E aí pessoal nessa nesse segundo módulo né relacionado ao preparo do canal radicular de vocês o nosso terceiro módulo da disciplina de pré-clínica nós vamos trabalhar com vocês os instrumentos endodônticos né então nós discutimos o 1º modo os princípios do preparo trabalhando o esvaziamento total o limite longitudinal e transversal de preparo discutimos com vocês acerca da sequência técnica que ela é indiferente a ferramenta utilizada é se nós vamos trabalhar com instrumentos de uso manual instrumentos rotacionados a motor enfim é no primeiro módulo nós discutimos a base da endodontia a partir de hoje nós vamos discutir
com vocês os instrumentos que serão utilizados no momento do preparo do canal radicular então vocês já tiveram o primeiro contato com instrumentos do preparo do terço cervical nos e vamos também tela módulo passado as as as brocas de gays e as brocas de Largo é as brocas de Gates no todas utilizadas no em rotação contínua a broca de Gates para para ampliação inicial do canal e do ter cervical EA broca de Largo para ampliação direcionada né então naquele movimento pendular levando para a parede sempre antes furca dos dentes posteriores ou a parede lingual palatal dos
dentes anteriores e agora nós vamos especificamente discutir com vocês os instrumentos de ampliação do terço médio principalmente apical que seriam as Limas endodônticas né então nós temos basicamente esses instrumentos sendo confeccionados em ligas de aço inoxidável ou confeccionados em ligas de níquel e titânio pra nós vamos discutir também com vocês essas diferenças né e e os instrumentos confeccionados em aço inoxidável são instrumentos mais antigos né que que foram utilizados são utilizados na endodontia a há décadas há muitos e muitas décadas inclusive e fazem trans trazem a base da endodontia em desde a exploração do canal
articular até a criação foram utilizados em diferentes momentos com diferentes Protocolos de uso mas que foram padronizadas né todas as suas seus as suas dimensões e desenhos Então nós vamos falar sobre isso com vocês e mais recentemente né na década de 90 com o desenvolvimento aí a partir dos anos 2000 surgiram os instrumentos de nível história que esses são utilizados em acionados em motor né então nós temos os diferentes movimentos dos instrumentos de níquel-titânio mas que são utilizados em motor que trouxeram um avanço muito grande para endodontia é que trazem realmente um benefício imenso na
sua utilização principalmente em canais curvos para nós mais atresicos E isso também nós vamos discutir Tá mas o instrumento do do tipo de aço inoxidável ele é hoje nós vamos utilizar sempre para exploração do canal radicular e o instrumento que tais características importantes que nós devemos conhecer esses instrumentos quando do seu início da sua fabricação eles tinham diferentes desenhos formas conicidade c&a ISO né Ouvi uma uma padronização desses instrumentos com a norma ISO em que todos indiferente ao ao fabricante ele seguem o mesmo padrão né de fabricação Ok então nesses instrumentos nós vamos ter aí
um entendimento melhor em relação algumas características desses dessas Limas e que nós vamos transportar esses conhecimentos depois quando formos discutir os instrumentos de níquel-titânio tá então são instrumentos que são padronizados não é desde a sua do seu cabo da sua arte é o desenho desses instrumentos o diâmetro desses instrumentos a conicidade wallpaper que nós vamos discutir com vocês A então eles basicamente são compostos por três tipos de instrumentos né então instrumento tipo cá tipo caffarel os instrumentos cá flexíveis Flex o Faial que nós vamos curtir a diferença entre esses dois né qual a diferença mais
Sutil do que os instrumentos do tipo registro são utilizados na remoção de material dentro do canal articular então um desenho dele ele facilita essa remoção quando eu já tenho um canal ampliado em que eu preciso remover uma Guta percha no carro tratamento ou naqueles casos que nós discutimos na aula em que eu vou remover uma polpa inteira de dentro do canal articular esses instrumentos eles facilitam essa remoção e essa raspagem mas os instrumentos tipo reto são instrumentos mais delicados né então nós temos tomar alguns cuidados na sua utilização para evitar a fratura e de uma
