Olá seja bem-vindo ao Episódio 247 de o resto da história com Rui Ramos e João Miguel Tavares Quem viu o filme Lawrence da Arábia O Grande clássico de David ly com Peter otul saberá Com certeza que Árabes e turcos não só são diferentes grupos étnicos como tiveram grandes desavenças no passado e quem se lembrar da guerra entre o irão e o Iraque nos anos 80 saberá também que há conflitos políticos e religiosos entre entre chitas e sunitas que são duas diferentes correntes do do islamismo e também entre árabes persas e curdos que são três grupos
étnicos distintos mas a verdade Rui é é é que para muita gente tudo isto se mistura um pouco não é e e sobretudo Desde A Ascensão do fundamentalismo islâmico o mundo muçulmano passou a ser olhado no ocidente como uma assim uma espécie de grande magma indiferenciado como Se Tudo fosse igual e realmente não é durante muito tempo falou-se mesmo em choque de civilizações o que pressupõe a existência pelo menos uma civilização ocidental e de uma civilização oriental e esta civilização oriental que conhecemos mal a esta civilização acabamos por atribuir uma homogeneidade que ela na verdade
não tem eh os ouvintes Daniel suares e e Jorge Marques Pereira enviaram já há algum tempo perguntas sobre a ta Lawrence e as revoltas dos povos árabes contra o império otomano no no ambiente da primeira guerra mundial mas eu gostava de alargar um pouco a pergunta para olhar para estas distinções Rui o que eu acho que fazem muita falta serem compreendidas nós já sabemos que nem todos os muçulmanos são Árabes e que nem todos os Árabes são muçulmanos eh sabemos também que não devemos confundir árabes com persas nem persas com turcos nem turcos com curdos
Mas porquê Ou seja em que é que se distinguem e já agora quais são exatamente as diferenças entre os chiitas e os sunitas queres ajudar-nos a orientar-nos melhor neste neste labirinto do médio Oriente do os grupos étnicos e das suas diferentes correntes religiosas é vamos é é o labito do médio Oriente e podíamos falar também de labirinto da Europa mas esse labirinto da Europa é aquele a que estamos habituados quer dizer na Europa nós sabemos distinguir entre as nacionalidades entre as línguas entre as diversas variantes do cristianismo católicos protestantes ou ortodoxos e sobretudo temos a
ideia que isso é importante para compreender a história da Europa ora as diferenças entre as populações que habitam o médio Oriente mesmo sem contar com Israel portanto nem vamos contar agora com Israel são tão grandes como as diferenças que existem na Europa e são também muito importantes para se perceber a história do eh médio Oriente uhum eh podemos começar P Princípio não vamos enfim não vamos recuar muito muito muito eh vamos recuar até ao eh ao século vi vio Nessa altura a maior parte do médio Oriente eh está integrada no Império Romano aquele aquilo que
é chamado império romano do oriente que tem Capital em bizâncio Constantinopla atual Istambul é um império este este império romano do oriente é o império Cristão uhum e portanto a maior parte das populações que habitam esta zona do médio Oriente São cristãs e devem falam línguas variadas mas usam uma uma espécie de língua Franca digamos o inglês da época que deve ter sido o grego eh é a língua do Império do Império Romano no Oriente Enfim no ocidente tinha sido o latim eh portanto até à Idade Média nós temos um e Médio Oriente que na
maior parte é Cristão e onde vamos dizer o inglês é o grego eh não é todo o médio Oriente ou tudo aquilo que nós média até à idade até ao século vi a já depois de Cristo h Este não é todo não é tudo aquilo que nós consideramos médio Oriente uma vez que há uma parte do médio Oriente que está sobre o Império Persa quer dizer sobre o aquilo que os gregos chamam a Pérsia e que os persas ass próprio se chamam irão e já nesta altura e que era o principal adversário do Bizantino princial
do Império Bizantino no médio Oriente e o norte da África Nessa altura como é que estava o norte da África Nessa altura o o uma parte está controlada pelo Império Bizantino outra parte está controlada pelas a pelos povos Ger germânicos que tinham invadido o império romano do e ocidente e que tinham ocupado aquilo que é hoje a França a Espanha e uma parte do norte da África também e depois os bizantinos tinham recuperado o império romano Portanto o império romano do ocidente chega ao fim e o império romano do oriente depois recupera uma parte do
Norte de África e É nesse É nesse momento portanto por volta do século vi eh que a maior parte do e Médio Oriente é conquistada por guerreiros vindos da península arábica e estes guerreiros árabes chamados árabes pelo enfim pelos bizantinos e pelos outros e e pelos e persas e estes árabes passam a ser a classe dominante nesta região portanto eles conquistam este este médio Oriente vem de fora não é não é uma revolta interna vem de fora quer dizer provavelmente implicando com revoltas internas porque estas invasões aproveitavam sempre enfim o potencial de desagregação que havia
nestes impérios para e os conquistarem estes árabes trazem também ou desenvolvem à medida que vão conquistando isso não é claro quer dizer isso depois há várias interpretações dos historiadores uma religião própria uma religião que tem fontes judaicas e cristãs portanto que é uma uma espécie de versão árabe eh daquilo que era que eram as corr grandes religiosas judaicas e cristãs e a que hoje Chamamos o Islão é isso que eles traz e a pouco que pouco as as populações do médio Oriente vão aderindo e a este Islão em grande medida para deixarem de pagar impostos
porque uma vez que os muçulmanos aqueles que estavam identificados com a elite com esta Elite Conquistadora não pagavam impostos pagava impostos Quem estava submetido Quem estava submetido portanto eh vão-se islamização des este médio Oriente e ao mesmo tempo há também uma arabização Isto é a adoção da língua árabe mesmo por aqueles que inicialmente não eram considerados árabes portanto eles adaptam a a a língua árabe portanto a partir do século oavo 9º e depois de Cristo temos uma islamização e uma arabização do médio Oriente e do Norte de África uma vez que os estes conquistadores árabes
