Leis Morais - Lei de Reprodução

11.77k views11291 WordsCopy TextShare
Simão Pedro de Lima
Video Transcript:
g1 oi bom dia a todos hoje manhã de domingo para nós continuarmos o nosso estudo das leis morais do livro dos espíritos então vamos só aguardar mais um segundinho até o pessoal entrar e aí vamos seguir com o nosso estudo de hoje né nós temos combinado na última nosso último encontro que conversaremos sobre a lei de reprodução né então já analisamos as características da lei das leis morais analisamos a questão da cos qualidades né por assim dizer das leis morais a questão do bem e do mal e analisamos em duas em dois estudos a lei
de adoração na e seguindo a sequência óbvio do livro dos espíritos mas hoje vamos conversar sobre a lei de reprodução eu acho que já temos um número de pessoas que nós já podemos começar né eu tentei eu disse na última cena do último encontro nosso problema do face né eu tentei melhorar a velocidade parece que deu certo então tá dando para som e imagem está bom estar em bons também no facebook né e aqui no instagram creio também que esteja que esteja bom som né é vamos vamos seguir né só organizar aqui um pouquinho a
tela o mudinho o ok oh thiago cássio pergunta que se não haverá live no face sim thiago eu estou com a live também no face tá tanto aqui no instagram quanto no facebook e estou com a live tá e posteriormente vamos subir para o youtube a conforme a gente havia falado estou também gravando para subir e depois para o youtube ok então vamos trabalhar um pouquinho já temos um número bom de pessoas e e o tempo no instagram é limitado não é só uma hora então nós temos que aproveitar bem o tempo e hoje então
vamos conversar vamos vamos ler analisar as questões do livro dos espíritos que estão no item 3 do capítulo 4 do livro terceiro das leis morais justamente hoje sobre a lei de reprodução e é interessante kardec dividir essas leis morais né como ele coloca em em 10 estruturas lógica uma forma didática e ele trata não é de lei de adoração lei de reprodução leite conservação lei de destruição lei do trabalho lei do progresso lei de igualdade lei de justiça amor de qualidade ou seja são 10 estruturas que ele propõe e nós vamos perceber que lidam com
o nosso dia a dia não é todas essas estruturas é um ponto que nós me trouxeram uma água aqui para aliviar né é um ponto que nós fizemos sempre observar quando analisamos qualquer texto é o contexto no qual ele foi escrito em que época foi escrito em que cultura foi escrito porque o texto reflete o pensamento da época aqui a produção é importante nós contextualizarmos quando kardec desenvolve raciocínio embora o livro dos espíritos a primeira edição tenha sido editada em 1857 a o livro foi feito uma segunda edição 62 mas foi feito uma segunda edição
totalmente reformulada para se ter uma ideia a primeira edição tinha 500 e uma pergunta somente o livro dos espíritos que a dica 18 abril de 1857 a segunda edição que pode dizer um novo livro foi para 1019 perguntas então de 501 perguntas para mim me 19 então é outra estrutura e essa segunda edição já se dá na década de 60 no início da década de 60 do século 19.862 mais ou menos mais ou menos um 1862 oi e aí é um contexto não nós temos que observar aqui nessa época 1862 já havia sido lançado o
livro de charles darwin que falava da evolução das espécies a havia estudos de darwin e havia estudos de wallace e o alá se corresponda con kardec então o contexto aqui da lei de reprodução vai se dado o bojo do efeito imediato do lançamento que revolucionou o pensamento no sentido da da evolução o lançamento do livro de charles darwin a origem das espécies que foi feita em 1859 o lançamento do livro então 1862 início da cidade da década de 60 do século 19 estava em voga essa ideia uma novidade científica na época estava em voga então
essa novidade científica e é no bojo no contexto um conjunto de pensamento que se dá a elaboração dessas perguntas aí sim nós vamos perceber o contexto das perguntas é só um detalhe a sonia almeida ela fala que no livro dos espíritos dela tem 1018 perguntas eu falei aqui 1019 não não está errado se olha deixa eu explicar esse detalhe tá a base da edição francesa do livro dos espíritos que você viu para transitado são justamente essa segunda edição a questão número 1011 não foi numerada ou seja na typographia da edição francesa ficou mil e 9
mil e 10 mil e 12.013 saltou se a numeração 1011 então chegou número 1019 algumas edições editoras do brasil ao traduzir os que que elas fizeram editar os livros elas não melhoraram a 1011 então ficou mil e 9 mil e 10 1011 1012 me 13 chegou então a 1018 então a editoras por exemplo eyed né lá e de toda o doe olá tudo sobre difusão espírita fez trabalho um tradutor na hora que é salvador gentile ele explicou isso ele justificou por que que ele é de curso a numeração então não é novo não é uma
mudança de questões uma mudança na numeração então a editoras que a última questão será 1018 a editoras a maioria que a última questão será 1019 porque houve essa essa aspas correção tipográfica por isso que resta diferença fechando o parênteses voltemos ao assunto bom então é nesse contexto do século 19 pós lançamento do livro de carnes da vem que ser que foi a origem das espécies é é que cada é que desenvolvem o raciocínio daí nós vamos entender porquê das perguntas que ele coloca aqui né a questão 686 a reprodução dos seres vivos é uma lei
da natureza lógico estamos tratando de leis naturais leis morais então vem aqui dizendo a reprodução dos seres vivos é uma lei da natureza o que os espíritos adoro esses advérbios que eles colocam nas respostas e os espíritos eles respondem assim evidentemente evidentemente óbvio está na natureza acontece é natureza o processo reprodutivo perpetuação da das espécies conservação no sentido de reprodução e perpetuação no sentido físico da palavra no sentido material da palavra eu acho interessante essa sua forma de ver biópsias espíritos utilizam para responder perguntas assim que eu não chamaria óbvias mas perguntas do tipo a
reprodução dos seres vivos é uma lei da natureza e eles respondem evidentemente sem a reprodução mundo corporal pereceria então estamos falando no contexto de vida material estamos falando no contexto de vida orgânica seja vegetal animal ou mineral todo o contexto das perguntas todo o contexto então a pergunta é se dará na ideia de vida material vida orgânica melhor dizendo o contexto aqui embora tenhamos uma pergunta que leve ao contexto espiritual o contexto da das perguntas referem-se então a vida orgânica e volto a dizer no dentro do bojo daquele momento que as pessoas têm uma grande
novidade científica que ela lançamento do livro a origem das espécies de darwin em que se deu em 1859 e kardec desenvolvem o raciocínio de 1860 frente não é para essa edição 262 então vem a pergunta a evidentemente então a lei da reprodução a lei natural opte e a questão seguinte 687 se a população seguir sempre a progressão crescente que vemos chegará um momento em que ela se tornará excessiva na terra a pergunta também dentro de um outro contexto do pensamento malthusiano thomas malthus lá em 1793 final do século 18 ele desenvolveu a teoria que nós
passamos a chamar o apelidar de teoria malthusiana thomas malthus ele trabalhava a ideia observando o crescimento populacional na época final do século 18 para século 19 é percebendo a a quase que duplicando o a população em um espaço curto de tempo entre 5 e 10 anos ele então desenvolveu uma uma uma preocupação ele era um clérigo e também do ramo da economia lá da turma dos liberais mas ele entende então que haveria um estrangulamento momento de estrangulamento em que a produção a capacidade produtiva de alimentos seria menor do que a própria a própria o próprio
