas no Brasil foi no século 19 primeiro com que é conhecido como protestantismo de imigração os americanos ingleses e luteranos alemães que vieram ali na primeira metade do século depois teve o protestantismo demissão que eram missionários vindos principalmente dos Estados Unidos presbiterianos metodistas Batistas nessa leva acabou vindo gente do Sul dos Estados Unidos inclusive o sul
escravista dos confederados que queriam a todo custo manter a escravidão mas que perderam a guerra civil daí muitos deles vieram parar no Brasil e é E essas todas são as chamadas igrejas históricas dentro das evangélicas em lá nos Estados Unidos também surgiu a Igreja Pentecostal Pentecostes era uma festa da colheita Então as pessoas se reuniram lá de diversas nacionalidades inclusive vários africanos e tal para as pessoas se reuniram lá para essa festa quando Jesus Cristo terminou a sua missão e foi torturado e crucificado ele ressuscitou e ele prometeu aos discípulos ao Espírito Santo EA chegada
do Espírito Santo aconteceu nesse dia de Pentecostes e qual foi a evidência de que as pessoas começaram a falar nas duas línguas mas cada um entendia na sua própria língua os vai ter costais eles surgem com essa compreensão de que eles precisam revisitar esse dia e acontece aquela glossolália que eles são mais grosso Vale aquele falar em línguas e tudo mais é com o retorno a esse dia e o mito fundador da Igreja Pentecostal envolve um homem negro William Simone no começo do século 20 a história Era assim oh sim mor que era filho de
escravizados estava frequentando a escola bíblica Metodista de um pastor um homem branco e esse pastor branco era muito raça isso aí não deixava negros estudar a empregada dele pediu para que o William seremos estudar se fiz ali pode estudar mas ele vai ficar pelo lado de fora no corredor da janela ele não vai ficar junto com os brancos Onde fica para o lado de fora é estudando que ele fez o tempo todo do seminário dele no corredor E aí aconteceu essa Grosso Larga essa experiência do Pentecoste na sala de aula entre os alunos promessa não
orar e começaram a falar em outras línguas e terem manifestações com corpo aquela coisa tudo isso também aconteceu com Deus aí William tu não foi para Rua azusa encontrou uma Igreja Metodista africana abandonada e ali começou Os cultos dele interracial inclusive uma sucuri música Negra e muita utilização do corpo é um mito fundante assim porque ferver o mundo todo que as pessoas iam lá para ver o que estava acontecendo daí no fim dos anos 70 aqui no Brasil quando a ditadura estava em crise a economia estava em crise surgiram as igrejas neopentecostais e tudo isso
ligada a um contexto geral de empobrecimento da população de crescimento desordenado das cidades de falta de oportunidades nas igrejas evangélicas a rede de apoio de comunhão de ajuda e aquela igreja lá que muitas vezes não tiroteio o povo palavras se esconde se protege é o lugar onde as crianças são atendidas onde a mãe sola vezes deixa a criança para Que ela possa trabalhar o básica que chega onde o estado não quis chegar a igreja chegou e ela ajuda de fato muita gente a gente considera a ter realmente feliz ralando na vida toda não conseguindo absolutamente
nada passando dificuldades o tempo todo não aí vem a igreja neopentecostal com a teologia e um suas vidas Teologia da prosperidade isso dá um poder lamento tremendo as pessoas que estão as comunidades ou cara entende que ele não precisa ser pobre a vida inteira que Deus não querem pobre daquele jeito não que ele passando dificuldades além de todos esses passos que a Igreja Evangélica de fato ocupa algo que a gente nunca pode esquecer e agência das pessoas não pode achar que é por desconhecimento por Inocência que as pessoas negras estão nessas igrejas é produção também
e por isso colha Por considerarem que faz bem para elas para a vida delas para os familiares Não dá para ser fiscal da Fé alheia ah e também não dá para ficar só nesse discurso de Ah é uma população que foi abandonada pelo Estado a promoção de evangélicos com ensino superior por exemplo é quase igual a dos católicos agência As pessoas escolhem o que elas consideram que é melhor para elas e o Marco da Via acredita que uma outra razão para o sucesso das igrejas pentecostais e neo-pentecostais entre os negros brasileiros tá na africanidade o
pentecostalismo valoriza a utilização do corpo essa experiência se tomado pelo Espírito Santo isso para mim é muito africano e está muito próximo das religiões de Matriz africanas ou transe rapaz me repito não falou isso que eu acho Fantástico e olha o que que o babalaô Ivanir diz sobre isso e incorporar o Espírito Santo sempre candidatos vai incorporar o Espírito Santo falar a língua estranha Qual é a diferença do cara receber o Espírito Santo e o outro recebeu o Caboco o recebeu orixá é transe a incorporação isso é ficando só da espiritualidade essa carta não é
