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E aí E aí E aí E aí [Música] I love you [Música] a falar muito boa noite a todas e todos Sejam bem vindas e bem vindos a mais essa atividade formativa da escola do Parlamento hoje a gente está retomando uma parceria importantíssima para nós que muito nos honra o grupo disse boa noite na cidade contemporânea os males atividades públicas a atividade que a gente vai realizar conta com a regência luxuosa do professor Mário porta do grupo de estudos origem da Filosofia Contemporânea líder do grupo Professor a filosofia da PUC de São Paulo e posso
dizer acho que alguém que a escola do Parlamento pode chamar de amigo né ela dizer para vocês que para nós é muito importante essa parceria porque ela apareceu para a escola do Parlamento no momento muito especial em 2019 quando nós Assumimos a direção da escola do Parlamento o professor Mário bota esteja na Câmara Municipal de São Paulo para nos apresentar uma proposta de parceria para o encontro internacional do grupo de estudos origens da filosofia contemporânea e vocês devem imaginar que a câmara municipal recebe muita gente e propondo parceria escola do Parlamento recebe muita gente propondo
parceria mas quando o professor mar apresentou a proposta que ele tinha para nós eu fiquei muito impressionado porque se tratava de uma proposta absolutamente de Fronteira sem coisa que a gente não costuma haver no nível de qualidade que tava desenhado ali e eu fiquei muito com muita vontade de fazer acontecer aquela parceria nós construímos juntos os caminhos para aquele vento acontecer e para a escola do Parlamento eu acredito que fui o momento alto assim da nossa trajetória que a gente acolheu ali na Câmara Municipal nas salas do Parlamento Municipal pesquisadoras e pesquisadores de um nível
assim bastante raro no de a BM com mais também no debate público fazer isso dentro do Parlamento Municipal né dentro de uma casa importante obviamente mais uma casa alugada na casa do povo e dizer senão aqui também vamos falar sobre isso com essa densidade com essa profundidade é como cuidado que exige a eu Rigor que exigem reflexão então aquele momento em 2009 sê-lo para mim para escola do Parlamento para mim como presidente é alguma coisa muito preciosa que eu me esforço para manter acesa no esforço para me manter próximo ao professor Mário porta aprender com
ele não só sobre filosofia mas sobre outros temas também nas nossas conversas e de lá para cá nós temos feito algumas atividades juntos sempre muito sucesso Professor Mário porta eh com sua generosidade e ele o professor também acionando colegas professores para estar aqui conosco trazendo é a relevância dessa reflexão filosófica do debate público né fazendo com que essa filosofia a filosofia rigorosa a filosofia com densidade a filosofia que não não faz as concessões desnecessárias para se fazer importante ocupar o espaço público com esse nível de conversa para nós é primordial nós estamos precisando nós quando
eu digo sociedade brasileira nós estamos precisando desfazer as simplificações da nossas que a gente tem ocupado espaço público a gente tá precisando de pensamento crítico o pensamento denso pensamento que questiona as aparências que consegue estar além das aparências porque e nos proíbem de fazer avançar o campo social a gente se Superar Essa visão de aparência Então eu quero que nós juntos aqui aproveitamos muito essa atividade que começa hoje já falei demais mas eu queria registrar publicamente aqui o quanto o encontro com professor Mário porta foi importante para a escola do Parlamento o quanto nos honra
ter o professor Mário porta como um parceiro da escola é um privilégio é um a palavra que eu encontro é um luxo para a escola do Parlamento contar com alguém como o Mário porta aqui conosco E hoje nós começamos uma jornada de formação na jornada de quatro encontros em que a gente vai fazer uma introdução ao pensamento de Emanuel Kant é Com esse professor que é uma das referências mundiais e é para esse tema não é só no Brasil que o professor Mário porta é respeitado é referenciado isso é importante que se diga né eu
nós falamos outro dia sobre o quanto às universidades estão em busca de internacionalização para cumprir os critérios Acadêmicos da Capes e às vezes a gente tem uma espécie de síndrome de vira-lata um pensamento colonial e deixa a gente Turvo de enxergar intelectuais do pote do funcionário porta e fora do Brasil tem um respeito impressionado e muitas vezes aqui a gente conhece pouco então eu queria sem mais delongas Dizer para vocês do meu contentamento da minha felicidade e dizer que eu vou ficar aqui no backstage aprendendo muito ouvindo a aula do professor Mário porta e começa
hoje com a gente nós nos acompanha aí nas próximas quatro semanas eu não podia deixar de finalizar essa minha breve apresentação e sem destacar aqui o funcionário porta conta com um anjo da guarda uma pessoa que permite a ele voar mais alto que cuida de uma série de coisas uma parceira é a Brenda Soares e agradecê-la por toda a paciência que ela tem com a equipe da escola no Cuidado com as coisas burocráticas para que tudo possa acontecer e a Brenda tem uma visão estratégica de dar importância das coisas também é muito rara Então queria
registrar aqui e a equipe da escola que fez acontecer essa primeira aula hoje vai fazer acontecer as próximas Professor Mário eu não queria ter demorado tanto que as pessoas querem aprender sobre iluminar o cantinho né sobre a escola do Parlamento Mas como eu disse eu não podia deixar de sublinhar a importância que você tem para mim pessoalmente para mim como presidente da escola e para escola do pagamento como espaço público e são sobre a contemporaneidade então muito obrigado boa noite vou te passar a palavra da que você nos lembre muito obrigado Alexandre já a gente
se conhecer alguns anos e eu acho que estamos desenvolvendo um trabalho conjunto O que é bom para todos é só queria pontuar de que agora não seria justo eu tenho muitos anjos da guarda e Brenda é a que trabalha mais com a escola do Parlamento mas eu não posso deixar de mencionar Bruno Polly Lucas Amaral e um monte de gente que está faz parte do grupo de origem da Filosofia Contemporânea e vamos sim Tom ao que vocês querem escutar quem é uma das aulas quis desta aula aí nas obras que seguem eu me proponho explicar
para vocês por e o problema Central colocou se ocupa o pensamento de Emanuel Kant i e eu vou dedicar uma grande atenção a explicar um grande Clarissa esse problema eu vou explicar uma atenção muito menor a explicar Qual é a solução desse problema se isto não for uma relação pessoal é que simplesmente se vocês me entendem adequadamente o problema é impossível entender a solução bom então toda a minha exposição vai estar dirigida a explicar qual é o problema do pensamento de immanuel Kant estou e não Doble nível Ou seja eu vou explicar qual é o
problema a nível tecnológico E qual é o problema a nível ético Oi e eu vou fazer a minha disposição Ele nessa ordem primeiro vou explicar o problema é que o sistema lógico depois vou explicar o problema ético aí vocês vão é para servir que é um vínculo entre os dois problemas e depois eu vou explicar um tanto rapidamente primeiro Qual é a solução ao problema ético e depois Qual é a solução ao problema epistemológico ou seja na exposição do problema eu vou seguir uma ordem que a inversa da ordem que eu gosta de ir na
exposição da solução então primeiro vou explicar o problema sistema lógico depois o problema ético depois vou passar na solução e Primeiro vou explicar a solução ao problema e Tico e depois a solução ao problema é que isso é lógico e eu quero colocar esse toda certo aproximadamente igual americano três salas a explicar o problema e uma aula a mostrar para vocês o caminho da solução Cantina Então esse é o que temos para propor para você a hora a rua principal de Kant é a criticada oração por mim e agora para entender o problema está obra
convém partir de uma compreensão da estrutura do problema o meu problema que você plantei aquele cara são pura tem mais estrutura similar e o a pergunta que se faz a criticaram ação pura tem uma estrutura similar é a seguinte pergunta Imagine que estamos na Paulista não eu sei que tem gente que me escutando de todo o Brasil mas a Paulista é uma referência Imagine que tá na paulista e de repente começa a chover desde a hora Paulista e no outro no chão a pergunta óbvia que todos os faríamos é porque chove de um lado da
paulista e não soube outro o povo tomar outro e sempre Eu imagino em que estamos ser uma sala é ir de repente o fundo ou celulares que estão à minha esquerda deixa de funcionar mais os celulares que estão na minha direita continua funcionando a pergunta óbvia que não faria você porque os celulares da esquerda não funciona e o da direita não funciona o e aqui de carga são pura surge de uma perplexidade similar à está que colocávamos com respector a a chuva na Avenida Paulista ou o funcionamento ou funcionamento do celular e o Chuck em
