A Cura do Cego de Nascença (iver merachem) | Uma leitura judaica | Hebraico Bíblico

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A Beleza da Palavra
Descubra os lindos detalhes desse texto através do hebraico e de toda a riqueza que só ele revela! ...
Video Transcript:
Olá a todos sejam muito bem-vindos hoje nós vamos falar de uma das curas de yeshua do Iver merah do Cegos de nascença como é dito no texto essa é uma cura inédita da qual nunca ninguém tinha ouvido falar um cego de nascença poder enxergar Esse é um texto que está no site do canal também e como eu havia comentado eu vou transpor alguns deles para o vídeo que é uma forma mais facilitada de aprend AD Onde eu posso inclusive introduzir algumas informações que não existem no site Então hoje você acompanha esse material é um texto
muito rico que quando observado a luz da interpretação Judaica utilizando também os termos Chaves em hebraico nós vamos alcançar uma riqueza muito grande e é isso que vamos fazer hoje vamos então ao nosso estudo o foco do nosso estudo será a Cura do Cego de nascença que está em João 9 Mas nós vamos também abordar duas outras curas relatadas no livro de Marcos Capítulo 7 e 8 que são A Cura do Cego de beit saaid ou beida e a cura do surdo Hi gago e o ponto de ligação entre todas essas curas é que elas
envolvem a saliva de yua Esse é o ponto em comum entre todas elas além de alguns outros detalhes que nós vamos também obs observar ao longo do estudo e um fato interessante também é que todas essas curas feitas a partir da saliva de exua elas estão relacionadas aos sentidos mais sociais do homem aqueles que usamos para nos comunicar e interagir com o mundo e as pessoas a visão a audição e a fala vamos começar lendo o texto que fala sobre a cura do cego de beit saá o nome dessa cidade significa casa da provisão ou
mais literalmente casa da caça ou ainda casa da Pesca o termo etsid em hebraico está ligado a buscar uma provisão principalmente de carne sendo que betsaida era uma vila de pescadores nos arredores do mar da Galileia então chegaram a beit sarda e lhe trouxeram um cego rogando-lhe que o tocasse Yeshua tomando o cego pela mão levou para fora da Aldeia e ap andhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos perguntou-lhe vêz alguma coisa este recobrando a vista respondeu vejo homens como árvores os vejo andando então novamente ele pôs as mãos nos olhos e ele passando
a ver claramente ficou restabelecido e tudo distinguia de modo perfeito não vamos entrar nos detalhes desse texto pois não é o propósito do estudo mas é apenas aqui para observar o modo como Yeshua o curou que foi aplicando saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos por esse relato nós compreendemos que muito Possivelmente esse homem já enxergou um dia e ele estaria apenas recobrando a sua visão porque ele consegue reconhecer os homens e as árvores apenas um ponto relevante aqui é que normalmente esse texto é tratado como uma cura por etapas Yeshua cura o cego mas
não por completo então ele tem uma visão que não reflete exatamente a realidade no entanto é importante lembrar que a própria escritura compara o ser humano a árvores Então o que esse homem viu não foi algo aleatório ou desprovido de sentido logicamente Yeshua sabia o que estava fazendo e esse texto traz também um detalhe que não existe em qual qu quer outra narrativa Yeshua nunca Pergunta a uma pessoa que foi curada você está bem você está completamente curado isso não acontece em nenhum momento da escritura apenas aqui então naturalmente havia um sentido para yua trazer
esse tipo de visão a essa pessoa em específico Então não é muito adequado dizer que essa cura Foi em duas etapas pois isso dá a entender que Yeshua não curou o homem por completo desde o princípio Mas o que aconteceu é que antes de restabelecer a sua visão natural yua concedeu a esse homem algo além uma visão espiritual agora vamos ler o texto que se refere à cura do surdo e gago vamos utilizar aqui a versão pexita que é uma versão traduzida diretamente do aramaico novamente saiu Yeshua do território de itor e sidom que é
tiro e sidom e foi para o mar da da Galileia na região das 10 cidades ou decápolis e trouxeram-lhe um surdo Hi gago ou uma pessoa que falava com dificuldade e lhe pediram para que colocasse a mão sobre ele e o levou para longe da multidão a sós e colocou seus dedos em seus ouvidos e cuspiu e tocou sua língua e olhou para os céus e suspirou e disse-lhe seja aberto e na hora se abriram os seus ouvidos e foi solto o laço de sua língua e falou claramente Então nesse caso yua usa sua saliva