todo mundo claro que reconhece essa africanidade E isso tem um motivo E aí eu lembro do meu pai rapaz tocava muito pandeiro e para você ver como é que a coisa era forte na minha cabeça porque a minha denominação a minha igreja de certa forma demoniza vá cultura brasileira né então eu não aprendi tocar pandeiro com meu pai que tocava muito na responde até prendido e eu não aprende nada disso porque a igreja dizia mesmo que nas entre linhas que aquilo não era de Deus tem dois mitos de duas maldições que são espalhados até hoje
por alguns pastores é um deles é o da maldição de cam e o que era um dos filhos de Noé aquele não é da arca depois do dilúvio né o meu dilúvio Noé ele bebe bebe lá seu vinho lá e aí eu cam tinha cam sem e Jafé e a icann ver a nudez de Noé está na Bíblia ou não é acabou dormindo pelado o cão que era um dos filhos passou viu e chamou os outros dois irmãos prazer e Os Dois Entraram na pilha do irmão e foram andando de costas sem olhar para o
pai e cobriram não é e quando não é acordou e descobriu que o filho mais novo tinha feito amaldiçoou não o clã mas o filho dele o Canaã e daí tem pastor até hoje e pastor famoso pastor político que diz que os povos africanos foram escravizados por causa da maldição de cam o texto que eu gosto do teólogo e pesquisador Glauber Henrique Correia Rocha que ele disse que na própria Bíblia dos quatro filhos de Cam 3 são descritos pelo Gênesis como os ancestrais dos povos africanos quem sabe o único filho de cam que não é
um ancestral dos africanos justamente o Canaã e ainda sobre esse mito tem um quadro Mega famoso chamado A Redenção de cam é uma pintura de 1895 quando o Brasil depois de ter sido forçado acabar com a escravidão tava querendo eliminar a parcela negra da população aí esse quadro mostra quatro pessoas da esquerda para direita a primeira é uma senhora negra de pele retinta lenço na cabeça ela tá olhando para cima com a mão aberta e parece que tá agradecendo aos céus é do lado dela tá uma moça mais jovem daí você consegue ver que teve
uma miscigenação ali porque ela é uma mulher negra de pele clara e do lado da moça tá um homem branco ele tem um sorriso meio debochado meio orgulhoso e tá olhando para o bebê que tá no colo da Moça é um bebê Branco Provavelmente o filho do casal a senhora negra da ponta tá agradecendo pelo branqueamento da descendência dela lembra do nome do quadro A Redenção de cam ah e tem a outra maldição Oi Bia eu estava no seminário jovem seminarista 5:30 mais ou menos pela único preto no meio deles né e eu estava fazendo
a palestra E aí eu perguntei eles com a maldição de carinho e todos em couro responderam a cor preta eu olhei para eles assim absurdo né Não estou acreditando que estou no Seminário Presbiteriano estou filme O negócio dele aí eu pego um falei esse gente vamos ler o teste de novo Você conhece a história dos irmãos Caim e Abel e Caim matou o irmão daí tá lá na Bíblia que Deus colocou nele uma marca não tem nada falando que a tal da marca seria a cor negra ou a pele negra nada o que essa interpretação
tem que ser expurgada porque a mãe interpretação extremamente racista ele ma mente maldosa não tem nada a ver com texto e me chama muito atenção e essa coisa ainda esteja de alguma forma impregnada também na igreja evangélica e tem um motivo para existirem essas duas interpretações erradas da Bíblia não foram erros acidentais ambos foram conscientes e a origem disso tá na igreja católica aquela tentativa que eu falei mais cedo e tentar justificar a escravidão de tentar justificar a exploração de um povo como se fosse uma ordem divina e não uma escolha humana uma deturpação que
foi sendo passada adiante mesmo para outras religiões e que infelizmente se mantém até hoje e eu já nesses praticamente 30 anos estou no meio evangélico falando contra o racismo da igreja já fui espezinhado de todos os dias que você possa imaginar dia estava no Conselho de Pastores disseram que eu estava cheio de demônios e queria dividir a igreja quando eu terminei eu vi no aquilo tudo que a violência toda naquele momento Rapaz o sentir mesmo Deus falou no meu coração isso que eu quero que você faça eu quero que você continue falando contra o racismo
na igreja porque assim é pecado tira a possibilidade do outro ser imagem e semelhança de Deus como Inclusive a Bíblia jeans tira a possibilidade do outro ser existir ter só pra alteridade é pecado pecado é O que é sempre bom destacar que não são todos os evangélicos que são racistas ou enfim todos os Pentecostais E neo-pentecostais é claro que não são todos obviamente Há muitos evangélicos que discordam disso que combatem isso e a gente precisa lembrar que os evangélicos também sofrem preconceito o e uma boa parte desse preconceito da fundada justamente em todos aqueles elementos
