Walter Benjamin • O narrador ou contador de histórias

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Alfredo Oliva
Neste vídeo falo sobre o texto de Walter Benjamin, "O narrador" ou "O contador de histórias", confor...
Video Transcript:
Oi e aí tudo bem sofrendo Diva sou professor universitário e hoje eu quero falar sobre Walter Benjamin e quero abordar um texto dele que se chama o contador de histórias e para falar sobre o contador de histórias eu vou cortar algumas histórias para você para número um é que eu tenho uma playlist sobre filosofia abordando diversos temas do campo da filosofia e você pode seguir essa playlist olhar lá as outras coisas que eu também já gravei não segundo história quem é Walter Benjamin e é um Teleton bastante difícil de ser definido por que transitou por
uma série de Campos inclusive que ficou na fronteira entre diversos câmpus então às vezes ele pode ser definido como um filósofo como em sair só com um crítico como Historiador mas ele dia que fundamentalmente ele é um filósofo no sentido de que ele alguém que pensa que reflete e sobretudo sobre e a linguagem a motor de uma imensa obra abordando religião política e estética Literatura e por aí vai é importante dizer que ele foi um judeu alemão e ele morreu fugindo do nazismo nasceu em 1892 e morreu em 1940 ou seja durante a segunda guerra
mundial tentando fugir de Hitler numa tentativa fracassada ele então acabou se suicidando para não ser capturado pelos agentes da polícia alemã uma vamos lá então nossa terceira história diz respeito a mim então testemunho pessoal eu tinha um amigo que estudava Walter Benjamin e Guimarães Rosa que falava muito desse texto né Há várias versões desse texto e numa delas o texto é definido né Tem como título o narrador traduções mais atuais estão traduzindo o texto por o contador de histórias e se a mim eu tinha muita admiração por esse por esse texto falava muito bem desse
texto e eu nunca lhe tinha curiosidade mas acabei nunca lendo história número 4 um amigo meu recentemente pediu para o gravar algo sobre o Walter Benjamin E eu então topei o desafio e naturalmente precisei de um bom tempo para começar a estudar o Walter Benjamin e de fato uma das coisas que eu fiz dentre várias coisas que ele sobrou falta eu bem de um foi voltar para matar minha curiosidade em relação àquele texto o narrador que um outro amigo falava muito bem há muito tempo dele aqui história é que então a despeito de muitas tentativas
fracassados e levar o primeiro amigo o que que é uma tentativa fracassada para mim é quando eu leio um outro texto EA leitura não engrenou eu não me sinto seduzido por esse autor quando eu li o contador de histórias E aí de fato eu me encantei pelo Walter Benjamin aí então Comecei a ler um texto atrás do outro e de fato agora já começa a entrar na minha lista de autores que eu admiro bastante né então às vezes tudo que a gente precisa para destravar o nosso o nosso a nossa leitura de um determinado autora
encontrar um texto que seja altamente sedutor como este é o caso do narrador ou o contador de histórias história número 6 durante a pandemia Então a gente tem tido um pouco mais de tempo a permanecer em casa para fazer coisas como ler aqui que exige da gente meditação reflexão passar um tempo consigo mesmo então eu comecei a comprar os livros do Walter Benjamin retomei as leituras e agora acho que consegui avançar bastante uma coisa que me ajudou bastante também nesse tempo foi um livro da Hannah e não é uma filósofa judia alemã contemporânea do Walter
Benjamin um pouquinho mais nova que ele escreveu o livro chamado homens em tempos sombrios nessa coletânea de textos sobre homens pessoas que viveram em tempos sombrios referindo-se naturalmente ao tempo do domínio nazista né do domínio nazista na Alemanha ela escreveu um ensaio muito interessante longo sobre Walter Benjamin e que também é um texto muito bem escrito e muito interessante que ajuda também a gente vai começar entrar na obra do Walter Benjamin Então tudo bem vamos lá 7 uma história finalmente chegamos a história do contador de história a primeira coisa que eu tenho que dizer é
que existem diversas traduções do texto em português existe uma uma tradução já convencional publicado pela Brasiliense numa coletânea de textos eu não tenho esse texto em casa mas já li a versão desse texto e ele traduz por e a dor as traduções mais atuais tem utilizado a expressão ou contador de história é o caso desta dessa tradução aqui da da Edra que tem uma versão de Sim sai é o caso também dessa tradução aqui da editora autêntica que também tem Stein também prefere utilizar a expressão o contador de histórias Então vamos lá esse texto é
um texto do voto é bem de mim que está voltado para a obra de nikolai leskov né é um Conquista avulso do século 19 então além de ler em diferentes versões o texto do Walter Benjamin eu comecei a ler alguns contos do único Lar eles copo porque o texto toma como referência de narrador único Olaf nikolai leskov e naturalmente quando a gente consegue encontrar as referências utilizadas por um autor Isso facilita bastante o nosso trabalho a muitas coisas interessantes nesse texto a primeira coisa que ele diz que há uma associação entre experiência e narração aquilo