na própria língua dessa pessoa a sua gagueira desapareceu e ele pode falar sem dificuldade existe um ponto em particular nessa narrativa que vale a pena ser detalhado nas versões mais comuns desse texto normalmente ele estará escrito desta esta maneira então erguendo os olhos ao céu suspirou e disse efatá que quer dizer abra-se vamos entender a origem desse termo por que será que ele foi deixado aqui nesse texto uma vez que a grande maioria das traduções da nova aliança para o português e também para outras línguas vem do grego essa palavra efatá é uma adaptação daquilo
que está escrito nesse idioma o ponto é que essa palavra não existe na língua grega ela é uma transliteração de um termo em aramaico transliteração é uma aproximação fonética daquilo que é dito em outro idioma Ou seja é trazer os sons de uma palavra estrangeira para os sons falados na sua língua a origem mais antiga desse texto portanto está nos escritos em aramaico e foi justo justamente por esse motivo que ao introduzir esse texto eu li a versão pexita no texto em aramaico vamos encontrar essa palavra etp ela é o imperativo do verbo petar Abrir
portanto significa abra-se ou seja aberto Então o texto aqui da pexita diz e olhou para os céus e suspirou e disse-lhe etp esse verbo aramaico é inclusive muito parecido com o hebraico que é também escrito com as mesmas letras só mudando a pronúncia as suas vogais de petar para patar Então como vocês veem aqui essa é uma das provas de que esse texto em grego foi uma tradução de algo anterior de uma tradução do aramaico já que efatá não existe no Grego é apenas uma adaptação fonética de etar esse não é um caso único Existem
dezenas de palavras na Nova Aliança preservadas do aramaico e também do hebraico e elas foram apenas transliteradas adaptadas para outros idiomas nesse texto aqui quando o tradutor fez a sua tradução do Aramaico para o grego ele quis manter a originalidade da ordem de yeshua por isso ele deixou registrada a palavra que o Messias usou no aramaico a língua falada por ele e por todo o judeu dessa época no seu dia a dia agora vamos abordar então o foco do estudo que é a Cura do Cego de nascena e eu vou ler aqui apenas os versos
mais importantes da versão ara Almeida revista e atualizada de João 9 caminhando Jesus Yeshua viu um homem cego de nascença essa pessoa é a única na escritura descrita como um cego de nascença não há nenhuma outra outra cura de cegueira que tenha essa abordagem verso 5 enquanto estou no mundo sou a luz do mundo e exua dizendo dito isso cuspiu na terra e tendo feito Barro com a saliva aplicou Aos olhos do cego algumas traduções apresentam o Barro como lodo porém Essa palavra não é muito adequada aqui na tradução porque para nós ela tem um
outro significado algo relacionado à sujeira ao limo e não é isso Yeshua Ele misturou a sua saliva à terra do chão formando Barro exatamente aquela mistura de água com terra e essa mistura ele aplicou Aos olhos do cego dizendo-lhe vai lava-te no tanque de siloé que quer dizer enviado ele foi lavou-se e voltou vendo essa tradução bem como algumas mais recentes já trazem o significado da palavra siloé que no hebraico É chilar Nós já vamos falar sobre ela então Aqui nós temos a ideal dessa cura onua utilizou a sua saliva para produz um out Elo
esse Elo Barro aplicou Aos olhos do cego e depois disso ainda disse ao cego que fosse se lavar nesse reservat de águas chamado por tanque de siloé e ele voltou de lá enxergando vamos agora detalhar o processo de cura ser cego de nascença é uma doença chamada hoje em dia por cegueira congênita a causa dela pode vir desde alguma doença na gravidez da mãe a má formação de alguma estrutura no olho da criança ou ainda a falta parcial dessas estruturas como a Íris o nervo ótico entre outras então a criança já nasce ou com a
falta de alguma estrutura ou com o defeito em alguma delas e isso realmente não tem cura então aqui nós vemos também na escritura esse caso uma pessoa que já nasceu sem a possibilidade de enxergar inclusive o verso 32 desse texto ele relata que desde o princípio do mundo nunca se ouviu alguém que abrisse os olhos a um cego de nascença então Essa realmente é uma cura inédita e o processo dessa cura Como já vimos yua mistura a terra com água com a sua saliva formando o barro e ele aplica sobre os olhos do homem essa
