na última aula de a civilização das catedrais nós entendemos a forma como o medieval Lia a história e qual o lugar do antigo testamento na história os patriarcas que simbolizam o Messias os profetas que o anunciam formam assim uma imensa cadeia que liga o primeiro Adão até o segundo na aula de hoje sobre o Novo Testamento vamos nos aprofundar ainda mais na cosmovisão medieval que tinha como seus centro Jesus Cristo o cálice ao receber o sangue do Salvador ali no Calvário nos recorda de que o sacrifício de Cristo é eterno e de que ele não
está limitado no tempo mas que se atualiza diariamente na Santa Missa você já deve ter ouvido um professor de história dizer que a idade média era teocêntrica e isso é correto realmente aquela era uma civilização em tudo orientada a Deus para honrar essa história nós decidimos fazer o melhor ao nosso alcance claro que nós não temos apoio e da Lei ran muito menos e da grande mídia nós sabemos que o estabelecimento cultural não tem o menor interesse em apoiar projetos como este pelo contrário desejam é sufocados ainda assim Nós cremos que a civilização das catedrais
se trata da mais completa produção audiovisual já feita em português sobre as catedrais góticas foram 11 cidades e 16 igrejas francesas gravadas e com o olhar católico afinal não é possível entender a cristandade medieval por outro Prisma que não seja o da fé católica tudo isso só foi possível Graças aos apoiadores do financiamento coletivo que nós abrimos em dezembro de 2023 nós conseguimos arrecadar 175.000 para a produção com 15 episódios cada um tendo 50 minutos em média ou seja foram investidos R 11.500 por Episódio quem trabalha ou tem contato com o setor audiovisual sabe que
esse é um valor baixíssimo até mesmo difícil de acreditar quando se considera que é uma produção internacional Como foi o caso pra mídia tradicional Esta é uma verba impensável de tão baixa isso é resultado da nossa preocupação de empregar com maior eficiência com mais eficiência possível os recursos que nos foram confiados honrando os nossos apoiadores eu estou te apresentando esses dados para que você se sinta seguro em apoiar o nosso trabalho a sua contribuição será bem empregada e a melhor forma de fazê-lo é se matricular no programa de Formação em busca da civilização católica não
se trata de uma doação você estará Investindo na sua formação e com isso estará apoiando o nosso trabalho acesse o link na descrição e faça a sua matrícula E se você deseja dar um apoio maior ao fazer a a sua matrícula você terá a opção de se tornar um benfeitor e contribuir com mais uma eh quantia os benfeitores terão um curso presencial comigo em março de 2025 e receberão um mapa ornamental da cristandade medieval o curso a civilização das catedrais está quase finalizado mas nós não queremos parar por aqui outros projetos estão por vir repito
nós não temos apoio eh de dinheiro público ou en somente com o seu apoio o nosso trabalho poderá continuar contamos com você e agora Aproveite a aula sobre Cristo e o Novo Testamento nas catedrais um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos ladrões que o despojaram do que levava e tendo-lhe feito feridas retiraram deixando o meio morto aconteceu que descia pelo mesmo caminho um sacerdote o qual quando o viu passou de Largo igualmente Um Levita chegando perto daquele lugar e vendo passou adiante mas um samaritano que ia a seu caminho chegou
perto dele e quando o viu moveu-se de compaixão e aproximando-se ligou lhe as feridas lançando nelas azeite e vinho e pondo sobre o seu jumento levou a uma Estalagem e teve cuidado dele o sentido da parábola do bom samaritano Pode parecer um tanto Evidente uma bela lição de caridade fraterna mas a tradição católica viu o sentido mais profundo da parábola A viu como uma figura da própria história humana o viajante que desce de Jerusalém a Jericó é o homem é a humanidade que pelo pecado abandona o paraíso O Viajante é assaltado por ladrões que lhe
