AULA 14 | A Arquitetura Moderna Brasileira

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Arquitetura e Lugar GRUPAL
Aula da disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo IV (THAU IV) no dia 17/11, oferec...
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E aí bom então então pessoal o tema de hoje tá vai ser arquitetura moderna brasileira a gente já estudou a origem da modernidade né na Europa com a Bauhaus com o papel que a gente viu fundamental dos professores da Bauhaus como Grosso Mirim Bros perto e vimos também importância na modernidade do grande arquiteto auto-didata e escritor ou artista DNA ao Le Corbusier depois daquela passagem nós fomos né para a difusão dessa modernidade na nos Estados Unidos e Pilar foi chamado destino internacional a gente viu importância da modernidade na América do Norte e como tão a
Europa estava passando por um momento de entre guerra né e e também até do pós-guerra quando termina a os Estados Unidos ele que tava preparado para consolidar essa linguagem e que eu sempre digo para vocês e relembro que a gente trabalha sempre mais com o termo moderno moderno tá modernidade e não modernismo Para quê Para não confundir com o modernismo galdini ano espanhol como foi que chamado né o Arthur louvor uma certa atletismo o ocorrido em países hispânicos é que de recuperação lá quase Pano Tá então sempre O legal é a gente entender modernizado como
é que se contextualiza o Brasil nesse cenário e eu vou eu quero que vocês e saibam que pede dois personagens que foram fundamentais para trazer a modernidade para o Brasil tá que forno dois arquitetos o seu Costa e o Gregório vai achar Tá pode passar agora antes de eu falar deles eu vou dar uma geral aqui conversar contar para vocês um pouco desse cenário porque importante que a gente contextualize historicamente o que que estava ocorrendo no Brasil tá porque a modernidade do Brasil tá não foi uma casa como foi na Europa o que né Europa
foi uma né é cidade a modernidade uma necessidade de ser racional uma necessidade de ser e a lista porque o conta que é que que eu destruindo cidades que tinha que ser construir casas é difícil no Brasil não foi nada disso tá no Brasil foi uma moda foi um estilo a mais certo não foi uma arquitetura moderna brasileira não teve o papel social que teve arquitetura moderna europeia Tá certo e que nos Estados Unidos é tão pé não foi o mesmo motivo gerador né da Europa lá também foi o que foi um estilo de vida
que a gente viu de famílias dominantes de classes altas que queriam mostrar o mundo uma nova forma de viver demorar bom então importante a gente tem isso na cabeça tá certo no Brasil quando a gente paga e modernidade o que que tinha acontecido em 1922 tá E quanto e quanto tava barrar os lá nos anos 20 e quanto tava Le Corbusier com as calças brancas no Brasil a semana de arte moderna em 1922 ocorrida em São Paulo tá certo e liderada por um grupo de intelectuais é pintores artistas né o pastilha do Amaral Anita Malfatti
e Oswald de Andrade Mário de Andrade tá esses artistas fazem um pacto não é like gostam muito não eram aqui em São Paulo mas faziam parte da Sérvia e eles fizeram bom contatos por um banqueiro né eu trago um grande empresário que estava por trás denunciando esse esse movimento e esse pessoal que fazia parte desta semana de arte moderna vivia naquela época que era mais difícil viajando fazendo curso na Europa passando Temporada então é um pessoas de uma camada social alta brasileira que estavam acostumados aos cafés parisienses a vida parisiense e que quer trazer isso
para cá porque eles achavam que o Brasil ainda é um país to pink com a gente diz certo um país Tupiniquim é ainda Tropical é jornalista e tinha no Brasil um esforço muito forte isso inclusive em Pernambuco uma a gente vai ver tá certo o Brasil nos anos 20 Era um país do atletismo não era É verdade europag do ecletismo Era um país do discurso regionalista é o de Gilberto Freyre tava frente o de nacionalidade Húngara cultura regional é tudo isso para um debate sério então o cenário vocês estão vendo que era outro completamente diferente
a nossa realidade brasileira era outra e esse pescoço na contemporânea idade naquela é de trás EA modernidade do Brasil foi desse grupo desse grupo certo e intelectual que faz um movimento que você lembra a Semana de Arte Moderna de 22 que vocês estudaram né é história e literatura que orquestrada por esse grupo fase uma exposição em São Paulo faz um manifesto e só uma o que apresentou a obra e minha obra nem moderna não era era uma obra Marajoara é o estilo Marajoara certo então a semana de arte moderna foi uma uma Startup deve entrar
para começar uma discussão em 1922 só que 1923 chega no Brasil no bolso o Russo descendente de judeu vai achar em São Paulo e tem uma briguinha que ele é relacional que começou o primeiro a modernidade no Brasil São Paulo ou Rio e durante anos todo mundo dizia que tinha começado no Rio pela Escola carioca mas quando a gente vai para datação e ver quem fez primeiro Tem movimento o primeiro e a gente tem que admitir que começou em São Paulo mas isso mesmo Gene Demorou décadas essa essa afirmação de dizer que foi em São
Paulo década para cá quando alguns estudiosos com o professor José Lira da USP né que o Pernambucano que dá aula aqui em São Paulo ele fez um livro muito legal sobre o Gregório da chaski e ele não pesquisador sobre o achaste e tem batalhado mostrado né lá nos ver que começou realmente São Paulo como a gente fazer vocês verem as datas mas que achasse que ele tinha relações profissionais de amizade com o seu Costa e o seu Costa anos depois convido e conduzir para ir lá no Rio e aí sim começa a modernidade carioca mas
nos anos E aí a blusa gente tá certo então é importante a gente vê essa questão da adaptação do recorte temporal e hashasky em São Paulo e de não se Costa no rio da chave esqui ou o preco sou da escola Paulista e não se encoste uma preco.so da escola carioca vocês vão ver que eu vou falar sempre no Brasil de escolas porque isso é o debate dentro do Brasil debate feito pelo do como que eu sempre falo aqui que é documentação e Conservação do movimento o pé igual eu faço o barco como pesquisadora muitos
anos certo e muitos colegas vive estudando isso vivem escrevem sobre isso enfim são de batizar bem assim que eu quero que vocês em qual colhe precisar é todo mundo sabe tá E também quando a gente fala de Gregório da chave O Pioneiro o seu gosta né tem que ir tem uma importância fundamental Porque como a gente vai ver ele a base teórica do termo moderno no Brasil e fazer arquitetura moderna brasileira Sem dúvida foi Lúcio Costa que escreveu que começou a projetar que Deus passam porque ele era uma pessoa muito generosa certo mas ele vai