ação de yeshua ela vai fazer um paralelo nítido com a própria criação do homem Vamos ler em Gênesis 27 o seguinte vai etzer e formou Adonai Elohim o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem foi feito alma vivente esse termo utilizado aqui vaier ele vem do verbo yatsar que significa dar forma modelar seja uma peça de Barro ou ainda esculpir uma peça de madeira e atsar tem esse significado criar alguma coisa através desse método modelando formando esculpindo portanto quando é dito que a dona Elohim formou
o homem do pó da Terra conhecendo o sentido hebraico dessa palavra nós entendemos que esse pó da terra ele precisou ser também misturado à água para que se tornasse uma substância possível de ser modelada no caso o barro quando misturamos o pó da terra com água formamos o barro e é justamente esse Barro que a donai modelou para criar o ser humano e ainda que você não entend hebraico existe um outro verso na escritura que traz isso com bastante clareza inclusive no português Lemos aqui em Isaías 648 mas agora ó Adonai tu és nosso pai
Nós somos o barro Romer E tu o nosso Oleiro e o sereno e todos nós obra das tuas mãos então Aqui nós temos a visão Clara uma explicação bem precisa desse verso de gênes que não é exatamente tão claro no português nós somos feitos dessa substância do barro e nós somos formados por Adonai o nosso Oleiro e essa palavra utilizada aqui no original e o sereno ela vem justamente do mesmo verbo que eu apresentei anteriormente yatsar que é formar modelar escupir alguma coisa então io Sereno é trazido para o nosso vocabulário como Oleiro a aquele
que forma que modela o barro então vemos que Yeshua ele reproduz em menor medida que a criação do próprio homem pois formando Barro a partir da sua própria saliva ele modela olhos novos e perfeitos para aquele homem que era cego o método de cura que Exu usou aqui ele tem um simbolismo enorme ele retrata fielmente a forma ação do próprio ser humano o que nos indica aqui que ele estava Possivelmente também recriando alguma estrutura que faltava nesse homem e por isso ele não enxergava porém a cura não Termina aí depois de exua ter passado Barro
nos olhos do homem recriando aquilo que lhe faltava qualquer estrutura ocular ou seja depois dele ter dado visão física a esse homem ele manda que ele vá lavar no tanque de siloé compreendendo a mensagem em nível mais profundo Yeshua pede que ele se lave nas águas do enviado que Mergulhe espiritualmente no próprio Messias de fato o tanque de chilar era usado pelos judeus Como micv como um banho ritual de purificação antes que eles subissem ao templo esse homem cego depois que ele passa a enxergar ele reconhece Yeshua como um profeta como está escrito no verso
17 Depois da sua cura uma certa confusão entre as pessoas ali presentes e também alguns fariseus pois eles não acreditavam que esse homem era cego e que havia sido curado chamaram até mesmo os pais dele Para comprovar essa deficiência e ainda ameaçavam expulsar essa família da Sinagoga caso eles afirmassem que fora Yeshua que o tivesse curado isso equivalia a retirar dessa família é praticamente o convívio religioso e social também então era uma situação bastante complicada e depois quando Yeshua o encontra novamente Ele pergunta cres tu no filho do homem ou seja yua estava se revelando
como enviado de Adonai e o homem crê e aceita Yeshua como Messias então a cura desse homem ela retrata esses dois aspectos o aspecto físico F onde yua Possivelmente recrie alguma estrutura dos olhos permitindo que ele enxergue e depois Yeshua ainda abre os olhos espirituais desse homem nós podemos ver inclusive um paralelo com a Cura do Cego de beit sarda aquele que tem a visão de homens como árvores Só que nesse caso a visão espiritual veio antes da Natural Yeshua trouxe assim uma cura completa e como ele ainda explica aos seus discípulos não há qualquer
pecado nesse homem por ele ter nascido assim mas tudo isso foi feito para a Glória de Adonai para que se manifestasse uma cura como nunca antes tivera ocorrido em toda a história da humanidade agora já tendo compreendido como se deu essa cura tudo que ela envolve representa vamos começar a mergulhar mais no estudo olhando esse texto nós vamos encontrar algo muito interessante a visão os olhos que são o Ponto Central eles estão ligados a três elementos representados nesse texto e também há três títulos o primeiro elemento diz respeito à Terra como parte do corpo humano
