Da paisagem ao espaço - Prof. Milton Santos - FAU-USP 1995

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Duvid Geografia
Milton Santos; Geografia; espaço geográfico; paisagem. Geography; Landscape; space. Livros e artigos...
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mais uma vez nesta faculdade à qual devo muito porque a minha inserção em são paulo ela se deveu sobretudo à água abrigo que recebi da faculdade de arquitetura muito antes de haver sido acolhido pela faculdade de filosofia e ainda hoje eu creio que o essencial dos leitores estão entre os arquitetos talvez muito mais de 500 jogos não sei porquê mas isso parece um fato talvez porque os jogos são pessoas pobres e têm um maior poder aquisitivo mas talvez não sendo da mesma ceará são também mais generosos com um alguém que quer se meter a falar
sobre temas do seu interesse quando se ouve o telefonou pedindo pra vir aqui é dessa conversa fiquei muito contente porque é uma forma de retomar aquela velha colaboração que lhe foi vocês gritava pela mão de mim é um bom amigo surgiram pela apresentação não se dizer que a liga à pessoa mirando aqui com quem não tenho alguns anos a colaboração não estimulando pra mim que com a sua disciplina conhecida e inovado pelos seus estudantes que não se cansam de fazer elogios quanto o seu rigor já faz amada os seus alunos ela também em pois esse
rigor essa disciplina que lhe permitiu dar esse salto a que se referiu o que eu vou fazer aqui é um ponto de vista dos jogos a ideia que eu trago é uma discussão a qual se lhe pedissem pra dar um título que eu falaria da paisagem ao espaço ao espaço quando falo espaço se dizer que o espaço geográfico com estou falando além de ocupação nos últimos lustros é com o método é dizer o mesmo as incursões de quando em quando fácil no chamado empírico o faço com a intenção de afirmar um método só que é
um primeiro programa que eu queria colocar um conceito elaborado numa disciplina o numa área do saber para uma outra área do saber raramente é um conceito também as mais das vezes os conceitos elaborados numa disciplina são metáforas para as outras disciplinas isso quer dizer que a apropriação de um conceito dando elaboração é que buscam dar conta da estrutura da realidade vista por um especialista o especialista apenas vêem no aspecto da realidade essa compreensão é tem que ser feita como uma tradução generosa ligou nós ao mesmo tempo a geografia padece muito desse problema porque com freqüência
nós tomamos de outras disciplinas conceitos de forma crua sem elaboração e isso resulta frequentemente e um equívoco no tratamento das questões a partir dessa apropriação e numa carência antes tecnológica que resulta dessa compreensão tão simples de modo que trazendo aqui como pretendo uma visão de jogo foi a respeito da paisagem de cássio eu deveria fazer essa primeira é a observação do estilo ordem já que a nossa academia se encaminha para daqui a pouco fala inglês seguramente vai ser nossos leitores vão mandar nos dá notas em função da nossa maior ou menor capacidade de falar inglês
então começamos desde logo o homem então há a ideia é a primeira que eu queria de trazer pra quem quer central no name' elaboração atual talvez não fosse tão evidente quando na minha última participação do tipo de doação só aqui é que o espaço é pode ser entendido como um conjunto indissociável de objetos de 100 sistema de ações em sistemas e sistemas de objetos extensões este que é o centro da minha da minha proposta atual eu novo redundar nessa direção porque quem tem coisas escritas então é melhor que as pessoas que se interessarem escrever mas
eu creio que em uma casa como esta é muito importante porque entre os arquitetos e urbanistas entre os especialistas ele do espaço que são arquitetos urbanistas e outros como planejadores regionais para euros urbanos receita mas também sobretudo paisagistas porque aqui se trata sobretudo disto eu creio que há grupos que consideram os objetos com atores do que essa linha proposta atual ela permita ao ver rediscutir a questão de lhes interessa na medida em que há uma tendência muito forte é que vem da prática política dos arquitetos urbanistas e paisagistas de considerar com freqüência objeto como ator