também conquistam o norte da África e a base dessa islamização e dessa arabização portanto é a conquista militar por estes guerreiros vindos da península arábica ainda assim foi bastante rápida diias não sim é relativamente rápida no século vi são umas dezenas de anos conquistam tudo aproveitando um bocadinho o estado em que estavam até dis exaustão quer o Império Bizantino quer o enfim a continuação do Império Persa uma vez que estavam em guerras constantes um com o outro e portanto foram-se enfraquecendo um ao outro e aparece uma terceira força que toma conta mesmo assim ainda continua
a haver neste Império neste Império árabe muitos cristãos e falam-se outras línguas além do Árabe quer dizer nós chegamos ao princípio do século XX Isto é quase 1000 anos mais de 1000 anos depois destas conquistas e 13% da população do médio Oriente ainda é cristã e isto está a ideia da permanência do do cristianismo os cristãos não foram violentamente reprimidos não foram violentamente reprimidos mas muitos mantiveram-se quer dizer mantiveram-se cristãos até porque havia um interesse fiscal em que houvesse populações cristãs para obter também rendimento portanto os árvores inicialmente não são grandes presol litiase interessados estes
muçulmanos em converter porque vão-se convertendo e vão pagando menos impostos portanto não é assim um aliás é o interesse é o interess um bom negócio espiritual mas um Mau negócio o Império Persa e portanto eu estava a falar do da da do médio Oriente que tinha estado sujeito portanto ao império romano do oriente o que é que acontece no caso do Império Persa o império PSA também é conquistado pelo os por estes guerreiros árabes também é islamizados vi mas a partir do século XII volta a tornar-se independente eh e destaca--se de duas maneiras primeiro mantém
a cultura persa eh com uma língua eh que é diferente do Árabe que é de uma família linguística diferente do Árabe é uma língua indo-europeia como a maioria das línguas da Europa e da Índia eh não é uma língua semítica como o árabe ou e Hebreu ah portanto mantém Esta esta esta cultura persa que é uma cultura aliás muito importanto no Islão tem um grande Impacto depois no Islão E desde o século X desde cerca de 1501 este eh Há Um Novo Império e iraniano persa o império dos safávidas h e que tem esta particularidade
adota uma versão alternativa do Islão o eh o isl chiita já vamos falar disso daqui a bocadinho o que o separa portanto separa o Império Persa dos eh outros impérios dos outros poderes islâmicos da região que são sunitas portanto há uma separação deste eh embora islamizadas ser é notório que é diferente é diferente pela cultura persa é diferente pela eh pelo tipo de Islão que a partir do século X passa ali a vigorar que é o e que é adotado pelo estado pelo Império dos est viides masim esse lado de Persa nunca foi cristianizado não
esse í não era Zoro tinha uma outra religião que era o o Zoro estanis quer dizer de zoroastra quer dizer que era um enfim um também um profeta eh de tempos remotos e que se tinha tornado a religião do do império portanto era isso que era que estava em vigor e que é digamos apagado depois pela e pela islamização embora ainda ainda hoje haja e e digamos eh crentes dessa ou dessa dessa enfim dessa dessa religião ch Se pudermos chamar religião o império árabe agora voltando ao império árabe portanto a partir do século vio oavo
temos este Império Árabe no médio Oriente ele coincide com duas dinastias de califas os califas são enfim as autoridades máximas no Islão são os califas da dinastia do omíadas que estão sediados em damasco e e depois até a isto nos séculos Vio e vi e depois temos a dinastia dos abá didas de Bagdad que tem a Capital em Bagdad entre os século XI e o século 12 13 eh os nomes dessas dinastias têm a ver com os seus fundadores ou com as tribos de onde eles vi de onde eles e vinham portanto temos estes impérios
Árabes e Mas a partir do século XI estes impéri este Império á Digamos que os os governantes árabes começam a ser substituídos por guerreiros vindos da Ásia Central eh que conquistam estes impérios árabes conquistam os quase por dentro primeiro são empregados como eh forças militares e pouco a pouco tornam-se as elites dominantes eh também são islamizados também se convertem ao Islão eh mas são de língua turca portanto são turcos são uma série de enfim de e a dinastias turcas que passam a dominar aa não estão na Turquia ou que já estão na Turquia não estão
começam a ir para a Turquia neste momento e e são turcos é só para não confer são turcos de fora da Turquia a não são turcos vêm da Ásia Central são uma população que vem dasia central e se vai concentrando ali naquelas zonas quer dizer vai-se concentrando cada cada vez mais eh e nos séculos XV e 1 este quer o médio Oriente quer o norte da África quer a Europa até à Áustria até às portas de Viena é cometida por estes turcos Ah que formam o império otomano Ah que é a maior potência Militar no
Mediterrâneo no séculos 16 1 Enfim uma parte do 18 é é chamado um dos impérios da Pólvora eh porquê porque é um império que se desenvolve com base nas armas de fogo aliás talto como o império dos safavids e eh no irão também é um império da Pólvora também é um império de armas de fogo portanto sabe usar armas de fogo e é assim que se expandem e portanto tem este eh eh englobam todo o médio Oriente o norte África portanto vai de Marrocos inclui o Egito inclu o Iraque Síria a atual Turquia mas também
a maior parte da Europa Oriental Isto é os balcãs eh eh eh Bulgária roménia Hungria tudo isso está subor Império otomano o maior Império da altura não é sim o maior Império da no século XV e 1 é uma maior já falamos aqui dele no tempo solimão O Magnífico é o grande império é o maior Império que há na enfim na no ocidente quer dizer muito maior de qualquer Império europeu aliás quer no século XV quer no século X Há momentos em que parece que o império otomano vai entrar mesmo pela Europa Isto é entrar
na Alemanha entrar na Alemanha e a possibilidade de conquistar a Europa e iniciar até um aquilo que poderia ser um processo de islamização de islamização da Europa este império ano assenta no domínio político dos turcos eh muçulmanos sbre populações muito variadas religiosamente portanto há estas populações do império otomano há há muçulmanos há cristãos há judeus e há várias correntes dentre cada uma destas religiões e depois também há uma grande variedade linguística portanto h a falando Anes turco de curdo de árabe de grego de arménio Persa enfim os mais variados enfim e eslavos na na Europa
