Olá, eu sou Douglas Fernandes, professor de história e filosofia e hoje vamos comparar as diferenças entre as duas maiores pól Grécia antiga, Esparta e Atenas. De um lado, para representar a força e a imponência de Esparta, nós temos ele, aquele que coordenou 300 espartanos contra milhares de persas. O que tem grande sabedoria na arte da guerra, o que tem o abdômen mais trincado e a barba mais bem feita de toda a Grécia, o sábio rei Leônidas.
De outro lado, para representar a cidade que tem o mesmo nome da deusa da sabedoria e da estratégia na guerra, Atenas, o homem que enfrentou todo o sistema, o filósofo que tomou veneno no café da manhã, o mais revolucionário, acusado de perverter os valores da juventude, aquele que retalha seus adversários com palavras, o cara que disse aquilo que todo aluno usa como desculpa na prova, Sócrates. Muito bem. A regra é simples.
Vamos verificar o que que as duas polis gregas tinham em comum e o que diferenciava elas, sem nenhum julgamento moral e nem preferências, nada de golpe baixo ou dedo no olho. Os quesitos são localização geográfica, divisão social, economia, sociedade, política e educação. Vamos começar pelo primeiro quesito, que é localização geográfica.
Atenas se localiza na Ática, região próxima ao mar. Já Esparta fica no Peloponeso, região distante que não tinha acesso ao mar. E essa informação vai ser importante para entender o tipo de sociedade que se formaram nessas duas polis.
Divisão social. Atenas era dividida em quatro grupos. os eupátridas, que eram os mais privilegiados, os demiurgos, que eram os comerciantes e trabalhadores livres, os metecos, que eram estrangeiros que habitavam Atenas, e os últimos, os tetas, trabalhadores braçais, que faziam todo o trabalho pesado.
Já os espartanos eram divididos em três grupos. Os espartanos, que eram nobres, os perícos, o povo que tinham liberdade limitada, e os ilotas. que eram servos dos espartanos.
Quesito economia. Como dissemos antes, a localização geográfica é extremamente importante para entender a economia e a sociedade de Esparta e Atenas. Pela proximidade com o mar, Atenas desenvolveu uma economia baseada na pesca, no comércio e no artesanato.
Esparta, como ficava fechada pelas montanhas em região de difícil acesso, se limitou à agricultura, onde os ilotas cultivavam a terra que era extremamente fértil, ou seja, Atenas tinha proximidade com o mar e se tornou comerciante. Por isso, podemos falar que ela era cosmopolita. Vários viajantes iam até Atenas para comprar, vender e conhecer a filosofia e cultura ateniense.
Já Esparta, por se manter fechada, desenvolveu o sentimento de xenofobia, uma aversão a qualquer povo estrangeiro e até mesmo às outras polis gregas. Digamos que Esparta era aquele parente esquentadinho que sempre briga no churrasco do final de semana. Na política, Atenas desenvolve a democracia, uma forma de governo onde o povo tem poder político.
Porém, em Atenas só os cidadãos poderiam participar da democracia. E os cidadãos eram somente os homens livres, nascidos em Atenas, de mãe e pai ateniense, e maiores de 18 anos, ou seja, menos da metade de Atenas. Não estava incluso entre o povo, as mulheres, os estrangeiros e os escravos.
Já em Esparta não existia democracia. O que existia era uma monarquia dual que compunha a Jerusa, um grupo de 28 anciões, mais os dois reis vindos de famílias nobres, a Apelá, uma assembleia composta de espartanos com mais de 30 anos, aos quais tinham direitos muito mais limitados que os cidadãos atenienses e cinco Éfros, magistrados eleitos por um período de um ano, que eram bastante poderosos, podendo até mesmo interferirem nas ações dos reis. Uma das diferenças extremas era na educação.
A educação ateniense direcionava para a filosofia, as artes e a política. Se preocupavam com a formação total do cidadão, que ia direcionar a formação política e social de Atenas. Todo cidadão recebia o preparo físico, psicológico e cultural.
Já Esparta se preocupava principalmente com a educação militar. Os jovens espartanos eram preparados desde o seu nascimento para a guerra. Diferente de Atenas, aprendiam a obedecer ordens e a falar somente o necessário.
Não questionavam e o preparo físico era o mais valorizado. Muito bem, chegamos ao fim e quem ganha é você que agora sabe mais sobre a Grécia Antiga. Se este vídeo te ajudou, se inscreva no canal e deixe o seu joinha.
Até o próximo vídeo.