Inteligência Emocional | Marcio Micheli | Como Blindar a Mente

52.3k views3205 WordsCopy TextShare
Márcio Micheli
Me siga nas redes sociais: Instagram - https://www.instagram.com/marciomicheli/ Facebook – https:/...
Video Transcript:
Essa história é interessante porque, na verdade, tudo que está na Bíblia é interessante. Quando eu digo que uma história é interessante, eu não estou dizendo que outras não são, mas essa história está contando um fato de um homem importante cuja filha está doente. Então, imagine agora: se coloque dentro dessa história.
Você percebe que um dos seus filhos está doente e você procura ajuda. Você vai ao médico. Jairo foi ao médico dos médicos.
No meio do caminho, ele diz, né, chega para Jesus e diz: "Jesus, se você colocar as mãos, impor as mãos, eu sei que ela será o quê? Curada. " No meio do caminho, Jesus agora encontra a mulher do fluxo de sangue.
Uma coisa interessante é que a menina tem 12 anos, e a mulher do fluxo de sangue está com fluxo de sangue há 12 anos. Vira para a pessoa do lado e diz assim: "Nada é do nada. " Eu aprendi algumas coisas na vida: tudo tem uma explicação.
Nem sempre a gente consegue ter essa explicação de forma imediata, mas quando a gente entende o porquê, fica muito mais fácil corrigir coisas que precisam ser corrigidas. Então, é aquela mãe que diz: "Do nada, minha filha começou a se comportar assim. " Nada é do nada.
"Do nada, Fulano me demitiu. " Nada é do nada. "Do nada, alguém me deixou pelo caminho, me abandonou.
" Nada é do nada. Tudo tem uma explicação. Ou é a história que você viveu com essa pessoa que explica isso, ou é a história que a pessoa viveu antes de você que ainda não foi resolvida dentro dela, que levou ela a fazer isso.
E quando você entende que as pessoas são fruto da história delas, você é capaz de amá-las, mesmo elas fazendo mal. Até porque amar não é um sentimento; amar é decisão. Você precisa amar.
E amar, você não coloca condições: "Vou amar quando o comportamento for esse; vou amar quando o comportamento for aquele. " Não, você simplesmente precisa amar. Mas como amar alguém que faz mal?
Entendendo que ele é fruto da história dele. Por nada é do nada. No meio do caminho, essa mulher toca Jesus e ela diz, porque a Bíblia fala: ela pensava que se tocasse Jesus, ela seria o quê?
Curada. Pera aí, antes de tudo, ela sabia o que tinha que fazer. O que há de semelhante na mulher do fluxo de sangue e Jairo?
Jairo sabia, antes do milagre, que se Jesus colocasse as mãos, a filha dele seria o quê? Curada. Jairo sabia o que ia acontecer, e a mulher do fluxo de sangue sabia o que ia acontecer.
Eles só não sabiam como. O o quê é do homem; o como é de Deus. Se você se preocupar demais com o como, você está entrando naquilo que não é seu, você está entrando naquilo que é de Deus.
É o exemplo de quando Jesus chega para o cego e diz: "O que você quer? " E ele quer o quê? Ver.
Aí Jesus o cura com quê? Mistura: cuspe, catarro, saliva com quê? Com terra, faz uma massinha bem nojenta.
Sim ou não? Sim. Se o cego pergunta "Como você vai me curar?
", Jesus explica. O que é que ele diz? "Prefiro ficar cego.
" Se você se preocupa demais com como, você olha para o como e fica com nojo. Já pensou se o cego descobre que ele será curado pela baba, pelo cuspe, pelo catarro de Jesus misturado na terra, colocado no olho dele? O como não é seu; o o quê é seu.
Jairo sabia o quê que ele tinha que fazer; a mulher do fluxo de sangue sabia o que tinha que fazer. Ela só sabia que tinha que tocar as vestes de Jesus. Como é que ia ser curada?
Não interessa. Se preocupou demais com o como, está se metendo naquilo que é de quem? De Deus.
Aí você impede Deus de fazer um milagre. Por quê? Porque milagre não se explica; você vive milagre.
Você deixa acontecer. Como é que vai acontecer? Eu não sei, eu só sei que eu vou contar essa história depois que acontecer.
Só que no meio do caminho, a mulher do fluxo de sangue já foi curada. E logo depois que ela é curada, os funcionários de Jairo falam assim: "Ih, Jairo, para, é o seguinte: sua filha morreu. Para de atrapalhar o mestre, não fica incomodando o mestre com coisa que não tem mais jeito não.
