se você se acha uma pessoa poderosa poderosíssimo empoderada então vem comigo que tem um cara que vai comprei lá e os que você tá pensando e esse cara nada mais nada menos que michel ficou eu quero ver o parque das com os professores aluna área de um boi pênalti saudações filosóficas para você que está acompanhando o nosso aí em pau e do mês de maio e vem comigo tá gostando do curso tá indo bem então continua com a gente que na aula de hoje eu vou trazer aqui para vocês um dos teóricos contemporâneos que ajudam
a gente entender a realidade na qual nós estamos inseridos tô falando de michel ficou um francês um cara um ativista tava lá nas revoluções de 1968 na versão infantil tava lá na praça brincando com a galera pedido a revolução e pedido de verdades e esse um tema que ele vai falar muito ficou um cara extraordinário né é obviamente que eu não vou trazer que toda a teoria do cara certo a gente tem que fazer um curso só se obter um gente ficou eu vou trazer algumas reflexões sobre algumas afirmativas por cortinas tá é recomendo que
vocês venham vigiar e punir quem é o talvez uma o livro dele tá relacionada ao tema que eu vou falar que o tema relacionado ao poder que não todos nós possuímos ok eu fico aí tem uma característica muito fera galera qual que é ele se autointitulava o arqueólogo do saber o cara que estava ali tentando buscar genealogia das coisas como que as coisas que se construíram ao longo da história ele vai propor isso a respeito da sexualidade ele vai propor isso a respeito da loucura muito legal também a pesquisa dele é super da história da
loucura e ele vai refletir nessa busca sobre a genealogia das coisas sobre as relações humanas e como que poder está inserido nelas ele vai começar a dizer o seguinte pessoal vem comigo aqui ó e quando eu falo da microfísica do poder primeira coisa ele vai dizer que até o século 18 a ideia de poder ela estava totalmente centralizada na figura do estado se você olhar vamos pegar aí ó período medieval tal quando a gente faz um poder período moderno o absolutismo tal que vem a carta que lhe vinha à cabeça o pessoal o estado poderoso
colocando seu poder sobre os outros e ele vai fazer esse estudo vai perceber que a a dinâmica de poder era essa é uma dinâmica verticalizada o quanto transformações da modernidade galera que ele vai refletir ele vai dizer que primeira coisa ele vai fazer uma recusa desse ideal clássico olha aqui ele recusa o conceito clássico de poder centralizado no estado oi su poder ele não tá centralizado ele não é verticalizado como que se dá a questão do poder na sociedade para o cocô ele vai dizer o seguinte que um poder ele está em todos os níveis
de relação então entre eu e você a uma relação de poder entre eu e o cara do estúdio tá gravando é sala há uma relação de poder e vice-versa assim como eu tenho uma relação de poder para mim porque ele encontrou no tempo ele ficou trono play da câmera mais ou menos assim de uma forma bem bem generalizada para a gente entender é o que ficou quis dizer ele vai falar o quê que as relações existentes entre os seres humanos são relações de poder e se você for pegar a preservar que você falar que se
a relação de trabalho né poder ficou vai dizer o seguinte que as relações que nós estabelecendo um senso um um com outro e as relações que nós estabelecemos com as instituições são relações de poder esse conjunto essa teia de relações que nós estabelecemos socialmente é o que ele vai chamar de microfísica do poder o micro dá uma ideia de algo diminuído de física uma ideia de aqui na teoria dentro uma ideia de como é que as coisas se ajeitam ele vai falar que o poder ele não é algo grandioso poder ele está nas pequenas coisas
que as pequenas relações que nós estabelecemos no dia a dia então olha aqui comigo ele vai dizer que na sociedade existem complexas redes de relações de poder o que norteie a sociedade uma complexa rede de relações de poder e nesta complexa rede de relações de poder e alto e nós vós eles estamos inseridos então ele vai dizer um seguinte inclusive que o poder em bolo de o poder não está em tudo um poder ele emana de tudo a partir do século 18 um poder está diluído em todos os âmbitos da vida social todas as relações
todos os o que nós estabelecemos de acordo com ficou são relações de poder porque nós estamos vivendo em uma microfísica do poder um pensar o seguinte e você com seu pai e você com seu professor a escolha um grande exemplo disso né numa lula inclusive e ficou vai tratar das instituições disciplinares e vai colocar a escola como exemplo é a gente conhecer por exemplo que a ideia do professor como cara que detêm o poder na sala de aula mas os alunos ao mesmo tempo também eu tenho poder de estarem ali eles podem votar no professor
por exemplo então ó o poder ele mama de tudo o poder está é é disseminado em todas as relações essa ideia central de um modo bem abreviado de nós bem resumido do que seria a microfísica do poder aí galera quando ficou começo a perceber essa questão das relações de poder ele vai perceber o seguinte que o poder de centralizado ele vai atuar ele vai possibilitar novas formas de controle social o poder de centralizado ele vai permitir que tem outras formas o social não apenas aquela que o estado exercia passem acontecer então outras instituições vão começar