os olhos também são formados do pó da terra modelados no barro foi exatamente essa analogia que Yeshua usou ao curar Os Cegos de nascença um outro elemento que vemos presente no texto é a água e biologicamente os óleos são compostos por mais de 99% de água ou de elementos de densidade aquosa Então os olhos são basicamente água e justamente por serem assim eles possuem transparência e essa transparência permite que a luz penetre por eles até alcançar o cérebro através do nervo ótico e ela lá onde esses impulsos elétricos que são levados através do nervo eles
se transformam em imagens então nós de fato enxergamos pelo cérebro os olhos são apenas o veículo de entrada da luz e se você quiser compreender melhor tanto os aspectos físicos de formação dos olhos que são maravilhosos e também os aspectos espirituais da visão eu deixo sugerido aqui que você assista ain as dimensões dos olhos Esse estudo ele traz uma abordagem em diversos níveis sobre os olhos com muitos detalhes e revelações belíssimas inclusive sobre o machia encontradas diretamente no hebraico E além disso esse estudo funciona também como uma fundamentação para esse que estamos vendo agora pois
o próprio hebraico traz para nós uma conexão entre os olhos a água e a luz uma conexão perfeita entre esses três elementos que nós vemos aqui retratados novamente na cura de yeshua então se você quer ir mais a fundo Assista esse estudo pois ele vai te dar também uma outra fundamentação para isso que estamos vendo agora assim cada um desses elementos que aparecem no texto eles têm uma ligação com os olhos são três elementos e cada um deles também estará associado a um dos títulos do Messias e nós vamos olhar todos eles inclusive posso deixar
mais uma sugestão aqui uma nova série do canal que está sendo postada toda semana como estudo escrito Yeshua de Alf atav aqui você vai encontrar dezenas de títulos do Messias todos eles elencados em cada uma das 22 letras hebraicas então se você se interessar por esse conteúdo toda semana é postada uma nova letra está presente tanto no site do canal quanto na área comunidade do YouTube você pode acessar o canal e entrar pelo menu na área comunidade Lá também está sendo postado e ainda nas redes sociais é um estudo que nos permite conhecer um pouco
mais de yeshua através do idioma da criação vamos começar falando sobre o título que conecta o Messias à terra a terra simboliza aqui o elemento fundamental de onde os olhos foram formados como vimos no texto de Gênesis e o título que se conecta a Terra é benham filho do homem e o encontramos aqui nesse texto Yeshua ouviu que o haviam expulsado e achando perguntou-lhe cres tu no benham no filho do homem e é aí que o homem o reconhece como Messias ele aceita Yeshua como filho do homem já vamos abordar esse título em maiores detalhes
na sequência mas apenas para que fique claro benh Adam faz referência a dois aspectos um a natureza humana de yeshua E outro que atesta sua messianidade então quando ele pergunta isso ao homem você crê no benham ele está de fato falando você crê que eu sou o Messias o filho enviado de donai e o homem reconhece que sim os seus olhos espirituais também foram abertos agora apenas uma observação sobre Esse verso Existem algumas traduções que em vez de trazer a expressão Ben hadan filho do homem apresentam benha Elohim filho de Deus algumas das principais Onde
encontramos filho do homem são essas aqui destacadas no slide ojb ortodox jewish bible a versão de Elite que é uma tradução da nova aliança para o hebraico e em português nós temos a Nova Almeida atualizada Então existe uma certa variação aqui dependendo da tradução no contexto essas duas expressões vão apontar para o mesmo lugar porque Yeshua está aqui se apresentando realmente como filho de Elohim aquele enviado e a expressão filho do homem Ela também tem essa perspectiva então qualquer uma dessas duas expressões de dentro do contexto geral Elas têm o mesmo objetivo agora para compreender