tiram a túnica ou seja caem sobre o homem todos os pecados e tentações enviados pelo diabo que o despojam de uma veste qual veste da imortalidade O sacerdote o levita que passam por ele são a antiga lei que foi impotente para curar para curar a humanidade enferma e O Bom Samaritano é Jesus Cristo em pessoa ele cura as Chagas da humanidade que Moisés não pudera curar e conduz o homem a pousado Ou seja a igreja essa é a interpretação que todos os doutores deram a parábola desde ao menos Santo Agostinho esse Vitral do século X
aqui no na Catedral de burge expõe com clareza essa doutrina enquanto nos medalhões centrais se narra a história do bom samaritano nas laterais se retratam passagens do antigo do Antigo Testamento que a parábola simboliza Vejam Só entre a saída do homem de Jerusalém e o seu assalto pelos ladrões colocou-se episódios da criação Deus criando o Sol e a Lua Deus moldando o homem do Barro Deus tirando Eva do lado de Adão que doc ao lado dos medalhões que mostram o assalto ao viajante narra-se A queda a proibição de comer do fruto da árvore do bem
e do mal a serpente se induzindo Eva a comer e Eva dando a Adão Deus Descobrindo a falta de Adão e Eva Deus os expulsando do Paraíso e colocando o Querubim à sua porta para impedir a entrada em torno do medalhão em que são representados o sacerdot o levita vejam que foi colocado cenas do Êxodo Moisés na sarça ardente Moisés quebrando as tábuas da lei ao constatar a infidelidade dos judeus que abaixo adora um bezerro de ouro e o que os artistas colocaram ao lado da cena do bom samaritano conduzindo viajante à Estalagem Cristo flagelado
e Cristo crucificado O Viajante a humanidade é salvo pelo Samaritano Cristo que o conduz A Estalagem a igreja toda a história humana tem essa narrativa como centro Deus desceu do céu para redimir a humanidade e reinar sobre ela bom depois da idade das figuras do Antigo Testamento chegou finalmente o tempo das realidades em Jesus Cristo está Clara a história do mundo tudo vem desembocar nele e dele tudo partirá [Música] Jesus Cristo é é o autêntico rei da civilização medieval tudo é para ele e por ele e eu penso que em nenhum lugar isso fica mais
claro mais Evidente do que aqui na fachada ocidental da na catedral deian A partir dessa representação de Jesus Cristo conhecida como b o Deus Formoso Jesus é realmente o Ponto Central da imensa fachada de Amã em torno dele estão entados o antigo testamento pelos profetas o novo pelos Apóstolos a história da igreja pelos Mártires confessores e doutores e a eternidade pelos anjos não é preciso grande esforço para se ver que aqui Jesus está no centro da história ele plana Acima das multidões revestido de beleza Divina doce majestoso de olhos luminos abertos e domina pisando o
leão e o dragão abençoando com a mão direita e com a mão esquerda segurando o evangelho ele evidencia como a civilização medieval enxergava o seu senhor e o seu Deus as catedrais super abundam em cenas do Evangelho eles se repetem em mil as pessoas daquele tempo conheciam a vida de Cristo mas os artistas da cristandade instruídos pelos teólogos eles viam no Evangelho não uma coleção de quadros emocionantes a falar aos sentidos mas como uma série de mistérios profundos que falam as potências superiores da alma cada um dos atos de Cristo cada uma das palavras que
ele pronuncia contém o passado presente e futuro os padres da igreja dos primeiros séculos foram os primeiros a entrever na verdade eles nos fizeram entrever esse mistério mostrando que o novo testamento é tão dotado de significados simbólicos como o antigo não porque ele é uma prefiguração de algo maior que virá não porque o novo testamento é a realidade Suprema mas como um tesouro no qual tudo guardando são palavras eternas dotadas de ressonância infinita agora se nós dividirmos a vida de Cristo em três partes vida infância vida pública e paixão nós veremos que representou-se nas catedrais
em toda a sua Plenitude apenas a primeira e a última a vida pública fica quase resumida em poucas cenas só os ciclos da Infância e da Paixão foram tratados com toda da sua amplitude E por que a representação frequente somente dos ciclos da Infância e da Paixão a resposta é simples isso vem da igreja foi a liturgia foi a liturgia que determinou a escolha de tal ou qual cena da vida de Cristo e a exclusão de alguma outra a igreja escolheu alguns fatos de sentido profundo os mais significativos de todos para propor a meditação dos