aumento o racional seria o primeiro esboço demográfico feito então ele dizia que a população crescia em proporção geométrica o que que é proporção proporção geométrica duplicações 1 2 4 8 16 32 64 128 seja duplicando então dizia que a população crescia na projeção na progressão geométrica ea produção a capacidade de produção de alimentos crescendo a progressão aritmética o que que é progressão aritmética 1 2 3 4 5 6 7 geométrica 1 2 4 8 16 duplicando e a proteção a produção só subindo então entendia malthus que haveria uma escassez de alimentos numa proporção absurda ou
absurdamente grande por causa dessa progressão geométrica do crescimento populacional e progressão aritmética do da capacidade produtiva de alimentos any é isso também então pensamos ideia malthusiana em voga ideia darwinista em voga é nesse conjunto que sai essas questões que hoje talvez seriam poderes se fosse nos olhavas no prisma atual por quê porque já temos todo o conhecimento desenvolvidos essa é para cá mas para época não significativamente importantes essas perguntas e nesses contextos então aí ele pergunta se a população seguir sempre a progressão crescente que vivemos chegará um momento em que ela se tornará excessiva na
terra mais gente do que a capacidade de alimentação por exemplo e aí os espíritos respondem não ah não então pronto não e depois segue a frase não deus a isso prover mantém sempre o equilíbrio ele nada faz de inútil o homem que apenas ver pelo ângulo ou pelo por um ângulo do quadro da natureza não pode julgar a harmonia do conjunto é que você se sente olha malthus não tá pensando direito o pensamento de malthus não é tão correto assim porque está esquecendo do equilíbrio da harmonia nas leis de deus tudo harmoniza as leis físicas
são harmônicas então essa ideia que dos espíritos aqui é como se dissessem não é bem assim como vocês pensam existe uma harmonia deus mantém o equilíbrio em tudo e é o que nós percebemos no andar dos anos do século dos séculos no caso malthus ou dos das décadas do caso kardec é porque isso porque nós percebemos então que houve um aumento da capacidade produtiva a produtividade de alimentos técnicas novas evoluções tecnológicas e isso foi aumentando e por outro lado a progressão geométrica da população também foi diminuindo ela não seguiu aquele ritmo do período século 18
de duplicar em períodos de em períodos de cinco dez anos mas em período de 50 anos 60 70 anos então foi havendo um equilíbrio e aqui até abrir um parêntese para gente pensar um pouco nós temos bilhões de espíritos vinte e tantos bilhões e espíritos na psicosfera terrestre há sete bilhões arredondando da conta sete milhões alguma coisa estamos aqui encarnados os outros estão no mundo espiritual e há uma alternância um vem outro vai louvor muitos vem nem um pouco vão muitos homens poucos vem depende das circunstâncias mas in these nós somos 20 poucos bilhões de
espíritos na psicosfera terrestre conforme nos valas e mano são joão de rands são 20 e alguma coisa de bilhões de espíritos na psicosfera encarnado e encarnados e desencarnados então nós temos hoje na terra 7 bilhões se nós olharmos exercícios curtos século 19 por exemplo as mulheres se casavam lá pelos 14 anos mais ou menos 13 14 anos era o período do casamento feminino o os homens se casavam lá pelos 16 17 anos mais ou menos eu lembro de minha mãe dizer ela se casou com 19 anos dela dizer o kamikaze eu dizia a ela né
ela fica azul na década de 40 de 1940 então ela disse me casei muito velha mas ela era a característica pensemos um pouco o período fértil período fértil feminino óbvio podemos dizer que lá dos 13 anos até os 40 naquela época né os quarenta e então como se casava com 14 anos o período de casamento o período da fertilidade era grande casando-se com 14 até os 40 a fertilidade então havia a possibilidade de reprodutiva dos 14 até os 40 mais ou menos e aí lógico nós vimos era muito comum ver famílias com oito filhos dez
filhos 12 filhos né quando alguém se casava e perguntava-se quantos filhos você tem ela diz eu tenho quatro lá falou só eu tenho seis só hoje se alguém falar que tem quatro filhos vai dizer isso tudo mas porque foi mudando e o que que acontece hoje esse casa vamos lá pelos 30 anos e a essa fertilidade digamos ativa utilizável para teus parentes alguma coisa 4445 diminuiu-se o tempo então diminui esse também esse aspectos da reprodução naturalmente isso foi até acontecendo por questões sociais demandas sociais se é pro 18 às demandas sociais que levavam a maturidade
da menor eram menores do que hoje às demandas sociais levam a um período mais longo para se desenvolver a maturidade ea maturidade psicológica maturidade emocional maturidade financeira maturidade de material então essas coisas as próprias condições naturais foram alterando e essas alterações também foram refletindo nesse processo e foram corroborando aquilo que os espíritos responderam a essa questão 687 quando disseram então deus mantém o equilíbrio a uma arma o conjunto mas muitas vezes o prisma pelo qual olhamos não percebe não gasto não se dá para perceber a essa harmonia então pensamos bem nessas questões eu fiz apenas
um exercício um exemplo muito muito mas muito mesmo reducionista mas só para percebemos isso então a uma certa harmonia na própria estrutura as demandas sociais mais exigentes a maturidade demorando um pouco mais acontecer e abra outro parênteses muitas pessoas dizem mas no passado as pessoas eram mais maduras mais cedo não necessariamente porque pensamos lá no século 19 o que seja no início do século 20 o que que a sociedade de mandava para a maturidade de uma pessoa uma maturidade da mulher por exemplo a fecundidade a condição é de fertilidade cuidar dos afazeres da casa ser
mãe cuidar dos meninos fazer ali e cozinhar alimentos era isso que se pedia lá atrás e no início do século 20 ao homem o que que era pedido força física não sei lá cuidar de gado bater pasto o que que é isso né isso com 16 anos era possível fazer um 14 anos era possível fazer e hoje o que se pede a sociedade hoje muito mais do que isso hoje esse pede uma interação social muito mais ampla então não quer dizer que se minha avó que foi mãe sei lá os 14 e 15 anos com
a maturidade e vivesse hoje com a mesma maturidade ela seria adolescente hoje é do mesmo jeito dos outros porque as demandas sociais são completamente diferentes vezes muito mais hoje a resposta que nós damos para as demandas sociais demanda também maior tempo de vida ou seja numa idade um pouco maior então não podemos analisar a maturidade cronológica nós temos que avalizar avaliar a maturidade social é uma maturidade social mundo pede mais coisas e exigem mais tempo mais idade para que se desenvolva naquela época a pessoa com quarto ano de escola não é o partiram de grupo
que amanhã eu chamava chamava nos de grupo ela suficientemente capacitado para lidar com a sociedade porque as operações necessárias aprendi até os 4 anos mas juro até os 4 anos de grupos hoje hoje a demanda social é muito maior hoje a demanda social tô mesmo se os meus pais lá sei lá meus avós que naquela época com quatro anos de grupo sabiam muito se hoje com o mesmo quarto ano de grupo daquela época eles aqui estivessem não saberiam nada também porque a demanda social mentor não é que se tornando nos tornamos imaturos é que a
sociedades complexas a complexidade social exige maior nível de maturidade então não poder e na época com 14 hoje com 30 na mesma maturidade não 14 para aquela época era necessário era possível a mama uma maturidade social hoje não então esse ponto que precisamos observar ah e não olhar porque a um erro que a gente chama na historiografia de falácia historiográfica o que que é uma das falácias historiográficas olhar o passado com óleo do presente não podemos precisamos nos transportar para o contexto da época para fazer análise mais apropriada ao fato na época da sua ocorrência
