Técnica infalível para você desenvolver a sua oratória, para você levar sua oratória para o outro nível. Gi, essa técnica funciona para o mundo offline. Mundo corporativo eu só estou numa reunião.
Se eu estou ministrando uma palestra, sim, funciona para o mundo digital. Só vou gravar um vídeo. Rio só.
Leva um Pit de vendas? Sim, super funciona. Você vai ter psicologia e neurociência nessa técnica que eu vou te apresentar agora como técnica one.
Sim, isso mesmo. ON é o número 1 em inglês, é o título dessa técnica. Cada uma dessas letras tem um porquê e nós vamos trabalhar profundamente nisso daqui.
Inclusive, se você não é inscrito nesse canal do YouTube, seja super bem-vindo. Já toca aí no fim no pra ativar as notificações. Assim, toda vez que tiver vídeo novo próprio YouTube vai te.
Que que é Oo dessa técnica? É a própria palavra oratória. Então, quando a gente fala em oratória, nós estamos falando da sua maneira de pegar o seu conhecimento e expressar para outras pessoas.
Pode ser numa reunião com 5 pessoas, 2 pode, pode ser numa palestra. Num palco redondo, 360°, pode. Pode ser diante de um vídeo gravado supereitado, pode.
Ou numa live de bate pronto, pode também. O fato é que quando você potencializa a osso oratória, você alcança pessoas e a sua mensagem ela atinge o resultado, uma oratória, uau, não é somente você falar, mas é você garantir que aquilo que você está falando vai atingir o resultado que você quer. Quando a gente fala em oratória, você precisa ter no seu radar que nós estamos falando de como a sua mensagem.
Atinge a outra pessoa. E aqui eu vou destacar para você 4 pilares do ó, de Oratório. Primeiro Pilar é a sua dicção, sistema, dicção péssima.
Se você não olha a sua boca, vai falar. Fica muito difícil a pessoa entender o que você está querendo dizer. Então, 1000 anos atrás eu aprendi com uma fonoaudióloga incrível que me atendeu, chamada Renata, uma técnica simples, você pega o lápis, por exemplo, e coloca entre os seus 2 caninos e com o lápis na boca você tem que falar e a pessoa tem que te entender.
Isto daqui vai te ajudar. A potencializar a sua. Em panamábado lápis, e.
Trabalha a sua dicção, porque se a sua dicção for ruim, a pessoa não vai entender o que você estava querendo dizer. Segundo ponto é a entonação, não adianta você falar no mesmo tom do início ao fim, eu chamo isso de voz de abajur e a pessoa vai dormir, então cuidado, trabalhe a sua entonação, qual é a palavra que você quer dar ênfase para isso? Você vai alternar a emoção que você está passando, porque sim, oratória vem carregada de emoção, terceiro ponto é a velocidade, vai ter momentos da sua oratória que você vai falar mais rápido, que é para trazer muita atenção da pessoa, mas não vai adiantar você falar rápido todas as.
Às vezes, aí tem momentos que você vai ter que falar mais devagar, inclusive, muda a emoção que você está falando. Então, dicção, entonação e velocidade. E, por fim, exatamente como eu estou fazendo aqui com você nesse vídeo.
Gestos, a oratória. Ela vem também com a sua comunicação corporal. E eu estou falando de gestos com expressão facial.
E eu também estou falando de gestos com o seu corpo, desde uma expressão facial movida aqui com um braço. Até o seu tronco, todo o seu ombro, praticamente abraçando a pessoa. Estou gravando vídeo sentado, se eu tivesse em pé, eu trabalharia mais ainda.
A expressão corporal, esses gestos todos, inclusive tem conteúdo sobre isso no canal, onde eu analiso, por exemplo, a performance no palco, e aí a gente tem a visão do corpo todo. Vou pôr um card aqui para você, como sugerido, mas volto a dizer, se você não está inscrito, você está perdendo psicologia e neurociência para você arrasar na sua comunicação. Já toca, se inscreve e toca no sininho, então vamos.
De oratória, a gente falou desses 4 pilares para você trabalhar, depois nós vamos para ON. ESN, é de naturalidade. Se você quer potencializar a sua oratória, você precisa ser natural.
Isso quer dizer que o jeito que você fala, por exemplo, eu aqui agora num vídeo com você, é o mesmo jeito que você fala. Se você estivesse sentado aqui no meu escritório, bem na minha frente, vamos imaginar um médico, o jeito que o médico atende o paciente no consultório. Que ele explica tudo o que aquele paciente tem que fazer para se livrar daquela doença, daquela dor.