que como a gente ouviu a pouco remetem a africanidade como o transe como se falar em línguas fosse algo risível como se fosse algo primitivo a gente é um viu essa história é preconceito puro e simples preconceito contra uma religião majoritariamente negra é uma violência que se retroalimenta ah e também é importante destacar que tem gente de outras religiões que também ataca as de matriz africana gente que também é racista ou que no mínimo cruza os braços que se cala diante do racismo O que é tão básico quanto a sociedade precisa entender que o ataque
a religião de matriz africana tá com a democracia e as liberdades só isso eu quero pessoas cansa porque hoje somos nós cansei de Diva né Nós vamos pra fogueira mas depois os outros e entre os Católicos tem um grupo ultraconservador no Rio de Janeiro que recentemente impediu a realização de uma missa histórica do Dia da Consciência Negra porque tinha atabaque na celebração e depois da igreja passar séculos lucrando com a escravidão foi só em 1839 que um papa pela primeira vez condenou o regime escravocrata e do outro lado da moeda é inegável que alguns avanços
sociais dos últimos anos no Brasil foram graças a movimentos que surgiram dentro da igreja católica como por exemplo os pré-vestibulares comunitários que garantiram a entrada de muita gente negra nas faculdades assim como tem muito projeto social de igrejas evangélicas literalmente salvando vidas de pessoas negras nem tanto ao céu nem tanto ao inferno mas é difícil demais entender que em qualquer religião a haja pessoas racistas ainda mais um país em que mais da metade da população é negra um entre os muitos evangélicos progressistas e anti-racistas que existem em que eu acho que você deve conhecer é
o pastor Henrique Vieira ele é autor de livro já declamou e música do Emicida eu entrevistei ele por vidas negras que é o podcast que eu fiz Antes desse aqui e eu não esqueço de algo que ele me disse nessa entrevista e ele me contou que a primeira igreja protestante do Brasil era Negra nasceu no Recife Quem criou ela foi o Agostinho José Pereira o divino mestre foi um líder Rebelde no Líder Popular o líder da população negra do Recife e que era Cristão Este é o historiador e professor Marcus Joaquim Maciel de Carvalho o
primeiro documento que ele encontrou sobre o divino mestre relatava a prisão dele em meio à Revolução Praieira que foi uma revolta que aconteceu por causa de uma briga política entre liberais e conservadores no fim dos anos 1840 e o divino mestre foi preso sobre uma ligação [Música] suspensão ele tá insuflando uma revolta Oscar ficar mobilização de negros entre o negro e tal e aí a defesa dele não que ele é só um líder lutheran um religioso no Brasil tem liberdade religiosa mais qualidade baixo assim que ele por trás disso ainda sol um líder religioso ali
quando ele foi preso foi correndo para 16 pessoas e alguns quiserem ser preso com ele porque não queria deixar o Divino Mestre Todo Nome texto né divino mestre não queriam deixar ele ir sozinho para cadeia queria acompanhar aí no Infortúnio eu devo 16 foram esses que foram presos junto com ele mas tá na documentação que o divino mestre tinha uns 300 seguidores 300 fiéis quando o divino mestre se considera um verdadeiro Cristão Cristão ortodoxo é assim que ele se persa ele dizia que as imagens do Santos não tinham valor espiritual e que os católicos não
cumpriam os mandamentos e que ele tava em contato constante com Deus ele se acha com o verdadeiro portador da fé cristã então Isso incomoda em dobro porque o from tando um dos grandes pilares do estado que a igreja porque havia nessa época União igreja-estado mas é os olhos das autoridades daquela época Essa nem de longe era a maior ameaça representada pelo divino mestre e eu fico imaginando um rapaz naquela época no Recife o cara alfabetizando negros tudo isso é rebelde pode alfabetizar nele você tá entregando um instrumento a essa população escravizada poderosíssimo e você lembra
e a gente já falou sobre isso da quantidade de impedimentos que havia como leis por exemplo para que pessoas negras pudessem aprender a ler EA escrever isso tudo que o divino mestre estava fazendo foi uns 40 anos antes da abolição e então foi capturado por que ele representava uma grande ameaça porque ele estava alfabetizando negros e negras na cidade do Recife e depende um cristianismo próprio não era o católico no julgamento a esposa dele contou que ela viu Deus num sonho a e é o desembargador Pergunta se ele era branco ou preto e ela responde
