E aí galera beleza sejam todos muito bem-vindos jogadores narrados hoje começamos o nosso arco de vídeo sobre criação planejamento e desenvolvimento de campanhas longas de RPG eu vou usar muitos conceitos do arco na agora os vídeos de 1 a 6 narradores narrados então se você ainda não viu esse arco corre lá para ver para entender algumas coisas que eu vou falar vai precisar ter compreendido esses vídeos Afinal uma campanha longa feita de várias pessoas jogos várias histórias várias aventuras uma campanha a gente também vai pensar em argumento e premissas e no geral a gente pode
fazer isso de duas formas a partir do Macro ou a partir do micro Quando você pensa uma campanha a partir do Makro O que é o que Normalmente quando as pessoas decidem que o jogo vai ser uma campanha Antes de iniciar fazem que pensar no grande plotcepel de algo muito grande está acontecendo o Deus antigo tá tentando voltar para o mundo uma guerra entre dois reinos vai estourar o Apocalipse vai chegar enfim você pensa num cenário macro E aí a partir você vai pensar em eventos menores o evento cada vez menor que o outro até
chegar nos personagens Então quando você apresenta o cenário para os jogadores e para os personagens você já tem uma linha da onde você quer que ele chega aí porque foi ali que você começou a pensar uma forma de iniciar um pensamento de campanha essa pensado macro você tem um evento grande menor menor menor menor menor até chegar nos personagens E aí você vai fazer isso perambular em por todo esse caminho a outra opção é começar do micro Você só tem algo pequeno uma ideia pequena Às vezes você só tem uma Xote E aí o grupo
jogou ação e Xote E aí você resolve fazer uma próxima um short ou uma próxima história e aí você vai usando o jogo anterior como gancho para criar um argumento do próximo então você não sabe bem aonde você quer chegar você só sabe que você quer continuar jogando com esse grupo contando a história desses personagens essas duas formas do Macro para o micro elas funcionam e elas têm vantagens a do Marco tem a vantagem que você consegue uma história mais coerente Você já sabe o caminho você até já pensou o ar que tipo de história
que você vai contar Qual é o gráfico narrativo que você vai formar eu vou falar de gravidez negativos em vídeos mais para frente ainda falando de campanha Mas o problema de você pensar no Makro existem grandes chances de você acabar não contando a história dos personagens dos jogadores que são os protagonistas aí ficou caro personagens para viverem a história que você já pensou isso é bem ela está e o outro problema é exige um trabalho muito maior começando do final e descendo e a chance de um você cansada dessa história antes de começar a jogar
dois tem um baita trabalho e no final m a no meio ou três tudo aquilo que você planejou é completamente descartado Por que os jogadores leva a história para outro rumo EA chance de tudo isso não é bem grande eu já você começar do micro é muito mais provável que a história se desenvolva realmente em torno dos personagens que vocês estão vocês vão dar na hora de dar um passo e o principal estímulo que você como o narrador vai ter Vamos ser os jogadores e seus personagens Outra vantagem é que até o old building mas
tendo feito em conjunto Nativa se torna muito mais uma troca de jogadores de narrador mas o problema é que tem grande chance de você perder o ritmo de História porque você tem menos controle do gráfico narrativo de algumas coisas ficarem coerentes só porque o trajeto foi pensado a cada passo você não tinha um plano mas sendo muito sincero na prática eu acho que ninguém faz uma campanha só o planejado a partir do micro ou uma campanha planejada a partir do Makro eu pelo menos eu acho que todos narradores com coisa conversei somente na hora que
você tá fazendo que você tá falando enjoando você tá pensando na história que você tá jogando a criatividade bomba Então você não tem controle se a ideia que você tá tendo é do micro é do Macro e você acaba misturando o desenvolvimento das duas coisas mesmo quando você começou de uma forma ou de outra pensando que eu sempre misturo macro-micro mesmo quando eu decidi a fazer de um jeito ou de outro eu resolvi parar para analisar essa mistura e eu comecei a fazer conscientemente proposital uma forma de planejamento de campanha que mistura duas coisas Já