fiéis na no ano litúrgico e São esses os fatos que ela celebra todo ano no no nos ciclos das suas festas e os escultores e os pintores não fizeram mais do que ilustrar o calendário litúrgico inclusive Nós não entendemos nada da vida da idade média se nós não considerarmos Que todo o calendário todo era ocupado pela vida de Cristo pelas festas dos Santos e de Nossa Senhora o dia o ano a vida do medieval eram integralmente regulados pelos acontecimentos sagrados da Redenção da humanidade a narrativa começa sempre da Encarnação do verbo daquele momento em que
Deus se fez carne e para começar a narrativa seria necessário Justamente que nós voltássemos a sanden para esse Vitral que o abad Sué mandou fazer representando a anunciação do anjo a nossa senhora a mais antiga representação inv Vitral de uma cena do Evangelho o Anjo Saúda a Virgem dizendo Ave Maria tal como se vê escrito em letras bem pequenas e ante o assentimento da virgem o espírito santo desce em forma de pomba sobre ela e nós vemos uma figura atirada aos pés de Maria ele usa hábito marrom é possível ver delineado o báculo dourado e
o que está escrito não nos deixa dúvida a respeito de quem ele está representando está escrito acima dele sugos aba é o abá de suger que deixou aqui aos pés da Virgem Maria recebendo anúncio do anjo a menção à sua própria pessoa lembrando essa igreja a nossa senhora aqui no YouTube Você tem acesso a quatro aulas deste curso a civilização das catedrais para ter o acesso completo às 15 aulas matricule-se no programa de Formação em busca da civilização católica até o dia 19 de dezembro o link está na descrição agora nos lintéis dos portais de
quase todas as catedrais francesas dos séculos x e 13 nós vemos uma sequência se repetir a sequência que vai desde a anunciação até a adoração dos magos no ptico de Santana da Catedral de Notre de Paris nós vemos essa sequência na forma de baixos relevos primeiro lugar o anúncio do anjo à Virgem Maria cena a qual participa O Profeta Isaías né Afinal ele é o profeta que previu né Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho em seguida a visitação da virgem a Santa Isabel logo depois o nascimento de Jesus com alguns
detalhes que nós conheceremos já já o anúncio dos Anjos aos pastores o rei Herodes sentado no trono ladeado por um fariseu e um um Escriba que perscrutam confusos a escritura e por fim os três reis magos com seus cavalos agora imagin que vocês se espantaram alguns de vocês se espantaram com a cena do Nascimento de Jesus Afinal é bastante diferente da que nós estamos acostumados né representação do presépio mas era assim que se representava no século X Maria deitada na cama observa seu filho e o menino Jesus Ele está deitado mas não no presépio mas
em um altar elevado junto dele o boi e o jumento nós vimos isso com ainda maior clareza nesse Vitral da catedral de chartre a cena parece ter lugar não num estábulo mas numa igreja e foi justamente numa igreja que os artistas quiseram que nós pensássemos Ao vermos essa cena porque desde o primeiro instante do seu nascimento Cristo devia aparecer sobre o aspecto de vítima Cristo não está na manora mas no altar É um mistério O Mistério da Encarnação e do nascimento do verbo e ante esse mistério emudecem os sentimentos humanos e até o amor Maternal
Maria Ela guarda ali um silêncio religioso ela medita as palavras dos Profetas e dos anjos e São José imita o seu silêncio ambos Imóveis parecem escutar as suas próprias almas as quais Deus fala não se quis aqui representar uma cena comovente mas uma cena com profundo caráter dogmático essa bela sequência era representada de uma outra forma que não em baixos relevos e nos Vitrais mas na forma de escultura monumental nos pórticos como nós podemos ver aqui na na fachada ocidental da catedral de amian ali nos batentes no batente o Anjo Gabriel anunciando a Virgem Maria
que ela será mãe do filho de Deus em seguida a visitação e em sequência a apresentação de Jesus no templo com são Simeão no centro das estátuas foi colocada a Virgem Maria pisando a serpente e abaixo uma série de baixos relevos representando a queda vejam esse em específico no meio a árvore do conhecimento do bem e do mal é possível ver a serpente na árvore Eva que já comeu do fruto levando Adão a comer ele por sua vez pensativo essa sequência representa a queda e ela está sob a Virgem Maria que por sua vez como