ficar atrás de todas as discussão o nosso paradigma o nosso o nosso modelo ou Z tá a gente já tem conversado também que mesmo com impor cansa e mesmo pegou né nos Estados Unidos Jacó ligar então aquele pessoal tá organicista ou funcionar isto no Brasil mesmo o que imperava era Lico oclusivo lá ele era dormir referência ele me abalar em toda teoria da bolsa toda teoria da Bauhaus era seguida por esses modernos brasileiros e também é importante a gente frisar que teve referências nacionais tá que foram projetadas naqueles tempos e ele e as referências elas
viraram símbolos do que era modernidade no Brasil que são essas obras que eu vou citar aqui a primeira o é difícil de um mês que é Ministério da Educação e saúde tá que foi projetado entre os anos de 1937 a1943 um projeto bem polêmico que eu vou falar porque os a é de autoria do é como se a é de autoria dos brasileiros a foi foi minha mãe foi o seu rosto e a gente vai conversar sobre isso explicar e era uma referência não só no Brasil mas no mundo porque se vocês verem adaptação dele
ele já está justamente no período da Segunda Guerra Mundial e quanto é o o edifício simbólico moderno de linguagem moderna único sempre construído naquele período e dentro de todos os princípios de vão gravidade certo e quando a Europa estava sendo bombardeada e quanto os arquitetos não se instalando nos Estados Unidos no Brasil que tá sem guerra que tava né só mandando salgado aqui a coisa continuava a andar tá E esse prédio foi assim um símbolo Mundial depois e a referência que afirmam só a referência Demian Maia gente minha mãe foi um vídeo e a polícia
Niemeyer o que Ele viveu cento e cinco anos certo e a gente vai ter uma aula a próxima aula vai ser sobre ele e moderno ele é mais ele ele sem dúvida pode ser considerado o nosso Le Corbusier brasileiro e o minha Maia ele não é respeitado apenas no Brasil ele é referenciado no mundo inteiro ele rompeu né ah ah os princípios modernos ortogonais introduzindo a curva e trouxe na a linha sinuosa e sim o significado por muitos mas mesmo assim ele levou adiante o que ele acreditava né E a sua genialidade desde estudante e
e e seus contatos que se é importante também a gente fez a foi fundamentais dessa base e quando a minha mãe projetou nos anos 40 Pampulha é um grande conjunto urbanístico na em Belo Horizonte o posto de casa do JK de clube de cassino da casa do baile todo aquele conjunto A publicização dessas obras todo mundo começo pop cinema certo mais ainda tá tudo que minha mãe fazia era copiar e se vocês verem a Revistas arquitetura do iab do Rio EA croco do diabetes São Paulo que são do imprevisto maravilhosas aqueles anos tá vocês vão
ver todos os projetos aí desenhados um perspectivas com plantas essas revistas Elas mostram essa importância dessas obras que eram consultados por todos os profissionais e fazer uma corretora no Brasil tá e depois claro a obra de Brasília Quando o Brasil é inaugurada em 1959 quase na década de 60 aí as coisas estão aí não tem um retorno porque Brasília não é mais ou um aqui fantástica Olé do Neymar o Portinari o monte de artistas arquitetos projetou uma cidade tanto piloto de uma cidade bom né e dos principais edifícios da gente vai ver que Brasília se
tornou uma referência sobre no mundo fazendo com que seja uma das poucas cidades tombadas né como património moderno pela Unesco patrimônio Mundial certo somente Brasília estou ligar né tem essa característica de modernidade Então vamos lá após essa introdução a contextualizar Tá pode passar eu vou começar a falar um pouco de Gregory da chave tá certo que sem dúvida ele foi o que a gente vai achar nasceu uma cidade é chamada hobbies é atualmente o crânio mas antigamente era a Rússia Depois teve a divisão né então hoje é a gente conhece o 10 tá na cama
meu pai já o que tá e nasceu no final do século 19896 foi para Roma tá estudou em Roma também e ele teve toda sua formação como arquiteto moderno certo ele ele as bases da igreja da arquitetura de cachaça é um bar House ano certo e mesmo porque ele ele corre estuda lá na Itália e Roma a Itália também são muito forte nessa questão da modernidade Então esse passear e toda teoria da bohouse e é com pose e dos princípios que a gente já estou aqui durante todo esse período tá ele ele pensava tal qual
lhe coube o que a a máquina de morar na casa né É poderia ser construído em série e poderia ser adotada nessa nova era que a gente vivia do século 20 devia né no século passado certo mas ele ele foge nem aí sai em busca de uma vida melhor e vai para o vem para o Brasil em 1923 na época ele tinha 27 anos de idade tá ele chega em São Paulo e era descendente de judeu ele já tá vindo que o clima não estava ruim na Europa os Deus é como o nosso fez tudo
bem sem lembra né então ele já vendo que a coisa o nacionalismo aquele discurso de direita de ódio já estava esperando então ele já busca os novos horizontes vim para o Brasil quero um país neutro não tinha mais depositam assim arraigada tá quando chega no Brasil pode passar e ele conhece Tá certo a sua futura esposa Nina cabe que era filha de um empresário muito rico Paulista que tinha uma irmã tá que era casada Jenny Klabin com pintou moderno Lasar Segall que você já deve ter ouvido falar o Lasar Segall em 22 tinha montado a
Semana de Arte Moderna de 22 e então apresentou o ciclo de amizade né de baixar aqui acabou cedo Lasar Segall Marília Andrade Tarsila do Amaral e na bobardí toda nata intelectual Patrício é uma curiosidade é que eu achava além de arquiteto Ele amava fotografia e o hobby dele era sensual certo e ele e ele tem contato com essa Elite cultural e econômica Paulista Tá certo e imbuído daquela vontade de fazer modernidade ele projeto Tá certo uma casa ele morar Tá certo com os princípios modernos só que São Paulo nessa época o que dominava na cidade
o que domina era o atletismo era a cultura do café as mansões é já Avenida Paulista tipo A Casa das Rosas e dos casarões os jardins com buracos o estilo bolo de noiva 1 Oi e a Prefeitura de São Paulo só aprovado o projeto se tivesse critérios éticos ornamentos e decorações e uma chance era completamente Contra isso tá vocês podem entrar nesse site que eu coloquei aqui do São ocupações culturais que o Itaú leva os seus passos e tal cultural faz que vocês vão acender ter acesso a uma exposição que teve dele o ano passado
promovida pelo Itaú Cultural e lá tem muito material certo sobre sobre ele pode passar então ele ele projeta essa primeira obra Em 1927 quatro anos depois que ele chegou em São Paulo tá ele projeta essa casa e Fazendo de Conta para a prefeitura que essa casa a bateria uma fachada ou nada tudo mais só que ele né Na tentativa de fazer fazer uma casa moderna com as dificuldades de aprovação de materiais consulte que não tinha nada disso o time industrializações em São Paulo tudo ainda era artesanal que que acontece é uma tentativa ele não consegue
