Fala galera do Cifra Club Eu sou o Felipe lobo e agora a gente vai ter a nossa terceira aula especial de teoria musical sobre o tema formação de acordes nessa aula nós vamos falar sobre os acordes com notas acrescentadas e alguns outros acordes esp para acompanhar melhor esta aula é importante que você assista nossas outras aulas de teoria musical começando com a aula de introdução a teoria musical e seguindo toda a sequência do curso eu preparei também um PDF com material didático para você poder fixar melhor todo o conteúdo que a gente vai ver agora
basta você pegar esse link que tá aparecendo aqui digitar no seu navegador para fazer o download do arquivo Então vamos [Música] nessa podemos formar acordes tétrades através do acréscimo de uma nota que corresponde ao intervalo de sétima com a fundamental da Tríade a gente pode formar acordes diferentes se a gente acrescentar notas que vão dar outros intervalos vamos ver alguns exemplos de acordes com notas acrescentadas para entender um pouco melhor esse assunto para comear vamos falar sobre o com [Música] nona o Acorde de dó com nona é formado pela Tríade de dó maior que contém
as notas Dó mi e sol mas aquela nota que vai fazer o intervalo de nona com a fundamental desse acorde nós sabemos que a nona é um intervalo composto quer dizer ele é um intervalo maior do que uma oitava ele vai corresponder a 1/8 da nota que faz o intervalo de segunda no caso do dó a segunda nota é o ré então nós precisamos tocar a tri de dó maior acrescentando a nota ré numa região aguda do violão quer dizer de preferência nas primeiras cordas então eu vou fazer a triz de dó maior e eu
consigo uma nota ré facilmente aqui na segunda corda onde normalmente a gente aperta com dedo um a gente vai apertar com dedo quatro a terceira casa então tá aqui uma boa forma para tocar o Acorde de dó com nona outra forma muito utilizada é essa [Música] daqui que a gente vai apertar a primeira corda também na terceira casa colocando a a quinta justa do acorde também numa região mais aguda fica com um som bem [Música] bacana observem que na cifra do acorde a gente tem que colocar a letra C que representa a Tríade de dó
maior e o algarismo nove do lado direito representando que a nota que corresponde à nona do acorde deve ser acrescentada vamos falar de outro exemplo agora o lá com nona menor bom o lá com nona menor vai ser formado pela Tríade de Lá Maior porém a gente precisa acrescentar a nota que faz o intervalo de nona menor com a fundamental do acorde bom quem é a nona do lá é uma oitava daquela nota que é a segunda que é a nota si que vem logo depois do lá na escala porém essa nota como ela é
menor uma nona Menor Ela precisa estar apenas Meio Tom de distância da oitava Então vamos ver aqui nesse desenho do lá a gente tem na terceira corda a corda Sol 1 oitava da nota lá então para fazer o lá com nona a gente vai simplesmente chegar essa nota numa casinha pra frente e a gente vai ter essa posição aqui ó é o lá com nona menor nesse caso para cifrar esse acorde a gente vai colocar o a que corresponde à Tríade de Lá Maior acompanhado do número nove que corresponde ao intervalo de nona seguido de
um sinal de menos que indica que essa nona é menor então lá com nona menor [Música] é claro que existem várias posições diferentes para tocar esses acordes mas o que a gente tá tentando entender aqui é o processo lógico de formação de cada acorde que se você entender isso e conseguir identificar as notas na escala do violão você pode encontrar várias posições diferentes que de acordo com a situação vão te atender melhor para montar determinado acorde Vamos falar agora de um outro exemplo diferente o Acorde de sol com cesta bom o Acorde de sol com
sexta é formado pela Tríade de sol maior que a gente pode tocar dessa forma e a gente tem que acrescentar aqui nesse acorde que é formado pelas notas sol si e ré aquela nota que fará o intervalo de sexta com o sol que é a fundamental do acorde muito simples vamos contar seis notas na escala de sol sol lá si dó ré mi então nós temos que acrescentar a nota Mi num acorde de sol maior ficou fácil né a gente sabe que a primeira corda do violão já faz a nota Mi Então é só a