" Na passagem bíblica, Jairo não fala nada. Jairo está ouvindo os funcionários falarem: "Deixa disso, esquece, não vai dar certo. Sua filha estava doente, até entendo que você buscou ajuda quando ela estava doente, mas agora a notícia é que ela morreu.
Então, ó, acabou. " Jairo não fala nada. Jesus olha para ele e diz apenas: "Continue crendo.
" Eu fico imaginando a seguinte situação: Jairo sabe o quê. De repente, alguém tenta tirar de Jairo o como? Não.
Alguém tenta tirar de Jairo o quê? Aquilo que te atrapalha não é a percepção de como as coisas vão acontecer. Aquilo que te atrapalha é a convicção do seu quê.
Só que o seu quê exige fé, e fé exige foco. Então eu imagino. Eu não estava lá e nem sei se isso aconteceu, mas eu imagino que é mais ou menos o seguinte: tá, Jesus andando com Jairo, o povo fala: "Jair, esquece, esquece.
" Jesus deve pegar no rosto de Jair: "Jair, olha para mim. " Jairo olha para mim: "Jairo, esquece esse povo apenas continue crendo naquilo que te fez me procurar no seu quê. " Pronto.
Jesus chega na casa de Jairo e tem um povo chorando, é ou não é? É mais ou menos o seguinte: acho que Jesus chega e fala: "Povo chorando, desnecessariamente. A menina morreu.
" "Morreu. " Não, Jesus foi para curar a menina. "Morreu.
" Ninguém está acreditando mais que ela pode voltar a viver. Jesus está falando: "Não, morreu não, vocês estão vendo morta, eu estou. .
. " Vendo, dormindo, o povo começou a tirar a onda com Jesus, começou a zombar. Jesus falou assim: "Dá licença, pode sair.
" E agora só os discípulos, e só o pai e a mãe. E o que Jesus faz? Ressuscita a menina.
A menina agora está viva. Você está percebendo que, quando você sabe o seu "o quê", além de ter certeza e convicção daquilo que faz sentido para você, você precisa de foco naquilo? Porque, se você perder o foco, você perde a fé.
A fé é alimentada pelo foco; a fé é algo espiritual, mas o foco é algo emocional. Isso significa que, no meio do caminho para o milagre acontecer na sua vida, algumas coisas podem acontecer não para abalar a sua fé, não para diminuir o poder de Deus, mas para tirar o seu foco. E é sobre isso que eu quero te alertar: algumas coisas importantes para você manter o foco.
Então, anota aí: blindar a mente. E para blindar a mente, item um: você precisa de poucos amigos íntimos. Provérbios, Capítulo 18, Versículo 24: "Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo singular, não é plural, não; mais apegado que um irmão.
" Se você tem muitos amigos íntimos, esses amigos têm necessariamente com você intimidade. São todas as falas que eles lançam contra você, que o mundo lança contra você, que você acredita. .
. não, mas são falas vindas de pessoas íntimas. Você sai na rua, pega o seu ônibus, estaciona o carro, desce do ônibus, encontra alguém que você nunca viu na vida, e esse alguém começa a lançar palavras ruins sobre você, começa a depreciar sua imagem.
Você olha para a pessoa e fala: "Nunca nem vi, nem te conheço. " Você passa e vai embora. O dia todo passou, você trabalhou, fez o que tinha que fazer, você chega em casa e nem lembra de contar o que aconteceu para as pessoas que você conhece.
Por quê? Faz diferença aquela pessoa que falou mal de você, você nem conhece. Agora você chega em casa, e a pessoa que você ama — talvez o seu marido, a sua esposa, seu pai, sua mãe, seu tio, seu avô, seu filho — lança contra você as mesmas palavras.
Pera aí, algo diferente aconteceu dentro de você! Você foi para o quarto chorar, talvez você ficou triste. Por que você levou a sério uma palavra lançada por alguém que você ama e não levou a sério a mesma palavra lançada por um desconhecido, uma pessoa que você nunca viu?
Porque você deu para a pessoa que ama a chave para ela acessar suas emoções. E qual é a chave que alguém usa para acessar suas emoções? Intimidade.
Você não pode deixar de amar as pessoas, mas não precisa dar intimidade para todo mundo que você tem que amar. Então, tenha poucos amigos íntimos, porque muitos amigos íntimos têm acesso às suas emoções. E, quando ele acessa a sua emoção, ele pode tirar da sua emoção o seu foco.