outros termos da relação não é o lado esquerdo jornal direito da Paulista ou lado esquerdo geral direito da sala tinha o que de um lado temos o e a metafísica e do outro lado temos a física bom então a pergunta que quando se faz é basicamente porque a metafísica não é possível como ciência EA física se é possível conhecer G1 a hora para entender o sentido desse a pergunta a gente tem que ter que dar o três conceito tem que ter Claro o conceito de metafísica tem que ter Claro o conceito de física e tem
que ter Claro o conceito de ciência é só quando a gente consiga detectar estes três conceitos a gente entende porque para cães a situação aparente da metafísica é a mesma que a situação da física bom então o primeiro passo que vamos falar entender o que é metafísica placa e o que significa metafísica no século vinte e oito Bom dia e agora bem O que é que se Estendeu o que o ser humano possui uma arma e material o som convicções que ainda hoje são compartilhados por muitas pessoas e que constituem a base de várias religiões
[Música] uma coisa é crer você já quer ser Deus o crer ter fé de que o homem possui uma arma e material e outra coisa que provaram e essa pretensa verdade e quando liga o provar me refiro a provar que científicamente essa pertence a verdade e agora os homens do século vinte e oito os contemporâneos do crê aquele a procriar ele que é possível provar isso é verdade E aí ele que era possível fazer uma ciência sobre esses objetos o texto a ciência era a metafísica e agora obviamente que Deus EA alma humana meu sono
objetos que eu posso a pele se vir sensorial Mendes e eu possa perceber através de meus sentidos o ou dito de uma forma um tanto mais refinada a Deus EA alma não são objetos que eu possa experimentar dos quais eu possa ter uma experiência filme eu posso ter uma experiência direta de Deus ou da alma humana uma então provar que ele existe o único caminho e elaboramos um argumento eu passei uma dentro opção fazer uma inferência e partindo de premissas aparentemente evidentes eu consiga me provar e como conclusão necessária texto os dois objetos existe E
aí o ou seja praticamente a metafísica não sei Clube x desse oito era Concebida como uma ciência capaz de provar é de uma forma no empírica ou seja Por meios puramente Racionais por mês inferências por meio às vezes opções existe a Deus e que consiste a alma humana é a hora observando porque ele é vital importância para tudo o que vai seguir e já e nem da primeira aproximação anúncio tema eu introduzir o conceito de experiences in e tem um conceito Central no pensamento de carro e eu vou a é definir o conceito de experiência
de uma forma profissional muito simples de sendo que a experiência ou conhecimento empírico é aquele conhecimento e podemos fundamentar É suficientemente nos dados sensoriais e depois da madeira que Kant tem outro conceito a experiência mas por agora este conceito a experiência e suficiente então em princípio conhecimento empírico experiência e um conhecimento que podemos fundar suficientemente nos dar o sensorial e por contraposição e ao conhecimento empírico e nós temos intensamente um conhecimento no empírico como eu caço da metafísica o Ou seja a metafísica Pretender obter conhecimento no espelho um chopp na época de Khan você estava
mais subir nos claro que esse empreitada era envie ave e também tá física era impossível mas quem descobre isto habilidades em a pergunta de câncer e constrói sobre a base deste desculpa bom então e Claro porque aumenta física chupão em conhecimento empírico Ah pois bem e o segundo tema o segundo término que a gente tem que verificar eu conceito de física o que não tem indicado por física e aí é importante saber que para Kant a física é a mecânica newtoniana a mecânica newtoniana é a grande novidade científica da época a dica E olha que
ele nunca gostou de física e não fica assustados e quando eu emprego o termo mecânica newtoniana no colégio né e eu importa saber fórmulas e poder calcular fórmulas para entender o que importa é saber que a mecânica newtoniana é um sistema de leis e é por menos que você saiba Onde fica alguma vez que escutaram falar da lei da gravitação universal os corpos se atraem não posso me inversa do quadrado das distâncias receitas Olha aí da gravitação universal e uma lei a central da mecânica newtoniana e Oi e a mecânica newtoniana não é outra coisa
que o sistema de linhas bom e quando eu digo lei pensando em lei no sentido da física ou seja uma lei e o anunciado que estabelece uma relação constante é válida universalmente Oi livre 2p 91 se você já toda a lei científica disso basicamente a uma relação o aniversário constante entre a e b e quando eu falo de mecânica italiana isso eu mínimo que vocês tem que ter presente a e pensa com muito sempre de lei a lei da gravitação universal e tenha claro o que uma lei e tenha claro que a mecânica newtoniana é
um sistema articulado logicamente dele é o terceiro conceito e não temos que ter Claro para entender a pergunta Kantiana é o conceito de ciência se você já te quero o picante entender vocês e a primeira coisa que você tem que ter vitória e que não tem o mesmo conceito de ciência que não e o conceito de ciência contemporâneo é um conceito de ciência que se impõe depois o cão mas a picante picante incluído tem um outro conceito de ciência que eu que se chama o conceito clássico e vem desde Aristóteles e se mantém até o
século 18 k é justamente porque canto tem esse conceito de ciência é pelo cole faz sentido ficando afirme que a ciência pressupõe conhecimento no empírico Bom dia e depois eu vou insistir e nisto mas cuidado que se você se projetar então o nosso conceito de ciência o problema campeã no meu faz sentido a pergunta que a gente ano no Facebook e o bom então na primeira formulação eu nosso fizemos do problema da criticar lá são pura Eu só perguntei porque a metafísica é possível como ciência EA física não agora uma vez estabelecido o conceito de
metafísica e o conceito de eficiência o conceito de física Então aquela pergunta por que a metafísica é possível e como ciência e Me desculpa porque a metafísica não é possível como ciência EA física assim também traduz na pergunta porque conhecimento nome perico é possível na física e não na metafísica ou seja tanto física quanto mental física pretendem conhecimento empírico mas esse conhecimento no empírico mas esse conhecimento é possível na física e metafísica [Música] e agora eu sei que você está com um cheiro tomar licitar O que é é porque não é óbvio que aprendemos na
escola é de que a física pressupõe conhecimento no épico E na escola aprendemos que a física é uma ciência experimental bom e que pelo tanto ciúme assim não sei que experimental o física e conhecimento empírico e agora estou aqui para nós é uma verdade absoluta a obedecer ao certo conceito de ciência e vai justamente porque Kant parte de outro conceito de ciência para ele a física não é meramente conhecimento empírico e nunca física pressupõe conhecimento no Olímpico bom Então temos que entender porque para quem concretamente Ofício que pressupõe um conhecimento empírico E aí Oi E
para isso temos que voltar a mecânica newtoniana lembra que a mecânica newtoniana em um sistema de leis e lembra de uma lei no sentido científico era uma relação constante e Universal entre dois fenômenos e é muito bem o que se Funda as leis científicas e não Poderíamos dizer se Funda a minha experiência mas isso certo só observo os problemas como referência a lei da queda dos corpos e eu posso pegar o objeto e por exemplo está caneta solto e cai eu posso pegar outro objeto esta celular solto e cai eu posso pegar este relógio solto
e trabalho ou seja cada vez que eu sou um objeto ele cara o curso de aí inferir deducir que todos os corpos lá na carreira se eu sou tu é e lamentavelmente não você já do ponto de vista estritamente lógico de enunciado singulares jamais se deriva o enunciado Universal filme bom a ter expectamin mente a experiência eu sou posso dizer que estou três porcos com os quais eu experimentei se comportaram de certa forma mas eu não estou autorizado a dizer que todos os corpos você vai na comportar da mesma forma Ou pelo menos a aí
um problema e esse problema eu que se chama o problema da indução a hora é porque a ciência a partir de um número limitado de experiência afirma uma lei que pretende valer para todos os casos de uma certa situação e a ciência faz isso e a mecânica newtoniana fazia isso porque pressupunha E ai eu vou que se chama princípio da causalidade é o princípio da causalidade e disse que nada acontece porque sim e tomo o que acontece tem uma calça e que das mesmas calças se seguem os mesmos efeitos seu pressuponho o princípio da causalidade
