E aí [Música] o Olá pessoal bem-vindos a mais uma aula da disciplina de formação profissional em computação agora estamos iniciando com esse vídeo as aulas da semana 3 bom essa semana nós vamos falar sobre projeto e desenvolvimento de software algoritmos e Vamos citar algumas coisas de implementação que estão relacionadas dentro desse contexto algumas coisas são interessantes da gente levantar né Por exemplo é hoje em dia a gente é tem excelentes exemplos aí desenvolvimento de grandes produtos é grandes resultados dentro do contexto da arquitetura vocês pegarem uma fotinho do Coliseu né Vocês Imaginem na época construir
uma estrutura similar ao Coliseu né como que essas pessoas se organizavam em prol de conseguia se resultar Você também tem a Muralha da China é agora vindo para modernidade né Nós estamos Grandes projetos temos WhatsApp e-book Instagram e como as pessoas trabalham em prol de uma grande ideia né como ela se organizam para concretizar alguns sonhos né algumas ideias para aquilo virar um produto que seja que traga valor né a nossa sociedade Então essa é a ideia é nós trabalhamos e ouvimos em diversas áreas da a palavra projeto A então o projeto com botar no
slide é um esforço temporário então o projeto tem que ter início e fim que tem como finalidade um resultado único né E esse resultado espera-se que trabalho dentro de recursos limitados então Todo projeto ele vai ter algumas coisas que envolvem esse projeto Então se você for construir né o projeto de construção vai envolver a mão de obra os rascunhos desenhos desse projeto vão envolver materiais né os cantores alumínio e tudo que uma construção civil envolve né então esses projetos eles usam esses recursos né E se organizam para chegar nesse resultado único essa definição ela é
bastante interessante é desse livro Penedo Ok esse pessoal se organizou né são vários gerentes de projetos várias pessoas da área de só ser que estão no corpos eles chamam de Corpos né que eles estão desenvolvendo um Copos na área de desenvolvimento de software Mais especificamente na parte de engenharia de software né E que é gratuito e está na internet então nos materiais dessa semana vocês vão ver a referência sobre esse material é bem legal porque ela é uma ideia de você trabalhar as melhores práticas para fazer gestão de projetos né então se vocês quiserem consultar
é é uma é bastante interessante e aqui quando eles estão falando de projeto né apesar de ser um esforço na área de software você vê que projetos tem uma definição bastante Ampla né Ela não é uma definição específica não é porque a gente trabalha projeto em diversas áreas então o projeto ele é temporário né ele tem que ter uma data de início ele tem que ter uma data de fim normalmente essas questões de organização do projeto elas vem um documento de planejamento seja o planejamento de uma obra né ou seja o planejamento de um softer
o mesmo planejamento de prestação de serviço na então a gente trabalha esse projeto dentro de uma questão de planejamento dentro desse planejamento a gente tem as datas a gente ter os recursos né recurso financeiro a gente tem pessoas envolvidas né E a gente tem que ter um escopo um escopo é uma delimitação né até o seu projeto vai é a gente não pode dentro de uma construção civil a gente perde a limitação do terreno né que determina o escopo daquela obra se você constrói dentro de um determinado Condomínio você com certeza vai ter os recursos
desse terreno nós se terreno tem que ter espaços nas laterais na frente atrás né então novamente você tá delimitando o seu escopo e software não é muito diferente né já era época em que você construiu um sócio ele trabalhava sozinho né hoje o que a gente tem é um conjunto de softwares né compondo um grande sistema que vão trabalhar em prol de o valor ou de um resultado final para os nossos usuários né então você precisa conhecer esse escopo até onde o seu sistema o seu software vai trabalhar né dentro desse contexto também você tem
que estipular custo recursos né Principalmente força de trabalho né no software a gente vai ver que a gente e os outros recursos né a gente tem muito recurso em pessoas na então a gente fala né o pessoal do desenvolvimento ágil vai sempre defender essa ideia né O que a gente tem que pensar primeiro quando a gente está pensando dotado de software é nas pessoas né a nosso bem mais valioso são as pessoas né e depois sim Você vai pensar na sala que você vai alugar na máquina que você vai comprar né e outra questão também
bastante importante né então os prazos e tudo isso vai envolver uma estimativa e de verbas né a gente voltando lá no contexto da construção né numa construção é muito simples você dizer vai gastar 10 kg de cimento né in software as estimativas né dos recursos ela é muito mais complexa né você não tem como o gastar 10 kg de cérebro né então você tem que este mar né E aí quanto mais você tiver experiência naquele tipo O que você vai fazer quanto mais você tiver é só After já feitos naquele contexto onde você pode tirar
