A história da literatura infantil

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Felipo Bellini
Quem não quer que os seus pequenos se tornem ávidos leitores mais tarde? Muitos pais desejam isso e ...
Video Transcript:
olá então não f berlim eu vou conversar com você sobre a história da literatura infantil basicamente a gente vai ver quais são as bases como é que surgiu literatura infantil é importante para compreender que as narrativas estavam e sempre estiveram junto com a gente mas que a concepção de texto para a criança surge um determinado momento da história e ela é bem recente comigo vamos compreender esses assuntos assim passo a passo acho que pra começar a gente tem que pensar em como homem usou e usa de narrativas para desenvolver indicar construir em se manter na
história a gente vai perceber que a contação de histórias ela sempre foi usada para transmitir a história suas origens as origens do seu povo a gente compreende que a tradição oral antes da tradição escrita já sei via para que de uma geração para a outra e determinados acessos determinadas construções fossem passadas o uso da linguagem oral então ela propõe a passagem de sabedoria passada do 1 de uma geração para outra a solução de problemas já resolvidos pelas gerações anteriores a manutenção das tradições de um povo é pelas histórias que se conta que um povo permanece
existindo gente vê isso hoje na mídia a gente vê isso em comum é diferentes grupos passam as informações da maneira que deseja para serem lembrados como desejam e as narrativas então contam as histórias da humanidade mas elas conta as histórias passadas gerações passadas para as gerações futuras com intenções e explícitas de determinar e denunciar suas necessidades as histórias contam pra gente não apenas do que ocorreu mas também como se deseja que ocorra no futuro a gente tem que ver que tudo isso já funcionava com a tradição oral mas com a tradição é escrita com o
advento da escrita potencializou se muito mais porque a escrita permite asseio então as histórias antes contadas com a escrita se imortalizaram houve a possibilidade de gerações muito tempo depois reconhecer essas histórias antes as histórias eram então passadas para os adultos estamos claros até aqui antes as histórias eram passadas para determinar o comportamento de povos para compreender tecnologias para compreender tradições até que em um determinado momento sujo que nós vamos chamar de literatura infantil ea literatura infantil se distingue das demais literaturas porque ela chega com um público recortados extremamente bem definido que faz com que essa
literatura tem uma linguagem própria uma maneira própria de se escrever uma intencionalidade de escrita para se comunicar com esse público muito bem definido e restrito já se sabe quem vai ler só que tudo isso teve um processo não é mesmo então até chegarmos na literatura pensada para crianças rolou muita coisa e pensando bem a gente tem essa literatura pensada para crianças evoluindo até hoje vá uma livraria infantil vejo os livros de textura vejo hoje música veja os livros com relevo veja como as histórias são contadas e como muda de ano pra a gente nem se
adaptando e reconcebendo conceito de infância melhorando ele de tempos patentes mas antes do século 17 não existe essa concepção de criança ela só vai surgir lá no clássico francês no desenvolvimento no atendimento desse classicismo que isso quer dizer pra gente que até o século 17 a gente não vai ter um livro feito para crianças só vai acontecer é com frança a família long o filme long certo com o objetivo de educar moralmente as crianças quando ele traz esse livro quando ele traz esses textos encomendados é que a gente vai ter pela primeira vez um texto
montados para crianças mas obviamente eu vou falar deles aqui um pouco que a gente tem que entender é que houve um processo pra isso e o primeiro grande processo é a reconstituição a nova concepção porque a gente vai chamar de família até à idade moderna a gente tem a família clã família uma instância maior daí no desenvolvimento da idade moderna até chegar na idade contemporânea a gente vai ter um núcleo familiar pequeno nesse núcleo familiar existe a necessidade de afeto existe a necessidade de privacidade e esse núcleo familiar então ele tem que começar a se
preocupar com os seus a nova concepção de família ela pensa a criança de uma maneira que não vinha sendo pensado escola naquela época não era para crianças existiam crianças que iam à escola existiam elas vinham as escolas dos adultos eram raríssimas que existiam assim eram escolas precárias escolas instáveis escolas eclesiásticas ou disto dos livres as escolas eclesiásticas são essas com a intenção de formar cléricos a deformar membros da igreja pensadores da igreja já as escolas de estudos livres eram aquelas escolas para alfabetizar com conhecimento e currículo muito restrito não aberto ao professor rodar porque não