e por outro lado uma posição é às vezes pessimista segundo a qual na medida em que os objetos são duros e sensíveis às vezes as demandas de mudança uma atitude de desencorajamento diante das possibilidades de atingir mudanças a partir dos objetos eu creio que essas duas posições é de técnicas aparentemente inconciliáveis que podem descer na prática resulta de uma política e na academia pode ser conciliados através daquilo que a gente chamaria de fenomenologia da paisagem de fenomenologia do espaço isto é como algo que parece destinado a nos acantonar no reino da necessidade pode permitir nos
enfrentar e alcançar o reino da liberdade creio que esse enfoque isso seria conclusão a rodar como contudo são introdução conclusão freqüentemente são a mesma coisa porque a introdução a gente elabora depois que concluiu é a o boné tudo é de exposição e aqueles que escrevem teses são as únicas pessoas obrigadas a disciplina sete grandes internet o meu interesse é evitar o risco do formalismo do empirismo e também o risco do funcionalismo o segundo inter sm e reconhecer os limites do enfoque da percepção quais são os seus limites desse enfoque interessa mas tem limites com reconhecer
esses limites na questão da paisagem do espaço terceiro interessa se a possibilidade de relacionar em sociedade é paisagem de forma dinâmica e se o terceiro interesse o quarto inter é seria como abrir maiores possibilidades é um trabalho interdisciplinar todos que trabalham na realidade são confrontados um momento ou outro ali cidade estava acontecendo na terra a realidade renato é multi facetada aí tem uma origem múltipla é ainda que aparece com algum rumo à quito e inter é se o de possibilitar o tratamento dos objetos os objetos as coisas é fazendas cidades casas portos jardins parques são
gente como trabalhar isso de forma sistemática globalizante seja que oferece como renovar as categorias de explicação mediante uma fenomenologia adequada ao fenômeno em questão e 7 muita inteligência como a nos aproximaríamos de velhos problemas filosóficos e método tal tais como o alegado conflito de lógica a história ou é sincronia e diacronia e quem sabe a discussão que se torna agora muito atual quanto ao conteúdo natural da técnica a aproximação que cada vez mais feita na essência do homem nas ciências exatas biológicas entre o natural eo técnico que pode ser ao meu modo de ver algo
importante para a discussão que nos interessa o que interessa em particular os paisagistas olha a minha idéia é que a proposta que veio fazendo para o estudo dos pashtuns pelo sistema de objetos e sistema de pensões é obrigatoriamente internacionais pode ajudar a fazer esse trabalho porque a paisagem ela pode ser no máximo em todo de representação não é a representação de um tubo a paisagem é por definição fragmentária e nenhum fragmento era um ferimento tanto na sua percepção quanto na sua realidade já a percepção que eu vejo o que eu vejo que faria a minha
o meu circunferência que não é a palavra correta dizer o meu horizonte esse é o jogo que valia da minha posição diante do conjunto de objectos que eu quero observar estou perto texto - perto estou longe disso estou muito longe assustou na mesma altura se estou no terceiro andar susto num balão eu tenho diante de mim uma paisagem que é diferente que tem um torna diferentes que se da língua limitada por horizontes diferentes e que um fragmento da realidade total a paisagem assim fragmentário essa paisagem pelo fato de que eu a vejo de que o
interpreta de que o desejo crime lá ela se dá como um todo de representação mas ela não representa o todo não esqueçam uma primeira é a idéia que a gente podia discutir se fosse lá se fosse se fosse for necessário de uma maneira a paisagem é linda nos traz uma totalidade já dá uma totalidade que se cristalizou no momento anterior ao da nossa o nosso contacto com relação à reação do nosso corpo com o dela corpo por conseguinte a paisagem ela nos traz uma uma totalidade já dada nenhuma totalidade real não é a totalidade como
