História dos Jogos Eletrônicos - um tema para as aulas de Educação Física.

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EDUCAÇÃO FÍSICA DA GENTE
Os jogos eletrônicos se utilizam de tecnologias relacionadas aos computadores. Se durante muitos ano...
Video Transcript:
E aí [Música] oi oi pessoal sejam bem-vindos ao canal educação física da gente hoje vamos falar sobre um tema que vem crescendo bastante nas aulas de educação física são jogos eletrônicos sobre isso preparamos uma série de vídeo com muito conhecimento legais e que te farão começar a olhar diferente para eles fica com a gente até o final do vídeo e vamos começar nossa viagem pela história dos Jogos Eletrônicos então dá o start para ficarmos por dentro do assunto tô sabendo que o conceito de jogo envolve a ideia de uma atividade lúdica orientada por algumas regras
podendo apresentar caráter competitivo ou cooperativo Nesse contexto o jogador pode praticar sozinho ou com outros jogadores o jogo eletrônico possui as mesmas características acrescentando o fato de as ações dos jogadores serem realizadas dentro de um ambiente virtual conceitualmente podemos dizer que o jogo eletrônicos também conhecido como vídeo jogo ou videogame é aquele que se utiliza de tecnologias relacionadas ao computador como exemplo de equipamentos esse tipo usado para praticar os jogos eletrônicos podemos citar os computadores pessoais também conhecidos como computadores e mesas bem como alguns portáteis do tipo tablet e celular além de máquinas e 500
gramas e também do tipo console no caso específico do console podemos dizer que se trata de um computador de pequeno porte criado especificamente para jogar videogame como por exemplo Mega Drive Super Nintendo o PlayStation e Xbox aos consoles são os controles manuais com ou sem fios e também uma TV o start para o surgimento dos Jogos Eletrônicos cuidado na década de 1950 época de muitas revoluções comportamentais e tecnológicas relacionadas por exemplo a TV ou rádio ao cinema EA ciência mundial com relação ao primeiro jogo eletrônico ele foi criado em 1958 pelo físico norte-americano William mim
botão sua criação recebeu o nome de Tennis programme também conhecido como Tennis for two um era um jogo muito simples jogado com um equipamento chamado de osciloscópios e processados por um computador analógico na tela do osciloscópio aparece uma linha horizontal na parte inferior da tela representando a quadra uma pequena linha vertical no centro representando a rede e um ponto que se desloca de um lado para o outro representando a bola o controle era uma pequena caixa com dois botões um potenciômetro com a finalidade de afetar o ângulo da Bola e o segundo botão que ao
ser apertado rebati e o outro lado da tela não havia placar naquele momento para esse tipo de jogo em 1961 O estudante de engenharia elétrica Steve Wilson da Universidade de Utah Estados Unidos criou o jogo spacewar o tema era uma guerra espacial e que o jogador controlava uma nave e deveria enfrentar as naves inimigas O jogo foi criado usando uma linguagem de programação chamada Assembleia o sucesso no Space War estimulou o engenheiro Ralph baer a criar em 1966 uma máquina capaz de rodar esse jogo por meio da TV em 1971 o engenheiro eletricista no Lambert
não criou uma máquina chamada de confio ter Space conhecidas como o primeiro fliperama da história Aliás você sabia que o termo videogame surgiu com os fliperamas É verdade e só depois foi adotado pelos games domésticos esse Arcade possuía um monitor acoplado e controles analógicos fixo possibilitando ser jogado por duas pessoas pouco tempo depois dos Não formou uma só o seu amigo Teddy terminei e juntos fundaram a empresa especializada em videogame a icônica Atari em 1972 eles lançaram seu primeiro jogo pong sendo simples e muito fácil de jogar agradando bastante ao filho ele representava uma partida
de ping pong jogado em posição vertical uma tela de fundo preta era dividida em duas partes por uma linha Branca vertical no centro da tela em cada quadra ficam jogador representado por um pequeno retângulo branco o que pode ser deslocado para baixo e para cima na tentativa de acertar a bola e devolvê-la ao campo adversário no blog já era possível contar com a presença de um placar na tela do jogo em 1978 o desenvolvedor de jogos tô morreram esticado criou o Space Invaders sendo o primeiro jogo de tiro com gráfico bidimensional nele o jogador movimenta