e não com os conceitos e critérios e culturas que se tem na atualidade então apenas esse parênteses né e aqui em outro ponto né é por outro lado as crianças hoje diz aqui é uma amiga silvana dizendo as crianças hoje já nascem mais experiências não aí eu crisma da espiritualidade exato kardec trabalho isso no livro a génese ea nova geração aí é um outro tópico para gente conversar quem sabe no outro momento numa outra oportunidade sobre esse aspecto mas não há dúvida nós são seres que estão o que já vivenciaram essas culturas foram para o
mundo espiritual aprimorar ou se voltaram por novas ideias com outros pontos processos de desenvolvimento né é outro aqui marcelo diz meu pai e falava o latim etc mas vamos pensar hoje o seguinte ensinar latim na escola hoje para criança com qual a utilidade qual a utilidade teria o latim hoje se não preciso da etimologia de palavras então é isso a fusão avaliar para época tinha muita utilidade porque utilizava-se a estrutura a própria gramática portuguesa era muito próxima a própria gramática latina basta olhar as as mudanças nas palavras as revoluções ortografia isso nós tivemos quantas palavras
foram mudadas na ortografia porque a ortografia muito próximo ao latim e depois foram se adequando ao a linguagem falada por que a língua evolui então são esses pontos que eu apenas estou usando para contextualização não como é análises de campos por assim dizer o objetivo a contextualização na contextualização só isso né é podemos até fazer outra contextualização a geração a minha geração por exemplo né no celular tão velho assim tô com meu 55 anos mas eu sou de uma geração que tem mais dificuldade de lidar com informática e no entanto são muito mais maduro do
que meu filho do que minha filha mas eles lidam muito melhor ou a informática do que eu então a pergunta é maturidade para quê e é isso ponto vai para qual nível de desenvolvimento é nesse sentido que estou colocando que nós temos que olhar os prismas e aqui ao contexto do século 19 e segue a questão então um tópico que ele vai falar agora do aperfeiçoamento das raças os tópicos aí volto a frisar esse esse esse assunto aperfeiçoamento das raças se tem muito a ver com o contexto da época volto a dizer 1859 lançamento do
livro a evolução das espécies origem das espécies a evolução das espécies de darwin em kardec na década de 60 escrevendo sobre isso perguntando sobre isso então está dentro do contexto já que dá vem falava da evolução nada seleção natural da adaptação do mais adaptável por assim dizer então é nesse contexto que as perguntas surgem então aí nós vamos entender porquê e o que é os olhos de hoje volto a dizer só perguntas seriam perguntas seriam perguntas muito simples porque já desenvolvemos uma série de conhecimentos a partir disso mas para época não perguntas complexas e dentro
do contexto de uma revolução revolução na ideia da evolução por assim dizer orgânica humana que seja na lançamento do livro de dorme então aí que vem essa a pergunta e a ione a forma de circunscrição que kardec coloca na pergunta a neste momento raças humanas que evidentemente diminui chegará um momento em que terão desaparecido da terra e aqui vamos fazer uma separação uma diferenciação raça e etnia são coisas distintas nós todos somos da raça humana homosapien sabe isso agora existem etnias etnias diversas orientais e ocidentais africanas são retilíneas não são raças a raça nesse sentido
aqui ca trazido por kardec é humana todos somos humanos todos somos homo sapiens sapiens essa ideia viu quando a gente faz então de raças não está se referindo a etnias não é o aspecto ético é o aspecto da a estrutura do ser humano então aqui ele perguntar nesse momento século 19 raças humanas que evidentemente diminui e chegará um momento em que temos aparecido eles dizem os espíritos se é verdade é que outras tomaram seu lugar assim como outras no um dia tomaram o lugar da vossa aqui vejamos até interessante eu sugiro uma leitura uma leitura
que seria diria assim uma leitura agradável é de um livro chamado li o livro se chama sapiens do e oval né e oval hari é interessante esse livro é um livro pode ser lido na que ele vai fazer uma análise das suas ideias da evolução né do neandertal homo sapiens então surgiram essa leitura chama-se livro 15 livro só sapiência um vão ver se ela sabe disso do e oval é né muito interessante essa obra mas nós vamos seguir aqui nós vamos voltar e e na frente temos uma questão que nos remete a essa e nós
voltaremos nela a questão 689 os homens atuais formam uma nova criação ou são descendentes aperfeiçoados de seres primitivos veja a pergunta bem da revista bem dentro do contexto da vinícius que possuía a época já volto vou insistir muito lixo e nós precisamos olhar essas questões com os olhares do século 19 do da segunda metade depois do lançamento do livro a origem das espécies o evolução das espécies de darwin é neste contexto então veja os homens atuais as pessoas atuais formam uma nova criação ou são descendentes aperfeiçoados dosseres primitivos e aqui a resposta são os essa
resposta ela vai além do aspecto material que eles vão dizer são os mesmos espíritos que voltaram para aperfeiçoar em novos corpos mas que ainda estão longe da perfeição então aqui eu vejo como os espíritos saem do contexto então material saem do contexto é da revista e vão para um contexto espiritual coloquei a falando de uma evolução espiritual e aí dizem dão os são os mesmos espíritos então isso quer dizer é muito importante isso que independentemente de corpos os espíritos somos nós somos os mesmos mas motivo pelo qual não se deve não se tem espaço para
nenhuma ideia de racista não existe espaço para isso porque somos seres espirituais não há melhor ou pior em estrutura material somos seres espirituais pode haver melhor ou pior a estrutura moral mas não aspecto material no aspecto corpóreo e os espíritos das diversas né por assim dizer nessa resposta chamando a atenção para o aspecto espiritual então pergunta-se kardec pergunta a kardec os homens atuais formam a nova criação ou são descendentes aperfeiçoados de seres primitivos e eles respondem são os mesmos espíritos que voltaram para se aperfeiçoar em novos corpos é mas que ainda estão longe da perfeição
aí ele segue assim a atual raça humana que pelo seu crescimento tem já invadir toda a terra e substituir as raças que se extinguem ter a sua fase de decréscimo e desaparição será sobre mim substituídas por outras mais aperfeiçoados que descenderam da atual como os homens civilizados e hoje descendente descendente descendem os seres brutos do passado e isso nos leva ao livro a caminho da luz no capítulo 2 que mano fala justamente dessa evolução espiritual então o foco da resposta é a evolução espiritual horizontal os espíritos não se ocuparam com a questão material ocuparam fica
a questão espiritual então esse foi o foco da resposta e aí eu sugiro a leitura do capítulo 2 do livro a caminho da luz de amônio e muito interessante essa leitura é feita pelo essa essa leitura muito interessante essa esse contexto ou esse texto queimando nos traz nesse capítulo dois justamente da génese espiritual da génese corporal da génese espiritual bom e depois da questão 690 aí que com ela nós nós voltamos à questão 688 pergunta se do ponto de vista puramente físico puramente físicos veja que a circunscreve né kardec circunscreve a pergunta do ponto de
vista puramente físico puramente físico os copos atuais são de criação especial ou procedem de copos primitivos por meio da reprodução e aí reprodução processo evolutivo teoria darwinista do ponto de vista puramente físico há décadas o seu construir só do ponto de vista físico porque do ponto de vista espiritual os espíritos haviam respondido e aí eles respondem a origem das raças se perde na noite dos tempos como que é dizer olha não dá para você começar a buscar esse entendimento desde o início porque isso se perde na poeira do tempo na noite do tempo com os