como a expressão Ben Adam está relacionada à Terra vamos ao hebraico aqui está ela com a tradução de cada parte na sua cor respectiva literalmente significa filho de Adam a palavra Adam em hebraico Ela tanto vale para o nome do primeiro ser humano criado né Tanto para o homem Adão quanto para a raça humana o termo é usado nesses dois sentidos e esse nome Adam ele vem justamente da palavra Adam que significa Terra olhando para o hebraico nós temos uma compreensão bem clara e até mesmo literal desse ponto pois o ser humano recebeu o nome
de Adão justamente porque ele teve origem na Adam na terra a ação de Adonai está refletida na própria gramática então quando yua se proclama Ben hadam existe toda essa conotação ele é filho de Adam nascido como ser humano mas Além disso carrega a divindade do pai e também toda a autoridade que lhe foi dada sobre a criação Como eu havia comentado Ben Radan fala sobre a natureza humana de yeshua porém essa expressão bem aponta para a majestade do Messias Nós lemos aqui em Daniel 7:13 14 Originalmente escrito em aramco Eu estava olhando nas minhas visões
da noite e Eis que vinha com as nuvens do céu alguém como o filho do homem como um ser humano kibar enach e ele se dirigiu ao ancião de dias atique e omaia e o fizeram chegar até ele foi-lhe dado domínio a glória e o reino para que as pessoas de todos os povos Nações e línguas o servissem o seu domínio é domínio eterno que não passará e o seu reino jamais será destruído esse texto aqui então mostra que alguém com a natureza de um ser humano foi visto nos altos céus junto ao ancião de
dias ancião de dias é um título para donai ou atik omin como também é chamado representa aquele que tem muitos dias naturalmente Isso é apenas um simbolismo Adonai não tem começo ou fim não está submetido ao tempo nem tampouco tem a figura de um ancião esses nomes são apenas alusões a aspectos da sua natureza então nos altos céus junto do criador de todas as coisas foi visto alguém com a figura de um ser humano e para este ser humano foi dado do domínio de todos os povos Nações e línguas sobre a terra e esse domínio
o seu reino é eterno jamais será destruído naturalmente essa figura é o messias Então esse texto retrata quem é Ben radam alguém como ser humano mas que também possui Majestade poder e domínio sobre todos e um fato relevante também é que yua sempre refere a si mesmo como o bem Radan aqui naturalmente encontramos esses dois aspectos mas na fala de yeshua Vemos sempre a humildade ele se coloca como alguém que conhece a condição humana apesar de ser o filho unigênito do Criador agora o título do Messias que está ligado à água e a água aparece
em dois momentos tanto na saliva de yeshua quanto nas águas do tanque de chilo no tanque de siloé aqui nós vamos encontrar dois títulos relacionados ao Messias o primeiro chilar compreendendo que essa é uma referência para O Enviado de Adonai aquele que foi prometido desde o começo da humanidade olhando para essa palavra no hebraico ela vai revelar um paralelo com outro nome de grande importância chiló são duas palavras descrita bem próxima e Ambas estão relacionadas com a conexão divina e esse termo ló vai aparecer pela primeira vez na Torá em Gênesis 49:10 onde yacov Jacó
também chamado Israel nesse mesmo texto vai dar uma bênção Profética aos seus filhos as futuras 12 tribos de Israel antes dele morrer e quando ele fala sobre yehudá Judá ele diz o seguinte o cetro não se afastará de yehudá de Judá nem o bastão de autoridade de entre seus pés até que venha chiló e a ele obedecerão os povos Esse verso então indica que toda a autoridade todo o rei de Israel viria de Judá da tribo de Judá e esses governantes estariam no poder até que chegasse esse Regente maior chamado por chiló que teria obediência
dos povos a última parte desse verso faz também um paralelo com o texto de Daniel que Lemos há pouco on onde é dito que o filho do homem receberia de Adonai um reinado eterno Sem Fim que reger todos os povos Portanto o filho do homem e chiló são nomenclaturas diferentes para esse único rei chiló é uma palavra que pode ser entendida sob diversos ângulos não é um termo fechado em si mesmo e a tradição juda considera chiló como um dos nomes do Messias precisamos entender aí que isso não é exatamente uma coisa literal o nome
