Oi pessoal! Bom dia, boa tarde e boa noite para quem estiver assistindo! Para quem não me conhece, meu nome é Lucas Felpi e esse daqui é meu canal e hoje a gente vai fazer o terceiro vídeo da série Redação do Zero.
Eu sei que faz um tempo que eu deixei de postar, mas foi porque voltaram as aulas da faculdade, eu me embaralhei todo, mas eu vou voltar a postar com uma frequência grande para ajudar vocês aqui. E esse vídeo é sobre o tema da redação do Enem. Como você vai para o Enem sem saber o tema?
Como você vai escrever uma redação sem saber qual é o tema? E como se tranquilizar sobre isso. Essas são as dicas do vídeo de hoje!
Todos os anos, professores, youtubers tentam adivinhar o tema da redação do Enem para tentar ajudar a tranquilizar os alunos, mas, não sei se você já percebeu, isso acaba só causando mais ansiedade, e também eles quase nunca acertam o tema da redação do Enem. E por que isso? Fato é que o Enem nunca vai cobrar um tema que é "adivinhável".
O Enem, como uma prova, tem a proposta de surpreender o aluno com um tema que ele não sabe e testar se ele consegue escrever uma boa redação sem saber qual é o tema. Então, por isso mesmo, eu meio que penso que eles sabem o que as pessoas vão tentar adivinhar, eles vêm os vídeos das pessoas adivinhando os temas. Eles sabem que eles vão ter que colocar um tema que ninguém vai adivinhar, e por isso todos os anos eles nos surpreendem.
Ano passado, o tema foi democratização do cinema: quem você viu adivinhando esse tema? Ninguém pensou nesse tema, porque eles realmente pegam temas para pegar os alunos de surpresa. Por isso mesmo, não espera saber qual é o tema da redação do Enem, não procura adivinhações sobre o tema, porque com certeza você não vai conseguir saber o tema do Enem antes da prova.
Eu sempre caía também nessa pegadinha e sempre me frustrei, então eu digo aqui: não espera saber qual é o tema do Enem. Treina fazer redação sem saber o tema, independente do tema. E aqui vão algumas dicas para isso.
A primeira dica é estuda bem a estrutura da redação do Enem. No segundo vídeo dessa série, que foi o anterior a esse, eu falei toda a estrutura, passo a passo, detalhe por detalhe, da redação do Enem. Volta lá nesse vídeo, vê ele quantas vezes você precisar, salva bem como é a estrutura da redação do Enem, porque, como eu falei lá também, é isso que te garante a maior parte dos pontos.
Não é o tema, não é o seu repertório, é a estrutura da redação. Se você souber como escrever uma redação Enem, você já vai ter boa parte dos pontos, de acordo com a grade do Enem. Pensa assim: a redação do Enem é realmente uma receita de bolo, tem passo a passo para você fazer, tem um jeito certo para seguir, e seguindo esse jeito certo você vai conseguir.
A única variável dessa redação, a única coisa que muda na sua redação, é só: a sua tese, ou seja, qual a sua opinião sobre o tema, o que você vai falar sobre esse tema, os seus argumentos, claro né, sobre o que você tá falando dentro desse tema; e os seus repertórios. Mas, fora isso, a estrutura, quantos parágrafos, o que vem em cada parágrafo, como tem que ser estruturado. .
. É tudo igual, o seu esqueleto tem que ser sempre igual. Então por isso você já pode ficar mais tranquilo.
Agora vamos ver as outras duas coisas que sempre mudam: o tema (a sua opinião, o seu posicionamento) e os seus repertórios. Por isso mesmo, a segunda dica é você discutir, tentar se aprofundar em vários temas. Não é exatamente pegar todos os temas e discutir assim, mas tenta ser uma pessoa, no geral, engajada com o que está acontecendo no país, na sociedade, ficar por dentro das notícias, ficar por dentro das discussões, ver debates nas redes sociais, na televisão, nos jornais, para você entender coisas que acontecem no país e estar por dentro disso, não ficar alienado.
A partir daí, quando você começa a ver esses debates, esses problemas, você tem que formar umas opiniões. Tenta ser uma pessoa que é opinada nesses assuntos. E aí quando chegar uma redação, com um tema sobre um problema no país, você vai também ter uma opinião para desenvolver no seu texto.
Então quanto mais você tentar se engajar com problemas do país, melhor você vai sair na redação, porque lá você vai ter que opinar sobre um tema, que é um problema do país. Se você já tá por dentro desses problemas, mais fácil para você. Isso porque no Enem você vai ter que ver o tema e se perguntar: "O que que eu quero defender sobre isso?
", "Qual vai ser minha opinião nesse texto, sobre esse problema? ", "Qual é a causa desse problema na minha opinião? ", "Qual é a consequência desse problema na minha opinião?
", e é isso que você vai defender. Essa que é a parte mais importante sobre o tema da redação do Enem. Você tem que ter uma opinião.