medidas dele trazer para um novo contexto do seu novo projeto isso vai ajudar bastante né se a gente começa do zero né a gente vai trabalhar no campo de estimativa com maiores certeza tá então todas essas informações elas vão envolver o que a gente chama do planejamento do nosso projeto Mas o mais importante que fica é né Nós temos que organizar esse projeto para que esse projeto consiga ser executado a gente está no campo muito vasto né a gente tem software hoje em praticamente todas as áreas então em transporte na área de saúde telecomunicações né
E você vai ter software que trabalha com imagem você vai ter software com nanotecnologia se você vai ter software consciência de dados você vai ter sofre com notch bom então a gente além das questões né de estimar prazos estimar recursos financeiros né É É ter as pessoas corretas né a gente também tem que saber escolher as tecnologias que vão nos apoiar nessa solução né e além de tudo isso desenvolver essa solução né com bases na seleção das das tecnologias possíveis né cabíveis dentro daquilo eu sempre comento né as melhores tecnologias não necessariamente são as mais
novas muitas vezes as mais novas está em cima de plataforma estão em cima de diversões que não estão estáveis a Então a gente tem que pensar muito bem para tomar essas decisões e planejar o desenvolvimento do que vai ser feito então só para voltar para vocês né a definição de software né Ela é muito mais completo muito maior muito mais Ampla do que simplesmente um programa né as pessoas falar eu fiz um software na eu fiz um e a só fica ele envolve documento seja esses documentos que você fez no planejamento e deve fazer durante
as etapas de desenvolvimento de soft agora eu lembro para vocês a disciplina de engenharia de software né seja as estruturas de dados que vão ser bastante podem ser bastante complexas podem ser bastante volumosas como na área de ciência de dados né mas só ficar envolve tudo isso aí então quando vocês falam Só foi você não fala só do programa você fala de toda documentação envolvida e de toda a estrutura de dados envolvida nesse software tá e sistema a gente costuma usar para uma coisa maior ainda né Sistema Não envolve só softer tá sistema envolve pessoas
envolve procedimentos Então ela acaba abrangendo softer Tá bom então características grandes desse software né porque eu já mencionei não sofre terei é difícil ele é difícil de estimar né que o nosso maior recurso tão humanos não é difícil você estimar os gastos de cérebro né Além disso O que a gente tem na maioria das vezes ainda é só ser feito sob encomenda né área de computação tem mudado bastante né e agora o objetivo a gente trabalhar com a questão dos componentes é a ideia é a gente conseguiu montar os nossos hóspedes né a partir de
módulos O componente já pré-existentes é mas sempre a gente vai ter a questão da adequação né muda-se o contexto muda se o soft né mesmo software de fluxos de caixa software que são considerados offer que não muda muito né eles precisam ser customizado né o cliente quer um logo cliente é um background diferente né então a gente está tentando evoluir para o software e a ir e outra coisa que é muito importante vocês terem na sua na sua vida é que sofre também é produto de engenharia tá ele é um produto que ele é desenvolvido
seguindo Passos regras e procedimentos é como qualquer outro produto de engenharia civil na construção de uma casa de engenharia mecânica na construção de um carro né então a gente tem que encarar softer dessa maneira né não é alguma coisa que a gente começa a fazendo a primeira linha de código tá e a característica interessante do software não é diferente da casa é diferente do carro é que sofre ele não se desgasta né não é físico né mas ele se deteriore quer dizer com o passar do tempo e o uso do software né aí a gente
vai trabalhar em manutenções conserta uma parte com certa outra parte concerta outra e quando a gente vai juntando essas peças cheias de concerto né uma vai causando o problema na outra o que fazer ajuste E é isso que a gente chama de deteriorar vai chegar uma hora que o custo de dá manutenção nesses ajustes ele vai ser maior do que o custo de fazer um novo sócio então é hora de se convencer ou convencer a diretoria ou convencer alguém né fazendo aí uma uma matriz de custo benefício né que é hora de trocar bom então
