Emagrecer, todo mundo quer, certo? Agora, passar fome, ninguém quer, né? Óbvio!
Esse vídeo é para você que quer emagrecer, mas não sabe por onde começar. É para você que está num plano alimentar mais orientado e tal, mas chegou no momento que não está emagrecendo como antes, então, para a coisa fluir, precisa de um up. É para você que procura uma coisa simples, mas saudável e eficiente para você emagrecer e voltar a ter a saúde que os seus quilos a mais levaram.
E é para você que acha que nada funciona contigo. Por isso, hoje eu vou te dizer três truques que combinam comigo, contigo, com qualquer pessoa para emagrecer, mantendo o foco e sem sofrimento. No meu percurso como nutricionista, eu sentia que muitas opções de dieta por aí acabavam por confundir mais do que ajudar, né?
Então, normalmente, o meu paciente falava: "Já tentei essa dieta, já tentei essa estratégia, já tentei. . .
". E o que acontece é que, se depois de dois ou três dias aquela estratégia ou aquela dieta não traz aquele resultado pretendido, troca-se de estratégia e aí, em 10 dias, aquilo não foi assim como eu pensava. Aí você troca.
Entre uma troca e outra, você mete o pé na poça, né? Você chuta o pau da barraca, você comemora que, afinal de contas, você vai mudar de esquema e nunca consegue alcançar um objetivo, né? Se identifica?
Ou conhece alguém assim? Meu conselho de pessoa experiente é: assume, adota uma estratégia e vai até o fim com ela, desde que seja para você comer melhor, desde que seja para você se mexer mais. A estratégia é mudar um hábito de cada vez.
Por isso, eu vou te dar três dicas e você pode escolher qual é que você vai começar a mudar na sua vida e vai encaixando no seu dia a dia. Você tem que se identificar com a mudança que vai acontecer, entende? Tem que ser fácil para você, tem que ser bom, tem que ser.
. . Você tem que adotar, abraçar a história, entendeu?
E você vai conseguir! A primeira dica, e eu adoro, anota aí, é muito eficiente e, na minha perspectiva, fácil de fazer: é não comer doces de manhã. Não comece o seu dia com açúcar.
Mas eu não estou falando de açúcar branco ou de um croissant ou de um donut, isso é claro que não, né? Eu estou dizendo mesmo o mel, mesmo a banana com granola, sabe, o sabor doce? Quanto mais doce você começar o teu dia, mais o seu cérebro vai pedir mais doce a seguir.
Então, você pode comer um ovo cozido, você pode comer um iogurte daqueles gregos, um kefir, sabe, um café sem açúcar, entendeu? A ideia é não fazer picos de glicemia. Se você comer uma coisa muito doce ao café da manhã, você vai fazer um.
. . Vai rapidamente o açúcar para o seu sangue e você vai ficar feliz, satisfeito, muito contente e rapidamente morrer de fome novamente.
E você vai ficar com vontade de comer o mundo inteiro, vai chegar na hora do almoço esfomeado e a sua língua já acordou com a sensação do doce, e aí dá vontade de comer outro docinho, entendeu? E doce, açúcar, não combina com dieta! Agora, a segunda dica, que é simples, que é fácil, porque eu estou dizendo que eu vou fazer dicas simples e fáceis, é comer a sua comida na ordem certa, na sequência específica que eu vou te contar.
Começando pela salada, depois você vai passar pela proteína e, depois, você termina com o carboidrato que você puser na sua refeição. Eu adoro essa dica porque te deixa confortável. Você está comendo, não estou te dizendo para não comer, entendeu?
E, quando eu te digo que você pode comer, a necessidade de comer meio que diminui a importância, você fica sem ansiedade, porque a ansiedade dá vontade de comer, né? E quando eu digo pode comer, mas nessa sequência, você fala: "Ufa, que bom! ".
E aí até come menos. Se você começa pelo carboidrato, o carboidrato rapidamente é absorvido e faz um pico de glicemia, e rapidamente você vai sentir aquela sensação de vazio de fome. O carboidrato vai ser absorvido, mas numa velocidade mais lenta, te vai fazer se sentir mais confortável no resto do dia.
E, depois da salada, você vai comer a proteína — o seu bifinho, né? O seu franguinho, o seu peixinho — que não está frito, porque também rola; se estiver frito, não entra no esquema. A forma de fazer a comida tem tudo a ver.