maneira geral nós vamos utilizar mais e basicamente os instrumentos papel em alguns casos o cápsulas sofá Ok então são instrumentos que têm um diâmetro da sua ponta padronizados então quando a gente falar o número do instrumento ele refere-se ao diâmetro da ponta então quando eu falar para vocês que nós vamos utilizar um instrumento é o número 15 ele refere-se ao diâmetro da ponta do instrumento que seria de 0,15 MM né se eu faço se nós discutirmos ou ou falarmos sobre o instrumento número 35 significa que o diâmetro da ponta desse instrumento é de 0,35 milímetros
Ok todos os instrumentos de aço inoxidável tenha a parte ativa com o mesmo comprimento então indiferente ao ao comprimento total que nós vamos discutir com vocês de 21 25 e 31 a parte ativa desses e tem o mesmo comprimento de 16mm Ok a diferença entre esses instrumentos quando eu pego um instrumento de 21mm quando eu pego um instrumento de 25 de 31 referem-se acha então vocês vão perceber visualmente nos instrumentos de vocês e nós vamos ter essa achei um pouco mais alongada nos instrumentos 31mm uma haste intermediária nos instrumentos de 25mm e uma haste encurtada
nos instrumentos de 21 meninas OK então quando o nosso falarmos sobre o comprimento é o comprimento desde o cabo Até a ponta do instrumento tão 31mm seria a ponta do instrumento ele é 31mm até chegar o cabo do instrumento um instrumento de 25mm seria da ponta do instrumento até o cabo do instrumento teria 25mm e assim sucessivamente mas a diferença no comprimento se dá na haste e não na parte ativa a parte ativa sempre a 16 dele ok então nós temos instrumentos com diferentes diâmetros e com diferentes comprimentos desde a ponta até o cabo refere
sair cumprimento dos seus momentos bom e o que que seria a conicidade que para os instrumentos de aço inoxidável ela é fixa Então nós não precisamos preocupar tanto com seria o tempero o qual a influência dele nos instrumentos de aço inoxidável mas essa essa esse conceito ele vai se tornar muito importante quando nós discutimos os instrumentos de níquel-titânio então precisa ficar muito claro para vocês nessa essa diferença ou esse conceito da conicidade do instrumento ou que vocês vão ver em muitos livros ou aulas o Taper do instrumento que são sinônimos Ok no instrumento de aço
inoxidável com a norma ISO que eu falei para vocês houve uma padronização da conicidade então todo instrumento tem uma conicidade de 0,02 o quê que isso significa que eu tenho um diâmetro da ponta Esse instrumento é o instrumento 110 é um instrumento muito calibroso que na o diâmetro de um ponto 10mm então a conicidade ela refere-se ao aumento que eu tenho desse diâmetro porque se eu tenho um instrumento que é cônico ele vai aumentando gradativamente o seu diâmetro e a conicidade nos diz qual seria esse aumento a cada milímetro então se eu tenho um tempero
0,02 significa Oi e a cada milímetros o diâmetro desse instrumento aumenta 0,02 ou seja na ponta Eu tenho um ponto 10 após 11 MM eu vou ter um diâmetro de um ponto 12 após outro milímetros de um ponto 14 e assim sucessivamente durante a cada um mm um aumento gradual de 0,02 e nos instrumentos de aço inoxidável todos eles têm a conicidade padrão de 0,02 então nós sempre teremos Esse aumento gradual de 0.02 0.02 a cada milímetro nos instrumentos de níquel-titânio nós vamos discutir essa aumento é variável e eu só tenho a razão Ok então
lembre-se quando falarmos de tempero conicidade significa que a cada milímetro esse diâmetro do instrumento ele aumenta 0,026 assim gradativamente até o de 16 seria a ponta do instrumento Então quando vocês ouvirem o dedo instrumento o que que é o de zera o diâmetro zero é o diâmetro na ponta o de zero desse instrumento é um ponto 10 e o de 16 seria o diâmetro em 16mm e seria diâmetro da ponta somado a 0,32 porque a cada milímetro do aumento de 0,0 as coisas são 16 mínimo tá conceito importante nós vamos voltar na aula presencial na
aula síncrona mas eu preciso que vocês né voltem e tirem as dúvidas em relação ao conceito de conicidade que ele vai ser importante a outra padronização em relação ao preparo ou aos instrumentos perdão né refere-se a essa padronização de cores que nos instrumentos de aço inoxidável ela também há uma padronização para todos os fabricantes Ok então vocês vão perceber que eles são instrumentos eles são divididos em Série Especial e instrumentos de primeira segunda ou terceira série série especial são instrumentos que nós vamos utilizar em casos especiais ou seja instrumentos que nós vamos utilizar Apenas quando