gente fazer o sol maior e tirar o dedo que tá apertando a primeira corda a gente vai ter o sol com sexta uma outra possibilidade pra gente digitar esse acorde é a gente fazer aqui o sol maior normalmente e colocar o mi na quarta corda corda ré se a gente apertar na segunda casa a gente tem a nota Mi a sexta de sol maior então uma outra forma pro acorde de sol com cesta bom da mesma forma que a gente acrescentou essas notas nos acordes a gente pode fazer um acorde com várias notas acrescentadas ao
mesmo tempo né O importante é a gente cifrar indicar na cifra do acorde todas as notas que a gente tá acrescentando através do algarismo que corresponde ao intervalo daquela nota com a fundamental do acorde e se preciso colocar um sinal para identificar o tipo do interval valo se é maior menor diminuto aumentado etc Então vamos ver um exemplo pra gente entender um pouco melhor isso daí vou falar do acorde de sol com séa 9ª e 13ª menor veja [Música] bem um acorde bacana Aí muito usado na bossa nova no jaz né Tem uma sonoridade muito
rica esse acorde vai ser formado pela Tríade de sol maior que tem as notas sol si e ré acompanhado da sétima de sol sol lá si dó ré mi fa a nota fa Mas aquela nota que vai fazer o intervalo de nona que é a segunda na verdade 1 aci que logo depois do Sol a gente tem a nota L que vai ser o intervalo de nona e ainda aquela nota que faz a 1ª menor bom a 13ª é um intervalo que corresponde a 1/8 do intervalo de sexta é o intervalo de sexta numa região
mais aguda como a gente precisa da 13ª menor a gente vai pegar a nota Mi que seria a 13ª do Sol e vai abaixar meio T nela Então vai virar o mi bemol olha como que vai ficar a digitação desse acorde sol a gente vai tocar aqui a fundamental do acorde na corda mizona na terceira casa então a gente pode colocar aqui na corda ré uma nota também sobre a Pestana vai ser a nota fa então a gente já tem aqui a sétima do acorde na corda sol com o dedo dois a gente vai apertar
a nota si que tá na quarta casa bom na corda si a gente vai apertar com dedo TR a nota Mi Bemol que vai ser a 1ª menor do acorde ela tá na quarta casa também e na corda mizinha a gente vai usar o dedo qu para apertar a nota lá que faz a nona maior do [Música] acorde faltou apenas a quinta justa que não entrou aqui nesse acorde acontece que a quinta justa é um intervalo que nesses acordes que tem muitas notas ele pode ser dispensado porque ela tem um papel secundário aí ela é
mais ela tem a função de engrossar o caldo né de deixar aquele acorde mais encorpado no caso dos acordes que tem poucas notas mas quando o Acorde já tem várias notas que esse acorde teria seis notas então fica um pouco difícil de tocar no violão a gente pode dispensar a quinta justa para conseguir uma digitação aqui mais fácil mais tranquila de toar [Música] Isso é uma regra para você sempre que o Acorde tiver muitas notas você pode dispensar a quinta justa para conseguir digitações mais tranquilas para tocar no violão então recapitulando Sol com sétima nona
e 13ª [Música] menor para terminar vamos falar aqui um outro exemplo desse tipo de acorde com muitas notas acrescentadas vamos falar sobre o ré com sexta e nona bom neste caso a gente vai ter um acorde formado pela Tríade de ré maior que contém as notas ré fá sostenido e lá que é a quinta Justa e a gente vai acrescentar a nota que faz um intervalo de cxa ré mi fa sol lá si Então precisamos da nota si e a gente ainda vai acrescentar a nota que faz o intervalo de nona que é a segunda
do ré numa região mais aguda bom logo depois do ré a gente tem a nota Mi né seguindo aí a ordem da escala então é justamente o mi que vai fazer o intervalo de nona aqui com o ré maior então ó essa forminha aqui vai atender a gente bem pra gente tocar esse acorde né eu tô fazendo uso de uma pestan aqui na quarta casa mas como a gente tem um dedo sobrando a gente pode até dispensar a Pestana e tocar esse acorde dessa forma Observe que eu tenho a nota ré na quinta corda a