Então eu tenho uma forma legítima para a partir de experiências individuais fundar através do princípio da causalidade ou renunciado Universal como uma lei i e o problema aí o meu princípio causal com tem exactamente o mesmo problema é que as leis singular Ou seja eu posso perguntar tem que ser Funda o princípio causal e observe se eu digo se afunda né que experiência Eu estou exatamente em frente ao mesmo o problema porque é que experiência me Pode mostrar que nunca Aço E aí o que aconteceu teve uma calça tem um segundo caso que não terceiro
caso mas não é possível provar que sempre vai ser essa ou seja o princípio causal E ontem uma pretensão e vá além da experiência que vá além do que eu posso verificar experimentalmente e agora o princípio pelo sal é um pressuposto necessário de todas as leis da mecânica de italiano ou seja a mecânica newtoniana pressupõe o princípio da consunção a hora seu princípio causado não pode ser fundamental empiricamente a mecânica newtoniana pressupõe a logo e não pode ser fundamental empiricamente o e por isso te abraçam picantes afirma que a física ou seja a mecânica italiana
pressupõe conhecimento no Olímpico E aí tu já pergunta então é bom mas por que isso é possível na física e não a metafísica Observe então é que essa pergunta faça sentido vocês têm que perceber que a mecânica newtoniana no se fundamenta unicamente nos dados são proporcionados pela experiência de acerto pressupostos que ela faz e vai muito além dos dados proporcionados pela história o caso do princípio da causalidade eu amo é o mas também ela faz pressuposições respeito do espaço Tempo de Ser e o e o motivo muito comum de não entender a criticar a ação
pura Esse é o seguinte no percebido que o problema de canto não é melhor mente a metafísica senão que o problema Alicante e a relação entre a metafísica EA física se ele aparecer vir que a física é parte essencial do problema do carro não Ah e não percebido de que a física que parte essencial do problema do câmbio é justamente a mecânica newtoniana e pressupõe uma validade e restrita do princípio da causalidade o filme Eu percebo isso e eu vou a entender e entre aspas cântico da seguinte forma que muitas pessoas entendem eu vou descer
olha a ter dinheiro que a metafísica é possível como ciência E por que não pode ser fundamentada na experiência e Kant afirma que a física é possível como ciência porque pode estar fundamental na experiência tá ficando tivesse falado isso não seria cante seria mais eu nem pista oi oi o canto não vá afirmar isto esta muito fácil de entender e estou Passa muito bem o nossa ideia da física como uma ciência empírica e Experimental study in é muito elegante justamente porque para cães gado que ele pressupõe a ideia de ciência clássica segundo a qual a
ciência e conhecimento Universal é necessário que Kant pressupõe isso agora ele já física e ciência a física e conhecimento Universal é necessário e nas madonas vezes e se isto é assim então a física têm pressupostos e não são empíricos Como por exemplo o princípio da causalidade G1 E aí e tome cuidado e por isso eu existo tempo entender o problema corretamente a é o mais comum é que as pessoas nem prestam atenção ao problema e em tentar entender a solução então entender mal a solução por exemplo é uma simplificação grosseira do cante de Kant a
metafísica como ciência porque além dos dados proporcionados pela experiência e assim fica impossível como ciência porque se Funda na experiência esse a a doutrina Kantiana isso não é a solução que pena porque esse eu respondi ao problema do Campo bom então Olá neste esquema aqui colocamos aqui estão dormindo os elementos que a gente apostou até agora qual é o problema da crítica ao assunto e o problema é a relação entre física e metafísica com respeito à possibilidade de conhecimento analítico se você já o problema aí porque na ficha que a conhecimento no empírico é possível
porque na metafísica não e para que é esse problema faça sentido temos que explicitar o pressuposto desse problema ou seja ciência não é primeiramente conhecimento empírico ciência e conhecimento Universal é necessário e portanto ciência pressupõe conhecimento empírico bom então o importa teclado estou conceito o que fica para Kant O que é metafísica para Kant e o que ciência placa que a gente não tem Claros os conceitos a pergunta que a gente ela não faz sentido Oi vó E mais uma vez que colocamos a pergunta Kantiana e nessa forma reduzida podemos agora a efectuar uma compra
afinamento de sua pergunta mediante complicações sucessivos o porquê e a pergunta Cantina não é uma pergunta meramente dirigida a física EA metafísica e não que também é uma pergunta dirigida as matemáticas 1 Oi e para entender o que Kant entende por matemática é importante entender o que Kant entende por lógica Então observa já temos quatro conceito e o quatro disciplinas e cinco conceitos física metafísica matemática e lógica e vinculando tudo isso o conceito de senso e o que é lógica para cama o que é lógica no século 18 para Kant a lógica e basicamente a
lógica aristotélica o cães pressupõe absolutamente a validade da lógica aristotélica e em nenhum momento questiona ela é bom então assim como a física é a mecânica newtoniana A lógica é a lógica aristotélica para cama e ele sempre que para canto a lógica a lógica e basicamente a lógica aristotélica O que significa disserem conquistou três coisas O que significa de primeiro título juicio tem estrutura sujeito predicado se você já tem estrutura sujeito-predicado não é uma estrutura da primeiramente gramatical se não tem uma estrutura loja o segundo dizer que toda demonstração o inferência cereja a reduzir a
uma estrutura cirúrgico e o silogismo é uma inferência na cola partir de duas premissas seriam a uma conclusão o o exemplo é absolutamente tradicional de silogismo é e todos os Homens São Mortais e Sócrates e mortal então Sócrates filme E aí e eu ter sempre suposto é que existem três princípios básicos de toda a inferência lógica é o princípio da identidade ou princípio de nó contradição e o princípio de terceiro excluído e o princípio identidade de basicamente a igual ou E aí e o princípio de não-contradição disse que não é possível e uma enunciado ou
seja verdadeiro e também eu aposto você já que não é possível acessar o verdadeiro e quem lá que seja a verdade eu também eu princípio disso eles serão excluídos diz que só duas possibilidades o Ah é verdadeiro ou não ah é verdade ó e estas noções de lógica depois eu vou tomar mas agora é a necessário dar 6 mente uma primeira a próxima o anúncio que interessa pouco para cá Porque a lógica não é problemática placa mas cuidado que não seja problemática é o meu nome é pressuposto de como o cante vai aprender lá Pretender
resolver o problema e a matemática e outra coisa é e quando canto pergunta pela possibilidade da física como ciência Ele pergunta também pela possibilidade da matemática como você é Oi e o fato de que a matemática seja um elemento tão importante do problema da Crítica da Razão Pura está vinculado alugo já dissemos o e o que a matemática e o grande modelo de conhecimento não empírico ou de conhecimento puramente racional nós vamos explicar isto e eu matemática não é conhecimento empírico o Iago que todos você sabe ainda que não hajam parado para refletir sobre isso
é porque ninguém eu me sinto jamais o laboratório de matemática G1 há 35 laboratório de física E aí e ninguém escutou jamais disser e prefeitura que experimentos com triângulo E aí é mas já escutou de certinho que se efetua experimentos os animais pode sempre a bom então na época de quem é e a matemática eu grande modelo resistência ou melhor dito antes de aparecer a mecânica newtoniana a partir do século 17 A matemática actua como o grande modelo de ciência se você já é o exemplo do que uma ciência Deve ser porque é um conhecimento
de absoluta certeza onde aparentemente as suas verdades são totalmente sólidas e as suas demonstrações absolutamente inquestionável bom então a partir do século 17 mecânico a matemática atua como modelo de ciência e isto é absolutamente agressivo para o surgimento da filosofia racionalista E desde ficar passando por Espinosa passando por lagos e E por quê Porque o racionalismo europeu não é outra coisa que eu entendo tu ver que estender e o modelo de ciência da Matemática a toda essas outras esferas mussarela e este é basicamente o projeto de Ricardo o sindicato quer aplicar quero fazer da física
uma matemática uma geometria ter fazer da filosofia uma matemática mas também o modelo de Espinosa em tenta fazer da ética o cargo similar amapá1 e se a matemática aparece como modelo de saber e aqui se vive estas qualidades está notáveis da matemática de ser um conhecimento absolutamente certo e absolutamente demonstrado e o filósofo do século 28 17 anos CD aumento se você já a matemática se constitui como a ciência de tal Rigor pelo método pela África Oi e eu tanto nós temos que perguntar se esse método Depende de alguma particularidade do objeto da Matemática no