agora o que é que acontece neste Império otomano é que todos estes indivíduos eh todos os habitantes do império são membros de uma comunidade religiosa ou étnica Isto é toda a gente está encaixada numa comunidade Religiosa e tem os direitos e os deveres enquanto indivíduo dessa comunidade religiosa Isto é os cristãos fazem parte das Comunidades cristãs os eh e depois dentro das Comunidades cristãs acho que comunidades gregas a comunidade Arménia as comunidades slavas portanto cada cada o o império IMP que tinham leis próprias é isso e Lei T leis próprias têm autoridades próprias tê tribunais
próprios cada comunidade é separada das outras portanto este Império é feito de comunidades separadas há uma supervisão dos otomanos quer dizer do governo otomano o Sultão de constantinópolis ia isto tudo e decide depois quando há conflitos entre as comunidades a ele que a ele que toma as decis é ele que decide entre as entre as várias comunidades Mas cada comunidade quase Está eh O que é que isto interessa interessa porque nesta altura quando nós estamos a falar dos séculos 16 17 18i aquilo por exemplo a que estamos a assistir na Europa há divisões religiosas mas
dentro de cada unidade política na Europa há um esforço de homogeneização de homogeneização religiosa eh por exemplo na península ibérica são expulsos os J Deus são expulsos os muçulmanos de Espanha eh é implant é é é enfim há uma uma um esforço para impedir o que o protestantismo entre na Espanha portanto quer-se uma uma homogeneidade religiosa são são todos católicos em Espanha portanto e este é o processo que que existe na Europa nas várias unidades políticas europeias é um processo de homogeneização e aquilo que acontece no império otomano é que se mantém a heterogeneidade Isto
é reforça reforça asid idades particulares de cada grupo portanto toda a gente tem identidades diferentes do vizinho e tem os repito tem está sujeito a lei está sujeito a tribunais está sujeito a instituições diferentes daquelas que são as do vizinho sob a supervisão do Poder otomano portanto não há nenhum processo de homogeneização cultural como H como há nas monarquias europeias contemporâneos do império otomano este Império otomano enfim a partir do século XV Deixa de ser a potência que é começa a ser atacada por podus Pelos poderes europeus pela o império austro-húngaro pela pela Rússia começam
a conquistar-lhes territórios sobretudo na Europa e também na no caso da Rússia começam a avançar também na Ásia eh central e o império basicamente é mantido no século XIX artificialmente porque as várias potências europeias não se entendem sobre Como partilhar o império e portanto Aquilo é mantido como o homem doente da Europa é assim que aquilo é eh conhecido há vários há revoltas constantes sobretudo na parte europeia mas mas também na parte do norte da África por exemplo uma uma grande parte do norte da África até o Egito Deixa de estar sob o controle e
real dos otomanos no século e XIX embora se tivesse matido sob um controle eh teórico mas o império otomano chega ao fim sobretudo é com a primeira guerra mundial em que ainha com a Alemanha com a Alemanha isto a Alemanha perde a guerra Portanto o império otoman também está do lado dos Derrotados eh mas antes da GU antes mesmo da guerra e durante a guerra há um processo eh interessante no império otomano é que finalmente o governo otomano começa a tratar Os turcos como os únicos súditos de confiança do império e e durante a guerra
o o governo otomano volta-se contra as populações cristãs ao e os arménios são massacrados os cristãos arménios são e massacrados e depois da guerra os militares turcos substitui o império otomano pela República da Turquia Isto é assum assumem-se como um poder turco e simplesmente expulsam os cristãos gregos da Ásia menor aliás começa assim a limpeza de religiosa de cristãos do médio Oriente é nesta altura começa Isto é com as suas expulsões o quer dizer que muito portanto no século 20 o médio Oriente é mais islâmico do que alguma vez tinha sido quer dizer isto é
torna-se mais islâmico do que alguma vez tinha sido mas é importante este processo de turação do império otomano porque isso faz entrar faz os otomanos entrar em conflito com eh uma parte dos seus súbditos e e e uma parte importante desses súbditos são Árabes e e há um conflito com os árabes já um pouco antes da Primeira Guerra Mundial e depois durante a Primeira Guerra Mundial o e primeira guerra mundial 1914 1918 portanto estamos no princípio do século XX eh o império otomano está do lado da Alemanha portanto contra a França e a Inglaterra a
Inglaterra já nesta altura eh controla o Egito a que é uma espécie de protetorado a britânico e a e claro e entra em conflito com o império otomano e no no médio Oriente A Primeira ideia da França e da Inglaterra em colaboração com a Rússia é atacar o centro do império otomano Isto é tentar conquistar constantinópolis os ingleses passam a pensar numa outra maneira de lidar com o problema otomano e eh Essa maneira é tentar e provocar a desagregação do império otomano e como é que fazem isso bem tentam e incitar uma revolta dos árabes
contra os otomanos e e é aí que o Thomas Lawrence o Lawrence da ábia e desempenha um papel ele era um Historiador arqueólogo embora ele tinha trabalhado Portanto ele vinha de Oxford H um arabista portanto tinha estudado árabe tinha feito várias temporadas de explorações arqueológicas no médio Oriente antes de 1914 portanto antes da primeira guerra mundial verdadeiramente talvez essas essas explorações arqueológicas já tivessem sido menos arqueológicas e mais serviços secretos Isto é o de facto o que ele andava a fazer era completar os mapas eh militares eh Ingleses portanto aproveitando as licenças que os otomanos