a ser será que elas vão começar a disciplinar as pessoas usando esse poder que ele está capilarizado na sociedade para isso foi com ele vai fazer um estudo muito fera a respeito do panóptico e o que que é isso é sobre isso é segunda parte da nossa aula que eu vou trazer que agora para vocês inclusive já vou lançar bravo aqui ó ele vai lá não tem óleo continue tallis inglês chamado johnny benta dentro também não sei tenta né um ele vai pegar um estudo que esse dia me fez sobre as instituições prisionais quando eu
falo de panóptico então pessoal eu vou explicar o que significa essa palavra que alguns instantes mas eu tenho que pensar em instituições disciplinares eu tenho que pensar em em as ações disciplinares vem comigo para ver o que que esse tal de panóptico vamos lá para o nosso slide vem comigo tá aparecendo aí tá tranquilo tal vem aqui ó tem esse que tá do lado esquerdo da sua tela é essa essa planta em preto e branco esse é um modelinho que o dinheiro me bem então fez do panóptico o que é esse modelo que o dinheiro
me bem então fez ficar clássicos ele fez o seguinte modelo é uma instituição prisional é uma cadeia uma penitenciária em forma circular ele propôs esse modelo tá e no centro agora a gente já pode vir para sua imagem colorida seria lá internamente né no centro teria uma torre de vigilância que essa torre de vigilância nessa estrutura circular como vocês estão vendo aí ela teria vigilantes dentro dela um foco de luz saindo de dentro dela como que era ideia colocar que todas as pessoas que estão presas nessas células em formato circular como a gente pode ver
na imagem que elas ficassem condicionadas pela vigilância que essa tô ruim cunha então essa torre aqui ela vigia todo mundo o porém pelo facho de luz as pessoas não conseguem enxergar enxergar o interior desta torre as pessoas não conseguiram enxergar interior dessa torre não necessariamente né isso que uma reflexão posterior não necessariamente precisa ter alguém lá dentro qual que é a ideia desse panóptico para nós para nós que vem uma é uma expressão que vem do grego que a gente pode produzir grosso a mente por visão geral visão do todo qual que é a ideia
desse panóptico criam sistema de vigilância e disciplinarização das pessoas é do lado que as pessoas ficassem condicionadas ou seja automaticamente as pessoas se sentirão vigiados e depois que ela sair sem ver se dessa prisão desse dessa instituição disciplinar as pessoas elas é levariam isso para a sociedade eo gene benta quando ele vai criar esse modelo ele fala assim dica instituição prisional isso que vale muito a pena para você que tá pensando sobre segurança pública ele vai dizer o seguinte que as instituições prisionais elas servem também para quem tá de fora não só para quem tá
preso ela visa disciplinar também quem está de fora quando ela visa disciplinar quem está de fora que que ela quer dizer faz tudo certinho aí fora para você não vir parar aqui dentro então esse modelo do jeremy bentham você viu de que de objeto de estudo para a teoria ficou tiana e o que que foi que oh alô agora eu vou pedir para gente voltar para o nosso quadro aqui que eu vou tratar de um assunto muito bacana que que foi que ficou falou quanto foi a percepção foi cotiana sobre isso foi como falou o
seguinte que hoje por conta dessa capilarização do poder por conta da microfísica do poder tô repetindo que eu disse outras instituições passaram a disciplinar os copos de quando eu falo disciplinar contra o celular com que a gente obedece algum tipo de comando com que a gente se torne dócil é expressão que utiliza então ele vai ver que não é sociedade contemporânea existe uma padronização comportamental não apenas o estado mais que de acordo com ele é a ponta mais visível da microfísica do poder não é mais apenas o estado que disciplina disciplina as pessoas oi tá
além do estado outras instituições e até as próprias pessoas passam nesse é passou a exercer o seu poder a padronização de outros comportamentos a segunda coisa ele vai ver que lance sociedade contemporânea existem mecanismos de observação contínua então a gente tá sempre sendo observado é o que ficou vai falar o a visão geral ele disse o seguinte pegando a ideia do benta ó essa ideia do do da prisão da instituição prisional ela é muito boa porque hoje não é apenas a instituição prisional que coloca padrões de comportamento das pessoas outras instituições também fazem isso i
i como elas fazem isso colocando o sistema de observação totalmente global a gente pode pensar assim trazendo a teoria de ficou para o mundo atual é só uma observação contínua que vai provocar o que a docilização dos corpos o que que a docilização tornar-nos dóceis tornar-nos é é responde como se a gente respondesse ao padrão de comportamento esperado por aquele que nos observa as conversor como assim nós estamos em constante sendo constantemente observados inclusive a gente tá vendendo uma polêmica a respeito disso agora em 2020 no contexto da pandemia qual que acontece que a gente
tá vivendo e quando você vai baixar um aplicativo no seu celular você lá coloca as permissões permissões de localização permissões de foto permissões de áudio de cama e tudo mais que que aquilo aquilo lá é uma maneira de você estar sendo observado quando a mas eu não tenho internet no meu celular eu estou tranquilo quanto a isso aí que você se engana porque o seu celular ele está conectado a uma antena de telefone de telefonia móvel a partir dessa dessa antena é possível saber por onde você é um bom na cidade em determinado dia que