deveria é surpreender essa totalidade como diria surpreendente é que dá um valor sistêmico ao objeto da paisagem e por conseguinte nos indica quando nós decidimos alterar a paisagem como ela se poderá comportar socialmente mas ela a paisagem não é essa totalidade viva é uma totalidade morta a paisagem ela cristaliza o momento do passado porque a paisagem não é ação a paisagem eo agido não é um ativo ea totalidade é sempre o ativo a ação porque a totalidade é a atualidade ea atualidade é é no presente presente a paisagem ela nos dá de presente e passado
por conseguinte eu creio que esse essa forma de de ver a paisagem pode é é nos ajuda a isto significa que nós não vamos partir dessa totalidade é concretizada no momento imediatamente anterior ao do nosso contato com o observador e aí está de resto uma das normas de base da otan na própria a apropriar do fenômeno elogia a partir das coisas a natureza como a pior em natureza natural com a natureza artificial como um a priori para o conhecimento então a paisagem aquilo que tenho dele é uma pior do que o parto para vencer imagine
que também para agir na medida em que os objetos desde que nós construímos eles têm algum comando sobre a vida subseqüente à construção dos objetos resulta de um conjunto de ações voluntárias ou menos racionais ou menos e que dão um resultado a criação de novos objectos mas também esses objetos realizados localizados eles possam ter um papel da maneira como nós vamos continuar a viver sobre eles então tudo que eu disse até agora parece orientarmos no sentido de permitir a repetir que tais age não espaço não são a mesma coisa a grande ambiguidade da geografia no
que vai do século além disso os geógrafos talvez até hoje não tenham ainda separado claramente a noção de paisagem ea noção do espaço a uma confusão ainda na aps tecnologia da geografia entre essas duas nações e eu creio que seja grafia não progrediu mais em grande parte se deve essa ambigüidade o meia déco que foi apontada como o feijão em 1954 foi apontada por brilho fla contava com dor física e o senhor reconhece que é um freqüentador do brasil [Música] mas digo não é resolvida do ponto de vista da da vitimologia a minha proposta exatamente
considerando-a um espaço com o uso conjunto dissociada sistema do objeto de ações é a de atribuir ao sistema de objetos a descrição da paisagem enquanto que o sport teria a ser definido como esse conjunto de dissociar de seleções estendo objetos após auxilia o sistema de objectos em ouro que nós percebemos e aí que está o problema de percepção na no estúdio passagem é a paisagem nós não percebemos o espaço aquilo que se dá ao nosso censório é a paisagem não espaço a paisagem se oferece ao nosso corpo com um corpo outro o espaço é mais
do que um corpo porque ele é essa o resultado dessa união indissolúvel entre sistema de objetos e sistema intenções se pode dizer que essa realidade territorial ela teria que ser examinada segundo essas duas faces a faixa paisagem ea face do espaço existe lixo porque creio que a paisagem tem um papel na vida presente do homem e na vida futura na produção tudo na sociedade o o que é o paisagista o paisagista é é é o especialista da produção do quadro de vida do homem o país não é apenas um especialista do jardim o despacho é
tão bem isso é mais do que isso ele é é o especialista que é suscetível junto com o urbanista de odd blood de oferecer um projeto de quadro de vida quadro material de vida que correspondem a harmonia que se estabelecer na vida da sociedade ora estou falando da vida estou falando nas ações que é um quadro de vida das coisas e tem a flexibilidade da ação juntos tudo seguinte a proposta se não quer ser uma proposta autônoma levada em si mesma sim a proposta não deseja ser apenas uma proposta que é de conta da vocação
estética por exemplo da paisagem mas que pretende ter na ressonância social e econômica que num bom nisso tem nada ter conta dessa relação que se vai estabelecer entre a coisa vale nada e assim isto é o mesmo quadro não terá a mesma função [Música] segundo a sociedade que vai se utilizar dele um espécie não é uma categoria técnica mas a paisagem é essa categoria tango por que por que tudo que é feito hoje na face da terra tudo que é a posto afasta o terror hoje tem um conteúdo técnico tudo o técnico no traçado é