nota fá sustenida que é a terça maior do acorde está aqui na corda ré quarta corda a nota si que faz um intervalo de sexta está na corda sol na quarta casa e a nota Mi que faz um intervalo de nona está na corda [Música] si Estou tocando apenas as cordas lá ré sol e si e novamente nesse acorde eu omiti a quinta justa do acorde porque ela não é extremamente necessária aqui pra gente mas tem uma outra posição que a gente pode fazer o Acorde completo inclusive com a quinta justa seria essa daqui ó
eu tenho a Tríade de ré maior aqui nas cordas lá ré e sol e as duas cordas soltas aqui as primeiras cordas fazem justamente os intervalos que a gente precisa para colocar as notas acrescentadas que são a corda si que faz a sexta e a corda mi que faz a nona Então como vocês podem ver a gente pode encontrar várias posições diferentes para montar esses acordes aliás quanto mais complexo o Acorde normalmente mais formas diferentes eles têm pra gente montar a gente pode usar cordas soltas ou cordas presas pode pode descobrir aí Alguma Pestana que
Vai facilitar a nossa vida o importante é a gente entender a estrutura do acorde e localizar as notas aqui na escala do [Música] violão alguns acordes merecem um comentário especial porque eles fogem um pouquinho do padrão das regras de formação de acordes para começar falar sobre esses acordes eu vou dar o exemplo aqui do acorde sem terça também chamado de acorde com terça omitida Um Bom exemplo desse tipo de acorde são chamados Power cords muito usados pelos guitarristas de [Música] rock os Power cords são formados apenas pela nota Fundamental e a quinta emitindo aí a
nota que faria o intervalo de terça uma boa posição para tocar esses acordes é essa daqui ó que a gente aperta com o dedo um a nota fundamental que vai ficar no baixo do acorde e com o dedo três ou o dedo quatro a gente aperta a quinta justa do acorde que vai ficar aí na corda de baixo duas casas à frente da primeira nota que a gente [Música] apertou essa é uma forma muito bacana porque ela vai servir pra gente tocar acordes tanto com o baixo na quinta corda quanto com baixo na sexta corda
que a gente pode usar a mesma forma só que nas cordas de cima e também com baixo na quarta [Música] corda os por cordes são cifrados através do uso da letra que indica fundamental do acorde seguida do algarismo cinco bom o algarismo C representa a quinta justa do acorde e é sabido que a quinta justa já é um intervalo contido na Tríade básica e não deveria ser representado como um algarismo portanto a partir do momento que a gente escreve o número C na cifra do acorde é como se a gente estivesse querendo dizer que aquele
acorde é formado apenas pelas notas que estão escritas ali na cifra e nenhuma nota subentendida da estrutura básica do acorde Por isso os powercord são cifrados através da letra que representa fundamental mais o algarismo C Então nesse caso aqui a gente tem o dó com quinta né eu vou tocar mais um exemplo aqui para vocês de música que usa os Power cords vocês vão lembrar [Música] rapidamente é um vira vira das mamas Assassinas é feito todo com Power cords percorrendo o braço da guitarra aí o bacana é que a gente vê que a forminha não
muda né ela vai só se deslocando pelo braço do instrumento por isso são acordes fáceis de tocar fáceis de montar e de fazer as trocas aí de uma acorde para outra quando a a gente tem este padrão de acordes uma outra forma também muito usada pros Power cords é aquela que a gente ainda vai acrescentar uma oitava né então ele vai ficar com esse desenho aqui ó a gente vai pegar a fundamental com dedo um a quinta com dedo três e logo abaixo da quinta na próxima corda na mesma casa a gente põe o dedo
quarto para fazer a oitava da nota fundamental o Acorde fica com um som um pouquinho mais cheio né Vou tocar um outro exemplo aqui pra gente lembrar um CL do rock roll que usa esse tipo de [Música] forro famoso clássico do Black Sabá Iron Man bom para completar aí a parte sobre acordes sem terça eu tenho que dizer que a gente também pode fazer o acréscimo de outras notas nesse tipo de acorde né nesse caso as notas vão ser representadas depois do algarismo 5 entre parênteses na sequência em que elas apare então por exemplo eu