davam para os ocidentais fazerem escavações de ruínas no médio Oriente e aquilo de facto que ele andava a referir era era enfim era a topografia onde é que estavam os poes de água o que é que se passava quer dizer andava provavelmente a fazer contactos eh com árabes precisamente eh no século XIX tinha havido uma espécie de entre as entre as populações árabes sobretudo entre aquilo que podemos chamar a burguesia árabe Isto é os mais ricos eh no tinha havido uma espécie de renascimento árabe quer dizer de enfim um uma recuperação da cultura árabe e
e da importância do Reação em reação à à turqua também do império otomano Isto é o império otomano estava-se a tornar cada vez mais turco E assumir uma identidade turca e portanto as as suas populações estavam também e portanto a assumir identidades nacionais portanto já não apenas a das Comunidades cada uma tinha mas uma identidade identidade já com um certo espírito nacional com um certo espírito nacional e portanto o Lawrence eh já antes de de 1914 Provavelmente estava em contacto com isto em Damasco na na na Palestina H ele a partir de 19 15 1916
ele vai ser usado portanto como um agente secreto para levar a dinastia dos emitas que era uma família que tinha a custódia dos lugares Santos de Mecca e de Medina na península arábica levar os emitas esta dinastia a revoltar-se contra os otomanos portanto eles estavam sobre a tutela otomana portanto a revoltar-se contra o o o os otomanos o Lawrence tal como muitos europeus do século XIX tinha uma uma paixão romântica pelo estilo de vida dos das Tribos nómadas do deserto era isso que lhe interessava nos árabes os beduínos era isso os beduínos o beduin quer
dizer habitante do deserto portanto era isso que eu que lhe interessava digamos no no médio Oriente eles viam ele via os como uma espécie de representantes de uma idade média ainda cavalheiresca guerreira portanto era essa visão que ele tinha destas tribos nómadas do deserto e essa basicamente é a a digamos a a originalidade que o Lawrence introduz no plano inglês de provocar uma revolta dos árabes é não vamos apostar nos intelectuais das cidades damasco e de Bagdad embora eles já sejam um bocadinho nacionalistas Porque estão muito já estão em contacto com a cultura eh europeia
algum eles tinham estudado na Europa portanto era fácil mas o o Lawrence disz Não não é nesses que nós devemos apostar apesar de parecer que ser serem os mais óbvios óbvios mas vamos apostar nas tribos do deserto porque aí é que estão as virtudes ainda guerreiras e aqueles únicos que podem fazer alguma diferença são esses portanto é entre eles que ele que ele se introduz ele tem inicialmente dificuldade em mobilizá-los o filme aliás do David lind fala disso Isto é porque ele tenta os mobilizarem nome de de uma identidade árabe de uma nação árabe e
eles não fazem não estão muito sensíveis a isso eles estão organizados em tribos o que lhes interessa é as tribos deles quer dizer não é que há a nação árabe porque eles não sabem aliás há uma cena do filme que ele diz isso eu não sei o que é que é isso da Nação árabe conheço a tribo tal a tribo tal esta tribo ali esta tribo que lá agora nação árabe nunca vi aliás que é uma espécie de citação do Josef demetro portanto pode deve ser perfeitamente apócrifa mas eh mas mas faz algum sentido Lawrence
finalmente consegue convencer os asitas a revoltar-se em 1916 Não exatamente por causa da Nação árabe mas porque os asitas eh esperam com a revolta tornar-se Reis de um reino árabe que incluísse a atual Síria a Jordânia o Iraque e a Arábia Saudita portanto é isso verdadeiramente que leva os aitas a revoltar-se isto esta ideia bem depois nós vamos ser mas não tem sorte nenhuma não tem sorte porque depois da guerra depois de 918 o ingles e franceses vencem o ário otomano é derrotado e os ingleses e franceses resolvem dividir o médio Oriente eh o médio
Oriente língua árabe eh entre si através dos mandatos das Nações Unidas através de mandatos das Nações Unidas portanto os franceses ficam com com aquilo que é que vem a ser depois a Síria e o Líbano e os ingleses com a Palestina com a Jordânia e com eh o Iraque e são eles Turquia continua a Turquia e e bem a Turquia depois consegue aguentar-se quer dizer porque o exército turco consegue derrotar os gregos e também resistir aos franceses e portanto manter aquilo que era a antiga Ásia menor quer dizer o anatólia e que se mantém e
que se chama Turquia depois que ele se chamou Turquia a isso Onde estão a maior parte dos turcos ou falantes falantes de turco o ponto aqui é este portanto quem desenha as fronteiras da Síria do Líbano da Palestina da Jordânia e do Iraque são os franceses e os ingleses portanto são eles que desenham ali vê-se aquelas como em África vê-se aquelas aquelas fronteiras todas muito Dire quer dizer todas muito direitinhas para bem e eles não se preocuparam absolutamente nada em recortar em formar estados com populações homogéneas em termos étnicos e ou linguísticos ou ou religiosos
o único o único caso em que houve uma preocupação é no Líbano o Líbano é desenhado de maneira a ser um estado de maioria Cristão e durante algum tempo é um estado de Maria cristã mas depois demograficamente orse um est atualmente já é de Maria muçulmana mas durante algum tempo foi de Maria Cristão portanto eles fizeram ali um estado Aliás a ideia era ali naquela zona e enfim da Costa e oriental do Mediterrâneo haver um estado Cristão que era o Líbano e depois um estado para os judeus que era Israel portanto e depois o resto
era para os Árabes e e muçulmanos o estado do Líbano para para os cristãos era obviamente os cristãos árabes quer dizer eram cristãos os h a única aquilo a que eles atenderam os franceses e os ingleses foi sobretudo as cidades as grandes cidades e as suas áreas de influência Isto é a partir de Damasco fazem a Síria eh e a partir de Bagdad fazem o Iraque e estas estas cidades são as cidades que tinham sido capitais dos impérios árabes o do Damasco do do império omíada e Bagdad do império abá portanto não eram são cidades
muit M grandes com grandes tradições com classes de literatos com intelectuais com jornais com editoras etc e portanto Foi aí que eles se fixaram quer dizer como capí e que tem identidades próprias aliás eles têm um grande bairrismo portanto eles odeiam entre eles portanto uma espécie de Lisboa Porto ou Madrid Barcelona Portanto tem grandes rivalidades e portanto fez sentido começar a criar ali países Isto é os franceses os ingleses quando tiveram de dividir entre eles o médio Oriente quer dizer um fica com dam outro fica com Bagdad mas e e obviamente os ingleses já tinham