realmente fazer uma obra moderna dentro dos princípios como ele gostaria mas vocês podem notar que o roubo já é puro já é lindo mas foi uma forçação de barra da parte dele tá vamos ver material sobre essa casa pode passar e a planta esse gente ainda é uma planta muito compacta né é uma planta eclética se vocês compararem com a planta de Chalé cresce Ela é bem bem compartimentada ela não tem cortar Livre era um triste ela não tem nada não é só uma aspiração a ser moduladas e racional e a ser mais cubista né
Limpo tá ela seria como ela poderia ser considerada dentro que a gente estudado o pronto moderno né um Decor bom né meio forçado porque na verdade ele queria ser cubista mas meu Barbosa Iana mas ele ficou realmente e ele assume isso depois Tá certo essa casa da Rose nesta Cruz fica no bairro da Vila Mariana aqui em São Paulo em Guarulhos que hoje eu tenha de metrô tem tudo a certo e foi feita no terreno grande Tá e que depois ele impura pode passar e a esposa dele era pianista e também gostava muito de jardinagem
não é que ela ela não é paisagista de Formação mas ela gostava de paisagismo então a mina Klabin por uma das primeiras mulheres a fazer um Paisagismo auto de data né ela fez viu jeito que gosta de pagar mesmo ela fez por conta própria e ela já também tinha conhecia também bom é né O que é isso pessoal tava tudo descarregado e ela tenta usar espécie nesse projeto como vocês estão vendo na nas imagens é cactáceas e bromeliáceas usar uma umas plantas mais tropicais né do do aqui no Brasil tá então eles procuram fazem uma
parceria minha do projeto o Paisagismo tá na para que essa casa seja uma referência e ser Moderno agora com toda essa tentativa de volume puro janelas com caixilhos como vocês estão vendo né todos os críticos dizem que realmente foi um exercício em busca dessa modernidade mas que não alcança né aquela mulher ligar que já estava sendo feita por aqui tá certo pode passar bom então algumas outras imagens que vocês estão vindo o carrinho era muito grande veja só 13 mil metros quadrados né pertencia à família do pai da esposa dele a a família Klabin tá
tentava seguir esses critérios de modernidade mas infelizmente a gente não pode dizer que alcançou o mobiliário foi o mobiliário moderno design de interiores dela que vocês vêm né luminária os nossos mais ricos é uma tentativa e comparado ao ecletismo que a gravidez avança Em 1927 pode passar um mas dois anos depois né em seguida eles eles têm uma né na intenção de fazer morrer e projeto segunda residência do casal tá E vai achar mesmo ele era muito a tua ele participar dos se anjos lembro desse antes Congresso Internacional de arquitetura moderna Ele sempre vai rolar
e abrir mão fácil do que queria do que ele acreditava então ele só que a gente nota que a modernidade de bochas que era uma modernidade mais curtida né e eu vejo uma influência muito forte da Itália Eu estudei um arquiteto no Pernambuco italiano Mario jogos que estudou em Roma também e atuar na Poli e arquitetura do mar impulso era muito parecida com a relaxar eu vou mostrar eu vou mostrar a escola do Recife cês vão ver tá então essa casa a gente vê tem uma casa eu te predomina mais cheios né Ela não é
uma casa tão transparente como as causas do norte-americano e tem aqueles grandes planos de vir Ok Isso já era pessoal adaptação à realidade brasileira e projetar porque ele já viram né porque ele já tava com quantos anos seis anos desde a via que a instalação era algo que as temperaturas mudar muito com isso aqui não dava para abrir tanto assim que esquentar Enfim então é arquitetura é um arquitetura mas é compacta mais fechada né Mas normalmente né pura o volume e fazer uma casa assim com esse Marquise muito legal né que vem a remada essa
janela de canto e fica pensa janelas tipo maximar essa Marquise da varanda esse acesso do Jardim é muito temporário mesmo mas se você pegar essa casa que hoje hoje o pessoal está projetando causas assim no nosso condomínio né e uma casa do final dos anos na essa casa ele consegue se realmente mais moderno a a planta é mais racional a as soluções são ele já são mais acertadas pode passar o jardim também foi da minha própria tá agora ele tinha ele notou dificuldades e na industrialização de materiais ele a luta o canteiro de obra tá
aí na casa para fazer esquadria para fazer tudo padronizar então Ele montou uma mini fábrica dentro da casa e quando ele inaugurado em casa eles fizeram a primeira exposição realmente uma perna no Brasil certo pode passar veja o que que o Jardim volta por favor o Jardim dela se ou seja nesse primeiro plano é todo compromiso né a palmeira yucca ali Lá No outro ano esse ano esse jogo de plano né Tem uma parte da topografia você deu uma riqueza parte com a casa nem vestiu o portão do portão com muro baixinho então revolução formal
no Brasil pode passar 1929 Oi e o interior como eu disse essa casa eles eles quiseram fazer como um espaço expositivo então em 1630 eles inaugura uma casa começar a dizer de novo e faz a primeira exposição como eu falei uma casa moderna tá então eles eles pegam móveis obras de arte tudo moderno tá E aí o pessoal inclusive diz né os críticos para Itaú Cultural que foi uma maior reunião de artistas e intelectuais ligado à modernidade brasileira e diz modernismo eu não gosto a modernidade brasileira desde a semana de 22 né olha esteja imagens
20 mil visitantes a casa e tinha pintura já Anita Malfatti Lasar Segall Tarsila do Amaral tudo na inauguração da casa uma casa Museu moderno o nariz móveis outros ângulos da casa seja na garagem com a laje né e vejam em torno casos ecléticas com telhados coloniais né com aquela lá do cima pode passar essa casa hoje ela ela é habitada Tá certo e por um parente deles né o descendente tá E e assim que começou a morar na casa nos anos 80 Então ela tá conservada pode passar Oi e ele projetou outras obras mas eu
Existe uma crítica que o trabalho dele não foi bem divulgado E é verdade eu procurei muitas obras dele Fiquei com muita vontade até de adquirir o livro do José Lima porque procurei mais projetos dele e não encontrei certo as duas referências que falam dele os olhos mais importante é a rua da casa a casa da Rua Santa Cruz EA rua da casa da etapa da força certo e essas casas popular tipo baixa renda né de linha que foram descaracterizadas Já jogaram telhado nele pode passar mas não tem planta não tem nada ele é uma merecia
mais estudo essa essa casa ele o fez em parceria essa daí com Lúcio Costa nos anos 30 o Rio de Janeiro certo e faz baseada nos estudos que não se eu posso estava fazendo de Le Corbusier com a gente vai ver pode passar tá bom depois a gente veio achar e as tentativas dele nos anos de fazer modernidade tu viu o personagem que todos nós arquitetos temos que reconhecer o valor O que é um suposto perto Lúcio Costa nasceu na França na cidade de tua tá em 1912 ele era filho de diplomata brasileiro o pai
