olá pessoal sejam todos bem vindos ao canal expresso filosofia - o rogério sodré e hoje faremos uma breve introdução sobre antropologia filosófica antigamente exatamente há dois séculos atrás o estudo do homem era chamado de de animar era o estudo ao mesmo tempo experimental e metafísico porém mas o segundo do que o primeiro kant definiu a antropologia como a doutrina do conhecimento do homem condenada sistematicamente infelizmente o tema antropologia não foi cunhado por kant ela tem uma história muito mais longa o humanista o kazma publicou e 1596 um volume intitulado psicologia antropológica na qual se propõe
expor uma doutrina da alma e do corpo por muito tempo antropologia foi ligado diretamente à psicologia mas no século 19 em diante o termo foi usurpado monopolizado por outros campos a o estudo do homem do ponto de vista de sua origem histórica antropologia é tecnológico cultural b o estudo do homem do ponto de vista físico somático antropologia física e c o estudo do homem do ponto de vista de seus princípios últimos ou seja a antropologia filosófica g durante na enciclopédia universal no verbete antropologia oferece a seguinte divisão primeiro antropologia biológica que se subdivide em física
ou anatômica fisiológico conservação e crescimento do homem patológico ecológica paleontológica amcc segundo antropologia mental psicológica social e cultural o termo antropologia apareceu na história da filosofia em tempos um tanto recentes o homem foi estudado pela filosofia grega assim como pela filosofia cristã pela filosofia moderna como também pela conta orani em diferentes períodos históricos o homem foi estudado com concepções diversas pelos gregos a partir de uma perspectiva com as moças cêntrica na filosofia cristã uma perspectiva até o centro fica na filosofia moderna e contemporânea de uma perspectiva ampla por cêntrica para platão o homem é essencialmente
a alma a alma espiritual incorruptível e portanto imortal ao contrário aristóteles seu discípulo o homem é essencialmente constituído de alma e corpo como todos os outros seres deste mundo para a ponte no ele retorna à concepção de platão a grande de costume entre a alma e corpo a noesis ou seja o conhecimento intelectual vivo com o tempo abre se para a compreensão do homem a visão do cristianismo com uma nova perspectiva o fundo sobre o qual se desenvolve a vida humana não é mais o da natureza do cosmos com para os gregos mas sim aquela
da história da salvação ou seja as touradas relações entre deus ea humanidade dois são os expoentes no período referente primeiramente a patrística e o segundo a escolástica por sua originalidade e prudência são eles santo agostinho e santo tomás de aquino agostinho nos solilóquios declara querer estudar sobretudo dois temas a alma e deus e se propõe a iniciar com o estudo da alma porque é nela que deus se manifesta mais limpidamente assim agustín enfrenta o espinho problemático da origem da alma porque foi produzida por deus ou pelos nossos pais nas linhas fundamentais de qualquer maneira a
antropologia e agostinho se inspira em platão a mesma de costume entre a alma e corpo a redução do homem essencialmente a alma a completa autonomia do conhecimento intelectivo são tomás elabora uma nova antropologia filosófica que tem como ponto os característicos e seguintes o homem é composto essencialmente de alma e corpo a alma não subjaz ao corpo mas o contrário àquela possui o ser diretamente ou seja tem o seu próprio ato de c e d ele faz parte se para o corpo contudo na modernidade abandonou se o enquadramento cosmos em tricot dos filósofos gregos e também
o enquadramento dos filósofos cristãos hotel sempre qo aqui se adere a um novo enquadramento o antropocentrismo mas depois de ser concebida e aceita como caráter sistêmico criou se de fato novas imagens do homem imagens que suscitaram grande interesse com os seguintes pensadores o homem econômico com marx o homem institivo de freud o homem angustiado de que corra o homem o tópico de bloco o homem existentes de ryder o homem faleceu de requer entre outros hoje a antropologia filosófica tem condições de desenvolver um discurso mais rico e mais completo a respeito do homem nu que no
passado esse homem complexo cheio de suas multiplicidades total de consciência e razão total também técnica este homem no qual o dificulte o meio para poder sobreviver pois o pessoal essa foi a nossa introdução sobre a antropologia filosófica ficar atentos para os nossos conteúdos de o vosso lá e que se inscreve nosso canal que é de grande ajuda importante para nós que então até a próxima [Música]