eu disse pisa a serpente naturalmente é isso é auto explicativo a Virgem Maria acima dessas cenas representa o papel que ela desempenharia enquanto nova Eva enquanto a Muler que pisaria a cabeça da serpente mas eu gostaria de chamar atenção a vocês as cenas representadas aqui no batente esquerdo pode-se ver aqui os três reis magos Apesar de o evangelho não apontar o número dos magos uma tradição imemorial já os colocava como três na Idade Média não havia dúvida de que eram três inclusive se julgava mesmo que um deles era um ancião o outro um homem de
idade madura e um terceiro um jovem é assim que eles foram representados aqui eles carregam os seus presentes os seus dons Jes estão diante do rei Herodes abaixo deles vê-se uma série de medalhões que representam a sua história principalmente a parte mais lendária aquela que foi recolhida por Thiago de vagini na sua legenda Aurea aqui nós podemos ver os o Anjo aparecendo em sonho para os reis magos e os instruindo a não voltarem ao rei Herodes Ema são representados os magos pegando um navio para o seu para sua terra e vejam que escena curiosa aqui
essas duas na verdade possível ver um rei dando ordens para que seus homens coloquem fogo no barco dos Reis Magos Mas de onde vem isso bom a lenda que recolheu Tiago de vagini na su áa diz que o rei Herodes estava em tárcio ele havia sido chamado por Augusto para prestar contas do seu governo e durante a sua viagem estava em Tarso e ele soube que os reis magos que o haviam enganado não retornando a ele como ele havia pedido estavam nas cercanias e que teria mandado colocar fogo na frota dos Reis Magos quanto ao
rei no batente Vejam o que está so ele existe um personagem nu que é submergido pelos seus servos numa Tina iso é uma alusão aos banhos de azeite que Herodes tomava morimbundo os cronistas mais antigos diz que a morte de Heras Foi bastante dolorosa Foo por umae e ele era submergido em uma série de banhos medicinais para tentar curar-se e isso foi colocado aqui justamente para contrapor o Herodes Triunfante no batente ao que lhe aguardava este fim triste derrotado que Deus aguardava para este que foi o seu primeiro perseguidor e cujo grande crime pelo qual
ele passou a história que é uma Sacre dos Inocentes está aqui representado bem embaixo dele aqui na Catedral de estrasburgo existem quatro imensos Vitrais narrando a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo o primeiro é dedicado à infância e é um belo resumo da infância de Cristo vocês podem ver que é mostrado o anúncio do anjo a Virgem o nascimento de Jesus [Música] o anúncio dos Anjos aos pastores a adoração dos magos a apresentação do menino Jesus no templo o rei Herodes ordenando o massacre dos Inocentes a fuga da Sagrada Família para o Egito e Jesus
aos 12 anos no templo entre os doutores esse Vitral nos dá uma interessante indicação do porque as cenas da infância de Cristo eram frequentemente mais representadas do que as cenas da Paixão e da páscoa Vejam uma coisa que está escrita embaixo do Vitral Ave Maria plena ou seja apesar de essa ser uma composição dedicada à vida de Cristo essa parte dedicada a infância a Virgem Maria recebe uma menção especial ao relatar a vida de Cristo a infância de Cristo os medievais sabiam que honravam tanto o filho quanto a mãe em uma só composição honrava a
Ambos não é em vão que ali na cena do Nascimento de Jes Maria tirou o menino Jesus do altar que faz à vezes aed e o amamenta a idade média ela colocava nas suas obras o seu amor a nossa senhora afinal quando se Celebra a infância de Jesus ao mesmo tempo não se recorda do Papel importantíssimo que a Virgem Maria teve enquanto mãe para a obra da Redenção não havia melhor glorificação para ela do que representá-la naquele momento em que aquele do qual dependia a salvação do mundo dependeu dela então os Vitrais dedicados à infância