dele fazendo Diplomata lá né Embaixador e e ele nasci lá mas ele era filho de brasileiros e volta o Brasil nos depois da e ele era uma pessoa no seu gosto muito introspectivo e e fechar os é mais uma pessoa de um coração enorme muito educado no meu corpo me intelecto Fala certo escrevia tá de arraiar é projetado tá E era um homem no patrimônio O que é o nome do patrimônio ele foi um dos criadores do antigo do atual iphan Instituto do patrimônio histórico e artístico nacional que na época se chamava spam e que
era ligado ao ministério da cultura que funcionava no prédio da educação e saúde ela vinculada ao Ministro Gustavo Capítulo ele era naquela época a maior parte desses até trabalhar com funcionários públicos vocês podem pensar que não mas Lúcio Costa era funcionário a minha mãe era funcionário público naquela época você ser funcionário público é assim alto padrão sério e o governo era no Rio de Janeiro você a capital né antes de ir para Brasília então Lúcio Costa e é muito bem relacionável e trabalhar no Ministério da Educação uma Secretaria de patrimônio histórico bom né artístico nacional
que era que criou esse o iphan ou então ele junto com outros intelectuais dimensão e vários outros certo eles visitam vários lugares do Brasil é bom a missões na interior de Minas o que antigamente o iphan preservada primeiro património antigo antiguidade 4 no Barroco o partido das casas de fazenda os passos dos Engenhos de Açúcar certo então Lúcio Costa saiba Viajando pelo Brasil certo é o outros inclusive com um desenhista que tá sempre presente o ótimo Rodrigues que adiantar o livro dele seus belíssimo certo então o curso Costa ele ele ele tinha essa essa visão
que arquitetou a respeitar o patrimônio tá então ele era um homem do patrimônio era um teórico escreveu e publicou várias obras que eu vou mostrar para vocês tá foi professor da escola nacional de Belas Artes a ele é e NBA que funcionava no Rio de Janeiro foi um grande articulador profissional ele era o que amizade com Le Corbusier com mesma berrou o Frank o Eduardo ele era nosso Diplomata da arquitetura do mundo ele fazia essa conta certo e também foi Oeste e o padrinho de Oscar Niemeyer foi ele que não sou a minha vai pode
passar a Ah e eu não vou ler isso aqui eu botei só para vocês terem noção de algumas obras importantes da carreira do Lúcio Costa eu negritei aqui há algumas obras que são bem conhecidas Tá certo como a Vila Operária de Monlevade em Minas Gerais que é de 1934 tá a a sede do Museu das Missões no Rio Grande do Sul e 37 o próprio em 36 que eu colei o ele fez parte da equipe do edifício do Ministério da Educação e saúde um mês que a gente vai ver onde trabalhou uma equipe de arquitetos
ele Jorge Moreira Carlos Riam certo me amarrar ecoboost diário E a consultoria do Le Corbusier tá ele é convidado anos depois para fazer em e o pavilhão do Brasil lá nos Estados Unidos de uma feira internacional Nova York e o projeto ganhou o prêmio e ele convida com Sócio né o ex-aluno dele a Oscar é mai que se torna um grande amigo dele da 44 ele faz um hotel lindo que é uma referência eu vou mostrar para você que o hotel do São Clemente em Nova Friburgo na Serra do Rio de Janeiro perto de Petrópolis
tá o parque Guinle em 48 né Faz o plano do de Brasília Plano Piloto que ganha o concurso que a gente vai ver também a gente vai falar muito de você gosta sempre que falar de Brasil porque realmente ele foi uma grande referência e ele foi um pai né mito intelectual essa criatura visita realmente a brasileira que vai se diferencia das demais pelas alterações pelas mudanças pelas adaptações que aqui que a arquitetura Paulo encher arquitetura carioca vão fazer daquele modelo europeu ou do modelo norte-americano está certo pode passar é como eu disse era intelectual então
ele escreveu artigo escreveu Livres tá então em 1939 e descreve razões a nossa vida tem um documento importantíssimo para você entender a base da modernidade brasileira Como era a visão de Lúcio Costa dez anos depois da primeira visita de Le Corbusier o Brasil da que eu vou falar já já sobre isso tá ele 45 considerações sobre ensino de arquitetura uma coisa que quer tá ruim com ele era impossível um ensinar a arquitetura nas escolas aquela é me seguir um modelo academia insista neoclássico e que ele tentou mudar e conseguiu Apesar Muita confusão tá ele escreveu
o arquiteto a sociedade contemporânea em 52 escreveu em 62 sobre arquitetura e95s último livro registro de uma em São Paulo Grand esse aí eu tenho inclusive nesse livro registro de uma vivência ele colocou muito desses arquivos aqui para dentro desse livro Então quem quiser encontrar esses outros arquivos pode ir até esse que em conta certo pode passar e quanto foi 1930 ele ele tava dando aula tá na escola nacional de Belas Artes e 1929 ele tinha ido a São Paulo houve uma palestra de Le Corbusier Le Corbusier tinha sido convidado pelo grupo da Semana de
Arte Moderna e também da chave tá para dar um ele tava na Argentina é que eu vou ler e o pessoal que São Paulo e que observem aqui quando ele está com agência fala sobre a nova aventura ecobag era muito simpático extrovertido né super Diplomata veio a sofá chegou em São Paulo Lúcio Costa Verde São Paulo assistiu a palestra dele com você ficou encantado com com a costura que é como usei os pensamentos e leva e esse conhecido para o Rio de Janeiro Rio de Janeiro 1630 aconteceu um problema e os professores e os diretores
da escola de arquitetura não gostar porque eles eles defendem o ensino tradicional academicismo certo e não aceitavam os preceitos da modernidade Então você gosta ele ele tem um atrito o direito do o diretor da Escola o que ele queria implantar essa modernidade no Rio de Janeiro na escola o belas noites Então antes parte mais importante É mas ele ele é demitido da escola por pensar diferente do direito quando ele é demitir os alunos façam uma greve e não vou mais para Universidade seu curso apoiando a saída que professor né rir dizendo que se o professor
não voltasse ele não iria é uma confusão Granada nisso o seu Costa ficou melancólico depressivo certo e se isolou ele não queria discutir E aí ele começa a projetar uma série de casas a seguir os princípios ele é como você e esses desenhos que vocês estão rindo né são croquis que você gosta fez na época divulgando divulgando não né projetando para ele caso de clientes imaginar que ele tava assim circunflexo não queria papo com ninguém tá esse ele maturando arquitetura que ele queria dele e que ele queria passar dos anos só que nessa época Como