Porque, se fé é espiritual, foco é emocional. E, se você perder o foco, você perde o quê? A fé.
Lembra de Pedro? Pedro vê Jesus. Jesus está indo para o barco, andando sobre as águas, e todo mundo se assusta e acha que é o quê?
Um fantasma. Aí, quando todo mundo acha que é um fantasma, Jesus fala: "Gente, sou eu, Jesus. " Quem é que fala com ele?
Pedro. "Se és tu, Jesus, me chama que eu vou. " E aí Jesus diz o quê?
"Vem. " E aí Pedro desce do barco. A Bíblia diz que Pedro anda; dá alguns passos.
De repente, Pedro muda o foco dele de Jesus, de "o quê", e sente o vento. A Bíblia diz que o vento é o mesmo do início ao fim da jornada. O mar estava agitado e o vento estava forte desde o início da jornada dos discípulos; o vento não mudou.
O foco de Pedro é que mudou. O vento era o mesmo. De repente, ele pisa, anda e se preocupa com o vento.
Ih, tirou o foco do "o quê"! Se preocupou com o "como", se preocupou com "como Deus vai fazer algo na sua vida. " Você vai afundar.
Aí Jesus fala: "Homem de pequena fé. " Eu fico pensando como é que Jesus chama Pedro de pequena fé se ele foi o único do barco a ter fé para descer. É porque ele teve fé para descer, mas ele não manteve a fé para permanecer em cima da água.
Então, ele não é eternamente um homem de pequena fé; ele estava naquele momento com pouca fé, porque a fé se perdeu quando ele mudou o foco. Muitos amigos íntimos vão tirar o seu foco. Ficou claro?
A primeira chave para você blindar sua mente. A segunda chave, que aí está relacionada à primeira: quem são esses amigos íntimos? Porque eu sei que eu preciso de poucos amigos, mas quem?
Não pode ser qualquer um; eu tenho que saber selecionar. Anote aí: 1 Coríntios 15:33. Tá tudo na Bíblia!
"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. " Existe uma outra tradução que diz: "As más companhias corrompem os bons costumes. " E nessa versão que fala que as más companhias corrompem os bons costumes, é uma versão que diz que companhia é aquilo que eu tenho como relação de quê?
Intimidade. Então, a gente volta para aquela chave anterior: tenha poucos amigos íntimos, mas agora, quem são esses poucos? Pessoas com princípios e valores semelhantes aos meus.
Quando o seu "como" é executado por causa das suas emoções, ele é o quê? Imperfeito. Quando ele é feito por Deus, ele é perfeito e foi feito na sua vida.
E quem é que vai contar essa história? Você. Que você precisa permitir.
E para permitir, hoje mesmo você já vai fazer uma lista de pessoas que não podem ser amigos. Se essa lista é grande, é escolha sua; você que escolheu. Ser amigo de um monte de gente.
Eu, no meu primeiro livro, meu primeiro livro é passado resolvido, futuro decidido. Eu falo assim: você faz as suas escolhas e as suas escolhas fazem você. Quando alguém fala para mim: "Mas eu tô vivendo isso!
", falo assim: "Suas escolhas, ah, suas escolhas! " Mas não sabia fazer escolha, então não devia fazer escolha. Um adulto só pode ser ferido em suas emoções se ele permitir, e ele permite por falta de conhecimento.
Aí, um adulto ferido não pode fazer escolhas que geram consequências permanentes. Por quê? Porque ele vai fazer escolhas com base na sua dor.
Então, antes de fazer uma escolha que gera uma consequência permanente, cure as suas dores. Um amigo íntimo entra na sua casa, senta no seu lugar, abre a sua geladeira, não pra pedir. Quantos amigos assim?
Pouquíssimos! Mas você pode receber visita na sua casa, pode? Você entendeu a diferença entre visita, colega e amigo?
Amigo íntimo, poucos amigos. Muitos amigos vão te levar para a ruína, vão tirar do foco. E quem são os poucos amigos?
Aqueles que são o oposto da má companhia. As más companhias corrompem os bons costumes. Um dia, eu postei no Instagram que as más companhias corrompem os bons costumes.
A menina falou assim: "Isso é coisa de gente fraca, porque eu posso andar com quem eu quiser que não corrompe. " Eu falei assim: "Não sabe nem fazer interpretação de texto! " Vamos lá, as más companhias corrompem os bons costumes.
Você entendeu que vai corromper quem já tem bons costumes, vai corromper pessoas convictas, fortes naquilo que é o certo? Não vai corromper o bobinho. Gente bobinha já foi corrompida antes.