ao recurso que as pessoas estão fazendo aí para medir a quarentena quantas pessoas a movimentação das pessoas então perceba o craque das culos a teoria de ficou lá da década de 70 e 80 ela faz muito sentido hoje porque com a tecnologia aumentando as instituições estão ampliando a sua observação sobre os indivíduos e é e nessa um observação sobre os indivíduos a uma docilização dos e se essa docilização dos corpos ela vai possibilitar o quê e olha a característica perverso aqui os poderes estão cada vez menos visíveis e cada vez mais racionalizados os poderes estão
cada vez menos visíveis e mais racionalizados que que eu tô querendo dizer com isso que ficou diz que isso que as formas de vigilância as formas de exercer o poder elas estão cada vez mais sutis agente público percebe que está sendo vigiado nós está em um apenas os diabos nós estamos sendo condicionados por outras instâncias por outros corpos por outras instituições por outros indivíduos professor não tá fazendo muito sentido vou colocar aqui algumas imagens para a gente entender volta para a tela que por favor nossa editor oi vem aqui ó olha para você ver essa
plaquinha a gente vê ela quase todo lugar sorria você está sendo filmado' a gente não precisa procurar a câmera a gente já olha tem alguma câmera e eu vou ter que me comportar aqui em determinado lugar então ó ele perceba para você ver a quantidade de câmeras que existem nos estabelecimentos olha como que isso proliferou é até um por conta do de segurança que nós estamos vivendo mas o que que ficou vai trazer que o sistema de vigilância eles estão cada vez mais presentes a nossa realidade a mas professor se eu disse que é cada
vez mais útil isso aqui é muito visível a gente vê a cama a gente ver a placa só aqui à medida que as coisas vão passando a gente já vai internalizando essa ideia e a gente não precisa mais saber que tem essa plaquinha o tem a câmera a gente já não precisa ver lá ver a ver a plaquinha mais para entender que está sendo vigiado então a gente começa a internalizar e internalizando essa ideia de que nós estamos sendo vigiados a gente possa ter um padrão de comportamento de acordo com aquilo que eles querem vocês
um padrão mais dócil que evite transgressões ok tô com uma outra imagem aqui ó olha para você ver as redes sociais elas também operam esse mecanismo de vigilância por que todos nós sabemos o que todo mundo está fazendo em todo momento hoje é existe uma tendência muito forte da gente colocada a gente expor a nossa vida fazendo uma reflexão sobre a teoria de ficou alguns poemas na nossa vida nós estamos o que abre uma oportunidade para que o outro nos observe por aqui essa observação cortina se torne cada vez menos visível se torne cada vez
mais implícita e eu sendo observado a minha possibilidade de ser controlado ela se amplia também como que isso acontece por exemplo eu e marcando e fuzil uma viagem fui lá e tirei uma foto dessa viagem e marquei é marquei lá no lugar onde eu estava esta geolocalização ela possibilita que empresas de publicidade comecem a jogar propagandas é objeto de consumo para que você é pelo menos clique e veja aquilo para poder comprar então perceba o pessoal que a ideia de ficou colocada anos 70 ela é muito amplificada essa complexa rede de relações de poder que
ele vai falar ela está muito mais simplista ela está muito empenhada na realidade que nós estamos vivendo ok craque das quilos voltando aqui para a o nosso quadro pra gente fechar nossa aula o cocô ele vai dizer que aquele modelo do jeremy bentham ele foi ampliado uma versão 2.0 vamos pensar assim né em todas as instituições sociais ele vai falar por exemplo que os hospitais trabalham dessa maneira e que as escolas inclusive trabalham dessa maneira as escolas já por cocô possuem essa característica de ser também uma instituição disciplinar como que é uma instituição disciplinar conhecemos
modo como nós organizamos as nossas escolas todo mundo um atrás do outro encerado para que o professor esteja na frente controlando todo mundo exercendo o seu poder e de modo observando todo mundo para poder fazer uma docilização dos corpos o sexo as novas metodologias em propor totalmente uma desconstrução dessa ideia né de que o poder está centrado na mão do professor né e o que a repercussão do pensamento ficou tirando pessoal para a gente finalizar nossa aula aqui o poder ele é manda de tudo ele está capilarizado ele está enraizado em todos os nossos em
todas as nossas relações que nós estabelecemos isso possibilita o que maior observação maior quanto maior a observação essa observação contínua maior a possibilidade de docilização dos corpos você pode até não concordar mas mais negar que nós estamos sendo observados o tempo todo isso na sociedade que nós estamos vivendo é inegável nós sempre deixamos rastros por onde passamos principalmente na vida virtual ok forte abraço continua com a gente dá uma lida no pdf aí tem alguns exercícios para você poder resolver e para poder concretizar o pensamento ficou tirando no seu processo de estudo forte abraço e
até a próxima aula