eu disse para vocês o Brasil estava impregnado de um regionalismo do neocolonialista Então você gosta mesmo ele projetava sim antes então ele tava passou por um momento de transição psíquica e de formação acadêmica do do que ele credita ao certo pode passar e a gente só um minutinho que eu vou ligar aqui o aqui é meio quente Espera aí só um minuto oi oi pessoal quem tenta queijo bacon abafado bom então o que é que que acontece é ele passa esse tempo né é fazendo essa transição E aí depois ele acaba voltando para a universidade
por conta desse movimento que houve apoiando ele tá E ele acaba tendo mais o apoio de todos os alunos de outros professores de outros intelectuais de pessoas de São Paulo enfim que vem dar um apoio a Lúcio Costa e ele tá consegue através dos seus escritos das dos seus desenhos mostrar o que era isso e implanta na escola nacional de Belas Artes o ensino com princípios modernos baseado em quem na Bauhaus tá ele traz toda aquele pensamento não vai ter blocos ele ônibus para o Rio de Janeiro porque queria ficar com sono a modernidade no
Brasil do conta disso porque ele por primeira vez ele planta Rua sino nos anos 30 a modernidade a e começa a trabalhar projetos modernos seus alunos têm aluno dele nessa época os caminho certo Sérgio Bernardes Ah e quem tava no rio o Foguete quem também estava lá assinado os irmãos MM Roberto de vários moderno certo e isso começa a ser jogado para o Brasil e ele começa a pegar uns trabalhos tá também o Marquito e paralelamente trabalhando no iphan né e com a queda da na os contatos que ele tinha tá e um dos projetos
que são atenção na sua produção é essa casa a Hungria Machado tá onde a gente vê uma uma junção de princípios de modernidade em planta Ah tá certo em racionalização e dialogando com a forma de construir brasileiro a ver um misto da Apple primeira vez de arquitetura e tradição na modernidade ou modernidade chegou alunos Estados Unidos ou sentir Como foi no teto plano grandes panos de vidro não tinha nada disso né Lúcio Costa não ele espera aí e ele conhecia muito Brasil ele já já vão ele e ele respeitava muito a cultura brasileira aqueles telhados
esses feriados não são à toa é com esse pé direito com essas telhas cerâmicas só pega o calor do clima Beira Alta a chuvas patologias que podem ter então ele faz uma planta Tá certo modulada racional setorizada o dos princípios que a gente sabe que hoje você já sabe que é que eu não vou ficar repetindo mas joga uma cobertura sobre ela tradicional o canal isso Águas da série inspirada né nos telhados das casas gente pode passar detalhados Morais E ele disse isso nos textos daí ele diz e é legal Silvia vocês puderem ler como
eu leio sempre porque eu sempre estou citando uma suposta né é o que ele dizia que para ser moderno não tem que copiar os padrões universais a gente tem que tirar extrair os critérios que a gente pode adotar Tá mas adaptando a nossa realidade Tropical quando ele via esses casos de Engenho essas esses grandes telhados ele tem que trazer isso placa captura moderna pode passar o outro elemento que ele traz que é fantástico são demonstrar apis né O que são os árabes ó esse centralizados de madeira que foi muito usado no Brasil colonial que veio
dos árabes né une fazer essa Colmeia então Lúcio Costa ele pega o telhado brasileiro ele pega o fechamento as pernas brasileiros tratar persianas venezianas muxarabis e começa a introduzir na arquitetura moderna da gente pode passar Oi e aí O resultado é uma obra-prima da arquitetura moderna carioca e brasileira que foi o hotel né do Parque Hotel São Clemente em Nova Friburgo no Rio de Janeiro em 1944 tá um ele usa uma planta toda modulada Tá certo Racional com estrutura Independência só que sabe o que ele faz no lugar no lugar de usar Pilares de concreto
ele usa Pilares de madeira ele usa fechamento do lugar de ser de vidro e muxarabis e venezianos ele faz ele faz um volume no lugar de servir Tatibana o platibanda a comer a telha cerâmica essa obra gente teve uma repercussão incrível no mundo todo e começou a mostrar o todo como podia ser moderno nos trópicos né usando esses critérios projetuais mais sem esquecer a a realidade climática é Industrial que acha que eu tinha industrial até hoje a gente não tem algumas regiões até hoje né com cidades que algumas concentra outras não pode passar e só
que fica uma região serrana acerta o hotel pequeno né um hotel que a gente chama hoje até o book naquela época não tinha esse conceito tá é usa o tectônica tá certo ah ah o sistema estrutural em madeira em Pilares e vigas os fechamentos das paredes os pés a pedra Pedra da região ou Esquadrias a em com venezianas janelas guilhotina e os corrimãos os peitoris e madeira estrela Estrada inspirada naquele muxarabis que eu mostrei para vocês pode passar ele é leva a casa né ah o hotel edificação do sol faz um escada Bem limpa tá
de acesso o detalhe do corre mão bem Lico e os brises no lugar dele usar completo como o seu recompose er E como vão usar os outros brasileiros que viram ele faz um grito também um tábuas de madeira bom então ele mostra que o mundo que você pode ser moderno sem necessariamente usar completo se usar Lages metálicas Steel deck ou o sistema Steel frame como usava né une esses você pode ser o moderno Tupiniquim o moderno brasileiro Tá pode passar Oi e esse hotel foi uma referência essa outra roupa que eu trago que é a
casa de Veraneio do Barão de saavedra na região de Petrópolis Petrópolis né Nós chegou fica no entorno do Rio de Janeiro são cidades na serra carioca né é frias tem uma temperatura mais baixa tá e as pessoas usavam muito naquela época como um lugar de férias foto não ele faz essa casa também mostrando essa adaptação na linguagem moderna qual é o grande lance é isso adaptar arquitetura moderna aos certo usando um materialidade sistemas construtivos nossos e nativos acerto os materiais que tinham ali na arquitetura vernácula tá ele faz esse mix de Só uma né a
uma planta modulada uma materialidade e alto Isso é que é inovador sucesso nessa casa vocês podem ver que é uma casa sou pior triste tá aqui ele já usou Pilares de concreto mas olha esse as pestanas que ele cria com essa madeira né E criando esses brises querendo sombra dessa varanda joga essa balaustrada esse corre mão e e uns árabe e olha o lance da escada única livro da série com pedra tá fazendo esse jogo pode passar E aí são as plantas EA documentação dessa casa essa casa é muito estudada dá certo pelo pessoal aqui
do sudeste é uma casa é muito explorada Por que é uma casa que se tornou uma referência inclusive para nós nordestinos a escola do Recife tá mas tem muita influência da escatologia e o seu corre perigo para vocês que Minha tese de doutorado que eu fiz em 2002/2006 lá na embaixo caindo eu estudei a implantação da Escola do Recife e as origens da Escola do Recife EA Rosa origem da Escola do Recife mesmo para escola carioca Tá certo principalmente o que diziam se costas e a gente vai ser muito isso no leitor Maia tá no