o canhão laser com a finalidade de eliminar os alienígenas antes que eles tocassem a parte inferior da tela o jogo foi um sucesso geral os looks tanto para a empresa desenvolvedora como também para outras empresas que imitaram a fórmula de sucesso uma das grandes inovações em sua jogabilidade está no fato do Space Invaders disponibilizar Três Vidas ao jogador vem sendo que atingir o maior número de pontos antes de perder a última vida em 1980 foi criado um dos jogos mais econômicos dessa época o pac-man e o seu Criador o japonês foram e o athame trabalhava
para a empresa namco Originalmente um pac-man foi criado para arcade e seu sucesso foi tão grande que a tarde e resolveu criar versões para o seu console Atari 2600 seu Criador contou no primeiro Episódio da série g de L cada Netflix e os centros de jogos eram lugares exclusivamente masculinos e não haviam os jogos para o público feminino objetivo dele era mudar aquela realidade e criando um jogo que substituísse a ideia de matar algo pela ideia de comer algo e que fosse divertido durante o desenvolvimento do conceito do novo jogo enquanto come uma pizza veio
a ideia do personagem pac-man semelh eu sei uma das fatias a jogabilidade é simples e fácil o jogador controla uma família esfera amarela e abre e fecha a boca buscando comer todas as pastilhas espalhadas pelo labirinto enquanto isso deve fugir de quatro fantasmas que perseguem em 1981 o japonês shigeru Miyamoto designer e produtor de Jogos Eletrônicos da empresa Nintendo criou um jogo Donkey Kong nele um carpinteiro chamado jumpman deveria salvar sua namorada Paulinho presa pelo malvado gorila que deu o nome é o primeiro jogo no estilo plataforma para isso deveria saltar obstáculos escalar o cenário
até chegar onde a garota estava que sou tá lá nos Estados Unidos o personagem passou a ser chamado de Mário pelos funcionários da Nintendo por achá-los parecido com o dono do galpão usado pela empresa em Seattle o senhor Mário cegali em 1983 com o mercado de games nos Estados Unidos enfrentou um declínio e gerando o fechamento de muitas empresas desse setor aquele cenário abriu as portas para as empresas japonesas comando o iniciando uma nova fase no mercado dos Games com seus personagens carismáticos jogos mais elaborados e criativos em 1985 a Nintendo lançou o jogo Super
Mario Bros sendo considerado o jogo mais importante de todos os tempos nele o jogador pode explorar 8 mundos diferentes com diferentes cenários que permitindo que o personagem Mário utilize poderes para encarar os inimigos sua jogabilidade era muito de levanta bem como fácil e agradável Serviu de inspiração para muitos outros jogos que surgiram tempos depois em 1986 a também japonesa Sega Corporation entrou no mercado americano trazendo esse os jogos originais como hang-on que se tratava de uma corrida de moto com 6 estágios e o Fantasy está jogo de RPG se passando em um mundo fantasioso onde
o personagem combate de monstros usando armas magias e veículos em alguns poucos jogos era possível usar uma pistola e o óculos 3D mesmo assim não fez o devido sucesso por aí no Brasil Sem concorrência da Nintendo os seus jogos viraram fenômeno de popularidade em 1991 a Capcom lançou o jogo de luta Street Fighter 2 com vários personagens que seus poderes especiais cada personagem possui uma barra de energia a qual vai diminuindo a cada golpe recebido pelo adversário vence a disputa e foram melhor em três rounds e combate esse jogo adotou um modelo de animação em
que um conjunto de fotos dão vida ao personagem em 1992 o jogo Mortal Kombat avançou um pouco mais ao adotar o modelo de animação por captura de movimento de atores e digitalização para realizar as ações esse processo de um maior realismo estético aos personagens em 1993 a Sega lançou o jogo Virtua Fighter sendo uma revolução na parte gráfica e de jogabilidade pois utilizavam modelo de animação tridimensional uma de suas grandes inovações que é a possibilidade de mudar a visão da câmera durante o jogo em 1996 a Nintendo voltava se superar lançando o jogo Super Mario