existia naquela época uma concepção pedagógica existiam armazém sala gigantes para ensinar alfabetizar e se ensinava alfabetizar é claro mas ainda assim de uma maneira muito rara muito por pensada porque eram adultos e adultos tais como adultos todos aprendem qual com essa nova concepção de família com essa nova concepção de geração compreende se que a criança tenha um desenvolvimento no século 15 a gente já tinha umas pistas diz porque as crianças permaneciam com suas famílias eram entendidas entre muitas aspas como crianças como entendemos hoje até os 4 anos de idade depois dos quatro anos ele já
era um homem saltou 7 ele já podiam falar em ambiente público manifestando sua identidade você consegue perceber então que houve uma grande evolução o que denunciar essa evolução é a criança não está no trabalho é a criança a agente tem preocupação com o sentimento das crianças até o século 15 falar de rendimento em criança não rolava agora no século 17 e 18 com a ideia de moralizar pela literatura vem a idéia de chocar a idéia de assustar a idéia de refletir a idéia de trazer diferentes sentimentos para o texto é importante então pensar que a
concepção de criança com a nova concepção de família também foi modificada agora as crianças sentem porque eu quero afeto no meu lar agora as crianças é são restritas do pensar e falar da criança passa pelo filtro de 1 porque antes simplesmente não existe esse filtro classes um francês que é quem traz os primeiros grandes contadores de histórias para o público infantil vai trazer pra gente né as aventuras de telêmaco do filme on vai trazer as fábulas de la fontaine em que vai trazer os contos da mamãe gansa inicialmente da mamãe gansa certo do chaves perrow
então ele traz muitos textos e trazendo chaves perrow ele traz o pai da literatura infantil que é o primeiro a esquematizar o formato de fábula de fato dominando ali regras maneiras de se inscrever e assim mas como eu falei do chaves e é f long eu vou apresentar assim como é que ele escreveu esse primeiro texto pensado que era um padre ele era um poeta ele era um escritor ele era um teólogo ele foi convidado pela duquesa de baler acredito que assim se fala certo pra ensinar as suas filhas mulheres pequenas há como se comporta
então esse é o primeiro momento é o primeiro pensar eu preciso educar meninas há como se portar em uma sociedade era machista era a sociedade da época e ele vai ser bem mais me case formando muito do que a fábula ele determina bem o que é bom sem o que é mau não indicando os caminhos de como essas meninas tinham se comportar daí a característica de ser moralista a a fábula o texto infantil ele moralizar as crianças e determina comportamentos como esse avanço vem também a nova forma de pensar a educação da criança vem a
nova escola vem pro bells em vários outros que se manifestam a educação da criança passa a ser a de preparar essa criança para a vida é importante entender onde é que vem a inspiração dessas pessoas porque já as histórias eram contadas com as histórias eram contadas produtos de repente essas histórias passaram a ser contados para crianças mas não dá é que vem a inspiração do charles perrow honda que vem a inspiração do la fontaine charles perrow ele vai ter acesso a um imenso acervo que se chamam fábulas de freddo ou melhor fábula jesus esopo viveu
lá no século 6 antes de cristo ele era um grego e ele vai contar milhares e milhares ou eles né porque ainda tem não se sabe a identidade rg som das milhares de histórias o freio e vai escrever suas histórias estavam apenas no meio oral e operou vai ter acesso a isso e ele passa a transcrever essas fábulas trazendo para o seu contexto ea sua realidade muito a ver com que os professores fazem hoje muito vendo você professor em você para introduzir a fábula de acordo que o seu filho entenda dentro do contexto e da
realidade da sua ou das suas crianças operou então traz uma literatura pedagógica muito própria ironizar um pouco de desprezo às relações do crédito popular mas também ele coleta e recebe todo esse material de freddo e disponibiliza isso em uma linguagem acessível infantil dele textos como chapeuzinho vermelho gato de botas cinderela bela adormecida quem é fã obviamente pegou era um mau ter obviamente pior um burguês com acesso a diferentes informações ontem segue a mesma onda o primeiro texto dele indo pra adultos com a idéia de fazer um gol segundo o texto dele já focado inspirado em
falta eles são contemporâneos trazendo aí contos para educar se no livro da fonteira então ele traz contos como a cigarra ea formiga por exemplo pois é eu espero muito ter introduzido você de uma maneira adequada à literatura infantil entendendo assim suas origens para fazer um outro vídeo apresentando um pouquinho como trabalhar com alguém foi lá ontem um outro sobre perrô mas antes de tudo a gente vai discutir muito bem a importância da literatura infantil e como trabalhar a literatura infantil em sala de aula é mais shout ao
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