Bolshoi no Delphi em vários arquitetos pernambucanos né O que atuaram não só em Pernambuco como na Paraíba em todo o Nordeste no Ceará Rio Grande do Norte que lá tá certo pode passar e o que ele começou a fazer isso tá certo ninguém fazia isso antes do mundo ninguém fez nem aí com você e conduzir quando vi as coisas feitas aqui no Brasil e ficava Encantado ele ficava de imposto vamos ver com você se apaixonou pelo Brasil o Brasil por ele e ele com você vai vir três vezes aqui para ficar vendo essas coisas esfriando
porque desse Nossa quer dizer que tudo que eu dizia pode ser traduzido para essa forma né eu você pode fazer uma arquitetura moderna usando madeira Pintadinha de branco as Esquadrias são tão plásticas são Adriano mesmo mas são de madeira com veneziana certo não são metálicas não são em aço tá você pode usar um piso e tablado de madeira notícias industrializado pode passar Oi e aí ele faz né também esse conjunto que eu acho uma casca que é o do Parque dele no Rio de Janeiro ele tinha recebido a encomenda para fazer um condomínio de alto
padrão 16 blocos tá e seis blocos modernos aí 48 ele já tinha assim vocês vão ver quando a gente dá a minha mãe ele já já tinha sido feito Pampulha já tinha assim a modernidade já tava bem consolidada no Brasil já tinha ocorrido o movimento do Recife que é muito importante os anos 30 e que influenciou muito nisso posta aqui no parquinho sempre gosto de dizer isso é importante a gente reconhecer que o parque gay tá a influência de Luiz Nunes e é muito forte nesse projeto porque ele já tinha feito a caixa d'água de
Olinda já tinha usado com a vovó tá e o suporte vai a trabalhar com essa equipe no Rio de Janeiro com os muito não mas cor arquitetos e trabalhar em Recife como Fernandes Arthur milho como bullemax tá que tinha passado por lá para o Recife nos anos trinta e quarenta e oito vou trabalhar com Lúcio Costa aqui nesse projeto é sempre importante a gente tá fazendo olhando essa datação entende para a gente ver quem viu esse eu quem pode passar Oi e aí o parte dele né esse esse projeto sobre pilotis modular estrutura sistemática a
parede com a força muito grande estrutural amostra tá e o mais interessante esse projeto que eu acho Fantástico foi o jogo que Lúcio Costa fez o esse esses panos né e plano de cobogós ele usa cobogós cerâmicos com diferentes desenhos criando malhas tipo muxarabis vazando molduras para crianças segunda pele tatoo os apartamentos e principalmente para as áreas de serviços esse apartamento procurem pode passar e essa essa solução gente virou uma febre o Brasil eu digo para vocês que todos os edifícios que eu estudei em Recife nos anos 50 de bossoi de Deus todos usaram essa
solução todos isso foi copiado no seu bosta na ilha certo porque foi uma coisa que deu certo então virou modismo Nacional tá o parque e com essas horizonte pode passar Oi e ele ele faz um jogo né nas Torres de escada ele usava o grade de ferro com vidro jateado e trabalhando cobogós com brises verticais e horizontais tudo de acordo com a ação climática para quem gosta da área de conforto estudar os modernos e as soluções climáticas no Brasil é muito legal a gente tem tanta escola Carioca como as formas do Recife são muito fortes
nessa questão de conforto é da arquitetura buscando o clima melhor nos é difícil pode passar é de Tais dessa criatura desse conjunto só foram construídos Três blocos certo eu tive a oportunidade de visitar essa obra ela tá muito bem preservado Quem mora aí não vem me não aluga é me torno cheio de árvore com lago certo é um ar a belíssima tá e muito perto do centro né de São Paulo Então cara foi crescendo crescendo e antes era longe hoje uma área é Centralizado né no bairro de Laranjeiras pode passar é mais um empreendimento acabou
só fazendo três torrista Tá certo e foram feitas boca pouco eles não foram mesma na mesma época tá mais todas seguindo esse tipo de solução que chama atenção a vocês né dessa estrutura dessas peças e desse jogo isso eu acho legal e isso como eu disse para vocês ficou incorporado no cenário nacional e até hoje meu gente até hoje você tem escritórios sentidos então Acho que segundo com o que ficou tipo aí são EA que fazer ficar aturando o Brasil pode passar sim pode passar é a vista dentro desde Fora as transparências né as permeabilidades
que essa solução traz emoldura a paisagem isso empregavam utilizou sem livro né É que eu usei e com você dizia isso lembra daqueles princípios pode passar O que é conclusivo ficou Encantado e E aí ele é com você e apaixonado pelo Brasil pela cultura brasileira certo pelos brasileiros pelas brasileiras porque ele conduzia era danado ler algo ele sempre digo para os alunos do que tinha de Lúcio Costa de introvertido do que tinha minhas de circunspectos tinham Le Corbusier extrovertido de boa gente e ele não ele ele ficou ele dor de viajar né poder ele veio
uma vez de ser feliz outra vez devem na fio e cada vez que ele vir ele tinha às vezes hoje né desenhava tudo nos seus caderninhos que ele fez vários livros de viagem e um deles sobre o Brasil é preciso Um certo esse livro Oi e aí tá ele ainda editar para pode-se adquirir Eu já vi um livro em biblioteca viu os desenhos dele e é fantástico ver com o governo tem três vezes no Brasil a primeira vez em 1929 Tá certo quando ele vem a convite do grupo Paulista que o Paulo Prado tava lá
na Argentina fazendo a caixa de a casa do Dr conseguir certo biomédico e e venha convite participar de uma palestra Lúcio Costa conhece ele lá me convida anos depois para vir para aí ao Rio de Janeiro muito tempo depois você não 1943 porque ele é objeto também não homem muito ocupado e escritor fazer processo e naquela época não eram Face e mais a a cabeça primeiro esse primeiro contato de um suposto o leitor buseat cultura brasileira muda a partir de novo mas a gente há de convir que me mostra 17929 achasse que estava fazendo São
Paulo as duas casas e baixaste era amigo e é com você e apresentou-lhe combuzier você gosta então essa relação importante a gente saber certo e com pose e ele ele vai voltar em 1943 pode passar o Rio de Janeiro em 1967 Brasília Quando o Brasil já estava inaugurado é um pouco antes da sua morte certo e ele ficou ele ele ficou muito triste e sim o que ele queria ter projetado Brasil Ele disse que a grande frustração da vida dele foi no ter feito Brasília mas que ele ficava feliz porque ele tinha ver só ele
tinha ele era cobli.co objetivo ele ficava feliz porque ele tinha orientado a minha Maia sei que ele é porque o Minha mae quando na segunda visita bem ao Rio de Janeiro e ela era estudante tá e Lúcio Costa era professor e eles tinham feito o concurso para fazer o prédio e as Crianças um prédio moderno na sede do Ministério da Educação e saúde Lúcio Costa que ia falar com o ministro Gustavo Capanema e tinha Vamos fazer um concurso para a gente fazer um só o projeto o concurso Mas quem ganhou foi o tédio eo concorrente