ciclo 7 se pensava que o objeto na matemática e a quantidade e o número bom então aqui você dele a certeza da Matemática TV a ciumento mas Acácio conhecimento você pode aplicar unicamente a matemática a quantidade e o número não seria possível evidenciar que esse método não se restringe unicamente a esse objeto melhor que um princípio pode ser aplicado para todos ou seja o método da Matemática não é propriamente um método de uma ciência particular ele ele e o metal a matemática e o método de tudo a ciência ou seja o método matemático é o
método científico E aí um gesto e o Oeste o programa pense em pó durante todo o século 17 e o século 18 a 30 anos Brenda você podia ir para trás ao esquema do isso então e agora que vocês tenham uma ideia de como funciona o método matemático eu vou almoçar a noção de modelo axiomática Oi e o 1º grau sistemas tomate e sábado é a geometria de Euclides a é e como funciona a basicamente tem um sistema automatizado e vocês tem certas verdades que são os axiomas está no topo do triângulo e quem no
século 17 se supone aqui essas verdades eram evidentes por si mesmas e pelo tanto no requeria de demonstração bom e o que você se fácil e a partir dessas verdades evidentes demonstrar passo a passo outras verdade seis e será em chamar de Teorema e não são evidentes por si mesmas mas que podem ser derivadas de modo Evidente de aquele as verdades que são divididos em bom então basicamente um sistema axiomático teria enviar mente a estrutura de um triângulo os estaria no início Os axiomas Verdades evidentes que não requerem de demonstração e derivando de um modo
Evidente passo a passo seu teria os teoremas e ele não são verdades evidentes por si mesmas mais que se deriva de modo Evidente atravesse a partir do século II e observe que então este procedimento do método matemático vamos falar de inferências deduções e derivações o ou seja é muito longe para mim também é nada a experiência de trata unicamente de um trabalho puramente racional Ou seja a ração se demonstra na matemática certas verdades a partir de outras verdades e a cura e se a ração é capaz de derivar verdades a partir de outras verdade na
matemática E por que não poderia me fazer isso na minha cabeça e este basicamente o e o deck Sul pelos filósofos do século 17 e depois o sequência oito faça seu matemática faz isto E por que não poderíamos fazer isto em outras disciplinas ou seja porque não poderíamos trasladar o método matemático da matemática para outras disciplinas tais como a física ou impossível a metafísica i se você já é e o porquê homem está inteligentes Como Ricardo spinosa Lines estavam convencidos eles consigam provar e Deus é que existe o que o homem tem uma arma e
material servindo é um fato é de que eles têm o profundo uma profunda admiração e respeito pela matemática é interpretar o proceder da matemática de uma certa forma ou seja interpreta o professor da matemática como proceder pura internacional E aí bom então e se a matemática proceder racionalmente e outra construir o saber axiomático não poderíamos trasladar esse esse abraço axiomático para outras disciplinas único problema é encontrar Quais são os axiomas ou seja encontrar Quais são os pontos de partida evidentes pedirem está na base de toda a educação E aí e existem diferentes concepções da demonstração
matemática e de como em concreto funciona a ração na mata é mas simplificando as coisas Digamos que a opinião é mais madura o especto será a dai-me um Oi Elaine se você perguntar pouco Oi mas como é possível conhecimento racional puro na matemática Oi Elaine Soares irmão na última instância porque toda a matemática não é outra coisa que uma aplicação de princípios lógicos e na última instância do princípio da identidade e não contrato isso Isto é os mesmos uma verdade e matemática elementar uma por exemplo 2 + 2 = 4 os nomes devem ser bom
quando eu digo que 2 a 2 = 4 e eu digo que isso é uma verdade matemática em que levassem o problema o negócio em uma evidência é evidente e dois mais dois recorta em que se passeia esse Evidente Lines isso olha e quando eu digo que 2 + 2 = 4 é o que eu estou descendo em realidade hoje fique uma ou mais ou mais bom é igual a uma uma uma tipo é porque se eu analiso o conceito de dois eu tenho que dizer dois não é outra coisa que eu mais um e
sem uma análise o conceito de 42 o que dizer que é quatro é outra coisa que ou mais ou mais ou mais compra pelo tantos eu analiso o 2 + 2 = 4 ele não tem distância e o jogo mamãe identidade Eu estou fazendo uma identidade entre os elementos equivalência e toda a verdade em matemática pelo mesmo tipo e toda a demonstração matemática não é outra coisa p é uma substituição embaça a identidade e o ou seja e o conhecimento matemático em um conhecimento racional é porque na última instância toda a verdade em matemática afirma
uma identidade o e toda prova de toda a verdade em matemática não faz outra coisa mediante as substituições sucessivas é que explicitar essa identidade bom então Observe já para falarmos três coisas fundamentais e no século disse sexos a matemática e o modelo de ciência pela sua certeza pela sua absoluta o tempo este ano habilidade bocadinho a respeito a sua liberdade o segundo o proceder da matemática e o proceder demonstrativo e puramente racional o terceiro no caso do Lines é uma explicitação de Em que consiste esse proceder puramente racional e sendo de que a matemática na
última está o todas as verdades matemáticas em última instância afirma identidades e toda a demonstração matemática não faz outra coisa que explicitar essas identidade mediante instituição a notícia do online implica e eu não tenho Instância como a matemática se Funda no princípio identidade e não contradição a matemática se afogando a lógica oi oi é e esta opinião está vi são iniciando na matemática estava vigente na época de Kant Mas vai ficar me gente muito além boca mas não concorda o que vem o outro pô o o cântico reconheci e não matemática um modelo de certeza
mais concretamente assim como a física para quem é a mecânica newtoniana e assim como a lógica para Kant a lógica aristotélica a matemática para Kant e a geometria euclidiana o grande modelo o Saber matemático para Kant e a geometria euclidiana não quer dizer que para Kant a matemática essa redução a geometria euclidiana É mas o grande modelo do Saber matemático para cães e a geometria Eu queria um e agora sim podemos passar para o triângulo bom e o problema é que para Kant a matemática não se Funda na lógica como para alarmes Ou seja quando
concorda com seus contemporâneos um bocadinho respeito a seu respeito pela matemática é mais para Kant e a matemática e não é corretamente interpretada a holiness in a realidade é certo que a matemática é um tem conhecimento no empírico e vai segundo ou cães no acerto eu matemática já esteve associada as inferências puramente Racionais ou seja diferenças puramente lógica o Ou seja eu não ativem distância e diferenças e repulsão em última instância no princípio identidade e não consegue isso e para Kant a Anna matemática é uma forma de demonstração quem não é puramente lógica o erro
que vai levar a Kant a fazer essa afirmação é justamente o tipo demonstrações estão presentes na geometria por exemplo neste caso aprendemos na escola de que a soma dos três ângulos de um triângulo é igual a dos ricos em Olá tudo bem agora lembrem como se fazia a demonstração me diz a verdade geométrico 1 E aí pensando nisso a demonstração e canto vai se o pó online tanto a dizer olha e quando afirmamos que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dos Ventos as duas certo como dslime e nós analisamos o conceito
de triângulo é o que nos passemos e construímos efectivamente um triângulo e eventualmente traçamos certas linhas auxiliares ou seja continuamos a construção por exemplo através de uma paralela ou respecto a Bassi E aí bom e é em base aí só para Leila que prolongamos os valores um triângulo e baseados no teorema de que os ângulos internos e externos são iguais então afirmamos que existe uma correspondência imaginando que é eu prolongo a linha de a para b não existe uma correspondência entre o triângulo ai o triângulo beijo triângulo seio trêmulo você bom então por recoloco os
três ângulos em uma reta e essa a demonstração você já a demonstração de uma verdade geométrica não é uma diferença puramente lógica e implica efectivamente uma construção em bom então aqui vocês já têm Há uma grande diferença há entre cães e seus contemporâneos o canto vai aceitar EA geometria o reconhecimento no empírico é mais canto não vá aceitar a interpretação que Paciência os contemporâneos de como esse conhecimento no empírico EA possível é porque para os contemporâneos de câmbio o conhecimento o geométrico e matemático geral terão conhecimento puramente racional porque estava baseado unicamente em inferências lógicas