É desse mesmo jeito que ele vai falar num vídeo. Por quê? Porque isso vai gerar muito mais conexão.
Por quê? Porque isso vai gerar muito mais impacto. Por quê?
Porque isso vai gerar desejo da pessoa que está assistindo aquele médico online de querer contratar a consulta dele, por exemplo. Então, na hora de você levar a sua mensagem, você precisa do n de naturalidade. Nós estamos num mundo aonde a sua essência, a sua espontaneidade.
Conta e conta muito hoje, mas às vezes eu percebo que eu não consigo ser natural. É como se tivesse uma trava que me impede de falar de forma espontânea, de forma natural. Se o seu caso é esse aqui abaixo, eu vou deixar um link para você saber mais sobre o curso de estrave e sua mensagem.
Lá tem psicologia e neurociência para você destravar sua comunicação em qualquer contexto. Vou deixar o link aqui abaixo para você n naturalidade vai contar na sua comunicação? A orientação que eu passei para você nesse vídeo é quando?
Você for falar diante de um público presencial ou digital, pense em uma pessoa. Pessoa, aquele médico, quando ele conversa com o paciente, quando ele ligar a Câmera, ele vai pensar naquele paciente, vai falar do mesmo jeito. Falar em público é sobre você gerar conexão com as pessoas, não é sobre você ser perfeito.
Tem nada a ver com isso, tem a ver com você gerar conexão e gerar valor na vida do outro. E então a. Chega no.
Ed do one essa letra e é de você trabalhar a sua evolução. Como eu digo para os meus alunos, eu acho melhor que ontem hoje melhor que ontem hoje melhor do que ontem. Sem digo, como é que eu vou fazer para trabalhar a minha evolução?
Eu vou passar para você 2. Técnicas que eu faço junto com os meus alunos, obviamente. Mente, a primeira é você trabalhar leitura eu estou aqui na minha mão com o livro mapa da persuasão.
Um best seller se tornou best seller em apenas um mês após ser lançado. E nesse livro aqui ele tem algo muito peculiar que eu escrevo ensinando sobre persuasão na comunicação, na oratória e no final de cada capítulo eu analiso quais técnicas de persuasão eu utilizei durante o capítulo. Porque sim, eu escrevo de maneira persuasiva e depois eu analiso a minha própria escrita.
Eu vou destacar aqui pra você 2 pontos do livro. O primeiro está lá no capítulo 10. O capítulo chama técnicas e princípios de persuasão, como ser persuasivo de forma espontânea e natural.
Nesse capítulo eu trago várias técnicas. Mais especificamente, deixa eu falar aqui para você especificamente, quantas técnicas de persuasão eu falo aqui no capítulo 10. Vamos aqui lá para a página 189.
Eu trago 35 técnicas, então eu vou destacar para você na técnica 33, na página 188 dessa daqui eu falo da técnica de persuasão do teste Sinatra. Então, uma das formas de você potencializar a sua evolução é você ler. Eu vou ler para você um trecho deste livro.
Você já ouviu falar da música do Frank Sinatra? New York, New York? Ela traz a seguinte frase, isso i can make a dare, se eu conseguir fazer isso lá, ou seja, lá em Nova Iorque.
Ai o Make It Anywhere, eu posso fazer isso em qualquer lugar. Então pensa o seguinte, qual foi o contexto mais desafiador que você já falou em público? Qual foi?
Dia do céu, eu estou tão tão travado que eu não consigo nem falar em público. Então volta ali para o passo 2 do ene de naturalidade, olha o link aqui em baixo para você destravar está, mas pensa em um lugar mais desafiador que você já falou em público. Se você conseguiu fazer aquilo lá e superar aquele desafio, você consegue daqui para frente, então.
O teste Sinatra ele te ajuda a olhar para a sua história, para momentos que você teve de superação e você utiliza daquilo para ir adiante. Se você quiser usar o teste Sinatra ainda, por por exemplo, nessa oratória para você vender, você pega um case seu, mostra esse case na sua comunicação. Case bem desafiador, do tipo assim, ó, se eu conseguir gerar esse resultado nesse lugar, eu posso gerar resultado em qualquer lugar.
Vou te dar 2 exemplos, por exemplo, se eu quisesse vender mais meus treinamentos corporativos. O que nesse momento está maravilhoso. Não quero aumentar as vendas não, porque eu sou só uma que apesar de ter uma equipe toda para entregar, mas enfim, eu falo o seguinte, ó, eu já ministrei mais de 21 treinamentos dentro da Novartis.