mod Quem ganhou um prédio Aí você gosta de rosto o pessoal não gosto de ser vamos fazendo dar um jeito aqui que isso aqui não tá legal Vamos inventar aqui uma coisa para trazer Le Corbusier E aí chamar através de um jovem orelha muito bom também moderno uma escola carioca que projetou a UFRJ no projeto ruim aí eu disse é bom me chamar para ir dar uma consultoria na universidade e quando ele ficou da Consultoria lá o plano diretor da Universidade não sei o que a gente na verdade está chamando ele para dar o primeiro
risco aqui estranho aí eu fui oficialmente ele com você vem para fazer Cidade Universitária e não mexe só que a intenção era um mês aí é esse o meu terreno Deus primeiro que deu primeiro com tá pé somou équipe 16 profissionais dentre eles minha Maia estagiar Mas quem ficou acompanhando a obra foi me amar estagiar certo porque mulher Maia erabo sempre foi e quando você gosta viu né mas rapaz se alimentar e pegou minha mãe e não soltou mais e quando ia receber uma encomenda para fazer um projeto na lista Minha mãe vamos a receber
o para fazer o pavilhão de Brasil não será um então ele ficou ele fez uma relação de amizade com Niemeyer é uma parceria que anos depois a gente disse que teve influência na escolha do Plano Piloto de Lucio Costa em você e é porque tinha outras propostas Mas quem ganhou foi o peça errada numa caixa cúbica sem nenhum estudo urbanismo só uns por aqui então tipo né Tem gente que estuda exaustivamente a questão eu tô falando Neve mas como um comentário mais que estudos mais profundos quem quiser puramente entrar nessa praia e saber mas eu
sei que Le Corbusier durante um mês que ele passa no Rio de Janeiro ele se encanta com a cultura brasileira com samba com as mulatas nego morro ele ia de manhã ele ficava na praia ele adorava nadar tanto que ele morreu na Bando lá na França ele teve um piripaque Porque toda manhã ele na dava certo ele tinha esse Ritual e de tarde ele trabalhava o lugar de tarde sim ele a pulso não vou ele era boy e aí achava muito bonitas lá há quem diga que ele teve um caso porque ela bailarina Josefina dengue
e louco raça bem bonito certo e ele né esses esboços ele desenhava paisagens o rio se encantou com as coisas nos morros cariocas da Baía da Guanabara não ficou encantado com a materialidade conosco alegria do Brasil e incorporar muitos igual quando ele viajou pelo Mediterrâneo E aí trouxe aquela cultura um terraço-jardim tudo quando ele chegou aquele calor o granito das e começou a dizer que os arquitetos do Brasil usa esse granito vamos trazer a arte e se ele passou um mês 31 e é mai todo dia estava com ele de olho e a riscando acompanhando
e essa amizade toda ficou né pode passado Oi e ele vai vai fazer alguns estudos que na verdade como eu falei para vocês não é no chão mas ele fez do câmpus né da UFRJ Só que os projetos ver do cozinheiro é muitos outros eu acho que os projetos Le Corbusier nem para o século 21 do Brasil vai ser daqui assim porque ele pensava é é trilho é tudo aéreo a unidade de residenciais ainda livrando a Cidade do Sol primeiro quase muito futurista muito caros para realidade financeira né social socioeconômica do Brasil mas sim senhora
legal porque ele trazia as discussões a carta de Atenas os debates na modulação tudo aquilo que nós 20 e ele passou isso direto e as convivência pessoal da escola do rio foi fundamental nessa segunda visita pode passar ó e esses todos que vocês estão vendo o Yasmin era para fazer uma via entre os morros cariocas ligando todos os mouros com uma pista deixando são livre só para vegetação arrumar e via em cima dos pagamentos né de respiro e residências então para Cidade vertical aérea e tem que fazer um negócio desse alguma coisa assim né eu
fico pensando nesse projeto do monotrilho que tem aqui em São Paulo que tá parado faz anos que era conhecer na minha gente Brasília É sério porque o monotrilho é a proposta dele é essa é jogar né desde Guarulhos até os metrôs tá já tem de Guarulhos para uma estação mas era para jogar com as outras situações nunca acaba tá aqui na camada aí o Pou Oi bom dia certo mas é todos a minha cabeça ver como já sabe o que é isso naquela é certo e aí os esboços né presentes na publicação precisão que ele
fez sobre essa viagem ao Brasil Olha gente nos arquivos aqui do Rio de Janeiro da UFRJ tem muito material quem futuramente quiser fazer mestrado doutorado são arquivos como da USP e da UFRJ que tem um murro que o material documental e também eu soube que no arquivo do próprio iphan no Rio de Janeiro e outro de Brasília tem muito material então são pistas Inclusive tem alguns que estão online para os ministros estão fazendo pesquisa pode acessar esses o site e tá através de e-mail tal pedir o que pode conseguir mais mais informação ou resolução do
que é difícil você encontrar tem livro com dois broan esses croquis certo eu sempre procurou para ver se eu atualizo mas não consegui esse esses estudos é que vocês estão vendo do lado direito porém estudos que Le Corbusier fez buscando o terreno buscando o partido né como a gente chama aí projeto a forma adequada para gente lá são iluminação tá do mês ele fez vários estudos inclusive gente tem teses sobre isso né do estudo desses esboços dessa desse e e também a discussão da autoria E durante décadas ao que eu já te vi lá com
você não não é aquele que eu dizer o pessoal do Brasil mas é de que aquela coisa vocês acham o meu difícil quando o trabalho em conjunto Sabe às vezes você fizer eu trabalhei aqui a gente sabe que teve a influência forma de conduzir e o partido foi dele né esse último desenho que vocês estão vendo aqui embaixo a direita nessa essa empena cega esse volume se Monobloco nessa articulação do pilotis o piloto digitar direito duplo de um lado no auditório trapezoidal do outro lado o volume por isso é um risco não tem como dizer
que não é que a gente viu de habitação nos outros projetos e vamos ver agora quem acompanhou a obra quem deu a materialidade quem deu de pagamento e brasileira certo agora agente negar o risco né Eu acho que isso sabe pode passar e o que é isso se tornou o receituário toda a cidade queria ter um maizinho porque eu não tenho mais grande 10 Ministério da Educação em saúde eu vou ficar chamando mais certo porque esse prédio gente Vocês que são de tatuar vocês que trabalham bem legal esse exemplo aqui é o mais importante quem