em hebraico é um conceito é um conceito que traduz a essência o caráter de alguém então chiló é uma das facetas do Maia fala sobre Paz sobre reinado e outras coisas mais havendo oportunidade eu penso em trazer um estudo especificamente sobre esse nome além desse significado chiló também foi o nome de uma cidade foi o lugar onde ficou estabelecido o mishcan O Tabernáculo após a conquista de Canaã então chilar O Enviado e chiló o local do Tabernáculo possuem também esse ponto em comum Ambos são meios canais de relacionamento com Adonai o Maiar de fato é
um Tabernáculo vivo mas apesar desses paralelos e da semelhança de escrita essa essas duas palavras chilo e chiló elas não possuem a mesma raiz gramatical não tem a mesma origem a sua convergência se dá em outros pontos e nós vamos analisar um deles a seguir aqui estão os dois termos chilo que significa enviado e chiló que é um dos nomes do Messias as letras em comum que existem nessas duas palavras é o xim e o l e as letras diferentes são o Ret que é a última letra de chilar e o yud mais o re
na palavra chiló porém até mesmo essas letras diferentes elas apresentam uma semelhança entre si Vejam Só que o formato da letra R de chilo é muito parecido com a última letra de chiló A única diferença é que é uma janela num espaço vazio na letra R É ISO que a diferencia do Ret observem agora a outra letra ao lado o yud o yud é a menor letra um traço bem pequeno na verdade ele é considerado como um ponto e essa letra tem o formato que ocupa exatamente o espaço em aberto na letra R então quando
unimos essas duas letras vamos obter um formato idêntico à letra R chiló transforma-se em lar e ambas apontam para o mesmo lugar uma Maiar vamos agora ao último elemento a luz imediatamente antes de curá-lo com a saliva Yeshua diz enquanto estou no mundo sou a luz do mundo em hebraico Lemos or haolan a relação desse título de Exu aqui com a luz é bastante simples muito clara inclusive todo esse contexto da cura do ego é trazer luz para os olhos então tudo aqui é bastante Evidente Porém quando olhamos para o hebraico nós encontramos algo muito
maior ainda escrevendo aqui o título Orra olan luz do mundo e calculando o peso das suas letras alcançamos 358 e esse número é justamente o mesmo da palavra Masi Messias de Adonai Podemos até fazer uma brincadeira aqui e entender que realmente esse paralelo Não tem qualquer Sombra ele está totalmente visível e iluminado a Orra olan a luz do mundo é igual ao machir portanto quando Yeshua se afirma a luz do mundo ele está dizendo também em nível mais profundo eu sou o Messias aqueles que vocês aguardavam Eu vi em trazer a luz não apenas a
luz Aos olhos do cego mas também ao coração de todos aqueles que me aceitam cada elemento desse texto traz uma nova informação para nós e quando nós olhamos cada uma delas também junta ao hebraico percebam que a riqueza sempre aumenta conseguimos extrair um significado ainda maior trazendo um resumo de toda essa informação que acabamos de ver percebemos então que esse texto nos apresenta três elementos a terra a água e a luz cada um deles está associado a um dos aspectos dos olhos e também a um dos títulos do Messias citados todos eles dentro do mesmo
texto a terra está ligada à formação dos olhos Adonai formou o ser humano e portanto os olhos do pó da terra e ligado a esse elemento nós encontramos o título Ben radam filho do homem uma vez que a palavra Adam vem justamente de Adam Terra daquele ser que foi formado da terra e essa expressão Ben Radan além de tratar da natureza humana de yeshua ela também aponta para a majestade do Messias o elemento água se encontra nos olhos na sua composição biologicamente eles são formados por mais de 90% de água e os títulos referentes a
esse elemento são chilar que quer dizer enviado uma referência ao tanque de siloé e também um outro título relacionado a essa palavra é chiló que é um dos nomes proféticos do Messias e o último elemento presente no texto é a luz a luz está associada à ação dos olhos ao seu objetivo que é justamente ser o veículo de entrada da Luz Para que ela chegue até o cérebro e lá se transforme nas imagens que nós vemos o título que faz referência aqui é orha olan luz do mundo uma expressão belíssima que tem exatamente a mesma
guematria de machir o que vemos aqui então é uma narrativa que nos oferece uma grande riqueza de detalhes e quando observamos cada uma dessas palavras e todos os simbolismos que cada uma contém vamos extrair dessa história significados ainda mais profundos agora que já nos aprofundamos nesse texto passamos daquele nível da água no Calcanhar nos joelhos já fomos até a cintura agora chegou o momento de Realmente mergulharmos vamos mergulhar na luz do hebraico vamos analisar aqui o peso de algumas palavras e ver o que elas nos revelam Vamos tomar então a expressão principal desse texto Enei
