IDEOLOGIA - ANÁLISE DE DISCURSO DE MATRIZ FRANCESA PECHEUXTIANA

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GEPALLE - FFCLRP - USP
A Ideologia é um conceito fundamental para os analistas de discurso e falar sobre ela é relembrar o ...
Video Transcript:
[Música] falar sobre ideologia para nós analistas do discurso é falar de um conceito fundamental é falar de um conceito base é falar é relembrar o processo de construção dessa disciplina é relembrar o processo de diálogo Que peixe fez com outros autores e com outros conceitos é por tanto relembrar para nós analistas do discurso da de Matriz francesa petitiana é relembrar a relação do discurso com a sua exterioridade portanto discutir ideologia para um analista é completamente fundamental Porque nós não podemos pensar o discurso sem a sua esterilidade sem a sua base ideológica então falar sobre ideologia
é falar sobre um dos conceitos fundantes da análise de discurso de Matriz francesa pechetiana bom mas de qual ideologia nós falamos antes da gente entrar nesse ponto especificamente é importante a gente lembrar que o conceito de ideologia ele foi amplamente discutido na Ciências Sociais e foi amplamente tomado em diferentes no antes o que isso quer dizer isso quer dizer que esse conceito ele foi construído ele foi lido ele foi conceituado por diferentes autores foi sustentado por diferentes ideias por diferentes concepções mas nós não podemos nos esquecer que quem traz à tona esse a discussão desse
conceito que é ideologia foi Marx Marx em seus estudos no pensamento marxista traz portanto a Constituição de um conceito que abre uma discursividade Ou seja que abre a possibilidade que abre a discussão o questionamento a refutação [Música] o aprofundamento a reiteração desse conceito Então a partir de Marx nós temos vários autores inclusive ao certo que discute sobre ideologia ele portanto abre as portas para essa discussão ele abre as portas para pensar o que vem a ser a ideologia alguns autores a conceituam de uma maneira outros autores a conceituem de outra maneira então lá no final
do século XIX começo do século XX nós temos então o esse conceito sendo discutido amplamente sendo constantemente falado e sendo constantemente produzido Entretanto é lá na guerra fria né com as condições de produção fortalecidas se tem o apagamento dessa discussão que na verdade funciona mais como um silenciamento então nós temos um contexto condições de produção no qual o capitalismo está entrando em cena e está criando forças está criando raízes na sociedade e ao mesmo tempo não coincidentemente mas sim por conta das condições de produção nós temos o silenciamento desse conceito o silenciamento da construção desse
conceito da discussão desse conceito e é então no momento em que o neoliberalismo entra em seu enfraquecimento que ele se esgarça que ele não toma tanta força é que volta essa discussão sobre o conceito de ideologia e aí nós temos uma figura muito importante que é zizec dizer que lá na década de 90 do século 20 traz para gente retoma Para gente este conceito de ideologia fazendo até uma leitura psicanalítica inclusive ele traz vários autores retoma vários autores retoma essa discussão sobre ideologia na sua obra publicada em 1996 chamado um mapa da ideologia então é
a partir desse lugar que a gente fala agora deste conceito que foi já amplamente discutido e teve várias nuances vários olhares e que para nós analistas dos discurso funciona como um conceito fundante fundamental junto com os outros conceitos então falar sobre ideologia para análise do discurso é falar sobre determinada ideologia determinado conceito de ideologia não é a mesma ideologia fundamentada por Marx mas é um conceito construído por Lui ao servo e ao certo teve contato com as obras de Marx e fez releituras fez questionamentos fez alguns apontamentos trouxe algumas considerações muito importante para pensarmos a
ideologia para análise do discurso então para a gente pensar portanto a análise de discurso de Matriz francesa pecheana precisamos pensar então na construção de Luiz conceito que traz alguns pontos muito importantes que nós já vamos discutir pela frente bom então para começar ideologia para Alto certo ela não está vinculada a simplesmente a naturalização de sentidos este Expressa o seu funcionamento a naturalização de sentidos ela expressa ela é uma consequência do funcionamento ideológico ela expressa um mecanismo ela expressa o funcionamento mas a definição de ideologia é a seguinte a ideologia ela se dá através da relação
imaginária que o sujeito tem com as suas condições como seus modos de existência portanto a gente já consegue ver aí uma grande contribuição de ao certo que se dá em relações imaginárias ou seja se nós falamos sobre relações imaginárias nós não estamos falando de um sujeito centrado e sim de centrado então altera ele já traz esse conceito de relações imaginárias né que a ideologia ela expressa a relação imaginária que o sujeito tem com o seu contexto com as suas condições e ele já vem trazendo portanto uma determinado inovação quando traz para gente que é de