quiser saber o que é arquitetura moderna brasileira Studio mês não tem esse jeito chegar para a senhora como é que eu entendo que a modernidade para minha pesquisa Geise ver um mês ver a planta do mês é modulada é livre respeito à estrutura estrutura independente o princípio de modernizar as pernas de um lado crise e outro vidro e as outras e penas cega receituário caixa retangular Cega cega e eu uso de que já tem isso é de quem você é isso aqui vocês estão vendo esse corte nesse pote de baixo você tem a torre lembro
de foi eu expliquei pra vocês é difícil com mais uns quatro minutos intercalado do pilote Esse perto do desse volume que corta ela tá aqui vai vir então você sobe aqui Gente esse prédio é lindo vocês podem visitar hoje é a sede da Funarte essa do iphan no rio certo pode ter um documento aqui nos anos atrás prédio é todo preservado é lindo esse treco eu tenho muitas fotos Esse é difícil tá é eu não sei se eu vou ter oportunidade lados seguindo e passar porque eu estou muito material sobre mudança no Brasil que é
o que eu estou a vida toda tá certo mas eu até falei com os dois que futuramente a gente pode fazer um curso tá e eu passar o mas não teria para vocês sobre o modelo brasileiro que eu tenho muita muita muita coisa certo e esse impressos em Cuba é uma referência depois que quiser tá eu posso passar essa até Parte dessas imagens mas a planta escada helicoidal mentalizo tudo isso que eu falei Jardim vamos ver e tudo baseado no casco de pode passar o Jardim São do Google Maps tá vocês tão vendo esse Croc
aqui em cima tá certo é feito pelo Le Corbusier tá com essa empenas pega que eu falei uma fachada que pega só toda de brise-brise não somente horizontal tem o controle climático as formas de teatro trapezoidal que são introduzidos no Brasil que vira também na febre pode passar e essa definição do partido que foi totalmente e aqui algumas imagens do Leste que vocês estão vendo né Toda essa essa em pena é para uma árvore do Rio de Janeiro esses princípios em concreto ou altamente preservados certo o pé-direito duplo do pilotis que é belíssimo e os
terraços jardins o prédio é todo cheio de obras de arte painéis de boulemar de Portinari tá é assim eu esse é difícil acesso Tem que visitar e quem tiver oportunidade e futuramente ao Rio de Janeiro ele fica no coração ali do Rio de Janeiro naquele centro do Rio se você será o Credo mas ninguém sabe onde é agora se você quiser passar na fumaça fica perto do prédio usam do Biblioteca Nacional que é eclético na Avenida Rio e é uma transação bem no centro do Rio tá pode passar e os jardins estão preservados é o
enterro dele é tem algumas obras modernas outras ecléticas pode passar e esse em cima vocês estão vendo essas curvas lembro da unidade de habitação e Marcele lembram da vilas caso a esse a cobertura não é essa essas coisas curvas esses volumes curros que Le Corbusier usava os bichos pode passar e os detalhes do pavimento térreo a recepção do prédio as colunas são majestosas os protistas são de concreto crédito do concreto aqui usou concreto pesado e mostrou que o mundo e Quantos Estados Unidos estava fazendo com Steel frame Luiz né porque ele estava lá parada e
o Brasil Ok então aqui foi o apogeu da tecnologia do concreto armado e tem muita propaganda nas revistas né e falando do Congresso Brasileiro de não sei o que esse estrutura lá do cimento brasileiro partilhando tudo aqui tá então só que o único algo se tinha aconselhado a usar essas pedras coloridas tá eu aqui na próxima não dá vontade de passar as fotos dele oi pra vocês verem direitinho esses painéis aqui são em em branco e azul o Portinari pode passar e é lindíssimo agora ele é prima a tia gostoso olha Chicago certo as grandes
e os grandes panos de vidro ele é realmente mais gostoso eu fico feliz porque conserva muito cansada pode passar a e essa de dancini É sério de uma série de coisas certo aqui eu coloquei virgem o que muitos alunos depois que passa no portal ilha de si mesmo dia que tava me pedindo ele tá fazendo uma Extra bibliografia sobre arquitetura moderna brasileira tá certo esses altos que o selecionei aqui tá Lúcio Costa na Cavalcante Luan o este André o olho e tem os bem de Lago ele tem outras bibliografias É sim só esse Lucas eu
tenho outro eu acho que ele não de Neymar cabo que eu acho que tem mais um tempo todos a seguir fiz aqui que eu coloquei revista projeto essa número 102 o líder dos água certo o Alberto Xavier esses clássicos que inclusive eu aconselho Geiciane está estudando modernidade tem que ler o Sangalo e Brian no mínimo para saber o que é arquitetura moderna brasileira porque esses são as bíblias e modernidade um da Vivo e a água ficar voltando certo eu hoje vou ficar por aqui com você para não ficar coisa né que eu já 1:20 falando
para você e na próxima aula eu eu separei pra gente ver minha mãe tá mas eu acho que eu a intercalar Tá certo com as fotos um acervo fotográfico eu tenho do afeto no lugar brasileira do mês para a gente começar o que vem eu tomando um mês mesmo porque a presença do Niemeyer no detalhamento desta obra foi fundamental Tá certo vocês têm alguma pergunta para fazer uma colocação oi oi eu fiquei curioso professora saber sobre a qual é o material Oi tá cobertura do mês ali daquele é um anfiteatro é que fica ali na
frente a uma feio cimentícia antigamente eles eles não tinha essa coisa ainda de saber que as táxis poderemos ser cancerígenos e também ajuda as as dia queijo as Lajes eu fico longe fazendo aqui ó fico confusa que as Lajes também eles testaram impermeabilizados para entender e massageia que não dava certo e começa a rachar porque não tinha essa coisa das mantas dos impermeabilizantes que hoje ainda hoje eu tenho né ah não agora realmente na em Pernambuco que colocou aqui enxerga é muito forte essa informação sabe carioca Lá é muito forte aqueles prédios da Universidade até
legal eu alguns onde estudei no meu doutorado foram projetados pelo Mário Russo alguns auditório tudo aqui era muito influenciado pela cultura carioca Com certeza tá entendendo a gente não tem o arquitetura pura brasileiro Escola do Recife é pura não ela tem ela por quê Porque Lúcio Costa bateu para poder fazer essa adaptação ao clima entendi como vocês viram aquela questão do PAC lhe também eu quero que vocês memorizem porque aqui é muito importante certo aqueles pano de copa abacaxi vai ver muito na escola do Recife os edifícios Delfim Amorim na Boa Vista né e borsoi
não é difícil Caetés no Califórnia no holiday não é de outro arquiteto de um engenheiro Joaquim Rodrigues tudo isso vai estar presente muito feliz não aberto muito muito muito e também viu eu vejo muito bem São Paulo a criatura Paulista apesar de ser mais pura a mais cubista mas ela Claro que tem influência também do Lúcio pelos o corte acabou sendo referência né como intelectual comentou gastamos verdade brasileiro é alguém tem alguma pergunta Evanilson Geise Lucas que colocar alguma coisa e não hoje pronto Pois então assim funcionar na próxima aula tá quase
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