técnico no conteúdo como também é a ação que se vai desenvolver sobre essas coisas têm um conteúdo técnico que caracteriza exatamente um mundo em que vivemos essa tecnicidade que tanto invadiu o mundo das coisas como invadiu e comanda o mundo das ruas só que o espaço não é uma categoria técnica porque a ação ainda que ela comece com o mal o técnico ela emana do homem é o homem por mais que deseje ser tecnicizados nos intervalos nos interstícios da vocação do homem para ser uma coisa hoje quanto mulheres também é desejo ser coisa esse é
e se comportam como estágio esforço para se comportar como se fossem coisas só que não consegue completamente não só comigo quando estou dormindo também despertar é a paisagem ela aparece com algo estável enquanto que a sociedade é aparece com algo que varia essa estabilidade da paisagem é relativa nós sabemos que ela também evolui crescimento amorfo zeya e à sociedade é também relativamente variável porque a organização que está por traz da atividade humana ela pretende atribuir essa atividade um ritmo no ritmo o mesmo o ritmo o mesmo aliás o brasil está sendo visto no mundo inteiro
como o caso da rebeldia vice presidente da república saia dizendo uma europa não está afinal nós também queremos ser com os outros e brasil para tranqüilizar o chamado mundo da globalização é essa o portavoz máximo do país obrigado a sair dizendo ao mundo da globalização temática dentro do do mundo amplo a globalização não é essa bosta que não interessa se dá um número ilimitado de pessoas mas é tão forte na sua energia que o presidente é obrigado a explicar por que nós não ainda nos inclinamos completamente essa dica hora o sentido do espaço vem dos
processos que se realizam sobre a paisagem é tamanha que se pode dizer que o domingo da paisagem das formas físicas o domínio do espaço nas formas sociais obriga a se levantar o já se levantou ainda acrescentado e dizer olha a paisagem produto social é um produto social mas é um produto social que o que corresponde a ações do passado o conseguinte se tornou algo de concreto com os concreto como concreto a lei como concreto são os costumes são cristalizações dias de digamos de momentos engraçados já o espaço ele é sobre ele é fundado nesse herança
mas ele reflete o dinamismo do mundo devido hoje ora o marx havia proposto uma forma de trabalhar não um espaço que o max nunca especialmente se preocupou com o espaço mas ele havia max sugerido que depois interpretou distinguiu o que ele chama de qualidades funcionais e qualidade z as coisas têm qualidades funcionais porque cada coisa méxico para exercer tudo mundo da técnica para exercer a função precisa de vuk microfone nem desejar que com esta garrafa minha voz se multiplique isso por que cada objeto tem uma qualidade funcional e funcional ela supõe um sistema uma qualidade
funcional que seja uma pergunta exclusivo da coisa o objeto tende a exercer a função mas o que faz com que ele exerça função é a sua inserção no sistema que é o sistema social então as qualidades adjetivas o golo o [Música] funcionário da paisagem são super super agitada subordinadas às qualidades sistêmicas de uma dada sociedade é aquilo que um generoso fu alemão chamado stiller descoberta minha marca no clube me pronuncio sobre você é do que parece cansado no alemão é é a uma oposição entre que chamaria de existência substancial existência relacional as coisas têm 11
meses tência por si bom quando o sartre se falou falou uma coisa se isso lhe trouxe uma enorme quantidade de críticas não me diga que se diz mas não é essa coisa se não existe o que quer dizer com a coisa em si é que o objeto tem uma constituição técnica que faz dele aonde preciso criar uma vocação que deposita nele uma promessa de realização da açã segundo certas normas porque a técnica é normativa definição então cada vez mais a história desses na segunda metade do século 20 é cheia de demonstrações disto os objetos surgem
