Entendendo 2Coríntios | Rev. Augustus Nicodemus

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Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia
Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia 55 (62) 3213-3320 ou 98113-0461‬ (WhatsApp) Rua 68 c/ Rua ...
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[Música] então vamos lá hoje à noite nós temos apenas a parte introdutória na carta segundo a carta de paulo aos coríntios capítulo 1 versus 1 e 2 paulo apóstolo de cristo jesus pela vontade de deus o irmão timóteo a igreja de deus que está em corinthians ea todos os santos em toda a cadeia graças a vós outros e paz da parte de deus nosso pai e do senhor jesus cristo nosso deus nós pedimos que o espírito santo nos conduza quando nós iniciamos o estudo dessa carta escrita pelo teu servo queremos que tudo nos orientes que
nos ensine de que maneira devemos entender a tua palavra temos o teu conforto ea tua instrução a todos que aqui se encontram nessa noite para os nossos corações em nome de jesus amém os irmãos hoje à noite então apenas a introdução à carta vamos começar com verso 1º paulo apóstolo de cristo jesus pela vontade de deus o irmão de mote à igreja de deus que está em corinthians que todos os santos em toda a cadeia o que nós temos aqui é introdução padrão de todas as cartas das cartas que eram escritas naquela época hoje nós
escrevemos carta de maneira completamente diferente geralmente nós colocamos o nome do autor colocamos o nome do destinatário no cabeçalho da carta ao querido irmão fulano lá no fim da carta que a gente escreve um abraço mas naquela época as cartas escritas dessa maneira porque a gente sabe assim que porque a gente sabe que esse era essa era a maneira padrão se inscrever porque descobertas arqueológicas especialmente de manuscritos antigos e que foram preservados nos mostram não recuperaram centenas e centenas e centenas de cartas tratando mais ou menos na época e que o apóstolo paulo escreveu essas
essas cartas muitas dessas cartas foi descoberta no norte do egito na cidade chamada na camada de 1950 foi feito uma grande descoberta de uma biblioteca é enorme contendo inclusive escritos gnósticos a contabilidade cartas comuns de pessoas que se correspondiam e essa descoberta nos ajudou a compreender melhor o novo testamento sabiam que até 1950 o pessoal pensava até um pouquinho antes disso eu pensava que o grego do novo testamento a espécie de grego santo já que não tinha muita coisa parecida com esse grego aqui o grego que a gente conhecia o grego dá certo a junta
que foi feita há cerca de 25 anos antes de cristo das escrituras hebraicas para o grego foi feita em alexandria e um novo testamento para isso nós não tínhamos muito material para comparar e tentar entender a gramática da língua grega depois dessa descoberta se verificou que o grego do novo testamento era o que a gente chamou de grego como nenê ou seja comum era o grego que era usado no mundo da época do apóstolo paulo no século 1º seja paulo não escreveu numa espécie de grego celestial como algumas pessoas pensavam mas era o grego da
época era língua comum da época prova disso são as centenas e centenas de cartas manuscritos documentos que foi escrito em que foram descobertos no século passado e que nos dão prova evidente disso o que mostra que na feitura da bíblia deus se utilizou de instrumentos e mecanismos disponíveis que eram acessíveis ao a humanidade nós não devemos neste mar a divindade da bíblia nós mas também não devemos fazer dela o que ela não é ela foi é um livro que foi escrito por pessoas comuns que vivem numa determinada época e falavam a língua que era falada
naquela época era o grego com nenê e deus usou essas pessoas e preservou essas pessoas para que na hora de escrever em belas escrevessem a verdade que deus queria por isso o resultado final é a bíblia que nós temos que é a palavra de deus só que ela foi escrita em linguagem humana na língua comum por pessoas comuns apenas inspirada por deus com esse propósito bom e como disse nessa descoberta havia correspondências muitas correspondências entre as pessoas da época e essas correspondências nos mostram que as cartas escritas pelos apóstolos eram exatamente iguais àquelas correspondências encontrados
na época as cartas começavam com a identificação do autor a identificação do recipiente ou do destinatário e um voto ou uma saudação que geralmente era no caso dos gregos se usando a palavra é graça para vocês a palavra grega rainha não é salve ou graça e que por conta da influência do judaísmo paulo acrescentou paz graça e paz graça era costumeira a salvação entre os gregos e paz é por conta do salon que os judeus ansiavam e desejavam e era a salvação que deus o sao paulo então combina duas coisas bem como os outros escritores