e na última instância no princípio identidade e não contradição e cante Vale sim sim a matemática e conhecimento no empírico mas não é conhecimento puramente racional ó e Aqui começa com o afastamento de Kant o número respeitar sempre contemporâneo por quê Porque lembre e tira o que levava a afirmar a metafísica EA possível como ciência era a confiança na matemática e mais concretamente e o raciocínio que se faz ia e se a matemática é possível como ciência EA matemática se baseia unicamente na relação bom então por que não será possível baseados unicamente na relação obter
conhecimento científico também na metafísica o ou seja o modelo da Matemática então a ser transplantado a metafísica é mas agora observa o modelo será transplantado não lembro realidade o modelo da Matemática uma certa interpretação da Matemática tira transplantar a metafísica bom e quando o Kant diz que a matemática ainda se não conhecimento no empírico não é um conhecimento puramente racional ele está tirando o fundamento e da pretensão de aplicar o método matemático na metafísica Ou seja é como que ele fosse no supermercado e ver se é um conjunto de latinhas EA lá cima a última
latinha é a metafísica EA gatinha primeira de baixo é uma certa interpretação na matemática e canto tira on bom então E aí e vamos saber de tomar agora a todos os dados do problema porque é o último que eu acabei de Expo abre uma perspectiva ainda vamos atacar corra bom então vamos eu voltar lá no seu ponto de partida e agora sim podemos agregar eu não sou problema as matemáticas 1 E aí bom então ó a crítica são pura você faz três películas você pergunta e como e possível a matemática como ciência Aí você pergunta
como é possível a física como ciência e e isso é pergunta como é possível a metafísica como ciência é o melhor dito se será possível a metafísica como sou Oi vó dá para entender o sentido dessas perguntas é fundamental entender o conceito de ciência nunca e eu conceito de essência do cântico repito não é o nosso o conceito de ciência do cântico e o conceito de ciência clássico o conceito de essência aristotélico o segundo o qual a ciência e conhecimento Universal é necessário a hora se Vocês entenderam qual é o problema da causalidade você entende
e conhecimento universal estrictamente universal jamais podem ser um dado unicamente no experimento e eu tanto que a ciência pretende descer conhecimento Universal e a ciência jamais vai poder ser loucamente fundada na Espanha em Ah e por relações mais complexas ou mesmo vale para o carácter necessário do conhecimento científico Ah pois agora não sou propósito daí passo a passo é suficiente pensar e ciência e conhecimento estritamente Universal conhecimento estritamente Universal não pode se afundam na Espanha pelo tanto É sim A ciência é possível conhecimento no empírico e possível e E aí Oi e para cães tanto
a física quanto a matemática são ciências o e pelo tanto para Kant tanto a física como a matemática pressupõe conhecimento antigo um beijo nesse estilo um pouquinho aqui na ideia de ciência que eu acho a chave para começar a entender a criticar as um pouco e eu com trapos a ideia de ciência do campo como as deve ciência clássica a nossa e disse e eu vou agora ainda tenho que explicar a diferença de uma forma muito simples E aí e agora anos e os homens curtos no século 21 é. Pacífico é de que a ciência
evolui e bom e que eventualmente a ciência pode mudar a informacao que o que hoje é considerado uma verdade científica Talvez amanhã não seja considerado uma verdade assim o porquê e as teorias científicas o som em princípio fale vens são em princípio susceptíveis de correcção são em princípio retificaveis é isso eu uma idéia é sobre a quarta vez nunca repetimos mas é uma ideia que faz parte de nossa Cultura e ainda que meu tem matissimos ela é isso a ideia de produto no fato de que a história da ciência a mostrar o claramente é de
que a teoria as querendo consideradas a verdade e no determinado momento o som corrigidas e eventualmente a Experimenta radicais mudanças ou simplesmente a são substituídas por um e superações e parte digamos da nossa cultura mas quem sabe são de ciência como saber essencialmente você tiver de ser corrigido é uma visão de ciência e você vai impondo a a partir do século destinou você já depois Lucas E aí você vai em pondo principalmente porque quando acontecer verdadeiras revoluções científicas todo mundo escuta falar na teoria da relatividade da mecânica quântica realidade são mudança Vale cais dos pressupostos
da ciência no interior a hora um canto novo e viu este processo E aí e em parte por isso cante enxerga a mecânica newtoniana como a teoria definitiva da física e eu passaria pela cabeça do Campo se algum dia a mecânica newtoniana deixasse de ser considerada a vida e eu aconteceria porque tu também tem por que Kant está interpretando a mecânica newtoniana no embassy ao conceito licença Classe A a gente está achando que a mecânica vitoriana é conhecimento Universal é necessário Ah e por que canta está achando que a mecânica newtoniana em conhecimento Universal é
necessário é por isso que para Kant não cabei dúvidas de que a mecânica italiana o preço por conhecimento que não é empírico e pela simples razão de que um conhecimento puramente empírico jamais pode ser Universal e necessária bom e que um conhecimento puramente empírico jamais pode ser um bar sal não fica claro se vocês pensando problema além do que são o Ítalo tanto esse vocês na mecânica newtoniana tem a pretensão de afirmar leis estritamente universais vocês tem que introduzir um pressuposto tem o princípio da causalidade e se você se não pode legitimar esse pressuposto empiricamente
a bom então Observe e vocês podem ficando essa apontá-los com cães que decidirão a mais canta Está pressupondo sim é sempre a filosofia aparece o Paulo é impossível pensar sempre supor absolutamente nada é uma ingenuidade crer que é possível pensar sempre supor absolutamente nada é o problema que câncer plantei a é um problema que faz sentido a partir de certos pressupostos e o e pelo tanto para entender esse problema o primeiro temos que ter esclareça sobre Quais são os pressupostos E aí [Música] é isso O que nos tentaram fazer basicamente até agora G1 a dar
sentido ao problema a partir de uma explicitação dos pressupostos E agora se vocês pressupõe o conceito clássico de ciência já chegou ser interpretada a mecânica newtoniana embaixo e conceito clássico de ciência o ou seja e se vocês preço pressupõe que a mecânica newtoniana me contem conhecimento no Olímpico bom então a pergunta óbvia e como é que eu posso fazer isso na mecânica de italiano e não posso fazer isso lá notícia Olha a diferença bom aparentemente as duas procura na mesma coisa e o as duas tenta ou ter conhecimento a vampírico só que a mecânica newtoniana
consegue EA metafísica não E se assim Onde está a diferença E aí a hora é o mesmo que acontece na mecânica newtoniana acontecer na matemática E aí bom então vamos a começar por entender como isso é possível na matemática 1 Oi e para entender como é só é possível não matemática é comecemos por ver como a matemática pro serve Como se estrutura uma prova matemática e deixa o caminho que chegue tarde E aí G1 e como instalar o outro passo E aí e e e eu não falei no começo deveria ter falado é e eu
vou deixar algum tempo sim para perguntas no final e é Mais primeiro eu gostaria de fechar um pouco mais está Primeira apresentação e observem que é e até agora e eu em nenhum momento falei de juízos sintéticos a priori bom e que qualquer um de vocês que tenham um contacto o mínimo ponto com bom pelo menos você escutou falar a bença noção de juízo sintético chapéu e eu não sei a noção de gesso sintéticos a priori por de caso pensado E aí [Música] e como vocês vai na fé a introduzir a noção de juízo sintético
a priori vamos a ter que introduziram um monte de definições e eu que geralmente acontecer quando se introduz esse monte de definições o que as pessoas ficam e na definição com isso obter a polícia a própria compreensão do problema e a pessoa dedica todo o seu esforço a reter a definição é capaz de repetir as definições e é capaz de formular a pergunta Kantiana a partir dessas definições e não obstante a grande entender o que essa pergunta ahmm propriamente significa e eu Tom aa e eu vou E ai explicar o que é o juiz you
O que é analítico O que é sintético O que é a priori e o que é a posterior eu vou dar todas as definições e vou explicar ela é é sobre a voz serviço as definições eu vou amostrar O que há três tipos de juicio os juízos analíticos juízos sintéticos a posteriori e juízos sintéticos a priori a bom e depois de fazer essa classificação eu vou mostrar e o boi tentará explicar é uma pergunta como são possíveis juízos sintéticos a priori eu vou fazer todo esse percurso podem ficar tranquilos e vai ser o acho que