com a vocação a realizar uma certa função mas ele não tem nem mesmo a força para a realização dessa função porque diante deles objetos a sociedade pode alterar qualitativamente o papel dele objeto essa resistência relacional que a gente encontra naquilo que chamam de os objetos tempo conseguindo essas qualidade primeira ordem o talvez na visto outra vez com o uniforme que são qualidades naturais entre aspas entre técnicas e as qualidades de segunda ordem que são as qualidades sociais que vêm da sociedade um paisagismo é de outros domínios da produção do território da produção do território para
o uso da sociedade às vezes aparece como se ele se ele estivesse oferecendo apenas a produção de qualidades naturais mas na realidade ele está oferecendo é a condição do exercício da cidadania eu acho que é aí que está a a inserção de disciplinas como paisagismo mas também com um planejamento territorial modo geral num processo de reprodução da sociedade o objeto ele em si não tem falou falou com v menor já os objetos têm o sistema é a paisagem não tem valor o valor é dado pelo espaço é pelo casamento indissolúvel entre as ações a serem
realizadas realizadas e um conjunto de objectos o que representa a paisagem a paisagem aparece então com o sistema material enquanto o espaço aparecerá como os grand de valores ora qual é o objetivo do do nosso trabalho primeiro na posição da idéia segunda porção da realidade é a afirmação de valores não têm a mesma que a gente admita uma vida sem sentido que a gente deseja uma vida sem sentido o que a gente queira ensinar já que estamos na universidade a posição de uma vida sem sentido então se o nosso trabalho é oferecer condições para a
realização na vida com sentido é nosso dever de um lado reconhecer que os objetos têm uma vocação mas queres campo alguma coisa tem uma vocação uma coisa em si é uma vocação um atleta que se torna concreto apenas pelo contágio da história porque eu estou assistindo isso eu creio que hoje mais do que antes os objetos têm um papel também na posição das ações quer dizer a história do homem é a história de uma crescente produção intencional os objetos até que nós alcançamos hoje a produção daquilo que se mandou chamou de objeto concreto o que
a questão do objeto concretas a história do homem honesto ao longo do primeiro ele cria objetos que eram os prolongamentos socorro que ele comandava diante da natureza mas se adaptavam completamente a natureza pulo milênios de história humana para chegar ao mundo de hoje no qual o homem cria objetos que tomou o lugar da natureza e que trabalham melhor do que a natureza do objeto perfeita natureza não é perfeita e jamais perfeito natureza o lugar da imperfeição a perfeição é o próprio técnico o objeto técnico ele é perfeito é o objeto concreto esse objeto ter feito
esse objeto com grande que se não haveria globalização tal como nós estamos assistindo esse objeto com grande que é tanto o ópio produzido na posição da coisa qual é produzido na posição dos arranjos entre as coisas à maneira com nomes como os objetos para obter um resultado ideal a nossa mente antes de se dar na história isso significa que a partir de uma certa produção de urgência de uma certa disposição dos objetos nós estamos em medida de ajudar mais na produção de 11 dido na vida social e aí eu é volta aquilo que havia dito
no começo ele quer que a ambição às vezes melhorada dos arquitetos e urbanistas quando imagino que o seu é assad seu desenho o que os objetos que colocam sobre a um lugar humanizando-o que inventou para substituir os objetos já presentes têm um papel na vida social tem esse papel todavia relativa relativo por que vai depender da maneira como nós organizamos a vida silva hora se nós sabemos através da constituição técnica do objeto aquilo que ele pode oferecer nós estamos muito melhor condição para sugerir aos especialistas da sociedade o tipo de sociedade que deve ser instalado
mas supõe que nós começamos lá neles que nós sejamos capazes de analisar clara - acordos entre os objetos e a capacidade funcional desses objetos como a capacidade funcional dos arranjos porque é isso que fazem os planejadores eles com os objetos eles escolhem os arranjos entre objetos que fazem os eles escolhem os objetos e descobre os arranjos dos objetos essa região lançam apenas para produzir uma sensação de beleza não tem uma vocação puramente estética tem uma vocação pragmática só que no mundo de hoje a confusão entre produção do objeto esteticamente válido do objeto pragmaticamente fato é