de Cristo também mostra a devoção dos séculos x e xi pela sua mãe a liturgia ela quis unir em datas semelhantes a comemoração do Nascimento de Jesus em 25 de dezembro com aqueles meninos que foram mortos por Herodes na circas de Belém quando do Nascimento de Jesus a 28 de dezembro é o massacre dos Inocentes e a arte também os uniu aqui na san chapel neste Vitral associou-se nesse grande Conjunto O Nascimento de Jesus o Santos inocentes e mais a vida de São João que é comemorado no dia 27 de Dezembro está aqui a liturgia
dos dias 25 o Natal 27 São João e 28 de dezembro os santos inocentes a vida pública de Cristo não era frequentemente representada normalmente as representações da vida pública se restringiam a alguns episódios mais característicos como a transfiguração as Bodas de Caná e as tentações de Cristo no deserto justamente pela importância que esses episódios tinham no calendário litúrgico aqui na Catedral de chre existe um Vitral narrando de forma até bastante detalhada as tentações do Senhor no deserto e as Bodas de Caná vocês podem ver embaixo as tentações de Cristo em primeiro lugar a primeira o
demônio mostra para ele a pedra e diz se tens fome Por que não transforma Se és o filho de Deus por não transforma esta pedra em pão e Jesus diz Nem só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus na segunda tentação o demônio leva nosso senhor é o pináculo do templo é possível ver Cristo sobre o pináculo e Jesus e o demônio diz porque não saltas do pináculo que os anjos do seu pai os anjos de Deus o sustentarão enfim e Cristo diz não tentarás o Senhor
teu Deus e a terceira tentação demônio apresenta todos os reinos deste mundo para Cristo dizendo que se ele o adorasse todos aqueles reinos seriam dele e Cristo diz sai daqui espírito imundo é isso que dá para ver né justamente Cristo mandando o demônio embora pois só a Deus só Senhor teu Deus adorarás acima as Bodas de Caná primeiro lugar Cristo indo com seus discípulos até as bdas no centro a falta de vinho em seguida Maria a Virgem Maria diz a Cristo Eles não têm mais vinho e Jesus diz mulher que temos a ver com isso
minha hora ainda não chegou logo em cima vee Nossa Senhora dizendo aos serventes fazei tudo o que ele vos disser no centro Cristo dando as instruções para os serventes para transformação da água em vinho e por fim o vinho sendo levado ao noivo por um dos serventes o vinho ao qual Cristo transformou a água neste seu primeiro milagre nós dissemos que a vida pública de Jesus não era frequentemente representada nas catedrais as menções à Vida pública normalmente se resumiam a o batismo de Jesus o São João Batista as Bodas de Caná as tentações de Cristo
no deserto e a transfiguração justamente em razão da importância desses Episódios do evangelho para o calendário litúrgico mas em alguns lugares havia também a representação dos Milagres de Cristo como aqui no pó aqui nas arquivoltas da catedral são representados 10 milagres de Cristo é possível ver Cristo multiplicando os pães e peixes curando o cego de nascença vê depois a ressurreição da filha de Jairo Jes servo do cão de Lázaro cenas bastante comoventes além da parábola do bom samaritano como nós vimos no começo dessa aula também a parábola do filho pródigo teve uma imensa difusão nos
Vitrais do século XII porque ensinava aos fiéis como se deve viver vejam aqui esse Vitral da catedral de burge na base o filho mais novo Pede sua herança ao pai enquanto o mais velho continua cuidando dos rebanhos do pai o pai entrega a herança para o filho mais novo o filho pródigo então parte montado em um cavalo para uma terra distante o filho pródigo dispa sua herança com festas prostitutas bebida e jogos como ele consumiu todos os seus bens é posto para fora Pede a um proprietário um emprego e é mandado guardar os porcos ali
faminto começa a desejar a comida dos porcos e decide voltar a seu pai ele retorna e é acolhido e Perdoado pelo pai o pai manda matar um vitelo gordo e prepara para o filho que retorna um banquete o filho mais velho que voltava do campo retorna para casa e se enfurece ao ver o pai acolher seu irmão mas o pai vai até ele e pede que entre a parábola do filho pródigo servia para advertir as pessoas contra as prostitutas contra a bebida contra os jogos contra a prodigalidade porque esses vícios conduzem ao Abismo mas também