que ele era acaba o clado e é os cara rir né um riso promete para o certo travo de nervosismo porque esse cara tá alfabetizando 300 negros a maior parte deles são mulheres é muito interessante também como é que eles lidam com essa questão formato Moreno culpado isso a gente tentar evitar é as perspectivas contemporâneas e pensar nas perspectivas da época como estratégia de resistência e sobrevivência é o significado do uso dessas expressões [Música] e esse ver o senhor não sonho vincula neopentecostalismo eu puxaria para ir uns Pentecostais mesmo por um cristianismo que não é
o católico que que tem elementos e tradições que se misturam com elementos e traga em paz Africana e o mais próximo disso no meu entendimento é o cristianismo negro americano a pessoa também recebe espírito da pessoa quem somos hoje né antes de se tornar o divino mestre o Agostinho José Pereira nasceu livre no Recife em 1799 a mãe dele tinha sido escravizado e tem um instrumento rapaz de dados corretamente que é o abc está aquela época você aprender a ler e escrever isso mesmo a b c d e f não encontrei essa documentação de ver
no México mas eu não tenho encontrado ABC muitos anos depois o Marcos encontrou o ABC é o primeiro documento que a gente tem escrito por um negro contra o racismo e essa e eu não conheço na história brasileira anterior é esse porque o AVC fascinam então se você tem um velho revolucionário conclamando a revolução é um texto em favor do orgulho da cor morena ele diz que é a cor que está hoje é a cor que Jesus é a cor daquelas pessoas que fizeram os dois impérios e que estão sendo apreendidos aqui e que vai
ter a retirada da expressão Moreno aí você vai com Morais que é um de vocês é sete morena é um parque escuro Valeu o e o abc também cita a revolução do Haiti a revolta de escravizadas que libertou a ilha da colonização Francesa e criou um novo país o 1º país das Américas a abolir a escravidão e a íntegra do ABC você pode ir lá no site do Quirino www-projetos Querino. Com.br o divino mestre acabou solto mas não se sabe o que aconteceu com ele depois em toda essa história de resistência dele me fez pensar
de novo nas religiões de matriz africana e e quando a gente vê todas essas notícias de que tá ficando expulsaram povo-de-santo das Comunidades é óbvio que isso deve ser combatido que não pode ser normalizado não pode ser romantizado é mas tem uma outra coisa também o link de novo o babalaô Ivanir dos Santos expulsou da conversa não tem mais é que você acha mas se tu for olhar direitinho aí a turma já sabe que da segunda-feira Cadê vão tá na casa de ciclano né quando a gente vai lá ver então tá lá o gay virado
no eixo dela perguntando consulta toda todas as pressões nego fica quietinho mais vai entendeu não tem publicamente ou não pode né quem não pode não quer dizer que devo não faça e a comunidade às vezes na coberta mesmo né a gente fica coberto quero saber resistência sempre a loja da resistência negra no Brasil é resumos que vai sobreviver Por que que você acha que esses anos todos perseguido pela Igreja Católica na internet Santana depois que perseguiram até o estado da República a parada república e agora das convidadas vai acabar não vai acabar com isso como
chegar na Igreja Católica de o cara lá é o ministro da Eucaristia aí quando eu não tiver não bancar o cara é o Papá assim que sobreviveu a e o projeto Querino é apoiado pelo Instituto Ibirapitanga o podcast produzido pela rádio novelo o nosso site projeto que ele nu.com.br reúne todas as informações sobre o projeto e conteúdo adicional o site foi desenvolvido pela aí eu te convido a conferir também todo o material do projeto que iria no que está sendo publicado pela revista Piauí das bancas e no site da revista e este Episódio teve pesquisa
de Gilberto porcidonio Rafael Domingos Oliveira e Angélica Paulo que também fez a produção a edição é do Luca Mendes a sonorização da Julia Matos EA finalização da pipoca saúde achei cagem é do Gilberto Possidônio e a música original do Vítor Rodrigues Dias estratégia de promoção Distribuição e conteúdo digital o Bia Ribeiro aí dente Ah João e do buraco imagem Os transcritores das entrevistas foram Guilherme povos e Rodolfo Vianna a locução foi gravado no estúdio da pipoca saúde com trabalhos técnicos do Luiz Rodrigues consultoria em roteiro de Mariana Jaspe Paula scarpim e Flora Thomson devo com
revisão de Natália Silva consultoria em História e Nair Lopes dos Santos produção executiva Guilherme Alpendre a execução financeira do projeto é do spes Instituto sincronicidade para interação social idealização reportagem roteiro apresentação e coordenação Tiago rogero esse episódio usou áudios de TV Globo TV Brasil e SBT até o próximo 1 [Música] E aí [Música] [Música]