posso fazer um acorde sem terça porém com uma nona acrescentada fazer aqui oó com quinta EA é um acorde que tem sido usado aí vários estilos musicais né eu tenho o Power Cord Deó ou com qua e acrescentar a nota ré que é a nona do acorde Ela tá aqui na segunda corda na terceira casa tô apando com a Pestana Eu ainda posso tocar a corda mizinha que tá fazendo aqui uma oitava da Quinta do acorde uma forma tranquila né pra gente deslocar pelo braço do instrumento da mesma forma a gente pode acrescentar uma sexta
ou uma sétima maior Tanto faz O importante é a gente cifrar o acorde com a letra seguida do número cinco que indica que o Acorde não tem a terça e entre parênteses a gente vai colocar as outras notas acrescentadas um outro acorde muito muito importante na música popular Que a gente vai comentar agora é o chamado de tetra de diminuta ou simplesmente acorde diminuto esse acorde é feito com a Tríade diminuta acrescida daquela nota que faz o intervalo de sétima diminuta acontece que o intervalo de sétima diminuta é um intervalo atípico porque normalmente a gente
aprende que a sétima pode ser maior ou menor a sétima diminuta vai ser aquela que está meio Tom antes da sétima menor então ela vai coincidir com a mesma sonoridade da sexta maior e ela só é chamada de sétima diminuta nesse tipo de acorde esse acorde é cifrado com uma letra que corresponde a fundamental do acorde acompanhada de um círculo do lado direito ali um pouco para cima é a cifra do acorde ou tetra de diminuta né para fazer esse acorde a gente tem algumas formas que são muito bacanas aí a forma com o baixo
na sexta corda é essa daqui neste caso eu tô fazendo sol sustenido de minuto mas a gente pode deslocar essa forma e fazer qualquer acorde né o sol de minuto faço sustenido de [Música] minuto ainda exista existe a opção da gente substituir aqui essas duas notas que a gente tá tocando por uma pestan que vai pegar as duas de acordo aí com a situação você pode escolher qual que fica mais fácil para você uma forma com o baixo na quinta corda é essa aqui ó neste caso eu tô fazendo o si diminuto né pra gente
lembrar uma música que tem esse acorde aí [Música] ó eu não quero mais [Música] mentir usos ar espinhos que só causam dor uma bela canção do Titans chamada Cegos do Castelo bom é um bom exemplo pra gente ver aí a aplicação dessa tetra de diminuta e uma outra forminha que a gente pode usar para tocar esse tipo de acorde é com o baixo aqui na corda ré vai ficar com esse desenho aqui ó neste caso como eu tô aqui na segunda casa eu tô fazendo o mi diminuto ou tetra de diminuta de mi esse acorde
também facilmente deslocado aí pra gente fazer qualquer posição dependendo do do acorde que a gente precisar agora tem uma curiosidade muito bacana sobre a tetra de diminuta é que ela é uma acorde simétrico que que isso quer dizer ela é toda formada através da sobreposição de intervalos de terça menor Então a gente tem uma terça menor depois mais uma terça menor que vai dar no intervalo de quinta diminuta e mais uma terça menor que vai dar no intervalo de sétima diminuta se a gente acrescentar ainda mais uma terça menor a gente vai voltar paraa fundamental
do acorde [Música] por isso ele é cifrado com um círculo porque ele é um acorde que se fecha quando a gente acrescenta mais uma nota com intervalo de tenso menor em cima dele agora do ponto de vista prático isso tem uma utilidade muito legal sobretudo para os violonistas né observem aqui essa passagem harmônica que eu vou [Música] tocar vejam como eu fui deslocando a forma do acorde de minuto sempre três casas pra frente ou três casas para trás quando a gente faz isso a gente tá movendo o Acorde 1 terça menor no braço do violão
e automaticamente a gente tá fazendo o mesmo acorde só com as notas em com uma ordem invertida né vamos conferir se eu tô falando a verdade mesmo aqui a gente tem as notas si que é fundamental do acorde aqui na quarta corda a gente vai ter a nota fá que é a quinta diminu na corda sol a gente tem aqui a nota la Bemol que é a sétima diminuta e na segunda corda a gente tem a nota ré que é a terça menor do acorde quando eu levo esse acorde pra quinta casa a gente vai