Então, depois da proteína, você segue para o carboidrato e, nessa sequência, o carboidrato vai ser absorvido. E não existe hipótese, as calorias que entraram, meu amigo, vão ser absorvidas e distribuídas, mas primeiro você toma decisões mais inteligentes e depois você não faz picos de glicemia; você mantém a glicemia quase constante. O segredo da vida, da juventude, de sair daqueles sintomas, daquela sensação de cansaço, de sono depois da refeição, de fome o tempo inteiro, de sono ruim, de inflamação, de pele feia e cheia de espinhas, tudo isso tem relação com picos de glicemia.
Inclusive, o diabetes tipo 2 tem relação com o volume de carboidrato que você consome, entendeu? Então, essa sequência te ajuda a manter a glicemia constante, te ajuda a sentir menos fome durante o dia, que te leva a tomar decisões mais inteligentes com relação à alimentação. Então, isso — essa glicemia que, cada vez que você come, vai mudar ligeiramente — não faz isso, é o segredo para você emagrecer bem e sempre.
E se você quer saber mais sobre picos de glicemia, o que é, como evitar, quais são os alimentos que fazem mais pico, clica aqui; tem um vídeo inteirinho dedicado a isso. A terceira dica é: para de contar calorias. As calorias dos alimentos não dizem o que tem dentro do alimento e, às vezes, você está comendo um negócio zero, não acrescenta calorias nenhuma no seu dia, mas não ajuda você a emagrecer.
Pode não te fazer engordar, mas também não ajuda você a emagrecer. Aqueles rótulos "zero", "zero isso", "zero aquilo", não tem calorias, não tem gordura, não tem, não tem sei lá o quê, não tem nada, tem tudo artificial que atrapalha o processo natural do seu corpo funcionar. Seu corpo precisa de.
. . Alimento, de vitamina, né?
E quando você considera só calorias, você desconsidera o valor que o alimento tem, alimento de verdade. Muitas vezes, comer alimentos mais calóricos traz vitaminas, minerais, a proteína, a fibra, para formar um bolo fecal legal e faz com que o teu corpo funcione melhor, te fazendo ser mais saudável, tendo capacidade para ir correr, para ir pular, pular, pular, pular, pular. .
. Entendeu? E para o cabelo não cair, porque tem vitaminas e minerais, sabe?
Para você ficar com a cabeça ok. Agora, às vezes um alimento sem calorias, artificial, que não te acrescenta calorias ao seu dia, também não te acrescenta nada, entendeu? E se você come muito poucas calorias, se você fica muito quietinho porque não consegue fazer nada, o que acontece é que você vai adaptando aquela quantidade pequena de calorias que você ingere para a sobrevivência.
Então, ao invés de emagrecer, de continuar emagrecendo, vai ter um momento em que você vai parar de emagrecer e não consegue comer menos porque já come muito pouco. E aí, o que é que você vai fazer? Entendeu?
Então não chega lá, tira da ideia, nem pensar nisso; é comer melhor, é investir em alimentos saudáveis e completos. Lembrando que estou dizendo para você comer saudável, não para você comer muito, né? É óbvio que comer uma colher de sopa de arroz é melhor do que 10 colheres de sopa de arroz, né?
Então é assim, a moral da história desse vídeo é que não precisa ser coisas mirabolantes, difíceis de fazer para você conseguir emagrecer, entendeu? O que importa é você adotar uma estratégia e ir com ela até o fim, se sentir bem com ela, se sentir melhor e se sentir mais saudável! E o importante é transformar essas estratégias em um hábito, algo como você faz sem pensar, sabe?
Você acorda e vai escovar o dente ou você. . .
Sabe? Coisas que você faz naturalmente. .
. Dirigir! No início, você pensa, né?
Primeira, embreagem e tal; depois, você faz sem pensar porque está automático, está no teu hábito, você sabe como dirigir. . .
Essa é a ideia: criar, tornar uma dessas estratégias ou as três um hábito na sua vida de forma que não seja difícil nada e que você consiga alcançar o seu objetivo! E, antes de seguir para o próximo vídeo, não se esquece de dar um like, se inscrever no canal e ativar o sininho. E fala comigo!
Sabe que essa troca, esse feedback que você faz quando, com o seu dedinho, clica nos botões que eu te falei ajuda a gente a entender que isso de fato mudou a sua vida e nos motiva a continuar fazendo um trabalho sempre melhor para melhorar a sua qualidade de vida! Até a próxima!