64 no qual se utilizou a ambientação completa em 3D além dos personagens em 1997 a Sony por meio do seu console Playstation revolucionou os gráficos e jogabilidade para jogos de corrida de carros ao lançar a série Gran Turismo usava gráficos bastante realistas e o som autêntico dos motores ao longo da década de 2000 a indústria dos videogames deu mais um salto de qualidade foi nessa época que tecnologia 3D melhorou e que os jogos online se tornaram possíveis por conta da internet banda larga Além disso novos acessórios foram criados para transformar radicalmente a interatividade dos jogos
um exemplo disso foram as câmeras com sensores de movimentos Como por exemplo o Kinect do console Xbox que o PlayStation novo do console PlayStation e Nintendo como sempre não ficou para trás que desenvolveu uma espécie de controle remoto que cada movimento do jogador por meio de acelerômetros e de um sensor infravermelho também no ano 2000 o designer Will Rise criou o jogo The Sims que possui um formato chamado de é ou seja ele permite que o personagem explore modifique completamente o mundo virtual de acordo com as suas vontades não há tarefas progressivas pois o jogador
é que escolhe o quê Quando onde e como fazer alguns anos depois em 2004 foi lançado um jogo épico chamado World of Warcraft desenvolvido pela Blizzard em frente alimento em que os jogadores explorar ambientes de amplitude infinita podendo enfrentar orcs saqueadores e criaturas Encantadas por exemplo trata-se de um jogo online do gênero MMO RPG sendo dos mais populares do mundo com 11 milhões de jogadores ativos em 2010 para jogar é preciso de um programa cliente ligado a uma rede de servidores pelo mundo o que permite a participação de muitos jogadores ao mesmo tempo no ambiente
de jogo em 2009 a empresa Ubisoft criou um dos jogos e danças mais populares do mundo o Justin bem de modo geral após selecionar uma música o jogador deverá dançar a coreografia apresentada na tela os seus acertos um gerando pontos que podem ser visualizado em uma barra vertical no canto esquerdo da tela a câmera com sensor de movimento consegue captar a presença de até quatro jogadores simultaneamente também no ano de 2009 foi lançado o jogo Angry Birds pela produtora finlandesa Rovio inicialmente para sistema Apple e após enorme sucesso ele foi redesenhado o possibilitando versões para
smartphones com sistemas operacionais Android Symbian e Windows Phone sua jogabilidade é simples fácil e econômica basicamente jogador controla os Angry Birds colocando-os no estilingue e disparando contra os focos para eliminá-los nesse mesmo ano um jogo que entrou para a história da modalidade esportiva da era digital foi o League of Legends também conhecido pela abreviatura lol e que permite batalhas multijogador nesse universo de batalhas o jogador é conhecido como invocador e deve reunir o equipe de campeões com habilidades especiais para enfrentar equipes controlados por outros evocadores ou pelo computador o grande objetivo do jogo ela o
boneco da equipe adversária e destruindo porém ele estará no centro de uma base inimiga e fortemente protegido conforme a equipe de um invocador vai progredir no jogo ela conseguirá acumular ouro e experiência em 2011 o sueco markus peçam criar um jogo conhecido como Minecraft classificado como sandbox posteriormente foi desenvolvido e publicado pela empresa mojang estúdios a qual foi comprada pela Microsoft em 2014 nesse jogo os jogadores foram mundo aberto tridimensional em blocos podemos extrair matérias-primas criar ferramentas artesanais e posturas diferentes estruturas que enfrentar inimigos controlados pelo computador também é possível trabalhar de maneira cooperativa com
outros jogadores e é isso aí gente esse é o nosso vídeo de hoje o primeiro vídeo da nossa série sobre jogos eletrônicos EA que a gente chegou o final desse nosso primeiro vídeo e se você quer aprender um pouco mais sobre jogos eletrônicos continue acompanhando o canal educação física da gente vamos continuar trazendo muitas informações legais na continuação da série o tema para isso se inscreva no canal e deixe o seu like Valeu pessoal obrigado pela sua audiência e até a próxima E aí [Música] E aí [Música]
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