ter a nota ré agora aqui na na corda lá na corda ré a gente vai ter a nota lá Bemol a nota si vai ficar na corda sol e a nota fá vai ficar aqui na segunda corda ou seja são as mesmas notas que a gente tinha tocado na segunda casa só que elas estão em uma ordem diferente e a mesma coisa vai acontecer quando a gente leva mais três casas para frente de novo isso a gente pode fazer Quantas vezes a gente quiser então toda vez que aparecer uma corde de minuto você pode escolher
se você vai tocar o Acorde que tá indicado ou uma inversão desse acorde né levando essa forma aí um tom e meio paraa frente ou para trás isso faz com que o Acorde de minuto possibilite alguns arranjos bonitos de violão que a gente fica brincando né levando o Acorde para baixo e para cima então é uma boa opção pra gente fazer arranjos bacanas de violão aí né deixando a harmonia um pouco mais rica e mais movimentada né para para quem quiser escutar aí um bom exemplo procurem a gravação do Geraldo Azevedo de Bicho de Sete
Cabeças que ele faz o uso disso com maestria bom vamos falar agora de um outro acorde muito legal que é o chamado de acorde com quarta também conhecido como SUS ou acorde suspenso ou com quarta suspensa é um acorde em que a gente vai fazer a Tríade básica do acorde porém a gente vai substituir a terça pelo intervalo de quarta veja bem aqui um exemplo é o sol com quarta eu tenho aqui a nota sol que é fundamental do acorde a quinta justa ré na corda solta a nota sol novamente na terceira corda e ao
invés de tocar a segunda corda solta que faria a tensa maior do acorde que é a nota si eu vou apertar essa corda na primeira casa onde a gente consegue a nota dó que vai ser a quarta justa desse acorde esse acorde é chamado de suspenso ou SUS né de maneira abreviada justamente porque ele traz uma sensação assim que logo na sequência a gente vai ter um movimento que a quarta vai dar lugar para terça novamente né olha só isso é muito comum de se ouvir né a gente faz o acorde com quarta em seguida
a quarta desce PR terça [Música] novamente acontece que esse acorde é muito usado na mpb e ele não precisa necessariamente ser sucedido pelo acorde com aensa normal né ele já é usado de maneira indiscriminada aí apenas como um acorde com quarta é um acorde independente e ele é cifrado com a letra que vai dar pra gente aí a fundamental do acorde seguida do algarismo 4ro que representa que o Acorde deve ter a quarta no lugar da terça né e ele pode ser também acrescentado com outras notas quaisquer aí que a gente queira a gente pode
colocar uma nona uma séa 1 13ª né Um Bom exemplo é esse acorde aqui [Música] ó este aqui é o Acorde de sol com quarta e ainda tem a sétima e a nona então é sol com quarta s nona essa forma é muito bacana porque a gente também pode deslocá-la pelo braço do violão né fazendo o Acorde lá com quarta s e nona ou si com quarta s e nona um acorde muito bonito assim muito usado na na bossa nova no jazz tem uma sonoridade assim bastante rica como vocês podem ver na cifra do acorde
a gente tem que representar primeiro o algarismo quatro que vai indicar aí essa mudança na estrutura básica do acorde onde a terça será substituída pela quarta e na sequência entre parênteses a gente vai colocar os algarismos que representam as outras notas acrescentadas né separando aí por uma barra inclinada os algarismos dentro do parênteses sol com quarta sétima e nona bom para fechar essa parte sobre acordes diferentões a gente vai falar agora sobre um acorde acorde com nona aumentada acontece que a gente aprendeu que as nonas podem ser maiores ou menores mas existe a possibilidade da
nona aumentada que vai ser aquele intervalo com um tom e meio de distância entre as notas que é mesma coisa do intervalo de terça menor n ele vai ter a mesma sonoridade porém ele só vai ser usado em acordes com a tensa maior por exemplo vou tocar aqui agora o mi com nona aumentada vai ficar assim ó esse acorde é formado pelas notas mi fundamental do acorde sol sustenido que é a terça maior si que é a quinta Justa e ainda temos uma nota na corda mais aguda ela faz o mesmo som da nota sol