Andar com gente que pensa diferente de você vai fazer você pensar diferente. Você vai lá e apresenta Jesus para a pessoa; se ele não aceitar, você volta. Não fique muito tempo não!
Vocês me entenderam? É nesse lugar que você arruma seus bons amigos, pessoas que pensam como você. Perfeitas não, mas que têm momentos perfeitos e que olham a imperfeição e se arrependem.
O erro não é uma rotina, não é uma regra, é um desvio e é percebido. Nossos filhos, por exemplo, não querem pais perfeitos; eles querem pais honestos. E pais honestos não são aqueles que não erram, são aqueles que conhecem o erro de forma rápida, perdoam de forma rápida.
Quando você se arrepende, a consequência é imediata. Quando você honra alguém que merece honra, a consequência é imediata. Quando você não se arrepende, a consequência também é imediata.
Quando você desonra, a consequência também é imediata. Você faz as suas escolhas e as suas escolhas fazem você. A vida que você tá vivendo hoje é fruto de tudo que você escolheu, sem saber o que você talvez deveria saber para fazer as escolhas certas.
Tenha poucos amigos íntimos para não perder o foco. Quem são esses amigos íntimos? Pessoas que têm princípios e valores semelhantes aos seus.
Seus colegas podem pensar o que quiser; seus amigos têm que acreditar no mesmo Deus que você acredita. Saia da presença de pessoas com princípios e valores diferentes, isso tira o seu foco; e se tirar o seu foco, faz você perder o quê? A fé.
Então, imagina você num grupo do WhatsApp, onde tem um monte de gente falando: "Vamos fazer isso, vamos fazer aquilo! " E você não pode, porque você sabe que não pode, mas você tá ouvindo e a sua mente começa a considerar. Você não precisa fazer o errado, você só pode considerar o errado e já perdeu o quê?
O foco! Poucos amigos íntimos, esses amigos têm que pensar como você. Não coloque suas expectativas em pessoas.
Salmos, capítulo 62, versículo 5: "Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. " De quem? De Deus!
Eu espero em quem? Em Deus! Tá, seu marido pode fazer algo, pode.
Um bônus é um plus, isso é sensacional! E você pode fazer? Pode!
Seu chefe? Você pode ter sim! Mas não coloque toda a sua expectativa em homens.
Você foi ferido dentro da igreja? Não porque a igreja é ruim, e sim porque você colocou suas expectativas em pessoas. Eu não sei o quão distante você está de Deus, mas essa noite é hora de você voltar.
Próxima chave, que o meu tempo tá terminando: pare de reclamar! Tem gente que acha que reclamar é, "Meu Deus, eu me sinto bem, Márcio, reclamando. Eu gosto de reclamar.
" E tal. Você não reclama, você tá despejando nas pessoas a sua dor. Ou você contagia as pessoas com a sua esperança, ou você contamina com a sua dor.
Não tem como ser indiferente a isso. Não tem como passar pela sua vida, pelo planeta, sem interferir na vida das pessoas. Agora, se você reclamar, você tá despejando a sua dor nas pessoas.
Pare de reclamar! Onde é que tá na Bíblia? Primeira Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 18: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
" Agora vamos só entender esse versículo: "Em tudo dai graças. " Em outras palavras: "Em nada encontre argumentos para o quê? Reclamar!
" Agora, tudo acontece do jeito que você quer? Então, além de parar de reclamar, é importante que você pare de dar ouvidos a quem reclama. Ô, Máximo, lá no meu trabalho as pessoas me procuram para reclamar.
Eu acho que eu tenho um dom! Eu tenho certeza que você tem um encosto: povo te procurar para reclamar e você acha que é dom? Isso traz peso pra sua vida, isso não é de Deus!
Porque quando alguém te procura para reclamar de algo ou de alguém, ele não quer a sua ajuda, ele quer encontrar em você um aliado. Quando a sua mãe te liga para reclamar de alguém que ainda mora com ela, ela quer que você fique do lado dela. Quando aquilo que ela acha.
. . Que vai acontecer, aconteça.
Quando acontecer, ela diz: "Ó filha, aconteceu, você tá do meu lado, não tá? " Pronto! Quantos filhos que odeiam o pai porque ouviram o pai numa versão contada pela mãe que separou do pai?
Estão entendendo? Quantas pessoas no seu trabalho que te procuram na segunda-feira? E aí, tudo bem?
E como é que foi seu final de semana? Ah, legal! Você ficou sabendo?