do novo testamento então era assim que eram as cartas naquela época agora a grande contribuição do cristianismo é que essas cartas elas não são exatamente cartas embora elas tenham essa estrutura o que é semelhante às cartas da época elas têm uma coisa mais porque no final isso aqui não é somente uma correspondência é quase como se fosse uma pregação é uma exposição teológica que tinha como objetivo ser lida diante de toda a igreja então esse tipo de literatura não havia ou seja aquilo que você tem nas cartas de paulo e nas demais cartas novo testamento
é uma combinação de uma correspondência comum para os gêneros literários que ocorreram lembrar um outro gênero literário que foi criado pelo cristianismo praticamente um gênero literário que tem pouca correspondência na literatura daquela época do cristianismo também um gênero literário que foi criado pelos cristãos origem a uma série de coisas novas não somente criou gêneros literários mais música música nova criou uma maneira nova de ver o mundo e daí ele saiu transformando todas as culturas onde ele era aceito e pregado a um poder no cristianismo criativo consegue liberar por conta do perdão que nos é dada
em cristo jesus e da presença do espírito santo ele consegue liberar mente humana a alma humana de maneira que eles têm sido responsáveis através da história de escolas e instituições políticas sistemas econômicos até dizem que estão os cristãos inventar o capitalismo não sei quanto há de verdade nisso alguma verdade nisso idéias direitos civis fundamentais idéias sobre educação é tanta coisa que surgiu no bongi do cristianismo exatamente porque o cristianismo ele tem esse poder de transformar mudar e liberar o coração humano ea mente humana para se relacionar com a sociedade transformá la e levá la adiante
então estamos diante desse gênero literário que é típico do cristianismo que são as chamadas epístolas não é a gente a gente chama carta mas o nome técnico é pistola porque é uma combinação de carta com o sermão que só tem dentro do cristianismo não não tem você não encontra esse gênero fora dado âmbito cristão mas a bom então seguindo o costume da época o apóstolo paulo se apresenta o autor se apresenta no verso 1º como sendo paulo apóstolo de cristo jesus pela vontade de deus o paulo aqui todo mundo sabe quem é o paulo apóstolo
eis fariseu convertida cristo jesus no caminho de damasco a história dele está narrada no livro de atos e nas cartas que ele escreveu ele também nos dá informações a respeito da sua vida que ele era um fariseu que era da tribo de benjamin que ele foi criado aos pés de um mestre conhecido na época e atestado por inscritos rabínicos que é um grande mestre israel chamado gamaliel provavelmente de família abastada o seu pai tinha cidadania romana paulo então herdou essa cidadania humana ele nasceu na cidade chamada passo da cilícia não nasceu em jerusalém mas naquilo
que era chamar o dia a dispersão era um judeu extremamente bem educado ele cita vários autores e poetas gregos aqui nas suas cartas é um homem extremamente versátil no antigo testamento é um rabino ou seja era um homem de três modos ele era judeu por nascimento e doutor da cultura judaica o conhecimento rabínico ele era cidadão romano portanto o cidadão do mundo do império que dominava o mundo de então e ele tinha profundo conhecimento da cultura helênica conheci o grego grego de paula impecável conhecia muito bem o grego falava hebraico conhecia provavelmente o aramaico que
era com certeza conhece aramaico a língua popular dos judeus e provavelmente falava latim que era língua oficial do império romano então não é pouca coisa não paulo era um dos homens mais bem preparados na sua época só que ele quando se apresenta aqui ele se apresenta simplesmente como apóstolo de jesus cristo o apóstolo significa literalmente alguém que é enviado é isso que a palavra grega significa no novo testamento em alguns sentidos o sentido mais comum é como se fosse um ofício que é reservado para um grupo seleto aqueles doze discípulos de jesus chamou os não
me ou apóstolos de acordo com lucas 6 que é a primeira vez que aparece o nome apóstolos da bíblia e então ele aparece na boca de jesus jesus chama 12 e os denomina após tons a palavra posta no novo testamento é usada na maioria das vezes para se referir aos 12 discípulos que jesus escolheu em seguida a palavra usada para se referir à paulo quer seja paulo se chamando de apóstolo quer seja pessoas se referindo à paulo como apóstolo e em terceiro lugar a palavra posso é usado para algumas outras pessoas no novo testamento como