um sujeito que é descentrado que possuem Imaginário ao contrário de Marx Marx não trouxe para a gente o conceito de de um jeito não trouxe para gente essa ideia de sujeito mas trouxe uma ideia de indivíduo portanto a ideologia ela tem esse tipo de funcionamento né de provocar a relações imaginárias ou seja de provocar a interpretação de provocar a relação do sujeito de provocar formações imaginárias então a ideologia ela é carregada por esses mecanismos por essa constituição por isso que cada sujeito atribui um sentido a um acontecimento Porque nós não estamos falando aqui de uma
ideologia só mas sim de vários tipos de relação que vários sujeitos tecem com o seu contexto portanto altera ele vem trazer para gente a marca de dois tipos de ideologia a ideologia geral né que é a ideologia que ela não estava vinculada a um contexto sócio-histórico Mas ela está em toda a sociedade ela essa ideologia geral ela expressa uma estrutura que é a estrutura que marca todo o processo de vivência da humanidade todo o processo de construção da humanidade em sociedade portanto ela não é datada ela não tem um começo e não tem um fim
ela existe na sociedade capturando a todos interpelando a todos sem condições do sujeito estar fora dela e esse é um ponto muito importante da releitura de Alto certo com Marx porque Marx dizia que ideologia eram falsamento da consciência que existiam algo verdadeiro fora da ideologia que existe um real fora da ideologia e que o sujeitos não acessam Essa realidade verdadeira Porque eles estão tomados por o meu por uma ideologia que funciona como um falseamento de consciência ao certo pega essa definição e faz alguns apontamentos dizendo olha não é bem assim não existe um verdadeiro não
existe o fora da ideologia a ideologia ela existe para todos em todo momento nós Não pegamos o Real nós não alcançamos o Real então não existe um fora da ideologia portanto a gente não fala de um falseamento de consciência mas sim de relações imaginárias então nós temos portanto este conceito de ideologia geral ou seja não é um fora e para além desse conceito nós temos também uma outra um outro tipo de ideologia que são as ideologias particulares essas ideologias particulares ela sim são marcadas por um contexto sócio-histórico ou seja são as ideologias vinculadas a determinadas
condições de produção a ideologia em geral ela é funciona como uma estrutura da sociedade agora as ideologias particulares como uma religiosa a jurídica a da educação a ideologia da ética elas são particulares de um contexto sócio-histórico e é muito importante a gente lembrar que diferentes sujeitos estão dentro dessas ideologias ou seja sujeitos da classe dominante e sujeitos das classes dominadas como por exemplo a classe operária a classe pequena burguesa e os burgueses eles estão inseridos em uma mesma ideologia e É nesse ponto que nós podemos ver a contração da ideologia principalmente tecnologia particular O que
quer dizer bom se nós se ideologia se trata da relação imaginária que o sujeito tem com as suas condições de existência e nós temos diferentes sujeitos com diferentes condições de existência nós temos dentro de uma mesma ideologia sujeitos que possuem relações imaginárias diferentes que atribuem sentidos diferentes aos acontecimentos então é dentro da ideologia particular sobretudo que nós conseguimos ver a contradição e principalmente como não existe apenas uma ideologia mas existem várias ideologias o mesmo sujeito ele é atravessado por várias ideologias então é muito importante a gente pensar que ao sério ele vem construindo o seu
conceito de ideologia estando pautado portanto não no falsamento da consciência e Também não enquanto uma ideologia em si mas uma pluralidade de ideologias e além disso nós temos também outra contribuição dos estudos de outubserve na construção do conceito de ideologia essa contribuição ela está muito localizada no sentido de que alto sério ele é considerado um materialista Por que que altera ele é considerado um materialista bom ele é considerado um materialista pois ele elenca ele confirma que a ideologia ela não pode estar localizada apenas no plano abstrato ou no plano das ideias mas a ideologia ela
deve estar e ela deve ser observada nas práticas porque as práticas elas só existem embasadas em uma ideologia ao contrário de Marx que localizava a ideologia apenas no plano abstrato e separava ou abstrato do concreto que separavam o pensamento da realidade A observem dizer pra gente olha não é bem assim a gente não pode separar esses planos porque as práticas elas não são neutras muito pelo contrário as práticas expressam uma ideologia e É nesse ponto que nós devemos nos lembrar de outra contribuição de Observe que diz respeito aos aparelhos ideológicos de estado bom são os