servia para ensinar que se alguém caísse neste ou em outros pecados e se arrependesse poderia voltar ao pai e ser perdoado tal como o filho pródigo também a parábola de Lázaro e do Rico Avarento tinha uma imensa força moral e foi representada também aqui na Catedral de burge em um Vitral logo ali em adiante Esse é o Vitral de Lázaro e do Rico Avarento foi doado pelos pedreiros em cerca de 1220 vê se ali a cena narrada por Cristo havia um homem rico que se vestia de púrpura Elinho e que todos os dias se banquete
esplendidamente havia também um mendigo chamado Lázaro o qual coberto de chagas estava deitado à sua porta desejando saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico e ninguém lhes dava mas os cães vinham lamber-lhe as Chagas detalhe esse que o Mestre vidraceiro não deixou de inscrever no Vitral sucedeu morrer o mendigo e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão vejam aqui a alma saindo de Lázaro e sendo levada pelo anjo morreu também o rico e foi sepultado no inferno vejam os demônios levando a alma do rico assima o rico é atormentado no inferno
e Lázaro é conduzido pelos anjos ao céu por fim é representado aquele diálogo do rico que no inferno implora inutilmente a Abraão que por sua vez tem Lázaro em seu seio feliz a época em que as lições Morais ensinadas a todo o povo e colocadas nos lugares mais importantes da vida Comunitária as catedrais eram ainda as parábolas de Jesus [Música] Cristo o novo livro do Professor Lucas Lancaster desvendando as catedrais já está disponível nele o leitor conhecerá a arquitetura Gótica e o significado dos Vitrais e conjuntos escultóricos das principais catedrais francesas o livro está disponível
somente para os participantes do programa de Formação em busca da civilização católica matricule-se até 19 de dezembro pelo link na descrição se existe uma cena em torno da qual a civilização medieval gira e na qual ela depositava toda sua confiança toda sua esperança era o Calvário era a cena do Calvário os séculos 12 e 1 que foram séculos místicos por excelência sonharam e pensaram sem cessar nessa cena inaudita a morte de um Deus Mistério dos mistérios esse assombro constitui como que alma mesma da idade média escreveu um doutor do século XI que a vida não
é mais do que a sombra que projeta a cruz de Jesus Cristo fora dessa sombra não há mais do que morte foi da Paixão de Cristo incansavelmente meditada pelos medievais que nasceram stabat mate as meditações de São Boaventura a liturgia da semana santa enquanto as catedrais eram construídas São Francisco de Assis recebia na própria carne as Chagas de Cristo impulsionando esse amor ao crucificado até um nível nunca antes visto no anterior no século X São Bernardo de Claraval exclamava ó senhor quem me consolará de ter-te visto pregado na cruz mas na cristandade os artistas ao
representar a crucifixão eles se propuseram não tanto a comover a fazer as pessoas se comoverem ante os Sofrimentos do homem em Deus mas a nos Recordar de algumas ideias dogmáticas em primeiro lugar que Cristo é o segundo Adão ele veio ao mundo a pagar a falta do primeiro por isso que nós vemos na Catedral de estrasburgo um esqueleto aos pés da cruz por quê Porque é uma antiga tradição que o Calvário era o local de sepultamento de Adão e que o sangue de Cristo escorreu tocando o crânio do primeiro homem de modo que onde a
antiga humanidade foi enterrada a nova nasceu é por isso que no Vitral da Paixão na Catedral de Juan ao lado da cruz está o anjo mas é ele não é mais o o o o ministro do castigo Divino colocando a espada na bainha ele anuncia que o novo Adão pagou tudo pelo velho e que a justiça divina foi satis a partir do do século X se vê além além disso o santo cálice aos pés de Cristo crucificado nós o vemos em rã O Cálice ao receber o sangue do Salvador ali no Calvário nos recorda de
que o sacrifício de Cristo é eterno e de que ele não está limitado no tempo mas que se a tua alisa diariamente na santa missa não se representava portanto a paixão e a ressurreição sem menções muito evidentes ao que elas de fato foram A Redenção da humanidade quando se representava a paixão e a ressurreição o objetivo não era comover os corações mas instruir Com certas verdades de fé vejam aqui no topo desse Vitral da catedral de Burg dedicado à paixão a ali no alto Cristo após a sua morte desce ao inferno é representado o inferno