que as minhas ideias vão surgir das duas formas e essa forma de criação de campanha misturando macro eo micro que eu vou passar para vocês o processo que eu faço é eu penso no Makro no maior evento que eu pensei eu vou pensando nos Passos anteriores anteriores diminuindo até metade do caminho na metade do caminho de Marco esse plot da metade do caminho eu apresento para os jogadores sem contar os maiores maiores são cremes oculta eu apresento esse para os jogadores E aí eu espero eles me mandaram os personagens que eles vão criar dentro para
esse recorte do Pote da campanha Então a partir daí os jogadores vão começar a criar um micro não sou eu que criei um micro todo micro vai ser criado pelos jogadores até o micro e o mar Porém quando eles chegam aqui Eles me apresentam do que eles criaram Eu não só liga as duas coisas eu passo revendo desse ponto para os próximos tudo que eu tinha escrito reescrevendo replanejando apagando Então se eles me Trouxeram MPC x que veio do micro até aqui com ele pensei que eu tinha pensado que talvez existisse aqui não existe mais
vai ser esse NPC que ele me trouxe se ele me falou de um lugar eu vou encher esse lugar no Makro eu vou usar tudo que eles me Trouxeram para planejar e pensar o futuro da campanha Então eu penso na campanha até o ponto onde a gente vai começar peço para ele me trazer em todas as informações até aqui então o que eu fiz é só para esperar os jogadores fez tudo isso eu refaço tudo do meu planejamento de campanhas longas é a partir de disso do Macro e micro para refazer um macro eu vou
falar mais para frente desse processo detalhes porque essa parte já é uma parte mais adiantada da criação da campanha vocês entenderem Qual é o meu processo mas a primeira coisa de tudo a primeira coisa que eu faço ao pensar na campanha não é o argumento da campanha as longas eu faço alguma coisa antes do argumento eu faço um brainstorm meu gato tá enrolado no frio o argumento vai ver só depois desse Brainstorm do Pará não não vai estabelecer algumas bases para você para partir delas você criar um argumento geral da campanha e a partir disso
criar outros argumentos menores de cada arco de cada história de cada Aventura de Cada sessão quando você tiver fazendo Brainstorm vão surgir algumas ideias muito específicas um NPC interessante um local muito legal até uma aventura Storm a gente não vai usar essas coisas porém anote elas a gente já começa a pensar um pouquinho Diário de campanha você vai fazer sobre a história toda ideia que não foram os aspectos que eu tô falando que são importantes nesse Brainstorm Inicial você anota numa outra lista isso a gente vai usar no futuro então não é para jogar ideia
fora mas é para separar o que é esse Branco história Inicial e o que são essas ideias para o futuro então ele precisa locais muito específicos e histórias aventuras já nessa lista separada Ok você vai pensar em quatro coisas no Play Store a primeira delas é o escopo da campanha aonde essa campanha acontece quais são as limitações temporais geográficas a tecnologia que existe no mundo de jogo no geral é qual é o cenário vou fazer todo esse arco dando exemplo uma campanha que estava na reunião da pandemia é uma campanha de lobisomem que chama a
tempestade ela ainda não terminou talvez ela termine quando acabar com anemia então jogo presencial eu usei essa metodologia de planejamento de campanha para fazer ela qual é os corpo dela é um jogo de lobisomem não abrange o que existe nos livros de lobisomem só que ela se passa no norte dos Estados Unidos sou do Canadá na região dos Grandes Lagos antes dos europeus invadiram as terras então isso já me específica tempo clima geografia nível tecnológico nível de Magia é importante também pensar quando você tá pensando em RPG Qual o nível de magia o nível do
sobrenatural e o do meio da Velocity todo leão da tribo índigo dão esse é o escopo o cenário Que dia vamos jogar na hora que você vai pensar em várias coisas não é porque eu tava querendo essa campanha eu tava entre fazer isso entre fazer um dia daqueles do asfalto na década de 20 em Chicago eu tava pensando em fazer na África em mil setecentos e pouco na região do Congo eu tinha várias opções que surgiram no meu bem estou aqui o definir foi essa colocou isso no geral você vai fazer um mapa mental de