filhos utilizam como que a dizer não adianta ficarmos buscando certo certas origens que que vão além que estão fora do nosso do nosso raio de possibilidade de entendimento é isso que eles tão dizendo a origem das raças se perde na noite dos tempos mas como como pertencem todas à grande família humana em qualquer que tenha sido tronco primitivo de cada uma elas puderam aliar se entre si e produzir tipos novos aqui do povo em ponto de vista puramente o físico eu já pergunta do ponto de vista puramente físico não está se falando de evolução espiritual
aqui oi e aí eu volto a ideia da questão 688 na que nós havíamos comentado já anterior e volta a ideia do livro do rival não os atuais porque ele desenvolve a teoria dele a teoria analisando que houve uma coincidência ou a simultaneidade melhor dizendo do convívio de raças diferentes uma por exemplo um homossapins ainda já desenvolvido com os bolsões de neandertalismo chronista ou seja o momento o magno o homem de neandertal podem pode ter vivido pode ter convivido com o próprio homossapis então a idade de lionel seja ele trabalha novarad ele trabalha com essa
ideia então volto a dizer segundo o pensamento de rádio que sabe em uma convivência e de certa forma os espíritos dizem assim também porque eles dizem do ponto de vista corporal que eles elas puderam aliar se entre si para aliar-se entre se precisar o vídeo e aí então haveria uma simultaneidade não seria uma depois da outra acabou uma ver a outra não é um processo simultâneo é um processo de evolução do puramente do ponto de vista físico como está na pergunta volta a esposa de vista físico e nós podemos observar a questão 79 do livro
o consolador na semana acho muito interessante quando a linha ele vai falar de o reino mineral reino vegetal reino animal reino hominal o reino celestial nessa questão 79 e ali ele vai dizer né que no reino mineral desenvolvemos a ideia data desculpe da atração no reino vegetal a ideia da sensibilidade no reino animal o instinto no reino homem não é uma criação e madalena e também é uma menina é o reino hominal nós teremos a razão e no angelical a divindade admite então é mano traz esse processo evolutivo do reino mineral atração vegetal sensibilidade animal
extinto hominal razão angelical divindade como que é um processo evolutivo espiritual estagiando nos até a individualização nos reinos mineral vegetal e animal a partir do reino hominal não é um estágio é uma própria existência surgiram para entendermos melhor isso a questão 607 do livro dos espíritos nós vamos analisar é uma questão que fala da trança do momento da passagem do princípio inteligente para ser individualizado então sugiro a leitura dessa questão 607 e propõe o que ela seja associada à questão 114 a questão 23 e a questão 76 do livro dos espíritos para a gente entender
melhor essa questão é de 90 então surgiu da leitura questão por ordem cronológica então 2376 114 prometemos e lemos também vamos ver também a 122 e a 607 principalmente a607 para a gente entender esse momento da passagem de princípio inteligente para ser inteligente é interessante não vamos nos deter na análise dessas questões mais surgiram 607 principalmente 2376 114 e também a 122 mas essas outras interessante para este contexto aqui até mesmo para entendemos porque é mano desenvolve o raciocínio na questão 79 do livro o consolador então é muito importante associarmos essas questões para percebemos nesse
processo evolutivo e aí também o processo evolutivo e espiritual e eu acho interessante lá na 607 quando fala do princípio inteligente e fala desse período do mundo primitivo o espírito escreve assim e o princípio inteligente que estás longe de conhecer longe de conhecer como que olha isso aqui é muito tá muito vocês são muito distante do de entender o que é isso e a gente viu tanta gente tentando explicar aquilo que os espíritos disseram que estamos longe de entender mas fica lá leitura para esse fim tá certo depois ainda na questão 691 e pergunta do
ponto de vista qual é do ponto de vista físico mais uma vez análises físicas né do ponto de vista físico o caráter distintivo e dominante das raças primitivas ou seja do ponto de vista físico e não quer saber do ponto de vista moral do ponto de vista espiritual do ponto de vista físico o que que o que caracteriza a ação primitiva é de uma raça não não primitiva de movimentos corporais distintos e eles visitam o que caracteriza a raça primitiva o desenvolvimento a força bruta e da força intelectual do ponto de vista físico nada a
ver com questões espirituais tá isso vou indo lá para o período digamos do dessa leis cromag no ou até antes disso mesmo né do do vamos vamos ser mais mais pouco mais distante do pithecanthropus erectus e seja né então estamos revendo a esse período nada a ver com as questões atuais então os homens da força bruta as custas o melhor dizendo a à custa da força intelectual agora dá agora quer dizer atualmente dá-se o contrário o homem faz mais pela inteligência do que pela força física e não obstante faz 100 vezes mais porque soube tirar
proveito das forças da natureza o que não conseguem os animais aquele faz a descrição então hoje na atualidade o que prepondera e a inteligência sobre a força física a inteligência só na força física para movimentam objeto não preciso mais de tanta gente empurrando bastou desenvolver alavanca né como como disse o físico da época dai-me uma alavanca é um ponto de apoio esqueci foi dando uma alavanca é um ponto de apoio e eu moverei o mundo né ou seja não precisamos usar uma força física a inteligência então ele diz área nos primeiro previsto de milho por
no previsto primitivismo força física na atualidade inteligência sobrepõe a física na época força física sobre polir a a inteligência e é isso puto e depois segue não é é uma questão 692 o aperfeiçoamento das raças animais e vegetais veja como é que ele fala raça animal raça vegetal raça humana e sobre-humano não é etnia é um conjunto é o aperfeiçoamento das raças animais e vegetais pela ciência é contrário à lei natural ou seja o aprimoramento melhoramento genético que seja é contrário à lei natural e a lei natural seria mais conforme a essa lei natural deixar
que as coisas seguisse o seu curso normal é mas aqui está sempre uma raça os animais e vegetais oi e aí dilson nossas uma raça vegetal espécie não aqui é a ideia é treinos reino animal reino vegetal reino hominal tudo se deve fazer para chegar à perfeição o próprio homem é um instrumento de que deus se serve para atingir seus propósitos sendo a perfeição objetiva para o qual tende a natureza favorecer essa perfeição é apenas corresponder aos desígnios de deus aqui vamos avaliar né quantos melhoramentos vegetais tivemos nós estamos referindo a uma mudança genéticas da
atualidade não é feita coisas naturais simples uma por assim dizer uma enxertia por exemplo né enquanto isso melhorou as qualidades né alguns cruzamentos nada de revolução genética não é isso melhorou então diz que o homem pela sua inteligência ele pode colaborar nesse processo podemos dizer que é mais ou menos aquela ideia que andré luiz nos traz de os criadores qual criadores em planos menores e aqui o chama atenção para a questão 36 do livro o consolador e aí fácil peço licença para fazer a leitura dessa questão 36 porque é o livro o consolador foi escrito
na década no início da década de 40 não aí foi lançada a primeira edição do livro o consolador foi injustamente em 1940 o copo ai que foi de 1940 então vejam que o consolador também foi escrito dentro de um contexto ele foi escrito com a com dúvidas que as pessoas tinham nos anos 30 final dos anos 30 aí para ser exato e a própria introdução do livro o consolador diz que foi 1939 que eles tiveram a ideia de fazer uma sequência de perguntas aí mano então vejam são dúvidas são assuntos são circunstâncias da década de
30 década de 40 e mais precisamente desta década de 30 que foram trazidas essas questões para e mano eu responder e nesse contexto da questão 692 do livro dos espíritos é a questão 36 do livro o consolador né que eu me permito peço pelos ou para fazer a leitura da própria questão inteira né que fala mais ou menos dentro dessa ideia em a pergunta feita a irmã e foi a seguinte pode a genética estatuir medidas que melhorem o ser humano homem o ser humano questão 36 do livro o consolador pode a genética statue medidas que