Não, tô sabendo. Sério que você não ficou sabendo? Sério!
Ele botou no grupo do WhatsApp. Ele apagou, mas eu dei print. Fuja de pessoas que dão print!
O rei do print! Ele é especialista em reivindicar direitos, ele guarda uma ofensa, ele guarda uma acusação, porque ele diz: "Quando eu sair da empresa, eu vou usar isso para danos morais. " Ele não quer justiça, ele quer vingança.
Justiça é querer de volta aquilo que foi tirado de você; vingança é querer que quem tirou de você sinta o que você está sentindo. Isso não é de Deus! Amém!
Abra a mão da vingança e busque a justiça, se é necessário, mas não perca o foco: poucos amigos íntimos, amigos que pensam como você, princípios e valores. Não coloque expectativas em pessoas, pare de reclamar, pare de dar ouvidos a quem reclama. E, para fechar, seja íntimo de Deus.
Related Videos
Qual milagre você busca ? Márcio Micheli
33:25
Qual milagre você busca ? Márcio Micheli
Comunidade das Nações Oficial
17,078 views
Crenças Limitantes: 4 passos para reprogramar a mente | Márcio Micheli
43:35
Crenças Limitantes: 4 passos para reprogra...
Márcio Micheli
1,425,495 views
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA.
21:45
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA.
Paulo Vieira
72,158 views
Monja Coen Aprenda a controlar a sua mente #zen
18:46
Monja Coen Aprenda a controlar a sua mente...
Zendo Brasil
443,314 views
Como Eliminar Comportamentos Tóxicos | Márcio Micheli | Inteligência Emocional
17:12
Como Eliminar Comportamentos Tóxicos | Már...
Márcio Micheli
353,009 views
VOCÊ É UM BOBO! FAÇA ISSO! | Pablo Marçal
16:11
VOCÊ É UM BOBO! FAÇA ISSO! | Pablo Marçal
Identidade Ativada
2,480,654 views
6 PASSOS PARA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - Wendell Carvalho
14:31
6 PASSOS PARA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - W...
WendellCarvalho
2,117,953 views
Com Márcio Micheli
27:32
Com Márcio Micheli
Café com Amigos
69,394 views
Desligue Esses 5 Bloqueios Emocionais e Se Torne Irreconhecível | Rossana Baldan | VerdadeCast 004
1:02:58
Desligue Esses 5 Bloqueios Emocionais e Se...
Elias Maman
456,780 views
TUDO o que Você precisa para DESENVOLVER UMA MENTE PROSPERA | Paulo Vieira
30:42
TUDO o que Você precisa para DESENVOLVER U...
Paulo Vieira
54,572 views
Origem ou Consequência: Onde está a SOLUÇÃO? | Márcio Micheli | Inteligência Emocional
46:31
Origem ou Consequência: Onde está a SOLUÇÃ...
Márcio Micheli
254,808 views
MÁRCIO MICHELI | DESTRAVANDO O IMPOSSÍVEL | CASA OFICIAL |
41:10
MÁRCIO MICHELI | DESTRAVANDO O IMPOSSÍVEL ...
CASA OFICIAL
44,987 views
Inteligência Emocional - Marcio Micheli - JBcast - #08
34:52
Inteligência Emocional - Marcio Micheli - ...
JB Carvalho
50,783 views
Pronto para transformar sua vida? Comece criando oportunidades. [Pablo Marçal]
18:35
Pronto para transformar sua vida? Comece c...
FORJANDO MENTES
252,487 views
COMO TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | Marcos Lacerda, psicólogo
12:57
COMO TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | Marcos L...
Nós da Questão
318,907 views
6 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER A SUA MENTE - Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra
9:35
6 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER A SUA MENTE -...
Dr. Cesar Vasconcellos Psiquiatra
2,631,187 views
Princípios para uma vida de poder | Marcio Micheli
1:02:09
Princípios para uma vida de poder | Marcio...
Comunidade das Nações Oficial
7,279 views
Como parar de sofrer por antecipação? | Augusto Cury
1:11:43
Como parar de sofrer por antecipação? | Au...
Augusto Cury
299,336 views
Como Eliminar a Voz Interna que te Impede de Progredir | Paulo Vieira
26:30
Como Eliminar a Voz Interna que te Impede ...
Paulo Vieira
30,914 views
PASSADO RESOLVIDO FUTURO GARANTIDO | MARCIO MICHELI
54:59
PASSADO RESOLVIDO FUTURO GARANTIDO | MARCI...
Comunidade da Fé Church
44,415 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com