porém como se trata de um acorde maior que já possui o sol sostenido que é tensa maior não é bacana chamar essa nota de sol pois o acorde não pode ser ao mesmo tempo maior e menor quer dizer não pode ter as duas teras ao mesmo tempo então vamos classificar este intervalo como nona aumentada Olha só tomando o mi como nota fundamental a nota fa far o intervalo de nona [Música] menor a nota F sostenido far o intervalo de nona [Música] maior valo de nona aumentada será feito pela nota fa dobrado sustenido que é justamente
a nota que tem o mesmo som da nota sol só que chamada de fá dobrado sustenido o intervalo será a nona aumentada o dobrado sustenido é um intervalo aí pouco comum né mas ele ele é usado para quando a gente precisa e susten ir a nota duas vezes seguidas ou seja jogar a nota um tom inteiro pra frente que corresponde a duas casas no violão então a nona aumentada do mi vai ser a nota fá dobrado sustenido que é representada com este símbolo que você tá vendo aí que é um X com um pontinho em
cada ângulo aí do X é o dobrado sostenido mais uma vez a gente vê aqui um exemplo na teoria musical né de uma coisa que tem um nome diferente mas que no final das contas tem a mesma sonoridade de uma coisa com um nome mais simples né ou seja fá dobrado sustenido tem o mesmo som de sol porém a gente vai chamar ele dessa forma para representar o intervalo de nona aumentada e não tensa menor porque estamos falando de um acorde maior vamos ver como é que fica esse acorde agora com mais uma nota acrescentada
né eu vou tocar o mi com sétima e nona aumentada um acorde muito usado aí pelo Grande Mestre da guitarra Jimmy Hendrix né né Por exemplo na música R jo que eu vou tocar um pedacinho aqui pra gente lembrar e exemplificar a aplicação desse [Música] acorde um outro acorde importante da gente comentar é o acorde com s e 13ª menor por exemplo o lá com 7 e 13ª menor que a gente pode fazer nessa forminha [Música] aqui este acorde é formado pela Tríade de lá maior que vai ter as notas lá que é a fundamental
dó sustenido que faz a tensa maior e mi que faz a quinta Justa e ele ainda tem um acréscimo de duas notas a sétima menor que é feita com a nota sol que a gente pode tocar aqui na Pestana ó da corda ré e ainda a nota que vai fazer o intervalo de 13ª menor bom a 13ª menor é um intervalo composto que é aquela mesma notinha que faz o intervalo de sexta menor porém numa região um pouco mais aguda Então a gente vai contar 5º a partir da fundamental do acorde E vai encontrar a
13ª veja bem lá si dó ré mi fa a sexta ou 13ª de lá vai ser a nota fa e pra gente entender qual vai ser a a sexta ou 13ª maior e menor a gente pode levar em consideração a quinta do acorde porque a maior vai est um tom acima da quinta e a menor vai tá apenas Meio Tom acima da quinta Então veja bem a quinta do acorde é o mi a nota fa está apenas Meio Tom depois do mi então ela vai ser a sexta ou 13ª menor se a gente quisesse a
13ª maior teria que ser o fa sostenido muito bem então o acorde de Lá com 7 13 ca menor fica [Música] assim é interessante a gente lembrar que a quinta justa é um intervalo que a gente pode dispensar principalmente em acordes que tem algumas notas acrescentadas ela vai ter uma função meio secundária aí nesse acorde Então por causa disso esse acorde às vezes é confundido com um outro acorde que é o acorde com sétima e quinta aumentada que a quinta aumentada vai ter a nota Mi Meio Tom pra frente que vai corresponder exatamente ao mesmo
som da 13ª menor ou sexta menor né entretanto quando a gente cifra um acorde como 13ª menor a cifra faz a gente pensar que esse acorde pode ter além da 103ª menor também a quinta justa porque ela é uma nota normal de ter nos acordes e quando a gente cifra ele como quinta aumentada significa que ele não tem a quinta Justa e que apenas a quinta aumentada que vai compor aí a Tríade também do acorde Então vamos diferenciar quando aparece o Acorde cifrado como s e 13ª menor ele pode até toado com a mesma forma