melhorem homem e aí veja a resposta do do espírito emmanuel fisicamente falando fisicamente falando não espiritualmente falando fisicamente falando a própria natureza do orbe e vem melhorando o homem você já própria natureza vem melhorando as condições continuamente veja física tô falando a própria natureza do homem vem melhorando o homem continuamente nos seus processos de seleção natural ponto e nesse sentido a genética só poderá agir copiando a própria natureza material olha que interessante nesse sentido ou seja do melhoramento físico material do ponto de vista material a genética só poderá agir copiando a própria natureza material não
é inventando copiando a própria natureza material o próprio a própria revolução material é se essa ciência cultura investigá-los aí se ele coloca um elemento diferente se essa ciência ou seja ciência a genética física se essa ciência contudo vejo a conjunção adversativa contudo investigar os fatores espirituais aderindo aos elevados princípios que objetivo a iluminação das almas humanas então poderá criar um vasto serviço de melhoramento e regeneração do homem veja aquele caminho para o aspecto moral coloquei dizer deixa essa questão material por 4 e diz assim então então poderá criar um vasto serviço de melhoramento e regeneração
do homem espiritual no mundo mesmo porque de outro modo poderia ser uma notável mentora de uma eugenia uma grande escultura de forma celulares mas estar a massa do corpo estará sempre fria para o espírito humano podendo transformar-se em ticket abominável nas mãos impiedosas dos políticos racistas transformar-se em títere o que que é títere títere e marionete fantoche marionete então seja essa ciência pode acabar virando uma marionete nas mãos das dos impiedosas dos racistas 1940 o que que estava acontecendo nesse período 1940 é a segunda grande guerra o início da segunda grande guerra 1939 de 39
a 45 então no bojo e o que nós tínhamos nesse período o que nós tinha os acontecendo ali dentro daquele pensamento vitoriano a eugenia a oi e aí mano chama atenção para isso justamente para dizer que sem o aspecto espiritual sem se considerar o homem espiritual ser espiritual esses movimentos puramente materiais puramente materiais poderia caminhar para esse essa inescrupulosa aspas evolução científica inescrupulosos esse pessoas vendo vendo o leandro e o consolador tá perguntando aqui a grace é a questão do consolador que eu estou trazendo para associar a questão 700 692 do livro dos espíritos e
chamando atenção mais uma vez para contextos por isso que quando lemos aqui nós estamos vendo o consolador precisamos ver em que contexto contexto dos anos trinta e nove dos anos 40 ó e aqui nesse contexto que é mano vai trazer isso que se nós apartarmos o homem material do homem espiritual nós podemos enveredar por caminhos perigosos e inescrupulosos bom e que levaria a essas idéias abomináveis de racismos abomináveis porque não se olhou o homem espiritual o esquema está colocando essa questão 36 do livro o consolador associando a perfeitamente a questão 692 e 600 92 a
também do livro dos espíritos depois ele caminha cadê a caminho para um outro conjunto que são os obstáculos a lei obstáculos a reprodução e então ele vai dizer a questão 693 as leis os costumes humanos que tem por fim ou por efeito criar obstáculos a reprodução são contrários à natureza vejamos que uma pergunta genérica ea resposta virá também de forma entanto genérica então vejamos o que ele aqui pergunta as leis e os costumes humanos que tem por fim ou por efeito criar obstáculos a reprodução são contrários à lei natural e eles respondem tudo que entrava
a marcha da natureza é contrário à lei geral pergunta genérica a resposta genérica mas ainda questão seguinte 693 lá fácil uma é o certo direcionamento para pergunta e aí então aqui nos pergunta se aos espíritos considerando que a travar não entravar a reprodução seria contrário à lei da natureza ele pergunta o careca então pergunta entretanto a espécies de seres vivos animais e plantas cuja reprodução indefinida seria nociva a outras espécies das quais o próprio homem acabaria por ser vítima cometeria ele ato repressivo impedindo essa reprodução e aí vem a resposta deus concedeu ao homem sobre
todos os seres vivos vão poder de que ele deve usar para o bem mas não abusar usar para o bem não abusar em pó e depois regular a reprodução de acordo com as necessidades mas não deve entrar vala desnecessariamente olha a forma de bial desnecessariamente a ação inteligente do homem é um contrapeso instituído por deus para restabelecer o equilíbrio entre as forças da natureza e é ainda isso que distingue o homem dos animais pois ele age com conhecimento de causa é mas os próprios animais também concorre parecer que livro pois o instinto de destruição que
ele que lhes foi dado faz com que ao proverem a própria conservação eles detêm o desenvolvimento excessivo e talvez perigoso das espécies animais e vegetais de que se alimentam aqui nada está falando da questão humana animal e vegetal ponto né então o ponto focal aqui usar para o bem esses conhecimentos e não se deve em travar desnecessariamente a forma adverbial e são muito respeitaram de certa forma respeitar o próprio equilíbrio da natureza não é a marlene rosa faz uma observação aqui dizendo a interpretação do contexto da obra é fundamental para o aprendizado da doutrina associar
seu ensinamento atualidade pois as missões dos espíritos são eternos compete a nós extrair sua essência prefeito em tudo perfeito eu volto a dizer nós temos que sempre contextualizar em que a mesma pergunta qual a base epistemológica para aquela pergunta é uma questão epistemológica ou seja de origem de conhecimento de base de conhecimento qual é a matriz de conhecimento que gerou aquele tipo de pergunta isso é contextualização então nós temos que contextualizar sim porque se não podemos dizer lá só pergunta descabida não não é dos cabelos dentro do contexto dentro da matriz epistemológica não seria não
são nenhuma das questões de o livro dos espíritos ou dos cabelos nenhuma delas todas são cabíveis dentro da matriz epistemológica e como bem disse doutora marlene a fabi o desdobramento com os conhecimentos que foram adquiridos ao longo do tempo ou seja um novo conceito o melhor um novo contexto pode ampliar o conceito então é interessante esse aspecto agora dos conceitos trazidos no livro dos espíritos nenhum foi digamos que contraditado e não foi não nenhum dos consegs porque não foi contraditado um conceito qualquer que seja o que eles são verdadeiros mas desdobrado sim porque desdobrados porque
novos coentrão conhecimento surgiram próprio kardec fez isso quando ele escreve que nós observamos a revista espírita ele vai descobrir muitas coisas que só resposta às custas do livro os espíritos são ensaios teóricos porque ele ficar deve faz diversos ensaios teóricos no livro dos espíritos e também ele desdobra esses ensaios teóricos nas outras obras porque foram foram 13 anos de processo por assim dizer 12 13 anos de processo o qualificativo então nesse dessa condição de processo de purificação ele foi ampliando utilizando novos conhecimentos e desenvolvendo o em reino interpretando algumas questões tão muito importante sempre não
é só para análise do livro dos espíritos é para análise qualquer texto e para qualquer texto precisamos de contexto ou seja em que contexto foi escrito qual o objeto foi tratado com qual objetivo e principalmente qual a matriz epistemológica utilizada no raciocínio esse é o ponto fundamental é e aqui fazer colocando a grande né da mesma forma podemos interpretar as fala de jesus jesus falaram no contexto da época vejamos as parábolas que eu utilizava era dentro do contexto da época os elementos que utilizava o que ele é lamparina é o a candeia mandei é o