silas de moto é para o dito no sentido de mensageiro enviado ou encarregado de cumprir algumas áreas são paulo quando se denomina apóstolo de jesus cristo ele não tá dizendo que ele é um missionário de jesus cristo mas ele está usando como um título como designação de uma função ele havia sido chamado por jesus cristo em pessoa o cristo ressurreto havia recebido uma tarefa que era pregação do evangelho entre os gentios e também a autoridade de governo sobre as igrejas como aposta de jesus cristo e inspiração para que escrever a escritura para nos dar o
que hoje nós conhecemos como as suas cartas no novo testamento porque paulo se apresenta assim ele se apresenta assim primeiro pra não ninguém ter dúvida de que o que ele vai escrever é autoritário ativo os apóstolos os 12 paulo eram vistos comissários oficiais e representantes de jesus cristo e que portanto que eles escreviam e aquilo que eles diziam era para ser recebido como sendo a própria palavra de cristo então já pra dar autoridade à carta paulo se apresenta eu sou apóstolo de cristo jesus essa é a razão pela qual as suas cartas deviam ser recebidas
na igreja de corinto lidas e acatada obedecidas como sendo de instruções vindas do próprio deus ele acrescenta que depois de dizer que ela é paulo apóstolo de jesus cristo ele diz pela vontade de deus com isso ele está dizendo que não foi ele que se constituiu aposta não foi ele que procurou essa posição não foi ele que quis esse título mas que foi deus quem o chamou e o estabeleceu como apóstolo e que portanto seu apostolado não tinha origem humana mas tem origem na vontade o querer de deus porque é importante proposta paulo dizer isso
logo no início da carta como nós iremos ver uma das razões pelas quais paulo escreveu essa segunda carta aos coríntios é que a autoridade dele como apóstolo estava sendo questionada por pessoas que estavam se infiltrando na comunidade lá na igreja de corinto dizendo que eles eram apostas verdadeiros e que paulo era fake que paulo era falso que paulo não era uma aposta verdadeiro que paulo era um usurpador paulo vai gastar boa parte dessa segunda carta defendendo o seu apostou provando que ele é apóstolo verdadeiro de jesus cristo aqui na introdução então ele já entrou do
assunto paulo aposta de jesus cristo pela vontade de deus e não um mercenário como está sendo dito à igreja é mais ou menos isso que está fazendo aqui nós vamos ter muita oportunidade durante o decorrer da carta de examinar essa questão de apóstolo porque nos dias de hoje há também quem se apresente como apóstolo de jesus cristo será que essa reivindicação é bíblica ser aquela correta nós teremos apóstolos hoje isso não vamos deixar mais para frente não vai faltar oportunidade aqui aqui nessa carta paulo pelo menos três vezes se refere a falsos apóstolos é verdade
que lá pelo capítulo 11 no capítulo 3 vai levar quase um ano a gente chega lá daqui até lá nós teremos a oportunidade suficiente para voltar a esse assunto basta dizer que na nossa compreensão que é o que a gente tem ensinado paulo e os doze discípulos de jesus cristo chamados apóstolos eles apresentam uma categoria especial e única e que foi levantada por deus para um momento de transição da antiga aliança para nova quando era preciso que pessoas autorizadas por deus demonstrasse de maneira muito clara que aquela transição estava sendo feita pelo próprio deus por
isso eles eram capazes de fazer aqueles grandes sinais e prodígios por isso que o que eles escreveram é considerado como fundamento da igreja na igreja cristã eles eram testemunhas da ressurreição de jesus cristo ea autoridade deles é para ser recebida como autoridade do próprio deus mas é um grupo específico fechado e que não tem mais ao longo da carta nós veremos as argumentações a respeito disso aí quando paulo escreveu a carta ele não estava sozinho nem vejo aí no verso 1º que ele diz paulo apóstolo de cristo jesus pela vontade de deus e o irmão
timóteo era muita gentileza da parte do apóstolo paulo incluir o irmão timóteo aqui na saudação que mode estava com paulo na época em que paulo escreveu a carta mas ao mesmo tempo em que paulo é gentil suficiente para incluir o irmão que mostram na apresentação ele faz a distinção é eu sou paulo o apóstolo de jesus cristo e aqui está o irmão de mote o irmão deixa muito claro de que eu acho interessante porque algumas pessoas dizem que timóteo era aposta no também porque uma vez no livro de atos uma das outras cartas paulo chama
de morte de apóstolos se refere a ele como aposta só que é no sentido de alguém que foi enviado para cumprir uma tarefa não no sentido oficial se timóteo fosse apóstolo do mesmo sentido de paulo porque ele faria esse tipo de tratamento aqui paulo apóstolo e o irmão timóteo timóteo era apóstolo paulo certamente incluiria na mesma saudação apostólica mas é evidente que quando paulo chama timóteo de aposta no sentido de encarregado no sentido de missionário alguém que é enviado para cumprir uma missão e era isso que timóteo fazia o tempo todo paulo enviava para cumprir