do acorde de quinta aumentada porém pode também ser incluída aí a quinta justa no Acorde por exemplo nessa forminha aqui eu tô tocando a quinta justa mi numa região mais grave aqui ó que eu tô apertando com o dedo quatro poderia tocar assim também tocando a nota Mi aqui na corda solta num região um pouco mais aguda lá com séa e 13ª menor essa forma já não vai servir pro acorde de quinta aumentada que não pode ter a nota Mi poderia ser assim bom estee acorde com 13ª menor ele pode ser feito assim com essa
Pestana que pode ser deslocada facilmente pelo braço do violão virando por exemplo lá Bemol ou sol com 7 e 1ª menor aqui eu não tô tocando a corda lá fa sustenido e assim por diante e a gente ainda tem uma outra opção para tocarlo fazendo o baixo na quinta corda olha só tocando lá na quinta corda O sol aqui na terceira corda solta a terça do acorde dó sostenido tá aqui na corda si e a 13ª menor que é o fa tá aqui na primeira casa da mizinha Se eu quiser eu ainda posso trocar os
dedos aqui para apertar a quinta do acorde aqui na corda ré essa forma também é facilmente deslocada por exemplo aqui na segunda casa vai ser o si com séa e 13ª menor outro acorde importante é o acorde com séa e 11ª aumentada por exemplo esse aqui é o sol com séa e 11ª aumentada ele é formado pela Tríade de sol maior que vai ser o sol o si e o ré ainda tem um acréscimo da sétima menor que vai ser a nota fa que eu tô tocando aqui ó na corda ré e o acréscimo da
11ª aumentada bom a 11ª é um intervalo composto que corresponde à mesma nota que faz o intervalo de quarta só que numa região mais aguda Então a gente vai contar 4 graus a partir da fundamental do acorde sol lá si dó a nota Dó é a quarta ou 11ª de sol porém para fazer a 11ª aumentada eu vou chegar essa nota Meio Tom pra frente e ela vai virar o dó sostenido que eu tô apertando aqui com o dedo um na segunda casa da corda C aqui eu tenho a 11ª aumentada do acorde esse acorde
semelhante ao anterior que a gente viu também é confundido às vezes com uma acorde de quinta alterada que seria por exemplo Sol com sétima e quinta diminuta a quinta diminuta Vai est no mesmo lugar que a 11ª aumentada porém ele é o mesmo caso daquele acorde com 13ª menor né a gente pode cifrar como quinta diminuta e esse acorde não vai ter a quinta Justa e se a gente cifrar como 11ª aumentada ele pode além da 11ª aumentada ter também a quinta justa então é importante a gente entender essa diferença aí na hora de cifrar
e de ler a cifra do acorde bom esses foram apenas alguns acordes aí especiais que eu quis comentar com vocês porque eles são bastante utilizados porém fogem um pouco dos padrões da teoria de formação de acordes existem ainda muitos outros acordes Alguns ainda por descobrir ou por serem inventados e várias posições dif dientes para tocar cada um dos acordes o importante é a gente começar a compreender esse processo Lógico né para formar os acordes e também conhecer bem o braço do instrumento para conseguir encontrar as notas que a gente precisa para formar cada tipo de
acorde assim a gente vai conquistando uma Independência e vai ficando cada vez mais criativo e tocando com mais estilo pessoal as músicas que a gente se interessar por [Música] tocar Nesta aula vimos como formar acordes a partir do ACR de notas variadas a uma Tríade básica como representar essas notas na cifra do acorde e ainda formas para tocar esses acordes no violão e na guitarra nós falamos ainda sobre alguns acordes especiais que fogem um pouco do padrão de formação de acordes a citar o Acorde sem terça ou acorde com terça sometida a tetra de diminuta
e também os acordes com quarta e acordes com nona aumentada eu preparei o pdf para vocês fixarem melhor o conteúdo dessa aula e para baixar é só pegar esse link que tá aparecendo aqui embaixo digitar aí no seu navegador e fazer o download do arquivo bom é isso aí essa foi a nossa aula especial de teoria musical sobre formação de acordes onde falamos sobre acordes com notas acrescentadas e outros acordes assista também a nossa próxima aula desse curso que vai falar sobre acordes com inversões de baixo ou acordes invertidos É isso aí valeu espero que
vocês tenham gostado e faça sua inscrição no nosso canal do YouTube deixe seus comentários aqui pra gente e siga o Cifra Club pelo Twitter para ficar por dentro das últimas novidades do site bom som e até a próxima