que ele medidas de trigo medidas de fermento era o contexto da época pescaria contexto da época mas os ensinos podem ser trazidos desdobrados tranquilamente vamos seguir é e aí então na questão o 694 que se deve pensar dos costumes que tem por fim impedir a reprodução com vistas a satisfação da sensualidade além de viver a resposta isso prova predominância do corpo sobre a alma enquanto o homem é material você para nós o quanto ainda nós nos fizemos seres espirituais e vivemos como se fossemos seres materiais é muito interessante isso aqui na quantas vezes nós afirmamos
e reafirmamos que somos seres espirituais e quantas vezes no nosso comportamento é tipicamente de seres materiais muitas vezes então é bom pensarmos nisso né abrindo um parênteses e a solange aqui me preocupo pergunta qual a tradução que eu uso eu estou eu estou usando essa essa edição é que uma edição comemorativa do livro dos espíritos que a tradução de evandro noleto levando letra e tradução da editora feb e eu gosto muito da tradução de muito atualizada embora a tradução do que o ribeiro seja perfeita uma estrutura linguística gramatical perfeita feita nos anos 20 né do
século do século 20 estão a construção digamos 11 em português castiço por assim dizer é muito bem estruturado muito bem culto para época velho usa inclusive mesmo só classes constantemente né pois aqui não se usa muito hoje vai embora altamente culta então é a do joão ribeiro perfeita temos traduções do herculano pires perfeita tradução do do salvador gentile perfeita pede-se uma as traduções citando alguns ó e essa que eu estou usando é do evandro noleto né por dois motivos no caso esse livro por dois motivos um deles é a própria tradução né a diagramação também
né e é por essa diagramação é o segundo motivo para mim por exemplo que gosto de ler livros em letras maiores porque as vistas já não consegue ler aquelas letras pequenininhas então essa tradução ajuda também porque são letras maiores e eu gosto muito de escrever no livro né gosto muito de escrever então quê que acontece ele tem bons espaços para escrever né para fazer as referências para fazer comentários então porque eu gostei muito da edição por isso por esse motivo pela tradução pelo fato dele colocar aqui posso fácil que kardec só colocou na revista espírita
então nessa tradução comemorativa evandro noleto noleto traz alguns posfácios que cada é que escreve das outras edições e que estão lá na revista interletras para quem uma forma de nota né então acho muito interessante e uso também pelo aspecto do tamanho da letra e pelos espaços que eu poder escrever essas perguntas não sei se deu para responder solange a o marina o tanque a marília minha sobrinha mesmo tem uma querida sobrinha ela brinca que eu achava costura ainda fosse jovem tio eu também achava marina que eu era jovem mas eu comecei a perceber por alguns
sinais físicos aqui que essa juventude está só no ideal só no aspecto espiritual porque na visão já tá dizendo que eu não estou muito prático para leitura mas ou para frente e agora o outro tópico que mais uma vez é pelo tempo que falta para o instagram eu vou ter que fazer o que sair do instagram voltar pro instagram novamente para seguir com a live né para que a gente tem um tempinho que nós vamos trabalhar o top casamento e celibato ea poligamia eu queria fechar esse assunto da lei de reprodução tudo longe para o
nosso próximo encontro nós desenvolvemos um outro outro assunto então vou fazer da como eu fiz da outra vez né o pessoal do instagram eu vou sair agora no instagram e vou entrar novamente no instagram pa e esse esse assunto a partir da questão 600 95 é casamento no celibato né é porque o instagram com 60 minutos ele ele se a gente estou com 56 minutos lá então para não ter que parar no meio de uma análise então vou fazer agora eu vou pedir licença mas eu vou sair encerrar a transmissão no instagram e vou fazer
lá e vou entrar novamente para a gente continuar para seguir com esse assunto aqui do casamento e celibato certo é rapidinho tô só aguardando retornar retornarmos então já no instagram novamente já já chegamos aqui no instagram a só dá um tempinho as pessoas ele se se recolocando se reconectando né para gente continuar o o assunto a o anterior já deixei sol lá nas likes né então vai ficar lá no story não a primeira parte e vamos agora segunda parte do nosso do nosso estudo né dá sequência do nosso estudo agora falando então a partir da
questão 695 casamento e celibato né então vamos seguir então já analisamos essa questão 694 falando então que me chamando atenção por esse aspecto da nossa da nossa predominância né do do da natureza material sobre a espiritual que devemos não é fazer o contrário né que a natureza espiritual predomine que a natureza espiritual bom e que de fato sejamos espíritos em experiências terrestres ou seja nunca deixando fora nunca deixando de lado o aspecto da da espiritual né o aspecto da espiritualização que nós precisamos desenvolver não somos seres espirituais em experiências materiais e não seres materiais fazendo
conjectura-se espirituais não somos seres espirituais em experiência material então vamos a questão 695 e o creio que a gente encerra isso aqui em 10 15 minutos é tratamento é celibato aqui kardec faz a pergunta 695 o casamento isto é união permanente entre dois seres é contrário à lei da natureza é vejamos que aqui ele trabalha a ideia casamento no contexto da lei de reprodução mas não é no contexto sociológico também no contexto e mais uma vez precisamos entender o contexto precisamos estar analisando com os olhos contextualizados e os olhos contextualizados aqui é a lei da
reprodução então quando ele vai tratar o casamento ele no prazo pelo aspecto sociológico mas pelo aspecto natural da natureza então pergunta o casamento isto é união permanente de todos os seres é contrário à lei da natureza e os espíritos respondem é um progresso na marcha da humanidade é um progresso na marcha da humanidade ó e aqui é interessante porque ele trabalha a ideia união permanente e no sentido de indo indissolubilidade do casamento que ele vai tratar isso na questão 600 97 aqui a ideia de união união o que que é isso cadec trás então a
ideia do casamento para uma união esse é o união é uma liberdade de propósitos ou seja dois seres que se constrói sião por vontade é um ato de voluntariado ou seja de voluntariedade melhor dizendo é um vaso no ato de voluntariedade é é voluntário a pessoa assim o que é por as para unirem unirem não é algo simplesmente uma conotação animal no sentido de perpetuação da espécie não somente também mas por isso que eles dizem que é uma mão progresso é um progresso na marcha da sociedade e precisamos analisar essa questão 695 japa 696 quando
se pergunta o que seria para o bom dia para a sociedade o efeito da abolição do casamento e eles respondem um retorno à vida animal o quê que é retorno à vida animal a vida de impulsos primitivos de impulsos e perpetuação porém simplesmente impulsos sexuais ou seja impulso apenas para perpetuação e o casamento não é só isso além de ser também para esse aspecto tendencies ter esse aspecto não é por separar desculpe ter esse aspecto não quer dizer que casamento é só para reprodução não ter esse aspecto reprodutivo o e fruto da escolha fruto da
vontade fruto de que leva a uma união abolir isso e aí não vem o rito não vem o aspecto sociológico abolir essa união seria retrogradar no aspecto comportamental seria o retorno à vida animal o quê que é a ideia da vida animal junções pura e simplesmente instintivas sem o sentimento sem o elemento amálgama principal da estrutura conjugal que é um sentimento do sentimento afim a respeitabilidade a convivência a aí sim a procriação esses aspectos é isso então se chama atenção casamento não como uma instituição mas como algo do progresso na marcha da humanidade e pessoas