Qual é a causa desse problema? Qual a consequência? Você pode escolher o que você vai falar, mas tenha uma opinião, um posicionamento para você defender.
Terceira dica é sobre repertório, que, como eu falei, é outra variável dentro do seu "esqueleto da redação", você vai ter que encaixar ali repertórios sobre aquele tema. Mas a grande pergunta, e o grande medo que eu também tinha, é: "Como que eu vou ter repertório para todos os temas, qualquer tema que aparecer? ".
Então, vamos lá. Você vai separar os seus repertórios em eixos temáticos. Eu já dei essa dica aqui em outro vídeo, mas é legal você guardar um caderno de repertórios, algum lugar para você anotar todos os repertórios que você vai pensando, e temas em que eles se encaixam.
Então, filmes, séries, alusões históricas, filósofos, e pensar também em qual tema eles se encaixam. Só que em vez de pensar em temas muito pontuais, talvez seja legal você pensar em eixos temáticos grandes, temas mais amplos, em que vários conseguem encaixar e caber lá dentro. Então, por exemplo, eu pensei em Wall-e, o filme da Disney.
Eu posso pensar nele sobre Meio Ambiente, que tem toda a poluição e devastação do planeta. Ou também Tecnologia, que também fala bastante esse filme. Então eu vou encaixar nesses dois grandes temas.
Na hora da redação do Enem, se o tema couber em um desses dois grandes temas, eu posso pensar em Wall-e. Então já fica melhor guardado na sua cabeça, e muito mais genérico. Tem um material de graça que vou deixar o link aqui na descrição, feito pelo pessoal do O Salto, que é maravilhoso, chama Quarentenda.
É um PDF que tem 7 semanas para você estudar redação do Enem, com todas as competências, e depois eixos temáticos de temas de redação, como eu acabei de falar para vocês. Lá eles separam todos os temas que já caíram nas redações do Enem (todos os temas! ) em 6 eixos temáticos.
Eles dizem quais foram esses temas, e dizem também repertórios para cada um desses eixos temáticos. Então vale muito a pena baixar aqui no link da descrição, vou até falar quais são esses 6 eixos temáticos: eles são 1) Meio Ambiente; 2) Cidadania e Espaço Urbano; 3) Tecnologia e Inovação; 4) Empreendedorismo e Economia; 5) Saúde; e 6) Infância e Juventude. Eles separaram todos os temas do Enem nesses 6 eixos.
Então, se você conseguir separar os seus repertórios nesses 6 eixos, com certeza você vai ter melhor chance de ter algum repertório na hora do tema da redação desse Enem. A quarta dica é você tornar o ato de escrever redação um ato mecânico, automático. Fazer redação do Enem tem que se tornar automático para você, e sem custar a sua confiança naquilo.
Você tem que treinar redação Enem o suficiente para ficar confiante com o seu modelo de redação, e saber como você vai escrever a sua redação na hora da prova. Por exemplo, em 2018, eu tinha o meu próprio modelo de redação. Eu já cheguei no Enem mais tranquilo, porque eu sabia como eu escrever minha redação, porque eu ia escrever como eu sempre escrevi redação Enem.
Eu treinei várias vezes o meu modelo, e eu fiquei confiante. Recebi vários feedbacks de professores, sugestões, até que eu fiquei bem confiante, e falei "Ó, tá bom, esse modelo funciona, eu vou usar ele no Enem". Porque, por exemplo, o que acontece com a maioria das pessoas?
Elas chegam no Enem, vão escrever a redação, mas não sabem nem por onde começar. Elas até têm algumas ideias, mas como que eu vou começar a redação? Então você tem que chegar com o seu modelo pronto.
Chegar, sentar na mesa e falar "Não importa o tema, eu vou começar assim. " "Vou começar com um repertório, vou começar com essa frase, vou começar com aquilo", como você quiser. Eu, por exemplo, sempre começava com uma alusão de série ou filme.
Sempre. Então, quando eu lia a redação, eu procurava alguma série ou filme que eu assisti sobre aquele tema, e começava por ali, sempre. Eu já expliquei o meu modelo de redação aqui no canal, se quiser ver esse vídeo o link está aqui no card.
E a quinta dica é você ter uma rotina de simulados. Dentro dos simulados, você vai praticar não só escrever redação no seu modelo, mas também como que você lida com a descoberta do tema de redação. Vou tentar deixar mais claro o que eu quero falar!
Além de ter um modelo pronto para você escrever a sua redação, você também tem que pensar "Qual a sua estratégia quando você vai abordar o tema de redação? ". Quando você ler o tema, o que você faz?
Vamos pensar na hora do Enem. Na hora do Enem, com certeza você vai ler o tema e vai ficar chocado, vai se surpreender. O tema do Enem, como eu falei, ele é feito para te surpreender.
Essa é a prova do Enem, ela é feita para te testar, te surpreender, te chocar com um tema inesperado e ver como você reage a isso, ver como você escreve sobre um tema inesperado. Bom, passada essa fase de choque, o que que você faz? Leia os textos motivadores.