cada vez maior chamam de coisa de concreto joga na cara dos pensadores essa palavra concreto como os cinemas pensador estivessem falando de algo que não merece participar do mundo do mundo vivo que fosse algo nerd l mapa do rei das essências e que apenas pudesse comparecer como mecanismo para essa coisa concretamente está esse concreto os objetos esses objetos de descontentes on exatamente o objeto abstratos jogos que a chance o objeto é concreta a partir do seu uso eu uso que dá concretude o objeto resto tudo é incerto ora vocês vão ver que estou fazendo o
ar - bornes 1510 melhor a parte a partir da promessa que fiz no começo mais comum digamos uma contribuição ao debate que imagina estão fazendo e com a eficiência que sabe fazer há aqui na nesses dias eu creio que a thais é jen ela produzida como ela é sobretudo por um massagista a maior parte das paisagens não são produzidas o paisagista aquele que acaba o paisagista fazer é um pequeno grão de areia no na praia em relação à produção da paisagem que é feita é geralmente feita a partir de pedacinhos construções isoladas o fazendeiro que
muda até para a sua implantação o incorporador cria um bairro o prefeito que muda talca o qual pedaço da cidade enquanto que o planejador urbano e paisagista são chamados para intervenções tópicas de que apenas abrange um pedaço da realidade total da realidade que é modificada segundo é princípios quis que não são namorados aqui só que a análise da paisagem é feito que todo um trabalho que é sobretudo o nosso trabalho nem sou de propor novas paisagens é a crítica uma paisagem tal como ela é isso pode ser feito com proveito e pode estabelecer a lei
limites das possibilidades são exíguas intervenção direta então é é um ensino de uma disciplina pode se comunicar com o outro em cima de outras disciplinas se não ultrapassa o limite do objeto lícito o chamado interdisciplinar somente pode partir da disciplina quando ela deixa de ser disciplinado é feito num encontro entre disciplinas do encontro entre médica disciplinas isto é é quando ampliou a circunferência do meu trabalho quando eu me despeço dos limites estritos do chamado eixo do chamado objeto a minha preocupação e eu e coloco na esfera do seu contexto que enquanto os outros que também
deixaram os limites estritos é um equívoco imaginar que é possível entender disse que na verdade a partir da disciplina a sociedade só é possível a partir da meta disciplina isto é se o paisagista deseja intervir na produção da sociedade o melhor que pode escolher se quer ter avanços o milan a sociedade que não pode fazer e quer fazer o mal ele tem que ser bom na ruindade que propuser por conseguinte ele tem que ser é susceptível de uma visão contextual isto é da produção dessa meta disciplina dizer que o ensino de paisagem qualquer o ensino
ele supõe a existência de metas disciplinas isto é dá à produção do conhecimento da coisa que nos interessa como objeto a nossa som imediata mas o crescimento do sistema no qual essa coisa sincero eu imaginava que essa ideia de espaço tempo passado que eu tenho que examinar segundo um correcto método de enfrentar o passado quando o correto meta enfrentar o passado e buscar rever foi presente isto é buscar encontrar o contexto em que aquele passado simbolismo se eu coloco lado a lado esse passado visto como um presente então eo presente visto como atualidade isto é
um presente presente que eu já falava português parece que eu estou em condições de enfrentar a questão nesse debate desde que eu seja esteja sempre é divertido para evitar sempre sempre um mero discurso o discurso é evitado quando eu pulso com produzir investimento de análise o discurso não ajuda o som do conhecimento nem ajuda na posição da história são as categorias analíticas que permita conhecer pelo entendendo não pára aqui e estou à disposição para as perguntas que porventura queiram fazer se o capaz de responder ficarei se não for capaz direi que não eu não sou
capaz apenas pedir pra voltar aqui quando imaginar que aprendi um pouco mais o que vão perguntar [Aplausos]
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