o Egito não é o Cairo portanto isso já era já estava sua proteção e e os as smitas não ficam com o reino que esperavam com esse grande reino Mas ficam com H aquilo que veem ser depois a Jordânia e o Iraque são Dois Príncipes da família ashmita que se tornam Reis da Jordânia e do Iraque entretanto o Iraque já não já não é um reino mas o a Jordânia ainda continua a ser um reino da família asmit a a Mita que é uma família de xerifes quer dizer isto é descendentes da família do profeta
portanto Isto é importante eles são eles aliás portanto eles tinham sido eles eram os guardiães de dos lugares Santos de MEC e de Medina e perdemos Nessa altura em 1925 quando MEC e Medina são conquistados por uma outra família a família saud H que forma a atual e Arábia Saudita vem dessa família de saud e porquê basicamente porque os aitas não estavam e enfim estavam muito desapontados para não dizer muito frustrados com esta divisão do médio Oriente entre francê o médio Oriente língua árabe entre franceses e ingleses portanto não colaboram com os ingleses e os
ingleses enfim por para arranjarem alguém que colabore apoiam a família saud eh que aliás é uma família aliás de fundamentalismo que tá uma tem uma ligação ao fundamentalismo e religioso mas mas são eles que os ingleses apoiam para conquistar Meca e Medina e tornarem-se eles os os guardiães da dos e e lugares e dos lugares Santos eh os ingleses e franceses fazem também nesta nesta ocasião Isto é depois da primeira guerra mundial quando videm o médio Oriente tê também este pormenor ignoram os curdos os curdos são hoje a maior nacionalidade do mundo sem um estado
independente eh São 40 milhões estão divididos entre a Turquia o Irã o Iraque a Síria eh e não tem um estado independente portanto são no século XXI aquilo que os plos eram no século X é uma uma grande população com uma língua e culturaa própria mas que não tem um estado independente e que e a quem ninguém quer dar um estado independente para não haver eh um uma necessidade de redesenhar as fronteiras do médio Oriente is com tantos problemas ninguém quer ter mais esse problema mas o que quer dizer é que há constantes problemas com
os curdos na Síria na Turquia eh e no Iraque sobretudo portanto temos portanto quando quando saímos da Primeira Guerra Mundial e portanto sob franceses e ingleses O que é que temos temos estados de populações muito diversas em termos étnicos e religiosos portanto nem a Síria nem o Iraque nem a Jordânia nem o Líbano São Estados homogéneos em termos isso é homogéneos como eram os estados europeus e porque obviamente nós estamos a tomar como de referência o modelo do Estado de nação europeu Isto é um estado que corresponde a uma nação e isso na Europa foi
conquistado foram construídos por sim isso na Europa foi foi e conseguido eh dificilmente através de processos da culturação através de limpezas étnicas também nas na no século XX depois das durante as duas guerras e mundiais mas adquir uma certa homogeneidade panto essa homogeneidade nunca foi AL pensada nestes estados do médio Oriente desenhados por europeus Como foram desenhados os estados em essa essa diversidade é tanto étnica que é um pouco aquilo que tens vindo a falar mas é também religiosa é também Religiosa e agora vamos falar então dos sunitas dos chiitas e dos sunitas o Islão
não é homogéneo tal como o cristianismo também não é sabemos isso embora hja aqui duas diferenças a primeira é que a divisão atual divisão atual estamos a falar da divisão atual entre chiitas e e sunitas vem das origens do Islão Isto é vem do século stimo e portanto não é tardia como as como as divisões atuais dos dos cristãos por exemplo que sobreviveram não é quer dizer no início o cristianismo também Teve muitas divisões porque que é que depois elas foramas estamos só a falar das divisões atuais portanto as grandes divisões entre latinos e ortodoxos
é uma divisão do século X 1054 ah as divisões entre católicos e protestantes vem do século eh x portanto São relativamente tardias as divisões atuais como tavas a dizer inicialmente o cristianismo também tem muitas correntes mas as divisões as grandes divisões atuais São relativamente tardias ora esta a grande visão atual do Islão entre chitas e sunitas é das origens do Islão Isto é vem das origens do isl vem do século eh vi e segundo esta divisão não é tão equilibrada como é as a divisão atual do cristianismo Isto é no no cristianismo atual temos eh
católicos e protestantes com números enfim mais ou menos eh parecidos os católicos são mais um 1,3000 milhões são cerca de 50% dos cristãos mas o os protestantes 900.000 talvez eh 1 milhões e 38% 40% enfim estas estatísticas são todas discutíveis O que é que se inclui numa categoria O que é que não se inclui há grandes há grandes discussões mas quer dizer mas temos estes números parecidos depois os ortodoxos são menos são cerca de 260 milhões 11 11% dos cristãos agora no caso do islam mas nesse caso até corresponde quase uma divisão étnica e religiosa
no caso sim do do dos ortodoxos no caso do Islão globalmente os chiitas são minoritários em relação aos sunitas Isto é dos 1,6000 milhões de muçulmanos em todo o mundo 85% são eh sunitas 15% São eh chiitas mas isto tem de ser qualificado tem de ser qualificado porquê Porque em várias regiões do médio Oriente e precisamente no médio Oriente os chiitas são muito numerosos isto é os sunitas predominam sobretudo no Islão fora do médio Oriente Islão da Indonésia da África portanto aí os sunitas são são uma maioria muito grande mas no médio Oriente Há muitos
Há muitos eh xiitas eles são a maioria no irão de Cultura persa portanto a maioria eh são também a maioria no Iraque de língua árabe eh no bahrain também de e árabe e e talvez já sejam também a maioria no Líbano também de e língua árabe e ou seja não há uma superposição entre a questão Religiosa e a questão étnica não é não eh enfim a grande forç Grand questão a grande força dos dos do do xismo é no irão é a Pérsia portanto é aí que está mas depois Há muitos árabes também chitas nas
