o Olá eu sou otaku e essa aula sobre poesia contemporânea brasileira galera quanto mais vai se aproximando a arte do nosso olhar mais difícil fica definir lá entender lá estudar lá a verdade é que devemos estar distantes no tempo para podemos observar a obra de arte de forma neutra mas podemos considerar e que a poesia contemporânea tem um uma diversidade de tendências bastante interessante que vale a pena a gente conversar a respeito estamos aqui mais ou menos na década de 60 os lares brasileiros estão recebendo o advento da TV então a informação agora entrando ao
vivo na e as pessoas tele novelas filmes e todo tipo de conteúdo que se possa imaginar a música Aos festivais musicais aí que aconteceram na década de 60 então a nesse momento uma grande diversidade de tendências justamente para atender essa grande quantidade de pessoas que agora tem a possibilidade de observar seja obra de arte ou seja qualquer outro tipo de conteúdo então a uma necessidade de consumir mesmo né Nós cidade satisfazer se eu se eu né coletivo da sociedade brasileira e se eu guiado por imagens esse conceito é um conceito de um sociólogo francês com
de bar né que fala a respeito né dessa sociedade do espetáculo nesta sociedade Consumista da sociedade que seguia né Por imagens então respondendo e tendências né respondendo ao contexto né que se vive no Brasil nesse momento que é um contexto politicamente complexo né ditadura militar então há uma grande quantidade de tendências e vamos conversar que sobre elas começando pelo concretismo concretismo elaborado pelos irmãos Campos é precisamente o Haroldo de Campos um grande teórico da literatura portuguesa e também poeta né Qual que é a ideia do concretismo é vencer né a barreira né da palavra é
o concretismo é uma poesia por imagem é uma poesia que se propõe a a alcançar o subjetivo pelo objetivo é é o máximo da mensagem pelo mínimo né da palavra Então essa é a proposta do concretismo nós vamos ver também nesse momento a música aparecendo aqui no tropicalismo tropicalismo Foi um momento musical que durou muito pouco it7 até 68 E se eu punha né aos problemas aí do país em relação à ditadura militar então não foi um movimento que caiu no gosto do público porque essa música tinha que ser cantada de forma cifrada do contrário
seria censurada a música que fez mais sucesso nesse momento foi movimento da Jovem Guarda né então eles concorriam né ali entre si seu punho né Tropykália aí a jovem guarda nós vemos também nesse momento é um tipo de poesia chamada poema-processo quer um poema imagem Esse sim é tenta vencer a perspectiva da palavra é um poema escrito através de grafismos assim como já faziam os indígenas há muito tempo né trança por nessa questão da palavra escrita as imagens né aqui a proposta também é a mesma o poema-processo é um desdobramento do concretismo concretismo ainda utilizava-se
de palavras agora o poema-processo tem nessa outra perspectiva de se livrar da palavra é passar informações passar conteúdo através apenas de imagens é uma geração bastante importante que marcou aí a década de 70 foi a geração mimeógrafo né ou a poesia marginal porque poesia marginal poesia marginal porque arrumar generalizada a são aqueles poetas né Só aqueles escritores que não tinham como o serem publicados pelo justamente pelo conteúdo da sua obra não do contrário seriam censurados as editoras jamais receberiam seus conteúdos então conteúdos combate eu falava os problemas sociais que o Brasil enfrentava a temos dois
representantes ilustrados aqui o Paulo Leminski bastante representante dessa época do Movimento mimeógrafo né miógrafo que é aquela máquina é de imprimir mesmo manualmente a obra eo poema Ele também era favorável ao pichu hoje conhecido como grafite né que é se apropriado o espaço da cidade para se expressar artisticamente para ele defendia isso também é temos aqui a representante feminina Ana Cristina César que já era a altura de poemas ali mais intimistas né ela ficava é variando entre prosa e poesia né autora do livro A teus pés tão esses livros não eram publicados eram rodadas nesse
mimeógrafo e distribuído para as pessoas nesses livros ano distribuídos Por que não se chegava e as pessoas pelas editoras tão é uma arte aí produzida né e distribuída pelo próprio artista esse movimento foi muito importante porque abriu espaço para que é a poesia periférica começasse a aparecer e aqui é bastante interessante com o texto periferias das cidades sempre são marcadas por marginalização em São Paulo por exemplo isso remonta lá o século 19 quando as reformas foram jogando as pessoas mais pobres para as periferias o próprio livro do Vale e Azevedo O Cortiço nos mostra isso
né O Cortiço é evolui né e as pessoas mais pobres são obrigadas a ir embora dali Para onde para o morro é para o morro do Rio de Janeiro São Paulo aqui para as periferias periferias essas que eram construídas pelos próprios moradores não havia a presença o público nesses lugares com a ausência do estado que acontece se instala um estado paralelo o crime então esses moradores né convivem com essas com essa realidade violenta e etc e o que é que vem para reprimir essa criminalidade o próprio estado a polícia Então a partir dali da década
de 80 o finalzinho daqui 80 Ele está aqui 90 começa aparecer né de fato essa poesia periférica representada pela música representada por poetas importantes nós temos aqui a figura bastante marcante de um grupo de rap o Racionais Mc nós temos o poeta Sérgio Vaz que vai cantar justamente essa perspectiva complicada que vivia a periferia e ainda vive a periferia nesse momento Periferia essa e pelo Rio Preto pelo pobre pelo Nordestino que foge o tempo todos os problemas sociais e nesse momento é reprimido aí com violência pela polícia e etc Então essa poesia vai cantar é
essa esse essa busca por essa Liberdade essa música por esse direito aí de não ser maltratado de receber a atenção devida do estado é a um movimento nessa poesia muito interessante né Ela é muito organizada como fora né a poesia lá do início no século passado a poesia Modernista então a grupos como é que se juntam e são hoje mundialmente conhecidos por exemplo comum cooperifa né liberado aí pelo poeta grande poeta Sérgio Vaz a grupos menores que estão solidificando também e como o grupo A poema tão são grupos de artistas que estão se juntando em
torno de uma causa é bastante concreta que é essa essa luta pela pela pela pela interrupção da violência pela interrupção da violência em relação à ao povo negro principalmente que vem sofrendo em sofrendo já há 500 anos é isso então falamos nessa aula sobre poesia contemporânea brasileira falamos um pouco de concretismo de tropicalismo do poema processo né a poesia marginal não é grande poesia marginal rir a poesia periférica representativa até hoje muito obrigado é isso E até logo E aí [Música]