se unirem por afinidades sentimentais e aí e pelo sentimento pela amorosidade e não simplesmente pelo instinto o e perpetuação da espécie não somente é nesse sentido que se traz essa ideia e aí nós podemos avaliar não é regra ópio não é cega mas em condições naturais as pessoas primeiro se conhecem se enamoram e se casam convivem a 2 e depois tem filhos numa ordem puxa o próximo dizer natural não quer dizer normal não natural para eu me unir alguém para que haja assim a similitude de sentimentos eu preciso a reciprocidade de sentimentos eu preciso primeiro
conhecer a pessoa então ruim em condições que vamos naturais conhece e lá enamora-se casar-se ter filhos embora ordem usual o joão muitas vezes muda isso tem filho casa namora e se der tempo se conhece esse é um grande problema é preciso primeiro conhecer é preciso perceber que nessa estrutura de casamento e são dois seres diferentes porque diferentes cada um tem uma característica diferente são dois seres que vêm de famílias diferentes com hábitos diferentes e vão se unir para uma nova família eu vejo para uma nova família é muito mais mais mais profunda a ideia são
famílias nucleares das quais saímos e criamos uma outra família que será nuclear para outros então importante nós observamos nesse aspecto de a ser algo a ser algo natural então vejamos é preciso uma uma uma maturidade para isso porque são duas pessoas diferentes que se consorcia não mas não formarão uma só continuarão sendo duas duas consciências distintas mas harmonizados no mesmo propósito ou com o mesmo propósito então nós eu eu digo que o casamento institucional um contrato mas um contrato de cessão que quer dizer com isso individualmente os cônjuges éden para que ganhem coletivamente aquele casamento
em que as pessoas então para ganhar individualmente será fadado ao insucesso e agora quando entende que há uma doação individual para uma harmonia coletiva aí sim a um ganho e para isso precisa ter maturidade por isso então é que o casamento é um progresso na marcha da humanidade porque é fruto em tese de uma maturidade uma maturidade existencial uma maturidade espiritual que vício é esse ponto viu e por isso a bolillo uma bolívia essa essa esse momento de maturidade e união seria o retorno à vida animal volta a dizer não tem nenhuma referência aqui a
instituição casamento no sentido civil no sentido religioso que se deve a palavra mas ao casamento no sentido de união consciente e união de uma por maturidade das pessoas entre pessoas porque aqui união permanente entre dois seres entre pessoas é o último aspecto que precisamos avaliar então se é uma são dois seres diferentes que se consorcia iam veja consórcio dividir estar junto e se essas pessoas vão ter que ceder individualmente para que ganha coletivamente são vejam coisas simples o sei lá o marido só dorme na escuridão total a mulher para dormir tem que ter uma penumbra
zinha tem que ter uma luzinha algum lugar ou contrário o marido só dorme assistindo televisão a mulher detesta barulho para dormir o contrário o marido só dorme com o vilãozinho a mulher para dormir precisa de dois cobertores ou o contrário e o marido adora enfiar o pão no café e a mulher hora e detesta aquela cena são coisas diferentes porque se organizar coisas simples então por exemplo o marido adora assistir televisão uma mulher não gosta da claridade põe tampão de olhos vai dormir e o marido põe um fone de ouvido e não tem barulho da
televisão o marido só dorme com virou a esposa só com cobertores descubra um bom edredom e aí vai dar certo para os dois e o marido vai continuar enfiando pão no café mas de costa para esposa ela não vai tá vendo pronto harmoniza coisas simples agora e as coisas mais complexas e harmonização de conceitos e harmonização de maneiras interpretativas o e formas interpretativas para o mesmo fato já que somos seres idiossincráticos como reagimos de maneira diferente ao mesmo estilo então precisamos pensar nesses pontos por isso eu digo é um contrato de cessão seção no sentido
individual cada um sede de si mesmo e os dois ea família ganha o ganham coletivamente é esse ponto que é a ideia progresso não é o lado cerimonial não é o lado civil ou religioso da instituição casamento é mas o casamento como fato como ato advento de maturidade por isso um progresso na marcha da humanidade e aqui tv alguém que colocou a questão da homoafetividade eu posso até abordar isso no outro momento podemos fazer um estudo só para esse fim com todo prazer facho né não aqui nesse contexto que o nosso contexto aqui o estudo
dessas questões então se não a gente acaba estendendo muito assunto mas podemos sim em outro momento marcaram uma reunião por assim dizer só para falarmos da ideia da sexualidade sem problema nenhum faria isso com todo prazer com toda alegria calçado esse estudo do livro dos espíritos nas obras de andré luiz nas obras germânio tranquilamente né mas aqui neste contexto a gente eu deixo para abordar isso uma outra situação né no outro momento é muito interessante o assunto e acho que te levou até fazer aqui um breve só uma observação que é mais não faço por
exemplo no livro vida e sexo vejo que o mano fala a ideia da união do casamento esta união reflete as leis divinas que permite seja dado um esposo para uma esposa um companheiro por uma companheira um coração para outro coração e vice-versa coração para outro coração fica quebrando esperto ele é muito sabido ele é muito ele é muito sábio melhor dizendo né já deixou claro esposa para esposo acompanhando para companhia no coração para coração casamento e institucional união estável e união entre pessoas independentemente das questões de sexo veja esposa para esposa casamento companheiro para companheiro
em união estável coração para o coração afetividade perfeita a resposta de a forma que mano traz um livro vida e sexo depois ele disse é imperioso porém que a ligação se baseia na responsabilidade recíproca de vez que na comunhão sexual um ser humano se entrega outro ser humano e é por isso mesmo que não se deve haver desconsiderações entre c ah e ainda no capítulo 7 do sexo do livro vida e sexo ele diz não existem no mundo conjunções afetivas sejam elas quais forem sem raízes nos princípios químicos nos quais a nossa resposta as nossas
responsabilidades são esses pousadas em comum veja só que interessante esse pousadas em comum eu vou entrar nos detalhes depois um dia no outro momento nós podemos fazer só só isso estudo né é mas o adoro essa forma é a maneira de trazer as ideias um coração para outro coração afetividade colocamos isso em voga afetividade isso liga as pessoas as pessoas os seres afetividade eu não interesso se homoafetividade é a tua afetividade afetividade é o ponto que precisamos observar afetividade o que respeito muito o que são 600 97 ainda indissolubilidade absoluta do casamento está na lei
da natureza ou somente na lei humana e eles respondem é uma lei humana muito contrário à lei da natureza mas os homens podem modificar suas leis só as leis da natureza são imutáveis então aqui vejo a pergunta a indissolubilidade absoluta do casamento está na lei da natureza ou é somente na lei humana insolubilidade eles diziam a lei humana muito contrário à lei da natureza e isso nos leva ao capítulo 19 do evangelho de mateus e se trata daquele momento em que jesus está conversando e a questionado sobre a carta de divórcio estabelecidas por moisés só
vem gamer é o versículo 3 do versículo 3 a frente salvo engano pecado no capítulo 9 mas como eu sempre falo se não for versículo 3 leia o capítulo inteiro mas eu acho que é o capítulo da 95310 de mateus em que pergunta se a jesus mas por que moisés estabeleceu que poderia ser dado a carta de divórcio e ele respondeu por causa da dureza dos vossos corações porque uma união precisa ser pensada em termos de motivos e aí eu faço uma pergunta e e vou responder mas vejo quanto tempo dura um casamento é uma