ver os olhos do C essa expressão possui a soma de 421 e quando olhamos a Torá encontramos um verso um verso completo que possui essa mesma guematria isso não é uma coisa muito comum então realmente nos chama atenção Esse verso está em berechit G 68 que diz o seguinte e noar Noé encontrou graça aos olhos de Adonai é muito curioso e muito relevante também que encontramos justamente um paralelo aqui os olhos do cego e os olhos de Adonai essa frase tem um ponto muito interessante também que eu já comentei em outros estudos que é o
seguinte o nome noar ele é escrito aqui com essas duas letras num e Ret e significa descanso Esse é o significado do nome noar e aqui vemos uma outra palavra ren escrita exatamente com as mesmas letras do nome de Noah que significa graça favor então essa frase ela apresenta um paralelismo muito interessante do nome de Noah com aquilo que ele recebeu o favor a graça de Adonai que tem exatamente as mesmas letras do seu nome então esse paralelismo do descanso com a graça e o favor de Adonai São também muito simbólicos inclusive quando estamos analisando
todo esse conjunto de informação uma vez que os olhos do cego eles têm o mesmo valor dessa frase podemos entender o seguinte os olhos do cego assim como noar estavam também em Descanso sem atividade sem função porém eles também encontraram favor perante Adonai tendo sido curados por Yeshua é o mesmo simbolismo da frase aplicado Aos olhos do cego além desse paralelo com o verso inteiro encontramos também uma única palavra que tem esse mesmo valor dei rivero os olhos do cego é a palavra tabit tabit é uma flexão do verbo navat que significa olhar atentar para
alguma coisa e esse paralelo da guematria é tão Preciso que a palavra tabit é uma flexão da terceira pessoa do singular ele ele olhará aqui essa matemática do hebraico ela praticamente dispensa uma explicação os olhos olos do cego são iguais a ele olhará portanto os olhos do cego foram feitos para enxergar e isso é dito inclusive no próprio texto de yohanan de João e passando Yeshua viu um homem cego de nascença e os seus discípulos lhe perguntaram dizendo Rabi Quem pecou este ou seus pais para que nascesse cego Yeshua respondeu nem ele pecou nem seus
pais mas foi assim para que se manifestassem nele as obras de Deus portanto esses olhos do cego eles realmente não foram feitos para permanecer desse jeito mas para ser um paralelo de tabit ele olhará ele enxergará e podemos inclusive lembrar que a cura dessa cegueira ela não foi simplesmente física mas yua C Deu a ele também a visão espiritual de quem ele era portanto a recuperação completa de fato os olhos do cego enxergaram plenamente e por fim um último paralelo que também faz todo sentido nessa narrativa essa mesma expressão ela faz paralelo com o termo
L rochia que significa para salvar essa palavra inclusive procede da mesma raiz que dá origem ao nome de yeshua o verbo ych que significa resgatar Salvar esse verbo dá origem ao nome Yeshua que significa a salvação de Adonai vocês podem ver aqui inclusive que a palavra leosia ela possui todas as letras do nome de yeshua está em outra ordem naturalmente pela flexão da palavra mas o nome do Messias está contido justamente nessa palavra que tem o mesmo peso dos olhos do cego o que Lemos então nessa linda matemática Yeshua resgatou a função dos olhos do
cego or raulan a luz do mundo o salvou da Escuridão nós vemos nessa matemática nessas três somas a história completa os olhos do cego encontraram favor diante de Adonai Eles foram tirados do seu descanso da sua inatividade e esse homem enxergou não apenas fisicamente mas alcançou também o discernimento espiritual ele reconheceu Yeshua como filho do homem como o Messias e assim Yeshua manifestou a todos nessa cura nunca antes vista no mundo que ele é sem quva Oran a luz do mundo encerramos aqui o nosso estudo Eu espero que você tenha aproveitado e que ele também
tenha trazido muita luz ao seu coração e que essa luz não fique escondida mas que se manifeste no mundo refletindo para todos aquele que é a nossa luz muito obrigada e até o próximo Shalom a [Música]
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