E aí eu falo da Novartis, toda a competência que tem nessa empresa, uma empresa global, todos os bilhões, os milhares de funcionários que a Novartis tem, enfim, e aí aqui que a pessoa pensa, caramba, se agir, já treinou. A Novartis, que é uma empresa tão bem conceituada no mercado, se ela fez isso lá, ela pode fazer isso em qualquer lugar. Então eu quero usar isso, por exemplo, no digital do tipo, olha só, eu já treinei essa pessoa.
Vou dar o exemplo do Ícaro de Carvalho. Não sei se você conhece o Ícaro de Carvalho ou não, mas eu treinei o Ícaro Pra Ele ter alta performance na horatória dele, no palco, presencialmente, num evento pra +4000 pessoas. Então, se eu treino o Ícaro ao ponto dele falar isso daqui no palco, olha só.
Se não fosse essa mulher, não estava falando aqui. Em 3 meses, ela me transformou. Que.
Que você falou para mim lá? Se eu treino o Ícaro para ele falar isso, meu Deus, essa mulher me transformou em menos de 3 meses. Se eu fiz isso com o Ícaro, eu posso fazer com qualquer pessoa.
É uma validação do teste Sinatra. Então você pode pensar, como que você pode usar de case e seus de sucesso para potencializar a sua persuasão? Porque apesar de não ser o conteúdo desse livro, você dominar te da persuasão, te ajuda muito na oratória.
Aqui, sugestão da leitura do mapa da persuasão para você. Vende nas melhores livrarias na Amazon, vários sites. Vou deixar o link aqui.
Se você quiser comprar pelo meu site, também vou deixar o link aqui abaixo na descrição para você. Vou dar um Salto e vou lá no capítulo 11, no capítulo que eu falo sobre detalhes que fazem a diferença para falarem bem ou falarem mal de você. E então eu vou dentro desse capítulo, que é o capítulo 11, lá na página 202.
Na página 202 eu vou falar de vícios. E eu tenho vícios de linguagem, né? Tá daí, OK, entende?
Vício de linguagem elaborado deixa eu falar uma coisa para você, faz sentido para você, levanta a mão e diga eu sim ou não sim ou sim a nível de informação. E quando eu trago esses vícios de linguagem, eu digo o seguinte, ó, a seguir apresento 6 frases para você, tem no seu radar e com as quais tomar cuidado, pois já vi várias pessoas com vício de repeti las muitas vezes, a última é a pior de todas, então eu trago as 6 frases e qual que é a? A nível de informação, porque quer ser a pior de todos, porque a nível b nem existe, a nível do mar existe, a nível b não existe, então eu ainda trabalho que é um erro, por que que eu estou trazendo isso para você?
Porque se você quer melhorar sua oratória, você também precisa estar atento a essa evolução e limpar da sua comunicação os vícios. Depois eu falo do vício de introdução, aí eu falo do vício do beijo, vício de do pensamento, então uma técnica, leitura, cursos para você aprimorar a sua comunicação. Gente falou que IA trazer 2 para a segunda.
Toda vez que você levar a sua mensagem, por exemplo, gravei um vídeo, o que que você vai fazer? Você vai pegar seu próprio vídeo e você vai se assistir. E você vai se assistir respondendo 2 perguntas, primeira, o que é que você fez que ficou bom?
Você vai manter? Segunda pergunta, como você vai melhorar? Porque afinal de contas, é sobre hoje melhor do que ontem, hoje melhor do que ontem.
Sempre quero saber se gerou valor, comenta aqui hashtag valor e mais me fala. Qual que é a sua dúvida sobre esse tema? Nós vamos abrir daqui a alguns dias um novo quadro.
Na verdade, retomar o antigo quadro, que é o quadro Gi responde, então você manda sua pergunta e o tema da sua pergunta vira um vídeo aqui no canal. Então deixa aqui qual é a sua dúvida, a pergunta que você gostaria de fazer e aguarde os próximos episódios. Falando em aguarde os próximos episódios, spoiler, para você, a gente vai trazer uma série com 3 vídeos nunca antes mostrados na internet, uma mentoria, você assistindo os bastidores de nada mais nada menos do que uma das professoras de Harvard segura que vem conteúdo all aí para você.
Beijo, Deus te abençoe e eu te vejo no próximo vídeo. Tchau.