Related Videos
3. Chove chuva | Podcast Projeto Querino | Por Tiago Rogero
56:06
3. Chove chuva | Podcast Projeto Querino |...
Rádio Novelo
18,944 views
Escravidão: um best-seller da História do Brasil | Laurentino Gomes e Leandro Karnal
50:35
Escravidão: um best-seller da História do ...
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
220,971 views
UM FOTÓGRAFO e um LEGADO para o BRASIL (MARC FERREZ) "Photographo da Marinha Imperial"
21:10
UM FOTÓGRAFO e um LEGADO para o BRASIL (MA...
Fazendas Antigas
2,900,028 views
8. Democracia | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero
59:41
8. Democracia | podcast do projeto Querino...
Rádio Novelo
13,974 views
7. Salve-se quem puder | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero
52:47
7. Salve-se quem puder | podcast do projet...
Rádio Novelo
10,792 views
Podcast com Camila Barros || GloryCast #15
1:17:18
Podcast com Camila Barros || GloryCast #15
Glorify Brasil
2,059,320 views
FUNCIONÁRIA INVISÍVEL
2:56
FUNCIONÁRIA INVISÍVEL
Porta dos Fundos
765,203 views
Escute as crianças | Podcast Rádio Novelo Apresenta
41:14
Escute as crianças | Podcast Rádio Novelo ...
Rádio Novelo
3,355 views
HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL E PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (aula completa) - Débora Aladim
1:14:13
HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL E PROCLAM...
Débora Aladim
602,305 views
PERU X BRASIL | PRÉ-JOGO AO VIVO COM IMAGENS | ELIMINATÓRIAS DA COPA 2026  | sportv
46:19
PERU X BRASIL | PRÉ-JOGO AO VIVO COM IMAGE...
ge
760,946 views
#255: Ordenhando a boiada | Foro de Teresina - o podcast de política da piauí
58:17
#255: Ordenhando a boiada | Foro de Teresi...
revista piauí
34,851 views
5. Os piores patrões | podcast do projeto Querino | por Tiago Rogero
51:56
5. Os piores patrões | podcast do projeto ...
Rádio Novelo
16,385 views
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM 1822 - HISTÓRIA DO BRASIL PELO BRASIL Ep.9 (Débora Aladim)
36:06
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM 1822 - HISTÓRIA...
Débora Aladim
908,656 views
Inventando as regras | Podcast Rádio Novelo Apresenta
1:01:58
Inventando as regras | Podcast Rádio Novel...
Rádio Novelo
13,399 views
Yes, Minister Best of Series 1 & 1984 Christmas Special | BBC Comedy Greats
1:11:27
Yes, Minister Best of Series 1 & 1984 Chri...
BBC Comedy Greats
1,147,020 views
#245: Humanidade é o novo asteroide? | Foro de Teresina - o podcast de política da piauí
55:40
#245: Humanidade é o novo asteroide? | For...
revista piauí
26,794 views
Does Consciousness Extend Beyond Brains? The 2023 Holberg Debate, feat. Seth, Luhrmann, Sheldrake.
2:46:55
Does Consciousness Extend Beyond Brains? T...
Holberg Prize
5,063,979 views
The Entire Book in One Video: The Hebrews Series pt 1
2:09:35
The Entire Book in One Video: The Hebrews ...
Mike Winger
414,490 views
CADEIA  MAIS TEMIDA Do SERTÃO Da BAHIA. Onde Julgava os Escravizados
16:44
CADEIA MAIS TEMIDA Do SERTÃO Da BAHIA. On...
Jeane Rocha /Aventuras
1,295,306 views
Mbappe, Vinicius & Bellingham Net ⚪ | Atalanta 2-3 Real Madrid | UEFA Champions League Highlights
4:05
Mbappe, Vinicius & Bellingham Net ⚪ | Atal...
TNT Sports
773,899 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com