algo mais importante é isso E aí e eu seguinte e eu tenho que entender é como quando chega vai colocar seu problema dessa forma se você já o filme após o plantio é de um conjunto e definições Oi e da pergunta que quando faz embaixo essas definições e eu tenho que chegar a essa pergunta o e tenho que chegar como chegou Campos o ou seja a pergunta iniciar de cantos é aquela que nós temos acabar de colocar e como e possível a matemática como ciência e como é possível o física como ciência e como e
possível Ou melhor se será possível a metafísica com você a hora essa three pergunta de Kant E aí e termina remetendo a pergunta como são possível juízos sintéticos a pé Oi e a gente tem que entender porque esta pergunta o melhor emitindo aquele a outra coisa se você já e a gente tem que entender o porquê a pergunta pela possibilidade da física da matemática e eventualmente da metafísica como ciência não é mito é por igual a esse a mesma primo e eu primeiro passo que vamos andar eu segmentos e até agora nos falamos de conhecimento
no empírico o e definimos o conhecimento no empírico uma um conhecimento que não pode ser fundamentado adequadamente Sony Xperia U e agora vamos a substituir a noção de conhecimento empírico pela noção de conhecimento a priori a e o que é um conhecimento a priori e unicamente um conhecimento e não pode ser suficientemente afundado na história ou seja o conhecimento ou a noção de a superior é primariamente uma não sou negativa eu disser que não conhecimento a priori é meramente é dizer em que eles esse conhecimento não pode ser fundado mas não é ainda explicar em
que positivamente esse forte e eu não sou de a priori então é uma noção puramente negativo por isso que eu comecei uma noção de conhecimento no Olímpico e explicitamente negativa para depois introduzir a noção de conhecimento a priori pesar ilusão de que agora substituímos um conceito negativo por um conceito positivo não a princípio a priori quer dizer primeiramente conhecimento ou melhor dito conhecimento a priori deve ser meramente tem conhecimento que não pode ser fundado a o fundamentado adequadamente na história bom então estamos simplesmente substituindo o termo e médio porte conhecimento empírico acontecimento no empírico a
partir de agora vamos ao por conhecimento empírico ao conhecimento ou pior ó e aqui uma aquela ação tem muito importante e a priori Noé sinônimo em Naque G1 a todos vocês que já passaram por um curso de Filosofia escutaram falar nas ideias inatas já escutaram alok disser que no a ideias inatas e e eu queira as ideias inatas é em princípio ideias com as quais nascemos o a noção de ideia inata remetia a certas ideias com as quais nascemos se você já constituída assim natas o conceito de Minato é um conceito psicogenético a estabelecer a
origem temporal de certas ideias Então se uma ideia em mata nos nascemos por isso A ideia é eu não consigo eliminar Tu é muito fácil que entenda ah e também é muito fácil refutar a tese de que a ideias inatas por exemplo observando o bebê e o conceito de a priori Kant ano e não é sinônimo do conceito de inato muito menos na versão Luciana empirista e e o conceito de a priori é um conceito que se refere e ao fundamento de um certo tipo é verdade e em princípio a noção de a priori o
único que disse é que essas verdades não podem ter um fundamento empírico E aí e por exemplo é o princípio da causalidade G1 e quando eu digo que o princípio da causalidade é um princípio no empírico ou um princípio e não pode ser fundamental na experiência e eu estou descendo e o conceito da causalidade em nato é o que o princípio da causalidade em nada e eu estou mexendo o que aprendeu E aí bom então agora podemos o rei traduzir a nossa primeira formulação descendo a ciência que pressupõe conhecimento papel Oi e aí que a
pergunta É pode ser é porque conhecimento a priori é possível e eu fiquei Matemáticas e o é possível e metafísico E aí Ah pois bem um E aí eu estou vendo a hora vamos almoçar mais um pouquinho 1 E aí e e e vamos salário uma série de definições necessárias à e agora conseguir entender a pergunta Kantiana como são possíveis os síndicos apelam bom e depois vamos amostrar porque esse a pergunta Kantiana lembra lidade preço meu problema que tínhamos apresentado no começo uma respeito à possibilidade de conhecimento a priori a Física Matemática e metafísica bom
então vamos só conversar pelo som do juiz o cuidado o que a filosofia tem uma série de termos que também são gonçalos Na linguagem comum em vários sentidos mas que a filosofia Ouça e sentir os muito específico E aí Olá eu sou de Juiz you meu o somos por exemplo na gramática como noção de enunciado em princípio o juiz you no sentido da lógica não é outra coisa toda anunciado depois a ser declarado o verdadeiro ou falso E aí o seu pergunto por exemplo Hoje chove em uma pergunta no em verdadeiro ou falso pelo tanto
não é um juízo Ou seja o que na gramática já vamos um seus a ser batido e na lógica da época de Campos se acostumara a chamar beijos ou seja o juiz não é outra coisa que o denunciado o que pode ser verdadeiro ou falso a hora para cães há duas formas de classificar o jutsu oi oi há duas formas e que são festivas e pelas mim ter uma terceira possibilidade e eu posso classificar todas suíço e analítico e sintético a priori EA posteriori E aí bom então pelo juiz se eu pudesse ser classificado em
baixa dos critérios analítico sintético a priori EA posteriori o e necessariamente todos vício sei lá olha ele ficou vou abrir o autor E aí e tem um juízo sintético a priori é justamente o juiz you os a verdade a opacidade no pode ser provada a experiência ou não pode ser adequadamente o suficientemente fundamentado na experiência o que o juiz se o posterior é o juizo os a verdade ou falsidade pode ser suficientemente fundamental na experiência o seu digo é o Mario porta tem livros na prateleira bom esse é um indício a posterior porque para saber
se é verdadeiro ou falso basta com ele e olhar ou prateleira do mar e o porta aberta em livros ou não é mas se eu digo tudo o que acontece tem uma calça ou seja o princípio da causalidade E aí eu tenho um isso a priori porque o fundamento na verdade dele jamais pode ser suficientemente a experiência um G1 I hope you just a Lie Oi hoje analítico eu existe no qual E aí é basicamente uma identidade Oi Total ou parcial há entre o conceito que atua como predicado e o conceito que é que tua
como sujeito a vida de forma mais simples só pensa em um juicio idêntico e por exemplo um cachorro e um cachorro e ali o sujeito e o predicado são exactamente iguais da firma uma identidade entre sujeito e predicado G1 e por exemplo um triângulo e um triângulo Olá tudo justo idêntico é laico a mais no túmulo Vista analítico é idêntico E por quê porque pode acontecer e a identidade entre o sujeito e predicado ou seja meramente implícita Oi e que eu tenho que fazer uma análise do conceito que atua como sujeito para que eu obtenho
o predicado e possa perceber a identidade parcial entre um e outro por exemplo eu digo um triângulo e tem três lados o conceito de três lados está contido no conceito de ângulo e pelo tanto que eu analiso o conceito retrô de triângulo Eu obtenho Assim como figura 3 Lado pelo tanto estou dizendo que a filho uma figura de três lados é uma figura de três lados [Música] bom então hoje analítico o juiz onde é uma identidade Total ou parcial entre o conceito que atua como sujeito e o conceito de atuar como fica em contraposição e
o juízo sintético é um bicho onde não há identidade o ou seja onde o sujeito e o predicado são diferentes e pelo tanto a uma assim entre sujeito e predicado ou seja o predicado não pode ser obtido mediante análise do sujeito E aí e o e se você entender a diferença entre analítico e sintético e entendeu a diferença entre e a priori EA posteriori e agora podemos combinar as duas classificações e eu te mostrei e para os desejos possível o seu marítimos os juízos sintéticos a priori e juízos sintéticos a posteriori e o que 3
ou 4 e assim perfuração de que todo juízo analítico seja a priori ou seja não pode haver juízo analítico a posteriori o filme triângulo que tem três lados e surge da análise do próprio conceito de triângulo jamais de uma verificação empírica mediante uma recolhida através da Paulista para ver se todos os ângulos que aparecem três lawson bom então e não adianta estas definições o poema se obter um é uma tripartição de todos os vícios em três tipos e analítico sintético a priori sintético apostila e quando estamos a parar por aqui hoje porque agora vem eu