determinadas tarefas cuidar de determinadas igrejas resolver problemas em determinadas regiões mas paulo aqui não estava com timóteo e ele inclui timóteo na sul na sua saudação a quem essa carta destinada a eles aqui a igreja de deus que está em corinthians ea todos os santos em toda a carreira então são dois destinatários primeiro aos a igreja de deus na cidade correm bom eu acho sempre impressionante que deus teria uma igreja numa cidade como corinto corintho era uma das cidades mais devassa naquela época eu já disse a vocês aqui estudando primeiros corinthians que a cidade era
tão imoral tão corrompida que surgiu um verbo na língua grega na época antes antes de paulo que era o verbo corintiana isagen que significava corromper alguém corromper alguém pode utilizar alguém era levar aquela pessoa se torna corrupta esse verbo ele foi cunhado em cima da fama da cidade de corinto para vocês terem uma idéia agora veja só o que não parece entra uma contradição a igreja de deus que está em corinto a cidade mais de faça daquela época mesmo naquela cidade devassa deus tinha uma igreja a igreja foi criada por deus para estar no mundo
para estar no mundo ela não faz parte do mundo no sentido de que ela é diferente do mundo mas ela está no mundo como jesus orou a enron 17 ao pai não peço que os tires do mundo mais que os livres do mal deus consegue mesmo no meio de ambiente estão corrompidos como corinto levantar um povo para si mesmo por isso não percamos a esperança a gente ouve notícias cada vez piores o brasil vai de mal a pior a imoralidade as ideologias contrárias à palavra de deus a corrupção da política o desvio na economia a
área está cheio de notícias que que nos deixam bastante deprimidos mas se deus tem uma igreja em corinto ele também tem uma igreja no brasil ele também tem um povo seu em goiânia em goiânia isso é bastante encorajador o que é mais encorajador ainda é que essa já estava na cidade de corinto é uma das piores igrejas do novo testamento a várias igrejas nas quais paulo escreveu cartas humanos a igreja de roma a igreja disse lipsic mônica a igreja the colossus mas não tem toda algumas delas tem um problema mas nenhuma teve tantos problemas como
a igreja de 40 como nós vimos no capítulo primeiro era uma igreja dividida igreja tinha grupos em torno de personalidades eram igreja com problemas de imoralidade problema doutrinário brigando na hora da qual quebrava a ocultar uma confusão completa mesmo assim paulo é capaz de escrever essa igreja e chamar os crentes de que a igreja de deus que está em apesar de sua formação apesar dos seus problemas ainda era uma igreja de deus aí vem a pergunta qual o limite até que ponto uma igreja pode se corromper e deixar que deixa de ser considerado igreja de
deus quiser o exame dos problemas que havia na igreja de corinto você vai ver que os problemas todos eram relacionados com a imaturidade da igreja e do pano de fundo pagam daqueles novos convertidos havia problema de moralidade havia problema de ética que o irmão processando o outro no tribunal mas não havia apesar de todos esses problemas à igreja de corinthians ainda mantinha aquilo que era central no evangelho eles continuavam a crer em jesus cristo como senhor e salvador isso não estava em jogo eles criam em jesus como filho de deus com tendo morrido na cruz
pelos nossos pecados ele tinha ressuscitado ao terceiro dia de um grupo dentro da igreja de corinto que não cria na ressurreição dos mortos mas esse grupo não era a igreja toda era um grupo a igreja no geral mantinha a verdade apostólica o problema da igreja problema prático problema de moralidade como é que faz comida sacrificada ao ídolo sim ou não é melhor casal ficar solteiro então era uma igreja que embora problemática não tinha abandonado as grandes verdades centrais que havia aprendido com o apóstolo paulo que era diferente da igreja dos gálatas a igreja dos gatas
paulo quase que paulo não trata a igreja dos gálatas com a mesma misericórdia com que ele tá trata a igreja de corrida na igreja dos gatos paulo fica dizendo mesmo vocês continuarem assim vocês estão separados da graça de deus meu trabalho foi em vão esse é outro evangelho eu não reconheço vocês vocês são insensatos vocês estão fascinados por uma outra por uma outra mensagem e paulo quase que comunga a igreja de da gaás igrejas da galáxia não é mais a igreja de corinto é chamado de a igreja de deus que está em 40 então antes
de você chutar o pau da barraca e dizer assim a minha igreja no presta ler duas cartas de paulo aos coríntios você vai ver a misericórdia a compaixão que ele tem para com aquela igreja que ainda mantinha o verdadeiro evangelho embora tivesse alguns desvios na área moral e na área prática que paulo tenta corrigir aqui paulo ainda acreditava que aquela igreja era a igreja de deus é bom mas ele também disse que a carta é final do verso 1º a todos os santos em toda a cadeia à caia era a região era a província da
