E de acordo com a Organização Mundial de Saúde, 300 milhões de pessoas, de todas as idades, lutam com a depressão. Ela é um transtorno mental sorrateiro; por isso, nem sempre é possível identificá-la nos primeiros estágios. De fato, muitos de nós só reconhecem que estão deprimidos quando a depressão já está bem enraizada, causando sensação de vazio, tristeza, fadiga, irritabilidade e desesperança.
A depressão não apenas rouba a sua motivação, mas pode levá-lo a ter problemas de concentração e a encontrar dificuldades em tomar decisões. Além disso, ela nos induz a comportamentos que podem piorar ainda mais o próprio estado depressivo. Dê uma olhada nessas 10 coisas que a depressão faz.
As pessoas com depressão isolam-se por diferentes razões; alguns tentaram se resguardar porque se sentem sobrecarregados socializando, enquanto outros acreditam que é melhor ficar sozinhos. Em alguns casos, a pessoa se sente tão mal consigo mesma, tão sem valor, que prefere não interagir com ninguém. De fato, algumas pessoas com depressão severa chegam a ficar sem sair de casa por semanas.
[Música] E como a depressão o leva a sentir-se exausto, limpar o quarto ou a casa torna-se um desafio. Louças e roupas sujas começam a se acumular, enquanto a lixeira transborda de tanto lixo. Até mesmo andar pela casa se torna complicado, com tanta coisa espalhada pelo chão; e, embora você se sinta desconfortável no meio de tanta bagunça, a falta de energia é esmagadora.
E não é apenas a casa que fica suja e bagunçada, pois torna-se difícil até mesmo sair da cama, assim como tomar banho, escovar os dentes e lavar o cabelo. Enfim, cuidar do corpo. Pessoas que não sofrem de depressão podem ver esse comportamento como preguiça ou birra, mas a verdade é que limpar-se ou trocar de roupas pode ser exaustivo e até doloroso para o indivíduo com depressão.
A depressão afeta o sono. Geralmente, a pessoa deprimida passa horas em claro e dorme muito pouco, o que a mantém em contato prolongado com pensamentos negativos que ela não consegue evitar. Isso pode acabar fazendo com que a pessoa se sinta ansiosa durante a noite, mas também existem pessoas deprimidas que dormem excessivamente e, por mais que durmam, ainda se sentem exaustas.
[Música] E a depressão pode pregar peças em sua mente, fazendo você acreditar em coisas ruins. Ela pode levar você a ficar constantemente procurando o lado ruim das coisas, para que possa reafirmar seu pessimismo. Sempre que algo ruim acontece, você usa isso como evidência para provar como a vida é ruim, e essa cela torna ainda mais difícil olhar o mundo por um ângulo positivo.
As pessoas deprimidas tanto podem comer demais como podem não tocar em nada; alguns ficam horas na cozinha, comendo de tudo, como se pudessem preencher a sensação de vazio ou tristeza com comida, enquanto outros perderam o apetite e até sentiram nojo da comida. Há depressivos que chegam a se sentir exaustos pelo simples pensamento de ter que preparar um prato de comida. A depressão rouba seus interesses e desejos bem na sua frente.
Isso quer dizer que seus passatempos favoritos já não satisfazem mais, e lentamente você se percebe como se estivesse morto ou paralisado por dentro. E, se não tomar cuidado, não sairá do lugar o dia inteiro. A depressão em si é esmagadora; o deprimido sente-se devastado e impotente na maior parte do tempo.
Tentar encarar problemas e situações difíceis é quase impossível, então você vai deixando os problemas de lado, um após o outro, e eles começam a se acumular indefinidamente: problemas financeiros, problemas familiares, problemas profissionais. E se a depressão tomou conta dos seus pensamentos, então provavelmente você terminará a odiando. Assim, mesmo continuamente, você dirá coisas negativas sobre si.
Isso frequentemente leva ao desenvolvimento de baixa autoestima, autoimagem negativa, e pode chegar ao ponto em que se sentirá sem qualquer valor. Algumas pessoas podem até mesmo começar a sentir culpa por acreditarem que os problemas que estão enfrentando são merecidos. As pessoas deprimidas tendem a acreditar que coisas terríveis possam acontecer a elas; em casos extremos, a pessoa não sabe voltar a uma situação positiva, por acreditar que cedo ou tarde ela se tornará uma situação ruim.
Outras vezes, ela recusará oportunidades e deixará de buscar o que é melhor para si, o que é uma forma de sociedade se proteger, pois isso impede a pessoa de viver e prosperar. A depressão afeta a cada indivíduo de formas diferentes. Esse vídeo apresenta apenas alguns dos comportamentos mais comuns das pessoas deprimidas.
Se você se identificou com boa parte deles, procure ajuda. Quanto menos terreno você ceder para a depressão, mais facilmente sairá dela. Por isso, jamais tenha medo ou vergonha de se abrir com um bom amigo, um parente próximo ou um profissional de saúde mental.