aparelhos ideológicos de estado as suas instituições escola ou direito são essas instituições que expressam em sua prática biologia dominante portanto por isso que alto sério ele é considerado um materialista porque a ideologia ela está localizada nas práticas e aí nós não podemos nos esquecer que ele também nos coloca que nós conseguimos ver o funcionamento nós conseguimos ver com veemência esse funcionamento ideológico nas práticas das instituições que tomam A ideologia dominante enquanto uma ideologia Só enquanto a ideologia de suas práticas e expressam portanto esse tipo de ideologia dominante bom alguns autores ainda colocam que ele disse
apenas sobre o aspecto reprodutor e não do aspecto transformador nós veremos que sim ao sério ele coloca pontos de transformação da sociedade pontos de deslocamento e É nesse momento que está a ciência que se inclui a ciência as classes que não são dominantes elas deixam de ter influência da ideologia dominante É nesse ponto que a gente consegue a transformação quando nós temos as classes dominadas fora da influência da ideologia dominante bom tudo bem mas assim como a gente discutiu não existe um fora da ideologia né não existe não tem como nenhuma classe estar fora da
ideologia e É nesse ponto que entra a ciência a ciência para altera ela não é neutra ela tem um embasamento ideológico assim mas a ciência ela expressa uma ideologia trabalhada ela espécie ela expressa uma ideologia que foi argumentada foi construída foi questionada então para Alto sério a ciência ainda que esteja embasada em um movimento ideológico ela é Teoricamente aberta ela está vinculada ao processo de transformação ao processo de argumentação portanto a transformação da sociedade deslocamento da influência da ideologia da classe dominante se dá quando nós instrumentalizamos a classe dominada segundo o exemplo de etc com
a ciência marxista leninista então É nesse ponto que ocorre a transformação bom então acho que já deu para a gente perceber nesse percurso todo nesse caminho todo que nós não estamos falando de um sujeito único e no sentido de que é um sujeito centrado sim é um sujeito singular mas não é um sujeito centrado acho que já deu para perceber bom o sujeito para este conceito de ideologia para essa construção conceitual ele é descentrado ou seja ele está de alguma maneira aberto a interpelação ideológica ele não tem controle ele não tem consciência de que ele
é interpelado ideologicamente e esse mecanismo faz parte da ideologia bom ao certo para construir Então todo o mecanismo ideológico como que ocorre essa interpelação ideológica ele vai beber um pouco da psicanálise para definir o conceito de sujeito E aí lógico devido às proporções com ressalvas explicitamente em um trabalho publicado em 1969 ao certo coloca Então as suas bases de um sujeito marcado pela psicanálise que é o sujeito desse entrado bom então a partir disso eles põe pra gente que o processo de interlação ideológica ele não acontece de maneira consciente de maneira evolutiva ele acontece de
maneira inconsciente através de um mecanismo especular isso é através de um mecanismo de reconhecimento e desconhecimento o que vem a ser esse mecanismo especular de reconhecimento e desconhecimento esse mecanismo ideológico ele apresenta para o sujeito ele se apresenta para o sujeito da seguinte maneira o sujeito quando ele é interpelado pela ideologia quando ele é capturado por uma ideologia ele se acontece naquele discurso ele se identifica com aquele discurso por isso que se trata de um reconhecimento mas ao mesmo tempo ele desconhece que ele está sendo capturado para o sujeito isso é tudo muito na ordem
do Óbvio na ordem do natural na ordem do esperado para o sujeito ele não está sendo capturado mas ele está sendo simplesmente identificado ele concorda com aquele discurso mas ele não consegue ter a compreensão de que ele está sendo capturado quando na verdade esse sujeito ele se submete ao sujeito grafado com S maiúsculo que são as ideologias né Então essa estrutura especular que se apresenta para o sujeito que o sujeito reconhece e desconhece é próprio do mecanismo de interpretação ideológica Então é assim que funciona esse processo de captura e de interlação de maneira inconsciente onde
o sujeito e acaba sendo atravessado por várias outras ideologias ele acaba sendo múltiplo ele é plural por conta de outras ideologias mas ao mesmo tempo ele não reconhece que ele está sendo atravessado por muitas ideologias muito pelo contrário ele acha que está tudo bem assim e que está Tudo na ordem do Óbvio e que ele tem completo o controle sobre as suas ações sobre as suas atitudes Será que eu vou me capturar por essa ideologia ou não sendo que na verdade isso acontece de maneira inconsciente bom dada então a discussão em torno do que vem
a ser o sujeito para o céu nós entraremos no próximo vídeo na conceituação então de como ocorre de fato essa interpelação e quando não existe identificação com um discurso e quando não existe uma identificação com uma ideologia e aí nesse ponto que vem no trabalho de PC trazendo para gente muitas outras contribuições em torno do processo de interpelação e da estrutura funcionamento que é a ideologia
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