necessário instrumentos muito delgados muito finos de pequeno diâmetro que se deforma facilmente então só em casos é que o que o canal é muito atresiado eu vou trabalhar com instrumentos 10 e muito em alguns casos 8 e apenas nas exceções instrumentos seis porque o som do instrumento significa que ele é um instrumento de 0,10 MM de diâmetro 0,018 milímetros de diâmetro 0,06 MM de Diana O que significa que na ponta do instrumento Eu tenho um diâmetro muito pequeno ou seja um instrumento muito delicado e assim sucessivamente lembra instrumento 15 na ponta zero 1500 25 de
diâmetro nós vamos aumentando gradativamente o diâmetro desse instrumento e eles relacionam-se também as cores da 1ª 2ª e 3ª série em e as cores ela se refere ao primeiro até o último instrumento essa sequência é a mesma para todas as férias então nosso sempre iniciamos da cor branca e finalizamos na cor preta tá um instrumento o primeiro instrumento de cada série é o branco que vai ser o 15 na primeira série 45 na segunda e o 90 no terceiro depois nós temos o instrumentos cor amarela seguido vermelha azul verde preta significa que toda a série
inicia no branco termina no Preto eu tenho essa sequência intermediária o aumento dessa desse diâmetro apical ele começa sempre de 0,05 MM Então nós vamos do instrumento 15 ao 20 20 ou 25 30 35 40 Esse aumento vai até o instrumento 60 a nicer, 05 0,05 a partir do instrumento 60 esse aumenta de 0,1 MM a 0,1 MM Então nós vamos dos 60 aos 70 80 90 e assim sucessivamente até um instrumento o Ok Isso é memorização o que facilita na visualização do instrumento é na Separação das séries o menor diâmetro é sempre o branco
e o maior diâmetro é sempre o preto né então eu sempre vou começar com a lima 15 e vou ter essas Limas intermediárias até a língua 40 todas elas têm a marcação no cabo então Vocês conseguem visualizar e separar facilmente esses instrumentos segunda série A mesma coisa terceira série A mesma coisa então sequência branco amarelo vermelho azul verde e preto o aumento até o instrumento 60 de 0,05 ou seja um aumento de cinco em cinco no número do instrumento até o instrumento 60 a partir do instrumento 60 o aumento de 0,1 MM no seu diâmetro
ou aumento de 10 em 10 na sua numeração então vocês vão observar que na no cabo do instrumento vem a numeração então eu instrumento 25 eu sei que ele faz parte da primeira série porque todos os instrumentos entre 15 e 40 fazem parte da primeira série O que significa nesse instrumento em que o diâmetro da ponta dele é de 0,25 MM Ok então você tem num instrumento o cabo que me indica numeração eu tenho a ponta ativa de 16mm fixa sei o diâmetro da ponta do instrumento que é de 0,25 e esse stop e ele
vai nos ajudar na medição ele é nós conseguimos movimentar ele durante todo é por todo o instrumento então ele vai nos definir o comprimento que eu vou utilizar na minha odontometria no meu esvasiamento Inicial se eu tenho um canal em que o meu comprimento de trabalho provisória 16mm ele vai ficar aqui no início da parte ativa do instrumento claro que nós vamos confirmar com a régua e os nós vamos trabalhar no Laboratório com vocês ok uma outra diferença dos instrumentos referem seu desenho dos instrumentos né como esses instrumentos são torcidos Então veja veja a diferença
entre uma Lima tipo restroom e uma Lima tipo k feio o limite nós vamos utilizar em todos os casos tipo cá é a língua base da endodontia em alguns casos nós vamos lançar mão da língua tipo retro são instrumentos vejam que parecem cone sobrepostos superpostos instrumento que raspa muito bem que remove muito bem o material de dentro do canal mas essa união essa área deles torna-se um instrumento mais frágil Então não é um instrumento que eu utilizo inicialmente eu só vou utilizar Quando o canal estiver amplo que eu tiver né alcançado ou ampliado inicialmente o
instrumento tipo carro o e qualquer diferença entre eles é quando nós falamos em secção transversal ou seja desenho do instrumento Imaginem nós pegarmos uma um disco e cortarmos o instrumento no meio meu começa a visualizar o instrumento de frente eu vejo né ele ele fica de frente para mim E aí cada instrumento ele vai ter um desenho diferente um desenho diferente então eu tenho instrumentos que podem ser quadrangulares eu tenho instrumentos que podem ser triangulares e esse tipo retro que parece uma gota são desenhos da secção transversal como se eu cortasse o instrumento e visualizar