qual corinto era a capital é uma das grandes províncias do império romano e corinto era exatamente a capital dessa província e ali na região da calha paulo havia plantado várias igrejas além da igreja de corinto que era principal na capital então quando paulo saúda a igreja de deus que está em corinto ea todos os santos em toda caia é porque com certeza ele esperava que essa carta fosse lida na se na igreja de corinto e que depois ela fosse lida nas demais igrejas além da região onde paulo também havia trabalhado lotado que nos mostra que
essas cartas elas foram escritas mas como caspas círculo circulares embora escrita diretamente à igreja de corinto mas a expectativa de paulo é que depois de ser lida na cidade de corinto lá pelos cantos e corinthians aquela carta fosse copiada e lida pelas igrejas ali da região por isso que ele faz essa saudação né a abrangente incluindo as igrejas ali do da província dá à caia muito bem e aí no verso 2 você tem a saudação que fazia parte daquele daquela abertura padrão na correspondência ele saúda com graça e paz e diz que essa graça e
essa paz elas eram da parte de deus nosso pai e do senhor jesus cristo a primeira pergunta que vem à cabeça aqui é um tal espírito santo né ele sempre fala por que então só menciona o pai e um filho jesus cristo a resposta isso é bastante costumeiro nas cartas do apóstolo paulo ele parece que pressupõe a ação do espírito santo silenciosa e invisível embora extremamente eficaz durante a carta nós vamos ver ele menciona o espírito santo em vários contextos e que é evidente que ele considera que o espírito santo é deus é a terceira
pessoa da trindade mas como sendo sendo aquela pessoa da trindade cuja tarefa é aplicar a obra de jesus cristo e glorificar o pai o filho o espírito santo aparece menos do que o pai e um filho nas cartas do apóstolo paulo não é que ele tem qualquer desprezo menosprezo diminuição pela pessoa terceira pessoa da trindade mas aqui a tarefa do espírito santo é glorificar jesus cristo como ele mesmo disse quando o espírito santo via ele não vai falar de si mesmo mas ele vai me exaltar e vai ensinar as coisas a meu respeito e ruas
para lembrar de tudo o que eu vos tenho dito então a terceira pessoa da trindade age nos bastidores mais silenciosamente mas ocultam o kuta mente mas nem por isso menos eficazmente por isso que essas saudações ela geralmente tem o pai de o filho somente muito bem a segunda e eu já vou começar dizendo pra vocês que essa não é a segunda carta essa é a quarta carta que o apóstolo paulo escreveu a igreja de corinto só que das 4 nós só temos duas por isso primeiro e segundo coríntios na verdade é a segunda ea quarta
porque a primeira terceira nós perdemos o que ficou foram essas duas que entraram na bíblia com o nome de primeira e segunda deixa eu escrever para vocês a situação e das provas o que estou dizendo a pergunta é por quê paulo vamos começar com um livro de atos capítulo 18 de 1 a 18 não precisa abrir um relato da chegada de paulo na cidade de corinto e como ele começa a pregar o evangelho primeiro na sinagoga e depois numa casa depois que ele foi expulso da sinagoga é ali que paulo funda a igreja de corinto
atos 18 de 1 a 18 ele começa a igreja passou algum tempo preparando a igreja preparando a liderança e depois como era o costume dele uma vez que ele entendeu que a igreja estava forte o suficiente ele sai para plantar outra igreja um outro local estratégico estrategicamente escolhido depois que ele deixou a cidade há algum tempo depois ele deve ter tido notícias de que os corintianos estavam dos problemas morais que estava acontecendo dentro da igreja então paulo escreve a primeira carta aos coríntios ela é mencionada por paulo no que a gente conhece como primeiros corinthians
abriu agora por favor primeiro aos coríntios capítulo 59 de um problema de disciplina e um irmão na igreja que barra vivendo maritalmente com a mulher do seu pai com sua madrasta paulo dá uma bronca na igreja e diz o verso 9 já em carta que escrevi que não vos associações com os impuros e firme com isso não propriamente os impuros desse mundo os avarentos roubadores idólatras com nesse caso teria de sair do mundo mas agora vos escrevo que não vos a sociais com alguém que dizemos irmão por impura valente idólatra maldizente o bebê roubado com