pergunta quanto tempo dura um casamento e nós podemos responder quanto tempo durar o motivo que levou o casamento porque quando as pessoas se separam precisa observar muito qual o motivo que levou as pessoas a se unirem porque quando acaba se o motivo da união e termina-se a união então muitos quando observam a separação ou divórcio o tema do casamento olha o motivo do lá para o término mas esquecem de olhar o motivo da união então quando nós perguntamos quanto tempo dura um casamento e respondemos quanto tempo dura um motivo da união nos leva à pergunta
por que nós nos casamos é por amor ótimo exatamente por amor só por amor e a pessoas que se casam por interesse financeiro eu pergunto creio que há pessoas que se casam por carência a pessoas que se casam por fuga e a pessoas que casam por amor sim então quanto tempo durar o motivo pedimos casou-se por interesse financeiro tão logo fique rico não vai continuar casado porque o motivo era enriquecer sério ter ganho financeiro se inscreve para que continuar casado casou-se por carência tá suprindo a carência continuar casado não vai casou-se por fuga não aguenta
a pressão da minha família fugiu caseiro casou-se por fuga fuga emocional fuga psicológica tão logo se ajuste e acabou o motivo do casamento causou se por paixão beleza física casou-se por que era a pessoa mais linda do mundo oi e a beleza física com o tempo certo espaço então é no meu caso né ju na juventude era de um jeito de hoje só tem outro jeito então tá beleza física cede espaço se bem que eu não tive lá lembrando também não mais se é despacho então quando acabar a paixão acaba o casamento e casou-se por
amor quando acabar o amor acaba o casamento o detalhe é que o amor não acaba o amor no sentido estrito da palavra não confundido com paixão não confundido com beleza física não confundido com estímulos sexuais porque muito se casam por química sexual existe assim não nós temos uma química perfeita se casam pela química só que a química na química nós temos muitas reações químicas e pode acontecer de umas reações químicas acabar com a química e as pessoas se desfazem na estrutura do casamento então por isso aqui a questão tomar uma força muito grande na resposta
de jesus e dizendo pela dureza dos vossos corações lá do capítulo 19 de mateus e também kardec trabalhando esse assunto no capítulo 22 do evangelho segundo o espiritismo item 5 quando ele fala que o divórcio é uma lei humana que vem separar de direito que já estava separado de fato agora que fosse essa frase olha que força o divórcio é uma lê mana que vem separar de direito que estava separado de fato ou seja as pessoas estavam perta perto uma das outras mas não juntas já vi uma separação de fato a indiferença se mostrava presente
e o divórcio veio como uma lei humana para separar de direito o que já estava separado de fato perfeição bom então é isso que está aqui e não porque casamento não é uma não é uma uma prisão 1 milhão como dizia carinha de bravo há que se respeitar claramente as individualidades embora vejamos lá no gênesis bíblico deixará o homem seu pai e sua mãe iniciar a mulher entra numa situação os dois uma só carne não é uma sua consciência formam um casal duas pessoas um casal duas pessoas duas consciências e nesse sentido khalil gibran foi
muito preciso no seus poemas no livro o o profeta pergunta se a ele fala-nos do casamento é interessante ele diz assim maridos amai vossas esposas esposas amai vossos maridos mas não façais do amor um grilhão amai-vos um ao outro dizer amai-vos um ao outro mas não façais do amor um grilhão da e de comer um ao outro da mesma comida mas não bebais na mas não com mais o mesmo pedacho dar de beber um ao outro da mesma bebida mas não bebais na mesma taça sede vós como são as cordas da lira que são separadas
mas vibram juntas numa perfeita harmonia vejam que precisam de carisma para mostrar a ideia da harmonia a soma dos desiguais mantendo a desigualdade e mais voltadas às desigualdades para um fim único a harmonia deus não façais do amor um grilhão dar de comer no outro do mesmo pão mas não com mais um mesmo pedaço dar de beber um ao outro da mesma bebida mas não bebais na mesma taça sede vós como são as cordas da lira são separadas mais vibram juntas uma perfeita harmonia e essa ideia contida então nesse conjunto do casamento depois eles trabalham
a ideia do ser impacto aqueles que optam e não se casar a pergunta se o celibato voluntário o estado de perfeição meritório aos olhos de deus no sentido genérico da pergunta o sentido genérico da resposta não porque os que assim vivem por egoísmo mas eles se circunscreve duro egoísmo desagrada a deus e aí a questão seguinte vem explicar melhor então diz o celibato voluntário não representa o sacrifício que fazem certas pessoas com o fim de se dedicarem mais inteiramente ao serviço da humanidade e eles respondem isso é muito diferente e eu disse o espírito eu
disse por egoísmo a todo sacrifício pessoal e meritório quando feito para o bem quanto maior o sacrifício tanto maior o mérito então se ele bate bem visto sim se não for um exercício de com isso o que que o exercício de funções no celibato não aguenta outra pessoa e no dividir espaço com as pessoas não é meu não é meu forte eu não quero isso é bom isso agora por entender que a vida se ele batalha permite um serviço maior maçã para as pessoas de dedicação e ótimo mas tudo é uma questão pessoal então de
cada um decida por ser não aqueles que sentem-se bem assim outros não é uma isso aqui os espíritos certa forma vão trabalhar e por fim eles trabalham a polir poligamia né que volto a dizer contexto da época contexto da época e ele disso né sobre a poligamia a igualdade numérica aproximada entre o sexo é um indício de proporção em que eles devem se unir em pois tudo na natureza tem um fim volto a dizer essa pergunta aqui no contexto do século 19 contexto certo 19 dentro daquela lógica da nice e eles põem a questão seguinte
é todas as duas a poligamia monogamia mas conforme a lei da natureza essa pergunta nos chama atenção é qual das duas a polícia me ou a monogamia seria mais próxima mais estarei conectado com as leis da natureza é é e a poligamia é lei humana cuja abolição marca um progresso social a abolição da poligamia o casamento segundo as vistas de deus aqui entenda a segunda lei natural deve fundar-se na afeição dos seres que se unem napoli poligamia não afeição real mas apenas sensualidade e é exatamente vejo o casamento segundo as vistas da lei natural as
vistas de deus deve fundar-se na afeição dos seres que se unem na poligamia não afeição real apenas sensualidade no adulto é uma porque aprofundar nesse nesse tópico é a ideia é bom e aqui encerramos então essa essa parte essa parte do livro dos espíritos até ter uma pergunta aqui da deixa eu ver da silvana ela disse nossa nessa situação está escrito se ele bate a vontade e sim a questão 699 o celibato voluntário ou seja por opção né leque proibiu-se de se casar por opção bom então nós encerramos aqui essa esse estudo essa parte do
livro dos espíritos não não da lei de reprodução nós vamos próximo estudar leite conservação e deixa deixa só pegar a minha agendinha aqui para dar uma olhada se durante a semana próxima agora a gente a fazer alguma live aqui em função da agenda é e talvez na terça feira a gente possa fazer a continuidade desse dessa desse assunto eu eu vou avaliar ainda porque aqui eu tenho que ver a questão de agenda mas vou avaliar e nós vamos então verificar e eu aviso depois não gosto dizendo que dia nós vamos se encontrar lembro se vocês
quiserem não encontrarmos novamente para continuarmos agora estudando a lei de conservação para que seria a outra lei moral para ser estudar tá certo muito obrigado a vocês um bom domingo a todos a todos vocês a todos vocês muito obrigado mesmo de coração por estar aqui conosco por ter essa paciência deus diz pague deus pague pelo carinho doces pague pelas mensagens e que possamos se for possível nos encontrar novamente ao longo da semana para fazer a sequência do nosso estudo bom dia para todo mundo bom domingo para
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com