passo mais interessante que a colocar estas definições em relação ao que falamos no começo da aula e é só nos Vá a permitirá aprofundar o problema aí vamos descobrir é que não realidade é a primeira formulação foi melhoramento da produção bom então muito bom É podemos passar agora a Brenda para as perguntas se é que e estão presentes no Google oi oi Mário Oi boa noite a todos sim vou selecionar é uma pergunta do devastantes em última instância a universalidade Ea causalidade não pressupõe o princípio da causalidade é o primeiro boa noite para levar Sanches
grande abraço para o Paraná para União este e valor à tua pergunta Diva em última instância a universalidade a necessidade não pressupõe o princípio da causalidade e ele não estou entendendo muito bem a pergunta em Gravidade o princípio da causalidade se pretende ser é necessário e pretende fundar universalidade II Oi hoje mentindo a perguntei no sentido da pergunta você já é muito no Estância e a universalidade Ea necessidade não pressupõe G1 tá bom E no caso você tá pensando em um certo tipo enunciados na física não Aí sim você já e se uma lei e
o aniversário necessária o problema que eu é o seguinte você está perguntando não se trata a universalidade Ea necessidade eu terei o seguinte bom eu colocaria o problema seguinte forma é uma lei quem é O que pretende a universalidade e necessidade pressupõe o princípio da causalidade sim o suporte e é mas assim como você colocou eu teria uma dificuldade ainda não sentiu pense sua pergunta é mas toda a lei universal e necessária pressupõe o princípio da causalidade sim Bom vamos lá um ok o Victor Raniel pergunta se do mesmo modo que a noção de geometria
Encante vem de Euclides EA noção de física 20 Nilton de onde cante retira então a base do que ele quer dizer metafísica i G1 e este é um curso elementar mas a tua pergunta é muito boa hein o problema é o seguinte é quem é e a noção de metafísica em Kant tem diretamente uma referência é um autor o alemão e Dominou a filosofia alemã no período pretendido pelo Cristiano hoje bom então sempre aqui que a gente fala de metafísica Kant tem como a primeira referência a Cristã por um a cura e o Christian Wolff
tem um conceito de metafísica o segundo o qual ele distingue entre metafísica geral e metafísico especial II bom e o que Christian Wolff chama metafísica geral e o que também seja amou odontologia bom e o que é Cristiane Bomfim chama metafísica especial é eu que sei o que Cristian vou levar distinguir em três grupos que é a teologia natural as Ecologia racional a teologia relacional a cirurgia natural EA cosmologia racional Oi desculpa a teologia racional a cirurgia Nacional EA cosmologia Amazonas a questão é isso aí de alimentar física devolvo reúne duas tradições e o íntegra
duas tradições é uma e vem desde Aristóteles e o que consiga metafísica como a ciência do ser enquanto Serra Ah e outra tem a tradição cartesiana a t eu consiga metafísica justamente como o estudo de seres e são super empiricus o ou seja primariamente Deus tchau o bom então resumindo porque a explicação um pouco lombo à tua pergunta é muito boa mas são perguntas que respostas longas também bom então preço medo primeiro. a referência directa do conceito elementar física repente eu o Cristian Borges e o Christian Burgos tem um conceito de metafísica que distingue na
metafísica metafísica geral e metafísico especial e a metafísica geral EA metafísica especial em bolo sim não é unem duas tradições diversas uma que vende Aristóteles equivale a combinar na odontologia e naquilo que vou chama metafísica geral e outra que vem direito também ter dedicado e que voz baixa marmita física especial E por que é importante chamar a atenção de que volte sintetiza as duas tradições porque a realidade de kart um Oi e o profundo crítico da odontologia se você já indicar aumentar física elimina a antologia e queira reduzida a uma estudo de seres transcendentes bom
e porque indicar a metafísica elimina a Ontologia E por que que vai dizer que a ontologia medieval e tratada de clarificar noções tais como Essência insistência ser é é um solidade etc é simplesmente pura confusão conceitual ah e também espinhosa vai dizer isto a Ju também tem comunicar acha que toda a ontologia medieval e tratava desde os conceitos básicos é uma confusão conceitual de cancelar a substituir a ontologia medieval justamente pela teoria das ideias simples ou seja a ideias simples e não podem ser explicadas que são compreensíveis por si mesmas irá e as quais justamente
são inatas e nós e são essas ideias tais como calça como substância ser acidente Essência etc bom então a indicar um corte e que expresso o na tradição a medieval mas tem que toda odontologia e eu não fazia outra coisa que continuar aquele a tradição aristotélica de que você vê a metafísica como ciência do ser enquanto você é eu acho que a partir daquele a ideia aristotélica da metafísica de Sininho como ciência do ser enquanto ser é claramente Mel filosofia medieval a Dois seres que são privilegiados um deu certo com maiúscula e aquilo que é
verdadeiramente Deus e outro que foi feito à Imagem e Semelhança disso bom então aqui é um processo muito complexo e muito discutido também porque a gente que nós final em realidade já nariz tóteles a metafísica zueira o que depois que chamou ontologia ou eu acho que foi enterrado Mas tudo bem eu acho que eram realmente ai Aristóteles uma concepção da metafísica e essa concepção da metafísica aristotélica na Idade Média receber o elemento novo peixe justamente o fato de que há um ser absolutamente é diferencial está muito Claro em São Tomás que você ama mas o
fato é que durante Tonelada e meia você conserva a reflexão sobre o ser enquanto ser e que justamente de carne é um corte bom então oi oi sou eu falo de duas concepções e metafísica G1 o you live o volume e tenta integrar essas duas concepções da metafísica a gerência tu não faz outra coisa que seguir alarme e sistematizar aquele que já está em limite e uma revalorização da odontologia como disciplina é fundamental da metafísica então basicamente esse esquema muito grande para entender o que Kant entende por metafísica mas cuidado porque se você tem Claro
Este duplo sentido de metafísica está articulado um bolo você perceber que a crítica de Kant a metafísica tem dois níveis e canto disse expressamente Ou seja a a metafísica geral da ser transformada e analítica o entendimento estado se você já vai ser reformulada propriamente como um sistema logia e a outra metaphysical descartar lá na sua possibilidade de ser ciência ou seja a metafísica que pretende é falar de objetos transcendentes e eu contei a história de uma forma muito breve isto é uma história que extremamente complexa é Oi e para entender voz a gente tem que
ver o que aconteceu na Alemanha é quando o pensamento reformado é como a filosofia reformada retomou os problemas é teológicos e filosóficos da idade média e porque é definitiva não chegámos a esse sistema e terminou sendo consagrado o problema há mais de todas as formas me ensina entrar em das Finanças eu diria em princípio quando o canto fala de metafísica pensa primariamente indicar e ainda aquele canto não é preferência direito tá ligando sempre indicado e é indicado passado por lá e mês passado por voz mas para começar a entender cães impossível para começar a entender
o próprio voz não o que eu vou faz a metafísica é bom tomar como referência a dica e ainda que se vamos a ser por listas é a metafísica encantos e em voz não se reduz ao contrário e vamos para outra Oi Mari tem várias dúvidas sobre juízo analítico a priori e juízos a posteriori pedindo para você explicar um pouco melhor eu prefiro deixar essas dúvidas para a próxima aula e preocupar mais com dúvidas referidas ao que eu falei no começo eu vou retomar essa distinção e uma coisa que é importante eu vou responder essas
duas mas não esqueça do que uma cabelo e falar você já entender Cândido entender um conjunto de definições bom e vocês não vão entender o problema de Kant pelo fato de que você sentia nas definições o mesmo que vocês consigam entender todas as definições e entender o que significa juízo sintético a priori Não por isso entenderam no programa didático se você tem se não tem outra Seu principal doenças mas e é tem gente pedindo também indicação de uma obra introdutória sobre Kant i e olha e na filosofia acontecer seus problemas existe um capítulo fala sobre
cães e até que esse capítulo eu tô com mais complexo desta aula que eu vou deixar sobras que eu voltar aqui mas talvez quando estas aulas esse capítulo possa ser lido e agora é É depende introductory as depender de que nível introdutório no Ou seja a um bom livro publicado faz pouco por um colega na UFMG por Joãosinho beckenkamp Eu acho que o primeiro trabalho em português publicado no Brasil quem Tenta dar uma visão geral introdutória Talvez para muitos seja muito complexo uma excelente trabalho introdutório mas também difícil eu trabalho do Roberto otorrent.me chileno e