Isso não é nem opção sua, eu estou falando para você, faz: leia os textos motivadores. Para quê que eles estão ali? Vamos pensar nisso.
Por que que a coletânea do Enem foi criada? Antes, (eu até já falei com meus pais já sobre isso uma vez), antes não tinha coletânea. Você tinha um tema de redação, escreve sobre ele, dane-se.
Agora você tem textos motivadores para te ajudar no tema de redação. Aproveita isso! Para que eles servem?
Por que eles foram criados? Eles foram criados para dar uma base comum, uma base igual a todos os candidatos do Enem. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar desse tema, nunca ter tido contato com esse tema, você vai escrever sobre ele, e você vai ter pelo menos esses textos, esses dados, para ser a sua base.
Ninguém vai estar abaixo disso, todo mundo vai estar pelo menos aqui. E esses textos também te ajudam muito (além de já te dar alguns dados e repertórios prontos, que você pode usar na sua redação), também vão te ajudar a guiar, a direcionar a sua abordagem no tema. Por exemplo, quando o tema foi publicidade infantil no Brasil, muita gente escreveu sobre publicidade *com* crianças, ou seja, criança sendo atores/atrizes nas propagandas.
Na verdade, o tema estava sendo dirigido à publicidade *para* crianças. Como você ia saber a diferença sendo que a frase dá a entender os dois? Os textos motivadores te explicam isso.
Em 2018 também, já falei sobre isso, mas muita gente escreveu sobre fake news, e não era sobre fake news: era sobre manipulação do controle de dados, os algoritmos das redes sociais. Onde que tava essa informação? Nos textos motivadores.
Então, leia os textos motivadores primeiro, para entender qual o direcionamento do tema, e segundo, para você também ter essa base de repertório igual, comum, para todo mundo. Se você não tiver nenhum repertório, você pode usar, sim, os dados da coletânea, e tudo bem. Depois que você leu os textos motivadores, e você já sabe qual é o tema, qual é o direcionamento que você tem que fazer, o que eu sugiro você fazer: anotar possíveis repertórios que você tenha.
Pensa em alusões históricas, em séries, filmes, livros, filósofos, tudo que você pode usar sobre esse tema. Pode encher a folha de quantos repertórios forem, mas tenta conseguir o máximo possível. Depois essa lista de repertórios, você vai tentar montar um "mini esqueleto da sua redação".
Você vai escrever: "Introdução ->", "Desenvolvimento 1 ->", Desenvolvimento 2 ->", "Conclusão ->", e você vai tentar dividir os seus repertórios dentro desses parágrafos. Você vai tirar repertórios dessa lista e colocar nos parágrafos onde eles vão ser encaixados, e colocar o que vai vir em cada parágrafo. Na introdução, qual vai ser a tese?
Na conclusão, qual vai ser a proposta? Quais são os argumentos de cada parágrafo de desenvolvimento? Separa isso já nesse esqueminha, nesse mapa mental, antes de começar a escrever.
Se por acaso você ficar sem inspiração, não tiver ideias de repertório, não conseguir, ficar ali travado, deixa para lá. Vai resolver questões de alguma coisa que tá ali na prova. Por exemplo, em 2018, que eu tirei mil, eu não sabia o que eu ia escrever na redação, não tinha ideias de repertório.
Então eu fiquei travado ali por um tempo, mas em vez de ficar parado sem fazer nada, eu fui fazer questões de inglês, que eram mais fáceis para mim. Então eu fui fazer questões de inglês. E dentro de uma questão do Enem de inglês, tava o repertório que eu tava procurando: tinha uma questão sobre "1984", desceu aquela inspiração e aí eu fui fazer redação usando "1984".
Então assim, tudo bem, relaxa, às vezes quando você vai resolver questões do Enem, você vai lembrar de algum outro repertório, ter alguma outra inspiração, então fica tranquilo, não fica travado. E enfim, só depois que você conseguiu fazer esse mini esqueleto de como vai ser a sua redação planejada, faz a redação, escreve ela, passa a limpo, e pronto. Não importa o tema.
Isso serve para tudo. E se você não tiver nenhum repertório, nenhum mesmo, a coletânea pelo menos já te dá alguns dados para você usar. Citações, dados estatísticos, então fica tranquilo, sempre tem como usar.
Mas segue essas dicas que tá tudo certo, vai dar bom. É isso, eu espero que você tenha gostado do vídeo de hoje, se você gostou, comenta aqui, deixa seu like e se inscreve no canal. Desculpa pelo sumiço, mas eu vou voltar agora a postar pelo menos toda terça, se não terça e quinta também de novo.
Mas tá complicado, tá puxado. Mas mesmo assim, vai continuar tendo vídeo, e tem uns vídeos bem legais têm agora pela frente, que já tô planejando. Então, um beijão, muito obrigado, e até a próxima!