é representado aqui por essa boca monstruosa cujo significado nós veremos na aula 14 Cristo abre o inferno com a com uma aste no topo da qual se vê a cruz e tira os justos da antiguidade e os conduz ao céu cujas portas caem e ao lado a ressurreição Cristo sai do sepulcro é representada aos pés dele a Pedra Caída E conforme a glosa de valfrido estrabão no século 9 a pedra que cobria o sepulcro é a antiga lei cobria a Cristo como no antigo testamento a letra cobria O Espírito Jesus Cristo ressuscita e adiante não
tem mais sentido a lei antiga é por isso que isso está apresentado aqui para ensinar essa verdade essas verdades de fé que transformam a alma dois locais afastados no tempo por 200 anos parecem sintetizar a forma como os medievais viam a paixão e a ressurreição de Cristo primeiro deles eu gostaria de mostrar-lhes é este magnífico Vitral na Catedral de chartre feito entre 1144 em 115 a sequência começa com a transfiguração Cristo transfigura se ao lado de Moisés e Elias diante de São Pedro São João e de São Tiago em seguida ele ordena que os três
Apóstolos não contassem a ninguém o que viram depois Cristo lava os pés dos Apóstolos é possível até mesmo perceber o assombro de São Pedro que leva a mão no rosto e e que parece realmente dizer senhor jamais me lavarás os pés depois A Última Ceia com São João reclinado no peito de Cristo o Beijo de Judas e a prisão no Jardim das Oliveiras em seguida a flagelação Cristo morre na Cruz ao lado de Nossa Senhora e de São João quando do descimento da Cruz vê-se Nossa Senhora beijando a mão do filho já morto Jesus é
sepultado ao lado as três mulheres no sepulcro são comunicadas pelo anjo de que Cristo não está ali Santa Maria Madalena vê o senhor ressuscitado E no momento em que em que ela vai tocá-lo ele diz no me Tanger não me toques e de todas as essas composições que a cristandade nos legou a respeito do ciclos da Paixão e da Ressurreição talvez nenhuma supere a da catedral de strasburg Cristo entra em Jerusalém no domingo de Ramos as pessoas sobem nas árvores para vê-lo outros estendem tecidos para que ele passe na Última Ceia Cristo comunica que vai
ser traído os apóstolos se mostram surpreendidos e São João reclina ao lado do Salvador em seguida Jesus é preso no Jardim das Oliveiras na mesma cena vê-se o Beijo de Judas São Pedro erguendo a espada contra Malco e Cristo colocando a Orelha de Malco no lugar em seguida Cristo diante de Anas é esbofeteado por um soldado atado a coluna Cristo é flagelado Mas acima a coroação de espinhos depois Cristo carrega a Cruz até o Calvário ajudado por cineu no centro a crucifixão seguida do descimento da cruz na cena seguinte as três mulheres vão ao sepulcro
o soldado Romano caído e o Anjo sentado sobre a pedra comunica elas a ressurreição em cima é representado Judas enforcado o demônio cai derrotado enquanto Cristo tira Adão e Eva no inferno vejam como Cristo conduz Adão pela mão e Adão conduz EVA em seguida a aparição a Santa Maria Madalena e dentro do aos Apóstolos que tocam as Chagas do ressuscitado e por fim Cristo sobe ao céus em torno dessa sequência como nós já dissemos toda a história do mundo a criação e a queda o antigo testamento o Novo Testamento e a história da igreja tudo
tendo como centro Cristo crucificado na cristandade a cruz está em toda parte o ato Supremo de sacrifício do Cristão medieval era tomar a cruz ou seja cruzar-se e enquanto aquela multidão de homens por vezes até mulheres se cruzavam tomavam a cruz e partiam nas Cruzadas para a terra santa Outros tantos ficavam na Europa e também se cruzavam pelas estradas da França edificando as catedrais o espírito que levou aquela multidão de pessoas a tomar a cruz para as cruzadas É o mesmo que levou as pessoas na mesma época a edificarem as catedrais pensem por exemplo na
san chapell pensem comigo para que a San chapel foi feita para que existem aqueles Vitrais lindíssimos para que existem aqueles anjos incensando as imagens dos Mártires Porque existe aquela policromia toda aquela riqueza toda aquela glória e aquele esplendor artísticos as pessoas que passam diante da sant chapel aquela multidão que se aglutina lá dentro tirando foto dos Vitrais olhando os Vitrais elas se esquecem Ou melhor nem sabem da razão ele é difícil existir e qual é para guardar uns espinhos velhos para guardar uns antigos objetos de tortura sim aquele Edifício foi erguido esse Edifício foi erguido