territórios e ainda não vai ter que desenhar mapas e não vai ter que definir cada lugar cada cidade não é para fazer isso Se surgir a ideia disso aí na outra lista mas nesse Play Store Mi você vai criar quatro tipos de territórios vai querer no território familiar o território familiar é aonde os personagens conhecem profundamente se sentem em casa e se sentem seguros no caso eu pensei várias opções a escolher um jogo de lobisomem que ficou Claro para mim aqui o território dos personagens seria uma seita com caern ainda não criei o nome do
caern ainda não criei aceita mas o território a mulher vai ser uma seita e vai ser um caderno apenas de um mendigos vai ficar mais familiar ainda mais seguro para ele segundo tipo de território que você tem que pensar em um território não familiares territórios não familiares não são lugares desses alimentos perigosos são lugares que eles sabem que existem eles podem até já ter ido e voltado de lá mas eles não sentem em casa não é a casa dele em várias ideias que eu tive lembra é um Brainstorm vai ter várias ideias eu pensei que
existem outras seitas aliadas então territórios não familiares serão outras seitas aliadas ao carne e o local onde os parentes vivem os povos nativos dessa região são diretrizes e ele se divide o implante então ter um Vilas ali de parentes e vejo aqui quando eu tava pensando nisso eu já pensei em várias ideias de seitas os livros são ideias de outras seitas já pensei em vez de parente surgiram e 10 Eles não estão no meu Play Store eu coloco ele na lista para justamente porque se eu já colocar um ele peciais ele é desse lugar fico
mais travado Quando eu receber a informação dos personagens dos jogadores se eu tenho ideias soltas em outra lista que não é do Brainstorm quando eu receber as ideias dos jogadores em vez de ter real Car Coisas Que Eu Já criei eu preciso nessa lista de ideias que eu tenho separada o que se encaixa melhor tipo de território nesse seu mapa mental Veja a pena não estou desenhando mapa territórios perigosos locais perigosos vão ser locais aonde eles não têm acesso fácil são locais desconhecidos ainda no jogo mas que a existência é conhecida Apesar dela ser repleta
de rumores informações falsas lendas importante que quando você for começar a campanha os locais perigosos que você definiu no Brás Storm ainda não sejam de acesso tanto físico quanto de conhecimento dos jogadores e essas informações de boa são muito boas também para você ter espaço de improviso para quando necessárias então sempre passe as informações dos locais perigosos de uma forma Nebulosa mas eles não vão ser ocupados por inimigos perigos naturais e coisas do tipo Então nesse cenário que eu tava fazendo grande dorme eu já tinha decidido esse corpo já tinha criado Os territórios familiares e
não familiares e os perigosos comecei a pensar em eventos naturais que seria um problema por exemplo nessa região o inverno é um problema muito grande e aí a escassez de comida o que acabou se tornando depois desse Brainstorm algo essencial na campanha a escassez de comida e o frio mas coloquei também que existiam seitas outros garotos em outros locais que eram inimigos Não pensei ainda na história desse migos eu sei que ao redor teriam inimigos E como eu também já sabia que em algum momento haveria invasão os europeus chegaram Já coloquei também uma região litorânea
de locais perigosos que seriam onde haveria os primeiros encontros mas esses primeiros encontros são ideias da e por fim nesse mapa mental de territórios você vai pensar em locais exóticos territórios exóticos locais que os personagens não tem nem como saber que existem ou se ele já ouviram falar Eles ouviram falar realmente em lendas coisas que claramente não existem mais para frente vai ter que emprestar jogador pode até ter experimentado algum desses locais exóticos mas ele nem sabe que isso aconteceu não entendi o que é como todo esse corpo aí lobisomem repertório é muito fácil Porque