a trabalhos mais curtos como e olha o conselho que eu vou dar para vocês e olha muita coisa que escrita como introdução atende plenamente normal os novo entender canto a partir dessas introdução e talvez por exemplo e quando visse a introdutório é uma sexta-feira na curto ah ah ah realmente digamos introdutório para uma luva e filosofia introdutório para quem não sabe nada e Filosofia é difícil não é uma história da filosofia eu sempre vai comida história da filosofia do bingo de novo eu acho uma grande história da filosofia e tem um livro curto de Igor
em inglês acho que commentary se pode entender alguma coisa E aí é mas cuidado o que esse os cães em 60 minutos e obviamente que conheço ou não vannair muito loja e aqui estou vindo uma pergunta de Felipe carias e claro ele me pergunta alguma relação entre o juízo sintético a priori e a questão do entendimento Encanto obviamente que a obviamente mas teríamos que explicar o que o entendimento responder para ti sabe o resto não vai entender mais olha obviamente que a porque o entendimento é capaz de Juiz ou seja o entendimento o produto ou
juízos agora não meramente a Ju sintéticos a priori o gesso aí a pergunta é E aí o que mais Brenda bom uma pergunta mais não fosse uma uma pergunta mais é o David tu pergunta de que maneira a filosofia Kantiana pode contribuir para a ciência hoje tendo em vista noção contemporânea que se tendo conhecimento científico é possível conciliar esse tipo de perguntas que a gente teria que ter cursos para quê e olha é obviamente não e o cigarro 1 e isso é muito engraçado não e a gente pode tomar Alicante alguns elementos mas se você
quer dizer na vai e não sentiu do que hoje e válido o canto principle é a mecânica newtoniana era a realização plena da ideia de ciência clássica e quando estava errado se quer saber isso é e e mais ainda você já a mecânica e ottoniana não é considerada hoje a verdade científica último e a mecânica eo torneira é um pressuposto da reflexão kantiano Ah mas isso não quer disser E aí está o ponto do que vocês possam deixar de estudar tanto é porque a história da filosofia a história da cultura humana passou por aí E
aí o e certamente que quem é é o fato Oi bê que hoje não consideremos a mecânica newtoniana a última verdade sobre o mundo físico não quer dizer que não vaga muito a pena estudar mecânica vitoriana e estudar sobre tudo a história da física se aprender muito estudar o processo de estabelecimento da mecânica newtoniana é uma lição Oi hoje não que não conteúdo da mecânica no tá vendo ó e essa ideia Digamos que que então histórico passou já não vale mais isso é um grande erro o pensamento contemporâneo e pensamento histórico é esse o problema
fazer um curso sobre isso A História do Pensamento merece ser estudada não porque é uma série de relíquias do passado das quais importa se lembrado não e merece ser estudada também para saber onde estamos hoje e para não ser entender a nós mesmo o pensamento contemporâneo histórico o Ou seja a filosofia e no estado de eternidade de presente E aí e como isto podemos conversar muito é muito interessante em baixo precisaríamos mais tempo bom em algo mais lindo nós temos várias mas como você achou falou que ia terminar né acabei me selecionando uma mais um
E aí E aí e veja no possível das que sejam sobre analítico sintético sintético a priori EA posteriori essas pessoas têm um fetiche com isso não mas temos umas perguntas é bem ambiciosos também que talvez não seja o momento de e aqui uma o cantinho interpretado pelo schopenhauer é confiável Olá você que tem mesmo tempo da Cante você já estamos aqui para entender tanto mas eu te respondo e não se eu pensava que tem uma leitura de cá a ver uma leitura que a sigla extremamente questionada e a outra as leituras de cama é mas
é uma leitura digamos assim muito influente não sei que existe nome é E aí o bem geral nenhum meu campeão sério a meteria a leitura schopenhauer com uma leitura lista se você já justamente é o tipo de Horizonte de problemas e o Juvenal item no baú do clã é mas também válida o shopping shower invalida o crânio dessa vez tem uma coisa muito importante é a música O fato é de que a leitura do super Power não seja propriamente uma leitura a digamos assim absolutamente inquestionável de cães não quer dizer que a filosofia deixou bem
calma não tenho nenhum valor eu quero estar simplesmente Tome muito cuidado e sabes Ipa vamos diferenciar o queixo o pessoal e o que é canto é o mesmo vale para Rider O mesmo vale para os meus campear não sou mesmo vale para tudo E aí o seu me lembro tem um livro de um bom e o que o campus tudo é que sejas interpretação tem uma recuperação de muitas interpretações de cães aí você vê a variedade infinita que tem eu pensava mais uma o futebol muito bem paramos por aqui então E aí é muito obrigado
para todos muito obrigado para Alexandre e sobretudo para a prendinha E aí Oh e vamos saber se conseguimos sair com uma ideia Clara dica Tô ligado mago Obrigado Brenda nas que já foi uma a primeira noite saborosa um monte de provocações sobre a tudo uma provocação que você sempre faz mas que é de pensar os pensamentos filósofos a partir das questões que estavam no seu tempo linda essa essa nossa tentação presente cita e tentar endereçar aquilo que foi pensado em outro momento com outros problemas para os nossos problemas dessa nossa tentação às vezes nos faz
ficar mais longe dos autores do que perto né então eu sinto os aluno digo-lhe meus espectadores mas só se vivesses há uma certa prepotência e uma certa naciscista uma certa arrogância Esse é o único que estava lindo e é o actual ou seja Digamos que e o anterior já passou já não vale nada não Cuidado você já não o presente histórico a história no passado o presente histórico nós somos histórico Ah entendi isso permite um pouco abaixar um pouco as pretensões sabe eu vejo sobretudo nos igual aqui digo na minha aula precisa se a mente
ouça os alunos às vezes chega Professor mais cantando resultado já o tempo se você acha que por isso não merece a pena ser estudado e esse critério deixar tanto foi refutado mais cuidado que você tá bem baixo resultado é porque a pessoa se coloca no ponto de vista dos vivinho do ponto de vista de Deus omnipresente não ele acha que o presente dele não é um presente histórico presente ele é a eternidade então tem ser ternidade ele é julga e toma posição que eu respeito ao passado é uma grande prepotência E aí é um desafio
para a gente enfrentar esse presentismo né que de fato acho que você gente contemporânea é muito alto sem entrado Ego centrado e eu área para o percurso da história como Enfim uma algo menor mas eu acho que a gente abriu em grande estilo essa conversa Mário tô aqui esperando os próximos encontro acho que todo mundo eu tava olhando os 7 no YouTube muitos elogios é Claro eu sempre digo que o Mário é assim que todo mundo que passou pela Escola todos os nossos convidados magra Sem dúvida o nosso a nossa estrela porque sempre é um
público grande espalhado em muitos lugares e um público que sustenta a interação aqui na aula o tempo todo né então a gente tá dizendo que ele tinha uma coisa que eu acho que eu tenho devolver e eu queria pedir desculpas pela pelo seguinte motivo eu sou uma pessoa de yu-gi-oh fala para mim o dia termina a 6:30 Natal tem que dar aula Além disso para mim é uma esforço impressionante e realmente eu não sou o Mário porta que eu sou de manhã é que eu sou a tarde então mais escuro porque a esta hora eu
já estou na melhor das minhas condições tá eu tenho que fazer um esforço enorme para conseguir manter o fio condutor e consta que eu também conheço quem já tive aulas comigo sabe não há uma diferença enorme de manhã eu estou com todos os neurônios ligados à tarde menos e anoite já 6:30 começa o declínio absoluto é o seu desejo é uma ordem a gente vai programar as nossas próximas atividades para o seu melhor horário porque se a noite você já faz essa essa a aula então vamos por permitir que o nosso público de shows e
de dia também viu vou deixar lá me seria infinitamente melhor essa condição sem sombra de dúvida Brenda muito obrigado viu É sempre bom ter você aqui também e acho que a gente se vê então na próxima semana que ela agradecer todo mundo que ficou com a gente aí nessa aula os avisos mais burocráticos foram dados lá no chat do YouTube mas se vocês tiverem qualquer dúvida vocês podem enviar um e-mail para a escola do Parlamento@São Paulo. Sp.de legislativo. Br fala do Parlamento@São Paulo. Sp.gov.br de legislativo. Br E a gente responde por lá as questões mais
burocráticas assim a gente aproveita sempre as duas horas aqui para ouvir do Mario o que ele entrega para a gente tá bom é muito obrigado gente muito boa noite fica brilhoso não se cuidando e a gente se vê na próxima semana boa noite muito obrigado Alexandre
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