em honra da Paixão de Cristo e é nessa aparente contradição que está a grandeza da da Alma medieval um edifício tão grandioso do ponto de vista arquitetônico artístico material mas para guardar objetos que do ponto de vista humano não tem valor algum mas que eram preciosos para a cristandade como lembranças como objetos que fizeram parte do supremo Sacrifício do seu Deus a cristandade era movida pela cruz é nessa aparente contradição Entre esses objetos humanamente sem valor e a grandeza do edifício que reside a fé do católico medieval isso expressa tanto o que ia no coração
do criador do fundador da San chapelle que é São Luís mas também daqueles séculos de fé foi para isso que a San chapelle foi feita e foi para isso que as catedrais foram feitas é até mesmo as as catedrais tinham até mesmo formato de Cruz isso não era em vão porque era a cruz que regia aquela civilização essas catedrais essas igrejas foram erguidas para adorar aquele que como no Pórtico de strasburgo está no centro da história e que como no Pórtico de amian reinava Sereno sobre a cristandade Jesus Cristo [Música] é por isso que os
revolucionários detestavam as catedrais porque elas são uma lembrança dessa civilização que tinha Jesus Cristo como princípio e como fim e é por isso que conhecer as catedrais é um ato contra revolucionário porque é manter viva a memória deste tempo daquele tempo que a Revolução tentou apagar o espírito por trás da construção das catedrais é o mesmo que levou por exemplo as cruzadas é fruto do desejo de edificar e de defender a Cidade de Deus o medieval tinha simultaneamente essa alma combativa que deseja se sacrificar por Deus e pelo próximo E essa alma criativa que realizou
que ergueu as catedrais em honra de Deus também nós Hoje queremos construir e combater por Cristo e não sabemos como por vezes nos perdemos nas brigas de internet e perdemos de vista aquilo que é realmente importante aquilo que de fato nós podemos e devemos fazer para recivil para recristianização conosco tornando os nossos corações e as nossas famílias fortalezas nas quais Cristo reina essa é a nossa cruzada essa é a nossa Catedral e por onde começar conhecendo a cristandade bebendo da sua cultura foi para isso que nós concebemos o projeto de Formação em busca da civilização
católica você terá uma formação imersiva ordenada e ada para conhecer a cristandade medieval a partir da sua obra mais perfeita a Catedral aqui no YouTube você terá acesso a apenas quatro aulas do curso a civilização das catedrais no programa de Formação você terá acesso às 15 aulas sem anúncios sem interrupção são 15 aulas como esta que você acabou de assistir ao final delas os alunos terão e mais três aulas com professores convidados para que se reflita sobre como eh aplicar como ver viver hoje o que nós vimos na na cristandade medieval o nosso desejo é
que esse conhecimento se enraíze no seu coração e Gere frutos pra sua vida da sua família E além disso você receberá com frete grátis o livro desvendando as catedrais um livro fotográfico com mais de 100 imagens explicadas o livreto a Catedral para colorir com 24 desenhos para as crianças e quatro monitorias ao vivo comigo para você você tirar as suas dúvidas o programa tem uma duração de 4 meses e o custo será de R 249 por mês podendo parcelar no cartão ou no Boleto você ainda você ainda pode parcelar em 12 vezes no cartão pagando
99,60 eh centavos em cada parcela acesse o link na descrição e faa a sua matrícula se você precisa de formas alternativas de pagamento ou ten alguma dúvida chame e a nossa equipe no WhatsApp pelo número 3199 924 5931 o link no WhatsApp também está na descrição Convido você a tomar posse desse tesouro que tentaram te ocultar mas como católicos essa herança nos pertence e nós não podemos desperdiçá-la nos vemos no programa de formação e na próxima aula gratuita do evento de estreia na quinta-feira dia 12 de Dezembro às 20 horas até lá