redondezas digamos assim aliás às vezes nem são a maioria mas têm grande influência por exemplo na Síria são uma minoria 13% da população mas são eles que são o governo são eles que são o poder o zado é de uma eh corrente de uma seita shiita não é enfim depois os chitas também estão em várias enfim em Várias escolas em várias em várias correntes mesmo por exemplo na Arábia Saudita que é um que é a grande potênci ára sunita e são 10% da população da áb Saudita também são chiitas Uhum E no yemen também são
cerca de 30% da da população esta esta origem a origem da divisão entre chiitas e sunitas percebe-se qu quando traduzimos o que as palavras querem dizer isto e acho que se percebe a partir daí shiita vem da expressão chiato a ali que quer dizer o partido da Ali portanto xiitas quer dizer os partidários digamos eles são os partidários de ali e quem é que era ali ali era o primo e genro de Maomé O Profeta a quem Deus terá feito enfim a revelação das tradições que depois vêm a constituir eh o Islão e aquilo que
separa os xiitas dos fitas é a convicção dos xiitas de que a direção espiritual e política dos muçulmanos deve pertencer aos descendentes do profeta com o estatuto de imã hum imã é aquilo que vai à frente o caminha à frente certo portanto eh o islam eh deve assentar na liderança dos muçulmanos por descendentes do profeta portanto por como como era o caso de ali o o que é era primo e também G tinha casado com a filha do e do profeta Fátima e portanto era esses que deviam eh é esses que devem dirigir o Islão
certo vamos lá explicar isto privilegiados Isto é vamos lá explicar como é que surgiu então a cisão esta decisão esitas e sunitas depois da morte de Maomé em 632 os seus seguidores os seguidores de Maomé portanto aqueles que vêm a ser os muçulmanos escolhem comandantes para dirigir os crentes os chamados califas e os O que é que são os partidários da Ali neste momento portanto Maomé morreu o que é que são os partidários da ali são os muçulmanos que acreditam que a direção dos crentes deveria estar reservada à família do profeta Aquiles que eram eh
eh membros da família do profeta porquê para garantir que eles são escolhidos por Deus Isto é portanto eles assumem que Deus ao escolher o Profeta Maomé escolheu também a família do profeta e que e que essa família tem características que nós podemos dizer carismáticas quer dizer tem uma tem uma tem qualidades próprias ir do qualidades do eh do Profeta por exemplo a qualidade mais importante de todas que é interpretar as revelações de Deus de maneira infalível Isto é o imã É infalível Isto vai lembrar o Papa infalível examente papal hum portanto são eles que eh
propõem portanto que ali seja o eh o dirigente quer dizer o dirigente e mas os outros muçulmanos escolhem outros quer dizer isto acham que não é necessário portanto há uma enfim que não é que não há qualquer indicação para que os membros da família do profeta se tenham qualquer ascendente ascendente dos outros Isto é o profeta sim mas os a família a família não em 680 há uma guerra civil entre os muçulmanos e os partidários da al são derrotados e portanto os os outros predominam e o o os adversários dos destes partidários da ali são
então Aqueles que vêm a ser chamados sunitas e percebe-se também quando se traduz a palavra quando se perce de onde é que vem esta palavra sunitas vem de suna suna quer dizer caminho modo de vida hábito e refere remete sobretudo para a tradição escrita sobre os ditos as decisões e os hábitos do profeta Isto é para a tradição escrita que há sobre o que é que o profeta diz como é que o profeta vivia como é que eh decisões é que ele tomava em relação a estes e aqueles Problemas da Vida portanto é esta suna
portanto suna equivale à tradição do profeta é isso que isto quer dizer e algumas formulações aliás os os crentes os muçulmanos são descritos Como o povo da tradição do profeta Isto é o povo que segue a tradição do profeta portanto para os sunitas portanto enquanto para os chiitas a grande referência é os aliás do profeta portanto estes imanes estes diretores espirituais para os sunitas a referência é a tradição do profeta Isto é é aquilo que nós é aquilo que eles sabiam sobre o profeta e portanto aquilo que eles é essa que deve ser a base
da maneira de viver e de girir dos crentes portanto não e e não é apenas uma moral é também uma lei quer dizer é o a xria vem daí quer dizer a tirada daí a lei portanto para os sunitas na medida em que o que importa é a tradição esta esta tradição os califas Isto é os dirigentes do Islão podem ser escolhidos enfim em qualquer indo que tenha as qualidades necessárias para para dirigir não precisando ser das e das da família do profeta Portanto o que temos no no Islão em relação a estes chitas e
sunitas temos por um lado portanto a tradição do profeta e por outro lado temos o partido de ali portanto aqueles para quem o mais importante são os escritos portanto além do Corão depois todas as toda a tradição escrita que há sobre o que é que o profeta disse e fez para além das Revelações que Deus lhe lhe lhe fez portanto a tradição do profeta e aqueles para quem Sim essas tradições esses escritos também são importantes mas também é fundamental ou é absolutamente fundamental o os eh a família do profeta Isto é aqueles que vêm da
família do profeta e que devem terum um papel fundamental na direção espiritual e política dos crentes portanto sim eu eu te interrompemos Eu imagino tu já levas e o que tu estás a repetir para quem conhece um pouco da história do cristianismo tu Consegues traçar paralelismos B é há aqui há aqui para portanto xiitas e sunitas concordam em quase tudo isto é maum é o profeta as orações diárias o jejum no mês do ramadão a peregrinação a Meca portanto Isso é isso é comum agora a a diferença entre eles de facto é fundamental Portanto o
que nós temos aqui é que os xiitas têm uma conceção da religião de tipo carismática em que se dá muita importância à direção de pessoas dotadas de uma autoridade especial para interpretar de modo infalível E isto é importante as revelações feitas e por Deus ao profeta precisamente devido ao seu parentesco com o profeta portanto são os tais e e imãs e quando não há imãs em alternativa a um nível mais baixo pessoas que têm um especial conhecimento da religião como os aatas do atual eh irão e do Iraque Portanto o que é que distingue o