se ele de frente só tipo cá ela me traz uma secção quadrangular ao contrário da flexível que me traz uma secção é é uma secção triangular o tipo reto não secção em gota em instrumentos de aço inoxidável vocês vão ter esses 3 tipos de desenho basicamente se nós gerarmos os instrumentos todos eles promovem um desgaste com o mesmo diâmetro então vejo se eu pegar esse círculo ele tem o mesmo diâmetro é um círculo semelhante só que o desenho do instrumento para promover esse desgaste circular ele é diferente bom então basicamente nós teríamos a diferença entre
o café eo Flex Fire que refere-se a quantidade de metal que eu pego o instrumento tipo cá que é quadrangular eu tenho uma quantidade de metal muito maior quando comparado o tipo Flex apesar de terem o mesmo diâmetro Qual a diferença entre eles se eu tenho mais metal Eu tenho um instrumento mais resistente um instrumento que eu posso confiar mais nele em relação a uma possível necessidade de pressioná-lo no canal radicular o instrumento com menos metal instrumento um pouco mais delicado que o marchante fratura mas ao mesmo tempo se eu tenho - metal não tem
um instrumento mais flexível por isso são instrumentos do tipo flexível mesmo diâmetro a mesma torção mais com desenhos diferentes o instrumento mais rígido mas resistente e o instrumento mais flexível pela quantidade de metal de cada um desses né E como eu falei o tipo reto em gota instrumento que vai nos ajudar muito na raspagem mas apenas em casos em que o canal já tá amplo né tem que eu não posso correr o risco de fratura de sistema e qual que é o movimento que nós vamos utilizar nesses instrumentos de aço inoxidável movimento que eu falei
para vocês nós já tivemos o cateterismo agora é o segundo movimento filtração em viés né em que o instrumento Eu não parei mais um movimento da introdução da Lima para introduzir ali né o cateterismo um quarto de volta e tração parte volta infração esses instrumentos eu quero que eles rapaz tem que ele sample eles modellen as paredes então eles vão promover a sua modelagem no momento em que ele sair do canal Não no momento em que eles então então eu instrumento é uma Lima porque ela raspa as paredes e nós temos essa raspagem no momento
de remover o instrumento Qual que é a cinemática a gente introduza a Lima passivamente e no momento de remover a língua do canal a gente realize os movimentos atração em viés que é o movimento em sentido oblíquo o sal percorrendo todas ou a maioria das paredes do canal radicular e é uma amplitude de movimento de introdução infração pequeno de 2 a 3 mm tá então sempre que eu for introduzir o instrumento ele entra passivamente no momento da remoção eu jogo ele contra as paredes é claro que isso vai ficar mais claro quando estivermos no laboratório
encontrando resistência na entrada do instrumento e não entrou passivamente nós vamos voltar ao instrumento anteriores trabalhar com ele um pouco mais ok então veja um vídeo que vai ficar mais claro esse movimento vejam que nós não estamos girando o instrumento no canal radicular nós estamos jogando ele contra as Paredes No momento em que eu removo removo eu jogo contra os países né agora no movimento um pouco mais rápido iniciamos em um movimento é um pouco mais lento vejam novamente jogando contra as paredes e vejam que eu não estou girando o stop ele permanece o mesmo
sentido mas nós vamos raspando as paredes de um movimento de 2 a 3 mm de amplitude por meio de 2 a 3 mm de amplitude raspando as Paredes No momento em que eu removo instrumento de dentro do canal tipo esse é o movimento de tração em viés utilizados no momento do preparo do terço cervical com instrumentos de níquel é o instrumento de aço inoxidável tá Então essa é a primeira parte da nossa aula discutindo as características do instrumento de aço inoxidável né as diferenças entre esses instrumentos alguns conceitos importantes como a conicidade diâmetro do instrumento
e secção transversal e agora o movimento de utilização desses instrumentos como os menstruação e dias e na sequência nós falaremos sobre os instrumentos de níquel-titânio