esse tal nem ainda com lights então é evidente que pode estar se referindo a uma carta que ele escreveu antes dessas aqui já em carta vos escrevi mas agora vos escrevo é uma referência a uma outra correspondência eo e o conteúdo dessa correspondência ele diz aqui já em carta eu vos disse eu vos escrevi que não os associações com os impulsos são paulo tinha tomado conhecimento de que havia gente na igreja de corrida vivendo uma vida moral a ele mandou uma primeira carta dizendo não se há só assim com essas pessoas que a igreja de
corinto pensou que paulo estava se referindo ao pessoal do mundo aí paulo disse não não não eu ele e lhe diz aí no verso 11 eu me refiro não aos impuros desse mundo por que então se eles teriam que sair do mundo mas eu me refiro a gente que se descrente e que vive como pessoas do mundo com esse vocês nem como primeira carta de paulo aos coríntios então foi sobre a necessidade da igreja separar-se daqueles daquelas pessoas que se diziam cristãs mas que tinha uma vida errada uma vida imoral uma vida que não condizia
com os padrões essa primeira carta nós não temos essa foi a sua primeira carta algum tempo depois ele recebeu informações de que essa carta tinha sido mal compreendida e que não tinha dado muito certo que os problemas continuavam além disso ele teve informações de outros problemas acontecendo na igreja então ele escreve uma segunda carta que é primeiras corinthians então essa carta que primeiro os corintianos na verdade ela é a segunda carta na correspondência do apóstolo paulo com aquela igreja e nesta quarta conforme nós vimos paulo tenta resolver aqueles problemas que agravam a vida daquela igreja
parece que primeiro os corintianos não deu certo que a segunda e paulo então no esforço pessoal para resolver o problema ele faz uma visita à igreja seria sua segunda visita a corinto a primeira ele fundou a igreja a segunda é depois da segunda carta e ele se refere esta visita como sendo uma visita triste vez segundo aos coríntios 2 de uma 3 segundo aos coríntios 12 14 e segundo aos coríntios 13 de um a 2 ele diz já é a segunda vez que eu vou falar que ele já é já tive com vocês uma segunda
vez quando estive aí a situação não foi muito boa então que aconteceu ao resolveu fazer uma visita à igreja para resolver os problemas de lá a coisa não foi boa paulo não foi muito bem recebido pela igreja e meio que saiu da igreja make enxotado de lá não a recepção da igreja não foi boa com o apóstolo paulo após então essa visita fracassada que paulo chama de uma visita triste paulo escreve uma terceira carta chamada de a carta severa que paulo menciona segundo o corinthians os dois de seus 49 e segundo coríntios sete de oito
a doze nessa carta que se perdeu que a terceira chamada carta severa paulo bate firme na igreja batista e na igreja por todos os seus problemas e não é que a carga produzir o efeito recebe notícias de timóteo que foi quem levou a carta difícil e volta com volta com boas informações a respeito da igreja terminantemente não é título boas recomendações da igreja que a carta produzir o efeito que o corinthians se arrependeram que os coríntios disciplinaram o chefe da rebelião contra paulo e que eles estavam humilhados diante de deus paulo fica feliz da vida
e ele escreve a quarta carta que agora a carta que nós temos diante de nós e segundas corinthians nessa carta que o apóstolo paulo faz ele começa explicando o porquê dos sofrimentos dele ele faz isso porque havia dúvidas na igreja do apostolado dele e uma das causas porque as pessoas achavam que paulo não era pós pelé porque ele apanhava muito onde ele passava ele era apedrejado perseguido expulso da cidade na qual explica porque é que ele passa pelos sofrimentos no capítulo 1 até o capítulo 2 vai ser a primeira parte nós vamos ver a partir
da próxima semana depois ele defende o seu ministério dos falsos apóstolos ele também manifesta alegria dele pela aqui nos capítulos de um a dois ele fala da alegria que ele tem que a igreja aceitou a carta dele a repressão mas ainda tinha focos de resistência paulo por isso o capítulo 3 ao capítulo 4 na verdade até o capítulo 7 desculpem ele depende do seu ministério ele fala da vitória constante que deus dá pra ele no ministério capítulo dois de 14 a 17 da autoridade inegável daquilo que ele prega capítulo 3 de 13 da confiança inabalável
que ele tem jesus cristo capítulo 3 de 4 a 6 da glória acrescenta do seu ministério capítulo 3 seja 18 da integridade visível da sua pregação 34 de 16 do alentejo destrutível da sua vida nada para o apóstolo paulo capítulo 4 e 7 a 15 ele fala da habitação celestial que o aguarda o tribunal de cristo quando todos serão julgados cinco a dez fala da nova criação em cristo do ministério da reconciliação da uma lista dos sofrimentos dele por conta do evangelho diz aquela famosa passagem é não os punhais em jogo desigual com os incrédulos