essas características diferenciam um pouco software do resto das engenharias essa é uma figurinha que eu gosto bastante porque fala da questão dos problemas do processo de desenvolvimento de software é você tem aí um balanço né E que na verdade o cliente ele pediu um Balanço mas na hora de falar com ele queria ele especificou de um jeito né quem ouviu o cliente vez ficou de uma maneira né quem fez o projeto fez de uma outra maneira quem codificou fez de uma outra maneira quem vendeu vendeu de uma outra maneira o projeto não tinha documentação nenhuma
né o cliente pagou uma montanha russa né E no final de tudo o que o cliente precisava era de uma cordinha com pneu né amarrada na ponte é que já seria o suficiente para o que ele queria né para agregar valor à vida dele então a gente precisa tomar muito cuidado né porque como o softer side uma abstração muitas o nível de linguagem né linguagem natural é muitas vezes a pessoa tem uma ideia e ela expõe essa ideia né Essa Ideia é transformada na cabeça de cada um que trabalha nesse processo de desenvolvimento de software
né e a cada transformação ela pode se transformar em uma outra coisa aí então a gente precisa tomar cuidado com essa Fidelidade Ao que o cliente espera daquele produto aí tá gente precisa ouvir mais né desenhar mais né é escutar o cliente não importa criminologia não é isso é muito importante é para que no final a gente não venda montanha russa e sim né imagina o preço que ele pagou na montanha-russa né e sim o pneu A então a gente precisa trabalhar no processo de desenvolvimento de software de uma maneira cuidadosa e respeitosa com o
nosso usuário ou o cliente então eu trago aqui né da disciplina de engenharia de software a a e onde trabalhar em software como uma abordagem que trabalha de uma maneira sistemática disciplinada né capaz de ser medida Como Eu mencionei lá né Para você fazer estimativa você tem que me diz Oster né então se eu medi dessa vez eu vou ter medidas que vão dizer como foi um processo de desenvolvimento na próxima vez eu vou usar essas medidas como base né os erros e os acertos vão me guiar para as próximas atividades e até para fazer
uma autoavaliação do que foi feito tá então a gente precisa tomar cuidado com o tipo é a ordem da execução dessas atividades né a gente precisa ter modelos gráficos de descrição sobre essa prática a gente precisa se orientar no desenvolvimento de software com boas práticas né eu mostrei para vocês o livro né que traz lá boas práticas do PM Box que uma maneira de vocês olharem o desenvolvimento de software né com certeza eu tenho Summer a mesma que trazem aí outras informações para guiar o processo de desenvolvimento de só para finalizar essa hora eu queria
mostrar para vocês algumas coisas que as pessoas confundem né O que é projeto e o que é processo né a gente precisa tomar muito cuidado com isso né o projeto né the softer ele tem um tempo determinado né Ele é o seu Business né Ele é aquilo que você vai fazer para entregar valor para entregar o resultado então ele tem que ter começo e um fim o processo de desenvolvimento de software ele pode ter ele interações né ele vai ter várias iterações Então ele pode ter aí um tempo indeterminado né muitas dessas interações vão acontecer
na manutenção né O que é a manutenção o produto foi entregue ao cliente né Qualquer alteração que vier após essa entrega e manutenção então por isso que o processo ele pode sim o Renato é outras coisas importantes né é que muitas vezes a gente quer trabalhar né num produto inédito né no resultado exclusivo é isso que a gente procura né é a gente busca isso né o processo não o processo EA organização do desenvolvimento então se você seguir um modelo para padronizado né algumas pessoas já fizeram né esse modelo ele tá desenvolvido ele tá desenhado
para dar um resultado no final né então isso é importante né não ficar criando ideias de modelos de processo Lógico que a gente adapta né O que desenvolvimento ágil numa empresa não é o mesmo modelo de processo numa outra empresa né os modelos que existem né mas a gente tem um padrão né a gente tem filosofias a gente tem boas práticas que vão criar esse esse padrão tá e outra questão é a questão do trabalho né esse trabalho vai foi repetido e vai ser e nesses modelos de processo em diversos outros projetos tá espero que
com essa minha fala vocês consigam aí diferenciar essas duas é esses dois conceitos da área de computação que são fundamentais para gente trabalhar né daqui para frente é eu deixo aqui a referência do Summer viu que é um livro que vocês encontram na biblioteca da Univesp né e o livro que eu citei para vocês aí do grupo do PM box do IBOPE que vocês vão encontrar que vocês fazem um cadastro e consegue fazer download tá bom bom pessoal era isso que eu queria trazer para vocês nessa aula número 1 da semana 3 do curso de
formação profissional em computação um abraço a todos e até a próxima aula 1 E aí E aí