xiismo basicamente o é uma espécie de clericalismo certo que faz lembrar precisamente o o cristianismo católico Isto é o papel o papel do papa papa e do clero e do clero como como um um interprete infalível dação e também ele é herdeiro de Pedro não é nesse sentido não familiar mas sim mas um herdeiro escolhido aliás pela graça Divina também escolhido por portanto há um líder espiritual portanto não a a referência do cristão não é do cristão católico não é pura e simplesmente os textos a tradição escrita mas um líder espirituais uhum Ora bem os
eh os sunitas é uma coisa diferente os sunitas fixam-se no que está escrito Isto é dos que está escrito em relação aos ditos decis que é mais próximo da uma ideia de protestante escritura não quer dizer nós não estamos eu não estou atenção nós estamos a dizer não não se está aqui a dizer que é a mesma coisa não é nada disso estamos apenas a comparar para tornar as coisas um bocadinho compreensíveis numa tradição do ponto de vista de uma tradição Cristã que é obviamente um e enfim que é o outro mundo que é outro
mundo portanto mas isto faz pensar de facto os jidas faz pensar um bocadinho só neste sentido nesta ênfase que os protestantes dão nos textos orig e na dispensa de um clero carismático isto não há este clero quer dizer é os textos que que que interessam depois só umas notas Claro os xiitas estão divididos em várias correntes o o xiismo mais prevalecente mais de 80% dos xiitas são aqueles que acreditam como é o caso no irão é este é este xiismo que existe no no irão que houve 12 imãs portanto desde morte do profeta houve 12
imãs até até o ano 939 e que o 12º imã não morreu e entrou num processo em 939 entrou num processo de ocultação Isto é ocultou-se deixou de comunicar com os crentes mas ainda está vivo Isto é ainda está neste mundo e a qualquer momento pode se revelar outra vez portanto é a teoria do imã oculto quer dizer isto é neste momento portanto para estes chitas há uma presença esta presença espiritual este Líder espiritual existe no mundo era aquilo que vivia no ano 939 é o mesmo ainda está vivo mas que só está está oculto
Isto é deixou de comunicar e e e a república islâmica do Irão portanto é um regime organizado À Espera da Revelação desse imã quer dizer isto é aquilo tem eleições tem presidentes ET mas tudo isso desaparecerá quando o imã voltar quer dizer a república islâmica vai se tornar um imato quer dizer e torna-se e está à espera do imã de xiitas e sunitas por vezes H há especialistas estudiosos do Irão que inclui ainda e como Enfim uma outra dimensão do do Islão o o Islão dos sufis dos puros mas esses de facto são na maior
parte não vamos entrar não não fica não fica B deles são é uma é uma corrente de líderes místicos quer dizer isto é de de místicos H islâmicos mas a maior parte deles são de facto sunitas quees estão integrados na na o porque é que os sufis tiveram esta importância bem eles têm importância mas também porque os os europeus a partir do século X ao x quando começaram a estudar o Islão ficaram fascinados com estes místicos e portanto começaram lhes a dar uma importância enorme nas fontes europeias fascinantes também intelectualmente Sim intelectualmente isto é com
as tradição sufi quer dizer é uma é fascinante portanto Aquilo é uma e portanto deram-lhes uma importância enorme e tentaram tenderam a tratá-los como separados do resto do eh do Islão mas de facto eles estão muito integrados na tradição do Islão sunita agora bem esta esta divisão entre xiitas e sunitas tornou-se politicamente muito importante hoje em dia no médio Oriente isso tem a ver com duas razões a primeira devido ao fracasso das eh dos regimes nacionalistas inspirados pelo nacionalismo árabe estimulado pelo Lawrence da Arábia eh regimes por exemplo do o jovem Coronel ncer no Egito
depois da segunda guerra mundial basicamente ditaduras militares nacionalistas e desenvolvimentistas mas seculares eh seculares panto são são nacionalistas sobretudo H eles agitam muito são seculares não tão seculares como o nacionalismo turco eh Isto é o nacionalismo turco depois da primeira guerra mundial é mesmo Ultra secular e e tenta aliás até separar a Turquia do resto do médio Oriente adotando a escrita latina para o turco laic isando completamente a república turca e portanto até ao fim do século XX princípio do século XX é uma é um regime laicista froz quer dizer as mulheres estão proibidas de
usar o véu etc quer dizer portanto aquilo é um há um regime portanto este este nacionalismos árabes não chegam a este e ponto estes regimes estas ditaduras árabes não chegam a depois da segunda guerra mundial não chegam a este ponto mantém alguns mantém algum contacto com as correntes islâmicas com com o Islamismo às vezes com como no caso do Egito através de conflitos na certo tem um grande conflito com a irmandade eh muçulmana mas ao princípio até estava próximo deles e depois entra em conflito portanto a relação não é mas a relação não é como
na Turquia mas estes estas ditaduras militares nacionalistas seculares h o que é que eles fazem eles eles basicamente agitam sociedades locais mas não conseguem desenvolver sociedades modernas estáveis e eles inserem-se n na economia mundial sobretudo através da produção de petróleo não da produção de bens de consumo manufaturados como os países e do extremo oriente portanto não t aqueles enfim não desenvolvem economias verdadeiramente modernas mas baralha muito as sociedades Isto é revolucionam muito as sociedades e eh digamos tem uma grande dificuldade em enquadrar em encon aquilo que que vai caracterizar basicamente as sociedades que é o
grande surto demográfico é uma coisa absolutamente espantosa quando vemos as estatísticas e a população destes estados árabes por volta da segunda guerra mundial no fim da Segunda Guerra Mundial e as população que têm hoje são é uma verdadeiramente uma explosão incrível só vou-vos dar só o o caso do Egito o caso do Egito o Egito em 1920 portanto no fim da primeira guerra mundial o Egito tem 12 milhões de habitantes tem 12 milhões de habitantes quer dizer portanto é um digamos é uma regão Portugal Pou emm popula Sim sim e mais pequena do que por