que o pessoal pensa que paula está falando de casamento mas está se referindo aos falsos profetas não se põe jogo desigual com esses falsos profetas que estão aí ensinando porque comunhão têm vocês com esses e tal não se assuste não eu sou contra o casamento misto só acho que aquela passagem não tá falando disso vamos chegar lá tá bom e ele depois fala do amor que ele tem pela igreja e também ele manifesta sua alegria com a chegada de tito trazendo notícias capítulo 7 2 a 16 tudo isso vamos ver depois ele gasta dois capítulos
explicando como a igreja deveria levantar uma festa para os crentes pobres da cidade de jerusalém e ele termina do capítulo 10 verso 13 mudando de tom e esse é um quebra cabeça na segunda só pra gente aqui ea gente é uma aula de introdução à segunda o corinthians vocês não perceberam um dos problemas dos estudiosos de segundos corinthians é que até o capítulo 9 o tom do apóstolo paulo é de tranquilidade é de alegria está defendendo o seu ministério mas ele tá de boa está feliz com a igreja que a igreja se arrependeu com a
carta assevera que a terceira carta de repente quando chega no capítulo 10 o corpo de paulo muda muda completamente ele começa agora a criticar a igreja porque a igreja estava dando abrigo aos sócios apóstolos havia esquecido dele como é que a igreja podia fazer isso ele paula que tinha verdadeiras credenciais do apostolado ele gasta capítulos 10 11 12 13 fazendo isso o tom muda tanto que os estudiosos ficam algumas idéias primeiro paulo terminou a carta no capítulo 9 e que os capítulos 10 11 12 13 é aquela carta severas que se perdeu no início do
cristianismo correspondência de paulo pegou um pedaço da terceira carta emendou na quarta então de uma nova e você tem a terceira carta a quarta carta aliás e de 10 a 3 você tem a terceira que a carta revela explica a mudança de tom explica mas qual é o problema com essa teoria é que todos os manuscritos antigos que nós temos de segundas corinthians há exatamente como está aqui ou seja se a gente tivesse pelo menos um manuscrito antigo da segunda carta aos coríntios que terminasse no capítulo 9 ou manuscrito que fosse só 10 até o
13 então nós poderíamos supor que segundo os coríntios é uma inflação de duas correspondências diferentes do apóstolo paulo mas nós não temos nenhuma evidência física disso então permanece como uma e potter a segunda possibilidade que eu acho o mais provável é que tudo estava bem na igreja e ele vai escrever quando ele está no capítulo 9 chega a notícia de que a situação em corinto piorou e que os falsos profetas estavam fazendo um avanço grande na igreja são paulo muda o tom e de 10 a 13 e reflete o que ele agora sabe que estava
acontecendo na igreja eu acho que essa é a possibilidade mais plausível menos complicada e que explica a mudança de tom perfeitamente se encaixa no contexto nós vamos usar esse tipo de hipótese vamos trabalhar com o técnico mas eu acho que é bom a gente fazer uma introdução para a casta quando a gente chegar nas nos versículos a gente entender porque é que paulo está dizendo determinadas coisas esse trabalho de pesquisa e estudo bíblico é muito útil porque evita que a gente pegue isolados bobagem a gente é campeão é campeão versículos usados fora de contexto pelo
menos três primeiro a letra mata respeito vice já ouviu ser usado em que contexto do jeito que ela é usado hoje tá errado essa interpretação quer ver outra passagem onde o espírito do senhor aí a liberdade essa passagem usar direto para justificar o pessoal plantar bananeira no culto né mas será que quando paulo disse essa passagem qual é o contexto qual era o propósito é outra não vos punhais novos por lei sem jogo desigual com os incrédulos que geralmente o pessoal pensa que está falando de casamento será que está mesmo contra casamento misto apenas dizendo
que essa passagem ela não está falando em casamento mas nós temos que estudar o contexto para a gente poder chegar lá então essa carta ela tem pelo menos três passagens que são usadas erradamente porque tiradas fora do contexto por isso que eu disse em por isso estou fazendo esse trabalho introdutório para que quando a gente foi interpretar carta a gente faça isso à luz do seu quadro maior porque aí as possibilidades da gente errar são menos também o que a gente pode aprender da introdução eu destaque aqui cinco lições primeira delas desde a época de
paulo tinha gente querendo ser apóstolo paulo aposta então não tem nenhuma novidade não há nada de novo debaixo do sol segundo paulo precisou defender a sua autoridade apostólica à primeira vista soa muito bem após meio alguém disso o nome dele era com a verdade que ele representava paulo é um instrumento de deus para trazer o verdadeiro evangelho a palavra da cruzar gentios' e autoridade dessa mensagem dependia da sua função como apóstolo se fosse provado que paulo não era aposta de jesus cristo a sua mensagem perderia confiabilidade então a preocupação de paulo em se defender não