que ele considera a narração por por Excelência o Walter Benjamin essa narração está diretamente conectada a experiência que o sujeito narrador tem ele entende por experiência we raizamento na cultura popular então ele tá falando que uma série de experiências de vida são transmitidas através da narrativa oral quiser oralidade é muito importante para as culturas porque a oralidade permite que as experiências de uma determinada cultura através da narração possam circular entre as pessoas outra Associação que o Walter Benjamin faz no ensaio é entre experiência e Viagens né quiser aquela pessoa que viaja ela se enriquecem temos
experiência ela convive com outras pessoas e ela então ao ampliar o seu like this e ela também entra em contato com narrativas de outros sujeitos de outros grupos e outras pessoas e a Então ela tem mais coisas para poder narra ele usa na imagem bonita do camponês sedentária que camponês que enquanto está trabalhando vai regulando as suas experiências através da narrativa e também do Marinheiro comerciante aquela pessoa que viaja que se desloca enquanto viaja ali naquele entre aspas O Ted do navio tem a oportunidade então de ficar trocando experiências através das narrativas né eu tenho
apresenta uma experiência bastante interessante demorava alguns anos no nordeste e a gente percebe essa proximidade com a narrativa muito forte na cultura nordestina né uma coisa que usar para os meus amigos cearenses gostaram muito era de sentar no final da tarde para bater papo e contar histórias engraçadas né e isso é uma experiência é maravilhoso ele também o que a narrativa ela está associada a um senso prático né isso porque as narrativas populares elas estão sempre associadas a solução de problemas práticos da vida e muitas vezes elas aparecem condensados em provérbios ou frases proverbiais que
sintetizam algum ensinamento e esses ensinamentos Então são transmitidos de pessoa a pessoa e no caso aqui que o Walter Benjamin conta do nikolai leskov é ele como um narrador que conhece as narrativas populares os pontos deles são cheios de pretensão de transmitir algum ensinamento alguma espiral um comportamento nos seus leitores o Walter Benjamin também Diz para ele que a partir do romance arte de contar história estaria reclinando por quê Porque o romance na visão do Walter Benjamin é um o ma como sendo uma narrativa longa e extensa e que permite ao autor é imprimir uma
densidade psicológica aos narradores aos personagens e então consegue é transformar esta narrativa em algo muito complexo e muito difícil de ser reproduzido de forma simples quando Diferentemente do que acontece com um conto que é uma narrativa curta permite a pessoa Memory exato da narrativa e permite a pessoa reproduzir facilmente essa narrativa o romance não ele é uma narrativa longa é difícil de ser reproduzida é difícil de começar a circular de boca em boca e também faz com que o narrador do romance se aprofunde muito na sua própria densidade psicológica né ele Mergulhe muito na subjetividade
e o Walter Benjamin vez como uma atividade burguesa introspectiva e que se distancia das culturas populares e ele também diz que as narrativas populares né aquelas que se expressa então com narrativas por Excelência para volta bem de mim e saiu em decadência não só em função da Ascensão do romance mas também em função da Ascensão da informação né que lê os textos informativos os textos jornalisticos eles explicam as coisas né informar sobre algo significa explicar algo para as pessoas e para o Walter Benjamin isso exatamente o oposto da narrativa que simplesmente insinua né se você
olhar as narrativas do nikolai leskov ou as próprias narrativas do Walter Benjamin né porque ele também é um Conquista você percebe que você termina de ler a história e você ainda tem dúvida se essa história terminou não você tem dúvida qual seria a ideia que o autor pretendia veiculares porque por Walter Benjamin ou um ponto é fundamental a narrativa que apenas insinua algo e não explica outra o aspecto que o Walter Benjamin destaca aqui no seu texto é que é uma associação entre memória e reprodução das narrativas né Então essas narrativas são reproduzidas de memória
e eles permitem tão fazer circular essas narrativas fazem com que a memória Popular possa circular por intermédio dessas narrativas e assim naturalmente sobreviver É lógico que ela vai sendo transformada medida que vai sendo narrado mas ajuda a preservar de alguma forma a memória Tá bom então oitava história é que o próprio Walter Benjamin é um conquista e esse essa versão aqui da Edra da da editora Edra Ela traz além do de uma versão do contador de histórias traz também histórias contadas por Walter Benjamin a nona história que você pode olhar esse texto no nikolai lhe
os homens interessantes e outras histórias e testar a teoria do Walter Benjamin para você ver a cultos muito mais muito interessantes aqui e por fim eu gostaria de terminar contando então a história de um professor universitário que se encantou com as narrativas do Walter Benjamin seja só narrativa que teoriza sobre o contador de história seja sobre as suas narrativas ficcionais ou seja as narrativas ficcionais de nikolai leskov que são analisadas por Walter Benjamin no seu texto o contador de histórias Tá bom se você assistiu até aqui e não é inscrito no meu canal Não esqueça
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