exemplo do que a Inglaterra que é a potência que tutela o e o Egito nesta altura portanto 12 milhões de habitantes em 1920 em 1970 tem 30 milhões de habitantes portanto triplicou em 50 anos e hoje em dia tem 100 milhões de habitantes Isto é triplico isto é a cada 50 anos a população triplica portanto isto é uma Isto é isto causa enorme reparem quando Nós pensamos na no nos Estados europeus ocidentais nestes estados nacionais construíram os seus modelos e sociais o estado social é com populações que basicamente Isto é o o o caso de
Portugal Tem C 10 milhões de habitantes em 8 9 milhões de habitantes em 1970 e tem 10 milhões de habitantes hoje uhum quer dizer isto era como se nós tivéssemos atualmente 30 milhões de habitantes em vez de 10 isto era a situação uma situação egípcia para Portugal e agora imaginemos desfios os desafios que isto seria para enquadrar uma população de 30 milhões de habitantes quer dizer uma população maioritariamente jovem eh muito portanto os estados árabes têm uma enorme dificuldade há há casos ainda ainda piores por exemplo o Iraque o Iraque tem 9 milhões de habitantes
em 1970 hoje tem hoje tem quase 50 milhões quer dizer apesar das Guerras apesar da Guerra quase 50 milhões portanto todas estas sociedades não têm nada a ver com o que eram e no tempo dos otomanos no tempo dos da sua tutela pelos e pelos poderes europeus franceses e ingleses são sociedades que explodiram totalmente portanto estas ditaduras militares têm uma grande nacionalistas têm uma grande dificuldade em enquadrar estes desenvolvimentos e depis claro eh São derrotadas com as guerras com nas guerras com Israel o que os desacredita ainda mais etc o que é que é o
resultado disto deste fracasso nos anos 70 80 do nacionalismo secular árabe é que deu outra vez lugar à religião como principal força identitária Isto é perante o fracasso das Nações destas Nações construídas tendo que se tentaram construir dentro dos das Fronteiras desenhadas pelos europeus a as identidades que prevaleceram são outra vez identidades religiosas Isto é o isso é muito nítido no caso da Síria Isto é de repente a partir de 2011 quer dizer a Síria basicamente desapareceu e toda a gente na Síria voltaram a ser sunitas chiitas cristãos e as outras várias grupos curdos e
vários grupos que lá existiam quer dizer isto éum desapareceu qualquer ideia de ou efetiva funcional de uma nação e síria portanto chiitas E sunitas essas identidades voltaram a ter enorme importância e eh atualmente por causa do em grande medida por causa do fracasso dos nacionalismos e árabes depois da segunda guerra mundial e depois também segunda razão por causa da rivalidade entre duas potências no médio Oriente essas potências são a república do do Irão e o reino da Arábia Saudita eh o irão é Persa e é xiita a Arábia Saudita é árabe e é sunita são
dois estados Ultra religiosos o irão é uma república islâmica desde 1800 desde 1979 a dinastia eh Saudita adotou uma desde o princípio uma interpretação fundamentalista do Islão H são ambos produtores de petróleo o que lhes dá recursos para exercer em influência externa e o irão passou a usar os xiitas para ter influência no mundo árabe Isto é no resto do médio Oriente uma vez que os xiitas estes xiitas árabes embora sejam árabes mas como são xiitas são portanto sensíveis à influência do Irão xiita e portanto esta rivalidade Sim esta rivalidade entre o irão e a
Arábia Saudita o que fez foi politizar ainda mais as divisões religiosas nos estados da região e sobretudo nos Estados onde há importantes populações chiitas como é o caso do do Líbano e da Síria do Iraque e do yémen na medida em que o o irão apoia a organização política e aliás e também Militar dos chiitas nesses países e por exemplo os chiitas no H Líbano e no yémen São verdadeiramente estados dentro do Estado uma vez que têm movimentos políticos armados e que enfim tem uma influência enorme quer no Líbano quer no yemen esta animosidade entre
chiitas e sunitas pode ser grande Isto é grave por exemplo em 2012 há um há uma sondagem no no Egito eh para saber a opinião e 53% dos 53% portanto a maioria a maior parte dos sunitas no Egito acha que os xiitas não são muçulmanos eh H há pois há uma outra parte que até os acusa de serem agentes da Pérsia quer dizer Agentes do do e o irão e a maior parte da violência do fundamentalismo sunita é dirigida contra os chiitas Isto é cont os não contra os europeus mas contra os chiitas a maior
parte das vítimas do daqueles movimentos fundamentalistas sunitas são outros muçulmanos são muçulmanos eh chiitas portanto os choques políticos recentes no médio Oriente têm esta dimensão sectária como a guerra civil do Iraque depois dos Estados Unidos terem derrubado Sadam Hussein em 2003 a guerra civil na Síria desde 2011 a guerra civil na Síria causou 250.000 mortos e 11 milhões de refugiados é uma guerra sectária quer dizer entre chitas sunitas cristãos e enfim os xiitas aliados aos cristãos e outras correntes contra os sunitas ou mesmo na guerra civil do yémen também uma guerra civil Sangrenta em todos
esses casos os conflitos principais organizam-se À Volta do choque entre sunitas e e xiitas os primeiros os sunitas apoiados pela Arábia Saudita os chiitas apoiados pelo irão agora claro estes choques são por vezes complicados por outras diferenças por exemplo na guerra civil do Iraque a partir de 2003 os os sunitas curdos vão alinhar com os xiitas árabes contra os sunitas árabes porquê Porque os sunitas árabes quando tinham estado no poder até 2003 tinham reprimido os xiitas árabes por serem xiitas e os sunitas curtos por serem curdos e portanto logo fez uma aliança fez ali uma
aliança mas em suma para acabar portanto Os Atuais estados do médio Oriente A Primeira ideia é que estes estes estados compreendem populações muito diferentes em termos religiosos e linguísticos e a grande tragédia é que essas populações não conseguiram desenvolver até agora regimes políticos que permitissem uma coexistência pacífica ent port ali tensões muito grandes que não tem apenas a ver com o conflito Israel á como por vezes se diz sim Acho que sim ficamos com uma boa noção dessa diversidade e assim termin esta edição da o rest história Nós voltamos para a semana até lá