é pessoal mas é porque a verdade do evangelho estava em jogo o que traz uma lição preciosa para nós nós temos que fazer a diferença entre aquelas ofensas que são pessoais e dirigidas a nós pessoalmente e aquilo que encontra nós porque nós somos de cristo porque somos cristãos e por que estamos afirmando a verdade no primeiro caso o que jesus ensina é que a gente perdoe que a gente dê a outra faz que a gente não não reaja se é pessoal a gente deve seguir o caminho do perdão e da misericórdia mas quando está em
jogo a verdade de deus aí a gente pode vir a onça mesmo e partir para briga porque o que está em jogo é a verdade do evangelho ou seja o evangelho como calvino disse uma vez todo cão é qual o cão que não ladra quando vê o seu dono ser ameaçada o cachorro que não late cachorro que temos seja uma boneca brinca você o dono do cachorro que é cachorro mesmo quando viu dona ameaçado ele lados jesus nos ensina que eu pensei que nós devemos tirar daqui é a formação da bíblia escreveu quatro cartas mas
somente duas foram preservadas isso significa que deus quando sul quando orientou a formação da bíblia ele não somente inspirou os autores bíblicos mais ele encerrou aquele inscritos que ele queria de casa na bíblia eu digo isso porque se hoje e amanhã a gente descobrir a primeira carta de paulo escreveu aquela que ele menciona que a gente faz a gente descobrir se a arqueologia descobrir num vaso enrolado aí lá em algum lugar em jerusalém uma cópia da primeira carta que paulo escreveu aos coríntios e que a gente não tem que incluir na bíblia sim ou não
resposta minha resposta não porque deus não somente inspirou os autores bíblicos mas ele supervisionou aqueles livros que deveriam ser preservados muita coisa foi escrita outras coisas escritas o próprio apóstolo joão diz que jesus fez muitos mais milagres do que aqueles que estavam na rádio no evangelho mas aqueles foram selecionados por deus o objetivo de fazer nos crer no senhor jesus e por que estou dizendo isso para que você aprecia sua bíblia que você ame as escrituras e se dedique a ela para que você as lei elas elas são resultado de um trabalho cuidadoso de deus
através dos séculos de inspiração especificação preservação e seleção até que hoje você pudesse chegar na sua casa abrir seu aplicativo e ter a palavra de deus viva e falível autoridade e eficaz diante de você a última coisa até mesmo os melhores pastores enfrentam igrejas problemáticas quem fundou a igreja de corinto foi apóstolo paulo o melhor missionário do cristianismo já teve o maior pastor que o cristianismo já teve ainda assim não demorou muito e ela virou uma das igrejas mais complicadas que a gente tem notícia às vezes aparece alguém dizendo assim o pastor especialmente jovens que
deus está me chamando para ser pastor não não tô sentindo que deus quer que eu seja pastor derrapagens o engenheiro que está um médico que tal outra profissão do filho porque o pastorado ele ele não é ele não tem aquele glamour aquela aura que às vezes pode parecer porque lidar com pessoas você mesmo sendo uma delas pecadores tomando conta de outros pecadores você vai você vai ver que o apóstolo paulo fazer duas visitas à igreja escrever quatro cartas e o sofrimento e angústia que ele passou por amor aquele povo então ao contrário de outros pastores
que querem encorajar muito nos jovens a serem pastores e o primeiro faz tudo para desencorajar e se depois de seu feito tomar todas as atitudes para desencorajar a pessoa ainda persevera aí eu vou considerar que é provável que ele tenha o chamado de deus mas de cara você vem falar comigo vou dizer não vamos pensar em outra alternativa para sua vida a última e hipótese dizia você só deve entrar do pastorado se não conseguir viver fora dele conseguir ser feliz se realizasse qualquer outra ação vai em paz de deus abençoe use esse tipo de coisa
vale a pena vale eu faria tudo de novo faria tudo de novo eu deixei engenharia elétrica industrial um bom emprego é público em recife por conta do chamado de deus e faria tudo outra vez com alegria do graças a deus por isso que deus nos ajude meus irmãos e depois eu vou abrir para perguntas meu muito obrigado pela tua palavra muito obrigado pelo apóstolo paulo pelos homens de deus que se levantou através da história para nos ajudar pedimos que o estudo dessa carta além do nosso coração nos instruam os conforte nos dirigem tudo oramos especialmente
pelos pastores que lutam às vezes contra o com igrejas difíceis e complicadas como a igreja de corinto dales resiliência perseverança humildade como paulo teve para tratar aqueles irmãos como igreja de deus e ajudá-los a sair dos seus problemas obrigado que o seu é bom e nome de jesus amém
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