surgiu lembra que eu posso rechear de locais exóticos e coloquei também alguns locais selvagens Ainda sempre tem muito detalhe eu sei que eu tô fazendo muito isso eu não tenho muitos detalhes mas é importante para você não cair na armadilha de já criar a sua história e não dá espaço para história ser do grupo todo você está apenas fazer um Brainstorm para mais para frente criar um cenário de estímulo para os jogadores da campanha e esse mapa mental de territórios você vai agora Storm de histórias e conflitos dentro desse pensamento todo quais histórias e conflitos
podem acontecer nisso você criou e eu acabei já misturando na fase anterior para vocês verem como Storm mistura as coisas e é importante você ia anotando separadamente a lista de ideias para usar conflitos fome frio aí eu falei que tenho uns lanche para eles estão conflitos entre os parentes conflitos entre as Seitas a própria invasor europeus aí já tem uns cinco possíveis conflitos e temas de história nesse momento não se preocupa que vai como é que vai ser o conflito entre as tribos aí a fome como é que afeta quem é que vai passar fome
quem não vai não é É só você pensar em possíveis conflitos não como eles se desenvolvem não subplots não a motivação dos personagens não pense revira-volta não pensa em gancho esses conflitos já vão existir no início da história eles vão aparecer no decorrer Qual dos personagens vai estar envolvidos nesse conflito sem nem sabe quais são os personagens lembra é sombra Storm Então pensa em pó conflitos que podem acontecer nesse cenário que você tá criando feito isso agora vai ser o momento de você começar a pensar na história aquilo que eu falei da gente vir do
Makro só que só vou falar no próximo vídeo como a partir do Brainstorm a gente vai começar a construir a estrutura da campanha os momentos de teia os momentos lineares os momentos em árvore do Makro até metade do caminho Lembrando que tudo que a gente vai construir vai ser modificado pelos jogadores quando eles criaram os personagens E aí que vai surgir o argumento e as premissas Mas de fato a primeira coisa quando você for se propor a narrar uma campanha longa é pensar escopo da campanha o cenário no geral mapa mental dos territórios incluindo território
e familiares território são familiares territórios perigosos e territórios exóticos e uniforme de conflitos e temas que podem ser usados neste cenário de campanha que você vai jogar e claro esse cenário de campanha não precisa ser um mundo criado por você o exemplo que eu tô dando de Lobisomem O Apocalipse não estou falando sobre o olho de building tô falando sobre como você vai desenvolver uma campanha se você decidiu que o escopo do seu jogo vai ser fora botando realmente E você ainda pode definir Não é só na costa da espada é só em Darque você
já tem bastante material ali mas você ainda nesse Play Store e também vai escolher o que será usuário que não será usado dali não precisa criar então não é sobre o Wilde é sobre desenvolvimento de campanhas queria falar que o apóstolo narrados tá rolando o link tá aqui embaixo quem quiser apoiar vai ajudar muita gente e tão rolando muitas coisas legais lá agora em dezembro já vai sair o primeiro conjunto exclusivo de mapas e tô querendo narradores narrados pelos tratados pelos carma e pelo gás os apoiadores que decidiram o tema que é urbano contemporâneo essa
hein mapa de cidade de Galpão e talvez o personagem que a gente encontra na cidade eles vão estar informados tanto procurar jogos virtuais quanto para impressão e jogos presenciais para quem quiser Além disso lá no grupo de telegram a galera caramba traz muita ideia sobre RPG muito debate bacana sobre RPG e várias mesas transformando já tem mesa de mestres já tem mesa de de eu acho que tem uma mesa de som de loop já vai rolar o sorteio depois apoiadores vão participar da uma short que eu vou lá agora em dezembro também já tem apoiadores
jogando campanha continuar comigo enfim tem muita coisa legal e obviamente os vídeos só continuar existindo por causa dos apoiadores então não posso deixar de agradecer todos os apoiadores que estão com os nomes aqui os que estão com a roupa ao lado são criadores de conteúdo então olhem o trabalho deles também é muito bacana não se esqueça de se inscrever no canal apertar o Sininho para receber as notificações narradores narrados está nas outras redes sociais como arroba narradores da rádio do Facebook Instagram Tik Tok e arroba e narrados no Twitter XP para todo mundo Beijos e
até já